Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Com ampla maioria, o Acordo Coletivo Especial (ACE) foi aprovado, com a presença de 158 metroviários e metroviárias a votação teve apenas 34 votos contrários e 4 abstenções. Agora, de acordo com o cronograma elaborado pelos sindicatos, CBTU e Governo Federal o ACE seguirá para assinatura no próximo dia 30 de outubro de 2024 e terá vigência até o dia 30 de outubro de 2026.

Em uma assembleia tensa, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco aprovou, na noite desta terça-feira, 1º de outubro, o Acordo Coletivo Especial (ACE) proposto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A assembleia também aprovou a manutenção do Acordo de Escalas de Trabalho.

Após a apresentação do ofício com as escalas de trabalho, todas as sugestões da empresa foram rejeitadas pela categoria, que votou pela manutenção de todas as escalas, exceto duas, que foram aprovadas. Essas duas novas escalas, que não tinham prerrogativas iniciais, serão incluídas no Acordo de Escalas de Trabalho, mantendo-se as demais.

Sobre a garantia dos empregos dos trabalhadores e trabalhadoras da CBTU, foi lido o Acordo Coletivo Especial (ACE), válido por dois anos a partir da data de assinatura. O presidente do sindicato, Luiz Soares, deu ênfase à cláusula 1, que afirma: "Em caso de estadualização, privatização, concessão ou operação societária que implique a perda do controle acionário pela União de uma das filiais ou subsidiárias, desde que sem extinção da holding, fica garantida aos empregados da CBTU a manutenção do emprego público federal, vedada a vinculação definitiva, ainda que em regime celetista, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional".

Luiz defendeu a aprovação do Acordo Coletivo Especial 2024-2026, afirmando: "Precisamos ter em mente que, se o acordo for assinado em 30 de outubro de 2024, ele será válido até 30 de outubro de 2026, ou seja, dentro do Governo Lula, com essas pessoas que estão propondo esse acordo. Por isso, será mais fácil a prorrogação dele."

A categoria realizou intervenções a favor e contra a aprovação do acordo, garantindo um espaço democrático para a participação de todos os pontos de vista.

Informações: Sindimetro

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Novo ônibus elétrico chinês entra em operação de teste em Porto Alegre

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Entrou em operação nesta segunda-feira, em período de testes por 30 dias, um novo ônibus 100% elétrico, desenvolvido pela empresa chinesa Ankai, com representação no Brasil, para operar a linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. Ela ingressa na rota regular, junto aos veículos a combustão, e fará 20 viagens, dez por sentido, em tabela extra de horários. O veículo não emite gases causadores do efeito estufa e é duas toneladas mais leve que os demais da mesma categoria, devido à sua construção diferenciada.

A autonomia do veículo é de 280 quilômetros rodados com ar-condicionado ligado, mais do que a média que será percorrida pelo ônibus diariamente, de 220 quilômetros, conforme o trajeto da linha. O modelo OE-12 | Urbano da Ankai, o terceiro testado até o momento pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), depois de veículos da Marcopolo e Eletra/Caio, tem capacidade para 70 passageiros sentados. Ela integra o chamamento público feito pela Prefeitura para a eletrificação da frota. Em breve, deve vir a Porto Alegre um articulado elétrico e a expectativa é adquirir mais 100 elétricos via PAC. Outras empresas devem também participar das testagens futuramente.

“Temos que ter, evidentemente, uma isonomia nos testes, que depois são certificados. Como são feitos os embarques e desembarques, paradas ocasionais, semáforos, comportamento no trânsito, tudo isso é analisado. Acredito que se toda a frota de Porto Alegre fosse elétrica, poderíamos ter uma economia de R$ 0,30 a R$ 0,50 na passagem, e esperamos também uma redução no custo da manutenção, que pode chegar a até 50% menos ao longo do tempo”, avaliou o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior.

A capacitação dos motoristas é outro fator considerado, já que os profissionais, de acordo com Adão, precisam acostumar-se ao modo de condução do elétrico, que não tem câmbio, mas conta com freio regenerador, acionado conforme quando é tirado o pé do acelerador. Com efeito, isto auxilia na recarga da energia do coletivo. O tempo de deslocamento da linha é o mesmo dos veículos a combustão, de 45 a 50 minutos.

