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A cada 10 minutos, um passageiro reclama do transporte de ônibus de BH

domingo, 21 de agosto de 2022

Em um contexto de insatisfação de uma parte dos usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte, a cada dez minutos um passageiro entra em contato para reclamar dos serviços. Desde a implementação do canal de WhatsApp da prefeitura, já são mais de cinco mil queixas realizadas (veja abaixo os canais de reclamações). Enquanto isso, entra em debate na Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a possibilidade do poder público municipal tirar das empresas a responsabilidade pela gestão dos serviços.

O descumprimento e reclamação de quadro de horários além da superlotação dos veículos representam 60% das queixas de quem precisa usar os ônibus para se deslocar na cidade. De 12 julho até a tarde desta terça-feira (16), eram 5.184 registros. A jornalista Aline Lourenço, de 24 anos, utiliza diariamente a linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade). À reportagem de O TEMPO, ela conta não ter visto melhorias, mesmo com o subsídio sendo repassado pela prefeitura às empresas.
“Na verdade, o serviço piorou. O intervalo para cada viagem é de até uma hora ou mais. O quadro de horários não está sendo respeitado. Cada vez mais, o usuário está sendo deixado de lado. O ônibus suplementar demora demais também, sem falar que não podemos contar com eles aos domingos”, desabafa.

De acordo com a Superintendência de Mobilidade (Sumob), a linha 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória) lidera o quesito de reclamações por descumprimento de horários: 111. Na sequência aparece a 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol) com 87.

No quesito lotação, as linhas “campeãs” de queixas são a 806 com 67, 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) com 65 e 5250 (Est. Pampulha / Betânia) com 46 reclamações. O levantamento da Sumob indica que, em média, 44 passageiros foram transportados em 3 de agosto.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), ao contrário do que apontam os usuários, informa que há “clara melhora” após o repasse de subsídios por parte da Prefeitura. “Antes operávamos com 16.700 viagens, e agora estamos operando mais de 22.300 viagens por dia útil”, informou em nota.

A entidade ressaltou que apesar do aumento de viagens, o número de passageiros ainda está “muito abaixo dos 1,2 milhão” que eram transportados de segunda a sexta antes da pandemia de Covid-19.

“Estamos transportando, em média, 950.000 passageiros por dia útil, mas esperamos que este número alcance a casa de 1 milhão de passageiros por dia útil tendo em vista o encarecimento do transporte individual pelo aumento dos combustíveis dos últimos meses”, ponderou.

Projeto de Lei na Câmara
Na Casa Legislativa, um Projeto de Lei (PL) autoriza o Município a “assumir todos os bens utilizados pelas concessionárias que sejam necessários a garantir a continuidade e atualidade dos serviços, aproveitamento de recursos humanos em atividade sem a transferência de encargos por eventual rescisão do vínculo trabalhista” e a abater em indenização prevista em lei, valores repassados às empresas de transporte coletivo de passageiros a título de adiantamento de vales-transportes, excessos tarifários, multas aplicadas e não pagas, prejuízos causados por fraude em processo licitatório e danos causados aos usuários pelo não cumprimento do contrato.

Um dos autores da proposição é o vereador Gabriel Azevedo (sem partido). À reportagem de O TEMPO ele disse que o texto foi motivado pela insistência dos concessionários do transporte coletivo em descumprir o contrato. 

“A legislação federal já autoriza a encampar a concessão, mas se fez necessária uma regulação municipal para marcar uma posição firme do poder público de Belo Horizonte em pôr fim nesse desrespeito. Isso não é uma solução, mas uma sanção pelo descumprimento contratual”, afirmou.

Azevedo ainda destacou a necessidade do contrato ser respeitado e ponderou que Belo Horizonte precisa de um novo, “feito sem cartel”, segundo ele, e com parâmetros claros. O vereador explicou ainda que o poder público administrar o transporte seria de forma temporária, até que aconteça outra licitação.

Sobre o subsídio pago às empresas, o parlamentar disse se tratar de medida “emergencial”. “Houve mudança no serviço, mas a qualidade está longe de ser o que a cidade merece. Isso só vai acontecer quando esse contrato, que não faz nenhum sentido, nem nunca fez, for substituído definitivamente por outra fórmula”, afirmou. 

O PL 332/2022 recebeu parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na última quinta-feira (11) e segue a tramitação nas demais comissões. A prefeitura foi questionada sobre a proposição, mas disse que não comenta projetos de lei. Já o SetraBH não respondeu o questionamento.

