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Ônibus de São Paulo terão painéis indicadores de velocidade

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A partir deste ano, os ônibus da cidade de São Paulo passarão a circular com um Painel Indicador de Velocidade, visível a todos os passageiros. A medida vai permitir um maior controle da velocidade praticada pelos motoristas, uma vez que, na cidade, os ônibus devem circular com a velocidade máxima de 60 km/h. Em algumas regiões a velocidade máxima é de 40 km/h e, nos corredores, os coletivos não devam passar de 50 km/h.
O equipamento é uma inovação nos transportes públicos e já está em teste em um veículo híbrido, operado pela Via Sul Transporte. As empresas têm até dois anos para instalá-lo em toda a frota. Após esse período, caso não o tenham feito, serão autuadas.

Fonte: SPTrans

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Em Natal, Trens urbanos surgem como uma alternativa rápida e econômica de transporte coletivo

Em meio ao trânsito caótico que vem se formando na Grande Natal, os trens urbanos surgem como uma alternativa rápida e econômica de transporte coletivo. Apesar dos passageiros se depararem com locomotivas da década de 1950 e vagões que datam da década de 1970, a principal reclamação dos passageiros está relacionada ao conforto do transporte e aos horários das viagens que costumam atrasar. Para minimizar esses problemas, a superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Natal informou que aguarda a liberação de recursos do governo federal, para que seja iniciada o processo de modernização da linha ferroviária da cidade, que prevê a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Longe dos engarrafamentos e com uma tarifa menor que a do transporte coletivo rodoviário, o Sistema de Trens Urbanos de Natal (STU-NAT) atende cerca de 9 mil passageiros por dia. O valor da passagem, apenas 50 centavos, faz com que o transporte seja considerado democrático, favorecendo sua utilização por pessoas com baixo poder aquisitivo, uma vez que o mesmo percurso feito de ônibus pode variar entre R$ 2,80 e R$ 3,50. De acordo com a CBTU, caso fosse cobrado o valor real da passagem, sem os incentivos do Governo Federal, o valor passaria para R$ 5.

Apesar da passagem barata e da velocidade do transporte, os passageiros se deparam com a falta de conforto, provocado pelo calor existente nos vagões. O autônomo Alexandre Alves que reside no bairro Potengi, utiliza o transporte para trabalhar e acredita que se resolvessem o calor excessivo e ampliassem os horários do trem, o serviço seria melhor. Já o motorista Carlos Alberto da Silva, 54 anos, disse que em algumas situações, o trem atrasa devido a algumas locomotivas estarem quebradas. Apesar disso, ele diz que quando precisa ir ao centro da cidade, prefere deixar o carro em casa e ir de trem, uma vez que já foi assaltado quando estava no trânsito.

Fonte: Diário de Natal

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Obras de Mobilidade Urbana em Salvador para a Copa 2014 são as mais adiantadas

Parte de uma série de encontros com os governadores e prefeitos das 12 cidades-sede dos jogos da Copa 2014, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, fez uma visita técnica nesta sexta-feira (11), acompanhado do governador Jaques Wagner, às obras da Arena Fonte Nova. Eles puderam conferir, com demais autoridades, a finalização da fase de terraplenagem e a cravação das estacas para o início dos trabalhos de concretagem.

