Trolebus em SP
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Prefeitura de Florianópolis anuncia para setembro licitação de transporte
segunda-feira, 17 de junho de 2013
A prefeitura de Florianópolis anunciou para setembro a abertura de licitação para o transporte público da capital catarinense. A empresa ou consórcio que vencer terá concessão de 20 anos e começará a atuar 30 dias após a assinatura do contrato com a prefeitura municipal. O edital está em fase de elaboração pela Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais.
Após dois dias de paralisação, os trabalhadores do transporte coletivo da Grande Florianópolis decidiram pelo fim da greve, que começou na madrugada de segunda-feira (10). Os ônibus não circularam na região na segunda (10) e na terça (11). A categoria só voltou ao trabalho na manhã da quarta-feira (12).
Com a concorrência pública do transporte coletivo, está prevista a mudança na forma do cálculo tarifário, que atualmente se baseia em um manual próprio, em que o fator determinante para se chegar ao valor da tarifa é o custo. Quando houver a mudança, o cálculo será feito por fluxo de caixa, que trabalha não somente com despesas, mas com a eficiência do sistema.
A licitação prevê ainda um plano de renovação da frota e modernização do sistema. Os veículos terão GPS, possibilitando a informação em tempo real da localização do ônibus e o tempo de chegada aos pontos de embarque e desembarque. “Com a nova licitação quem ganhará é a população que terá um sistema mais eficiente”, afirma o secretário de Transportes, Valmir Piacentini.
O decreto criando a comissão responsável pela elaboração do edital para a licitação do transporte coletivo foi publicado em abril no Diário Oficial da Prefeitura de Florianópolis. A comissão iniciou os trabalhos no dia 15 de abril, com prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 30, para a conclusão do edital.
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Marcadores: Santa Catarina
Linhas de ônibus para os principais pontos turísticos de Brasília
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) apresenta a relação de linhas que passam pelos principais pontos turísticos do DF. As informações servirão de auxílio para aqueles turistas que vierem acompanhar a abertura da Copa das Confederações, neste sábado (15), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Os interessados em conhecer, por exemplo, a Torre de TV podem pegar, entre outras, as linhas 108.4 e 108.5. Já aqueles que desejam visitar o Palácio da Alvorada têm à disposição as linhas 0.104 e 104.2. Todas as quatro linhas citadas saem da Rodoviária do Plano Piloto, região central de Brasília, para os respectivos destinos.
O diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, lembra que aqueles usuários que forem utilizar o transporte público para visitar os pontos turísticos devem ficar atentos no dia do jogo entre Brasil e Japão. “Haverá mudança nos itinerários das linhas que passam pelo Eixo Monumental, onde somente a 108.6 circulará”, explica.
Consulta – Os horários e itinerários podem ser visualizados por meio do www.dftrans.df.gov.br. No site, o usuário deve acessar o banner “Horários dos Ônibus”, à direita.
Para as linhas que circulam pelo Plano Piloto - onde estão grande parte dos pontos turísticos -, foram disponibilizados mapas que indicam aos usuários os locais exatos por onde os ônibus vão passar.
É possível identificar, inclusive, os pontos de parada e os terminais rodoviários. Para isso, os passageiros devem clicar na opção “Mapas Plano Piloto”, que está dentro do banner dos horários.