Reclamações de ônibus em BH

Descumprimento de quadro de horários 

- 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória): 111
- 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol): 87
- 825 (Estação São Gabriel/Vitória II): 68
- 808 (Estação São Gabriel/Paulo VI): 40
- 5250 (Estação Pampulha/Betânia): 26
Superlotação

- 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol): 67
- 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais): 65
- 5250 (Estação Pampulha/Betânia): 46
- 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória): 39
- 5107 (Estação Pampulha/Savassi) e 4110 (Dom Cabral/Belvedere): 38

Reclamação do quadro de horário

- 9032 (Granja de Freita via Alto Vera Cruz): 13
- 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória) : 12
- 3055 (Estação Barreiro/Retorno Savassi): 11
- 808 (Estação São Gabriel/Paulo VI), 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) e 3029 (Regina/Centro): 10
- 5250 (Estação Pampulha/Betânia) e 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais): 9

Canais de reclamação
As contribuições relativas ao transporte coletivo podem ser registradas nos seguintes canais:

Aplicativo gratuito PBH APP: é possível registrar reclamação e realizar a avaliação com vários critérios. 
Portal de Serviços da PBH: por meio do serviço Reclamação de ônibus (transporte coletivo)
WhatsApp: (31) 9 8472-5715
E-mail: subsidio@pbh.gov.br
É importante encaminhar o número da linha, número do veículo, dia e horário do acontecido, além de um breve relato.

Informações: O Tempo
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SMTT Aracaju faz vistoria em ônibus do transporte coletivo

O trabalho de fiscalização da frota do transporte público continua. Na manhã desta sexta-feira, 19, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou mais uma inspeção em ônibus e foram verificados bancos, botoeiras, portas, pneus, elevador de acessibilidade, cinto de segurança, balaústres, entre outros itens de segurança. 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça a importância das fiscalizações para a melhoria constante do serviço oferecido à população.

“Estamos sempre fazendo vistorias nas garagens das empresas que fazem parte do sistema de transporte público para verificar se os veículos estão atendendo as normas de segurança. Nosso objetivo é oferecer aos usuários um transporte com mais qualidade, por isso, as fiscalizações são rotineiras. E quando alguma irregularidade é detectada durante as inspeções, notificamos a empresa para que as correções sejam feitas o mais rápido possível”, afirma Renato.

O fiscal de Transportes Públicos da SMTT, Luiz Lopes, conta que, quando há irregularidade em algum veículo, ele fica detido na garagem até a empresa fazer os reparos. Em seguida, a SMTT retorna para verificar se as correções foram feitas para que o veículo assim possa ser liberado.  

“Fazemos vistoria em vários itens dos veículos e tudo é documentado. Quando verificamos alguma irregularidade, o ônibus não é liberado para entrar em operação e a empresa notificada. O veículo só entra em circulação com todos os itens funcionando e aptos para rodar com segurança”, ressalta Luiz.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Em São José dos Pinhais, Três linhas de ônibus terão alteração e ampliação de horários


Três linhas de ônibus do transporte público de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vão passar por mudanças nos horários. A alteração, segundo a prefeitura da cidade, começa a valer a partir do dia 29 de agosto.

Alguns horários serão alterados e outros terão ampliação. Veja abaixo como ficarão os novos horários. Segundo a prefeitura, os demais horários das linhas permanecem sem mudança.

A Linha 120 – Terminal Afonso Pena / Fátima – Riacho Doce terá alteração nos horários e aumento na oferta de viagens, destacando para os dias úteis com saída do Terminal os horários: 16h30 / 17h20 / 18h10 / 19h e 19h50. E com saída do bairro, os horários de: 16h55 / 17h45 / 18h35 / 19h25 e 20h15.



Já a Linha 130 – Terminal Afonso Pena / Jurema, nos dias úteis terá alteração de horários: saída do Terminal – 12h40 e saída do bairro: 7h40 / 13h05 e 1930.


Informações: Banda B
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Prefeitura de Porto Alegre adiciona 63 viagens em linhas de ônibus

Usuários do transporte coletivo contarão com mais 63 viagens em sete linhas da Capital a partir deste domingo (21). Outros ônibus também terão seus horários ajustados para atender a demanda. A ampliação foi divulgada pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, neste sábado e faz parte do programa de reestruturação Mais Transporte.

De acordo com a prefeitura, os ajustes são feitos quando necessários, com base na análise diária da demanda de passageiros, e podem corresponder a alterações de horários ou ao aumento do número de viagens. Nesta etapa, são 53 viagens a mais no consórcio Viva Sul, além de 10 no consórcio MOB.

As primeiras mudanças, a partir de domingo, serão ajustes de horários nas linhas 621 Nova Gleba/Santa Rosa e 627 Agostinho. Já a linha 627.6 Agostinho/Fiergs até Fernando Ferrari terá acréscimo de 10 viagens por dia (cinco por sentido).

Na segunda-feira (22), haverá ampliações em outras linhas: 110 Restinga Nova/via Tristeza terá mais seis viagens (três por sentido); 209 Restinga terá mais três viagens (uma no sentido bairro/Centro e duas no sentido Centro/bairro); 210 Restinga Nova terá mais duas viagens (uma por sentido); conjunto de linhas 282/282.1 Cruzeiro do Sul/Pereira Passos terá mais 34 viagens (17 por sentido); e 289 Rincão/via Oscar Pereira terá mais oito viagens (quatro por sentido). 

Já as linhas 110.2 Restinga Nova/via Tristeza/BarraShopping, R10 Rápida Restinga Nova/Cavalhada, 273.1 Belém Novo/Hípica via Schneider, 273.3 Belém Novo/Hípica/Veludo via Schneider e A74 Alimentadora Canta Galo/Extrema terão ajustes em seus horários.  

