Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

BNDES aprova R$ 10 bi para financiar extensão da Linha Verde e trem entre SP e Campinas

terça-feira, 26 de setembro de 2023

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de dois projetos do Novo PAC em São Paulo: o Trem Intercidades que ligará São Paulo à Campinas e a extensão da Linha 2 (Verde).

Os projetos totalizam R$ 10 bilhões em financiamento. Cerca de R$ 6,4 bilhões serão utilizados para aportes públicos na implantação do Trem Intercidades Eixo Norte; outros R$ 3,6 bilhões são para a aquisição de 44 composições para o metrô.

A assinatura do contrato com o governo do estado será feita na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o presidente se recuperar da operação no quadril, que deve realizar nos próximos dias.

O Trem Intercidades consiste em uma Parceria Público-Privada (PPP) para implantação e operação de trem de média velocidade ligando São Paulo à Campinas

A obra foi concebida sob o regime de concessão patrocinada. O leilão está previsto para o dia 28 de novembro deste ano. O investimento do projeto está estimado em R$ 12,5 bilhões.

A Linha 2 do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 km e ganhará 8 novas estações até a estação Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral).

O financiamento aos 44 trens irá garantir que serão produzidos pela indústria nacional, segundo o BNDES.

“As obras do Novo PAC são prioritárias para o BNDES e, conforme orientou o presidente Lula, todas as consultas estão sendo tratadas de forma republicana. Assim, em parceria com a iniciativa privada, contribuiremos para retomar os investimentos, gerando emprego e renda”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Informações: CBN 

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BRT Sorocaba colabora para a redução de carros e motos nas ruas nos últimos 3 anos

domingo, 24 de setembro de 2023

No Dia Mundial Sem Carro (22/9), a concessionária BRT Sorocaba destaca o potencial transformador do ônibus para a dinâmica dos centros urbanos.  Cada ônibus que circula é responsável pela retirada de muitos automóveis e motos do trânsito, possibilitando que haja menos congestionamento e poluição atmosférica e sonora. Em breve, com a ativação do Corredor Estrutural Oeste, mais 47 novos veículos se juntarão aos 77 carros em operação, somando 124 ônibus.
Realizar deslocamentos com transporte coletivo é contribuir para uma cidade mais sustentável, o que favorece para um ar mais limpo, tráfego fluindo melhor para todos e ainda tem a economia. Quem anda de ônibus não precisa se preocupar com estacionamento, manutenção de carro e combustível. O ônibus é um facilitador para a mobilidade urbana e só traz benefícios.

Em média, um carro movido a gasolina emite de 2 a 5 kg de dióxido de carbono a cada 20 km rodados. De acordo com pesquisas da Universidade de São Paulo (USP), os veículos são responsáveis com 60% da emissão de poluentes em grandes cidades.

“Precisamos olhar com atenção para os ganhos gerados pelo uso do ônibus. A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) afirma que um único ônibus pode substituir pelo menos 40 carros. Ou seja, quanto mais transportamos, menor será o volume no trânsito e seus impactos. Além disso, nossos veículos possuem redutor de poluentes e ruídos. A nossa missão de transportar é uma tarefa essencial para a dinâmica do município”, explica Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

Um transporte eficiente e atrativo possui um papel estratégico para o desenvolvimento das cidades e, neste quesito, o BRT Sorocaba se tornou um sistema diferenciado.

Outra vantagem gerada pelo ônibus é a rapidez nos deslocamentos. Pouca gente sabe, mas no quesito pontualidade e tempo de viagem o BRT Sorocaba tem uma performance diferenciada, alcançando nos últimos 12 meses, o indicador de 99,98% no cumprimento de viagens.

Operação com rapidez e previsibilidade

Para obter essa nota, a empresa possui uma equipe sincronizada e a prática de aperfeiçoamento contínuo para promover o melhor do transporte. Essa é uma operação altamente monitorada pela empresa, pelo órgão gestor da cidade, e também, por uma verificadora que avalia diariamente a qualidade dos serviços prestados à população.

