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Curitiba apresenta o Hibribus na conferência Rio+20

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Curitiba estará na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, defendendo políticas públicas efetivas de sustentabilidade urbana e ambiental.
“O respeito ao meio ambiente é uma das marcas registradas de Curitiba. E isso é algo que pode ser percebido nas pequenas atitudes de cada morador. Ao poder público cabe inovar sempre em favor da cidade e dos seus habitantes”, afirma o prefeito Luciano Ducci, que nesta quinta apresentará o ônibus Hibribus, às 11h30, no Parque dos Atletas. O ônibus ficará no estande da cidade durante toda a Rio+20.

O Hibribus é uma inovação da cidade voltada à sustentabilidade e mobilidade urbana. Movido a biodiesel e eletricidade, o novo ônibus é o mais silencioso e o que oferece o maior ganho ambiental do mercado.

Cada cidadão que mora em Curitiba conta hoje com 64,5 metros quadrados de área verde, distribuída nos parques e bosques públicos e nas áreas particulares, além das 300 mil árvores nas ruas da cidade. Espaços de conservação, convívio e lazer, os parques guardam parte da memória e história da cidade, além de abrigarem fragmentos da vegetação nativa.

Outra alternativa pra conservação é o incentivo fiscal dado aos proprietários de áreas verdes para transformá-las em Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal. A propriedade continua privada, mas o benefício se torna público.
Números apontam que o conjunto atual de áreas verdes de Curitiba retira da atmosfera nada menos que 168 toneladas de dióxido de carbono por hectare.

Fonte: Bem Paraná
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Pernambuco: Terminal integrado do Cajueiro Seco pronto para inauguração

A área sul da Região Metropolitana do Recife está prestes a ter uma mudança radical no sistema de transporte coletivo, pois já se encontram prontos os terminais integrados de Cajueiro Seco e Tancredo Neves que juntos esperam atender a mais de 100 mil usuários por dia. Os novos terminais estão dentro das normas de acessibilidade, elevadores, escadas rolantes dupla, bicicletários e estacionamentos para carros.


Terminal de Cajueiro Seco 
Este terminal que fica em Jaboatão dos Guararapes, receberá 11 linhas de ônibus das quais a maior parte vem da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, estas linhas deixarão de ir ao centro do Recife possibilitando para muitos outras formas de deslocamento, como o Metrô, por exemplo, que também será integrado a este terminal. Cerca de 80% das linhas serão integradas com tarifa A, ou seja, existem algumas linhas que hoje operam com a tarifa B (R$ 3,25) e que terão suas tarifas reduzidas para o anel A (R$ 2,15), ou 49% a menos.
Uma das grandes vitórias ficou pela luta da comunidade do Conj. Marcos Freire, na qual sua integração vai possibilitar a redução da tarifa de ônibus e conseqüentemente mais pessoas poderão aderir aos ônibus na comunidade.
Este terminal terá 03 linhas inter-terminais, que ligará o T.I de Cajueiro aos Terminais do Cabo, Barro e Afogados. Isso sem falar que é neste terminal que será integrado o Corredor da BR-101 que receberá uma linha vinda de Igarassu, através do Corredor de ônibus da BR-101.

Porém o terminal não terá linhas para o centro do Recife como era esperado, a população terá apenas o Metrô como opção para chegar ao centro da cidade, o que pode agravar ainda mais os problemas enfrentados pelas linhas circulares que saem dos TI's de Joana Bezerra e Recife, e a pergunta que fica no ar é, se hoje as linhas circulares com seus pequenos ônibus já não suportam tantos passageiros, será que com este aumento de demanda vai conseguir? É o chamado caos à vista.

A Inauguração está dependendo do fim da greve dos metroviários.

Abaixo as Linhas que atenderão a este terminal nos próximos dias.
Tancredo Neves
Previsto para ser inaugurado no começo do ano, este terminal é um dos mais problemáticos para entrar em operação, pois as comunidade do Ibura não aceitam a forma de implantação deste terminal, os maiores problemas são a falta de reuniões conjuntas com o GRCT, CTTU e METROREC, orgãos envolvidos mais que diretamente para implantação deste terminal, em relação a CTTU, sistema viário precário e sem prioridades para os ônibus, usuários e lideranças reclamam do abandono da principal via da Ibura, Av. Dois Rios, com seus constantes engarrafamentos, além de uma Mascarenhas de Moraes sem Priorização para os ônibus.

Com relação ao METROREC, nenhum representante do metrô compareceu as reuniões das comunidades junto com o GRCT, o que deixou muitas lideranças indignadas devido a fatos que poderiam ser esclarecidos pelo próprio metrô, como por exemplo a chegada de novas composições, intervalos entre outros.
Depois de resolver estas pendências, este terminal entrará em operação provavelmente com 21 linhas em sua maioria oriundas do Ibura, além de novas linhas que integraram ao Bairro de Boa Viagem e Candeias.

As linhas alimentadoras terão cada uma seu espaço de embarque tipo plataforma, para evitar furões de filas.
Além destas linhas, serão criadas as Linhas Tancredo Neves/Macaxeira, Tancredo Neves/Cde da Boa Vista e Tancredo Neves/IMIP.

O certo é que estes dois terminais vão mudar radicalmente a vida de milhares de pessoas, seja para o lado bom, seja para o lado ruim, porém é uma estratégia do governo integrar não somente as linhas da área sul, mas de todos os bairros da região metropolitana com a ampliação do SEI (sistema Estrutural Integrado).