Conforme a prefeitura, as alterações ocorridas a partir de segunda-feira têm como objetivo melhorar o atendimento em toda a tabela, principalmente nas faixas de pico da manhã e da tarde. As novas tabelas podem ser acessadas no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a localização dos veículos em tempo real pode ser conferida pelo aplicativo Cittamobi.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Belo Horizonte ganha novos ônibus com ar-condicionado e suspensão pneumática

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

O transporte público de Belo Horizonte ganhou o reforço de 24 novos ônibus com ar-condicionado e suspensão pneumática. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da capital, o Setra-BH, os veículos fazem parte do processo de renovação da frota dos coletivos, com ar-condicionado e suspensão, que teve início em 2017 e, hoje, representa cerca de 40% dos ônibus disponíveis no sistema de transporte público municipal. Os novos veículos começaram a circular na terça-feira (16).

O investimento na aquisição dos novos veículos foi de cerca de R$ 15 milhões. A renovação da frota, segundo o Sindicato, busca oferecer maior segurança, conforto e eficiência no serviço. Para o presidente-executivo do Setra BH, Raul Lycurgo Leite, a expectativa é de que novos veículos possam ser adquiridos nos próximos meses. “Importante chamar atenção, que as empresas não gostam de operar com ônibus velhos que quebrem durante as viagens e gerem altos custos de manutenção. Todas preferem operar com veículos novos e modernos", disse. 

O Setra não informou em quais linhas os ônibus irão operar, apenas de que eles irão integrar a frota que atende todo o município. Segundo o órgão que representa a empresa, a renovação dos coletivos do transporte público é feita desde 2015, com a aquisição de veículos com ar-condicionado a partir de 2017. No primeiro ano, 249 novos veículos com o sistema de refrigeração e suspensão a ar entraram em circulação na capital. O investimento foi de R$ 91,2 milhões. 

Em 2018, foram 123 novos veículos, com investimentos de R$ 45,9 milhões. Já no ano seguinte, em 2019,  as empresas adquiriram 472 novos veículos, com investimentos superiores a R$ 189 milhões. Em 2020, último ano em que os investimentos foram feitos, foi feita a compra de 115 veículos, que custaram cerca de R$ 48,9 milhões. 

Informações: SETRA
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Primeiro trem do Metrô de São Paulo completa 50 anos


O primeiro trem do Metrô de São Paulo, e do Brasil, completa cinquenta anos nesta quinta-feira, dia 18 de agosto de 2022.

Em 1972 ele era composto por apenas dois carros, com o tempo foi aumentando a capacidade até chegar ao que é atualmente, com seis carros.

O trem foi modernizado, recebeu uma nova máscara, ar-condicionado, outros itens de segurança e um novo sistema de controle de trens o CBTC.

Antes da modernização, o trem se chamava frota A, após a modernização, o trem foi renomeado para frota I.

O trem opera desde seu primeiro dia na Linha 1-Azul, entre Jabaquara e Tucuruvi.

“Com as manutenções preventivas e corretivas que nossas equipes realizam diariamente no Pátio Jabaquara e nos outros pátios, este trem ainda tem muitos quilômetros para percorrer e muitos passageiros para levar para seus destinos”, destacou o presidente do Metrô, Silvani Pereira.

Informações: Mobilidade Sampa
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BRT Sorocaba trouxe tecnologia para o transporte coletivo e ajudou no desenvolvimento econômico da Zona Norte

No final de agosto, o sistema de transporte BRT Sorocaba completará dois anos de operação e sua ativação confirma como a mobilidade urbana favorece o progresso de uma cidade. De acordo com pesquisa recente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 78% dos sorocabanos afirmam que a chegada do BRT trouxe melhorias para os deslocamentos.

Diariamente mais de 53 mil passageiros são transportados da Zona Norte para diferentes pontos da cidade. Com a ativação dos corredores nas Avenidas Itavuvu e Ipanema e dos Terminais Vitória Régia e São Bento, houve um aumento na circulação de pessoas, com isso, gerou o crescimento do comércio e dos serviços na região.

Segundo informações da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), de 30% a 40% da economia da cidade está localizada na região norte e, somente na Avenida Itavuvu, estão concentrados 700 estabelecimentos comerciais.

Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, explica que agora as pessoas podem escolher ir ao Centro ou ficar na Zona Norte. “Percebemos que junto com a chegada do BRT vieram também novos comércios e a expansão de outros que já existiam. A facilidade para o deslocamento e a boa localização das estações auxilia o consumidor que também é passageiro a chegar mais rapidamente ao seu destino. Além disso, o passageiro faz uma viagem monitorada e nunca está sozinho, estamos acompanhando todo trajeto. Isso gera mais tranquilidade para o usuário”.

O sistema oferece um transporte mais confortável e seguro com veículos novos e mais modernos, todos com tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. Ainda segundo a pesquisa ANTP, 89,9% dos entrevistados avaliaram o quesito conforto como ótimo/bom e 88,5% consideraram a segurança como ótimo/bom. Os resultados mostram a satisfação do passageiro com o sistema BRT Sorocaba.

