Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
A Caio, fabricante de ônibus urbanos, produziu 10 unidades do modelo Apache Vip V - campeão de vendas, para a Movili Transportes do grupo Vi...
-
Dando sequência ao projeto de reestruturação dos seis terminais e 19 estações da Nova Anhanguera, o Governo de Goiás realizou nesta segunda-...
-
A superintêndencia de transportes de salvador dá bons exemplos quanto a organização, pois em seu site é disponibilizado os horários de ...
-
A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, adquiriu 150 unidades do Apache Vip V, o ônibus urbano mais vendido do Brasil. Até o momento, 90 v...
-
A Prefeitura de Belo Horizonte estar realizando obras de manutenção no pilar do Viaduto Oscar Niemeyer, que serão realizadas dentro da Estaç...
-
Os motoristas e cobradores da Viação Boa Vista – responsável pelo transporte coletivo metropolitano de três cidades da região metropoli...
-
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre foi escolhido como o melhor do país na opinião dos passageiros. O terminal...
-
Motoristas de ônibus do transporte público urbano de Cuiabá e Várzea Grande vão receber treinamento promovido pelo Departamento Estadual de ...
-
Um clima de insatisfação tomou conta de parte dos motoristas e cobradores de Curitiba e região, depois que o sindicato da categoria fechou u...
-
A prefeitura de Curitiba anunciou novas mudanças no funcionamento da rodoviária em decorrência das obras, carros particulares não tem mais ...
- Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro
- Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda
- Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba
- Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Rodoviária de Salvador oferece 1.800 horários extras no Natal e Ano Novo
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Com o período de Natal e Ano Novo, quando milhares de pessoas deixam Salvador com destino ao interior e a outros estados, a Rodoviária de Salvador oferece 1.800 horários extras, além dos 540 horários regulares operados pelas empresas de ônibus.
A oferta vai atender um público de 320 mil passageiros que devem deixar a capital baiana entre 17 de 31 de dezembro, de acordo com informações da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
Entre os destinos mais procurados, estão as cidades de Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Vitória da Conquista e Juazeiro, além das localidades ao longo da BA-099, Estrada do Coco e Linha Verde, no Litoral Norte, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano.
Para transtornos, a Agerba orienta que os passageiros comprem as passagens antecipadamente e chegam à rodoviária 20 minutos antes do horário marcado.
Durante o período de festas, a Agerba vai realizar fiscalizações em regime de plantão. Para fazer reclamações, os usuários podem procurar os postos localizados nos terminais rodoviários e a Ouvidoria, através do 0800-071-0080.
Postado por Meu Transporte às 15:19 0 comentários
Marcadores: Bahia, Ônibus Interestaduais
Ônibus de São Bernardo do Campo terão rastreamento até junho de 2013
Até junho do ano que vem, todos os ônibus municipais de São Bernardo terão rastreamento por GPS. O objetivo é monitorar a frota para evitar atrasos e identificar em tempo real falhas no sistema. O investimento, feito pela concessionária SBC Trans, será de cerca de R$ 1,2 milhão por ano para manutenção.
A inovação é uma das soluções encontradas pela empresa para reduzir o número de reclamações de usuários. A cidade tem o maior índice de queixas da região, com cerca de 16 por dia. "O GPS irá nos ajudar a melhorar o monitoramento com informações em tempo real sobre velocidade, paradas e distância entre os carros", comenta o gerente de operações da SBC Trans, Nilson Matiolli Dantas.
Hoje, o Centro de Controle Operacional da empresa funciona com informações passadas por motoristas via rádio. "Esse processo ficará mais rápido e preciso. Caso um passageiro ligue para reclamar de uma linha, já saberemos imediatamente a causa do problema e em quanto tempo o ônibus chegará ao local", acrescenta Dantas. A cidade será a quarta da região a utilizar a tecnologia.
Para diminuir os problemas no atendimento aos usuários, a empresa organiza anualmente seminários sobre disciplina para motoristas e cobradores. Todos os cerca de 1.400 funcionários da operação passam pelo curso. "Em caso de reclamação nesse sentido, o empregado passa por uma reciclagem. Caso haja reincidência, será desligado do nosso quadro", garante o gerente.