Nesta segunda, a imprensa foi convidada a conferir a viagem inaugural, entre os terminais Triângulo, no bairro Sarandi, e Parobé, no Centro Histórico. O aposentado Telmo Machado Pereira, morador do Passo das Pedras, foi um dos primeiros a embarcar no coletivo, ainda no Triângulo. “É muito bom, até para o meio ambiente. Bem moderno e fresquinho, quase não dá barulho. Se der certo, quero sempre pegar este”, salientou ele.

Elétricos geram economia de R$ 51 mil aos cofres públicos
Confortável, silencioso e com entradas USB espalhadas por quase todos os bancos, o veículo se soma aos 12 veículos elétricos que já rodam nas linhas E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos, que completaram um mês de rodagem na Capital no último dia 19. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), somados, eles já percorreram 65.152 quilômetros em 6.579 viagens, evitando a emissão de 79,3 toneladas de dióxido de carbono (CO2), o consumo de 29.606 litros de diesel e R$ 51.855,00 em recursos públicos.

Informações: Correio do Povo

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Prefeitura do Rio inicia primeira fase de operação do Terminal Curral Falso

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, vai começar a primeira fase de operação do novo Terminal Curral Falso das 10h às 15h, para o Terminal Alvorada. A partir desta segunda-feira (30/09), será ativada a linha 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada - Expresso) com partidas a cada 15 minutos. O tempo estimado de viagem é de 1 hora, com oito paradas ao longo do trajeto.
Foto: Henrique Barbosa / You Tube

É importante ressaltar que nesta primeira fase de operação, o Terminal Curral Falso só funcionará das 10h às 15h. Neste momento, não há mudança no funcionamento dos demais serviços do corredor Transoeste que passam na região e os passageiros devem seguir utilizando as estações mais próximas (Cajueiros e Santa Veridiana). Após a conclusão das obras, outros serviços passarão a operar no Terminal Curral Falso, ampliando a oferta de transporte na região.

A prefeitura informa que também foram iniciados nesta segunda-feira dois serviços de conexão do BRT, que fazem paradas em pontos de ônibus urbanos convencionais: linha 28 (Terminal Curral Falso x Terminal Pingo D’água - via Sepetiba) e linha 68 (Bangu x Terminal Deodoro).

A linha 28 atenderá principalmente o bairro de Sepetiba, ligando os terminais Curral Falso e Pingo D’água, da Transoeste, com um percurso de 17 km. São 17 paradas em pontos de ônibus nas ruas e saídas em intervalos de 10 minutos. A operação dessa linha também se dará, inicialmente, apenas das 10h às 15h. Já o serviço 68 vai conectar o bairro de Bangu (Praça Horácio Hora) com o Terminal Deodoro, passando pela Praça das Juras, Vila Vintém e Fumacê. O trajeto de 11 km contará com 10 paradas em pontos de ônibus nas ruas, e saídas com intervalos de 10 minutos nos horários de pico. Este serviço funcionará 24 horas todos os dias.

Plano operacional da linha:
Linha 15 (Curral Falso x Alvorada - Expresso)

  • T. Curral Falso
  • Santa Veridiana
  • Vendas de Varanda
  • T. Pingo D'Água
  • T. Magarça
  • T. Mato Alto
  • Recreio Shopping
  • Gláucio Gil
  • Salvador Allende
  • T. Alvorada

Informações: O Globo

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Brasília recebe 90 ônibus Volvo B320R

A Volvo Bus celebra a venda de 90 chassis de ônibus B320R para a operadora Auto Viação Marechal que atua no transporte público do Distrito Federal. Os novos coletivos irão operar nas rotas que ligam Brasília às cidades cidades satélites de Taguatinga e Ceilândia.
A Auto Viação Marechal atua em 144 linhas no Distrito Federal, atualmente a frota da empresa tem 478 veículos, transportando por dia cerca de 145 mil passageiros nas regiões da Bacia 4, que atende as populações de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, II e parte do Park Way. “Temos compromisso com um transporte público urbano moderno e de qualidade. Por isso, investimos sempre em ônibus de alto padrão”, diz Ângelo Gulin, conselheiro da Auto Viação Marechal.

O Volvo B320R sai de fábrica com o motor D8K Euro 6 que entrega 320 cv de potência e 122,4 kgfm de torque.

