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Cidade de Pelotas é contemplada pelo PAC da mobilidade urbana
sexta-feira, 8 de março de 2013
O prefeito de Pelotas Eduardo Leite liberou nesta quarta-feira, 6 de março, a destinação dos R$ 95 milhões obtidos junto ao PAC Saneamento, Mobilidade e Pavimentação anunciado em Brasília durante a manhã pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro. A notícia foi dada em coletiva de imprensa no Salão Nobre do Paço Municipal pela vice-prefeita Paula Mascarenhas, no exercício da prefeitura, e por Eduardo, que falou direto de Brasília por vídeo-conferência do gabinete do deputado federal Nelson Marchezan Júnior. Participaram também do encontro o ex-prefeito Fetter Júnior, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) Joseane Almeida, o superlotaintendente de Gestão Urbana da SGMU Guto King e o superintendente da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel.
Os recursos serão aplicados na pavimentação ou duplicação de vias estruturantes, como as avenidas Leopoldo Brod e 25 de Julho, corredores de ônibus de concreto e garantia de pavimentação asfáltica de todo o trajeto do transporte coletivo, e na requalificação de artérias importantes para desafogar do trânsito da cidade (veja a relação completa em anexo).
A presença de Pelotas no anúncio dos investimentos do novo PAC se deve aos projetos elaborados no governo do prefeito Fetter Júnior e às interferências do atual prefeito ocorridas antes e imediatamente após sua posse junto ao Ministério das Cidades.
“Esse anúncio é uma prova de que trabalho sério, planejamento integrado e persistência podem assegurar sempre resultados positivos para uma administração”, enumerou Eduardo. “E isso só aconteceu porque lá atrás, o então prefeito Fetter estava organizado para pleitear os recursos”, concluiu.
PROPOSTAS DO PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DE PELOTAS
Valor Financiado: R$ 69.967.849,01
Valor de Contrapartida: R$ 3.682.518,36
Valor do Investimento: R$ 73.650.367,37
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Implantação em ruas do centro da cidade e nos bairros Fragata, Areal, Três Vendas Porto e Laranjal, de corredores em concreto, exclusivo para ônibus, ou pavimentação asfáltica de vias por onde circula o transporte coletivo com faixas de concreto nas paradas, para evitar a danificação do pavimento na freagem dos coletivos, travessias seguras, paradas com abrigos, alargamento de calçadas, ciclovias/ciclofaixas, qualificação de espaços urbanos para melhorar a circulação das pessoas, obras de acessibilidade, drenagem pluvial, rede de esgotos, sinalização viária e iluminação.
PRINCIPAIS INTERVENÇÕES:
1 - Implantação de 10 km de corredores de concreto exclusivos para ônibus nas ruas Fernando Osório, Marechal Deodoro e avenida Duque de Caxias. Desta forma prioriza-se o deslocamento dos coletivos evitando-se as atuais disputas por espaço entre os diversos modais, o que ocasiona as velocidades de deslocamento reduzidas. Na avenida Duque de Caxias a intervenção que será feita é a recuperação de um corredor de concreto já existente (4 km), mas sem condições de uso sem a reforma.
2 - Implantação de 20,5 km de ciclovias/ciclofaixas nas ruas Gomes Carneiro, Marechal Floriano e avenidas Duque de Caxias, Domingos de Almeida, Ildefonso Simões Lopes, Leopoldo Brod, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em complementação ao sistema já existente, busca-se criar uma rede de vias que permita o deslocamento entre os diversos bairros e o centro da cidade, visando o incremento do uso da bicicleta como meio de transporte.
3 - Pavimentação asfáltica e capeamento asfáltico de 25 km de vias, nas avenidas Domingos de Almeida, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Duque de Caxias e ruas General Osório, Marechal Deodoro (trecho) e Gomes Carneiro (trecho) de forma a dar completa condição de trafegabilidade especialmente ao transporte coletivo.
