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Grande Recife poderá ter greve de ônibus na terça-feira

sexta-feira, 10 de julho de 2015

A partir da próxima terça-feira, motoristas, cobradores e fiscais de ônibus vão parar. A categoria decretou estado de greve, na tarde desta sexta-feira, após rejeitar a proposta de reajuste salarial e de benefícios oferecida pelas empresas. Os rodoviários alegaram estar frustrados com o que aconteceu ano passado, quando o Tribunal Superior do Trabalho reduziu o aumento concedido aos profissionais a 10% no salário e no tíquete de alimentação. 

A decisão foi tomada em assembleia, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitanas da Mata Sul e Norte (STTREPE), no bairro de Santo Amaro. Na reunião, o presidente do sindicato, Benilson Custódio, apresentou a proposta oferecida pelos patrões na mesa de negociação dessa quinta.

As empresas ofereceram reajuste de 27% no valor do tíquete de alimentação, que passaria de R$ 188 para R$ 220. No salário, o aumento seria de 9,5%. Os motoristas de ônibus ganham, atualmente, R$ 1.765 e passariam a receber R$ 1993, os cobradores, que ganham R$ 812, receberiam R$ 889, e os fiscais, pagos por R$ 1.141, ganhariam R$ 1.239. Desde o início das negociações, no entanto, o objetivo da categoria é que o tíquete suba para R$ 300. A proposta dos empresários não foi aceita.

"A questão toda é a frustração com o que aconteceu ano passado. A categoria queria R$ 300 no auxílio e aumento de, pelo menos, 30%. Sabemos que, diante de outras questões, o valor é alto. Queríamos negociar. Mas eles só fizeram a reposição do índice inflacionário. Decretamos estado de greve hoje (sexta) e a greve começa a partir da 0h de terça", adiantou o assessor de comunicação do Sindicato, Genildo Pereira.

Após a rodada de negociação dessa quinta, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) emitiu nota oficial a respeito da proposta dos patrões. Confira abaixo o documento na íntegra:

"A Urbana-PE vem se esforçando há muito tempo, especialmente nas duas últimas semanas, para celebrar uma nova convenção coletiva com a categoria profissional. Durante esse processo buscou uma solução que atendesse ao máximo aos interesses dos trabalhadores, sem esquecer, entretanto, a responsabilidade exigida pelo atual momento nacional.

Após longas e reiteradas reuniões conciliatórias, a Urbana-PE e a Comissão de Negociação designada pelo sindicato profissional chegaram a um acordo que compôs satisfatoriamente as pretensões dos trabalhadores, incluiu benefícios inéditos para a categoria e representou o limite da capacidade de negociação do setor.

A solução acordada com a Comissão de Negociação do sindicato profissional, integrada por representantes de todas as facções que compõem a categoria, é a mais favorável dos últimos anos.

Sua rejeição pela assembleia desta sexta-feira implica num retrocesso para os próprios empregados, pelo que se pede aos rodoviários que reconsiderem a decisão pela greve. A população e a economia local não podem ser tratadas como meros instrumentos de negociação para uma categoria.

A Urbana-PE informa que não medirá esforços para evitar a interrupção do serviço de transporte público de passageiros e minimizar eventuais transtornos à sociedade."

Informações: Diário de Pernambuco


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Tarifa do transporte coletivo de Criciúma sofre reajuste

O prefeito Márcio Búrigo divulgou agora há pouco no Programa Ponto Final da Rádio Som Maior o novo valor da passagem do transporte coletivo de Criciúma. Os usuários passam a pagar a partir da zero hora deste domingo, o valor de R$ 3,18 no cartão e R$ 3,50 na catraca. 

Conforme Búrigo, ainda na manhã de hoje, a Administração Municipal se reuniu com o Movimento dos Usuários do Transporte Urbano de Criciúma (Mutuc) e com outras pessoas envolvidas no assunto para a checagem dos números e definiu o valor do reajuste. “Abrimos mãos de vários impostos e chegamos ao valor de R$ 3,19 e definimos então por R$ 3,18”, disse o prefeito. 

