Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O projeto para concessão e construção da Fase 1 da Linha 16-Violeta, que ligará Aricanduva a Oscar Freire em 30 minutos, foi aceito, nesta t...
-
O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste s...
-
A Secretaria de Mobilidade iniciou, nesta quinta-feira (26), os testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros em Salvador. Com capac...
-
A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Transportes, publicou nesta sexta-feira (27) um decreto que determina a g...
-
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (25), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reto...
-
Um projeto de lei proíbe a acumulação de cargos de motorista de ônibus e de cobrador. A proposta estabelece pena de detenção de seis meses e...
-
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser...
-
O transporte público coletivo do DF receberá mais uma remessa de 90 ônibus novos. Dos 377 ônibus previstos para a renovação da frota da empr...
-
Quem costuma pegar a linha 220 (Terminal Campo Grande) vai poder testar o ônibus elétrico da frota, que começa a operar na próxima terça-fei...
-
A CBTU João Pessoa anunciou uma nova grade horária para operação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Novo horário, com mais opções de v...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Mobilidade urbana muda perfil de Vitória e traz melhorias ao transporte coletivo
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
A Prefeitura de Vitória vai incorporar tarefas do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e mudar o perfil da capital. Lançado pelo governo do Estado, o programa abrange cinco municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
Ao todo, serão 51 ações, entre elas obras viárias, melhorias para o transporte coletivo, implantação do BRT (bus rapid transit) - os corredores exclusivos para ônibus - em 32 quilômetros, além de novos tipos de transportes. Estão previstas obras com entregas programadas para 2013 em diante, com projeção após 2016.
A apresentação do Programa de Mobilidade Metropolitana foi feita nesta terça-feira (19), na Prefeitura de Vitória, com a participação do prefeito Luciano Rezende e de parte do seu secretariado. Ele demonstrou total apoio às intervenções viárias detalhadas pelo secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. O transporte coletivo terá prioridade, sendo uma das iniciativas à integração entre os sistemas municipal e estadual.
BRT
Os corredores exclusivos de ônibus serão implantados, inicialmente, nas áreas do Centro, avenidas Vitória, Serafim Derenzi e Reta da Penha. Os ônibus terão alta capacidade, ar-condicionado e vão garantir rapidez, segurança, pontualidade e conforto para os usuários do sistema.
Por meio de um sistema inteligente com um amplo sistema de comunicação a ser implantado no BRT, os moradores terão acesso a um programa de controle. Isso será semelhante ao que existe atualmente com o Ponto Vitória, onde o interessado acessa um link no site da Prefeitura e fica sabendo o horário da passagem do ônibus. Esse serviço já é considerado um dos melhores do País, com mais de 100 mil acessos registrados.
Postado por Meu Transporte às 20:19 0 comentários
Marcadores: B R T, Espiríto Santo
Novas ciclovias em Belo Horizonte agora terão o aval de ciclista
A BHTrans reconhece os tropeços na implantação de ciclovias na capital, revê os rumos do Pedala BH e promete chegar, sem mais atropelos, a 100 quilômetros de pistas exclusivas para bicicletas, o dobro do que existe hoje, até o fim do ano. Depois de críticas severas ao projeto, a empresa que administra o trânsito na cidade convidou ciclistas para formar um grupo de trabalho e vai construir novas faixas somente com o aval deles. Outro compromisso é readequar as pistas recém-implantadas das ruas Fernandes Tourinho, Rio de Janeiro e São Paulo, que estão fora do padrão recomendado pelo Ministério das Cidades. O trabalho será refeito quando as ruas forem recapeadas.
A construção das três pistas, todas na Região Centro-Sul, no fim do ano passado, desencadeou uma avalanche de críticas ao projeto das ciclovias. Como o Estado de Minas mostrou em novembro, as ciclofaixas, que totalizam 1,4 quilômetro, foram construídas entre o fluxo de veículos e o estacionamento. No trecho da Fernandes Tourinho, na Savassi, a pista é de mão dupla e à esquerda da via, apesar de o ministério estabelecer ciclofaixas à direita e de mão única – a exceção são vias com tráfego abaixo de 30km/h.
