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Fortaleza: Empresa de ônibus paralisa 100% das atividades por conta de greve e licitação

sexta-feira, 22 de junho de 2012


Os motoristas de ônibus da empresa Montenegro, situada na Vila Pery, na Capital, paralisaram todas as suas atividades na manhã desta sexta-feira (22). Além do movimento grevista, os manifestantes reclamam que a empresa é uma das oito que irá deixar de operar a partir do dia 1º de julho, por conta da última licitação, assinada no fim do mês de maio.

Os funcionários da empresa afirmam que não sabem como vai ficar sua situação a partir da data e estão acampados na porta da empresa. Todos os ônibus da Montenegro estão estacionados dentro do pátio. Apenas profissionais internos estão trabalhando, a portas fechadas. A Moradores dos bairros Conjunto Esperança, Novo Mondubim, Parque Santa Rosa, Parque São José e Vila Pery, que são atendidos pela empresa, reclamaram da falta de transporte nesta manhã.

Em 19 de abril, a Prefeitura divulgou o resultado final da licitação, que apontou as oito empresas que estarão excluídas do sistema de transporte a partir de julho. Serão elas a Asa Azul, Expresso Timbira, Montenegro, Maratur, São Benedito, São Francisco, São José e Transpessoa.

Em 31 de maio, foram assinados os contratos das empresas Aliança, Auto Viação Fortaleza, Auto Viação São José, Cearense, Dragão do Mar, Fretcar, Maraponga, Rotaexpressa, Santa Cecília, Santa Maria, Siará Grande,  Terra Luz, Vega e Viação Urbana. Estas, continuarão servindo à população de Fortaleza e Região Metropolitana.

Fonte: Diário do Nordeste

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Brasil e Turquia negociam parceria para o trem-bala

A Turquia poderá ser parceira do Brasil na construção do trem-bala que ligará Rio a São Paulo, informou o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, após café da manhã entre Dilma Rousseff e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan.

O projeto do TAV (Trem de Alta Velocidade) nacional, que já teve cronograma adiado várias vezes, terá um custo total superior a R$ 40 bilhões. A primeira fase de licitação está prevista para outubro.

Segundo Patriota, os dois países pretendem elevar o comércio bilateral dos US$ 3 bilhões atuais para US$ 10 bilhões. O ministro não detalhou, contudo, qual seria o prazo para atingir essa meta.

Um dos setores que deve contribuir para esse incremento é o de transportes, onde se incluem trens de alta velocidade, segmento no qual a Turquia tem experiência.
“A ideia é fortalecer a relação entre o Brasil e a Turquia”, afirmou Patriota. Segundo ele, os compromissos bilaterais assumidos no encontro serão detalhados em um documento a ser divulgado ainda nesta manhã.

Além de transportes, os dois países se comprometeram a cooperar no setor de construção de moradias populares. A Turquia, segundo Patriota, tem uma experiência semelhante ao projeto brasileiro Minha Casa Minha Vida.

Também foram abordados investimentos na área de petróleo e gás, além de propostas de cooperação na área de defesa. Patriota afirmou, no entanto, que a reunião não discutiu assuntos políticos.
“De maneira geral, o documento fala em cooperação em infraestrutura, onde se incluem portos e aeroportos”, afirmou Patriota.
O café da manhã aconteceu no hotel onde Dilma está hospedada por volta das 9h, antes da presidente sair para o evento da Rio+20.

Fonte: Folha de S. Paulo, Por Denise Luna
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Metrô de SP realiza nova sessão de testes do novo sistema de controle de trens na Linha 2- Verde

O Metrô dará continuidade, no próximo domingo, dia 24, aos testes para o funcionamento do sistema CBTC (em português, Controle de Trens Baseado em Comunicação) na Linha 2- Verde. Nesse dia, para a execução dos testes, as estações Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã ficarão fechadas ao público das 4h40 até o meio-dia.

Durante o período de interrupção comercial da circulação de trens, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que cobrirão o percurso do trecho interrompido.

O CTBC é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando esse sistema estiver funcionando plenamente, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.

Os dias escolhidos para a realização dos testes são domingos e feriados, devido ao menor número de usuários que utilizam os trens e estações metroviárias. Sempre com antecedência, o Metrô avisará aos usuários pelos sistemas de som das estações, dos trens e também por meio de cartazes nas estações, qual o trecho e horário da realização dos testes e da necessária interrupção da operação comercial.

Fonte: Metrô SP
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Rio+20 tem seis ônibus Scania a etanol, Veículos reduzem em até 90% as emissões de CO2

Na Rio+20, evento que está acontecendo no Rio de Janeiro (RJ), a Scania está presente com seis ônibus movidos a etanol, que fazem o transporte dos participantes da conferência. Os veículos estão realizando um percurso que contempla o Riocentro, o Autódromo, o Parque dos Atletas e a Arena HSBC. Eles vão circular até dia 22, data de encerramento do encontro.

