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Tarifa de ônibus em Niterói é reajustada para R$ 4,45
domingo, 31 de julho de 2022A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói autorizou a revisão nas tarifas de todas as linhas de ônibus da cidade, a partir da zero hora de sábado (30). O índice concedido é inferior à inflação acumulada desde 2019, de 23,82%, período em que não houve reajuste de tarifa em Niterói. Mesmo previsto no contrato de concessão de serviços de transporte público de 2012, o reajuste estava suspenso nos últimos três anos e, agora, a correção de 9,88% visa minorar o impacto da inflação acumulada, agravada pelos reajustes do diesel.
A nova tarifa municipal, a partir da 0h de 30 de julho, será de R$ 4,45. A Secretaria manterá a fiscalização da frota de ônibus no município, com a possibilidade de rastrear os coletivos por aplicativo de celular. Também haverá a ampliação dos pontos de venda do Bilhete Único de Niterói, que permite que o usuário pague menos pela tarifa.
A Prefeitura de Niterói vai criar também o Cartão Arariboia Transporte, para garantir o transporte gratuito a passageiros em situação de extrema pobreza inscritos no CadÚnico e que não recebam o benefício do vale transporte. O projeto está em fase final de elaboração e será enviado à Câmara de Vereadores. O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, destacou que o momento de crise é pauta inclusive na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que discute atualmente um modelo nacional de subsídios para o setor. E que Niterói pretende focar na concessão do subsídio da tarifa para as pessoas que mais precisam.
"Niterói congelou os preços das tarifas de ônibus nos últimos três anos, mas o descontrole do Governo Federal sobre a política de combustíveis e a disparada do preço do diesel, que teve aumento de 95% no último ano, tornou impossível manter as tarifas congeladas. Com a criação do Cartão Arariboia Transporte, será possível proteger as famílias mais pobres da cidade, que terão direito a tarifa zero no transporte", explicou o secretário.
A Secretaria de Urbanismo e Mobilidade determinou que as empresas retomem imediatamente a frequência normal da frota nas linhas da cidade. Além disso, deverão ser ampliados os investimentos em tecnologia, que preveem a instalação de QR Codes nos pontos com integração em aplicativo, para que os usuários possam fazer o rastreamento dos ônibus em tempo real. A Secretaria também está contratando um estudo de reequilíbrio financeiro do sistema, que definirá, de forma transparente, os custos operacionais e a tarifa técnica das linhas operantes.
Descontos para o usuário - Utilizando o Bilhete Único de Niterói, os passageiros de linhas municipais pagam apenas uma tarifa para usar dois ônibus municipais em sequência, dentro do intervalo de uma hora entre o primeiro e o segundo embarque.
Uma pesquisa feita com mais de 3 mil passageiros de ônibus e análise das informações geradas pelo sistema de bilhetagem digital dos ônibus municipais de Niterói mostraram que pelo menos um terço dos passageiros desconhece os benefícios tarifários do Bilhete Único Niterói, que permite economizar no preço da passagem.
A Prefeitura de Niterói mantém ainda um modelo de integração entre os ônibus municipais e as barcas, que garante um desconto de R$ 4 para o passageiro que pegar um ônibus municipal e depois a barca. O subsídio faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável e tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público. O município subsidia ainda as passagens para os alunos da rede pública de ensino e para os beneficiários do Vale Social.
Por determinação da Prefeitura, os consórcios deverão aprimorar a comunicação direta com o passageiro e a oferta de produtos que facilitem a experiência no transporte público. Entre as ações previstas ou já implementadas, estão: o acesso 24 horas aos equipamentos de recarga instalados na loja que funciona no Terminal Roberto Silveira; a instalação de novas máquinas de recarga em estações e pontos movimentados; e a divulgação contínua de todos os serviços on-line já disponibilizados pelo site e pelos aplicativos gratuitos Riocard Mais e Cartão Digital, que permite o uso do celular para o pagamento da passagem de ônibus.
Informações: O Dia
Postado por Meu Transporte às 22:10 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, Tarifas
Next Mobilidade recebe novos ônibus seletivos
A Next Mobilidade, empresa que opera o transporte intermunicipal no ABC Paulista, está recebendo um novo lote de novos ônibus 0km. Desta vez, os veículos vêm para compor a frota de ônibus rodoviários da empresa. A conclusão da produção das unidades ocorreu há alguns dias.
Os novos ônibus que a empresa está recebendo são do modelo El Buss FT, fabricado pela Busscar. Eles estão montados em chassis Mercedes-Benz OF1721L. Os ônibus contam com itens de conforto como ar condicionado e suspensão pneumática. A princípio, a empresa contará com 10 unidades destes veículos.