Informações: Clica Tribuna


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Passeio ciclístico pede ciclovias nas rodovias que integram o DF‏

“A bicicleta integra as cidades”. O tema do 13º Passeio Anual Rodas da Paz ressalta a possibilidade de viver a cidade utilizando a bicicleta como meio de transporte. A frase aponta também a necessidade de integração das regiões administrativas do Distrito Federal por meio de ciclovias. O evento deve reunir 6 mil pessoas no dia 26 de julho. O Museu Nacional é o local de concentração, a partir das 8h da manhã.

A lei distrital 3.639 – que prevê a construção de ciclovias nas rodovias – completa dez anos no mês do passeio, julho. Porém, os ciclistas ainda não viram atendidas, por exemplo, suas demandas pelas ciclovias da EPTG e da Estrutural. As vias segregadas para os usuários de bicicleta nas rodovias poderiam significar o respeito e proteção à vida. A cada dia, 200 mil pessoas saem do entorno para vir ao DF. Afinal, a área central concentra grande parte dos empregos, fazendo com que milhares de trabalhadores se transportem diariamente por essas distâncias.

A Rodas da Paz acredita que o deslocamento pelas estradas parques poderia ser muito mais agradável, sob o céu de Brasília e por entre áreas verdes – em vez do congestionamento e poluição atuais. Os cidadãos, ao utilizarem a bicicleta, vivenciam o caminho: veem as árvores e animais do cerrado, cumprimentam as pessoas, param no comércio local, formam laços sociais e afetivos.

O objetivo do evento é promover o uso deste veículo, que é barato, de fácil acesso, não poluente e saudável. O passeio é aberto ao público de todas as idades, agregando ciclistas já habituados com a prática e também iniciantes. Há inclusive um circuito, na Esplanada, voltado para as crianças: o Passeio Rodinhas da Paz. Ciclistas fantasiados de palhaços vão acompanhar a garotada e garantir a segurança no trajeto.

Todos os participantes são convidados a se fantasiarem e decorarem as bicicletas para comemorar o direito à cidade. Também serão realizados sorteios de brindes, em especial para as pessoas que chegarem no horário. Haverá distribuição de material informativo e ações educativas para o trânsito, promovidas pela Diretoria da Educação de Trânsito do DETRAN e também pelo Corpo de Bombeiros.

Não esqueça de se preparar para o passeio. Faça a revisão da bicicleta, passe filtro solar e leve garrafa d’água. A CAESB vai providenciar água para os participantes encherem as garrafas antes da saída. Para chegar até o local do passeio, as bicicletas poderão ser transportadas nos dois últimos vagões do metrô, segundo autorização excepcional da Companhia do Metropolitano do DF para o evento. Orienta-se o uso do cartão flex para carregar o valor de mais de uma viagem e evitar filas nas estações.

No dia do passeio, publique suas fotografias pelo Facebook com a hashtag #RodasdaPaz. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.rodasdapaz.org.br. Compartilhe esta ideia! A bicicleta conecta pessoas, amores, trabalhos, prazeres e a cidade.

Serviço: Passeio Anual Rodas da Paz 2015
Concentração: a partir das 8h do dia 26/07 (domingo)
Local: Em frente ao Museu Nacional
Trajeto tradicional: Museu Nacional, Esplanada, Ponte JK |17km
Trajeto Rodinhas da Paz: Duas voltas na Esplanada |4km
Renata Florentino – 61 9333-7880 |Maurício Pinheiro – 8137-1135
Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 24 de julho
Fotos do Passeio de 2014 para divulgação: circuitos tradicional e rodinhas
Realização: Rodas da Paz
Patrocínio: Conjunto Nacional, Instituto Sabin e Grupo Ágil
Apoio: Administração Regional de Brasília, GDF, Balaio Café, Caiaque Sport, Comércio Verde, Cult 22, Cultura FM, Cycling, Escola VitaBhaya Yôga, Federação Metropolitana de Ciclismo, Girabike, Greens, Sindicato da Habitação no Distrito Federal e Transamérica

