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Em Curitiba, Frota de ônibus ganhará segurança e agilidade para receber turistas durante os grandes eventos esportivos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curitiba (PR) já tem uma das maiores e mais eficientes frotas de ônibus do Brasil, mas moradores e turistas podem esperar mais facilidades durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014.A prefeitura da cidade, por meio da Urbanização de Curitiba S.A – URBS, empresa responsável pelo transporte coletivo de Curitiba, está inovando em segurança: até quarta-feira (30), ela receberá projetos-piloto para a implantação de câmeras de monitoramento dentro dos terminais, estações e ônibus.

A expectativa é que até julho do ano que vem todos os terminais da cidade tenham o sistema. Até o fim de 2013, as chamadas estações tubulares, que dão acessos ao transporte, também devem ser beneficiadas.

Outras iniciativas estão em curso para melhorar o transporte local. Obras de pavimentação e adequação de avenidas permitirão que o Expresso Ligeirão ganhe uma terceira linha, com 32 tubos reformados nas estações para melhorar a acessibilidade dos passageiros. Estima-se que após a conclusão da terceira linha cerca de 450 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente.

Marcos Isfer, presidente da URBS, conta que a nova linha vai proporcionar mais rapidez aos curitibanos e turistas. “Haverá menos paradas. Na época da Copa 2014 esse será um importante avanço para que os visitantes tenham mais tempo para conhecer nossos atrativos turísticos”, afirmou.

Ministério do Turismo


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Agora é Lei, Som no transporte coletivo de Piracicaba está proíbido

terça-feira, 29 de maio de 2012

A Câmara de Piracicaba (SP) aprovou por unanimidade na sessão desta segunda-feira (28), em primeira discussão, o projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros no interior dos ônibus. O texto será debatido novamente na próxima quinta-feira (31). Se aprovado, seguirá para a análise do prefeito Barjas Negri (PSDB), que terá 30 dias para sancionar ou vetar a nova legislação.

Se aprovada a matéria, a fiscalização ficará a cargo do Executivo. Nas emendas discutidas na segunda, foi sugerido que o motorista do transporte coletivo teria o poder de acionar os órgãos de fiscalização indicados pela Prefeitura. Haveria, ainda, campanhas de educação para conscientizar a população sobre o assunto.

O vereador e autor do projeto José Antonio Fernandes Paiva (PT) afirma que o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Piracicaba pediu que providências fossem tomadas em relação a usuários que escutam música em volume alto dentro dos ônibus. “Eles reclamam que o barulho ficou insuportável, desconcentrando o trabalho deles e colocando em risco a vida de quem está dentro dos veículos”, afirmou o legislador petista.

Ainda segundo Paiva, usuários do transporte coletivo municipal também foram ouvidos sobre a proposta da lei, que já é realidade em outros municípios do Estado de São Paulo como Sorocaba (SP) e Itapetininga (SP), além de outros estados. “Todos aprovaram a proposta de proibir o uso de aparelhos sonoros dentro dos veículos”, pontuou o vereador petista.

Direito do usuário
O autor do projeto também falou sobre o direito de quem usa aparelhos sonoros. Para ele, o respeito é um fator que deve ser levado em conta na discussão do problema. “Além da questão do perigo no trânsito, existe o respeito. A intenção não é proibir o usuário de ouvir música, mas que use o fone de ouvido para não prejudicar o motorista e os outros usuários”, concluiu Paiva.

Questionado sobre a proposta do vereador petista, o presidente da Câmara de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), afirmou que não sabe se a lei resolverá o problema, mas que acredita na proposta. “Será necessária fiscalização e acompanhamento eficazes. Na verdade, sempre ouvimos reclamações sobre problemas dentro dos ônibus. Isso não é de hoje”, declarou.

Fonte: G1 SP

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Em Florianópolis, Greve de ônibus continua nesta terça

Em assembleia, na noite desta segunda-feira, os trabalhadores do transporte público da Grande Florianópolis decidiram manter a greve por mais 24 horas. Isso significa que os moradores da região enfrentarão mais um dia sem ônibus. A greve de motoristas e cobradores começou na madrugada de segunda.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho pedindo que os ônibus circulem nos horários de pico. De acordo com a lei 7.773, o transporte coletivo é considerado serviço essencial e, por isso, os grevistas deveriam manter uma frota mínima que atenda às necessidades básicas da população. A lei não estabele nenhuma porcentagem. O número de ônibus é definido, após o início da greve, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

No caso da atual paralisação, o Ministério Público está solicitando ao TRT que a frota mínima seja de 100% nos horários de pico.
O assessor da diretoria do Sintraturb, Ricardo Freitas, informou que a categoria estaria disposta a operar em 100%, mas sem a cobrança de tarifa aos passageiros.
— É só a justiça autorizar que colocamos toda a frota, mas com a catraca livre — afirmou.

Para chegar a um acordo, a primeira audiência de conciliação será nesta terça-feira, às 13h30min no TRT. Antes da audiência de conciliação, está previsto um almoço dos motoristas e cobradores de ônibus no Centro da Capital. Logo após o almoço, os trabalhadores devem seguir caminhando até o TRT, onde pretendem fazer um protesto com apitos.

Informações: Diário Catarinense

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Em Salvador, Tarifa de ônibus pode chegar a R$ 3,15

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) encaminhou para a Prefeitura de Salvador um pedido de reajuste das tarifas de ônibus em caráter emergencial nesta segunda-feira (28).

