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Maceió vai ganhar corredor de ônibus BRT para atender 600 mil usuários
quinta-feira, 8 de setembro de 2022Maceió vai ganhar um corredor de ônibus BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), conforme anunciou o prefeito JHC, na tarde de segunda-feira (5). A instalação deste serviço de transporte, que é uma realidade em grandes cidades do país, será a maior obra de mobilidade urbana que a prefeitura vai entregar aos maceioenses.
O serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital. Serão instaladas 22 estações ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade.
A gestão firmou contrato em agosto com a confiável empresa de consultoria, que projetou os melhores BRTs do Brasil, a exemplo do município de Sorocaba, no interior de São Paulo, que tem 96% de aprovação dos usuários. Até o mês de abril de 2023, a previsão é de que o projeto executivo seja entregue, que é um pré-requisito para que as intervenções sejam iniciadas.
“Estamos melhorando e muito a capacidade do nosso sistema de transporte, estimulando que tenhamos mais usuários e a confiança do transporte de massa. Este é o caminho no mundo inteiro. Se tivermos transporte com conforto, rapidez, sem dúvidas alguma teremos um aumento no número de usuários. O BRT garante uma viagem tranquila e mais confortável”, destacou o prefeito JHC.
De acordo com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, os ônibus do BRT circularão nas faixas da esquerda, que serão devidamente pavimentadas em concreto. O usuário passará o cartão ao entrar na estação e não mais nos coletivos, ganhando tempo no embarque e desembarque, a serem feitos por qualquer porta do veículo.
A previsão é de que a operação conte com ônibus neste corredor de 3 em 3 minutos nos horários de pico. Os estudos que estão sendo feitos indicam a possibilidade de integração com o transporte intermunicipal em tarifa única.
“Será uma obra de grande impacto e que fará uma enorme diferença no dia a dia das pessoas. O que se vê agora é superposição de linhas ao longo do principal corredor de transportes da capital. São linhas que coletam pessoas ao longo do eixo viário, que fazem com que a operação fique mais cara, o que impacta diretamente no valor da passagem e deixa a viagem mais longa”, resumiu André Costa.
Ele acrescentou que, na prática, os coletivos do transporte público deixarão de circular no novo corredor. As linhas terão trechos mais curtos, saindo dos bairros para deixar os passageiros na estação mais próxima do BRT. Em seguida, retornarão às localidades de origem.
“A proposta é que os passageiros tenham mais opções para circular dentro dos bairros onde residem, com viagens mais curtas. Uma vez na estação do BRT, o usuário terá uma operação mais rápida”, garante o superintendente da SMTT.
“A ideia de se implantar o BRT é muito interessante para Maceió. Acredito que vamos conseguir reduzir o tempo de percurso de viagem do passageiro. Os ônibus do transporte público terão uma melhor qualidade. Agradeço ao prefeito e ao superintendente da SMTT por priorizarem o transporte, que representa muito para a população. Todos anseiam por melhor qualidade, velocidade, segurança e, com estes investimentos, Maceió só tem a ganhar”, afirmou Guilherme Borges, presidente do Sinturb-Mac (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Maceió).
Informações: Prefeitura de Maceió
Postado por Meu Transporte às 08:40 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Licitação que prevê ar-condicionado nos ônibus de Belém é suspensa
Aguardadas com ansiedade pelos passageiros que utilizam diariamente as linhas de ônibus da capital paraense, as melhorias no sistema de transporte público de Belém deram seu primeiro passo com a publicação do edital de licitação, feita nas últimas semanas.
Porém, nesta terça-feira (6), foi suspensa a licitação do transporte público de Belém, a qual prevê, a concessão de linhas e do sistema de BRT da capital paraense a empresas e consórcios, além de outras melhorias no próprio transporte, como a compra de veículos equipados com ar-condicionado, uma demanda histórica dos usuários.
A suspensão foi anunciada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça. O certame estava marcado para ocorrer na próxima segunda-feira (12), às 9h, porém, agora, uma nova data segue indefinida.
O motivo para o adiamento da licitação só foi divulgado horas depois pela Prefeitura, a qual alega que “o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) apresentou questionamentos técnicos, os quais requerem a apreciação da área técnica competente”.