Blog Meu Transporte



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No Rio+20, Empresários pedem investimentos em transporte público

A Fiesp e o Sitema Firjan apresentaram, nesta terça-feira, um documento de posicionamento das indústrias de São Paulo e do Rio de Janeiro, que reúnem 75% do PIB industrial brasileiro, sobre temas ligados à Rio+20. O texto, que foi entregue na véspera ao vice-presidente Michel Temer, aborda assuntos como energia, mudança climática, objetivos do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, florestas, água e resíduos sólidos.

Em entrevista coletiva no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, os empresários pediram mais investimentos em transporte público, com críticas à lenta expansão do metrô nas grandes cidades. A crítica chega no momento em que o governo federal estimula, mais uma vez, a expansão da frota de veículos particulares, com redução de IPI para os automóveis.

"Em um país com uma carga tributária tão grande, não vou reclamar da redução de imposto. Mas sou a favor de uma desoneração linear, que beneficie todos os segmentos. Sem dúvida, precisamos incentivar o transporte público. Veja a nossa rede de metrô em São Paulo, por exemplo. A China constroi uma quilometragem igual àquela todos os anos", disse Paulo Skaf, presidente da Fiesp. "A Cidade do Panamá está construindo uma linha de 14 quilômetros que vai ficar pronta em três anos", exemplificou.

Os presidentes das duas entidades defenderam que os outros países sigam o exemplo do Brasil e adotem como matriz energética a hidroeletricidade, uma uma fonte renovável e menos impactante. A declaração acontece no momento em que o Brasil sofre críticas dos ambientalistas por construir a terceira maior hidrelétrica do mundo, Belo Monte, em plena Amazônia.

"O mundo precisa aproveitar melhor esse tipo de energia. Não faz mal que seja na Amazônia. O mundo precisa de energia. A questão é adotar aquela com menor impacto", disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan.
 A argumentação dos industriais é baseada num estudo, de 2005, que aponta a a produção de energia como uma das principais responsáveis pela emissões brasileiras de gases do efeito estufa - atrás apenas da agricultura e do desmatamento, que ainda é o grande vilão das emissões de gases estufa.
Fonte: Veja
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Na Bahia, Autorizado reajuste das tarifas dos ônibus intermunicipais e metropolitanos

terça-feira, 12 de junho de 2012

A tarifa dos ônibus intermunicipais vai ter um reajuste de 8,74% a partir da meia noite hora desta quarta-feira (13), segundo resolução da Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12).

A mesma resolução aprovou o reajuste das tarifas do serviço metropolitano semiurbano em 12% e do serviço de transporte metropolitano com veículo tipo rodoviário em 8,74%.

Os ônibus do serviço metropolitano semiurbano são os que fazem as linhas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a exemplo de Salvador-Candeias e Salvador-Camaçari. Já o serviço de transporte metropolitano com veículo tipo rodoviário é o que faz a linha entre duas cidades próximas, a exemplo de Ilhéus-Itabuna e Sobradinho-Juazeiro.

Segundo o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, a análise para a concessão do reajuste leva em conta os gastos com combustível, pneus, mão de obra, óleo lubrificante e depreciação do veículo.

O último reajuste para as tarifas dos ônibus intermunicipais foi em abril do ano passado, de 7,86%, mesmo percentual para os veículos do serviço metropolitano rodoviário. Para os ônibus do sistema metropolitano semiurbano, foi de 7,08%.

Fonte: Correio 24 Horas


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Transporte público de São Paulo é mais caro do Brasil, segundo pesquisa

O transporte público de São Paulo é o mais caro do Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa Ticket Transporte. Os passageiros da cidade pagam preço médio de R$ 3,00 na tarifa de ônibus, sem considerar a integração.

Depois de São Paulo, os usuários da cidade de Florianópolis (SC) são os que pagam mais caro pelo transporte coletivo, R$ 2,90. Seguido de Campo Grande (MT) e Porto Alegre (RS) com R$ 2,85 em cada cidade.

Segundo o levantamento da empresa, o Distrito Federal é o local onde os usuários gastam menos com os ônibus. Lá, os passageiros desembolsam R$ 1,50 em média pela passagem. A capital do Brasil vem seguida por Belém, Boa Vista e Fortaleza, com a tarifa média de R$ 2,00 cada cidade.

O diretor de Produtos Regulamentados da Ticket, Sérgio Oliveira, explica que a variação de preços se dá por diversos fatores, entre eles o custo de vida de determinada localidade e o preço dos combustíveis.

Informações: R7.com

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Em SP, Metrô recebe licença ambiental para novo trecho da Linha-2 Verde

O Metrô de São Paulo recebeu licença ambiental para seguir com as obras de expansão da Linha 2-Verde em monotrilho. A permissão, concedida na última quarta-feira, se refere a um trecho de 6 km na zona leste de São Paulo, entre o cruzamento da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello com a rua Manuel Arruda Castanho, seguindo pela avenida Sapopemba, e cruzamento da avenida Ragueb Chohfi com a rua Ursa Menor, após a praça Felisberto Fernandes da Silva.

A licença obtida é de instalação. Ao fim da obra, para iniciar as operações, o Metrô precisará de nova permissão da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O primeiro trecho do prolongamento da linha, composto de duas estações - Vila Prudente e Oratório -, está em implantação e deve ser inaugurado no próximo ano. O projeto prevê ainda mais oito estações até São Mateus, que devem começar a funcionar em 2014, e mais sete estações até o Hospital Cidade Tiradentes. A expansão terá um total de 24,5 km e um custo de R$ 4,9 bilhões.

Fonte: Terra Notícias



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