Informações: Rodas da Paz
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Marcopolo amplia família de ônibus urbanos e rodoviários no Brasil

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Apesar da crise que também assola o setor de transporte de passageiros (leia aqui), a Marcopolo decidiu lançar cinco modelos de ônibus – três do segmento urbano e dois rodoviários – que ainda não faziam parte do portfólio de produtos da encarroçadora de ônibus. A família Torino ganhou três novas opções: os modelos Express (articulado), Low Entry (convencional) e Torino motor traseiro, enquanto os novos Ideale e Paradiso 1350 completam a gama de lançamentos.

“O objetivo é oferecer aos nossos clientes a melhor solução, de acordo com as características do seu negócio e serviço. Desde o consagrado Torino com motor dianteiro, o de menor custo de aquisição e operação, até o Torino Express articulado, com capacidade para mais de 130 passageiros”, afirma Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo. 

Indicado para operações simples em corredores planejados ou exclusivos, como BRT, o novo Torino Express articulado tem comprimento total de 20 a 23 metros, que permite acesso ao veículo em plataformas de nível ou mesmo em vias simples, como calçadas comuns. O modelo, já testado por operadoras, como a Transoeste, do Rio de Janeiro, pode ser montado sob quaisquer chassis. Entre as novidades, conta com novo painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional, além de novos conjuntos óticos (traseiro e frontal) que incluem luz diurna. O salão de passageiros ficou 0,05 centímetros mais largo, agora com 2,55 metros de largura, aumentando o espaço do corredor entre os bancos dos passageiros.

O segundo modelo, o Torino Low Entry, como o próprio nome diz é uma opção de carroceria com entrada em piso baixo, sendo um produto complemento do Torino Express articulado. A suspensão pneumática, assim como a versão Express, facilita o acesso, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que o veículo desce ao nível da plataforma de embarque/desembarque. Com comprimento de até 13,3 metros e largura de 2,60 metros, possibilita a colocação de mais poltronas, sem perda da área de circulação e do espaço interno, tem capacidade para transportar até 90 passageiros. “Diversas cidades ainda não têm sistemas de BRT’s. Criamos o Torino Low Entry por ser uma opção mais barata que um articulado ou um modelo para BRT ou BRS. A vantagem é que sua padronização se encaixa com os demais modelos, gerando a comunização das peças, reduzindo o custo de manutenção”, comenta Petras Amaral Santos, gerente de design e inovação. 

Por sua vez, o novo Torino com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Torino com motor dianteiro e traz como principal diferencial o melhor conforto termoacústico. Para ele, foi desenvolvido um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros. Também com piso baixo, o veículo facilita o acesso para embarque e desembarque, sem a necessidade da instalação de elevadores para cadeirantes. 

Já os rodoviários Ideale e Paradiso foram reformulados: o primeiro foi atualizado a partir do design mais moderno, com nova grade e para-choque dianteiros, além de conjunto óptico de LED. O veículo é indicado para operações que demandam menos sofisticação que a família G7 (Geração 7). Com largura de 2,55 metros (antes eram 2,50 metros), o novo Ideale traz nova porta no sistema In-Swing, que abre para dentro, evitando contanto e acidentes com os passageiros, com opções de vidros de correr ou de borracha. Internamente, são disponíveis as novas poltronas de 1 e de 1,03 de largura contra as anteriores de 9,70 utilizada na versão antiga, além das luzes de LED em todo o corredor e o sistema eletrônico embarcado. 

Já o Paradiso 1350, lançado no México em 2012, sofreu algumas alterações para atender o mercado brasileiro: o modelo topo de linha da família Paradiso traz como diferenciais o maior espaço para bagagens – 1,35 metro de saia lateral com até 19,57 metros cúbicos – novo interior, com novas poltronas e toalete redesenhado, desenvolvido para atender as necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias. 

