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Em Teresina, Motoristas e cobradores fazem paralisação

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os motoristas e cobradores fizeram uma paralisação de alerta no início da tarde desta sexta-feira (19). Os ônibus pararam nas avenidas Frei Serafim, Miguel Rosa, na Praça Saraiva e na Praça da Bandeira, no centro de Teresina. Centenas de usuários do transportes ficaram aglomerados nas paradas de ônibus. Muitos passageiros que iam para o centro tiveram que descer dos ônibus.
Crédito: João Albert
Representantes do sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário informaram que a paralisação deve durar uma hora. O Motivo, segundo Maria da Cruz, membro do sindicato, é o não pagamento do reajuste salarial que tinha sido acordado entre trabalhadores e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut).

De acordo com Juridi Dias, secretário geral do sindicato, uma assembleia geral será realizada na próxima segunda-feira (22) para discutir um indicativo de greve. Segundo ele, o plano de saúde da categoria também não foi reajustado. Caso não haja negociação com o Setut, os motoristas e cobradores podem optar por greve a partir de quarta-feira (24). “Lamentamos a situação e pedimos desculpas aos usuários, mas precisamos que entendam nossa situação. Na segunda-feira iremos decidir sobre a greve”, destaca.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro), Marcos César, informou que os profissionais não estão recebendo o reajuste de 12% acordado com o Setut na última convenção, realizada na semana passada.

Segundo Marcos César, a paralisação serve de alerta para os empresários do setor já que paralisação será mais longa. “O depósito foi feito hoje e veio com o valor antigo, falou Marcos César.

Passageiros discutiram com os cobradores dos ônibus pedindo o valor da passagem de volta para poder completar o percurso, mas os profissionais alegaram que nenhuma quantia pode ser retirada do caixa do veículo.

Os cobradores informaram se algum usuário quiser ressarcimento pela passagem paga terá que procurar diretamente as garagens das empresas dos ônibus, onde ficam a administração da empresa.

O presidente do Setut, Herbert Miura, afirmou que em janeiro deste ano, a Prefeitura de Teresina, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), se comprometeu de pagar reajuste salarial de 12% para motoristas, cobradores e repassaria o valor para as empresas efetuarem o pagamento dos trabalhadores.

Segundo ele, a Prefeitura de Teresina não repassou o dinheiro para o cumprimento do pagamento do aumento dos motoristas e cobradores, o que já acumula R$ 13 milhões.

“Nós só podemos efetuar o pagamento do reajuste salarial se a Prefeitura de Teresina pagar os R$ 13 milhões como tinha se comprometido”, falou Herbert Miura.    

Por Efrém Ribeiro
Informações: Meio Norte


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Em Joinville, Avenida Getúlio Vargas vai ter corredor exclusivo de ônibus

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A partir do dia 29 de fevereiro a avenida Getúlio Vargas passa a contar com um corredor exclusivo de ônibus. O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) trabalha no trecho para a implantação da sinalização horizontal e vertical. A faixa exclusiva ficará no lado direito da via. O corredor vai começar no cruzamento com a rua Ministro Calógeras e seguir até o final da avenida, fazendo a ligação dos corredores já existentes na avenida Juscelino Kubitschek e a rua Santa Catarina. 

Segundo o gerente de Operações do Detrans, engenheiro Samuel Luiz Bernardes Gomes, durante o período do início desta quinta-feira até o dia 29 haverá operários atuando no trecho para implantar a sinalização. “Alguns itens da sinalização estarão concluídos antes do final do mês, mas a efetivação do corredor ocorre somente a partir do dia 29”, garantiu. 

Depois de pronta, a obra vai complementar o sistema com faixas exclusivas para ônibus das avenidas Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas e rua Santa Catarina. “Existia uma cobrança da comunidade em relação à intermitência do corredor em alguns trechos e agora estamos solucionando esta demanda”, comentou. 

A partir da efetivação do corredor, veículos que trafegarem no espaço dos ônibus ficam sujeitos à fiscalização de trânsito e podem ser notificados por infração gravíssima, que prevê a perda de 7 pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 191,54. 