De acordo com nota enviada à imprensa, o pedido de "realinhamento tarifário" foi feito "após avaliação do impacto resultante do reajuste salarial e de benefícios concedidos pela Justiça do Trabalho, na sexta-feira (25), como resultado do julgamento do dissídio coletivo dos trabalhadores rodoviários".
No julgamento do dissídio, na sexta-feira, a desembargadora Maria das Graças Boness relatou que um conjunto formado por quatro desembargadores concedeu, após debate e votação, um aumento de 7,5% para a categoria, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além do aumento do tíquete-refeição, de R$ 10,60 para R$ 11,22, e o retorno do quinquênio - benefício concedido a cada cinco anos de trabalho na empresa.

Segundo os empresários do setor, com a decisão de aumento salarial para os trabalhadores o custo da tarifa, por passageiro, subiu de R$ 2,96 para R$ 3,15, daí a necessidade de repassar o custo para os usuários do sistema de transporte coletivo. O Setps argumenta ainda que o pagamento do quinquênio para os trabalhadores, o aumento no custo mensal fica em torno de R$ 700 mil. Além disso, a soma do reajuste salarial (7,5%) e outros benefícios gera um impacto da ordem de R$ 5,9 milhões mensais para os empresários. Desta maneira, as despesas com pessoal subiria de 46,7% para 49,7% na planilha geral de custos.
Em dezembro de 2011, o Setps pediu à Prefeitura de Salvador a recomposição da tarifa de ônibus, mas o pedido foi indeferido pela gestão municipal. Multa para sindicatosO TRT considerou a greve abusiva e determinou que, se o Sindicato dos Rodoviários (Sintroba) não retomasse as atividades ontem, a categoria pagaria uma multa de R$ 150 mil, descontada diretamente da conta bancária da organização. Em seguida, a cada 24 horas seriam descontados mais R$ 50 mil, além de descontos dos dias parados.

O Sindicato das Empresas de Transporte  (Setps) também será penalizado. A desembargadora determinou que os patrões paguem uma multa de R$ 75 mil no primeiro dia e R$ 25 mil nos subsequentes da paralisação. A avaliação dos desembargadores é que não houve pró-atividade dos patrões para que os rodoviários que quisessem trabalhar conseguissem colocar os ônibus nas ruas.

Fonte: Correio 24 Horas


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Metroviários continuam em greve Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Maceió e Natal

As paralisações dos metroviários continuam nas capitais brasileiras onde o transporte é administrado pela Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU): Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Maceió e Natal. A próxima assembleia da categoria será na terça-feira.

De acordo com informações da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), faz duas semanas que a greve teve início e nenhuma proposta do governo federal foi realizada até esta segunda-feira. O presidente da Fenametro, Paulo Roberto Pasin, reafirmou que a categoria aguarda uma posição da CBTU.

"Na próxima assembleia os trabalhadores decidirão se o esquema de emergência vai continuar, a partir da falta de atenção que o governo e a CBTU estão dando a essa greve", disse Pasin.

O transporte público das capitais administrado pela CBTU com verbas do Governo Federal está em greve desde o dia 14. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial acima do 0% proposto pelo governo federal para o ano de 2012. As paralisações afetam 500 mil pessoas, impacto que é reduzido com a operação dos trens nos horários de pico.

Fonte: Último Segundo


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Greve de ônibus afeta 400 mil pessoas na Grande Florianópolis

A greve de motoristas e cobradores da região metropolitana de Florianópolis, que começou à 0h desta segunda-feira, está prejudicando a locomoção de aproximadamente 400 mil pessoas.

Os trabalhadores descumpriram a decisão judicial que determinava a circulação de 70% da frota nos horários de pico e de 30% no restante do tempo.

Por volta das 10h, nenhum ônibus havia saído da garagem da maior empresa de transportes da cidade, a Transol. Os seis terminais espalhados pela Ilha estavam praticamente desertos.

Como a paralisação foi anunciada há três dias, muita gente saiu de casa de carro, o que causou congestionamentos em todas as áreas da capital catarinense.

Na estrada que dá acesso à Ilha, foram cerca de 12 km de trânsito parado.
Na SC-401, que leva para as praias do Norte, como Jurerê Internacional, Ingleses e Santinho, uma batida envolvendo três carros contribuiu para a lentidão no tráfego, que se estendeu por 6 km.
Na SC-405, por onde se vai para bairros como Campeche, o engarrafamento cobriu a mesma extensão.

Para tentar reduzir os transtornos, a Prefeitura de Florianópolis contratou 430 vans e micro-ônibus para transportar passageiros por R$ 4 ou R$ 5, dependendo da distância. O que se viu nas ruas, no entanto, foi a cobrança abusiva de até R$ 10 por pessoa.
Em cada ponto de ônibus, dezenas de trabalhadores viviam seus dramas. A diarista Iolanda Costa, de 56 anos, ficou uma hora e meia esperando por transporte público. Contou que não viu nenhum ônibus e que apenas três vans passaram, estando todas lotadas.

De acordo com o secretário de comunicação do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano), Antônio Carlos Martins, a adesão é de 100%.

Desde cedo, grevistas fazem vigília no Terminal de Integração do Centro para impedir a circulação de qualquer ônibus.

A principal reivindicação da categoria é a redução da jornada de trabalho de 6 horas e 40 minutos para 6 horas por dia, sem corte no salário, o que o Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis) se nega a negociar.

Os profissionais do transporte público também querem reajuste salarial para cobrir a alta do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e aumento real de 5%. O Setuf ofereceu o valor do IPNC mais 1%, o que foi rejeitado pelos trabalhadores.

Segundo Martins, no fim do dia, será realizada uma nova assembleia para decidir se o movimento continua ou não.

Fonte: Folha.com

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