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Greves prejudicam transporte na França e em Londres

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


O transporte público foi paralisado nesta terça-feira (07/09) na França, enquanto os londrinos enfrentam uma circulação menor de trens no metrô, em virtude de greves convocadas contra as recentes medidas de austeridade fiscal adotadas pelos governos francês e britânico.

Na França, os sindicatos desafiaram o impopular presidente Nicolas Sarkozy com a convocação de uma greve geral contra os planos do governo de ampliar a idade mínima para aposentadoria de 60 anos para 62 anos. A greve paralisava os serviços de transporte ferroviário, aviões, ônibus e metrô. Postos dos correios e diversas escolas também não abriram hoje.

Do outro lado do Canal da Mancha, milhares de pessoas tiveram dificuldades para chegar ao trabalho, em razão da greve dos trabalhadores do metrô londrino, que reduziu o volume de circulação de trens no sistema. Esta é a primeira de uma série de greves de 24 horas convocadas para esse outono em Londres. Os metroviários protestam contra a eliminação de 800 postos de trabalho.

As manifestações ocorrem ao mesmo tempo em que ministros das Finanças da União Europeia promovem em Bruxelas (Bélgica) uma reunião sobre a crise de endividamento dos países europeus, que alarmou os mercados financeiros neste ano. Os ministros das Finanças estão cada vez mais perto de chegar a um acordo sobre a aplicação de sanções mais duras a países que violarem as regras orçamentárias da União Europeia.

Os ministros também discutem uma supervisão mais minuciosa do nível total de endividamento nacional e não só dos déficits anuais. Mas os governos europeus ainda estão divididos sobre questões tributárias para o sistema financeiro e a criação de um imposto para transações financeiras, de acordo com informações dadas por autoridades e ministros das Finanças hoje ao final do encontro mensal.

Na França, a greve coincide com o início do debate no Parlamento do plano para reforma das aposentadorias, que tem o objetivo de zerar as perdas do sistema até 2018. O governo insiste que a reforma é essencial, pois as pessoas estão vivendo mais agora e conclamou os franceses a mostrar "seu valor", enquanto tenta paulatinamente reduzir a enorme dívida nacional.

Os sindicatos afirmaram que o governo ataca uma das conquistas sociais mais apreciadas na França, mesmo sendo o limite de 62 anos ainda o mais baixo em toda a Europa. A Alemanha, por exemplo, elevou de 65 anos para 67 anos o limite mínimo para aposentadorias.

As centrais sindicais francesas esperam mobilizar dois milhões de pessoas em mais de 200 manifestações programadas para o dia, em um momento em que a taxa de aprovação de Sarkozy está ao redor de 30%. Uma manifestação semelhante realizada em 24 de junho conseguiu a adesão de quase 800 mil pessoas.

Nesta manhã, a estatal de energia Electricité de France (EDF) observou que "em um momento" a produção de energia caiu 7.712 MW em razão da greve no país. Segundo a empresa, a redução foi momentânea e não comprometeu o fornecimento de energia. A Confédération Générale du Travail, poderosa central sindical do país, por sua vez, informou que a greve levou a uma redução de 5.000 MW na produção de energia. A mesma confederação informou que as refinarias da gigante petrolífera Total estavam todas em greve hoje. Um porta-voz da Total confirmou que havia uma mobilização "relativamente significativa" de grevistas.

As autoridades de avião civil pediram para que as companhias aéreas reduzissem em um quarto o número de voos nos aeroportos do país. Apenas dois de cada cinco trens de velocidade rápida circulavam, enquanto a paralisação diminuiu o fluxo de trens nas linhas subterrâneas e de superfície.

O ministro do Trabalho da França, Eric Woertg, disse que o governo continuará defendendo a reforma sem se importar com a onda de protestos, que deve terminar na noite de hoje.

fonte: Agência Estado

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Cuiabá: SMTU informa adequações nas linhas de ônibus


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá informa que, para melhor atender a população usuária do transporte coletivo, a partir do dia 13 de setembro próximo haverá mudanças em algumas linhas:

As linhas 309 – Residencial Picolli (1º de Março)/Centro e 412 – Planalto/Centro, serão extintas e, em substituição, entrará em operação a linha 350 1º de Março (Res. Picolli)/Centro via terminal do CPA III/Planalto. A linha será operada com 15 carros, incluindo 2 micros, com um tempo estimado de 10 minutos de espera no pico.