Dentro da visão “Zero Acidentes” da Volvo, o ônibus B320R é equipado com freio EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas. Já a suspensão é pneumática. Luciano Tedesco, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo, diz que o chassi é construído com ligas especiais, mais leves, mantendo sua robustez. 

Os chassis Volvo B320R receberam carrocerias Caio de 13,2 metros. Com capacidade para 81 passageiros, os veículos têm portas de ambos os lados, elevador na porta central para acesso de pessoas com deficiência e ar-condicionado.

O sistema de transporte público de Brasília é um dos maiores do Brasil, com cerca de 1,05 milhão de passageiros transportados por dia. É também um dos mais complexos, pela baixa densidade. A capital do Brasil tem população de quase 3 milhões de habitantes numa área de 5.780 km2, ou 489 habitantes por quilômetro quadrado. Uma área extensa e com baixa densidade populacional exige rotas longas e grandes deslocamentos. O sistema tem 2.914 ônibus que atendem 933 linhas e fazem 21.179 viagens por dia, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Governo do Distrito Federal.

Informações: Autosegredos

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Ônibus elétrico começa a operar em fase de teste em Campinas

Quem costuma pegar a linha 220 (Terminal Campo Grande) vai poder testar o ônibus elétrico da frota, que começa a operar na próxima terça-feira (1º). O veículo, em teste, da montadora chinesa Higer Bus irá circular pela linha durante 30 dias. 


Essa é mais uma iniciativa de teste de ônibus elétrico no sistema de transporte público coletivo de Campinas. O ônibus elétrico não emite poluentes e não precisa do sistema de rede elétrica, além de possuir baixo nível de ruído. 

A linha 220 faz a ligação do Terminal BRT Campo Grande até os bairros Guanabara e Cambuí. No percurso, a linha atende unidades de saúde importantes, como os hospitais Celso Pierro, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.  

“Essa será mais uma oportunidade de testar ônibus elétricos na frota do transporte público. Além de incentivar o uso do transporte coletivo, estamos estimulando os deslocamentos mais sustentáveis, sem emissão de poluentes, sem barulho e com maior nível de conforto para os usuários”, defende o presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Vinicius Riverete. 

Ônibus elétrico em Campinas 
Esse será o segundo teste de ônibus elétricos na frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas. Em 2014, o município utilizou um ônibus elétrico da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), inicialmente na linha 502 (Circular/Centro), por 30 dias. 

As ações foram avançando e o município chegou a ter 13 ônibus elétricos na frota do transporte coletivo, alugados pelas empresas Itajaí Transportes Coletivos Ltda. e Coletivos Padova, junto a BYD. Os veículos atenderam as regiões do Campo Grande e de Sousas. 

Por conta dessa frota elétrica no transporte coletivo, Campinas foi destaque na edição do dia 28 de dezembro de 2018 do jornal norte-americano The New York Times. A reportagem retratou o crescimento da frota de ônibus elétricos na América Latina. 

Sobre a Higer Bus 
A Higer Bus Company Limited, conhecida como “Higer Bus”, foi fundada em 1998, no Suzhou Industrial Park, Jiangsu, na China. O ônibus elétrico da empresa que será testado na linha 220 é do modelo Azure A12BR – básico. 

É um modelo de ônibus tipo “Urbano”, de 12,20 metros. Possui suspensão total a ar e ar condicionado, além de ser totalmente acessível, segundo a Prefeitura. A capacidade total é de 70 passageiros. 

A autonomia da bateria com carga completa é de 270 km. O carregamento total da carga é realizado em 4h. 

Informações: A Cidade On

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EMTU tem frota modernizada com 15 novos ônibus 0km para linhas de Osasco e Santana de Parnaíba

A frota de três linhas gerenciadas pela EMTU (Empresas Metropolitana de Transportes Urbanos) foi reforçada neste mês com a inclusão de 15 novos ônibus 0km para atendimento de Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo.

Os veículos começaram a circular nas linhas 386, 462, 324, operadas pela empresa Urubupungá, do Consórcio Anhanguera. A renovação da frota vai beneficiar cerca de 33 mil passageiros que utilizam diariamente os serviços. Os veículos adquiridos possuem motor Euro 6, tecnologia mais moderna e limpa do mercado a diesel, com menor emissão de poluentes. 