Informações: Agora Joinville


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São Paulo cada vez mais conectada com os passageiros do ônibus

Todos os dias, 3,8 milhões de pessoas embarcam nos ônibus urbanos em São Paulo apenas com o toque de um cartão no leitor de um validador eletrônico. Uma parte delas também já entra em coletivos fabricados há menos de um ano e tem a possibilidade de ligar um notebook ou sincronizar o celular em um sistema de wi-fi gratuito para se conectar à internet. E mais: se a bateria do telefone ou computador estiver fraca, há tomadas com entradas USB para recarregar na hora os aparelhos eletrônicos. Tudo isso dentro de um ônibus em movimento. Esse é o futuro que já começa a ser vivido em São Paulo, a maior metrópole do País, com 462 anos recém-completados em janeiro e onde vivem nada menos que 12 milhões de pessoas.

O investimento na melhoria constante do sistema de transporte coletivo, a partir da tecnologia, está levando os paulistanos a começarem a vivenciar uma nova forma de se relacionar com os ônibus como alternativa de deslocamento diário para seu trabalho, sua escola, seu lazer e sua casa.

Atualmente já são 362 ônibus com wi-fi, 602 com ar condicionado, 164 com tomadas USB e 2.381 veículos entre articulados e biarticulados, com câmeras que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros. Esses ônibus se somam aos outros 12.377 veículos da frota que foram equipados com novos validadores e apresentam tecnologia avançada, com capacidade de armazenamento e transmissão de dados que coíbem possíveis fraudes. Aos poucos, toda a frota de ônibus urbano estará equipada com os dispositivos de tecnologia, uma mudança que até muito pouco tempo seria impensável na cidade.

Desse conjunto de melhorias faz parte também a facilidade de acesso a todos os usuários. A acessibilidade também é um ponto de destaque no sistema de transporte por ônibus em São Paulo. As pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição 12.618 ônibus fabricados com tecnologias que facilitam o acesso, como entrada em nível baixo ou com elevador para cadeirantes. O índice de acessibilidade se aproxima e atingirá a totalidade da frota na medida em que ocorre a compra de novos ônibus que se integram ao sistema.

E as vantagens da era digital não param por aí. De três anos para cá foram lançados aplicativos para smartphone que permitem um melhor planejamento da operação do transporte público e do embarque, no caso dos usuários.  Para saber a hora que o ônibus de uma determinada linha irá passar em um determinado ponto de parada, por exemplo, os aplicativos ou apps, como também são chamados, já são peças chave.

Tanto que a SPTrans, em conjunto com a CET, criou um laboratório com o desafio de utilizar os dados de transporte e trânsito a favor da mobilidade urbana, criando soluções tecnológicas modernas. Os aplicativos já contam com mais de um milhão de usuários

Mais luz no serviço da madrugada

A tecnologia virou o novo patrimônio de São Paulo que, em 462 anos de história, está mais moderna, mais acessível e cada dia mais iluminada. As luzes de LED em volta dos ônibus fizeram tanto sucesso durante a época natalina e foram tão úteis para os usuários, que a SPTrans está desenvolvendo um projeto para que essas luzes sejam usadas em caráter permanente.

A ideia é tornar os ônibus do serviço noturno mais visíveis durante a madrugada. Em dezembro de 2015, mais de 1 milhão de passageiros utilizaram os coletivos no período entre a meia noite e até as 4 horas da manhã em São Paulo.

Bilhete Único tem inovações constantes e conquista usuários

O Bilhete Único, implantado há 12 anos, também foi modernizado. O cartão ganhou uma nova tecnologia de chip que permite que seja recarregado com vários tipos de crédito, de acordo com a necessidade de cada usuário: mensal, semanal, diário, estudante, vale-transporte e comum. Além disso, pode ser utilizado em todos os ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM e nos terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes.