4 - Acessibilidade e requalificação de espaços públicos, contemplando obras de acesso em diversos pontos integrando rotas acessíveis aos corredores culturais e comerciais aos pontos de chegada e saída das linhas dos coletivos, alargamento das calçadas da Praça Coronel Pedro Osório, Calçadão Central, Largo de Portugal, Canteiro Central da av. Saldanha Marinho, num total de 25.035 m², além de outros espaços já consolidados como o Mercado Público, Teatros Guarany e Sete de Abril.
5 - Implantação de 203 abrigos especiais de estrutura metálica, cobertura de vidro laminado e fechamento em vidro temperado, equipados com lixeiras e iluminação adequada. Estas estruturas serão implantadas nas seguintes vias: ruas Marechal Deodoro e General Osório, Três de Maio, Dom Pedro II e avenidas Duque de Caxias, Domingos de Almeida, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Adolfo Fetter.
Informações: Prefeitura de Pelotas
Postado por Meu Transporte às 09:25 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Praia Grande vai criar corredor de ônibus com verba do PAC 2
Praia Grande poderá ser a próxima cidade da Baixada Santista a contar com corredor de ônibus. O anúncio foi feito pela Prefeitura nesta quinta-feira. Para a implantação da faixa exclusiva serão utilizados recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) 2. As Avenidas Marginais, do Bairro Mirim ao Solemar, receberão obras de adaptação das vias.
A contemplação de Praia Grande para construção de um corredor de ônibus por meio do PAC foi divulgada nesta quarta-feira, pelo Ministério das Cidades, no Diário Oficial da União. O início das obras depende agora do envio de um projeto da Prefeitura à Brasília para o repasse dos recursos. A verba prevista é de R$ 70.584.348,00, sendo R$ 63.584.348,00 do Governo Federal e R$ 7.000.000,00 da Prefeitura.
O município foi selecionado dentro do âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte). A portaria do Ministério das Cidades, de nº 109, datada de 5 de março, prevê a criação de um sistema viário para a passagem de transporte coletivo, com prazo de execução máximo de 24 meses.
De acordo com a secretária de Obras Públicas, Eloisa Ojea Gomes Tavares, a seleção do projeto para criação de corredores de transporte coletivo se dá pelo fato de as vias poderem ser artérias com características metropolitanas, ligando o Litoral Sul à região norte. “O sistema também servirá de opção viária rápida de ligação entre diversos bairros do Município e que hoje tem como meio principal de ligação a rodovia Padre Manoel da Nóbrega”, disse.
As faixas de ônibus a serem implantadas têm como objetivo agilizar todo o transporte inter-regional (Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá), regional (atendendo a bairros como Cidade da Criança, Princesa, Imperador, Solemar, Flórida, Real, Caiçara, Melvi, Samambaia, Esmeralda e Maracanã). Em função do sistema tronco-alimentador, atenderá também os demais bairros do Município.
Os principais serviços serão de pavimentação, canalização e construção de obras de micro-drenagem. A implantação de paradas de ônibus e sinalização horizontal e vertical complementam o projeto. Pelo novo corredor deverão circular linhas inter-regionais (que opera atualmente com 13 veículos, com demanda de 175.166 passageiros/mês) e linhas municipais (que opera com 15 veículos com demanda de 311.486 passageiros/mês).
Ciclovias
No projeto, pretende-se ainda implantar semáforos inteligentes, que visam dar prioridade ao sistema de transporte de forma organizada e segura. A travessia de pedestres e seu acesso ao sistema por meio de novos e modernos abrigos darão comodidade e segurança aos usuários.
Outro serviço previsto é o monitoramento das vias e sua estruturação por meio de painéis contendo informações das linhas do sistema em tempo real, via tecnologia GPS. O objetivo principal do projeto é melhorar a mobilidade urbana, incentivando o uso do transporte coletivo e do não motorizado, com a implantação de ciclovias no trecho ainda não contemplado.