CORREDORES
Apesar dos investimentos para diminuir o índice de insatisfação dos passageiros, o diretor de operações da companhia, Nelson Borges Ribeiro, acredita que a situação só terá melhora significativa após a inauguração dos 11 corredores de ônibus que serão feitos pela Prefeitura. A previsão é de que as pistas fiquem prontas até 2016. "O viário da cidade não dá preferência para o transporte público. Com tantos congestionamentos, é natural que o ônibus atrase", explica Ribeiro. Segundo o diretor, 75% das 61 linhas municipais passam pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, cujo trânsito é problemático em dias úteis.
Para a construção dos corredores, a Prefeitura assinará financiamento com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 250 milhões - o equivalente a cerca de R$ 500 milhões. Os locais que receberão pista exclusiva para ônibus são Alvarenga, João Firmino, Senador Vergueiro, Faria Lima, Jurubatuba, Montanhão, Ferrazópolis, Rotary, Capitão Casa, Castelo Branco e Galvão Bueno. Também está prevista a criação de três terminais.
Tecnologia já é usada em 3 cidades da região
São Bernardo será a quarta cidade da região a implantar tecnologia de rastreamento por GPS nos ônibus municipais. O sistema já é utilizado em Mauá, São Caetano e Diadema.
Após o início do monitoramento eletrônico, as reclamações de usuários em Diadema tiveram queda significativa, passando de 136 para 73 de janeiro a outubro de 2011 para o mesmo período deste ano - redução de 46,3%. O equipamento começou a ser usado no fim do ano passado, quando as empresas Benfica e Mobibrasil assumiram as linhas da ETCD e da Imigrantes, respectivamente. Com a substituição, 100% da frota foi renovada.
Em Mauá e Diadema, o sistema permite ao usuário ver pela internet a localização do ônibus em tempo real e se programar para o horário do embarque. As duas prefeituras planejam estender o projeto e instalar painéis em pontos estratégicos com informações sobre as linhas.
Na Capital, a SPTrans disponibiliza letreiros eletrônicos em terminais e paradas com grande fluxo de pessoas. Em São Bernardo, a concessionária SBC Trans informa que também existe o projeto para publicação do posicionamento dos veículos na internet, mas ainda não há data prevista para instalação.
Além de proporcionar mais comodidade ao usuário, o GPS também facilita o trabalho de fiscalização por parte das prefeituras.
INTERMUNICIPAIS
Após a licitação do Lote 5 das linhas intermunicipais - que abrange as sete cidades da região -, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também irá implantar o sistema de rastreamento nos veículos. A previsão é de que as propostas dos interessados sejam abertas até a metade de 2013.
Informações: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 14:53 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Primeiro trem do Monotrilho brasileiro começa a ganhar forma no interior de SP
O primeiro trem em sistema monotrilho do Brasil, que irá circular na Linha 15-Prata (Ipiranga - Hospital Cidade Tiradentes) do Metrô de São Paulo a partir do final de 2013, começa a ganhar forma com o início da montagem do terceiro "carro" (vagão) em solo nacional.
Formada por sete carros, a primeira composição está sendo produzida na fábrica da Bombardier no município de Hortolândia, interior de São Paulo. Paralelamente, outro trem, o "protótipo" da frota, está sendo montado na matriz da empresa, em Kingston, no Canadá. Nesse caso, os dois primeiros carros, que já estão em fase final de montagem, deverão iniciar período de testes dinâmicos na linha de testes da fábrica canadense em fevereiro do próximo ano.
Os primeiros carros produzidos no Brasil começarão a passar por testes estáticos no início de 2013. Já a composição inteira, com sete carros e capacidade para 1.000 pessoas, tem previsão de conclusão para abril do próximo ano.
A tecnologia empregada na fabricação do monotrilho se assemelha à utilizada na aeronáutica. Os carros têm peso aproximadamente 30% menor que de um trem convencional, e com desempenho equivalente. Para ter esse resultado, estão sendo utilizados materiais mais leves e resistentes, como o alumínio, estrados de aço carbono e aplicação de "rebites" estruturais no fechamento da caixa ao invés de soldas.
