Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Porto Alegre, privatização da Carris deve ficar para o ano que vem

domingo, 6 de novembro de 2022

A prefeitura de Porto Alegre trabalha para acelerar o trâmite das etapas em seu projeto de privatização da Carris, única empresa pública de ônibus da Capital. Com avaliações patrimoniais concluídas ou próximas da efetivação, o Executivo municipal pretende encaminhar o mais breve possível sua proposta de edital para aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). No entanto, a projeção é de que o documento seja analisado somente no início do ano que vem e, caso aprovado, o edital poderá ser apresentado à sociedade e aos potenciais investidores entre março e abril de 2023, e o leilão deve ficar para o segundo semestre. Antes, a previsão era de que a venda ocorresse ainda este ano.

Apesar de a companhia de transporte estar constituída como uma sociedade de economia mista, o controle acionário da Carris pertence à prefeitura de Porto Alegre, que detém praticamente a totalidade das ações. A empresa é executora direta da prestação de serviços de transporte coletivo aos porto-alegrenses. Transportou pessoas, conforme relatório da própria Carris, em 3.304.418 deslocamentos realizados entre janeiro e junho deste ano. O faturamento nos últimos 12 meses foi de R$ 114.156.895,68. A receita líquida em junho de 2022 superou R$ 10,54 milhões.
Atualmente, é responsável por 21 linhas de ônibus em operação na Capital e 549 paradas de ônibus, representando 24,7% do sistema. Tal abrangência se deve, em parte, pela manutenção das importantes Linhas Transversais (T1 ao T13), as quais percorrem longos trechos urbanos, cruzando diversos bairros para fazer a conexão entre Norte, Sul, Leste e região central.

No caso da privatização, o mesmo serviço, em tese, deverá ser prestado por uma concessionária, que poderá assumir a operação dos coletivos por 20 anos, de acordo com a proposta da administração municipal. Além disso, a mesma empresa deverá comprar o patrimônio da Carris, composto pela propriedade onde funciona sua sede e por veículos e equipamentos. A frota possui 244 veículos, com idade média de uso em torno de oito anos. A projeção é de que sejam necessários 98 novos ônibus para manter a frota adequada à legislação até 2034.

— Serão dois objetos em um único edital, pelo qual vamos vender a empresa e conceder 20 anos de operação. São elementos indissociáveis. Estamos buscando ser rigorosos nas avaliações econômicas para que o processo seja encaminhado ao TCE com mínimas chances de apontamentos para correções. Queremos aprovar o modelo e cumprir o trâmite no menor tempo possível — pontua a secretária de Parcerias da Capital, Ana Pellini.

Além dos bens patrimoniais, estão em análise itens importantes. Um deles é um potencial passivo ambiental que deverá integrar o eventual processo de privatização. Trata-se da suspeita de contaminação do solo no terreno da sede, localizado no bairro Partenon, onde funcionou um posto de combustíveis cuja desativação teria ocasionado a deterioração de tanques de armazenamento e, posteriormente, vazamento de poluentes.

A prefeitura quer descartar ou confirmar e dimensionar o dano para incluir o impacto de recuperação do ambiente eventualmente afetado na futura negociação.

— Não sabemos qual é a amplitude desse dano nem mesmo se temos uma questão ambiental concreta. Por isso, está em andamento uma perícia que vai nos trazer essas respostas — pondera a secretária.

Empresa tem mais de 1,1 mil empregados
Outro item relevante acerca da proposta de privatização da Carris são os ativos e eventuais passivos de ordem trabalhista. A empresa, segundo a prefeitura, reduziu seu corpo funcional em 370 trabalhadores, os quais aderiram ao plano de demissão voluntária promovido pela empresa. Esse grupo não produzirá impactos financeiros futuros, pois abriu mão de contestar a relação contratual com a adesão ao programa.

Informações: Zero Hora
READ MORE - Em Porto Alegre, privatização da Carris deve ficar para o ano que vem

Urbs concentra atendimento sobre transporte coletivo nas Ruas da Cidadania

Desde esta terça-feira (1/11), a Urbanização de Curitiba (Urbs) passou a concentrar o atendimento ao público na área de transporte coletivo nas unidades localizadas nas nove Ruas da Cidadania. O posto que funcionava junto à Rodoferroviária foi desativado.

O posto da Rodoviária era um dos com menor movimento, pois ficava entre duas unidades que estão mais próximas da população, nas Ruas da Cidadania da Matriz e do Cajuru. A Central 156 e cartazes no local já informavam os usuários sobre a mudança.

Confira aqui os locais de atendimento nas Ruas da Cidadania.
Os atendimentos podem ser agendados pelo Agendaonline e o horário de funcionamento desses espaços é das 12h30 às 18h30.

De acordo com a Urbs, houve reforço no atendimento das demais unidades, com  remanejamento dos atendentes que atuavam na Rodoviária. Também ampliação da capacidade de atendimento em postos como o de Santa Felicidade, Pinheirinho e Urbs Móvel (ônibus itinerante)

O micro-ônibus, que percorre os bairros da cidade com serviços relacionados ao cartão-transporte, ficará em frente ao posto da Rodoviária até quarta-feira (9/11) para atendimento à população. Confira aqui a programação.