De acordo com a carta-consulta apresentada ao Governo Federal, com o projeto passará a atender a demanda atual de 18.717 passageiros/dia para 22.460 passageiros/dia. Ainda segundo a carta apresentada, serão implantados 40 pontos de parada, 20 quilômetros de calçadas e 20 quilômetros de infraestrutura cicloviária, ao longo dos corredores de transporte coletivo ou que conectem os bairros ao sistema.
Postado por Meu Transporte às 09:24 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Tarifa de ônibus em Manaus deverá custar R$ 2,90
Sem especificar datas ou valores, o prefeito Artur Neto (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (06) que deverá conceder reajuste de tarifa às empresas que atuam no transporte convencional de passageiros de Manaus. Com o aumento, a passagem de ônibus, que atualmente custa R$ 2,75, pode passar para R$ 2,91, valor apontado pela última planilha de reajuste elaborada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), no fim do ano passado.
Usuários do sistema de transporte coletivo de Manaus podem iniciar a próxima semana pagando a nova tarifa, ainda indefinida (Márcio James) |
“O prefeito anterior (Amazonino Mendes) assumiu um compromisso de, a cada outubro, dar um reajuste na tarifa. Faz 17 meses que não acontece. Os empresários investiram muito em renovação da frota. O prefeito anterior não cumpriu o contrato que estabeleceu com os empresários”, alegou.
No entanto, Artur Neto disse que não pretende consultar os empresários antes de decidir pelo reajuste. “Eu não vou dar nenhuma satisfação a eles. Vou pedir o cálculo ao Pedro Carvalho (SMTU) e, o que for considerado justo, vou arbritrar pelo que achar que seja bom senso. Não vou consultar empresário para saber que tarifa vai ser”, disse.
Ele ainda esclareceu que não deu o reajuste logo no início do mandato por várias razões, e não para evitar desgastes com as classes patronal ou trabalhadora. “É porque eu tinha que fazerm e estou fazendo, conversas frequentes com empresários e trabalhadores para vermos quais as responsabilidades de cada ente. Não vou fugir disso porque não sou demagogo, nunca fiz demagogia tarifária na minha vida política”.
Condição
O superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMUT), Pedro Carvalho, lembrou que aumento só deverá ser concedido quando as dez empresas que operam o sistema melhorarem o serviço.
O último cálculo para definir o novo valor da tarifa foi feito em dezembro de 2012, pela SMTU, na gestão de Amazonino Mendes. O estudo apontou que a passagem seria de R$ 2,91, o que corresponde a um aumento de R$ 0,16 sobre a atual tarifa. A antiga gestão do órgão levou em consideração o consumo do combustível dos veículos, velocidade média, número de passageiros por quilômetro rodado, entre outros itens para definir o valor.
Segundo Pedro Carvalho, este valor não é valido para um possível reajuste e novos cálculos precisam ser feitos, caso a reajuste seja concedido. O aumento anual da passagem consta no contrato de concessão entre o município e as empresas de transporte e foi descumprido no ano passado.
Postado por Meu Transporte às 09:20 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Sistema BRT será implantado em Feira de Santana
O prefeito José Ronaldo (DEM) apresentou, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (7), o rendimento da última visita a Brasília para audiência no Ministério das Cidades.
Todos os prefeitos de municípios que possuem entre 250 a 750 mil habitantes foram convocados pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT) para participar da audiência que aconteceu na ultima quarta-feira (6) onde foram informados a respeito de aprovações de projetos na área de saneamento e infraestrutura. O prefeito de Feira de Santana foi um dos convidados para a reunião.
A União aprovou o projeto BRT (Bus Rapid Transit) que contará com linhas exclusivas de ônibus, sinaleiras sincronizadas, GPS nos veículos e benefícios para o trânsito feirense.
A aprovação foi publicada na edição do Diário Oficial da União como obra do PAC 2 e o projeto ficará pronto nos próximos anos. Um investimento em torno de R$ 100 milhões para modernizar o trânsito da cidade. O recurso será financiado pelo governo federal.