Informações: DFTrans
Relação de linhas para os pontos
turísticos de Brasília
|
|
Localidade
|
Linhas
|
Biblioteca
Nacional
|
0.104
/ 104.2 / 0.108 / 0.113 / 113.1
|
Catedral
|
0.104
/ 104.2 / 0.108 / 0.113 / 113.1
|
Catedral
Santa Maria dos Militares
|
108.5
|
Centro
de Convenções Ulysses Guimarães
|
108.4
/ 108.5 / 0.113 / 113.1
|
Congresso
Nacional
|
0.104
/ 104.2 / 0.108 / 0.113 / 113.1
|
Jardim
Zoológico
|
154.2
/ 162.1
|
TBV
- Templo da Boa Vontade
|
0.107
/ 107.1
|
Memorial
dos Povos Indígenas
|
108.4
/ 108.5 / 0.113 / 113.1
|
Memorial
JK
|
108.4
/ 108.5 / 0.113 / 113.1
|
Mesquita
Centro Islâmico do Brasil
|
0.116
/ 116.1
|
Museu
da República
|
0.104
/ 104.2 / 0.108 / 0.113 / 113.1
|
Museu
de Arte de Brasília
|
0.104
/ 104.2
|
Museu
de Artes e Tradições do Nordeste
|
0.116
/ 116.1
|
Museu
do Catetinho
|
0.250
|
Palácio
da Alvorada
|
0.104
/ 104.2
|
Palácio
do Buriti
|
108.4
/ 108.5 / 0.113 / 113.1
|
Ponte
JK
|
0.147
/ 0.764
|
Praça
dos Três Poderes
|
0.104
/ 104.2 / 0.108 / 0.113 / 113.1
|
QG
do Exército
|
0.143
|
Santuário
Dom Bosco
|
0.107
/ 107.1
|
Teatro
Nacional
|
0.107
/ 107.1 / 0.113 / 113.1 / 0.116 / 116.1
|
Torre
de TV e Fonte Luminosa
|
108.4
/ 108.5 / 0.113 / 113.1
|
Torre
de TV Digital
|
128.5
|
Postado por Meu Transporte às 19:01 0 comentários
Marcadores: Brasília, Distrito Federal
Tarifa de ônibus fica mais barata nas maiores cidades do Paraná
domingo, 16 de junho de 2013
Os usuários do transporte coletivo de oito das dez maiores cidades do Paraná pagam menos pela passagem de ônibus.
Além de Foz do Iguaçu, onde a passagem baixou R$ 0,05, a tarifa de ônibus custa menos nas cidades de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá e Guarapuava, e nos municípios de São José dos Pinhais e Colombo (que tiveram a passagem reduzida em linhas da região metropolitana). As demais são Curitiba e Paranaguá.
A redução das tarifas é resultado da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), determinada pelo governo estadual, em maio, e da redução de alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o setor, decidida pelo governo federal, em junho.
Mais barata
Em Cascavel, a tarifa será reduzida de R$ 2,60 para R$ 2,50 a partir de 1º de julho. A cidade possui 52 linhas e 142 ônibus que transportam mais de 2 milhões de passageiros por mês.
No município de Londrina, o preço da passagem passou de R$ 2,45 para R$ 2,35. A cidade tem uma frota com 417 ônibus que operam 129 linhas urbanas e transportam 166,5 mil passageiros por dia.
Em Guarapuava, o preço das passagens de ônibus cairá de R$ 2,50 para R$ 2,40. Para o cidadão que usa o cartão eletrônico, a tarifa será de R$ 2,25. Para estudantes, o preço cai de R$ 1,35 para R$ 1,20. Cerca de 25 mil usuários utilizam os 65 ônibus das 51 linhas do transporte coletivo na cidade diariamente.
Na cidade de Maringá a tarifa passa de R$ 2,65 para R$ 2,55 já neste domingo. O município possui 65 linhas, 282 ônibus e atende mais de 3 milhões de usuários todos os meses. Com o preço mais baixo, a prefeitura também fará a integração do transporte com as cidades de Sarandi e Paiçandú.
Ponta Grossa tem 94 linhas e 100 mil usuários por dia. A tarifa vai reduzir de R$ 2,60 para R$ 2,50 para quem usa o bilhete eletrônico e custará R$ 1,25 para estudantes cadastrados.
Na última quarta-feira, o governo estadual anunciou a redução de R$ 0,10 na tarifas de ônibus de 81 linhas metropolitanas gerenciadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Cerca de 3 milhões de usuários de 18 municípios da região metropolitana serão beneficiados.
Além de São José dos Pinhais e Colombo, a redução também vale para Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Almirante Tamandaré, Quatro Barras, Piraquara, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Quitandinha, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Contenda, Agudos do Sul e Curitiba.