Aqueles que têm o direito de utilizar o transporte gratuitamente também ganham com a tecnologia. Antes, os idosos que desciam pela frente do ônibus hoje passam pela catraca, onde têm mais opções de assentos. O mesmo acontece com os estudantes que conquistaram o Passe Livre.

Essa inovação de bilhetagem eletrônica é utilizada em centenas de grandes cidades pelo mundo como Bogotá, Nova York, Londres, Bangkok e tantas outras, que são exemplos de como a tecnologia mudou para melhor o transporte coletivo. O famoso smart card, como é conhecido o nosso bilhete único ao redor do mundo, já faz parte da vida dos passageiros do transporte público paulistano. Tanto que, atualmente, menos de 7% dos usuários pagam a passagem com dinheiro. O que significa ganho de tempo e de segurança para os usuários.

A tecnologia se instalou em São Paulo, embarcou nos ônibus e conectou os paulistanos com as facilidades do dia a dia. A tendência é que, daqui para frente, novos aplicativos sejam lançados e incorporados a novos ônibus que trarão ainda mais conforto às viagens dos usuários do transporte público.

Informações: SPTrans

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Terminal de ônibus no Vila Sônia, em Piracicaba, vai custar R$ 8,3 milhões

O novo terminal de ônibus do bairro Vila Sônia (TVS), anunciado nesta terça-feira (16) pela Prefeitura de Piracicaba (SP), deverá custar R$ 8,3 milhões. O equipamento será construído no mesmo local onde ocorrem atualmente os embarques e desembarques nos coletivos. O espaço inaugurado em dezembro de 1993 atende cerca de 90 mil usuários por mês, segundo a administração.

Segundo afirmou o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) em entrevista coletiva, o processo de licitação já foi iniciado e a previsão para entrega da obra é de nove meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora. O resultado da concorrência pública deve ser conhecido em cerca de 60 dias, informou o governo municipal.

"Essa é uma das obras que integram a revitalização do transporte público, que foi iniciado com a contratação da Via Ágil (nova concessão do serviço) e que inclui ainda a implantação de corredores exclusivos para os ônibus", afirmou o prefeito.

Outros terminais
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jorge Akira, o objetivo é que o projeto arquitetônico implantado no Vila Sônia seja utilizado também em outros terminais, como o Piracicamirim e o Pauliceia.

Com área de 10.207 metros quadrados, o projeto do novo TVS prevê 13 baias para embarque e desembarque, sendo três vagas para ônibus articulados, área de estacionamento de coletivos reservas, refeitório para motoristas e demais funcionários, melhorias nas bilheterias, banheiros e bebedouros.
“Esse novo conceito de investimento no transporte irá proporcionar menor tempo de viagem e, com isso, ampliar o número de usuários”, afirmou Akira.

Local improvisado
Durante a obra, os serviços do TVS serão transferidos para um espaço provisório, no cruzamento da Avenida Euclides Figueiredo com a Rua Fábio Prado, em frente ao Ginásio do Vila Sônia. "O local contará com toda estrutura necessária para atendimento aos usuários, como bilheteria, sistema de integração temporal, e cartão VAI, posto da Guarda Civil, banheiros e bebedouros e duas plataformas cobertas para o embarque e desembarque", informou a Prefeitura em nota.

Informações: G1 Piracicaba e Região

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Em Natal, Lei proibe som nos ônibus sem fone de ouvidos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A Prefeitura de Natal decretou a proibição do uso de aparelhos sonoros no modo alto-falante nos transportes públicos da cidade. O decreto, publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (16), regulamenta a proibição, que já havia sido estabelecida por lei em novembro de 2014, no entanto ainda não tinha válidade por falta de normas regulamentando a proibição. O decreto está valendo a partir desta terça.

De acordo com o decreto, a proibição aos usuários vale apenas para o uso de aparelhos no modo alto-falante, de forma que o uso de aparelhos com fones de ouvido está liberado. Ainda de acordo com o decreto, a proibição não atinge apenas os usuários, sendo válida também para o sistema de som do próprio veículo. As únicas exceções para o uso de som alto são as ações educativas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ou de instituições previamente autorizadas pela secretaria.