A linha 350 fará o retorno sentido bairro saindo da Praça Maria Taquara. A medida visa eliminar a sobreposição de linhas em um mesmo corredor, racionalizando o sistema com ganhos ao usuário.

Na mesma data, entrará em operação a linha 340 – Altos da Glória/Chopão (via terminal CPA I/ Morada do Ouro-frente), com 8 carros e tempo de espera estimado de 15 quinze minutos na faixa horária das 5h às 20h. Tal medida fará com que os moradores do Altos da Glória e proximidades não precisem fazer o trasbordo no terminal do CPA I. A linha 340 torna-se mais uma opção para os moradores do CPA para a região do Chopão.

Com a finalidade de melhor servir a região das instituições de ensino superior na avenida Beira Rio, a linha 313 deixará de retornar no Senai/Porto e terá seu itinerário prolongado até a UNIC em todas as viagens programadas.

Por fim, a linha 315 que possui seu início no terminal do CPA I, passará para o terminal do CPA III, porém continuando a passar no CPA I. A medida visa beneficiar os moradores da região, que não precisarão deslocar-se para outro bairro para ter acesso ao transporte coletivo.

Fonte: Gazeta Digital

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Ônibus volta a R$ 2,00 em Palmas por mais 45 dias


Pela segunda vez o reajuste de 10% no valor da tarifa de transporte coletivo urbano de Palmas foi adiado no dia em que o novo preço começou a ser cobrado. A suspensão do preço de R$ 2,20 e a volta dos R$ 2,00 por passagem foram anunciadas no final da tarde de ontem pela prefeitura. Hoje, a passagem de ônibus volta aos R$ 2,00, devendo subir para R$ 2,20 somente em 45 dias a contar de ontem.

A decisão do prefeito Raul Filho veio logo após o presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Wanderlei Barbosa (PSB), acompanhado do vereador José Hermes Damaso (PDT), protocolar ofício na prefeitura solicitando a prorrogação da vigência do reajuste. Assinaram o documenta os membros da Mesa Diretora da Câmara, que também é composta por Divina Márcia (PDT).Uma das justificativas apresentadas por Barbosa é o fato de a prefeitura não ter realizado as melhorias previstas no sistema de transporte coletivo urbano da Capital, citando a conclusão e ampliação das estações de ônibus, implantação de novas linhas, melhorias nas condições de acessibilidade e uma nova cobertura nas estações da Avenida Theotônio Segurado.

“Acreditamos que para haver um aumento é preciso investir na qualidade do transporte também. Nós estamos aqui representando a sociedade”, frisou Barbosa. Segundo o vereador, as manifestações de categorias como dos professores municipais, que ameaçam paralisação, e as cobranças públicas de revisão do valor da tarifa, tornam o momento impróprio para elevar o preço da passagem de ônibus.

“Nós estamos sensíveis às demandas apresentadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal e, se há a possibilidade de oferecer um melhor serviço de transporte de passageiros aos usuários de nosso sistema nós estamos prontos para trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal e com o Seturb”, declarou o prefeito Raul Filho, em nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, que não fixou data para o início das obras de melhorias nas estações de ônibus.
Entenda
A nova tarifa de R$ 2,20 chegou a ser cobrada por um dia, no mês de junho, após o anúncio do reajuste, feito no dia 6 de junho. O Ministério Público Estadual (MPE), entretanto, pediu à Justiça que o reajuste entrasse em vigor somente 90 dias após o anúncio, ou seja, 6 de setembro, o que foi acatado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Palmas, voltando a tarifa de R$ 2,00, que novamente foi mantida, por mais 45 dias, a contar de ontem.

Fonte: Jornal do Tocantins

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Praça Tiradentes deixa de ser ponto final de nove linhas de ônibus no Rio


A partir desta quarta-feira (8), os passageiros que costumam embarcar ou desembarcar na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, terão que se dirigir a um novo ponto final. O local fica na Praça da República, lado ímpar da pista junto ao Campo de Santana, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde do Rio Branco, no mesmo bairro.

