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Curitiba: Novo Ligeirinho será implementado no Tatuquara

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Usuários do transporte coletivo que residem na região do Tatuquara, na zona sul de Curitiba, poderão contar com uma nova linha-direta. Nas próximas semanas, técnicos da Urbanização de Curitiba S/A deverão iniciar um estudo para a implementação de um Ligeirinho, com uma estação-tubo como ponto final dentro do bairro. A nova linha sugerida por representantes de moradores da região poderia reduzir o tempo de viagem entre o Tatuquara e o centro da capital.

Na última semana, durante uma audiência pública realizada no bairro, os moradores entregaram ao prefeito Luciano Ducci um documento, com mais de 6 mil assinaturas, solicitando a implantação do ligeirinho e de um terminal de ônibus na região.

Segundo a presidente da Associação de Amigos e Moradores da Vila Palmeiras II, Maria do Rocio Antoniaconi, a população do bairro cresceu muito nos últimos três anos e o número de ônibus e linhas já não atende mais a demanda de passageiros.
Maria do Rocio ressalta que pelo menos sete loteamentos foram criados no período. “Há alguns anos os loteamentos praticamente não existiam. Somente no Moradias Monteiro Lobato, foram entregues, através de programas habitacionais, mais de 500 novas moradias”, diz.

O motorista de ônibus, Rogério Campos, que recolheu as assinaturas dos moradores para reivindicar o Ligeirinho, revela que há tempos a população pede uma linha-direta no Tatuquara.
Ele conta que hoje, para ir do Tatuquara ao centro da cidade, os usuários levam cerca de uma hora e 15 minutos. Isso porque é preciso ir até o terminal do Pinheirinho para fazer a conexão com outras linhas. “Um Ligeirinho que fosse direto do bairro para o centro faria o percurso em no máximo 45 minutos”, complementa.

Campos acredita que a implementação de um terminal no bairro poderia desafogar o terminal do Pinheirinho e possibilitar uma redistribuição das 13 linhas alimentadoras que atendem o Tatuquara. “O terminal também beneficiaria os passageiros da Região Metropolitana, que também precisam passar pelo Pinheirinho para ir a outras localidades”.O gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs, Luiz Filla, comenta que o prefeito entende que o bairro merece uma nova linha-direta e determinou que técnicos estudassem o itinerário da nova linha.
Segundo ele, não há prazo para a elaboração do projeto já que é preciso planejar alterações na estrutura viária do bairro, com a pavimentação definitiva e espaço físico para a estação-tubo.
“Somente após a implantação da linha-direta será avaliada a possibilidade da implementação de um terminal de ônibus na região. É preciso considerar que existem outras implicações, como o metrô que está previsto para a região sul”, diz.

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Grande Vitória: Frota municipal é monitorada por tecnologia GPS


Os ônibus do sistema de transporte coletivo municipal de Vitória são monitorados por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global).
Com esse sistema é possível observar em tempo real a posição e a localização dos ônibus no mapa da cidade, a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.
É possível, também, verificar se as empresas estão cumprindo o quadro de horários estabelecido e se está havendo algum desvio de itinerário.
Implantado em 2009, esse sistema de monitoramento tem como objetivo melhorar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. O monitoramento melhora a qualidade do transporte coletivo e traz benefícios para o usuário.
A partir do momento em que as informações do monitoramento chegam de forma mais rápida, é possível que a correção dos problemas seja feita com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo.

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População sofre com transporte em Americana-SP


A queda de braço entre a Prefeitura de Americana e as empresas concessionárias do transporte coletivo urbano dá sinais de que ainda vai se arrastar por muito tempo. Um lado reivindica aumento no valor da passagem, o outro cobra a instalação de cobertura nos pontos de ônibus e os passageiros, o lado que realmente importa nessa disputa, ficam a ver navios, esperando, como sempre, melhorias no transporte coletivo. E está difícil de acontecerem.
Não é de agora que as 30 mil pessoas que dependem diariamente de ônibus em Americana aguardam que alguma coisa finalmente seja feita em prol do transporte coletivo urbano do município. E não é à toa. Basta dar uma volta de ônibus pela cidade para perceber que o sistema é carente de benfeitorias. Mudanças foram anunciadas ao longo dos últimos anos, mas não saíram do papel.
A expectativa de que a alteração no contrato - de permissão para concessão - ocorrida há três anos fosse ser revertida em melhorias não se concretizou. E por um motivo aparentemente simples: segundo a Prefeitura, as empresas não cumprem o contrato. Ora, mas contrato não é para ser cumprido? É, mas em Americana nem com queda de braço entre os dois lados isso vem ocorrendo.
A cobertura nos pontos de ônibus é apenas um exemplo. Desde o início do ano passado, a Prefeitura negocia, sem sucesso, a implantação dos abrigos nos pontos de embarque. A instalação do sistema integrado de transporte - com apenas uma passagem o usuário pode usar mais de um ônibus no trajeto do seu destino - é outro benefício para os passageiros assegurado em contrato. Ele deveria estar funcionando há dois anos, mas o atraso na sua implantação só faz crescer com estimativas e previsões de prazo que nunca se concretizam.
Se as concessionárias não cumprem o que prometeram, ao invés de travar luta de braço a Prefeitura de Americana deveria recorrer a caminhos legais para garantir o direito dos usuários do transporte coletivo a um serviço de qualidade. Afinal, por quanto tempo mais os americanenses que dependem de ônibus terão de tomar chuva e sol em pontos desprotegidos? Por quanto tempo terão que esperar para ter ônibus novos e confortáveis que justifiquem o preço cobrado pela tarifa?
Infelizmente, tais perguntas seguem sem resposta, provando que a briga entre Prefeitura e concessionárias é, acima de tudo, um desrespeito aos passageiros.