Em nota, a Prefeitura justifica a decisão, dizendo ser “prevista e muito comum” a apresentação de questionamentos e impugnações por parte dos interessados até o prazo final estabelecido por lei, no caso, cinco dias anteriores à data de abertura do certame.
“Os devidos esclarecimentos e possíveis ajustes, diante da complexidade do tema e do exíguo tempo necessário para respostas, se feitos em data muito próxima do dia marcado, 12 de setembro, para abertura das propostas, poderiam prejudicar a formulação das empresas, nesse caso, sendo indicado o adiamento do certame”, explica a nota.
A Prefeitura de Belém informou, ainda, que uma nova data para o relançamento e recebimento de propostas para a licitação será definida em consenso com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O Setransbel se posicionou sobre a afirmação da gestão municipal, informando que a alegação não procede. "Na semana passada, o Setransbel solicitou à Comissão de Licitação alguns esclarecimentos a itens do edital, o que é praxe na administração pública em certames licitatórios. Não houve recurso ou impugnação, apenas Pedido de Esclarecimentos, os quais não foram respondidos pela Comissão até o presente momento, e não tem, nos termos da lei, o condão de suspender o processo licitatório”, pontua.
LICITAÇÃO
O aviso de licitação para a concessão do transporte público de passageiros de Belém foi publicado no dia 5 de agosto e ocorreria na modalidade de menor proposta de valor tarifário.
Desde então, foi publicado o edital do certame, o qual prevê diversas mudanças e melhorias no sistema e nos coletivos da capital, entre elas a obrigatoriedade de 20% da frota ser equipada com ar-condicionado nos próximos dois anos após a assinatura do contrato de concessão.
Outras mudanças trazidas pela licitação seria a instalação de um sistema de informações sobre os itinerários aos usuários, o que diminuiria o tempo de espera nas paradas, além da adição de câmeras e sistemas de rastreamento dos ônibus para fiscalização do cumprimento dos horários pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Outra novidade prevista é a manutenção e exploração do sistema BRT (Bus Rapid Transit) e de suas estações e terminais pela empresa ou consórcio vencedor do processo licitatório.
Vale lembrar que, hoje em dia, o sistema de transporte público de Belém é operado por meio de Ordem de Serviço, o que não garante nenhuma obrigatoriedade quanto a melhorias na operação por parte das empresas, as quais tem, como única fonte de lucro, o valor cobrado nas tarifas, fixado atualmente em R$ 4,00.
Informações: DOL
Postado por Meu Transporte às 08:31 0 comentários
Marcadores: Pará
Empresa contratada para construir BRT em Mato Grosso dá consultoria para o VLT da Bahia
A empresa Nova Engevix S/A, que lidera o Consórcio BRT Cuiabá, contratado pelo governo do estado por R$ 468 milhões, firmou em 2019 um contrato no valor de R$ 12,3 milhões para fornecer serviço de consultoria ao sistema VLT/Monotrilho de Salvador, capital da Bahia.
O contrato foi firmado em setembro de 2019 com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) pelo valor de R$ 12.300.893,43.
Além da Engevix também faz parte do consórcio a empresa RK Engenharia e Consultoria Ltda.
Na Bahia, a Engevix foi contratada para oferecer consultoria de certificação da implantação do VLT/Monotrilho, que vai ligar Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana.
O projeto do VLT de Salvador terá capacidade para 150.000 passageiros por dia, proporcionando transporte contínuo para a cidade de 2,9 milhões de habitantes, de acordo com o comunicado. O modal metropolitano será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica.
O investimento iniclal do projeto é de R$ 2 bilhões e o Governo da Bahia previu a geração de mais de 5 mil empregos ao longo de toda a construção.
As obras são realizadas pela Concessionária Skyrail Bahia, composto pelas empresas BYD (China) e Metrogreen, que será responsável pela implantação e operação do sistema, através de Parceria Público-Privada (PPP) com o governo do Estado da Bahia.