O decreto também estabelece que a fiscalização da proibição ficará sob a responsabilidade das empresas, por meio dos condutores e funcionários das empresas de transporte público da capital.

Segundo o texto que regulamenta a proibição, cabe aos funcionários solicitar que o usuário atenda a proibição ou se retire do veículo.

Em caso de resistência, os funcionários da empresa devem solicitar a "Agente de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal ou qualquer autoridade policial que encontre" que tome as medidas cabíveis.

Ainda de acordo com o decreto, os proprietários também ficam responsáveis por colocar placas informativas sobre a proibição dentro dos veículos. Em caso de descumprimento, o decreto estabelece a aplicação de multa às empresas.

O decreto também determina que novas regulamentações "necessárias para a aplicação da lei" poderão ser editadas pela STTU.

Informações: G1 RN


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Obra da Linha 6 do Metrô terá dois tatuzões em operação simultânea

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô, na Capital, terão dois shields, conhecidos como "tatuzões" em operação simultânea. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira (15), em visita às instalações fabris da nova linha metroviária, em Perus, zona norte da Capital.

O primeiro shield começa a operar em setembro. "É um ‘mega-tatuzão', com 10,2 metros de largura. Ele desembarcará no porto de São Sebastião em maio, chega em junho e vai para a estação São Joaquim", explicou o governador. "Em setembro chegará o outro shield, que começará a operar no início de 2017, vindo para Brasilândia. Serão dois 'mega-tatuzões' simultâneos, um vindo para Brasilândia, na zona norte, e o outro vai para São Joaquim, zona sul", afirmou Alckmin.

A Linha 6-Laranja será uma das maiores de São Paulo, ligando a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia - São Joaquim). Com 15 estações e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia.
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e supervisionada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos paulista, a Linha 6-Laranja é a primeira linha de metrô no Brasil a ser construída e operada num regime de PPP (parceria público-privada) plena, com obras em andamento desde o ano passado.

A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

Do Portal do Governo do Estado
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Em Fortaleza, Pesquisa reflete satisfação dos usuários nos terminais de ônibus

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Fortaleza (Sindiônibus), realizou pesquisa nos sete terminais de ônibus da Capital e constatou que 88,9% dos usuários avaliam que houve melhoria nos serviços prestados no sistema, desde que a Prefeitura mudou os processos de administração.

A pesquisa nos sete terminais deu-se por meio de um questionário composto por 11 questões objetivas, com as opções “melhorou”, “não percebi mudança”, “piorou”. Foram entrevistados 1.360 usuários sobre os seguintes itens: limpeza, conservação, sinalização, controle de filas e portaria e a presença de pedintes e ambulantes. A margem de erro chega a 3% e o nível de confiança é de 95%.

O perfil dos entrevistados é de 52,1% de público feminino e 47,9% masculino, dentre os quais 79,5% utilizam o terminal diariamente e 20,5% não utilizam diariamente. Entre os usuários entrevistados, foram identificados 14,9% estudantes, 1,6% com mobilidade reduzida e 9% idosos.

Os usuários avaliaram que houve melhorias como a limpeza especificamente a limpeza dos banheiros, quando 87,8% dos entrevistados declararam que melhorou, após a troca e melhor conservação de pias e sanitários.

Apesar da questão da organização das filas tratar-se de uma questão de cidadania e educação, 45,8% consideram que melhorou, 46,5% nao perceberam mudanças e 7,7% piorou.

A respeito da iluminação que foi melhorada com a troca e instalação de novas lâmpadas, 53% considera que melhorou, 44% não percebeu mudanças e 3% acredita que piorou.

Sobre a conservação, pintura e melhorias nos tetos, 42% dos usuários perceberam melhorias, 49,2% não perceberam e 8,8% piorou. Em relação ao reforço da segurança, com a sinalização de faixas amarelas e reforço da pintura das faixas de pedestres, 42,5% consideraram que melhorou, 48,5% não percebeu e 9% acreditam que piorou.