Informações: URBS
READ MORE - Urbs concentra atendimento sobre transporte coletivo nas Ruas da Cidadania

BRT de Salvador transporta mais de 170 mil usuários no primeiro mês de operação

sábado, 5 de novembro de 2022

Após um mês de operação, cerca de 174 mil pessoas já utilizaram o BRT de Salvador. Funcionando desde o dia 30 de setembro, o novo modal de transporte em operação na cidade ainda está passando por diversos testes antes que seja entregue oficialmente ao público, mas já tem registrado grande adesão dos usuários.

Com a ampliação do horário de funcionamento, que passou para 6h às 22h desde a última segunda-feira (31), 27 mil pessoas foram transportadas pelo BRT. Apenas na terça-feira (1º), 14 mil usuários passaram pelo modal, maior número desde o início da operação.

“Desde o planejamento, nós pensamos em cada detalhe da operação buscando trazer para o usuário uma nova experiencia no transporte público, e é muito gratificante para toda a equipe ver que a população tem aprovado o que estamos entregando”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.
Os horários de pico, entre 7h e 9h da manhã, e entre 16h e 18h registraram maior demanda de usuários. Em média, o intervalo entre os ônibus é de 3 minutos nos horários de pico, e o modal leva apenas 11 minutos para percorrer o trecho entre a Estação Rodoviária e o Itaigara. Fora dos horários de pico, o intervalo é de 5 minutos em dias úteis e de 10 minutos aos sábados e domingos.

A operação conta com 12 veículos, dos quais dois são elétricos. A entrega do primeiro trecho completo do serviço está prevista para o mês de dezembro, quando a operação será estendida até a orla, nas imediações da Praça Nossa Senhora da Luz, além da implantação de outras linhas, e contará com 44 veículos – oito deles serão elétricos. O trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa segue em obras, com entrega prevista para o final de 2023.

Informações: Governo da Bahia
READ MORE - BRT de Salvador transporta mais de 170 mil usuários no primeiro mês de operação

Brasil já tem capacidade de produção de ônibus elétricos para a transição

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Com os anúncios recentes de eletrificação da frota de transporte público nas principais cidades do Brasil, a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) divulgou uma nota reiterando a capacidade da indústria brasileira de produzir todos os ônibus elétricos requeridos pelas novas leis de descarbonização.

Essa manifestação surgiu logo após o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciar a proibição da compra de novos ônibus a diesel para a frota paulistana, e do secretário municipal de Mudanças Climáticas, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, que levantou dúvidas sobre a capacidade da indústria de suprir a demanda por ônibus elétricos.

O prefeito de São Paulo já tinha assumido compromisso de eletrificar pelo menos 20% da frota até 2024, o que equivale a cerca de 2.600 ônibus elétricos em circulação na maior cidade do país em pouco mais de um ano. 

Esse compromisso está alinhado com as metas de transição da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes fixadas pela Lei 16.802 e pela atual licitação para renovar os contratos da Prefeitura com as empresas de transporte.

No entanto, poucos dias depois, o secretário executivo de Mudanças Climáticas da própria Prefeitura, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, admitiu, numa entrevista ao programa Olhar de Repórter, da Band, ter se surpreendido com o anúncio da SPTrans.

No programa, o secretário lançou dúvidas sobre a capacidade da indústria brasileira de suprir a demanda por ônibus elétricos requerida pelas metas de transição da frota paulistana definidas pela lei citada acima. 

Dessa forma, a ABVE rebateu as afirmações do secretário, reafirmando um compromisso da própria cadeia produtiva nacional de ônibus elétricos, que diz ser capaz de lidar com a demanda crescente por veículos elétricos no transporte público.

Na prática, a entidade lembrou que o compromisso da cadeia produtiva nacional de produzir até 2 mil ônibus elétricos/ano já tinha sido afirmando em documento enviado ao Ministério Público do Estado de São Paulo já em 2017, um ano antes da aprovação pela Câmara Municipal da Lei 16.802.

Confira abaixo a íntegra do documento: 

INDÚSTRIA BRASILEIRA ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER A DEMANDA POR ÔNIBUS ELÉTRICOS

Cadeia produtiva nacional pode produzir mais de 2 mil veículos/ano

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico vem a público reiterar o compromisso da indústria brasileira de ônibus elétricos de atender às demandas por transporte público sustentável no Município de São Paulo e em qualquer outra cidade do Brasil.

A propósito de manifestações recentes sobre o tema do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e do secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura paulistana, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, a ABVE reafirma a plena capacidade da cadeia produtiva nacional de responder com rapidez e eficiência a todas as exigências da Lei Municipal 16.802/2018, que fixou metas anuais de transição da frota de ônibus a diesel para veículos de baixa emissão.

Empresas instaladas no País, como BYD, Eletra, WEG, Scania, Mercedes-Benz, Moura, Caio, Marcopolo e outras estão plenamente qualificadas e aptas a produzir mais de 2 mil ônibus elétricos por ano.