Para analisar a qualidade geral dos serviços são levados em consideração desde o cumprimento de viagens, a conservação da frota, equipamentos, instalações, limpeza até segurança.  Cada área da operação possui um conjunto de itens que são classificados para a obtenção da nota. A soma dos mesmos gera uma média, e assim, se alcança a marca final. 

“Ao atingir essa nota, confirma que o nosso trabalho tem sido realizado com excelência e muita sinergia entre as equipes. Nosso compromisso é realizar deslocamentos mais rápidos, com conforto e segurança, e em um menor tempo. É uma satisfação promover um serviço de qualidade e saber que estamos cooperando para uma cidade mais sustentável, com menos carros nas ruas e mais passageiros circulando de ônibus”, finaliza Andere.

No quesito operação, que engloba cumprimento das viagens, frequência, quebras de ônibus e intercorrências, a empresa bateu a nota máxima de 10 nos últimos meses. É importante esclarecer que essa nota é dada pela verificadora designada pelo município e que acompanha os serviços.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Zona Norte de Porto Alegre ganha dez ônibus novos a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 25, o atendimento das linhas Planalto, Passo das Pedras e Aeroporto será qualificado com a chegada de mais dez ônibus novos que serão colocados na frota. A empresa Nortran, que faz parte do consórcio Mob, ainda será reforçada por outros 11 veículos que ingressarão depois de passarem por emplacamento e vistoria.

Os ônibus foram apresentados para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e o adjunto, Matheus Ayres, em visita à sede da empresa. A vistoria faz parte do programa Mais Transporte. “A qualificação do atendimento passa pelo incremento de viagens e também por dar mais conforto ao usuário com a aquisição dos novos veículos”, destaca Castro Júnior. 

Desde o começo do ano, o consórcio Mob - formado pelas empresas Sopal, Navegantes e Nortran - já adquiriu 53 novos carros, todos com ar-condicionado e acessibilidade. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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DF terá mais linhas de ônibus e mais viagens ao longo do dia em diversas regiões

O Distrito Federal tem mudanças em algumas linhas de ônibus a partir de segunda-feira (25). Moradores do Gama e do Park Way ganharão novas linhas. Já quem pega ônibus em São Sebastião, no Paranoá e no Itapoã terá mais viagens ao longo do dia.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou nesta sexta (22) que, ao todo, o sistema de transporte público coletivo do DF receberá 195 ônibus novos da empresa Pioneira, que já conta com 100% de sua frota renovada. Deste total, 79 serão para aumento da frota e 116 irão substituir veículos que atingiram o limite de vida útil.

Veja quais as mudanças:

No Gama

As novas linhas 204 e 204.1 vão ser circulares entre as regiões oeste e leste. Elas vão substituir as linhas 3208 e 3209, que vão deixar de existir. A tarifa é de R$ 2,70.

No Parkway

A novidade é a linha 073.5, que vai fazer o trajeto circular entre as quadras 14 e 25. Essas novas linhas são de miniônibus e a tarifa custa R$ 2,70.
Mais viagens

Vão ganhar mais viagens ao longo do dia as linhas 181 e 181.1, que circulam entre São Sebastião, Paranoá e Itapoã;
A linha 170.4 vai começar a passar também pelo IFB de São Sebastião;
A linha 197.6 vai começar a passar também no Morro da Cruz;
No Jardins Mangueiral, a linha 180.5, que vai para a W3 Sul, receberá o acréscimo de 2 viagens em dias úteis, e a circular 183.6 terá ampliação de 7 viagens também em dias úteis.


Informações: G1 DF
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Cidade de Fortaleza planeja ter apenas ônibus 100% elétricos

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

A Prefeitura de Fortaleza, maior cidade do Nordeste, quer dar um passo importante na direção de uma mobilidade urbana mais sustentável e menos poluente. O objetivo é zerar a frota de veículos a combustão que fazem o transporte público. Com isso, zerar as emissões de gases do efeito-estufa até 2050, de acordo com a agenda global da ONU.