O painel de instrumentos segue padrões da indústria automobilística de veículos leves. Como opcional, há possibilidade de montagem de duas classes, como primeira classe e executiva, semelhante aos aviões de grande porte. Com 14 metros de comprimento e 2,60 metros de largura, o Paradiso 1350 pode ser montado com diferentes marcas de chassis, nas configurações 6x2. 

PREÇOS

Torino Express articulado: R$ 400 mil
Torino Low Entry: R$ 215 mil
Torino motor traseiro: R$ 200 mil
Novo Ideale: R$ 215 mil (com ar-condicionado) 
Paradiso 1350: R$ 370 mil (com ar-condicionado).

Informações: Automotive Business
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No Recife, Corredor Norte/Sul passa a operar com 22 estações de BRT

terça-feira, 7 de julho de 2015

O Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais duas estações em funcionamento, a partir desta quarta-feira (8). A estação Araripina, localizada na Av. Cruz Cabugá, próxima ao prédio da Contax, e a estação IEP, também situada na Av. Cruz Cabugá, próxima ao Instituto de Educação de Pernambuco (IEP) e a Igreja Assembleia de Deus terão suas operações iniciadas a partir das 4h e seguirão até às 23h40. 

Os usuários das linhas do BRT Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto), 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), 1976 – TI Pelópidas (PCR) e 1946 – TI Igarassu (PCR) agora contarão com 22 estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul, são elas: José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife e Forte do Brum. 

Informações: GRCT

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InterContinental São Paulo participa de mais uma edição do Pedal Voluntário

O InterContinental São Paulo, empreendimento do IHG – InterContinental Hotels Group, é novamente apoiador do Pedal Voluntário, evento que ocorre a cada dois meses na capital paulista e tem como propósito amparar instituições de caridade. A próxima ação acontecerá dia 19 de julho, domingo, e beneficiará a ONG Casa Nany Apple, que aguarda a liberação do convênio com a Secretaria Municipal da Educação para ampliar o atendimento que realiza a pessoas com deficiência física e intelectual.

Localizada na Zona Norte, a Casa Nany Apple acolherá as pessoas que eram atendidas pela ONG Naceme – fechada em 2015 – e mais 100 novos integrantes que aguardam na fila de espera. Atualmente, 25 pessoas são atendidas pela entidade. A Nany Apple oferece aos alunos cursos profissionalizantes e atividades que contribuem para um melhor convívio em sociedade, contribuindo também com a melhoria da qualidade de vida.

A campanha dessa edição do Pedal Voluntário tem como foco arrecadar materiais pedagógicos, como: telas de diversos tamanhos, tinta óleo acrílica de cores variadas, pincéis, espátulas, solvente, camisetas brancas, panos de prato branco, linhas de nylon, missangas em tamanhos e modelos diferentes, lãs e linhas para crochê. A entidade também aceita e necessita de outros tipos de doações, como produtos de higiene e limpeza.

O percurso do pedal será de nível intermediário, com 40 quilômetros, tendo como ponto de encontro e partida o InterContinental São Paulo, localizado na Alameda Santos, 1.123, a partir das 8h30. O hotel oferecerá aos participantes um coffe, com frutas, lanches, chás variados, água e barras de cereais. A saída com destino à Nany Apple está marcada para 9h. A previsão de chegada à instituição está prevista para as 10h30, com permanência de 1h30 contando com uma apresentação musical que haverá no local.

As dações podem ser feitas no próprio hotel, qualquer dia da semana, até a data do Pedal Voluntário (19/07). No dia do evento um carro de apoio levará todo o material até a ONG Casa Nany Apple.

Lúcia Furlan
ASSESSORIA LÚCIA FURLAN, IMPRENSA & RP 

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Criador do BRT Transmilenio diz que BRT Rio é um exemplo para o mundo

O ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, aprovou o sistema de BRTs do Rio de Janeiro. Conhecido mundialmente por implantar o sistema de corredores exclusivos para ônibus na capital colombiana, ele visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema, na Barra da Tijuca, onde foi recebido na última quarta-feira pelo gerente-geral do Consórcio BRT, Alexandre Castro.