Segundo o governador, a decisão em contratar fornecedores baianos é uma política do Estado, com a intenção de fortalecer a cadeia produtiva. “Assim como 95% do material demolido foi reciclado e foi usado aqui na obra, 70% de tudo que é contratado na obra é de fornecedores baianos”.
Em coletiva à imprensa, o ministro afirmou que Salvador tem todas as condições de receber a abertura da Copa 2014 e destacou que o governo estadual e a prefeitura apresentaram suas credenciais ao Comitê Organizador da Fifa local, enumerando a participação e o envolvimento do trade turístico para divulgar a hospitalidade baiana e sua capacidade de ofertar diversos serviços. “Neste momento, o estádio da Copa 2014 em Salvador está na frente”.
Para Wagner, além do engajamento da classe artística para trazer a abertura da Copa 2014 para Salvador, é necessário o apoio da imprensa. “Assim como todo o Rio de Janeiro se abraçou para que o Brasil conquistasse a oportunidade de sediar as Olimpíadas 2016, é importante que vocês participem dessa campanha, que tem como objetivo transformar a ação em uma iniciativa popular”. E sinalizou que a adesão de todos é essencial para o desenvolvimento do trade turístico baiano e para a geração de empregos.
Reforma e ampliação do aeroporto
Orlando Silva declarou que há alguns desafios a serem cumpridos, como o dos aeroportos, e destacou as intervenções específicas no de Salvador, como um pátio de aeronaves e um terminal de passageiros com uma determinada capacidade, mas explicou que esse é um problema de todos os estados. Ele informou que nos próximos dias a presidenta Dilma deve anunciar mudanças na lógica de funcionamento da Infraero, com impacto positivo, o que vai agilizar as obras de infraestrutura aeroportuária.
Estão em análise as propostas das empresas interessadas em elaborar os projetos de reforma e adequação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves e construção de torre de controle. Serão investidos R$ 45,1 milhões, e as obras estão previstas para começar no próximo ano, com duração de 12 meses para sua conclusão.
O ministro ressaltou que os aeroportos já têm em torno de R$ 6 bilhões de recursos reservados. “Não haverá surpresas, e o que for investimento para a Copa 2014 terá os recursos preservados”. Ele garantiu que os cortes públicos anunciados esta semana, de R$ 55 bilhões, pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda, não vão afetar as obras de infraestrutura das cidades-sede.
Mobilidade urbana
De acordo com Orlando Silva, há duas semanas, a presidenta Dilma anunciou, em São Paulo, que a realização da Copa 2014 é uma das prioridades absolutas. “Essa declaração vai repercutir também na gestão orçamentária. Parte importante das obras já está contratada, com financiamento definido. Mobilidade urbana abrange recursos de R$ 12 bilhões em 50 projetos, sendo que R$ 8 bilhões, de financiamento do governo federal, já têm contrato assinado”.
O projeto básico para construção de um corredor exclusivo para ônibus, ligando o aeroporto de Salvador ao Acesso Norte, está em fase de finalização. A licitação deve ser lançada em abril. O sistema de transporte que será implantado é o BRT (sigla em inglês de Bus Rapid Transit), que utiliza veículos articulados e biarticulados e tem capacidade para atender 30 mil passageiros por hora, em cada sentido. O investimento previsto é de R$ 570,3 milhões. As obras devem começar em setembro deste ano e finalizadas em agosto de 2012.
O governador afirmou que o ponto de partida é o estádio, e depois o cumprimento do compromisso de mobilidade, sobretudo a intervenção que vai unir o aeroporto ao Acesso Norte. As obras seguem o cronograma, que tem dezembro de 2012 como o prazo para que o estádio fique pronto e possa receber a Copa das Confederações 2013. “Tudo que está sendo feito foi balizado em atender, em primeiro lugar, o interesse público, que é fazer o melhor equipamento para a primeira capital do Brasil, ao custo mais adequado e pensando que é um desafio de revalorização de todo o Centro Antigo de Salvador”.
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São Paulo: Tarifa do trólebus fica mais cara no ABCD

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Depois do aumento nas tarifas dos ônibus de quatro cidades da região (Diadema, Santo André, São Bernardo e São Caetano) no início do ano, os moradores do ABCD vão pagar mais caro a partir deste domingo (13) para andar de trem, metrô, trólebus e ônibus intermunicipais. A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos anunciou na terça-feira (8) que as novas tarifas da região metropolitana de São Paulo seriam reajustadas.

Para pegar o metrô ou o trem, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os usuários deixaram de pagar R$ 2,65 para desembolsar R$ 2,90 pelo bilhete unitário. Já para andar em qualquer uma das linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara), operadas pela concessionária Metra, também será preciso pagar mais, já que a tarifa acompanhou o aumento e também passou de R$ 2,65 para R$ 2,90. Os valores anunciados seguiram a determinação do governador Geraldo Alckmin, para que ficasse abaixo dos R$ 3. Contudo, o valor do reajuste chegou a 9,43%, acima da inflação desde o último reajuste, em torno de 6%.

Além disso, passageiros da região vão gastar mais para andar de ônibus intermunicipais. A partir da meia noite a menor tarifa é de R$ 1,95 e a maior, de R$ 4,85. A média de reajuste ficou em 7,66%.
Em nota a secretaria afirmou que a atualização dos preços “levou em conta a evolução dos custos do setor de transporte coletivo nos últimos 12 meses, incluindo componentes específicos como material rodante (veículos), que aumentou 12,5%, e mão-de-obra, com variação de 6,7 %.

Mais reajustesO bilhete Madrugador Exclusivo, que é válido das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM, que custava R$ 2,40 passará a custar R$ 2,50.