Eles prestarão serviço em linhas seletivas que ligam as cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo, como a 217, 218 e 314, por exemplo. Atualmente, estas linhas contam com alguns veículos com estes mesmos recursos, que a empresa usava em um serviço executivo de ônibus por aplicativo.
Os ônibus novos irão para as ruas após procedimentos burocráticos como emplacamento e vistorias por parte da EMTU.
Informações: LinhasMetropolitanas
Postado por Meu Transporte às 22:04 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Campinas terá novas linhas de ônibus nas regiões de Viracopos e Vida Nova
Duas novas linhas de ônibus foram criadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e entram em operação a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto: 185 (Aeroporto de Viracopos) e 124 (Terminal Vida Nova / Estrada Friburgo). Também a partir do dia 1º, a linha 127 (Terminal Vida Nova / Parque Aeroporto) terá alterações no itinerário. Os ajustes conjuntos buscam ampliar a eficiência da frota em operação.
A linha 185 (Aeroporto de Viracopos) ligará o bairro Chácara Pouso Alegre ao Aeroporto Internacional de Viracopos, assumindo o trajeto realizado pela 188.1 (Jardim Fernanda / Viracopos), que deixa de operar. Ela circulará em dias úteis e atenderá a pontos de parada no percurso entre a Rua Beija Flor e as avenidas Viracopos e Desembarque. Confira no mapa:
Já a linha 124 (Terminal Vida Nova / Estrada Friburgo) ligará o Terminal Vida Nova ao bairro Friburgo, passando pela Avenida Pedro Degrecci Júnior. Ela substituirá as linhas derivadas 126.2 (Vida Nova I) e a 127.1 (Vida Nova II); e terá operação em dias úteis, sábados, domingos e feriados.
Ainda na região sudoeste de Campinas, a linha 127 terá o trajeto otimizado em benefício dos usuários dos bairros Chácaras Parque Aeroporto e Vila Vitória. Com a alteração, a linha 126.1 (Vida Nova I) também será extinta.
A 127 deixa de circular nas vias Waldemar Silveira, Lídia Martins de Assis, Comendador Emílio Pieri, Elídia Martins, Monsenhor André Elias Kirche, Mário do Carmo Seber e Luis Otávio Sartori Burnier Pessoa de Mello. Esse trajeto segue contemplado pela linha 126 (Terminal Vida Nova). Portanto, a medida elimina sobreposição de atendimento, otimizando a circulação do transporte público na região do Conjunto Habitacional Vida Nova.
Informações aos usuários
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelos aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”, que informam, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto e estão disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS. A Emdec também disponibiliza a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais, no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.
Informações: EMDEC
Postado por Meu Transporte às 22:01 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Scania apresenta novos chassis de ônibus e promete até 10% de economia
quinta-feira, 28 de julho de 2022
A Scania já tem mais de 110 anos de história fornecendo chassis para ônibus. Agora, a empresa preparou o terreno para a nova geração de sua linha K, que atende tal segmento. Disponibilizada a partir de 2023, os novos chassis ficaram mais leves, ganharam mais funcionalidades nos sistemas de segurança e, o mais importante para que os opera, estão até 10% mais econômicos no consumo de combustível.
Os motores também foram alterados. Nessa linha 2023, a Scania oferecerá propulsores de 5 ou 6 cilindros, de 9 ou 13 litros respectivamente. Agora, eles já atendem às normas Proconve P8, equivalente à Euro 6, de emissões de poluentes. Graças a isso, a marca promete 10% a menos de consumo nas aplicações.
A primeira grande novidade da linha 2023 dos Scania K está nos motores. Tanto o 9 litros de cinco cilindros quanto o 13 litros de 6 cilindros agora contam com a tecnologia XPi. É o nome comercial que a marca dá para o sistema de injeção de combustível Common Rail. Com ela pode-se variar a pressão e o tempo de injeção de diesel dentro dos cilindros.
Para atender às novas normas de poluição que entram em vigor no ano que vem, o sistema de escape está utilizando tanto EGR (com Arla 32) quanto SCR, sistema de recirculação de gases. A combinação dos sistemas se presta a reduzir tanto o nível de poluentes quanto a emissão de material particulado na atmosfera.
Além de um chassi mais leve (2% a menos de peso) a nova linha K da Scania também recebeu revisões de transmissão. No caso dos rodoviários, a caixa de câmbio automatizada Opticruise recebeu uma programação e um sistema chamado lay shift. Nele, aplica-se um freio no eixo secundário do câmbio de forma a deixar a redução de marchas mais rápidas. No total, a linha rodoviária ficou em média 8% mais econômica.
