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DF: Metroviários adiam greve para a próxima quarta-feira

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os metroviários decidiram adiar, novamente, a paralisação. A decisão ocorreu em assembleia realizada no domingo (17/10), e foi motivada por uma reunião de sexta-feira (15/10), em que a direção do Metrô-DF e um representante do governo discutiram pontos de reivindicação com a categoria. De acordo com o diretor de saúde do trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro), Luciano Costa, apenas três pontos puderam ser discutidos na sexta e, por isso, a empresa pediu que os outros setes fossem debatidos durante uma outra reunião nesta segunda-feira (18/10) às 14h.

Por conta dessa reunião, a categoria decidiu adiar a greve para a meia noite de quarta-feira (20/10). Na última sexta, foram discutidos três pontos, entre eles, a contratação do aprovados no concurso público de 2009, criação de uma comissão para fazer o levantamento de funcionários do Metrô e a criação de um novo edital para concurso público no 1º semestre de 2011. "Como a pauta é extensa e tem dez reivindicações, ficaram sete para serem debatidas na reunião de hoje", afirma.

Após a discussão com o Metrô e o governo, os metroviários se reunirão nesta terça-feira (19/10), às 20h, na Praça do Relógio, para decidir se decretam ou não a greve. "Caso não haja avanço nas negociações, a categoria vai optar pela greve. Mas vamos garantir os 30% do efetivo e da frota funcionando. Não queremos prejudicar a população", explica Luciano.

Segundo Luciano Costa, a paralisação é motivada, principalmente, devido à urgência da necessidade da nomeação dos concursados para o quadro de servidores da empresa. "Nossas reivindicações são uma forma de oferecer mais segurança e qualidade no serviço prestado à população", garante o diretor de saúde do trabalhador do Sindmetro.

Atualmente, o Metrô é utilizado por mais de 150 mil usuários diariamente e, de acordo com o Sindicato, a expectativa é de que no próximo ano o número dobre.

Fonte: Correio Braziliense
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Rio de Janeiro: Prefeito reforça que Bilhete Único Carioca começa a valer em 6 de novembro

Na cerimônia de inauguração das obras da nova ciclovia da Zona Oeste, na região de Urucânia, Paciência, o prefeito Eduardo Paes reforçou que a implantação do Bilhete Único Municipal começa a valer no dia 6 de novembro. Os cariocas poderão fazer duas viagens pela cidade, no período de duas horas, pagando apenas o valor de uma passagem (R$ 2,40). Quem usa dois ônibus na ida e dois na volta do trabalho gastará R$ 4,80 por dia, em vez dos atuais R$ 9,40.

Para ter o benefício, basta que o interessado se cadastre no programa pelo site www.riobilheteunico.com.br. Os que já possuem o Bilhete Único Intermunicipal não precisam se cadastrar, o registro será automático. Se o usuário já possui o vale-transporte convencional, fornecido pela empresa onde trabalha, também não será necessário se registrar. É o empregador que faz o cadastro pela Internet (www.cartaoriocard.com.br/vt) e associa o cartão ao novo benefício.

Quem não dispõe de computador e quer adquirir o Bilhete Único Carioca, basta se dirigir aos oito postos de credenciamento da Rio Ônibus tendo em mãos CPF e identidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira os endereços:


Bangu: Posto do Poupa Tempo: Rua Fonseca, 240, 2º Pavilhão, Shopping Bangu
Barra da Tijuca: Terminal Alvorada: Av. das Américas, s/nº
Botafogo: Rua Dona Mariana 48, térreo
Central do Brasil: Rua Cristiano Otoni s/nº
Centro: Rio Poupa Tempo: Rua da Ajuda 5
Irajá: Avenida Monsenhor Felix 512
Madureira: Terminal da Praça Armando Cruz
Santa Cruz: Rua Fernanda 155
Novas ciclovias
As ciclovias da capital fluminense serão ampliadas ou recuperadas em 50 quilômetros (km), segundo a prefeitura. Neste domingo, começaram as obras de 23 km que ligarão os bairros de Bangu, Santa Cruz e Campo Grande, na zona oeste. Com o novo trecho, a região terá a maior ciclovia contínua da cidade com 42 km.

A ciclovia deverá beneficiar 1,7 milhão de pessoas e servirá aos trabalhadores. Estimativas da prefeitura indicam que 53% dos moradores da região utilizam a bicicleta para ir ao trabalho.

"A prefeitura identificou que o uso da bicicleta é uma alternativa de transporte aqui na zona oeste, como nas principais cidades do mundo. Das pessoas que usam dois meios de transporte para chegar ao trabalho, 75% pegam bicicletas", afirmou o subsecretário do Meio Ambiente, Altamirando Moraes.

A urbanização e a construção das faixas de ciclovias na zona oeste custará R$ 19 milhões e será coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente. Para a obra, a construtora responsável contratou 70% de moradores de bairros próximos e também ofereceu bicicletas para os funcionários.

Nos demais trechos de ciclovias, a prefeitura estima gastar cerca de R$ 3,5 milhões.

Durante a inauguração da obra, com o prefeito Eduardo Paes, cinco bicicletas foram distribuídas aleatoriamente para a população, que reclamou no final do evento da pequena quantidade e da retirada dos bicicletários instalados apenas para a cerimônia.

"Vim aqui porque falaram que iam instalar o bicicletário, reunir a comunidade e sortear as bicicletas para as crianças. Meu filho está aqui e não teve nada", afirmou o autônomo Alexandre Barros, de 42 anos, morador da região.