Os ônibus são equipados com ar-condicionado, plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suspensão pneumática e entrada USB para carregamento de celular e dispositivos móveis.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 502 novos veículos 0 km recebidos desde janeiro de 2023. 

Confira abaixo as linhas beneficiadas com os novos veículos:

- 386 - Santana de Parnaíba (Várzea de Souza)/ São Paulo (Pinheiros)
- 462 - Santana de Parnaíba (Cidade São Pedro)/ Osasco (Centro)
- 324 - Santana de Parnaíba (Colinas da Anhanguera)/ Barueri (Parque Imperial)

Informações: EMTU SP

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GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões

O Metrô do Distrito Federal tem projeto para aumentar a oferta de trens nos horários de pico nos dias úteis e ampliar a capacidade de transporte de passageiros. A meta é adquirir 15 novos trens, com quatro carros cada. O investimento previsto é estimado em R$ 900 milhões.

Para conhecer as novidades tecnológicas da indústria internacional e identificar soluções importantes para o projeto, os gestores da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) participam da InnoTrans, a principal feira internacional de tecnologia de transporte.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e o diretor de Manutenção e Operações, Márcio Guimarães de Aquino, participaram do Fórum sobre Transporte Público e estão visitando a exposição de trens e equipamentos de transporte ferroviário.

“Nos reunimos com diretorias de empresas do setor, entre elas a CRRC, que é uma das maiores fornecedoras mundiais de equipamentos de transporte ferroviário”, informou o secretário Zeno Gonçalves. Segundo ele, o objetivo “é reunir o máximo de informações sobre tecnologias e oportunidades de negócios para subsidiar as decisões do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão sobre a aquisição de novos trens para o Metrô-DF”.

Nos encontros com os empresários da indústria de equipamentos de transporte, o presidente do Metrô apresentou o projeto de ampliação e modernização do GDF. O objetivo é aumentar a capacidade de operação e oferecer maior conforto, rapidez e segurança para os usuários do sistema.

“O projeto tem como meta reduzir o intervalo entre os trens, passando dos atuais 3 minutos e 48 segundos no tronco para cerca de 2 minutos e 36 segundos, juntamente com as modernizações dos Sistemas de Energia da Linha 1 do Metrô-DF, que se encontra em execução, e a de Sinalização e Controle, em fase de planejamento da contratação”, explicou Handerson Cabral.

A Innotrans é uma feira realizada a cada dois anos, em Berlim, capital da Alemanha. Em sua 14ª edição este ano, o evento foi encerrado nesta sexta-feira (27). Um dos maiores atrativos da Innotrans é a exposição ao ar livre de vagões e até trens de alta velocidade, que são exibidos em pátio com 3.500 metros de trilhos.

*Com informações da Semob-DF
Fonte: Agenda Capital

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Nova faixa exclusiva para ônibus em Taboão da Serra na antiga BR 116 começa a operar

Os munícipes de Taboão da Serra que utilizam o transporte coletivo já contam com uma novidade na Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga BR 116): a faixa exclusiva de ônibus. A medida do Governo Municipal visa agilizar o trajeto nos transportes públicos municipais e reduzir o tempo das viagens em pelo menos 15 minutos.

A novidade começou a funcionar esta semana no sentido Norte (São Paulo) e é válida de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. No sentido Sul (Curitiba) será implantada nos próximos dias e o funcionamento será também de segunda a sexta-feira, porém, das 17h às 20h.

“Essa faixa, junto com as intervenções, novos acessos e conexões que realizamos na nova avenida garantirão ainda mais agilidade nos deslocamentos”, declarou o prefeito Aprígio.

Neste primeiro momento, os ônibus Circulares já podem utilizar a faixa exclusiva de ônibus e, posteriormente, as linhas intermunicipais também se beneficiarão.

“Nós esperamos que essa ação consiga melhorar em pelo menos 15 minutos o deslocamento dos trabalhadores na chegada e na saída do município. Esse é o Governo Aprígio, o Governo da Reconstrução”, destacou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei Santos.

De acordo com a Prefeitura, a Avenida Aprígio Bezerra da Silva é a segunda via de Taboão da Serra a receber uma faixa exclusiva para ônibus, a primeira via foi a Estrada Kizaemon Takeuti.

Informações: O Taboanense

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