Ferreira destaca ainda que o BRT gerou a inclusão social possibilitando a locomoção de pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes e indivíduos com limitação visual, a partir da instalação de piso podotátil e rampas de acesso no entorno das estações, terminais e pontos de parada. “Essa é uma parcela da população que também é cidadã e que merece ser acolhida e respeitada. Para nós, é uma grande satisfação ter a possibilidade de servi-los”, diz.

Informações: Gazeta de Votorantim
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Fluxo de passageiros de ônibus em João Pessoa caiu 33% depois da pandemia

Em entrevista à imprensa Isaac Moreira, diretor-institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), comenta os prejuízos ainda sofridos pelo setor na capital, onde cita que o fluxo de passageiros de ônibus caiu 33% no comparativo ao período anterior à pandemia.

Segundo Isaac Moreira, no primeiro trimestre deste ano, consta 3.712 milhões usuários de transporte público, já em 2019, ano anterior à pandemia, esse número representava 5.581 milhões passageiros. Assim, os dados de 2022 correspondem a 67% da média de passageiros transportados antes do período pandêmico. Ou seja, houve uma queda de 33%.

“Além da queda histórica do número de passageiros transportados e o custo com impostos, a implacável alta nos preços do óleo diesel, que é o insumo de maior impacto no transporte coletivo de passageiros, tem comprometido de forma preocupante a sustentabilidade do setor”, comentou o sindicalista, ao destacar também que não bastasse a pandemia, os altos preços do combustível também agravou essa conjuntura negativa para o setor de transportes.

Tentando diminuir esse impacto, o sindicato propôs ao poder público medidas para enfrentar a crise, a exemplo da desoneração tributária e o custeio das gratuidades. De acordo com Isaac Moreira, “algumas cidades já reconheceram isso e desoneraram o setor. Outras já aliviaram os passageiros pagantes da responsabilidade de arcar com as gratuidades. Sem esses requisitos mínimos, a qualidade do serviço será comprometida”, disse.

Informações: PB Agora
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CCR Metrô abre vagas de trabalho exclusivas para mulheres em Salvador; saiba como se inscrever


A CCR Metrô Bahia está com duas vagas abertas para mulheres. As oportunidades são para Agente de Atendimento e Manutenção Líder.

CCR Metrô Bahia promove Roda de Conversa sobre descolonização e combate ao racismo
Para se inscrever, é necessário que as candidatas tenham ensino técnico em edificações, conhecimento em sistemas hidráulicos e do pacote Office.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de agosto exclusivamente no site www.ccrmetrobahia.com.br, clica na aba “Contato” e em seguida “Trabalhe Conosco”.

O salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma.

Todo o cadastro é feito apenas pelo site oficial. A Concessionária ressalta que não autoriza nenhum colaborador a solicitar dados pessoais de nenhum candidato.

Informações: iBahia.com
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Corredor de Ônibus será ligação direta entre as regiões Norte e Sul de Ribeirão Preto

O Corredor de Ônibus Norte-Sul, o maior em extensão de Ribeirão Preto, com cerca de 20 quilômetros, está com o trecho 1 concluído e os trechos 2 e 3 recebendo os últimos detalhes para entrega à população nas próximas semanas. Dividida em quatro trechos, a obra faz parte do programa Ribeirão Mobilidade e conta com investimento aproximado de R$ 88 milhões.


Com 92% do cronograma de trabalho realizado, a principal ação da obra está sendo realizada na praça da Bíblia Monumentos, na rotatória das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão. O local está recebendo pavimento novo e implantação de calçadas.

Também estão sendo feitos os gradis na avenida Meira Junior, a recuperação do mosaico de pedra portuguesa da ilha central da avenida Independência, a implantação das plataformas das estações de embarque/desembarque e da ciclovia na avenida Luzitana.
O projeto é diferenciado dos demais e segue o modelo das grandes avenidas das capitais, com paradas de ônibus localizadas nos canteiros centrais a cada 500 metros e faixa de rolamento exclusiva para os ônibus.

Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

Etapas concluídas

No final de abril deste ano, foi entregue a primeira etapa do Corredor de Ônibus Norte-Sul (trechos 2 e 3), que fica na avenida Independência, entre a rua João Penteado até o bairro Jardim João Rossi. A rotatória das avenidas Independência e Prof. João Fiúsa foi totalmente remodelada, solucionando antigo problema de trânsito no local.

Já todo o trecho 1, entre as avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, foi entregue no mês de maio, além da implantação de 1,5 quilômetro de ciclovia na avenida Magid Simão Trad, no bairro Adelino Simioni.

A ilha central da avenida Thomaz Alberto Whately foi reduzida para a implantação de galeria de água pluvial e bocas de lobo, que não existiam no local. Iluminação, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, guias e sarjetas, são outras melhorias feitas no local para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade.

Programa Ribeirão Mobilidade

A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejados para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.