O primeiro passo foi dado com o prefeito José Sarto enviando à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a aquisição de 19 ônibus 100% elétricos para o transporte público da cidade, com um investimento de R$ 50 milhões financiados pelo BNDES.

O projeto faz parte da nova Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Fortaleza, que visa estimular o uso de transportes de energia limpa, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e melhorar a qualidade do ar e da saúde da população. A iniciativa também está alinhada com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e com a agenda global da ONU para o combate às mudanças climáticas.

Os ônibus elétricos vão permitir para a população mais qualidade de vida com menos poluição.
Os primeiros ônibus elétricos de Fortaleza serão destinados às linhas 026 – Antônio Bezerra/Messejana e 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, que juntas transportam cerca de 40 mil passageiros por dia. Com isso, a Prefeitura espera reduzir anualmente cerca de 3.600 toneladas de CO2 e 15 toneladas de NOx, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos fortalezenses.

O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pela Câmara Municipal, que deve analisá-lo nas comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Fiscalização, e Política Urbana e Meio Ambiente. Se aprovado, o projeto será um marco histórico para a mobilidade urbana de Fortaleza, colocando a cidade na vanguarda da sustentabilidade e da inovação no Brasil.

Informações: NE9
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Obras do BRT avançam ao longo das principais avenidas da Zona Oeste de Sorocaba

As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, seguem em pleno ritmo acelerado e alguns pontos nas avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro e Américo Figueiredo já estão concluídos. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba.

Executados por trechos, para impactar o mínimo possível o fluxo das vias, além do dia a dia nos arredores, os serviços têm sido realizados em diferentes locais, consecutivamente. A cada etapa realizada, uma nova frente de trabalho é aberta. Dessa forma, cumprindo a totalidade das avenidas e minimizando os impactos normalmente causados por uma obra.

No sentido bairro da Armando Pannunzio novos abrigos e totens já foram instalados. Agora, as calçadas estão sendo padronizadas. As equipes também estão concentradas na renovação do mobiliário urbano da mesma avenida, no sentido Centro.

No binário da Américo Figueiredo, assim como, na General Carneiro, as calçadas e paradas já estão em fase final. Ainda no binário, está sendo feita a aplicação de pavimento rígido (concreto) nos pontos de parada, local que será de embarque e desembarque dos passageiros.

”Na região do Jardim Ipiranga, os esforços estão concentrados na construção do Terminal, que segue bem avançada. A cobertura já está pronta e o assentamento de guias, a execução de calçadas e a concretagem da plataforma estão em andamento. Para essa semana, está prevista a concretagem da laje da edificação”, afirma a engenheira Jéssica Alves, da concessionária BRT Sorocaba.


Na outra ponta da Zona Oeste, está a Estação de integração, no Jardim Tatiana que avança em fase de acabamento, com a instalação das estruturas e, depois, receberá a nova pavimentação, mobiliário e paisagismo. 

“O sistema BRT veio para revolucionar o transporte público em Sorocaba. São em torno de 53 mil passageiros, por dia, atendidos por ônibus modernos e equipados com wi-fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras. Com a entrada em funcionamento do Corredor Oeste, a partir de janeiro de 2024, serão mais 47 novos ônibus e mais 45 mil sorocabanos atendidos, todos os dias”, frisa o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

O Corredor Estrutural Oeste possui uma extensão de extensão de 18,8 quilômetros e compreende as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o  Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.  

Informações: BRT Sorocaba
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Vá de SuperVia no Dia Mundial sem Carro

Diariamente, os 350 mil passageiros que circulam nos trens da SuperVia contribuem para reduzir as emissões de gás carbônico, um dado importante nesses tempos em que o planeta já sente as consequências da mudança climática. Por não utilizar combustível de origem fóssil, o transporte ferroviário está entre os modais mais sustentáveis. Para transportar o mesmo número de passageiros, um trem emite 226 toneladas de gás carbônico a menos do que os ônibus.