Modernização dos ônibus – No projeto BRT estão programadas a construção de viadutos ou passagens subterrâneas, ciclovias, passeios e acessibilidade.
José Ronaldo afirmou que deverá cobrar do poder executivo ações para que o processo seja o mais célere possível. O sistema BRT conta com linhas exclusivas para ônibus além de construções de novas estações de transbordo, que serão instaladas nos bairros Pampalona e SIM, conforme anunciou o prefeito.
Postado por Meu Transporte às 09:13 0 comentários
Motoristas denunciam precariedade em terminais de ônibus de Campinas
Os terminais de ônibus de Campinas (SP) estão em situação precária, segundo denúncia de motoristas sobre a falta de estrutura e má qualidade das instalações nos locais. A equipe da EPTV visitou alguns terminais na cidade e confirmou a situação. No Terminal Central, os motoristas reclamam dos banheiros. "Não tem como andar ali dentro. Tudo está quebrado e muito sujo", relata o motorista Jamoir Lopes.
Os trabalhadores afirmam que o refeitório é pequeno e que o equipamento para esquentar marmitas está com os fios expostos. Em 2012, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores fez uma fiscalização nos terminais e constatou várias irregularidades. Um ano depois, outra fiscalização foi feita e pouca coisa mudou.
Nos principais terminais da cidade ainda falta estrutura, área de descanso e a principal reclamação é a falta dos banheiros. "Não tem condições, os banheiros estão todos sujos, eu não consigo nem entrar e fico com vontade de urinar o dia inteiro", afirma a cobradora Raimunda da Silva.
No refeitório do Terminal Ouro Verde foi feita uma ampliação, mas ainda assim o local é alvo de reclamação dos profissionais. "Tem dia que a torneira entope, o refeitório fica cheio de água e as pessoas almoçam com tudo molhado", conta a cobradora Rita dos Santos. Já no Terminal Mercado, o espaço em que 20 pessoas passam por dia para se alimentar tem apenas uma cadeira e uma mesa.
O diretor do sindicato Sidnei Lopes acredita que os trabalhadores estão esquecidos. "Nem banheiro tem. As pessoas precisam olhar mais para a condição do trabalhador porque os motoristas não têm condição de trabalhar assim", defende.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirmou que realizou algumas obras no ano passado e que está aberta a negociações com os motoristas, mas ressaltou que só poderá fazer algo se receber alguma reclamação oficial dos trabalhadores.
Postado por Meu Transporte às 09:06 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Sistema BRT será implantado na cidade de Londrina
O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, apresentou na manhã de hoje (7) o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Entre as melhorias que serão realizadas no transporte urbano do Município está prevista a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), sigla em inglês para transporte rápido por ônibus. Este sistema é adotado hoje em vários países e em grandes e médias cidades brasileiras como Curitiba.
O BRT será financiado por recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), que vai destinar R$ 126 milhões a este projeto. A finalização das obras deve levar cinco anos. Isso porque, está estipulado que os dois primeiros anos serão destinados para a elaboração dos programas e outros três serão para o andamento das obras.
O anúncio do repasse foi feito ontem (6), em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff durante solenidade no Palácio do Planalto, onde Kireeff esteve presente. De acordo com o Ministério das Cidades, o custo pra a implantação do BRT é de 4 a 20 vezes menor do que o do veículo leve sobre trilhos (VLT).
Para o prefeito, essa será a primeira grande mudança na história do sistema de transporte urbano da cidade e também o maior investimento federal já recebido para o transporte coletivo. “Esse valor equivale a quase 15% do orçamento municipal. Ele por si só já vai trazer desenvolvimento, porque vai gerar empregos e movimentar toda a economia, com o próprio início das obras. Além disso, vamos ganhar vantagens competitivas e melhorias de longo prazo para a nossa cidade", disse Kireeff.
Além do repasse de R$ 126 milhões para o BRT, o governo municipal conseguiu o financiamento de outras três ações através do PAC-2. Ao todo, são quatro projetos para a melhoria da mobilidade urbana de Londrina que totalizam R$ 174 milhões.