Por determinação da Secretaria municipal de Transportes, nove linhas de ônibus foram transferidas para o novo ponto final: 284 (Praça da República-Praça Seca), 391 (Praça da República-Padre Miguel), 372 e 373 (Pavuna-Praça da República), 313 (Penha-Praça da República), 334, 335 e 343 (Cordovil-Praça da República) e 355 (Praça da República-Madureira).

A mudança faz parte de um projeto de revitalização da área histórica da cidade.

Fonte: G1.com

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Transporte público de Sapucaia do Sul terá bilhetagem eletrônica


A Cidade vai implantar o sistema da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte urbano. O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ivan Braz, juntamente com a diretora de tráfego, Adriana Muller, do chefe do serviço de fiscalização de transportes, Neudir Cardoso da Silva e do gerente financeiro da empresa Real Rodovias, Wilson Garcia dos Santos, visitaram as instalações do consórcio gestor TEU, em Porto Alegre. Na oportunidade, o gerente operacional do TEU, Fernando Lindner, apresentou à comitiva sapucaiense as vantagens e benefícios do sistema de bilhetagem eletrônica, bem como todos os setores da empresa, desde a criação até a entrega do cartão à população.
Conforme Braz, a intenção com a visita foi de conhecer o consórcio a fim de dar início a uma campanha informativa que prepare a comunidade do município para as novas mudanças. O novo sistema de vale transporte será implementado gradativamente na cidade até janeiro de 2011. Segundo o gerente financeiro da Real Rodovias, Wilson Garcia dos Santos, um evento preparatório para o uso correto do novo sistema deverá acontecer em Sapucaia na segunda quinzena de setembro. Durante o evento, serão apresentados à comunidade os 14 novos veículos adquiridos pela empresa já equipados com validadores eletrônicos instalados junto às roletas.

Fonte: Jornal Correio de Notícias

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Grade de proteção solta põe usuários de terminal de ônibus em risco em Porto Alegre

terça-feira, 7 de setembro de 2010


Usuários de ônibus que utilizam o terminal localizado sobre o viaduto José Eduardo Utzig, no cruzamento das Avenidas Dom Pedro II (Terceira Perimetral) e Benjamin Constant, na zona norte de Porto Alegre, estão preocupados com o risco causado por uma grade de proteção parcialmente solta. O concreto colocado para fixar a estrutura está frágil — inclusive comprometendo a fixação por meio de parafusos.

A grade, instalada para proteger os usuários do risco de quedas sobre a pista da Benjamin Constant, está solta desde o início do ano, segundo a advogada Magdala Ferreira Barrada, 33 anos, que trabalha nas imediações do viaduto.

— O concreto está caindo, nem segura mais os parafusos. A impressão é que tu vai encostar na grade de proteção e cair junto com ela. Moradores da região estão bem preocupados com os riscos. Uma criança pode se escorar lá e a grade cair — declara.

Nas últimas semanas, de acordo com a advogada, a prefeitura chegou a reforçar a proteção soldando os ferros. No entanto, para ela, a situação ainda oferece risco aos usuários.

— Não acho que aquela solda tenha resolvido o problema. Continua perigoso — afirma.

Escada rolante estragada há dois anos

Além da proteção comprometida, os usuários de ônibus do terminal estão impedidos de usar a escada rolante instalada para facilitar o acesso ao segundo andar do terminal. Conforme o agente de vistoria Diego Américo Costa, 32 anos, que usa o lugar todos os dias, o equipamento está estragado há cerca de dois anos.

Tapumes foram colocados pela prefeitura para impedir a passagem no acesso à escada.

— Na primeira vez que a escada estragou, foi consertada. Na segunda, há dois anos, colocaram os tapumes para impedir o acesso e não fizeram os reparos necessários. Idosos ou cadeirantes são os mais prejudicados. Quando o elevador estraga, o que é comum, eles (idosos e cadeirantes) não tem opção — comenta Costa.


Fonte: Zero Hora


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