Além disso, a viagem de trem representa bem menos carros nas ruas. Para o mesmo número de pessoas que uma composição ferroviária transporta (duas mil), são necessários, em média, 400 automóveis de passeio.

O Dia Mundial sem Carro (22/09) é uma data para toda a população pensar a respeito da importância de tomar atitudes sustentáveis diariamente. As pessoas que se locomovem de carro são incentivadas a deixarem o seu automóvel em casa e optarem pelo uso do transporte público.
Atravessando a Região Metropolitana por 207 quilômetros, a SuperVia atende um total de 12 municípios, tendo como terminal comum a Central do Brasil, no coração da cidade – e de onde as pessoas podem continuar a viagem também utilizando outros transportes de energia limpa.

Como neste dia são esperados passageiros não usuais do nosso sistema, é sempre bom reforçar que o Instagram da concessionária (@Supervia) está apresentando a série “Caminho Seguro”, com dicas para um comportamento cauteloso durante a viagem pelo sistema ferroviário.

Informações: Blog Meu Transporte
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Metroviários de SP marcam greve para o dia 03

Os metroviários decidiram se unir aos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na greve marcada para 3 de outubro. As categorias protestam contra os planos de privatizar linhas da rede de transporte sobre trilhos.

A decisão, também tomada em assembleia, foi anunciada na quarta-feira, 20, pela presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, pelas redes sociais.

Se não houver negociação até lá, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata operadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) também não vão funcionar no mesmo dia.

“Acabamos de aprovar greve no Metrô no dia 3 de outubro. Unificou com a CPTM. Vamos parar porque é um absurdo privatizar o metrô, trem e água (em referência ao plano de conceder a Sabesp à iniciativa privada)”, publicou Camila nas redes sociais.

No dia anterior, na terça-feira, 19, o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo decidiu em assembleia marcar uma greve de 24 horas no dia 3 de outubro. A entidade representa as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.
A categoria protesta contra a privatização de linhas da CPTM, do Metrô e de área de saneamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Sindicato da Central do Brasil, que representa as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, apoia o movimento, segundo publicações nas redes sociais, mas não cita, por enquanto, adesão à paralisação.

Procurado, o Metrô ainda não se manifestou. O espaço permanece aberto para manifestação.

Informações: Estadão
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Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Deodoro

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

A Prefeitura do Rio entregou o Terminal Deodoro, o primeiro dos quatro terminais previstos para a Transbrasil. Nesta quarta-feira (20/9), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, inauguraram a área de conexão, na Zona Oeste. A obra é considerada estratégica para a mobilidade da região, com a integração do BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e Supervia. E, no futuro, com a Transbrasil.

– Esse aqui é um terminal de integração superimportante para a cidade, porque ele junta o trem com a Transolímpica e a Transbrasil. A partir da conclusão da Transbrasil, você vai ter todo o sistema interligado. Na prática,  a pessoa poderá sair de Guaratiba, Sepetiba ou Santa Cruz, e chegar ao Centro do Rio de Janeiro usando o sistema BRT até o Terminal Gentileza, pegando em seguida o VLT sem gastar um tostão a mais. O que estamos fazendo é permitir que o cidadão que se desloca por essa cidade possa ganhar, às vezes, duas horas por dia para ir para casa ver os filhos, namorar com a esposa, ver novela, ir para o culto religioso, ir para o samba e jogar pelada com os amigos em vez de ficar perdendo esse tempo no transporte – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o terminal será um grande ponto de conexão entre os corredores Transolímpica e Transbrasil. Neste primeiro momento, o terminal vai integrar dois serviços de BRT do corredor Transolímpica (51: Deodoro x Recreio parador e 52: Deodoro x Alvorada parador), 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia (ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro). Os usuários de transporte público de diversas regiões terão o tempo de viagem reduzido em até 30 minutos (veja exemplos no pé do release).