Fonte: O Liberal
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Usuário do transporte coletivo é valorizado no aniversário de Campo Grande


Dos cerca de 780 mil habitantes que vivem hoje em Campo Grande, grande parte utiliza diariamente o transporte coletivo seja para o trabalho, lazer ou outro motivo. Com 541 ônibus, sendo 15 da classe executiva, o prefeito Nelson Trad Filho anunciou a entrega de 111 novos veículos que serão incorporados a essa frota. A entrega faz parte da programação de aniversário da Capital, que completa 111 anos no próximo dia 26.

O diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior ressalta que toda a frota que será entregue até o dia 1° de setembro será adaptada para atender usuários com deficiência física. Os ônibus executivos, que hoje comportam 23 passageiros, serão ampliados com capacidade para 34 pessoas.

“A frota que vem por aí será de primeira linha. Desde o layout, que terá a cara da Prefeitura, sistema de ar-condicionado, sem contar na estrutura”, adianta Rudel.

Os ônibus executivos, cuja tarifa é de três reais, passarão a ter duas portas, sendo uma para entrada e outra de saída. Os atuais possuem apenas uma porta para as duas funções. Além disso, toda a frota será equipada com elevadores para atender às pessoas com deficiência.

Preocupação - Dados da Assetur apontam que todos os meses são registrados pelo menos 6,5 milhões de entrada de passageiros nos ônibus do transporte coletivo urbano e, ainda, 85 mil pessoas por mês nos executivos.

A preocupação da Prefeitura é fazer com que toda a frota possa atender de forma digna e cada vez mais confortável a essa parcela da população que utiliza esses serviços. A partir da entrega dos novos veículos, Campo Grande terá cerca de 83% de sua frota de ônibus adaptada para atender aos usuários.

O diretor da Agetran destaca as melhorias nos oito terminais de ônibus espalhados pela cidade. “Hoje, o passageiro chega a um terminal e já percebe a diferença. Os locais estão em processo de reforma, alguns com banheiros, iluminação nova, paisagismo e, principalmente, acessibilidade. Existe agora pessoal qualificado garantindo a limpeza e segurança nesses locais. Ou seja, mais uma conquista da população, que merece esse tratamento”, reforça Rudel.
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Fortaleza: Nova greve de motoristas pode ser decretada hoje


Uma nova greve de motoristas, cobradores e fiscais do transporte público de Fortaleza poderá ser decretada hoje. Depois da tentativa de uma convenção coletiva entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que não chegou ao consenso, o presidente do Sintro, Domingo Gomes Neto, disse que teme que a categoria vote, em assembleia, pela paralisação, já que o Sindiônibus está irredutível quanto ao reajuste de salário dos funcionários.

"O meu medo é que os trabalhadores não tenham mais paciência de esperar um acordo. Já entramos no terceiro mês de negociações e os patrões não ofereceram nada para a categoria laboral. Já foi difícil segurar a classe hoje (ontem), quando fez uma manifestação no terminal do Papicu. Tivemos dificuldades de convencer os motoristas a não paralisarem porque eles não estão satisfeitos. Amanhã (hoje) é provável que se discuta uma nova greve".

A reunião, mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) que foi convocada pelas partes para intermediar o conflito, deveria discutir a proposta de reajuste de 7,3% sugerida pela SRTE e alteração no vale-alimentação de R$ 5,00 para R$ 6,50, o que não aconteceu.

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São Paulo: Corredor de ônibus Diadema-Brooklin começa a funcionar sábado


O corredor de ônibus que vai ligar a cidade de Diadema, no ABC, ao Brooklin, na Zona Sul da capital paulista, começa a funcionar no próximo sábado (31). A data da inauguração está em faixas espalhadas na Avenida Cupecê. O corredor vai causar alterações nos trajetos dos coletivos e nas vias da região. Algumas mudanças no trânsito já começaram a valer nesta quarta-feira (28).
Nesta manhã, nos 12 km nos quais funcionará o corredor, o que se viu foram operários instalando semáforos, retirando lombadas e deixando tudo em ordem para sábado.
Quem circula pela região espera que a obra diminua o tempo do trajeto. A maior parte dos passageiros sai do terminal de ônibus de Diadema. Atualmente, ele gasta em média uma hora dentro do ônibus para percorrer distâncias curtas.
Depois de 23 anos de muita promessa e cerca de oito meses de obras, o corredor vai beneficiar 15 mil pessoas que andam de ônibus. Quem dirige pelas vias todo os dias também está ansioso para ver a obra concluída.
As mudanças nas ruas começaram às 5h30 desta quarta. A Rua Nazareth Rezek Farah passa a ser mão dupla entre a Avenida Vereador João de Luca e a Rua Cabiúna.
Já a Rua Guilherme Gama passa a ser mão única da Rua Arcipreste até a Avenida Vereador João de Luca. A Rua Professor Nicolau Maria Rossetti também será mão única da Avenida Cupecê até a Professor Álvaro Guimarães Filho.


Fonte: G1.com.br
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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