São empresas que pagam impostos e geram milhares de empregos em território nacional, além de assegurar assistência técnica e reposição aos operadores de transporte público em todas as regiões do Brasil. 

A ABVE entende que as declarações do prefeito e a recente circular divulgada pela SP Trans, proibindo a contratação de novos ônibus a diesel na cidade de São Paulo, limitam-se a reiterar os termos da Lei 16.802 e as regras da atual licitação para renovar os contratos de concessão com as operadoras de transporte.

Por isso mesmo, apoia sem reservas a manifestação do prefeito Ricardo Nunes e seu compromisso de eletrificar até 20% da frota paulistana de ônibus até 2024.

A ABVE lembra que já em 2017 – portanto, antes do anúncio da Lei 16.802 – havia enviado ao Ministério Público do Estado de São Paulo documento assegurando a plena capacidade da indústria brasileira de produzir até 2 mil ônibus elétricos/ano e, assim, responder às metas de descarbonização da frota paulistana de transporte público.

Essa capacidade tem sido reiterada a cada dia, com novos modelos de ônibus elétricos apresentados ao público, novas empresas brasileiras entrando no mercado de transporte público e novos desafios tecnológicos sendo superados.

O mais recentes desses desafios, aliás, foi alcançado pela WEG, uma empresa 100% brasileira, que anunciou a capacidade de fornecer baterias elétricas produzidas no País para ônibus elétricos fabricados em território nacional.

Cabe destacar, ademais, que outras empresas, como BYD e Moura, também se posicionam para assegurar o fornecimento das baterias elétricas requeridas pelo mercado nacional de ônibus de baixa emissão.

Para a ABVE, o Brasil já tem todas as condições de posicionar-se como um importante ator no mercado global de transporte urbano sustentável, com solidez, experiência e tecnologia comprovada.

Cabe agora ao Poder Público pôr em prática as leis já em vigor e dar as garantias mínimas para que a indústria já instalada no País possa fazer a sua parte na grande tarefa de assegurar transporte público limpo e sustentável para as cidades brasileiras.

São Paulo, 25 de outubro de 2022

Adalberto Maluf
Presidente da ABVE 

Informações: Uol
READ MORE - Brasil já tem capacidade de produção de ônibus elétricos para a transição

Prefeitura do Rio homologa bilhetagem digital do transporte público

A Prefeitura do Rio homologou, nesta terça-feira (1º), a concessão da operação do Sistema de Bilhetagem Digital ao consórcio Bilhete Digital, formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Alto Tijuca Participações Ltda. O consórcio foi o vencedor do processo de licitação ao apresentar a melhor oferta, no valor de R$ 110 milhões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a assinatura do contrato deve ocorrer no prazo máximo de 45 dias e o início da operação, no primeiro semestre de 2023, começando pelo sistema BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de bilhetagem digital comece a ser operado em 2024. A concessão será pelo período de 12 anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, 12 anos.

A Prefeitura do Rio informou que este novo sistema dará ao município o controle da arrecadação tarifária, permitirá maior transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte. 

Informações: O Dia
READ MORE - Prefeitura do Rio homologa bilhetagem digital do transporte público

No Recife, TI Igarassu passa a ser integração temporal com a inclusão da linha 1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)

Com a inclusão da última linha, a 1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto), à integração temporal, o TI Igarassu passa a operar integralmente por meio do sistema a partir do próximo sábado (5). Com isso, o embarque de todas as linhas do terminal será realizado pela porta dianteira dos ônibus, sendo necessária a validação do cartão VEM para liberar a catraca. A integração temporal permite circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). Nesse tempo, também é permitido alternar entre os modais ônibus e metrô.  

É importante os usuários estarem atentos, pois esse sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração temporal. Quem ainda não tem o cartão pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Igarassu. É só procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão. Se preferir, no mesmo momento, o usuário ainda pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.  
O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio no melhor planejamento das linhas de ônibus. Outra vantagem é a otimização do embarque principalmente nos horários de maior movimento nos terminais, além de evitar a evasão de receitas. 

Com a inclusão do TI Igarassu, a integração temporal está implantada em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Somente em 2021, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

DESCONTO INDEVIDO - Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem direito ao ressarcimento, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, TI Igarassu passa a ser integração temporal com a inclusão da linha 1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)

Intelbras apresenta soluções de monitoramento com inteligência artificial na Fenatran 2022

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 46 anos de história, participa pela segunda vez da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo (SP). A companhia vai apresentar um portfólio completo de soluções de rastreio e monitoramento, com destaque para lançamentos de gravadores veiculares, câmeras inteligentes e um software de gestão de frota.


“A Intelbras tem inovação em seu DNA e direciona investimentos e esforços para atender por completo as necessidades do setor de transporte e logística. Na Fenatran 2022, a companhia terá a oportunidade de apresentar suas soluções inovadoras que são ideais para todos os públicos do setor, incluindo o caminhoneiro, empresas de logística, até o gestor de frotas”, explica Rafael Duarte, Gerente do segmento de Gerenciamento de imagens da Intelbras.