Sete novas linhas foram criadas

A Secretaria de Transportes criou sete linhas de ônibus para atender o terminal: 653 – Méier x Terminal Deodoro; 764 – Catiri x Terminal Deodoro; 765 – Mendanha x Terminal Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena); SV783 – Praça Seca x Terminal Deodoro; 788 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Ponto Chic); 796 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada do Mendanha); e 798 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada da Posse). Veja abaixo o plano operacional.
– Vamos ter dois serviços da Transolímpica no segundo piso, ligando Deodoro à Alvorada e ao Terminal Recreio. No piso inferior, temos sete novas linhas de ônibus conectando a Zona Oeste com Deodoro, além de outras cinco linhas que deixam passageiros bem na frente aqui do terminal. Tudo isso para que as pessoas possam, principalmente, chegar à Barra e ao Recreio de forma mais rápida – destacou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Estas novas linhas funcionarão inicialmente apenas em horários de pico e terão seu funcionamento pleno com o início da operação do corredor Transbrasil. Com a novidade, serão 84 linhas a mais na cidade desde o dia 1º de junho do ano passado, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual para regularizar o serviço de ônibus municipais.

Além disso, outros cinco serviços de ônibus já existentes passam a deixar os passageiros em frente ao Terminal Deodoro: SV624 – Mariópolis x Praça da Bandeira (via Guadalupe); 300 – Terminal Sulacap x Candelária; 393 – Bangu x Candelária; SV777 – Padre Miguel x Madureira (via Rua do Governo); e 926 – Senador Camará x Penha.

BRT chegará no segundo andar e ônibus convencionais, no primeiro piso

O Terminal Deodoro, com aproximadamente dez mil metros quadrados, é formado por dois pisos. O andar superior é destinado às frotas do BRT. São duas plataformas, com oito vagas para embarque e desembarque, cada, totalizando 2,5 mil metros quadrados. A área do térreo, por sua vez, receberá as linhas alimentadoras. A plataforma de 3,2 mil metros quadrados conta com 24 vagas para os ônibus alimentadores que irão acessar o terminal. O acesso à plataforma suspensa será feito pelos passageiros por escadas ou elevadores. Neste piso haverá um espaço para atendimento para os usuários PCDs acessarem os ônibus. O terminal conta ainda com vias alimentadoras em seu entorno,  com cerca de 4,3 mil metros quadrados.

– Prometemos à população que iríamos devolver o conforto, a dignidade e a qualidade de vida aos passageiros do BRT.  Hoje, o sistema já transporta quase 400 mil pessoas por dia útil contra os 150 mil que eram transportados quando a Prefeitura assumiu a gestão do sistema BRT em 2021. Agora, entregamos este terminal com integração com a Supervia, além das linhas 51 e 52, que levam a pessoa direto para a Alvorada ou para o Terminal Recreio – disse a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

O local conta ainda com bilheteria, sanitários, prédio administrativo e setor de apoio. O caminho até a estação de trem de Deodoro da Supervia será feito por uma passarela de 236 metros quadrados com rampas de acessibilidade e escadas.

Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o terminal será um grande ponto de conexão entre os corredores Transolímpica e Transbrasil – Beth Santos/Prefeitura do Rio
 
Parceria com o Governo Federal

As obras do corredor Transbrasil custarão cerca de R$ 1,9 bilhão, sendo financiadas pelo BNDES e Caixa Econômica Federal. Pelo BNDES foram aportados R$ 115 milhões, já pela CEF o valor do financiamento é de pouco mais de R$ 1 bilhão. O valor restante da obra foi pago com recursos próprios municipais.

Informações: Prefeitura do Rio
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Transporte público em Sorocaba é referência nacional em conforto e modernidade

O transporte público em Sorocaba, que é gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, desde 2021, adotou um modelo que agiliza e garante cada vez mais conforto, comodidade e tecnologia à população no deslocamento urbano.

É o chamado Sistema Rápido Sorocaba, que consiste em um conjunto de medidas implantadas para reestruturar e modernizar todo o serviço. Aliado a isso, as inovações, como a utilização de ônibus elétricos e de pneus especiais para rodar em estradas de terra, avançam com o mesmo intuito, que é colocar a cidade em um patamar à altura de melhor do Brasil também nessa área.