No monotrilho, foram incorporadas inovações tecnológicas já presentes nos novos trens do Metrô, entre as quais se destacam a operação totalmente automática, passagem livre entre carros, ar-condicionado, câmeras de vigilância e baixo nível de ruído. Também estão contemplados itens de acessibilidade, como espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille e dispositivos de emergência de comunicação.
São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h. Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 25,8 km e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje leva mais de duas horas.
O monotrilho é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes na atmosfera e é silencioso. Com recursos de controle totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é muito mais seguro e confiável. Sob a via elevada está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população.
Postado por Meu Transporte às 09:11 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo
Sistema BRT do Rio já nasce com a capacidade esgotada, dizem especialistas
A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio (UFRJ) e vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Fabiana Izaga, avalia que a Transoeste - primeira linha de BRT inaugurada no Rio - está levando urbanização para uma área da cidade que deveria permanecer de proteção ambiental. Com 56 quilômetros de extensão, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, no extremo oeste do Rio.
Para Fabiana, a Transcarioca tem um bom traçado, que une linhas radiais, mas deverá ser inaugurada já com a demanda defasada, tendo serviço de má qualidade. No caso da Transbrasil, a arquiteta avalia que a discussão deveria ser ampliada, porque o BRT vai passar pelo centro do Rio, um patrimônio histórico.
Especialista em transportes da Coppe/UFRJ, Paulo Cezar Ribeiro diz que a opção por BRTs consta do plano apresentado ao Comitê Olímpico Internacional e contribuiu para a escolha da cidade como sede dos Jogos. "Estão fazendo o que foi prometido. Se isso resolve os transportes no Rio, aí é outra questão."
Ele ressalta que o BRT apresenta faixa de demanda que não pode ser ultrapassada - o metrô pode transportar de 60 mil a 80 mil passageiros/hora em cada sentido. Já o BRT, ao redor de 20 mil. "Mas nosso sistema de transporte é tão ruim que qualquer coisa que se fizer, mesmo que não seja ótima, melhora um pouco. O que foi acordado com o COI está sendo atendido, mas, pelo nosso feeling, os BRTs logo terão capacidade esgotada." /F.W.
Postado por Meu Transporte às 09:11 1 comentários
Marcadores: B R T, Especialistas, Rio de Janeiro
Em Campinas, Transporte coletivo facilita acesso aos shoppings
Com a proximidade do Natal, festas de amigo secreto, a lista de presentes vira prioridade. Para facilitar o acesso da população aos shopping centers da cidade, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) divulga as linhas do transporte público coletivo municipal que atendem aos principais locais.
Com a ampliação no horário de abertura do comércio, as linhas com parada nos terminais urbanos no Centro contam com frota reserva, que é acionada conforme necessidade. Já as linhas que atendem aos centros de compras têm o horário estendido, para atender a população e os trabalhadores dos locais.
As dúvidas sobre o transporte público coletivo podem ser esclarecidas pelo telefone da EMDEC, no (19) 3772-1517; ou no site www.emdec.com.br, na seção “Como Chegar”.
Abaixo, confira o endereço dos centros de compras e as linhas que atendem cada um deles.
* Shopping Parque das Bandeiras
O Shopping Parque das Bandeiras fica na Avenida John Boyd Dunlop, 3.900, no Jardim Ipaussurama. O telefone para contato é o (19) 3728-4000.
Confira as linhas que atendem o Parque das Bandeiras:
1.34 – Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.10 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.11 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.12 – Terminal Itajaí (inclusivo)
2.20 – Terminal Campo Grande (inclusivo)
2.21 – Jardim Satélite Íris IV (inclusivo)
2.22 – Jardim Florence (inclusivo)
2.23 – Jardim Satélite Íris III
2.29 – Jardim Florence II (inclusivo)
2.30 – Jardim Ipaussurama / Carrefour Dom Pedro (inclusivo)
* Shopping Parque Dom Pedro
O Shopping Parque Dom Pedro fica na Avenida Guilherme Campos, 500, no Jardim Santa Genebra. O telefone para contato é o (19) 4003-7740.