Entre as obras já entregues estão os corredores de ônibus das avenidas do Café, Presidente Vargas e Thomaz Alberto Whately, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.
Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.

São sete projetos em andamento atualmente, considerando a construção de viadutos no cruzamento da avenida Brasil com Mogiana e Brasil com Thomaz Alberto Wathely; o túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas; corredores de Ônibus da avenida Dom Pedro I, avenida Saudade e Norte/Sul (trechos 2, 3 e 4), além da licitação para restauro e implantação do Corredor de Ônibus da avenida Nove de Julho.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Em SP, Novas faixas exclusivas para ônibus serão entregues na região de Santo Amaro no sábado, 20

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar no sábado, dia  20 de agosto, mais sete faixas exclusivas de ônibus, em vias da região de Santo Amaro, na Zona Sul da cidade.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 90.524 passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

Com um total de 1.510 metros de extensão, as faixas serão utilizadas por 38 linhas de ônibus diferentes, das quais uma é noturna. A soma das linhas na relação abaixo ultrapassa o número de 38 porque algumas delas atendem mais de uma faixa. As vias com as novas faixas são Rua Padre José de Anchieta, Rua Isabel Schmidt, Rua Desembargador Bandeira de Melo, Rua Carlos Gomes, Rua Borba Gato e Rua São Leônidas.

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021 e até o momento foram implantados 23 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 46% do total previsto.

Linhas beneficiadas pelas novas faixas em cada via:

R. Des. Bandeira de Melo (entre R. Promotor Gabriel Netuzzi Perez e Carlos Gomes)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
5013-31 Jd. Miriam - Sto. Amaro
5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
546a-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546a-31 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546j-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546j-31 Jd. Selma - Sto. Amaro

R. Borba Gato (entre a Av. Washington Luís e R. Darwin)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
5013-31 Jd. Miriam - Sto. Amaro
5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
527r-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. Do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. Da Sé
5362-21 Grajaú - Pça. Da Sé
5362-22 Jd. Eliana - Pça. Da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
546A-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546A-31 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546j-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546J-31 Jd. Selma - Sto. Amaro
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675P-10 Shop. Sp Market - Metrô Conceição
675X-10 Term. Grajaú - AACD-Servidor
695H-10 Jd. Herplin - Term. Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. Carlos Gomes (entre Pça. Andrea Dória e R. João Alfredo)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
5013-31 Jd. Miriam - Sto. Amaro
5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
527r-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Ibirapuera
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
5370-22 Term. Varginha - Borba Gato
546A-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546A-31 Jd. Apurá - Sto. Amaro
546J-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546J-31 Jd. Selma - Sto. Amaro
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
607M-10 Term. Grajaú - Term. Água Espraiada
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675P-10 Shop. Sp Market - Metrô Conceição
675X-10 Term. Grajaú - AACD-Servidor
6812-10 Jd. Capela - Sto. Amaro
695H-10 Jd. Herplin - Term. Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
695Y-22 Term. Parelheiros - Borba Gato
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. Isabel Schmidt (entre a Av. Adolfo Pinheiro e R. São Benedito)

527R-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Ibirapuera
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
5370-22 Term. Varginha - Borba Gato
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576c-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6012-10 Pq. Independência - Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6059-10 Jd. Universal - Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
607M-10 Term. Grajaú - Term. Água Espraiada
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675X-10 Term. Grajaú - Aacd-Servidor
6812-10 Jd. Capela - Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
695Y-22 Term. Parelheiros - Borba Gato
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. Pe. José de Anchieta (entre R. São Benedito e Cel. Luiz Barroso)

5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé
5362-21 Grajaú - Pça. da Sé
5362-22 Jd. Eliana - Pça. da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5370-10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6012-10 Pq. Independência - Sto. Amaro
6015-10 Vl. Calú - Sto. Amaro
6017-10 Jd. Nakamura - Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6035-10 Vl. Gilda - Sto. Amaro
6059-10 Jd. Universal - Sto. Amaro
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
675X-10 Term. Grajaú - Aacd-Servidor
6812-10 Jd. Capela - Sto. Amaro
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
7245-10 Term. Sto. Amaro - Hosp. das Clínicas
7245-21 Term. Sto. Amaro - Term. Água Espraiada
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

R. São Leonidas (entre a Av. Washington Luís e R. João Alfredo)

5010-10 Jabaquara - Sto. Amaro
5011-10 Eldorado - Sto. Amaro
5013-10 Jd. Luso - Sto. Amaro
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5024-10 Missionária - Sto. Amaro
5024-31 Missionária - Sto. Amaro
5129-41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
527R-10 Vl. Império - Term. Sto. Amaro
5317-10 Sesc/Orion - Pça. do Correio
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Vicente Rao
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Ibirapuera
5370-21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera
546A-10 Jd. Apurá - Sto. Amaro
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546J-10 Jd. Selma - Sto. Amaro
546J-31 Jd. Selma - Sto. Amaro
546T-10 Vl. Guacuri - Term. Sto. Amaro
576C-10 Metrô Jabaquara - Term. Sto. Amaro
6026-10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
6071-10 Jd. Orion - Term. Sto. Amaro
607M-10 Term. Grajaú - Term. Água Espraiada
637G-10 Grajaú - Pinheiros
637G-51 Jd. Eliana - Pinheiros
637J-10 Vl. São José - Pinheiros
695Y-10 Term. Parelheiros - Metrô Vl. Mariana
695Y-22 Term. Parelheiros - Borba Gato
N640-11 Term. Sto. Amaro - Eldorado

Informações: SPTrans
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Inovação curitibana que ganhou o mundo, ônibus biarticulado completa 30 anos

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Ônibus que mudou o modo de deslocamento no transporte coletivo em Curitiba e projetou o sistema de canaletas exclusivas BRT (Bus Rapid Transport) para o mundo, o biarticulado completa 30 anos em 2022.