O novo sistema é composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas Estações de Transferência, possibilitando que o usuário vá de um bairro para outro, pagando apenas uma tarifa. Ou seja, há uma linha principal, circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de eletrônicos, além de outros ônibus menores, operando as linhas entre os bairros e os Miniterminais.

Ao todo, estão previstos 18 Miniterminais, em rede integrada de linhas aos Terminais Urbanos, sendo que quatro já entraram em operação: Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Aparecidinha. Eles contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos.
A iniciativa implicou na criação de mais linhas, otimização de percursos e redução do tempo de viagem. Sorocaba opera com 371 ônibus do transporte coletivo, cuja frota é 100% adaptada, com elevador e espaço para cadeirante. São 119 linhas, sendo que, em 2020, eram 109 e 300 ônibus. Outro avanço é que a idade média da frota é inferior a cinco anos, índice que se enquadra, inclusive, nos mais altos padrões de qualidade em mobilidade.

Sem contar a ampliação realizada na frota, pois, em 2021, foram incorporados 114 novos ônibus ao sistema e, em 2022, mais 45, todos zero quilômetro. Em 2023, já são 43 veículos novos. Por dia, são transportados aproximadamente 182 mil passageiros, com os ônibus rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.

“O objetivo de todos esses investimentos e melhorias no transporte público, com ônibus modernos, comodidades aos usuários e infraestrutura de última geração, é assegurar conforto e agilidade nos deslocamentos, com vista à melhor qualidade de vida da população. Nesse sentido, Sorocaba tem sido exemplo nacional de serviço de qualidade”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

Outra inovação é o Sistema Rápido Rural, lançado em abril de 2022, que consiste em ônibus com layout diferenciado e equipados com pneus especiais para trafegar, com eficiência, em estradas de terra, fazendo a ligação com pontos de conexão para acesso a outras linhas regulares. São seis linhas em operação e a meta é atende mais nove bairros, com acesso por estradas de terra.

E houve, igualmente, a ampliação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que também integra o transporte público. As obras de implantação do corredor Oeste estão em pleno andamento e devem ficar prontas até janeiro de 2024, incluindo o novo Terminal Jardim Ipiranga e o Miniterminal no Jardim Tatiana, a somar com os dois corredores já em funcionamento: Ipanema e Itavuvu. Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.

“Mesmo com todos esses avanços, o preço da tarifa de ônibus em Sorocaba está congelada nos últimos anos e ainda o valor caiu para R$ 1, aos domingos e feriados”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Neste ano, Sorocaba foi contemplada com reconhecimento nacional pelo sistema BRT, com menção honrosa, na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”, do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana, da ONU e do Governo Federal. Participaram da premiação 227 iniciativas de sucesso em todo o País.

Outra iniciativa de referência para todo o Brasil é o serviço de Transporte Especial, oferecido pela Prefeitura de Sorocaba, via Urbes. Atua de porta a porta, para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, de forma temporária ou permanente e com alto grau de dependência, o que as impossibilita de utilizar os coletivos urbanos convencionais. São 31 veículos adaptados e que circulam de segunda a domingo, das 6h à 0h. Há um site exclusivo para o usuário agendar viagens e ele pode conferir, por WhatsApp, a rota do veículo pelo celular. O embarque e desembarque de passageiros é validado por identificação QR Code e os veículos possuem câmeras internas e externas.

Também como parte do conjunto de medidas para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba, desde julho de 2022, opera o novo Integrabike, um sistema de bicicletas compartilhadas, integrado ao transporte coletivo, mais moderno e com uma série de inovações em relação ao modelo anterior.

As inovações não param e a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes, em fase de teste, operam com três ônibus 100% elétricos e ambientalmente corretos, rodando pela cidade. O objetivo é avançar o investimento nesse segmento, com a ampliação da frota de ônibus elétricos.