Opiniões “Eu não sabia que o preço do trem ia aumentar. Comecei a trabalhar essa semana na Barra Funda e acabei de pedir dinheiro para minha mãe para ir trabalhar. Agora vou ter que tirar a diferença do meu bolso.”
Aquila Cristofer, 23 anos, operador de telemarketing

“Acho que a tarifa está muito cara para o serviço que é oferecido. De manhã e de tarde é muito lotado. Nesse calor temos que andar nesse trem sem ar condicionado. O serviço está muito abaixo do que é ideal"
Nathalia de Miranda, 21 anos, estagiária

“Eu moro em Mauá, mas trabalho em São Paulo. Particularmente acho que a tarifa é cara, mas acho justa pela qualidades dos transportes daqui. Em São Paulo os ônibus são muito piores.”
Nilton Oliveira, 49 anos, cortador gráfico


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Mauá muda o local para usuário fazer Cartão DaHora

Os estudantes de Mauá que ainda não possuem o Cartão DaHora terão de comparecer na Secretaria de Mobilidade Urbana a partir de segunda-feira, na Rua Cinesata Glauber Rocha, 70, no Jardim Cerqueira Leite, das 9h às 18h. Este será o novo local para o cadastro dos alunos no novo sistema de passe nos ônibus municipais.
Desde o dia 24 de janeiro, o cadastro era feito no Green Plaza Shopping, na Rua Rio Branco, no Centro. Hoje, até as 12h, é a última data para o registro neste local.
A previsão inicial era de que o cadastro dos alunos terminasse quinta-feira. Porém, as longas filas que se formaram no local nos últimos dias fizeram com que a Prefeitura prorrogasse o prazo das inscrições por tempo indeterminado.
Quem decidiu realizar o cadastro do Cartão DaHora ontem não encontrou as filas que dobravam a esquina no dia anterior. Porém, a espera ainda foi grande. A jovem L.A, 15 anos, chegou à Rua Rio Branco por volta das 7h, e deixou o local às 11h. "Cheguei e tinha umas 40 pessoas na minha frente. Sem contar que é a quarta vez que venho aqui, pois vinha à tarde e não tinha mais senha," disse.
João Medeiros esqueceu um documento e teve de voltar à sua casa para buscar. O resultado foi uma fila de 80 pessoas, segundo o jovem, que demorou quase quatro horas para fazer a inscrição.

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Bilhetagem eletrônica é unificada em Natal

Os usuários do transporte público de Natal poderão contar com um único cartão para usar o ônibus e o opcional. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, decretou ontem, em publicação no Diário Oficial do Município (DOM), a integração do sistema de transporte opcional ao Sistema Automatizado de Bilhetagem Eletrônica (Sabe).

O novo sistema é um tipo de bilhetagem unificada para o transporte público. Apesar de não ter data definida para começar, o decreto já aponta como serão as mudanças para o usuário. O passageiro poderá utilizar o mesmo cartão nos ônibus e nos opcionais, porém, o bilhete terá dois chips, um para cada tipo transporte. O NatalCard continuará sendo o cartão vigente e será substituído gratuitamente por um outro cartão com a nova tecnologia.

De acordo com o decreto, "o sistema NatalCard de bilhetagem eletrônica passará a ser executado através da comercialização de cartão único, com duas áreas de memória independentes, sendo uma destinada ao Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus e, a outra, destinada ao Serviço Opcional de Transporte Público". A publicação determina ainda que o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Seturn) deixará de comercializaros cartões com uma área de memória e os cartões já comercializados serão substituídos gratuitamente.

No DOM está previsto, que somente participarão do Sistema Automatizado os veículos opcionais, cujos permissionários tenham se reunido em cooperativas de transporte com no mínimo 50 membros. Esses permissionários também tiveram suas eventuais multas, até a data de publicação do decreto, perdoadas pela prefeitura.

Atualmente, Natal conta apenas com uma cooperativa, a Transcoop. "Como não tinha negociação com o Sindicato, nós fundamos uma cooperativa", disse a presidente Edileuza Queiroz que já esteve à frente do Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do RN (Sitoparn). Edileuza afirma que o cartão será recarregado em um só local para os dois transportes. A Transcoop espera se reunir o mais rápido possível com o Seturn para definir a comercialização das passagens.

Os 60 carros da cooperativa que estão aptos a aceitar o Natalcard serão adesivados. " Ao todo são 167 opcionais em Natal, eu espero que eles se juntem a nós ou fundem outra cooperativa. Tentamos a bilhetagem individual, mas não deu certo", declarou Edileuza. Para ser associado da Transcoop é necessário pagar uma taxa de R$ 50, que segundo Edileuza, é revertida em benefícios aos cooperados.

O diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, informou que terá uma reunião na próxima segunda-feira, às 11h, com todas as empresas de ônibus ligadas ao sindicato. Na ocasião, será discutida como definitivamente funcionará o sistema. " Dois chips em um só cartão vai permitir ao usuário escolher o que ele vai querer usar ", opinou.

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