Curitiba foi a primeira cidade do País a adotar o biarticulado no sistema de transporte público. Após três décadas, o ônibus com quatro eixos, duas articulações e capaz de transportar 250 passageiros – mais que o dobro de um veículo convencional - está consolidado no dia a dia da população e virou um dos ícones da cidade. 

“O biarticulado é uma inovação que faz parte da história da nossa cidade, que sempre foi referência em transporte coletivo de qualidade e cujo sistema, de canaletas exclusivas, já foi replicado em centenas de cidades no Brasil e no mundo”, diz o prefeito Rafael Greca.
Curitiba continua essa evolução, com a renovação recorde da sua frota nos últimos anos, com 535 novos veículos, 64 deles articulados. "Nos próximos anos teremos o projeto do Inter 2 e do Ligerirão Leste-Oeste, que fará a transição do sistema para a eletromobilidade", ressalta o prefeito.

Capacidade e agilidade
O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, lembra que os biarticulados permitem dar agilidade no transporte em linhas de grande demanda.

Atualmente são 131 biarticulados em circulação na capital, em dez linhas, todas de grande circulação de passageiros: 203 Sta Cândida/C.Raso; 303 Centenário/C. Comprido; 503 Boqueirão; 502 Circular Sul (Horário); 602 Circular Sul (Anti-horário); 350 Fagundes Varela/Pinheirinho; 603 Pinheirinho; 500 Ligeirão Boqueirão; 200 Ligeirão Sta Cândida/Pça do Japão; e 550 Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes.

Os biarticulados também farão parte do projeto de ampliação do Ligeirão Norte-Sul – 200 Sta.Cândida/Pça do Japão. A linha vai ser estendida até o Pinheirinho e permitirá que o trajeto de ponta a ponta, atualmente percorrido em 66 minutos, possa ser realizado em 55 minutos. 

História
Os primeiros biarticulados começaram a circular em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, na linha 503 Boqueirão, no segundo semestre de 1992. Foram 30 biarticulados, na cor prata, com capacidade para 200 passageiros cada e com 24,5 metros de comprimento e 2,50 metros de largura.

O biarticulado começou a ser desenvolvido, no entanto, no fim da década de 1980, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a montadora sueca Volvo, que tem fábrica na CIC.

O objetivo era criar um modelo com grande capacidade de passageiros, de menor custo que o metrô, rápido e confortável para o passageiro. Junto com o biarticulado, Curitiba virou referência em BRT, e exportou a solução para o mundo. 

O sistema BRT foi adotado, segundo dados do BRTData, por mais de 182 cidades em todos os continentes, que juntas transportam 31,6 milhões de passageiros/dia em 5.539 quilômetros de canaletas exclusivas.

Os primeiros veículos biarticulados de Curitiba já vieram equipados com inovações, como sistema de segurança de portas, de anúncio de mensagens operacionais e de paradas, lembra Celso Ferreira Lucio, gestor da área de Especificação e Inspeção de Frota da Urbs. Os veículos eram de chassi Volvo/B58, sendo 12 de carroceria Ciferal Megabus e 18 de carroceria Marcopolo Torino.

Ao longo dos anos, mais biarticulados entraram no sistema, com destaque para o ano de 1995, com a implementação de biarticulado no Eixo Norte/Sul, e 2000, no Eixo Leste/Oeste.

Os veículos foram evoluindo, tanto na carroceria quanto no chassi, esse último especialmente em relação às emissões de poluentes. Na carroceria, os avanços se concentraram na tecnologia de iluminação interna, itinerários eletrônicos e em sistemas eletrônicos agregados. É o caso do sistema anunciador de paradas que, a partir de 2006, passou a ser por posicionamento georeferenciado, fazendo os disparos das mensagens operacionais a partir de coordenadas previamente demarcadas para tal.

Maior do mundo
A partir de 2011, como um novo marco de inovação, Curitiba apresentou ao mundo o biarticulado de carroceria Neobus BRT, que foi lançado com um design futurista, de formato curvo/arredondado em suas extremidades, remetendo-o a um trem bala. O veículo, com três metros a mais de comprimento, totalizando 28 metros, foi considerado o maior biarticulado do mundo na época.