Mercado em crescimento, mas com desafios

A frota de caminhões no Brasil tem aumentado nos últimos anos. Segundo dados da Fenabrave, 2021 apresentou crescimento de 43% nas unidades vendidas, chegando a 127,3 mil e atingindo como maior volume nos últimos 6 anos. Com isso, a frota alcançou 3,5 milhões de caminhões em circulação no país – de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil.

Por outro lado, para preocupação das empresas, o ano passado também registrou um aumento de 1,7% nos roubos de carga– o primeiro desde 2017. Portanto, torna-se imperativo para essas companhias investirem em soluções tanto de segurança, quanto de monitoramento e rastreio dos seus veículos.

“A Intelbras acompanha de perto os mercados em que atua, mantendo-se sempre próxima de seus clientes e parceiros. Na Fenatran, vamos demonstrar como as soluções da companhia pode transformar a gestão de frotas, tornando-a mais segura e assertiva”, complementa Bruno Pedro Valerim, Supervisor da categoria de Tecnologias de Monitoramento e Rastreamento Veicular da Intelbras.

Destaques no estande

Para apresentar uma experiência imersiva para os visitantes do estande, a Intelbras vai utilizar um simulador que mostra os desafios da direção, ao mesmo tempo que monitora o comportamento do motorista, por meio de uma câmera que registra sinais de cansaço, uso de celular e distração. O simulador, que ficará disponível durante os cinco dias do evento, reproduzirá o trajeto percorrido pelo motorista e o gestor de frota presente poderá acompanhar os movimentos e receber alertas emitidos pelo próprio equipamento.

“O simulador é uma maneira eficaz de demonstrar como tecnologias de inteligência artificial e machine learning podem ser aplicadas à gestão de frotas e aos motoristas. O objetivo dessas ferramentas é mostrar a motoristas e gestores de frotas que a tecnologia é capaz de ser aliada na conscientização por uma estrada mais segura, reduzindo custos de sinistros e operacionais da frota”, explica Valerim.

Haverá também um veículo conceito, em que será possível conferir toda a solução Intelbras instalada, com as principais funcionalidades em operação.

Lançamentos

Entre os lançamentos da Intelbras, destacam-se a nova geração de gravadores veiculares (modelos MVD 3404 GW; MVD 5404 GW; MVD 1404; MVD 9004 IA) que contam com processamento e recursos avançados, entregando maior capacidade de processamento, codificação em H.265+, funções de inteligência artificial, como Reconhecimento Facial, Contagem de Pessoas, além da solução de apoio ao monitoramento policial com a leitura de placas.
Captura de tela do software Intelbras Moovsec

Outra solução que será apresentada é o software Intelbras Moovsec, nova plataforma de gestão de frotas e integração com dispositivos para o mercado de rastreamento e monitoramento veicular. Com ela é possível realizar monitoramento via vídeo, com rastreamento em tempo real, monitorar alarmes e integrações com dispositivos. Ademais, o software oferece download e visualização das gravações, entregando relatórios simplificados e inteligentes. 

Entre outros destaques, a companhia vai apresentar a bodycam BCM 5000 DEFENSE, que pode ser integrada a linha de gravadores veiculares, trazendo agilidade e mobilidade de uma câmera portátil em um ambiente versátil. Também serão mostradas as novas câmeras speed dome VIPM 9080 IR e VIPM 9050 D IA, que oferecem funcionalidades como infravermelho de 80 metros e 30x de zoom óptico. E a câmera analógica VHDM 5220 FP de alta definição para uso lateral; e o case de antivandalismo IK10.

Já a unidade de energia da empresa vai levar a linha de carregadores para veículos elétricos (também denominados estação de recarga). Previsto para ser lançado em 2023, o portfólio da empresa conta com carregadores de diferentes potências e design para necessidades e ocasiões específicas – desde os portáteis, focados no proprietário do veículo elétrico, até mesmo modelos que estarão presentes nas garagens de estacionamentos particulares, empresas de frotas veiculares e postos de recarga públicos. E a de energia solar vai apresentar o módulo solar flexível para aumento da vida útil da bateria dos veículos.

“A Fenatran será uma ótima oportunidade para a Intelbras apresentar suas novas soluções para projetos que atendem transportadoras responsáveis por atuar em setores como: transporte de combustíveis e de cargas, equipamentos agrícolas, transporte de passageiros, veículos que prestam serviços de manutenção, entre outras diversas aplicações. A solução TMR Intelbras atende não só o mercado brasileiro, como países da América do Sul e da África. Estamos com expectativa de que será um grande evento e que bons negócios poderão ser realizados”, finaliza o Gerente Rafael Duarte.

Serviço – Fenatran

Data: 7 a 11 de novembro
Horários: 7 de novembro – 17h às 21h / 8 a 11 de novembro – 12h às 21h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Jabaquara, São Paulo – SP
Estande Intelbras: E193
READ MORE - Intelbras apresenta soluções de monitoramento com inteligência artificial na Fenatran 2022

Qatar Airways faz parceria com a Gevo para comprar 25 milhões de galões de combustível sustentável

A Qatar Airways e a Gevo, produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), assinaram um acordo de compra em que a companhia aérea irá adquirir 25 milhões de galões americanos de SAF puro ao longo de cinco anos, com entregas previstas para começar em 2028 em vários aeroportos da Califórnia. Assim, a companhia aérea irá adquirir 5 milhões de galões americanos de SAF puro todos os anos, o combinando com seu suprimento existente de combustível convencional para jatos e tornando-se a primeira na região do Oriente Médio e África a anunciar um compromisso com um acordo internacional de compra SAF.