Informações: RIC MAIS
Postado por Meu Transporte às 22:18 0 comentários
Marcadores: Paraná
Rio terá a 1ª obra de PPP em mobilidade urbana do país
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, acompanhou a presidente Dilma Rousseff, na assinatura do Termo de Compromisso para implantação da primeira obra de Parceria Público Privado (PPP) em mobilidade urbana do país. A obra será um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas Áreas Central e Portuária do Rio de Janeiro.
O investimento será de R$ 1,164 bilhão, sendo R$ 532 milhões recursos do Ministério das Cidades e R$ 632 milhões de contrapartida da prefeitura do Rio. A assinatura que aconteceu nesta sexta-feira na região portuária do Rio de Janeiro, também teve a participação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do Superintendente Regional da Caixa, Tarcísio Luiz Dalvi. “Esta é uma das obras mais importantes do mundo por causa da sua integração com todos os modais, como o teleférico, as barcas, BRT, metrô e trem. Esta área será uma das mais bonitas deste país”, observou o ministro Aguinaldo Ribeiro.
O ministro garantiu que nunca se investiu tanto no Brasil. As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, no Rio, serão aproximadamente R$ 60 bilhões. “O tema dos investimentos de mobilidade urbana foi retomado. Temos agenda de programação de investimentos toda semana”, afirmou.
A presidenta Dilma Rousseff, na ocasião, falou do entusiasmo de aprovar uma obra como o VLT que “cria um sistema de transporte que será as veias que irão irrigar e ressuscitar a cidade. O sistema que trará as pessoas para o centro”.
Os brasileiros, disse ela, não podem esquecer que este é um país rico. “Nunca duvidem disso. O Brasil mudou. É outro. Um Brasil que investe. Nós não merecemos menos”.
A integração com outros meios de transportes - metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais, teleférico e aeroporto - vai melhorar o trânsito da região central, reduzindo o fluxo de veículos.
A distância média entre as estações é de 400 metros. Cada composição comporta até 450 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha.
O empreendimento será realizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), pelo Consórcio VLT Carioca, formado pelas empresas Actua - CCR, Invepar, OTP - Odebrecht Transportes, Riopar, RATP e Benito Roggio Transporte. A previsão é de que a obra seja concluída em até 36 meses.
Informações: Monitor Mercantil
Postado por Meu Transporte às 21:07 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, VLT
Em São Paulo, Frota de ônibus encolhe, mas número de passageiros cresce 80% em 8 anos
Nos últimos oito anos, o número de passageiros transportados nos ônibus paulistanos disparou, mas a frota total de coletivos diminuiu no mesmo período. Dessa maneira, mesmo com um aumento real de 30% no valor arrecadado nas catracas desde 2004, cada ônibus passou a transportar cerca de 80% mais passageiros em 2012.
O atual contrato de concessão do transporte coletivo na cidade foi assinado em 2004, na gestão de Marta Suplicy (PT). Naquele ano, 1,6 bilhão de passageiros foram transportados nos ônibus da capital - total contabilizado cada vez que alguém gira uma catraca de algum coletivo. Esse número disparou nos anos seguintes, principalmente após a adoção do bilhete único, que passou a permitir conexões gratuitas dentro de um certo período de tempo. Em 2012, os passageiros transportados chegaram a 2,9 bilhões.
No mesmo período, o valor arrecadado com o pagamento de passagens passou de R$ 3,3 bilhões - valor já corrigido pela inflação no período - para R$ 4,5 bilhões. Entretanto, a quantidade de ônibus circulando na cidade diminuiu ligeiramente em vez de crescer. Hoje, são 13,9 mil coletivos, ante 14,1 mil em 2004. O número total de viagens feitas pelos ônibus também teve uma ligeira queda no período, passando de 200 mil para 193 mil por dia útil. Ou seja: é mais gente sendo transportada pagando um valor mais caro, mas em menos ônibus e em menos viagens.