As pistas fazem parte de um contrato de R$ 4,3 milhões com uma empreiteira para implantar 69 quilômetros de ciclovias até o primeiro semestre. A BHTrans não informou o valor isolado das três pistas que serão refeitas. “Quando a Sudecap for recapear, faremos todas as readequações nessas ciclovias, que estão sob avaliação dos ciclistas. Elas estão dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro. Mas queremos que sejam seguras para quem usa, se tivermos que refazer para torná-las melhor, é isso que será feito”, afirma a assessora da Diretoria da BHTrans, a arquiteta Eveline Trevisan.
Ela garante que, independentemente das falhas, a sinalização das ciclofaixas teria de ser refeita com o recapeamento. As obras de readequação seguirão o cronograma da Superintendência de Obras da Capital (Sudecap). E a participação dos ciclistas não ficará restrita às ciclovias prontas. “Corrigimos os rumos do Pedala BH pelas críticas que o projeto estava sofrendo dos próprios ciclistas. Agora, são eles que avaliarão os projetos, e a ordem de serviço só será dada com a aprovação deles”, informou Eveline.
Postado por Meu Transporte às 19:49 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Minas Gerais
Em Belém, AMUB inicia cadastramento do Passe Fácil Estudantil 2013
Na sexta-feira (15), as 627 escolas credenciadas no sistema da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) começaram a receber o ofício que determina o prazo de envio da lista dos alunos matriculados no ano letivo 2013. A Amub calcula que até o final do mês de fevereiro todas as instituições, entre públicas e privadas, terão recebido o documento.
O cadastro é o ponto de partida para a atualização do sistema de Passe Fácil Estudantil, que garante pagamento de meia passagem no transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém.
A partir do recebimento do ofício, as escolas têm cinco dias para o envio da lista completa com nomes dos alunos que estarão habilitados a receber o benefício da meia passagem em 2013, sejam eles novos ou já integrantes do sistema. As escolas ficam responsáveis por ceder os dados corretos de todos os estudantes matriculados no ano vigente, por meio do site www.passefacil.com.br, no link 'Acesso Escola'.
O sistema tem até uma semana para reconhecer os nomes aptos a receber o benefício pela primeira vez ou inserir os novos beneficiários. Ao todo, 500 mil estudantes em Belém e distritos possuem o direito de usufruir do benefício da meia passagem.
Primeira via - Em 2013 a Amub estima que 50 mil novos estudantes devem retirar pela primeira vez o Passe Fácil Estudantil. A idade mínima para solicitar a primeira via da meia passagem é aos sete anos.
O primeiro passo é verificar se a escola onde o aluno estuda já enviou a relação de matriculados, para então comparecer ao posto de atendimento no Mercado de São Brás, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h. É necessário levar identidade ou certidão de nascimento (cópia e original), comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes. O cartão de Passe Fácil Estudantil é emitido no prazo de 30 dias.
Aqueles que já possuem o cartão continuam a usufruir o benefício da meia passagem automaticamente, desde que esteja matriculado em escola credenciada. Mesmo no caso de transferência de matricula, o nome continua no sistema, que mantém a validade do cartão.
Os cancelamentos também ocorrem automaticamente a partir do momento em que o nome do estudante não constar mais em nenhuma lista de matrícula. A previsão é de que até junho todos os que não estiverem matriculados tenham seus cartões desativados.
O aluno regularmente matriculado que não tenha o nome inserido no benefício ou que tenha sido desligado do sistema, deve primeiramente procurar a diretoria da própria escola para verificar se os dados de matrícula foram enviados corretamente, e só depois se dirigir ao posto de São Brás para providências.
A escola tem autonomia para fazer os ajustes necessários em qualquer período do ano letivo e nenhum aluno matriculado perderá o direito assegurado.
Postado por Meu Transporte às 19:26 0 comentários
Marcadores: Pará
Tarifa de ônibus de Fortaleza volta a ser R$ 2,20
A passagem de ônibus em Fortaleza sofreu a sétima modificação em dois meses. Somente ontem, foram três vezes, até o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Hortênsio Augusto Pires Nogueira, julgar o mérito da ação e proferir sentença a favor da tarifa de R$ 2,20. Portanto, segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a nova tarifa será cobrada a partir da zero hora de amanhã (22).