“Acredito que esse sistema aponta para o futuro do transporte nas cidades.No Rio, me impressionou a construção de passarelas especialmente para os usuários do BRT, o que não fizemos em Bogotá. É um exemplo para o mundo”, disse ele, que criou o BRT Transmilenio, no final dos anos 90.

Além de conhecer as instalações do CCO, Peñalosa acompanhou a operação de embarque e desembarque de passageiros no Terminal Alvorada no início do horário de pico da tarde e embarcou num ônibus do serviço semidireto Alvorada - Galeão pelo corredor Transcarioca. Peñalosa fez todo o trajeto até Vicente de Carvalho em pé. 

Ao longo da viagem, Peñalosa constatou que o corredor atende bairros densamente povoados como Jacarepaguá e Madureira e aproveitou para colher depoimentos de usuários do sistema. Crítico do hábito carioca de estacionar carros nas calçadas,o ex-prefeito de Bogotá cobro do secretário de Transportes, Alexandre Sansão, a ampliação das calçadas nas bordas das estações para facilitar a circulação”. 

Para Alexandre Castro, a visita de Peñalosa reflete a importância crescente do BRT do Rio no cenário internacional. Com pouco mais de dois anos de operação, nosso trabalho aqui vem servindo de referência. Tivemos a oportunidade de debater com ele aspectos operacionais e o retorno que tivemos dele nos ajudam a aperfeiçoar nosso sistema, observou.

Informações: BRT Rio

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Prefeitura de SP anuncia fechamento do Minhocão aos sábados

Após realizar dois testes no último mês, a Prefeitura de São Paulo decidiu fechar para automóveis o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, também aos sábados.

O bloqueio terá início às 15 horas e é definitivo. A mudança começa a valer a partir do próximo fim de semana, dia 11 de julho.

Até então, a via era bloqueada para carros a partir das 21h30 de sábado e liberada às 6h30 de segunda-feira. O horário de reabertura para automóveis foi mantido. Com a decisão pelo bloqueio também aos sábados, a livre circulação para pedestres e ciclistas vai durar quase 40 horas.

Segundo nota divulgada pela Companhia de Engenharia do Tráfego (CET), estudos realizados aos sábados, durante a Virada Cultural, no dia 20, e no fim de semana passado "indicaram que o trânsito na região transcorreu dentro da normalidade, bem como o serviço de transporte coletivo".

Nos primeiros meses, período de adaptação, agentes da CET estarão na região do Elevado para orientar os motoristas sobre rotas alternativas.

No sentido Leste-Oeste, o trajeto pode ser feito pela Praça Roosevelt, Rua Amaral Gurgel, Largo do Arouche, Avenida Duque de Caxias, Avenida São João, Avenida General Olímpio da Silveira e Avenida Francisco Matarazzo.

No sentido oposto, Oeste-Leste, os caminhos alternativos sugeridos pela CET são a Avenida General Olímpio da Silveira, Rua das Palmeiras, Rua Sebastião Pereira, Rua Amaral Gurgel e Praça Roosevelt.

O monitoramento da CET, focado nas rotas alternativas, pode resultar em ajustes nas sinalizações vertical, horizontal e semafórica.

A companhia não soube informar quais cruzamentos poderão passar por mudança no tempo semafórico e informou que a operação segue em estudo técnico para avaliar o comportamento do trânsito.

Também em julho, a Prefeitura vai inaugurar a ciclovia sob o Minhocão, que vai percorrer a Rua Auro Soares de Moura Andrade, as Avenidas São João e Duque de Caxias e chegará até a Rua Amaral Gurgel.

Sem impacto

Na semana passada, a Prefeitura de São Paulo apresentou estudos da CET indicando que o fechamento do Minhocão durante a Virada Cultural não causou grandes transtornos ao trânsito.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, já havia sinalizado sobre a possibilidade de veto definitivo do Elevado para automóveis.

Questionado sobre adaptações para que a estrutura seja mais receptiva e adequada aos pedestres, o secretário afirmou que o Minhocão precisará de escadas e acessos para deficientes.