“Com o VLT, a população suburbana terá um meio de transporte rápido e confortável que também abre espaço para o desenvolvimento da cidade. Novos negócios serão desenvolvidos e atrairemos empresas para a construção de instalações comerciais, residenciais, de lazer e de geração de empregos. A partir de um novo sistema de transporte, também teremos oportunidades de crescimento”, disse o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, quando lançou o projeto em 2019.
Há um ano, uma linha de trem que ligava a capital à região metropolitana baiana foi desativada para a implementação do VLT. Mas, com as obras atrasadas, a população está revoltada.
Informações: Isso é Notícia
Postado por Meu Transporte às 08:27 0 comentários
Marcadores: Bahia, Mato Grosso, VLT
Edital de privatização do metrô de BH pode sair em setembro
domingo, 28 de agosto de 2022
Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fernando Marcato, o projeto está em ajustes finais e deve ser publicado em setembro. O cronograma prevê que o leilão deve ocorrer cerca de 90 dias depois. Com isso, está previsto para dezembro.
As empresas interessadas em assumir a gestão do metrô da capital devem aguardar a publicação do edital para entender detalhes do projeto e elaborar as propostas.
O secretário disse estar otimista. “São projetos desafiadores, sobretudo no setor de infraestrutura com juros alto. A questão da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia (afetaram as economias). Mas temos mapeado alguns investidores”.
O que prevê a privatização
A empresa vencedora da licitação deve se comprometer a revitalizar a linha 1 e a construir a linha 2 do metrô de BH. O primeiro ano de concessão deve ser destinado à elaboração desses projetos.
A partir do segundo ano, segundo Fernando Marcato, a revitalização da linha 1 deve ter início. Um dos pontos é a atualização dos trens. Atualmente, o sistema conta com 35. A maioria deles (25) roda desde 1981. Outros 10 operam desde 2012.
Também está prevista a ampliação de um quilômetro da linha, que ganhará uma nova parada: a estação Novo Eldorado. Atualmente a linha 1 conta com 28,1 km e 19 estações.
Em relação à linha 2, o metrô ligará os bairros Calafate e Barreiro (10,5 km de vias e sete novas estações). Essa linha tem previsão de entrar em operação no sexto ano de concessão.
Investimento
O projeto de privatização do metrô de BH prevê investimento de R$ 3,8 bilhões. O governo federal será o principal financiador, com aporte de R$ 2,8 bilhões.
O governo de Minas, com recursos provenientes do acordo firmado com a mineradora Vale pela reparação do rompimento da barragem em Brumadinho, vai arcar com R$ 430 milhões. A quantia restante será de responsabilidade da empresa vencedora do leilão.
Informações: Hoje em Dia
Postado por Meu Transporte às 20:49 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
Em Porto Alegre, Mais 150 viagens são adicionadas ao transporte coletivo
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), promove a ampliação de oferta de horários a partir deste sábado, dia 27.
A 15ª etapa do Programa de Reestruturação do Transporte: Mais Transporte terá um incremento de 150 viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi).
MOBILIDADE URBANA
Alterações têm como objetivo restabelecer ligação até o Centro para as linhas Paulinho Azurenha e Caldre Fião
As alterações tiveram como objetivo restabelecer o atendimento até o Centro para as linhas Paulinho Azurenha e Caldre Fião.
Com a reativação das linhas 255, 255.2, 257.2 e 257.6, a linha A257 Alimentadora Paulino Azurenha Caldre Fião, que fazia itinerário semelhante, foi desativada.
Alteração prevista para os sábados a partir de 27/8
- Reativação das linhas 255 Caldre Fião e 255.2 Caldre Fião Paulino Azurenha – 28 viagens ao longo do dia
- Reativação das linhas 257.2 Paulino Azurenha e 257.6 Paulino Azurenha Caldre Fião – 28 viagens ao longo do dia
- Linha 397 Bonsucesso – Acréscimo de 20 viagens
- Linha 398 Pinheiro – Acréscimo de 18 viagens
- Linha 491 Passo Dorneles Vila Safira – Acréscimo de 16 viagens
- Linha 494.4 Rubem Berta Jardim Ypu – Acréscimo de 16 viagens
- Linha 495.1 Manoel Elias Morro Santana – Acréscimo de 14 viagens
Alteração prevista para os domingos a partir de 28/8
- Reativação das linhas 255 Caldre Fião e 255.2 Caldre Fião Paulino Azurenha – 20 viagens ao longo do dia
- Reativação das linhas 257.2 Paulino Azurenha e 257.6 Paulino Azurenha Caldre Fião – 20 viagens ao longo do dia
- Linha 491 Passo Dorneles Vila Safira – Acréscimo de oito viagens
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 20:45 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Alemanha estreia primeiros trens movidos a hidrogênio do mundo
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
Nesta quarta-feira (24) a Alemanha inaugura a primeira frota de trens com passageiros operada com hidrogênio no mundo. O empreendimento conta com 14 veículos que atuam com baixo nível de ruído, enquanto emitem apenas vapor e água condensada.