Os números são da própria Secretaria Municipal de Transportes e foram compilados pela reportagem. Como revelam uma queda de conforto no sistema, eles ajudam a entender por que grande parte da população de São Paulo critica a qualidade do transporte coletivo na capital, bandeira que virou tema de protestos nas últimas semanas.
Eficiência. Uma das explicações para que o aumento da arrecadação não ter se traduzido em mais ônibus é a alta de custos do sistema, segundo especialistas. Isso aconteceu por dois motivos. "Em primeiro lugar, a inflação setorial é maior que a inflação ao consumidor amplo. Além disso, há um aumento da ineficiência do sistema nesse período", afirma o assessor técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho.
Esse crescimento na ineficiência está ligado à piora do trânsito na cidade ao longo dos últimos anos. Dos dez últimos recordes de congestionamentos registrados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), oito ocorreram de 2008 para cá. "Como a economia melhorou, é normal que você tenha mais gente usando o transporte público. Mas os ônibus estão fazendo menos viagens, porque ficam parados no congestionamento. Isso aumenta o custo de operação e resulta em uma piora no serviço, mesmo arrecadando mais", diz Bicalho.
A própria Secretaria Municipal de Transportes admite o problema, conforme atesta documento que faz parte da nova licitação da rede de ônibus. "O sobre-custo gerado pelas deseconomias advindas da falta de racionalização do sistema (...) recai sobre os usuários, que sofrem pela ineficiência do sistema, com o aumento dos tempos de viagens. Por outro lado, também são pressionados os custos do sistema, em especial os custos fixos representados pelo custo do capital e do pessoal operacional, além de um aproveitamento ineficiente da infraestrutura instalada", diz o órgão municipal.
A proposta do prefeito Fernando Haddad (PT) para melhorar esse cenário é justamente essa licitação. A ideia é criar 150 km novos corredores de ônibus - o que, segundo a Prefeitura, deverá aumentar a velocidade média dos coletivos nessas vias para 24 km/h - e outros 150 km de faixas exclusivas na direita. Além disso, as linhas seriam reorganizadas de maneira mais eficiente, privilegiando a conexão nos novos terminais e corredores. As concorrências para os ônibus e as vans somam R$ 46,3 bilhões.
Por Rodrigo Burgarelli
Informações: Estadão
Postado por Meu Transporte às 21:05 0 comentários
Marcadores: Pesquisas, Reportagem especial, São Paulo
Em Pernambuco, Edital do corredor da 4ª perimetral do Recife é lançado
A Secretaria das Cidades vai relançar no Diario Oficial, deste sábado, o edital de licitação do corredor da BR-101, no contorno Recife, que corresponde a 4ª perimetral. O edital havia sido lançado em março deste ano, mas foi suspenso a pedido do DNIT. O projeto contempla um corredor nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por ônibus. A liberação do edital ocorre menos de uma semana depois do governador Eduardo Campos pedir ao presidente do órgão mais agilidade na liberação.
Confira a nota encaminhada pelo DNIT à Secretaria das Cidades.
Foi aprovada pelo DNIT, em Brasília, no último dia 11 de junho, por intermédio de sua Diretoria Colegiada, edital de licitação da Restauração do Anel Viário de Recife, obra a ser realizada pelo Governo de Pernambuco, em conformidade com Instrução Normativa do Ministério dos Transportes. Trata-se de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco para revitalizar a BR-101/PE (Anel Viário de Recife), com obras que trarão melhoria para a mobilidade urbana da cidade.
A Obra prevê a Reabilitação do Pavimento, Melhoramento, Adequação da Capacidade e Segurança Rodoviária e Implantação do Sistema de Transporte Rápido de ônibus – TRO/BRT, tendo como interveniente executora a Secretaria das Cidades de Pernambuco.
Enquanto não são iniciadas as obras de revitalização, o DNIT mantém um contrato de Conservação, do tipo tapa-buracos, que é o serviço recomendado e economicamente viável, antecedendo a um obra que vai atuar na estrutura do pavimento, garantindo nova vida útil ao leito estradal.
Com informações do blog Mobilidade Urbana
Postado por Meu Transporte às 21:05 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
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