Até a noite de ontem, a Prefeitura de Fortaleza informou que ainda não havia sido notificada oficialmente sobre o aumento da passagem, e que deverá se pronunciar somente após o aviso. Há a possibilidade de recurso tanto no Tribunal de Justiça do Estado quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Sobre as outras duas mudanças durante o dia de ontem, a primeira, que aumentava a tarifa, foi proferida pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Foi concedida liminar ao Sindiônibus, em resposta ao mandado de segurança impetrado no TJ.
A argumentação do magistrado versa que a "manutenção do preço da passagem poderá trazer prejuízos irreparáveis para as empresas, com reflexos na qualidade do serviço", justificando o primeiro aumento ontem.
Porém, a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará e a Corregedoria-Geral da Justiça decidiram suspender a execução de qualquer despacho proferido pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus durante as suas férias, que vão até o dia 14 de março.
Assim, na segunda mudança de ontem, a passagem voltou a cair para R$ 2,00, o que depois foi alterado após a terceira decisão, emitida pelo juiz da 1º Vara que concedeu o aumento.
Sobre a questão, no que tange o respeito ao consumidor, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB-secção Ceará), Ricardo Bacelar, acredita que a posição deva ser de prudência em relação ao exame da matéria, levando em consideração o interesse do bem comum.
"Infelizmente, a disputa judicial em curso é muito acirrada e está gerando uma grande situação de insegurança na população que utiliza o serviço de transporte público urbano", analisou Ricardo Bacelar.
Histórico
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, havia assinado o decreto que revogava o aumento da passagem na última sexta-feira (15) e, no sábado (16), os usuários de transporte coletivo voltaram a pagar R$ 2,00 a inteira e R$ 1,00 a meia.
As variações de preços têm sido constantes desde dezembro, quando a tarifa subiu R$ 0,25. Neste período, a passagem já mudou cinco vezes.
A confusão envolvendo o Sindiônibus e a Prefeitura de Fortaleza começou no dia 4 de dezembro de 2012, quando o Sindicato entrou com uma ação contra a Prefeitura, mas veio à tona, em 10 de dezembro, quando foi anunciado o aumento do valor da passagem para R$ 2,25.
Já no dia 12 de dezembro, a Prefeitura conseguiu derrubar na Justiça a liminar, e a passagem voltou a R$ 2,00 a zero hora do dia seguinte. Naquela ocasião, o superintendente técnico do Sindiônibus, Pessoa Neto, definiu a situação como "um litígio que está começando agora". À época, o Sindicato afirmou que as empresas estavam perdendo cerca de R$ 200 mil por dia com o valor "defasado".
No primeiro dia de 2013, veio outra reviravolta: tornou-se público que a ex-prefeita Luizianne Lins havia assinado um decreto em que, a partir do dia 11 de janeiro, a passagem sofreria novo aumento: R$ 2,20 fora o valor aprovado pela então gestora.
No dia 9 de fevereiro, a nova gestão conseguiu que o TJ revogasse o aumento da tarifa em caráter liminar. Novamente, o fortalezense voltava a pagar R$ 2,00 pela tarifa de ônibus.
Sindicato diz estar em meio a embate
Em meio ao impasse sobre o reajuste da passagem de ônibus, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, coloca-se no centro de um embate político envolvendo as gestões Luizianne Lins e Roberto Cláudio. "Essa situação foi uma delicadeza que aconteceu no momento da transição política, em que um decreto foi assinado na gestão anterior (de Luizianne Lins) mas com seus efeitos se fazendo valer na atual gestão (Roberto Cláudio). Virou um embate político, e a gente acabou ficando pelo meio, tendo todo este efeito ´vai e volta´, essa insegurança", reclamou.
O presidente do Sindiônibus também culpou os investimentos que o contrato com a Prefeitura exige das empresas como responsáveis pela necessidade do aumento da tarifa. "Todos os investimentos estão avançando. Temos investimentos a curto prazo em tecnologia para atender o bilhete único, e o principal investimento, em frota". Ele lembra, ainda, que a instituição tem obrigação contratual de fazer com que os consórcios tenham frota com idade média superior a 4 anos e meio, o que ele diz ser o investimento mais pesado.