Outras ações

– Atualmente, são 36 ônibus superarticulados e 30 articulados. A capacidade de transporte é para até 660.671 passageiros, por dia útil. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros, por dia útil.

– São 4.100 pontos de ônibus na cidade e 120 mil usuários passam, por dia, pelo Terminal Santo Antônio e 62 mil, pelo Terminal São Paulo.

– A modernização de abrigos de ônibus na cidade está em franco andamento, sendo que mais de 170 dispositivos novos já foram instalados. O novo modelo, mais moderno, durável e com cobertura ampla, também dispõem de espaço próprio para cadeirante, quatro bancos e painel solar para carregamento das luminárias de LED embutidas.

– O sistema BRT transporta em torno de 53 mil passageiros, por dia, o que propiciou a diminuição de uma hora e meia para cerca de 50 minutos nos deslocamentos nos eixos de Norte a Sul da cidade. São 125 ônibus equipados com Wi-Fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras; 28 estações, quatro de integração e 24 quilômetros de faixas exclusivas.

– O novo Integrabike reúne 15 estações, 315 vagas de parada e 210 bicicletas para empréstimos, sendo 45 delas com tamanho reduzido, para uso infantil. São 37.837 viagens registradas em um ano de operação, com uma média diária de 124. O número de usuários cadastrados soma 13.520 e o tempo médio de utilização é de 30 minutos.

– Atualmente, 1.021 pessoas são assistidas no município pelo Transporte Especial, entre usuários e acompanhantes. A média mensal de embarques subiu de 6.500, em 2020, para 14.000, atualmente, o que representa ampliação de 115% nos atendimentos.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Dia Mundial Sem Carro: Mobilidade urbana e sustentabilidade caminham lado a lado

Todo 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, uma data emblemática que surgiu na Europa e, no início dos anos 2000, chegou ao Brasil – impulsionada principalmente pelos ativistas do meio ambiente e ciclistas.  

Essa data se torna importante quando avaliamos a frota de automóveis nacional. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em junho deste ano, quase 50% dos domicílios no Brasil contam com um automóvel e 25% têm moto. Número expressivo que mostra quanto precisamos avançar na mobilidade no Brasil e trazer discussões importantes sobre o tema. 

E no Dia Mundial Sem Carro somos convidados a pensar sobre o assunto, deixar esses automóveis na garagem e apostar nos ônibus, metrôs, bicicletas e outras formas de locomoção que sejam menos ou zero poluentes. Mas além do fator sustentabilidade, a data chama atenção para as necessidades do aprimoramento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras para que essa prática não se torne ação de um dia isolado durante o ano, mas sim recorrente na realização das atividades diárias.  

Outros dados reforçam a preocupação sobre o assunto. Segundo levantamento divulgado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em publicação de 2022, com propostas para um transporte público de qualidade, com apoio de outras entidades do setor, um ônibus polui 8 vezes menos que um carro por passageiro transportado. Além disso, um ônibus comum leva o mesmo número de passageiros que 40 carros e usa apenas 5% do espaço na via – ocupando 50 m², enquanto 40 carros ocupam 840 m². E por fim, o ônibus é o meio de transporte mais seguro que existe: 35% das vítimas fatais no trânsito estavam em motos, somente 2% estavam em ônibus, incluindo rodoviários.  

Os gestores públicos, principalmente, devem investir para oferecer à população melhorias que façam as pessoas circularem melhor nas cidades, usando a tecnologia a seu favor para tornar o transporte coletivo mais eficiente. Tem crescido, por exemplo, as discussões sobre implantação de veículos elétricos, tanto na esfera pública quanto privada. Os motores elétricos, diferentemente daqueles a combustão, não emitem gases de efeito estufa, sendo totalmente sustentáveis.  

Além disso, de acordo com estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o uso da energia elétrica no transporte coletivo proporcionaria uma redução de 73% nos custos por quilômetro rodado, em comparação ao diesel, saindo de R$ 3,10 para R$ 0,84. Atualmente, o combustível corresponde a um terço dos custos operacionais totais das empresas de ônibus. Vale ressaltar, porém, que é necessário um bom planejamento e alocação de recursos, já que eletrificar uma frota exige maiores investimentos.  