Até o final deste semestre, todos os terminais passarão por reformas e melhorias, sendo entregues em março deste ano os terminais Siqueira e Papicu, que já estão finalizando as manutenções.

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Exportações de ônibus Volvo já superam vendas no Brasil

A Volvo registrou redução drástica nas vendas de ônibus na América Latina em 2015. As entregas de chassis diminuíram 45% na comparação com 2014, para apenas 1,7 mil unidades. A queda só não foi mais drástica por causa das exportações. As vendas dos veículos produzidos na fábrica da companhia em Curitiba (PR) a outros mercados responderam por 51% do total de negócios, ou 884 unidades. 

Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus para América Latina, espera manter o mesmo equilíbrio este ano com volume semelhante. Segundo ele, a projeção inicial era de aumento das vendas no mercado brasileiro por causa da proximidade das eleições municipais, o que costuma acelerar licitações para chassis urbanos. O início do ano, no entanto, indicou que o cenário não é tão promissor.

“Enquanto o segmento de caminhões está em crise desde o ano passado, o de ônibus enfrenta dificuldades desde 2014 e não devemos ter retomada em 2016”, avalia. Pimenta lembra que a licitação para a compra de ônibus no município de São Paulo, maior mercado do País, foi adiada e só deve acontecer depois de 2017. Também há atrasos em outras capitais, como Porto Alegre (RS). “A única cidade que vem cumprindo os prazos é o Rio de Janeiro, que está implementando corredores de ônibus que devem gerar demanda por 650 modelos pesados.”

No segmento de veículos rodoviários, a nova legislação para transporte viagens interestaduais frustrou as expectativas do setor e não deve ser incentivo intenso para as compras. “O efeito não será tão imediato. Devemos ter volume adicional de 500 a 600 chassis por ano no mercado”, projeta Pimenta.

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Em Sorocaba, Fiscalização na Avenida Itavuvu começará no dia 26 de fevereiro.

A fiscalização das autuações por estacionamento irregular na faixa exclusiva da Avenida Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba (SP), começará apenas no dia 26 de fevereiro. A medida foi anunciada pela Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade depois de uma audiência pública na segunda-feira (15). 

De acordo com a Urbes, o adiamento do período de orientação quanto a proibição de estacionamento visa dar mais prazo para que os motoristas se adequem às regras. Implantada em 1º de fevereiro na Avenida Itavuvu, no trecho entre Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte e a área de transferênci, a faixa exclusiva para o transporte coletivo tem sete quilômetros de extensão nos dois sentidos de circulação.

A faixa exclusiva opera das 6h às 8h e das 17h às 19h. Proibição de circulação e estacionamento é feita nos períodos de pico, entre 6h e 8h e entre 17h e 19h, não é permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões na faixa exclusiva.

O estacionamento do lado direito, nos dois sentidos da avenida - no trecho que recebeu a faixa exclusiva - é proibido das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, conforme prevê a sinalização instalada nesses locais. À noite e aos sábados e domingos, o estacionamento é liberado. A avenida já possui outros trechos de proibição de estacionamento em tempo integral que deve ser respeitada pelos condutores.

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Em São Paulo, Começa a inscrição para obter o Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cadastro será feito pela internet e benefício garante cotas gratuitas nos ônibus municipais aos trabalhadores que tiverem recebido a última parcela do seguro-desemprego em um período de até três meses antes da solicitação. Medida beneficiará até 30 mil

Será aberto nesta segunda-feira (15) o cadastramento para os cidadãos interessados em obter o Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado. A solicitação para o benefício deve ser feita pela internet, no site da São Paulo Transporte (SPTrans) e a documentação para comprovar o direito à gratuidade deverá ser enviada pelos Correios.

A nova modalidade do bilhete irá conceder cotas gratuitas nos ônibus municipais aos trabalhadores que tiverem recebido a última parcela do seguro-desemprego em um período de até três meses antes da solicitação. 