Para os urbanos, pode-se optar pela transmissão automática ZF Ecolife 2. Com ela, pode-se utilizar o sistema start/stop, algo que é comum em carros mas não em ônibus. Outra vantagem além da economia de combustível é que o ônibus não emite ruído ou vibrações para os passageiros enquanto está parado. No caso dos urbanos, a Scania promete economia de até 10% no consumo de combustível. Falando em combustível, a Scania permanece oferecendo opções de motorização capazes de rodar com gás natural e biometano.
O motor de 9 litros e cinco cilindros tem duas opções de potência para uso urbano: 280 cv e 142,7 kgfm, ou 320 cv (340 cv no rodoviário) e 163,1 kgfm. Já o motor 13 litros para uso rodoviário tem potências de 370 cv, 410 cv, 450 cv ou 500 cv. O torque varia entre 193,7 kgfm e 260 kgfm. Há opções 4x2, 6x2 e 8x2 (apenas rodoviário), com opções de piso baixo, chassi curto, eixo traseiro com esterço e outras diversas soluções de customização ao gosto do cliente.
A Scania enfatizou que todas as principais fabricantes de carrocerias de ônibus no Brasil, como Marcopolo, Caio e Busscar, já estão montando modelos com os novos chassis da linha K 2023. A marca também está direcionando o chassi 6x2 com carroceria de 15 metros de comprimento e uso urbano para empresas de transportes municipais como alternativa para modelos articulados. Ele oferece capacidade para 130 passageiros, contra 150 do articulado, mas é menor, mais manobrável e tem custos reduzidos na comparação.
A Scania também fez algumas alterações na ergonomia para o motorista. Além de opções de computadores de bordo com tela digital de 4 ou 7 polegadas, algumas funções que eram acionadas por botões no painel passaram para comandos no volante. A coluna de direção também conta com uma variação maior de ajuste e os pedais foram nivelados para evitar a fadiga da perna alternando entre acelerador e freio.
A Scania também dá continuidade ao acréscimo de sistemas de segurança e auxílio à condução. Além de itens como monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, monitor de lateral, assistente de manutenção de faixa e controle de estabilidade. A linha 2023 ainda pode ter controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go.
Informações: Motor1
Postado por Meu Transporte às 23:21 0 comentários
Marcadores: Brasil
Manaus terá 20 novos ônibus em circulação a partir de segunda-feira
A frota de Manaus vai contar com 20 novos ônibus. Os veículos começam a circular a partir de segunda-feira (1º), segundo a prefeitura, que fez a entrega na manhã desta quarta-feira (27).
De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, até 2024, o transporte coletivo de Manaus terá entre 400 e 500 novos ônibus, com ar-condicionado e suspensão pneumática.
Até o momento, a atual gestão entregou 136 novos veículos. A previsão é que, até o final deste ano, mais 60 ônibus, sendo 48 tradicionais e 12 elétricos, sejam incorporados à frota.
“Esses ônibus irão substituir veículos que estão com a sua vida útil finalizada e precária. Estamos renovando a frota gradativamente", afirmou o prefeito.
Conforme o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, os novos veículos serão distribuídos em diferentes linhas da capital, principalmente nas que circulam nos principais corredores.
"Esses ônibus que foram apresentados já estarão em utilização na próxima segunda-feira. Eles serão distribuídos em todas as linhas. Os veículos maiores, de 15 metros, são para os corredores. Já os menores, irão para as linhas alimentadoras, de um modo que a gente vai reforçando todas as linhas da cidade. Também iremos acrescentar esses veículos às linhas que estão precisando de um reforço, disse.
Informações: G1
Postado por Meu Transporte às 23:03 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Metrô de Salvador anuncia Wi-Fi gratuito nas estações
terça-feira, 26 de julho de 2022
A CCR Metrô Bahia anunciou a instalação de uma rede de WI-FI gratuito em todas as estações do Sistema Metroviário em Salvador. O serviço, que ainda está em fase de implantação, oferecerá 10 minutos de navegação gratuita. No primeiro momento, o acesso já está disponível na estação Aeroporto.
De acordo com a concessionária, todas as Estações serão contempladas com o serviço até o final de novembro. O acesso é feito por qualquer aparelho que conecte a internet por meio do WI-FI. Para ter acesso, basta acessar a rede “ConectaBahia”.
O acesso é liberado após um pré-cadastro. Concluída a etapa, serão disponibilizados 10 minutos, podendo ser renovado ao fim de cada tempo. A conexão alcança apenas os pontos de embarque e desembarque, o que não contempla os terminais de ônibus conectados às estações.
Apesar de ter acesso à rede de dados móveis durante todas as viagens, alguns locais do sistema metroviário não tem alcance de sinal, como a estação do Campo da Pólvora.
Informações: iBahia
Postado por Meu Transporte às 22:33 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
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