Linhas no Parque Dom Pedro:
1.16 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
1.71 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
2.10 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.40 – Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
2.44 – Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
3.00 – Sousas / Barão Geraldo
3.07 – Interbairros I
3.08 – Interbairros II
3.38 – Terminal Barão Geraldo / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.71 – Estação Parque Prado (inclusivo)
3.73 – Vila Miguel Vicente Cury / Marquês de Três Rios (inclusivo)
3.77 – Vila Marieta / Shopping Dom Pedro
3.81 – Shopping Iguatemi / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
* Shopping Iguatemi
O Shopping Iguatemi fica na Avenida Iguatemi, 777, na Vila Brandina. O telefone para contato é o (19) 4005-9510.
Linhas no Iguatemi:
1.25 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.11 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.49 – Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos (inclusivo)
2.60 – Nova Aparecida / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.07 – Interbairros I
3.08 – Interbairros II
3.38 – Terminal Barão Geraldo / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.62 – Parque Brasília I / Via Taquaral (inclusivo)
3.78 – Carrefour Valinhos / Shopping Iguatemi
3.81 – Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.83 – Leroy Merlin
3.85 – Shopping Iguatemi / Rodoviária (inclusivo)
* Galleria Shopping
O Galleria Shopping fica na Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5, no Jardim Nilópolis. O telefone para contato é (19) 3766-5300.
Linhas no Galleria:
3.69 – Parque Imperador / Vila 31 de Março (inclusivo)
* Campinas Shopping
O Campinas Shopping fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, no Jardim do Lago. O telefone para contato é o (19) 3727-2300.
Linhas no Campinas Shopping:
1.22 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping (inclusivo)
1.71 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
3.82 – Cambuí / Campinas Shopping
4.16 – Jardim do Lago (inclusivo)
* Shopping Unimart
Já o Shopping Unimart fica na Avenida John Boyd Dunlop, 350, na Chácara da República. O telefone é o (19) 3744-5000.
Linhas no Unimart:
1.16 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
1.34 – Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.10 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.11 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.12 – Terminal Itajaí (inclusivo)
2.20 – Terminal Campo Grande (inclusivo)
2.21 – Jardim Satélite Íris IV (inclusivo)
2.22 – Jardim Florence (inclusivo)
2.23 – Jardim Satélite Íris III
2.29 – Jardim Florence II (inclusivo)
2.30 – Jardim Ipaussurama / Carrefour Dom Pedro (inclusivo)
2.40 – Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro
2.41 – Vila Padre Manoel da Nóbrega I
2.49 – Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos (inclusivo)
3.07 – Interbairros I
3.08 – Interbairros II
* Shopping Prado
O Shopping Prado fica na Avenida Washington Luis, 2.480, no Parque Prado. O telefone para contato é (19) 3271-0147.
Linhas no Shopping Prado:
3.44 – Estação Parque Prado (inclusivo)
3.48 – Vila Marieta / Estação Cidade Judiciária
3.71 – Estação Parque Prado (inclusivo)
3.77 – Vila Marieta / Shopping Dom Pedro
3.78 – Carrefour Valinhos / Shopping Iguatemi
4.08 – Parque Jambeiro (inclusivo)
Informações: EMDEC
Postado por Meu Transporte às 09:11 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Prefeitura de Fortaleza recorre de aumento na passagem de ônibus
A Prefeitura de Fortaleza entrou ontem com pedido de suspensão da liminar que aumentou o valor das tarifas de ônibus em Fortaleza. O caso foi levado ao Tribunal de Justiça (TJ-CE) e, segundo o órgão, tramitará em caráter de urgência. Porém, não houve nova movimentação no processo ontem. Após decisão judicial divulgada segunda-feira, 10, o preço da passagem passou de R$ 2 para R$ 2,25 (inteira) e de R$ 1 para R$ 1,10 (meia).
O procurador geral do Município, Martônio Mont’Alverne, diz que a Prefeitura justifica o recurso com o que está previsto na Lei Municipal nº 8.968, de 14 de setembro de 2005. A lei obriga a divulgação do reajuste das tarifas do transporte público para a população com uma antecedência mínima de dez dias.