Em entrevista coletiva, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, chegou a dizer que manter a tarifa em R$ 2,00 era "insustentável" por conta das mudanças econômicas do País. Ele citou os aumentos da gasolina e do salário mínimo como pilares para fortificar o argumento. Além disso, ele informa que está previsto para maio uma rodada de negociações salariais com funcionários.
Internautas
Enquanto as decisões sobre o reajuste eram alteradas, centenas de pessoas repercutiam o assunto. Na rede social Facebook, ganhou mais de 200 compartilhamentos, além de comentários, a notícia publicada na página do Diário do Nordeste. Os usuários pediam uma definição, exigiam mais respeito e teciam críticas em relação ao impasse que, segundo eles, prejudica o povo.
Muitos ironizaram a questão. Valdenia Bezerra, por exemplo, questionou: "Isto foi a grande piada do dia, foi? Três decisões em um só dia !" Já Júnior Facundo sugere que "deviam dar era passe livre enquanto não resolvessem essa peleja".
Postado por Meu Transporte às 19:17 0 comentários
Marcadores: Ceára
No Recife, Licitação em andamento obrigará das empresas ônibus articulados em algumas linhas
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Usuários de algumas linhas de ônibus do Recife tem o que comemorar com a licitação das linhas que se encontra em andamento no Estado, pois linhas como: PE-15/Afogados, TI Aeroporto/Afogados, TI Macaxeira/Parnamirim e as linhas circulares que operam no centro do Recife deixarão de operar com ônibus convencionais e passarão a operar com ônibus articulados e com ar condicionado, um grande ganho na qualidade dos serviços, pois essas linhas são alvos de reclamações devido principalmente na questão de superlotação.
Um grande exemplo é em relação as linhas circulares, que hoje atendem a uma grande demanda de usuários, essas linhas estratégicas não oferecem nenhuma condição confortável aos usuários devido aos coletivos serem pequenos, e no momento não tem como mudar, para se ter uma idéia, os terminais Integrados do Recife e Joana Bezerra no horário de pico da manhã vivem lotados e os ônibus que chegam não conseguem diminuir as filas, visto a grande quantidade de usuários que descem do metrô.
Para muitos usuários, não era o momento de tirar as linhas de algumas comunidades do centro da cidade, pois não há estrutura suficiente para receber tantos usuários, tanto é que os terminais estão sendo reformados agora.
Pegava um ônibus e chegava no terminal Cais de Santa Rita direto, agora tenho que pegar 03 transportes para o mesmo trajeto, pra mim foi horrível, disse ele apontando para a fila, disse, Júlio Santana – morador do bairro do Jordão.
De fato ainda há muito a ser feito para ganhar o apoio dos usuários e a chegada desses novos ônibus após a licitação, juntamente com uma melhor estrutura nos terminais vai melhorar a situação dos usuários.
Espera-se que já no final do ano, estas linhas já estejam em operação com essas novidades.
Ônibus articulados |
Com a circulação desses futuros ônibus, os usuários do sistema de transporte coletivo de Recife e região metropolitana terão mais conforto, qualidade e segurança, com deslocamentos mais rápidos em veículos com maior capacidade de passageiros e que dispõem da mais completa tecnologia.
Informações: Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 20:30 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Abaixo-assinado pede que Metrô de São Paulo funcione 24h
Com a Lei Seca ainda mais rigorosa, a falta de ônibus e o alto preço de táxis, sair à noite em São Paulo virou um desafio para quem mora longe da balada. Para tornar a volta para casa — tanto de quem sai quanto de quem trabalha à noite — mais fácil, um abaixo-assinado virtual pede que o Metrô de São Paulo passe a funcionar 24h, como acontece em Nova York.
No texto, o autor salienta o apoio à fiscalização da Lei Seca, mas argumenta que é preciso uma alternativa de transporte à noite na cidade. Atualmente, o Metrô funciona até às 00h30 em dias de semana e até à 1h na madrugada de sábado para domingo. Para pressionar o governo estadual para ampliar o funcionamento do sistema, o grupo tenta conseguir 100 mil assinaturas.
Postado por Meu Transporte às 19:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Assinar:
Postagens (Atom)