Essa parceria faz parte do compromisso anterior da Qatar Airways, juntamente com outros membros da oneworld® Alliance, de comprar até 200 milhões de galões americanos de SAF da Gevo. A utilização de SAF é um dos pilares da Qatar Airways e do plano da oneworld de atingir zero emissões líquidas até 2050. Em setembro de 2020, a oneworld tornou-se a primeira aliança global de companhias aéreas a se unir em torno de uma meta comum para alcançar a neutralidade de carbono com zero emissões líquidas do componente até 2050. 

A aliança posteriormente se comprometeu com uma meta de 10% de uso sustentável de combustível de aviação até 2030. A Qatar Airways está muito interessada em aumentar o uso de SAF em nível comercial, observando que o produto a ser adquirido será certificado sob a sustentabilidade critérios estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Comparado com o combustível de aviação de base fóssil, o SAF resulta na redução das emissões de dióxido de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia atual permite que as reduções de CO2 com o uso de SAF cheguem a 85% quando comparadas ao combustível de aviação convencional.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “A Qatar Airways continua a priorizar nosso compromisso com voos net-zero até a metade do século. A descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar neste esforço global para um futuro melhor. Unindo forças com outros membros da oneworld, estamos apoiando a Gevo para estabelecer suas instalações de produção de SAF para aumentar o fornecimento e nos aproximar de nossa meta de substituir 10% de nosso combustível convencional para jatos por SAF até 2030.”

“Ao trabalhar com agricultores em práticas agrícolas regenerativas, a Gevo pode fornecer matérias-primas não prejudiciais para produzir combustível de aviação sustentável, além de aumentar a saúde do solo, sequestrar carbono e fornecer produtos nutricionais para a cadeia alimentar'', disse Patrick R. Gruber, CEO da Gevo. “Ao incorporar a sustentabilidade em cada etapa do nosso sistema de negócios, desde a matéria-prima cultivada de forma não agressiva até o uso de energia renovável para produção, estamos ajudando a Qatar Airways e outros membros da aliança oneworld a atingirem suas metas de redução de emissões.”

A Qatar Airways fez progressos significativos para alcançar a sustentabilidade ambiental e a descarbonização, e atualmente está voando com uma das frotas mais jovens e econômicas. É a primeira companhia aérea do Oriente Médio a obter o credenciamento ao mais alto nível no Programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) e a primeira a ingressar na plataforma IATA CO2NNECT, oferecendo um novo programa voluntário de compensação de carbono para remessas de carga aérea, continuando a avançar uma agenda ambiciosa para demonstrar liderança ambiental em todo o setor de aviação global.
READ MORE - Qatar Airways faz parceria com a Gevo para comprar 25 milhões de galões de combustível sustentável

SPTrans altera itinerários de nove linhas na região de Santana a partir de 5 de novembro


A SPTrans informa que a partir de sábado, 5 de novembro, nove linhas de ônibus terão seus itinerários alterados e passam a circular pela Rua Darzan e deixam de atender a Rua Leite de Morais, na região de Santana, Zona Norte. A mudança visa melhorar o desempenho das linhas.

Não haverá desatendimento a pontos de parada.

Acompanhe os novos itinerários:

178T/10 Metrô Santana – Ceasa
177H/10 Metrô Santana – Cidade Universitária
177H/21 Metrô Santana – Pinheiros

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Leite de Morais, Terminal Santana. 

1741/10 Vila Dionísia – Metrô Santana
1742/10 Jardim Antártica – Metrô Santana
1744/10 Lauzane Paulista – Metrô Santana
1756/10 Pedra Branca – Metrô Santana
1758/10 Jardim Antártica – Metrô Santana
1759/10 Jardim Pery – Metrô – Santana

Ida: normal até a Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Leite de Morais, Terminal Santana. 
Volta: sem alteração.

Informações: SPTrans
READ MORE - SPTrans altera itinerários de nove linhas na região de Santana a partir de 5 de novembro

Urbs conclui primeira etapa de reforma do Terminal Cabral

A Urbanização de Curitiba (Urbs) concluiu a primeira etapa de obras no Terminal Cabral. O projeto contempla a reforma das duas plataformas de embarque e desembarque do biarticulado, nos dois sentidos (bairro/Centro e Centro/bairro). 


As obras começaram na plataforma sentido Centro/bairro em 10 de outubro. Para que o embarque e desembarque de passageiros ocorresse normalmente, os trabalhos se concentraram em 50% da plataforma. Com a liberação dessa primeira etapa, as obras prosseguem nos 50% restantes.

Um dos mais importantes da cidade, o Terminal Cabral recebe cerca de 73 mil passageiros por dia útil. O projeto contempla quatro fases, que devem estar concluídas no fim de janeiro de 2023, com recurso de R$ 627,3 mil.