Além disso, no pedido de suspensão da liminar, o Município argumenta que foge à gerência do Judiciário decidir sobre a prestação de um serviço municipal, que não há “desequilíbrio” no contrato com as empresas de transporte coletivo e ainda que a liminar “criou uma perturbação na ordem econômica, jurídica e administrativa municipal”.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) rebate dizendo que o texto da Lei Municipal especifica a responsabilidade para o Poder Executivo. Assim, o prazo não seria obrigatório para uma decisão judicial.
Reclamações
Em meio à peleja entre a Prefeitura e o Sindiônibus, boa parte da população embarcou nos ônibus ontem alheia ao aumento da passagem. “Fui pego de surpresa. Antes tinha comunicação e dessa vez foi de repente”, afirma o auxiliar de escritório Antônio Lima, 48 anos. “Se não tivesse dinheiro, como ia fazer? Ia ser um constrangimento”, desabafa a professora Roseane Marques, 42.
A recepcionista Poliane Morais, 37, considera o reajuste injusto “porque não tem melhoria. Os ônibus atrasam e vêm lotados”. Mas houve quem não reclamasse: “Já saí de casa preparado. Achei o reajuste justo porque estava na hora”, opina o pintor Francisco Lima, 61.
No percurso de ônibus feito pela reportagem do O POVO entre os terminais do Conjunto Ceará e do Antônio Bezerra, na manhã de ontem, uma das passageiras não tinha os 25 centavos a mais e, após discutir com o cobrador, pagou apenas R$ 2.
Negociações
A respeito das conversas com as empresas de ônibus sobre o reajuste, o procurador Martônio Mont’Alverne informa que “o Sindiônibus protocolou, em 19 de novembro, o pedido na Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza), e as negociações ainda estavam em andamento”. Mont’Alverne diz que a Prefeitura foi surpreendida com a decisão da Justiça. Lembra ainda que houve redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) no começo deste ano e “não há motivo para majoração”. O PT municipal divulgou, ontem, nota manifestando-se contra o aumento da tarifa.
Superintendente técnico do Sindiônibus, Pessoa Neto contrapôe-se ao procurador. Segundo Neto, pelo contrato assinado entre os cinco consórcios e a Prefeitura, o Município tem que fazer estudo anual de reajuste da tarifa a cada novembro. “Estávamos preocupados de que até aquela data (19/11) a Prefeitura não estaria realizando os estudos. Havia um silêncio absoluto. E decidimos cobrar formalmente.” O Sindiônibus diz que apresentou um estudo apontando que a tarifa deveria ser de R$ 2,27, já levando em conta a redução do ISS. “Sem isso, a tarifa teria um preço superior a R$ 2,30”, afirma.
Questionado se usuários seriam ressarcidos caso a Prefeitura consiga derrubar a liminar, o superintendente do Sindiônibus fala que “o que é cobrado hoje é legal, atendendo decisão judicial.”
ENTENDA A NOTÍCIA
A Prefeitura de Fortaleza entrou ontem com pedido de suspensão da liminar que permitiu o reajuste da tarifa de transporte público. O caso será analisado, em caráter de urgência, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).
Serviços
Para mais informações sobre o transporte público em Fortaleza, você deve entrar em contato com:
Etufor: (85) 3452 9292
Sindiônibus: (85) 4005 0990
Saiba mais
O aumento na passagem de ônibus foi concedido por decisão liminar, na segunda-feira, pelo juiz Hortênsio Augusto Pires Nogueira, da 1ª Vara da Fazenda Pública, atendendo a pedido do Sindiônibus.
Segundo gestores do sindicato, o sistema de transporte urbano municipal opera com prejuízo diário de R$ 200 mil desde 1º/12 - quando deveria ter passado a valer o reajuste anual.
Ainda na segunda, a Prefeitura anunciou, em nota, que iria recorrer da decisão.
Resumo da série
Desde segunda-feira, Dia Internacional de Direitos Humanos, O POVO publicou uma série de reportagens sobre adolescentes em conflito com a lei, desde o custo de cada jovem em centro educacional para o Estado, até experiências de práticas restaurativas. A série chega ao fim hoje.
Informações: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 09:10 0 comentários
Marcadores: Ceára
Assinar:
Postagens (Atom)