Para andar sobre o Elevado é preciso usar os mesmos acessos dos automóveis. Diferentemente da Avenida Paulista, a via é de uso exclusivo de automóveis e motocicletas. Ônibus e caminhões não passam pelas pistas.

Informações: Exame Abril

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Greve de ônibus em Fortaleza chega ao fim

Os motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza decidiram encerrar a greve em assembleia na tarde desta terça-feira (7), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE). A frota, que estava reduzida desde a meia-noite, deve ser normalizada até o final do dia. Segundo Tobias Neto, diretor do sindicato, todos os trabalhadores voltam às atividades nesta quarta (8).

A categoria aceitou a proposta de aumento salarial sugerida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, de 9,5%, além de cesta básica de R$ 100, R$ 11 de vale alimentação e R$ 131,40 de auxílio-creche. Os novos valores foram negociados durante uma reunião entre representantes do Sintro e do Sindiônibus nesta tarde na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará. O Sindiônibus, sindicato dos empresários do setor, decidiu no início da noite desta terça também aceitar o aumento em 9,5%.

A greve, iniciada a 0 h desta terça-feira, foi deflagrada após realização de uma reunião nesta segunda sem acordo entre empresários e trabalhadores do transporte público, mas não houve forte adesão ao movimento na manhã desta terça.

Reinvindicações
Os empresários do setor ofereciam reajuste salarial de 8,34%, enquanto os trabalhadores reivindicam um aumento de 13%. Os trabalhadores pediam também aumento do vale-alimentação de R$ 10 para R$ 13; da cesta básica de R$ 90 para R$ 130 e regulamentação da jornada de trabalho.

O Sindiônibus, no entanto, afirmou que o atual panorama socioeconômico do País não permitia um aumento com este percentual, superior a inflação. “Não é possível”, disse o presidente interino da entidade Mário Albuquerque. Em relação a greve, Albuquerque disse que o Sindiônibus se preparou e acredita que tudo deve correr de forma tranquila.

Informações: G1 CE

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Tarifa de ônibus vai aumentar 9% em Itajaí

Seis meses após o último reajuste nas tarifas do transporte coletivo, em Itajaí, as passagens sofrerão novo aumento a partir da próxima segunda-feira. O prefeito Jandir Bellini autorizou um reajuste de 9%. O valor passará de R$ 3 para R$ 3,27 (na compra antecipada) e de R$ 3,30 para R$ 3,60 (no embarque). Quem não tem vale-transporte e usa o cartão paga hoje cerca de R$ 90 _ esse valor passará para R$ 98,10.
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
A prefeitura informa que o pedido de aumento foi analisado por técnicos do Executivo que consideraram necessário o reajuste da inflação para manter o equilíbrio financeiro da empresa sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. O secretário de Urbanismo, Paulo Praun, nega que se trate de um aumento, mas de uma reposição com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses. Ele não soube informar o índice considerado.

— Só estamos dando o reajuste com base no combustível, que ficou acima da inflação, e dos preços do óleo e das peças que também subiram. Isso realmente impacta no valor — argumenta.

No entanto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses ficou em 8,47% e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), em 8,76% no mesmo período. Ambos são calculados pelo IBGE.

— O grande problema está no aumento de custo geral. Se ficarmos muito tempo sem dar reposição, teremos que fazer tudo de uma vez, o que vai deixar o valor muito alto — justifica Praun.

Conforme a prefeitura, os cartões já comprados terão validade na tarifa atual durante 30 dias. Até sexta-feira os usuários poderão recarregar pelo preço atual de R$ 3.

Um dos proprietários da Coletivo Itajaí, Alexandre Rizzi, informou nesta segunda-feira à tarde que não iria se manifestar porque a empresa ainda não havia sido notificada sobre o reajuste pela prefeitura. De acordo com o Executivo, a empresa pleiteava a tarifa de R$ 3,70 desde abril.