Estações-tubo
O investimento se soma aos R$ 5,9 milhões que serão aplicados na revitalização de 85 estações-tubo, que começa na próxima quinta-feira (3/11)  O foco é a reforma dos pisos, mas a revitalização inclui também pinturas e reposicionamento do posto de trabalho em 17 estações-tubo.

Segundo previsão da Urbs, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro.

Informações: URBS
READ MORE - Urbs conclui primeira etapa de reforma do Terminal Cabral

Mobi-Rio publica edital para contratação de 250 motoristas de articulados para o sistema BRT

A Mobi-Rio vai contratar 250 motoristas de ônibus articulados. O edital 022/2022 foi publicado nesta quinta-feira (3/11), no Diário Oficial do Município. As inscrições, que começam na sexta-feira (4/11) e vão até a próxima terça-feira (8/11), devem ser feitas online no site da Mobi-Rio, acessando a página Vem Pra Mobi-Rio.


No edital, encontram-se as informações para se candidatar às vagas, que são para preenchimento imediato. Um dos requisitos para participar do processo seletivo é ter experiência como condutor de veículos de grande porte. O salário é de R$ 3.228,40, além de vale-alimentação no valor de R$ 500,00.

A necessidade de aumentar o quadro de motoristas decorre das melhorias que vêm sendo realizadas pela Prefeitura do Rio no sistema BRT, entre elas a compra de 220 novos articulados que entram em operação até março de 2023. Parte deles começará a circular já em dezembro deste ano no corredor Transolímpica, cujas estações estão sendo todas remodeladas. Em março, essa nova frota estará rodando também no corredor Transcarioca.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Mobi-Rio publica edital para contratação de 250 motoristas de articulados para o sistema BRT

Show altera linhas de ônibus no fim de semana na Zona Oeste de SP

A SPTrans informa que a partir das 20h30 de sábado, 5 de novembro, e no domingo, dia 6, a partir das 20h, devido a realização do show do cantor Michael Bublé será necessário alterar os itinerários de 26 linhas de ônibus que circulam no entorno do Allianz Parque, na Av. Francisco Matarazzo, 1.705, na Água Branca.


Confira as mudanças de itinerário:

1896/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
8000/10 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8000/1 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8400/10 Term. Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo
8549/10 Taipas – Pça. do Correio
8594/10 Cid. D`Abril – Pça. Ramos de Azevedo
8622/10 Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo
8686/10 Mangalot - Lgo. do Paissandu
8677/10 Jd. Líbano – Lgo. do Paissandu
938C/10 COHAB Taipas - Term. Princ. Isabel
978J/10 Voith – Term. Princesa Isabel

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, R. Mário de Andrade. Av. Gal. Olímpio da Silveira, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

129F/10 Conexão Petrônio Portela – Metrô Barra Funda
8055/51 Perus – Metrô Barra Funda
948A/10 Vl. Zatt – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: Sem alteração.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

8545/10 Penteado – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Av. Pompéia, será interditada.

938P/10 Jd. Tereza – Metrô Barra Funda
938V/10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
978T/10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

178A/10 Metrô Santana – Lapa

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaa, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, R. Pedro Machado, Av. Auro Soares de Moura Andrade, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

874T/10 Ipiranga – Lapa

Ida: normal até Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaa, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

809U/21 Metrô Barra Funda – Metrô Vl. Madalena

Ida: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Júnior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompéia, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

856R/10 Lapa – Socorro

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

8615/10 Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II

Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça.Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

875H/10 Term. Lapa – Metrô Vl. Mariana

Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, prosseguindo normal.
Volta: normal até Pça. Marrey Junior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

877T/10 Vl. Anastácio - Metrô Paraíso

Ida: normal até a R. Clélia, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo,prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

748R/10 Jd. João XXIII – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
READ MORE - Show altera linhas de ônibus no fim de semana na Zona Oeste de SP

Metrô SP vai auxiliar na implantação do monotrilho da República Dominicana

O Metrô de São Paulo, em consórcio com outras empresas, foi declarado vencedor de uma licitação internacional no projeto de monotrilho da República Dominicana.

“A expertise do Metrô na implantação e operação de sistema de monotrilho de alta capacidade e de seus técnicos, agregaram valor na nota técnica a mais alta na concorrência”, declarou Silvani Pereira, presidente da companhia.

Será a primeira vez que a companhia vai atuar na implantação de sistema de transporte no exterior.
O consórcio Multinacional Monotel SDC é formado pelo Metrô de São Paulo, a Concremat Engenharia e Tecnologia (Brasil), Itrans (República Dominicana) e Grupo AM (Venezuela) que vão receber aproximadamente US$ 22,5 milhões para atuar na gestão e fiscalização da execução do projeto da obra, bem como os procedimentos para iniciar a operação do sistema pioneiro no país do Caribe.
Mapa do futuro monotrilho da República Dominicana (Imagem: Reprodução)
O projeto envolve a implantação da primeira linha de monotrilho da América Central e Caribe, que vai ter 16 km de extensão e 16 estações entre Cienfuegos e Madre y Maestra, interligando os setores mais populosos de Santiago de Los Caballeros e regiões de concentração de trabalho