No evento, estão presentes dois modelos K 270 6x2 de 15 metros com piso baixo, disponibilizados pela Viação Tupi Transportes, e dois K 270 4x2, cedidos pela Viação Metropolitana, todos com motores de 9 litros e 270 cavalos de potência. Essas companhias operam os 60 ônibus movidos a etanol que já circulam em São Paulo (SP) no Projeto Ecofrota. Os outros dois veículos foram disponibilizados pela própria montadora com a identificação “Etanol é Agora!”.

Os modelos atendem à legislação Euro 5 e são capazes de reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera. Esse combustível renovável também proporciona a redução de material particulado, NOx (óxidos de nitrogênio) e hidrocarbonetos.
“O etanol oferece a melhor relação custo-eficiência, além de apresentar alta disponibilidade e reduzir significativamente as emissões de gases poluentes”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a utilizar ônibus movido a etanol e a Scania foi a única montadora a desenvolver e disponibilizar o produto no mercado nacional.
“O ônibus movido a etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte. Essa tecnologia contribui para a melhoria da qualidade do ar nas cidades, mas sem eliminar as características dos veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho”, diz Marcelo Montanha de Oliveira, gerente de Ônibus da Scania para América Latina.

Além da Viação Metropolitana e da Viação Tupi Transportes, a Clariant, empresa de especialidades químicas com atividade internacional, também contribuirá para a iniciativa com o fornecimento do aditivo Master Batch ED 95, produzido no Brasil e necessário para o funcionamento dos veículos que utilizam etanol.

Informações: WebTransport
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Prefeitura de Porto Alegre fecha parceria com ATP para agilizar projetos do BRT

A prefeitura e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) fecharam acordo de cooperação técnica, nesta quinta-feira (21), para viabilizar os projetos arquitetônicos para as 77 estações e cinco terminais de integração do Sistema BRT (Bus Rapid Transit). Conforme a parceria, a entidade doará ao município os estudos para a padronização dos mobiliários no novo sistema de transporte coletivo da Capital.

Conforme nota da prafeitura, as propostas serão elaboradas por profissionais contratados pela ATP, alinhados aos critérios técnicos trabalhados junto à equipe da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Conforme o presidente da associação, Ênio dos Reis, a intenção é contribuir para agilizar a preparação do sistema BRT. "Os projetos visam ao futuro do transporte coletivo de Porto Alegre. Será uma colaboração para viabilizar ações da prefeitura que irão qualificar a mobilidade urbana", afirmou o dirigente.
"A entidade vai dar uma importante contribuição no desafio de pensar as novas estruturas de forma a atender as necessidades dos usuários, com acessibilidade, conforto e agilidade, compondo ainda de forma harmônica a paisagem urbana”, afirmou o prefeito José Fortunati.

As obras do sistema de transporte BRT já estão em desenvolvimento nos corredores de ônibus das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves. O projeto de qualificação do transporte coletivo prevê corredores exclusivos para ônibus; veículos de grande capacidade e baixas emissões de poluentes; estações fechadas e seguras, com a possibilidade de passagens pré-pagas; soluções para uma rápida entrada e saída de passageiros; informações aos passageiros e controle de tráfego em tempo real; sinal de trânsito prioritário nos cruzamentos; garantia de maior acessibilidade; passagem única e livre transferência de passageiros entre linhas de ônibus.

Fonte: Jornal do Comércio
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Prefeitura de São Paulo implanta 11,3 km de Corredores de ônibus na Cidade

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes, da SPTrans e da CET, implantou neste final de semana, 16 de junho, os primeiros 11,3 km de corredores exclusivos, de um total de 130 km de corredores de ônibus à direita que serão instalados até o final do ano, em todas as regiões da Cidade. O objetivo é dar maior fluidez ao transporte coletivo, diminuindo o tempo de viagem.

Essa implantação faz parte dos trabalhos iniciados em 2011 para aumentar a velocidade dos ônibus do sistema municipal de transportes em 15% até o fim deste ano. Esse estudo já resultou na implantação de faixas exclusivas em vias como a Radial Leste, rua Domingos de Morais e ruas Borges Lagoa e Pedro de Toledo.
A relação das seis faixas exclusivas de ônibus entregues neste final de semana segue na tabela abaixo. As faixas funcionam entre 6h e 20h de segunda a sexta-feira, exceto na Teotônio Vilela, que será em tempo integral. Técnicos de campo da CET e da SPTrans vão acompanhar as mudanças e orientar motoristas e usuários.

Desde 2011 a Prefeitura, por meio da SPTrans e da CET, vem implantando faixas exclusivas e preferenciais visando priorizar o transporte público na Cidade. No período, os ônibus passaram a trafegar com exclusividade à direita nas seguintes vias:

Rua Borges Lagoa / Rua Pedro de Toledo - 1,6 km; Radial Leste - 8 km; Rua Domingos de Morais - 0,55 km; Av. Vereador José Diniz - 1,8 km; Ponte do Socorro - 0,5 km; Rua Almirante Brasil - 0,185 km.
Também foi entregue uma faixa reversível para ônibus na Av. Ordem e Progresso, com 1,2 km de extensão, que é ativada durante o horário de pico da manhã.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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