A manicure Elizabete Ferreira, de 42 anos, teve mais sorte e conseguiu pegar uma bicicleta doada pela construtura. "A minha bicicleta é muito boa. Vou aproveitar a ciclovia e vou ver se perco umas calorias".
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Metrô do Rio reabre dois últimos acessos da estação Botafogo

O Metrô Rio reabre nesta segunda-feira os últimos dois acessos da estação Botafogo que ainda estavam em obras: São Clemente (Humaitá) e Voluntários (Mena Barreto). A concessionária reformou os seis acessos da estação e instalou cobertura nos que faltavam.
Segundo a empresa, o investimento da obra de modernização em Botafogo é de R$ 4,9 milhões. O projeto prevê ainda a revitalização total das áreas comuns e bilheterias da estação. As obras serão concluídas até o fim de outubro.

Fonte: Terra
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Usuários sofrem com os transtornos da paralisação de ônibus em Palhoça, na Grande Florianópolis

Moradores da localidade de Enseada do Brito, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira. Motoristas e cobradores da empresa Paulo Tur paralisaram as atividades e fazem um manifesto ao lado do campo de futebol da comunidade, nas proximidades do posto da Polícia Militar.
A diarista Nazaré França, 47 anos, disse que a segunda-feira será um dia perdido já que, sem o transporte coletivo, ela não conseguirá ir trabalhar.
— Como recebo por dia, hoje não ganharei nada Não tenho como reverter isso. Desisto de esperar. Volto para casa para avisar a minha patroa que não terei como ir trabalhar.
Suzana Fernandes, 50 anos, é doméstica em São José. Também desistiu depois de esperar até às 8h3omin.
— Vamos fazer o quê? Quem tem como pegar carona dá um jeito. Eu não tenho como. Vou ligar para a minha patroa para avisar.
O encanador João Batista Martins, 46 anos, trabalha na reforma do Centro Integrado de Cultura (CIC). Depois de esperar por mais de duas horas pelo ônibus, a empresa na qual ele trabalha foi buscá-lo.
Os usuários do ponto, localizado em frente à igreja da localidade, reclamam que ninguém foi avisado sobre a paralisação.
A greve é parcial e motivada porque três funcionários teriam sido demitidos na semana passada.
O secretário de finanças e jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano em Transporte Urbano da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), Díonisio Lendel, disse que manifestação ocorre para forçar uma negociação com a empresa.
A Paulo Tur foi procurada, mas não quis comentar o assunto.

Fonte: ClicRBS
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Kassab usa fundo de multas para subsidiar ônibus

A Prefeitura de São Paulo transferiu recursos do FMDT (Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito) para o pagamento de subsídios às viações de ônibus. Já foram retirados este ano R$ 120 milhões destinados ao fundo - criado para centralizar o dinheiro das multas - para a rubrica "compensações tarifárias e renovação da frota". A legislação determina que o dinheiro do fundo seja investido em sinalização, fiscalização, educação e engenharia de tráfego.
O FMDT foi criado no ano passado para impedir que os recursos obtidos com multas fossem transferidos para finalidades não previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Antes, a receita das infrações de trânsito ia para o caixa único da prefeitura, o que impossibilitava acompanhar o investimento.
  • A Prefeitura de São Paulo informou que usa todo o dinheiro arrecadado com multas em investimentos para a melhoria do trânsito. Os cálculos do município apontam que foram arrecadados neste ano R$ 374,3 milhões com o pagamento das infrações. A reportagem questionou a gestão Gilberto Kassab (DEM) sobre o destino específico desses recursos - foi solicitada uma relação detalhada dos gastos com o dinheiro do FMDT. A prefeitura não respondeu conforme foi solicitado, o que esclareceria se a legislação está realmente sendo cumprida.
  • A previsão inicial era de que fossem arrecadados com multas R$ 685 milhões ao longo deste ano, meta que não deve ser atingida. Por outro lado, o município afirma que já investiu um total de R$ 613 milhões, 8 milhões em melhorias no trânsito - ou seja, foi acrescentada uma quantia ao que foi arrecadado com multas. No entanto, a legislação prevê que o fundo tenha uma fonte de arrecadação autônoma, justamente para que os recursos não sejam misturados com outras receitas, para permitir o acompanhamento dos investimentos.
  • A prefeitura informou também em sua resposta que utiliza dinheiro de fundo em obras como "corredores e terminais de ônibus urbanos". Entretanto, nem o Código de Trânsito Brasileiro nem a lei municipal dizem que recursos de multas podem ser aplicados em obras para o transporte coletivo. A nota da prefeitura diz que não foram retirados recursos do fundo para a rubrica "compensação tarifária", embora as transferências tenham sido publicadas no Diário Oficial da Cidade.
 Fonte: R7.com
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Natal: Obras do pró-transporte devem se estender até o final de 2011

O Pró-Transporte é um programa do Ministério da Cidades que visa financiar o setor público e a iniciativa privada de infraestrutura de transporte coletivo urbano. No caso da capital potiguar, o programa foi anunciado em 2006 como grande solução para melhorar a mobilidade urbana da zona Norte da cidade, beneficiando seus mais de 300 mil habitantes.
Na época, foi firmado o convênio entre a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado, onde ficou acertado que o Município seria responsável pela execução das obras, enquanto que o o financiamento ficaria por conta do Estado.
Com orçamento total estimado em R$ 80 milhões, a obra abrange o traçado que se inicia na avenida Tomaz Landim, passando pelas avenidas das Fronteiras, Rio Doce e Tocantínea, até a avenida Moema Tinoco. Desse entroncamento para um lado passa pela avenida Conselheiro Tristão até a Ponte Newton Navarro e para o outro lado até a BR 101.
Entre as obras previstas, estão a construção de passarelas, viaduto, estações de transferência, a duplicação e o prolongamento do chamado Corredor das Fronteiras (avenida das Fronteiras, Rio Doce e Tocantínea), que terá uma faixa exclusiva para ônibus e ciclovia.

Fonte: Nominuto
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