A obra foi iniciada em março de 2022 e, quando pronta, deve transportar 200 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a acessibilidade no transporte público.

por Igor Roberto 
Informações: MobilidadeSampa
READ MORE - Metrô SP vai auxiliar na implantação do monotrilho da República Dominicana

Curitiba inicia reforma do Terminal Cabral e programa revitalização de 85 estações-tubo

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

A Urbanização de Curitiba (Urbs) começou a reformar as plataformas de embarque e desembarque do Terminal Cabral e vai, no início do próximo mês, iniciar a revitalização do piso de 85 estações-tubo da cidade. O objetivo é dar mais conforto para o usuário e melhorar acessibilidade desses espaços do transporte coletivo. O valor do investimento é de cerca de R$ 6,5 milhões. 



Trata-se do maior investimento em reforma dos últimos cinco anos. O projeto anterior fez a reforma de cinco estações-tubo e foi interrompido no início de 2020 por conta da pandemia de Covid-19. 

“Estamos retomando os investimentos em melhorias nos equipamentos do transporte coletivo, ampliando a segurança, a eficiência e a acessibilidade para o passageiro”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Do total previsto, R$ 5,9 milhões serão destinados às obras nas estações-tubo. O edital de licitação para a escolha das empresas para execução das obras foi publicado na última terça-feira (11/10). O foco é a reforma dos pisos, mas a revitalização inclui também pinturas e reposicionamento do posto de trabalho em 17 estações-tubo.

Segundo previsão da Urbs, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro e será dividida em quatro lotes. Cada revitalização deve durar entre 2 e 5 dias para estações de pequeno porte e até 25 dias para estações de grande porte.

Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo. Uma das primeiras a passar pela revitalização deve ser a estação-tubo Carlos Gomes (sentido Boqueirão).

Haverá melhorias de acessibilidade em 17 estações-tubo, com o aumento do vão para a entrada de usuários isentos, como cadeirantes, por exemplo.

Cabral 
No Terminal Cabral, as obras tiveram início nesta segunda-feira (10/10) e devem somar R$ 627,3 mil. Um dos mais importantes da cidade, o terminal recebe cerca de 73 mil passageiros por dia útil. 

O projeto contempla a reforma das duas plataformas de embarque e desembarque do biarticulado, nos dois sentidos (bairro/centro e (centro/bairro). Ao todo são quatro fases, que devem estar concluídas no fim de janeiro de 2023.

As obras começaram na plataforma sentido centro/bairro e devem durar, com o tempo bom, de 20 a 25 dias úteis. Para que o embarque e desembarque de passageiros ocorra normalmente, os trabalhos se concentram em 50% da plataforma.

As reformas se somam às melhorias que vem sendo implantadas nos últimos anos no transporte coletivo, que incluem renovação da frota,  a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde.

Informações: URBS
READ MORE - Curitiba inicia reforma do Terminal Cabral e programa revitalização de 85 estações-tubo

Representantes da SMTT Maceió acompanham o início das operações do BRT de Salvador

Em vias de iniciar as obras para a implantação do sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit) em Maceió, uma comitiva da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou uma visita técnica à Secretaria de Mobilidade (SEMOB) de Salvador, entre os dias 3 e 7 de outubro. A presença dos representantes do órgão responsável pelo transporte público coletivo de passageiros e pelo trânsito maceioenses teve como objetivo acompanhar o começo das operações do BRT de Salvador.


A SMTT foi representada pelo coordenador do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), por Silvio Sarmento, o assessor técnico de Transportes, Bruno Aragão, e o assessor técnico de Terminais e Paradas, Arthur Douglas, Os três foram recebidos pelo diretor de transporte de Salvador, Matheus Lima Moura.

Durante a visita, os representantes da SMTT conheceram o Centro de Controle e Operação (CCO) do BRT, onde foi possível acompanhar os trabalhos da equipe e ter informações sobre o uso da tecnologia na operação, que proporciona mais eficiência no serviço.

Todo o processo é acompanhado, em tempo real, a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações.

"O funcionamento do Centro de Controle com a Supervisão do Órgão gestor, é primordial para o correto funcionamento do Sistema e o que presenciamos aqui foi o casamento perfeito entre a tecnologia e a atuação das pessoas que fazem parte do processo", frisou o coordenador do SIMM, Silvio Sarmento.

A comitiva também esteve na garagem do BRT, onde conheceu parte da frota de ônibus do novo modal, composta por veículos que seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente.

"Estrutura é tudo para que esse sistema tenha um bom desempenho. Aqui vimos veículos modernos e confortáveis e isso já traz um bônus enorme para a população", destacou o assessor técnico de Transportes da SMTT Maceió, Bruno Aragão.

"Tudo é muito bem organizado, com um sistema bem preparado para atender aos usuários. É uma outra realidade para quem se acostumou com o sistema convencional", pontuou o assessor.

Os veículos são equipados com motor a diesel e possuem lotação total para 89 passageiros. Os ônibus têm portas em ambos os lados da carroceria, espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual, além da otimização da acomodação de componentes técnicos e capacidade aumentada.