O sistema de reabastecimento de hidrogênio permite que cada locomotiva percorra um trajeto de 100 quilômetros entre as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervoerde e Buxtehude, no norte do país.
O estado da Baixa Saxônia está investindo mais de 93 milhões de euros no projeto fechado pela subsidiária estatal Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LVNG), a Alstom, construtora dos trens, a Elbe-Weser Railways and Transport Company (EVB), que conduz as máquinas, e a empresa de gás e engenharia Linde.
Desde 2012 a LNVG vinha desenvolvendo alternativas aos mais de 4.000 trens movidos a diesel na região. Hoje, cinco deles serão substituídos pelos novos modelos, sendo os outros nove gradualmente trocados até o final deste ano.
“Não compraremos mais veículos a diesel para fazer ainda mais pela proteção do clima. Também estamos convencidos de que os trens a diesel não serão mais econômicos para operar no futuro. Estamos satisfeitos por termos alcançado mais um marco com nossos parceiros Linde e Alstom, bem como EVB”, explica Carmen Schawabl, porta-voz de gestão da empresa.
Funcionando com apenas um tanque de hidrogênio diário, os veículos contribuem na redução de carga sobre o meio ambiente, levando em conta que um quilo de hidrogênio substitui aproximadamente 4,5 litros de óleo diesel. “A mobilidade livre de emissões é um dos objetivos mais importantes para garantir um futuro sustentável”, diz Henri Poupart-Lafarge, CEO e presidente do conselho da Alstom.
É importante ressaltar que apenas o hidrogênio verde é de fato livre de carbono. Suas moléculas de água são separadas a partir de um processo chamado eletrólise. Inicialmente os trens do projeto serão abastecidos com hidrogênio resultado da produção industrial química.
Porém, a expectativa é que o elemento passe a ser produzido por eletrólise em Bremervörde a partir do terceiro ano, sendo um parque solar ou eólico calculado para esse fim. A medida deve aumentar a proporção de uso de “hidrogênio verde” nos trens inicialmente para 35%.
O grupo alemão, Siemens em parceria com a Deutsche Bahn também conta com um projeto parecido: um trem a hidrogênio com 800 km de autonomia. Em comunicado, as empresas informam que os testes começarão em 2024, com duração de um ano. Martin Schneider, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens Energy, elucida que o processo de eletrificação das vias para esse tipo de iniciativa são muito caros:
“Embora muito esteja sendo feito agora para reduzir o custo da eletrificação, ainda custa cerca de 1 a 2 milhões de euros para eletrificar um quilômetro de trilho – e não vale a pena para cerca de 30% das linhas”.
“Agora temos que estabelecer a infraestrutura de hidrogênio correspondente – em outras palavras, criar as condições tecnológicas para produzir e transportar hidrogênio verde de forma econômica. Infelizmente, ainda estamos nos primórdios desse desenvolvimento – e mais uma vez tudo dependerá das decisões corretas que estão sendo tomadas: os formuladores de políticas precisam declarar um compromisso claro, os mercados precisam usar ferramentas inteligentes e, finalmente, a indústria precisa desenvolver as tecnologias necessárias para um futuro movido a hidrogênio”, completa Martin Schneider.
*Com supervisão de Carolina Figueiredo
Informações: CBN
Postado por Meu Transporte às 00:08 0 comentários
Marcadores: M u n d o, Tecnologia Renovável, trem/metrô
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