Estão inclusos também a pavimentação das vias marginais do trecho urbano da BR-369, a recuperação e pavimentação da rua Antônio Carvalho Lage (região oeste) e avenida Angelina Ricci Vezozzo (região leste) e a construção do Contorno Leste, que vai oferecer novo acesso pavimentado de Londrina a Ibiporã. O Contorno Leste prevê a interligação da Waldemar Spranger a BR-369, na altura da Ceasa, passando pelas avenidas Duque de Caxias, Portugal, das Américas, Salgado Filho até a BR-369.
Além de recursos do PAC-2, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana inclui projetos que, se aprovados, serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Eles incluem o Trem Pé Vermelho, que tem como foco a integração com os municípios da Região Metropolitana de Londrina. O Trem Pé Vermelho deverá ser integrado ao BRT por uma estação do corredor Norte-Sul, na zona norte da cidade.
O Instituto e Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) também prevê a implantação do sistema cicloviário, uma rede de ciclovias com 106 quilômetros. Atualmente, o município conta com 17 quilômetros de ciclovias. O instituto está realizando uma pesquisa, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que pretende entrevistar 3.000 pessoas, entre trabalhadores que usam bicicleta para se locomover, estudantes e pessoas que pedalam como lazer. O resultado desse levantamento vai permitir ao IPPUL definir a extensão total do sistema, que poder maior do que os 106 quilômetros projetados hoje.
Um novo modelo
A implantação do BRT vai promover uma revisão do transporte coletivo urbano como um todo. O sistema será baseado em dois grandes corredores, um no sentido norte/sul, com 13 quilômetros, e outro no sentido leste/oeste, com 11 quilômetros. Eles vão utilizar os leitos das avenidas 10 de Dezembro (Via Expressa) e Leste-Oeste, eliminando a necessidade de desapropriação de áreas. Com isso, a construção elimina uma das mais complexas etapas para a implementação de grandes estruturas desse tipo.
O BRT de Londrina terá dois grandes terminais de bairro e outras 25 estações. As localizações ainda serão definidas pela Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL. Pelo padrão estabelecido pelo Ministério das Cidades, as estações terão uma distância média de 700 metros entre uma e outra.
O projeto prevê a construção de sete viadutos ao longo dos 24 quilômetros de dois corredores, em pontos que vão ser definidos pelo IPPUL. Essas obras são necessárias, porque o BRT é baseado no tráfego rápido dos ônibus. Por isso, ele vai exigir soluções para pontos de lentidão como rotatórias e cruzamentos.
Serão utilizados veículos articulados ou biarticulados. O IPPUL deverá coordenar uma pesquisa de origem e destino domiciliar para identificar o público potencial do sistema de transporte coletivo dentro da nova realidade que será implantada na cidade. A diretora de Trânsito e Sistema Viário do instituto,Cristiane Biazzono Dutra, explica que o estudo permitirá dimensionar o serviço e definir, por exemplo, quantos e quais tipos de veículos (articulados, biarticulados ou convencional) serão necessários nos horários de pico e nos demais ao longo do dia.
Cristiane afirma que a implantação do BRT inclui uma reformulação das linhas do transporte urbano. Serão promovidas adequações para fazer a integração com os dois corredores. Parte das linhas atuais passará a funcionar como alimentadoras do BRT. A mudança maior, porém, deverá ser no perfil de todo o sistema. O objetivo do IPPUL é atrair mais usuários para transporte público, em especial aqueles que hoje utilizam automóveis. “Nossa intenção é trazer para o sistema pessoas que hoje não utilizam o ônibus no seu dia-a-dia”, explica Cristiane Dutra.
Segundo estimativa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), feita com base nos dados atuais do sistema, 25,5 mil pessoas deverão usar o BRT diariamente, que representam 32% dos usuários dos ônibus urbanos.
Postado por Meu Transporte às 07:47 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Paraná
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