Outro ponto visitado pelos representantes da SMTT Maceió foi a Estação Pirajá, onde há a integração entre o metrô e os ônibus.


"Foi uma imersão no transporte público da cidade, onde foi possível realizar um estudo de repertório mais sólido, conhecer novas realidades e soluções adotadas, que funcionaram ou não, considerando nossa cultura, meio ambiente e clima", ressaltou o assessor técnico de Terminais e Paradas. Arthur Douglas.

"É importante destacar, na visita ao terminal de Pirajá, a implantação dos carrinhos de bilhetagem de autoserviço, que agilizam o pagamento da passagem", disse o assessor.

A visita foi encerrada na sexta-feira (7), quando a comitiva maceioense participou de outro momento com os representantes da SEMOB. Além do diretor Matheus Moura, estiveram presentes o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller; o coordenador de Planejamento de Transportes, Raimundo Dortas, e o supervisor de Área de Tráfego, Jessé Gonçalves.

"Foi uma visita bem positiva. Apesar de termos um foco principal, acompanhar o funcionamento do BRT, não nos detemos apenas nessa missão. Acompanhamos o sistema de transportes como um todo, com visitas a terminais de Integração do Sistema de Ônibus Convencional, inclusive com integração com o Metrô", enfatizou o coordenador do SIMM da SMTT de Maceió.

Ele destacou ainda a importância da visita técnica a Salvador. "Trouxe novas visões e ideias que devem complementar o que temos em Maceió e que servirá para melhorarmos ainda mais o atendimento aos usuários", revelou o coordenador.

Sobre o sistema BRT em Maceió

A implantação do BRT em Maceió foi anunciada pelo prefeito JHC, no dia 5 de setembro deste ano. Segundo o gestor, o serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital. De acordo com o anúncio, serão instaladas 22 estações ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade.

Esse modal de transporte é moderno e bastante adaptável para a realidade maceioense, sobretudo para a implantação nos principais corredores de transportes da capital, como nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro e na Avenida Menino Marcelo, visto o grande volume de linhas convencionais que alimentam estas vias, advindas de bairros bastante populosos da capital.

Para viabilizar o melhor funcionamento em sua implantação há a necessidade de realizar algumas intervenções de infraestrutura, quer sejam por passagens subterrâneas ou elevadas, principalmente para evitar a parada excessiva em cruzamentos, proporcionando uma viagem bastante ágil, segura e confortável, visto que não há interferência de outros veículos na faixa exclusiva.

Deve-se considerar ainda, que, a implantação desse modal, proporcionará mais agilidade para quem utiliza o transporte público, além da redução de ônibus nas principais avenidas da capital, melhorando a mobilidade urbana para todos que utilizam essas vias de tráfego.

BRT de Salvador

O modal entrou em fase de testes no dia 30 de setembro deste ano, com 11 ônibus. O início da operação assistida começou no dia seguinte. A extensão da via de tráfego é exclusiva e está em torno de 11km total, em dois sentidos, com cinco estações em funcionamento para embarque e desembarque, sendo uma delas integrando com o metrô, além de mais uma elevada, já em construção no trecho em operação (para integrar com o metrô), e mais seis no trecho em obras da segunda fase.

As estações, três em nível das vias normais, e uma elevada viabilizam o tráfego livre do BRT em toda a extensão do corredor de transporte. O trecho total contém quatro semáforos em cruzamentos, sendo priorizada a sua passagem, aumentando a velocidade média, e consequentemente tornando a viagem mais rápida, segura e confortável.

Todos os veículos utilizados são climatizados, com motor traseiro e piso rebaixado, possibilitando o embarque de todos os usuários, inclusive cadeirantes, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida, acessar o veículo no mesmo nível do piso da plataforma do terminal, sem a necessidade da utilização de degraus.

Informações: Prefeitura de Maceió
READ MORE - Representantes da SMTT Maceió acompanham o início das operações do BRT de Salvador

Prefeitura abre nova licitação para comprar mais 270 ônibus articulados para o sistema BRT

quarta-feira, 12 de outubro de 2022


A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (11/10), o aviso de licitação para a compra de 270 novos articulados para o sistema BRT. O pregão eletrônico está marcado para o dia 24 de outubro, às 11h, e a previsão é que os veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, comecem a ser entregues a partir de outubro de 2023, até fevereiro de 2024, distribuídos em cinco lotes. O edital está disponível no site:  http://www.comprasgovernamentais.gov.br (UASG 986001).
Essa é a primeira compra de ônibus pela Prefeitura do Rio seguindo a nova norma ambiental Proconve P-8, programa de controle de poluição do ar por veículos automotores pesados, baseado nas normas Euro 6, que aplica-se também a veículos de passageiros, e que começa a vigorar a partir de 2023.

Com o objetivo de acelerar a recuperação do BRT, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou outras duas licitações em abril e maio deste ano para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo padron. Os veículos já comprados nas licitações anteriores serão entregues entre outubro deste ano e março de 2023.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Prefeitura abre nova licitação para comprar mais 270 ônibus articulados para o sistema BRT

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960