Serão disponibilizadas 12 cotas diárias por mês por um período de no máximo três meses a quem se enquadrar nas regras para recebimento do benefício. 

Cada cota dará direito a realizar até oito embarques por dia nos ônibus municipais. Quando o passageiro voltar a trabalhar durante o período da gratuidade, ele deverá informar a SPTrans e as cotas serão canceladas.

O benefício é uma iniciativa inédita na capital paulista, e tem como objetivo facilitar o deslocamento dos trabalhadores em busca de recolocação profissional. O investimento estimado com a nova gratuidade é de R$ 20 milhões por ano e a estimativa é que entre 15 e 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela medida por mês.

Cadastro
Para ter direito ao Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado, o usuário deverá possuir um Bilhete Único cadastrado em seu nome. Os cidadãos que ainda não possuem o cadastro deverão solicitar seu cartão pela internet e indicar um posto de sua preferência para retirada.

Após fazer o pedido do cartão, o trabalhador irá acessar a opção “Benefício Desempregado” no menu do site da SPTrans para solicitar as cotas. Além do cadastro normal, o interessado deverá informar o número do seu PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, a data da rescisão, a data da disponibilidade da última parcela do seguro, e ainda os números da Carteira Profissional e do CNPJ da empresa em que trabalhava.

Para que o benefício alcance o maior número de interessados possível, o site também permitirá ao usuário a opção de cadastrar o CPF do antigo empregador, quando este for pessoa física, caso de empregados domésticos, por exemplo.

Feita a solicitação, se os dados do cadastro estiverem corretos e a pessoa tiver direito ao bilhete, o sistema informará o próximo passo, que será encaminhar cópias autenticadas dos documentos físicos à SPTrans pelos Correios. Depois do usuário solicitar o benefício e comprovar o direito à gratuidades, as cotas serão disponibilizadas nos cartões entre 15 e 20 dias, a partir da data de postagem dos documentos comprobatórios.

Quando houver a confirmação de recebimento das cotas, bastará levar o cartão a um equipamento de recarga para ativar seus créditos. Quem fizer o cadastramento e enviar seus documentos nesta segunda-feira (15) poderá usufruir das cotas gratuitas nos ônibus já no início do mês de março.

O interessado deverá enviar cópias do RG (frente e verso), CPF, PIS/PASEP, comprovante de residência de no máximo seis meses e uma cópia simples da consulta de Habilitação do Seguro Desemprego. A documentação deverá ser enviada por meio da Caixa Postal 77075 – CEP 01014-970.

Documentos necessários
- RG ou CNH (frente e verso)
- CPF
- PIS/PASEP
- Comprovante de Residência com CEP (máximo de 6 meses)
- Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego (cópia simples – não precisa de autenticação).

Informações: SPTrans

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No Recife, Alunos já podem solicitar carteira de estudante 2016

A Carteira de Estudantes 2016 do Grande Recife já pode ser solicitada pelos alunos do ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e de cursinhos pré-vestibulares da Região Metropolitana. Este ano, cerca de 700 mil estudantes estão aptos a retirarem o documento que garante o direito da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (Vem Estudante) e o pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos.

Para solicitar a carteira basta que a instituição de ensino preencha corretamente os dados dos alunos no sistema com informações sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3x4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte. 

Após esse preenchimento, os estudantes devem acessar o link da Carteira de Estudante no site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) para gerar o boleto de pagamento. O documento poderá ser pago nos bancos do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios) e Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui). A carteira é confeccionada em até 30 dias corridos, após o pagamento. A taxa para aquisição da carteira é de R$ 11,30.

É importante lembrar que os alunos devem estar matriculados em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana do Recife e em curso regular com duração mínima de um ano, além de freqüentar a escola regularmente.

Outro dado importante é que as solicitações poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro desse ano, portanto todos os boletos deverão ser pagos, impreterivelmente, até esta data. É importante lembrar, que a carteira versão 2015 vale até o dia 31 de março deste ano. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com o Grande Recife no 3182-5800 ou com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

Informações: GRCT


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