Com o novo ciclo de renovação, os veículos vieram equipados, a partir de 2018, com novas tecnologias de segurança, como a que garante a redução automática da velocidade dos biarticulados nas canaletas quando próximos a locais de grande fluxo, como shoppings, praças e escolas. Os ônibus novos também possuem câmeras internas no salão de passageiros e externa para apoio ao motorista, bem como sistemas de suspensão e frenagem mais eficientes.

Os novos veículos trouxeram itens de acessibilidade adicionais, como dois espaços para cadeirantes e o dobro de bancos preferenciais em relação ao especificado pela norma nacional, para proporcionar melhor atendimento e conforto a toda a população.

Segundo Celso Lucio, novas tecnologias serão incorporadas e Curitiba aposta na busca contínua pela inovação e por soluções de mobilidade urbana. "O objetivo é promover o deslocamento fácil, ambientalmente correto e seguro, proporcionando mais qualidade de vida aos cidadãos”, diz Celso Lucio.

Informações: URBS
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Modernização do transporte público esbarra na falta de recursos

Sem recursos para renovação da frota e com veículos antigos, o transporte de passageiros por ônibus enfrenta desafios. Atualmente, o usuário brasileiro de transporte público utiliza a frota com idade média de seis anos — a mais elevada desde o início do monitoramento realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) nos últimos 27 anos — com ônibus rodando quase que diariamente nas cidades e também interurbanos. Prefeitos e empresários ainda não sabem onde buscar recursos extratarifários para bancar a modernização necessária para o cumprimento de metas ambientais.

Os dados do Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2021-2022 foram levantados em nove capitais: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Entre os principais problemas apontados pelo estudo para a defasagem da frota está a perda de usuários de forma persistente, uma vez que pelo menos 10,8 milhões de viagens pagas deixaram de ser realizadas por dia por passageiros de ônibus urbanos em 2021, o que representa uma queda de 32,6% em comparação com o período da pré-pandemia.
Consórcio Recife de Transportes

O presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam, explica que o setor analisa os dados para tentar reverter os resultados negativos. "De modo geral, o resultado traçado pelo desempenho operacional do setor impressiona pelo impacto negativo. Os sistemas organizados de transporte público por ônibus urbano, presentes em 2.703 municípios brasileiros, tiveram uma perda acumulada de R$ 27,8 bilhões, do início da pandemia a abril deste ano", explicou.

Negociação
O financiamento do serviço, por meio do qual seriam obtidos os recursos para a renovação da frota, é motivo de debates permanentes no setor. Para mudar esse cenário, entidades do ramo criaram uma carta documento, entregue a pelo menos 80 secretários de Mobilidade Urbana, durante o evento LatBus 2022, realizado na última semana em São Paulo (SP). A carta também foi endereçada a candidatos para o Poder Executivo.

No documento, as entidades sugerem recursos de fontes extratarifárias, ou seja, para além do valor do bilhete pago por passageiros — hoje, única fonte de recursos para o transporte em pelo menos 90% das cidades. Entre as ideias para obter recursos estão a taxação dos serviços de transporte por aplicativo; exploração de estacionamentos rotativos ou em vias públicas; multas pelo transporte irregular de passageiros; e a criação de uma Contribuição do Transporte Público Urbano, semelhante à Contribuição de Iluminação Pública.

Durante discurso no evento, o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, demonstrou preocupação com a situação da mobilidade no país. "O sistema de transporte foi construído sem planejamento e ficou a cargo das prefeituras, que muitas vezes não se interligam. Num país continental como o Brasil, precisamos de um sistema único, claro, conversado entre todos os entes, mas com planejamento nacional", defendeu.

Outra ideia trazida para financiamento do transporte público é que as tarifas a serem cobradas por loterias municipais sirvam para esse fim. Recentemente, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a criação de uma loteria municipal, que está para ser licitada."Eu o carimbei [ao sancionar o projeto de lei] e disse que o dinheiro será utilizado para pagar transporte de pobres", comentou Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre

Renovação
Para que o Brasil promova a transição energética das frotas, algumas políticas públicas precisarão ser definidas. A descarbonização no transporte é estratégica para alcançar a redução na geração de poluição por meio dos ônibus elétricos. Algumas capitais brasileiras já iniciaram a eletrificação das frotas de ônibus, como em São Paulo (SP). A previsão no município é que 2,6 mil ônibus elétricos estarão em circulação até 2024 e, até 2030, não terá mais ônibus do transporte coletivo movido a diesel.

A norma atualmente vigente no Brasil, P-7, está em vigor desde 2012 e equivale à Euro V. Porém, em novembro de 2018, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabeleceu a norma Proconve P-8 de emissões para veículos automotores pesados novos de uso rodoviário no Brasil, válida para os novos veículos destinados ao transporte de passageiros e de carga.

Por definição, a norma P-8 especifica limites máximos de emissão para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições. Significa também alinhamento com veículos produzidos no Brasil com países europeus, além de Índia, China e México.
São Paulo é a capital com a maior frota de ônibus elétricos do país

Assim, a norma P-8 entrou em vigor para as homologações de novos modelos de veículos em 1º de janeiro de 2022 e será válida para todas as vendas de novos veículos e registros em 1º de janeiro de 2023. Motoristas poderão aderir de forma voluntária antecipada. "É uma mudança do perfil necessária, mas que somente vai ocorrer se houver políticas públicas compatíveis", afirma Cristovam.