Usuários vão apelar para a bicicleta

A diarista Monica Andrade dos Santos, 23 anos, usa o ônibus todos os dias para trabalhar. Como são raras as casas em que ganha o valor do transporte separado, o aumento vai pesar no bolso dela:

— Vai impactar bastante, essa diferença vai sair do meu bolso.

A moradora do bairro Cordeiros também não economizou críticas ao serviço.

— Os ônibus vêm muito lotados e os motoristas não têm respeito pelos idosos, crianças de colo e mulheres grávidas. Se eu pudesse, andava só de bicicleta — queixa-se.

O casal Jeniffer Corrêa, 20, e Cristiano Rossi Graf, 24, costumam usar o transporte coletivo duas vezes por semana, quando vão visitar parentes que moram longe, ou em dias de chuva. Eles também reprovam o novo aumento.

— É um absurdo. Está compensando mais comprar um carro — diz Graf.

Jeniffer reclama do atendimento prestado pela Coletivo Itajaí. Segundo ela, é comum esperar até 40 minutos no terminal da Fazenda por um ônibus que vá em direção ao bairro, onde mora. 

— Umas três vezes que eu estava andando de bicicleta no Centro quase fui atropelada — conta.

O casal disse que vai procurar evitar o transporte coletivo e dar prioridade para a bicicleta para não sofrer com o aumento da tarifa.

SERVIÇO

Veja onde fazer recargas no valor atual de R$ 3 até sexta-feira:
Terminal da Fazenda - das 8h às 18h
Escritório da Coletivo - das 8h às 12h e das 13h30min às 18h
Terri - das 7h45min às 12h e das 13h30min às 17h30min

Informações: O SOL DIÁRIO

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Sistema BRT de Caxias do Sul quer ser modelo para todo Brasil

A Marcopolo concluiu recentemente a entrega de 31 novos ônibus dos modelos Viale BRT Articulado, Viale BRS Low Entry e Novo Torino para a Viação Santa Tereza (Visate), operadora do transporte urbano de Caxias do Sul (RS). Os veículos serão incorporados à frota e utilizados no SIM Caxias - Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, novo sistema de transporte da cidade, com corredores exclusivos, que entrará em operação em janeiro de 2016. 

Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, a Prefeitura de Caxias do Sul está investindo muito em mobilidade urbana e na elevação ainda maior do transporte coletivo. "A cidade, mesmo não sendo uma metrópole como as capitais nacionais, quer ser modelo para todo o Brasil em termos de aplicação das melhores soluções para o transporte", explica Corso. 

Os veículos adquiridos pela Visate são seis Viale BRT Articulado, duas unidades do Viale BRS Low Entry e 23 do Novo Torino. Os ônibus, que entraram em operação imediatamente, vão proporcionar mais conforto, segurança, comodidade e qualidade de vida para a população caxiense. 

Montado em chassi Volvo, o Marcopolo Viale BRT articulado possui 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros. Internamente, conta com conceitos de melhor ocupação de espaço e de ergonomia para ampliar o conforto e a segurança dos passageiros. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também é maior, o que permite a instalação de alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores. 

O Marcopolo Viale BRT articulado, com piso baixo, é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias, motorização entre os eixos do primeiro carro, com baixa emissão de gases poluentes, câmbio automático, freio a disco e EBS - um sistema de controle eletrônico que proporciona mais eficiência e estabilidade às frenagens -, controle de aceleração inteligente, dispositivo que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo o consumo de combustível. 

O veículo oferece elevado padrão de conforto e segurança, com sistema de ar-insuflado através do equipamento City Vent, câmera de monitoramento interno, acessibilidade por rampa pela porta central, box para cadeirante, dois conjuntos de portas duplas para desembarque e pintura diferenciada. Ideal para o transporte urbano, o Viale possui sistema de segurança para que não se movimente com as portas abertas e atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade. 

Empresa modelo no segmento, a Visate é responsável pelo transporte urbano de Caxias do Sul desde 1986. A empresa possui uma frota com 344 ônibus com idade média de cinco anos. Em 2014, a frota rodou, cerca de 23 milhões de quilômetros.

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