Porém, Cristovam diz que os esforços do setor estão voltados para a substituição do diesel como combustível para a descarbonização da frota. Mesmo que o tema seja invisível nos discursos, agendas e programas de governo do candidatos majoritários ou proporcionais, emergências e desafios para a descarbonização da frota de ônibus no país dominaram os debates durante o seminário que a NTU, que ocorreu de 8 a 11 de agosto em São Paulo, reunindo empresários, autoridades e pesquisadores em busca de aprofundar as discussões sobre o tema.

Empresas
Outra estratégia bastante debatida no setor, a eletrificação da frota é uma das principais apostas das empresas para a transição energética. A Marcopolo anunciou, durante a Lat.Bus 2022, que iniciará, ainda em agosto, a produção em série do Attivi, o primeiro ônibus da marca com chassi próprio totalmente elétrico. A expectativa é que até o final do ano sejam produzidos 30 veículos do tipo.

A Marcopolo é uma das empresas avançadas no segmento, e já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

Já a Mercedes-Benz lançou seis modelos de ônibus com motores Euro 6, com investimentos de R$ 100 milhões, montante que faz parte dos R$ 2,4 bilhões destinados pela companhia no Brasil para o período de 2018 a 2022.

Informações: Correio Braziliense
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Novos ônibus chegam ao mercado mais tecnológicos e menos poluentes

domingo, 14 de agosto de 2022

Tecnologias disponíveis em automóveis chegam agora aos ônibus. A nova geração de veículos rodoviários e urbanos, que começa a ser vendida neste semestre, terá recursos que oferecem mais segurança e conforto. Além disso, os veículos são menos poluentes e mais econômicos, conforme as novas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para motores a diesel, que entram em vigor em janeiro.

As novas tecnologias foram apresentadas na Lat.Bus, feira que terminou na quinta-feira, em São Paulo, e apresentou também vários lançamentos de ônibus elétricos para uso urbano. Só a capital paulista projeta ter 1,5 mil unidades até 2023.

Parte das novidades será restrita aos ônibus rodoviários. Os urbanos são vendidos a prefeituras por meio de licitações e novas tecnologias resultariam em custos maiores, que teriam de ser repassados às tarifas, cujos preços são controlados.

NOVOS RECURSOS

Os modelos da Mercedes-Benz, líder em vendas no País, terão sistema de frenagem de emergência ao detectar objetos e pedestres em movimento, controle inteligente de farol alto (que diminui a luminosidade ao cruzar com veículos no sentido contrário), freio de estacionamento com comando eletrônico, assistente de ponto cego e sistema anticapotamento. "São itens que vão salvar mais vidas", diz Valter Babosa, diretor de vendas e marketing da Mercedes. Já Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da empresa, ressalta a redução de 50% de emissões de poluentes - 15 ônibus Euro 6 equivalem às emissões de um Euro 3, compara ele.

Nos modelos da Scania, que também têm sistema de controle de velocidade - reduzida automaticamente, via dados de GPS, quando em áreas de restrição, como hospitais -, o consumo de diesel cai 8% (para os rodoviários) e 10% (para os urbanos) em relação à geração atual, a Euro 5. A marca ainda terá opções de motores a biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado conhecido como diesel verde). A montadora já dispõe de modelos a gás e biometano.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, oferece modelos com câmbio automático, assistente de partida em rampa e bloqueio de partida enquanto as portas estiverem abertas.

Luciano Resne, diretor de engenharia da Marcopolo, reforça a transferência de tecnologias dos automóveis para os ônibus, como o aviso sonoro para uso do cinto de segurança. Nas poltronas, a empresa já usa no modelo G8 "espumas de travesseiros da Nasa". Tecnologias adotadas em razão da pandemia também passaram a ser de série, como a luz ultravioleta que é acionada quando o passageiro sai do banheiro para higienização contra bactérias.

O presidente da Volvo Buses América Latina, Fabiano Todeschini, diz que as mudanças nos chassis da marca permitem economia de 9% em combustível em relação aos antecessores. Os ônibus também são mais confortáveis. "O passageiro não sente a mudança de marcha", diz ele, sobre o fim dos trancos.

CARROCERIAS

Na encarroçadora Caio, uma mudança foi a ampliação da largura e da altura para possibilitar mais espaço para o usuário transitar nos corredores, mais conforto nos assentos e mais comodidade para as pessoas mais altas.

A Comil, também encarroçadora, aproveitou a necessidade das mudanças relacionadas às normas do Euro 6 e alterou todo o design do ônibus. Luciano Tedesco, coordenador comercial da marca, diz que as mudanças garantem mais aerodinâmica e economia de combustível. Para o conforto dos motoristas, os ônibus ganham a possibilidade de incluir duas poltronas para motoristas substitutos. Os modelos têm ainda uma cabine extra com duas camas para que eles possam descansar no intervalo de viagens longas.

Informações: Exame
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