No mundo, lugares como Zurique, na Suíça, são exemplos a serem seguidos. A maior cidade daquele país incentiva os deslocamentos a pé, de bicicleta e conta com um grande investimento no transporte público, que vai desde diversificação dos meios de locomoção e grande disponibilidade de linhas, até a substituição gradual das frotas por veículos elétricos e uso da tecnologia para monitoramento das vias e veículos. 

Outro exemplo de tecnologia eficiente para melhoria da qualidade no transporte e otimização do tempo, que pode ser facilmente seguido em mais localidades no Brasil, é a digitalização dos serviços. O KIM vem auxiliando diversas cidades pelo país a implantarem funcionalidades como o pagamento dos bilhetes pelo aplicativo e mapas que ajudam na locomoção dentro das cidades. Essas facilidades aprimoram, inclusive, a segurança e a previsibilidade no transporte público.  

Ao implementar processos que viabilizem o acesso aos espaços das cidades, aliando-os com a preservação do meio ambiente, a população passa a ter mais qualidade de vida. Investir na mobilidade é um dos melhores caminhos para alcançar um futuro mais sustentável para o planeta. E estamos todos juntos nessa ambição! 

Informações: Iccom 
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Consulta Pública sobre novo modelo de transporte coletivo de Joinville entra na fase final

Até o dia 21 de setembro (quinta-feira), a comunidade joinvilense poderá participar da Consulta Pública do edital de licitação de concessão para operação e exploração dos serviços de transporte público urbano de Joinville.

O formulário eletrônico para envio de sugestões, críticas e dúvidas sobre o processo de licitação do transporte público está disponível neste link.

Na mesma página, o cidadão pode conhecer a prévia do edital e os sete anexos que farão parte da concorrência, incluindo a minuta do contrato de concessão do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob), que terá duração inicial de 15 anos.

Até o momento, foram recebidas mais de 400 participações. Elas serão avaliadas pelo município e poderão ser consideradas na elaboração final do edital em questão.

Dúvidas frequentes sobre a licitação do transporte coletivo de Joinville

Além de apresentar as informações previstas para o novo modelo de transporte coletivo, a Prefeitura de Joinville elaborou uma relação de perguntas e respostas a respeito das dúvidas mais frequentes sobre o processo.

Entre as questões abordadas estão mudanças na quantidade de linhas e viagens, implantação de novos terminais, melhorias dos abrigos de ônibus, preços e compra de passagens, operação do transporte eficiente, segurança e conforto previstos no novo modelo, entre outras.


Estudo e diagnóstico para definir a modelagem do transporte coletivo de Joinville
Pela primeira vez em 50 anos, o transporte coletivo de Joinville passa por um processo de licitação que está sendo elaborado em diversas etapas. Uma delas, foi um criterioso levantamento que mapeou as necessidades e anseios dos joinvilenses.

Para esse estudo, desde 2021, a Prefeitura de Joinville trabalha com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), instituição de renome nacional ligada à Universidade de São Paulo (USP), para realizar uma ampla pesquisa e um diagnóstico do transporte coletivo de passageiros de Joinville para identificar a melhor modelagem.

Foram realizadas pesquisas com mais de 2 mil usuários nos terminais. Além disso, mais de 5 mil pessoas responderam a uma pesquisa online.

Com o levantamento dos dados e a realização de um diagnóstico completo do serviço, foi identificada a modelagem mais adequada para a necessidade da cidade. Dessa forma, o Edital vai prever um modelo de concessão que contempla quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência.

Informações: Prefeitura de Joinville
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Passageiros de BH podem ficar sem 15 ônibus suplementares

Os passageiros dos ônibus suplementares de Belo Horizonte podem ser impactados com a redução da circulação de 15 veículos até o final de setembro. O problema pode ser causado pelo encerramento do contrato de alguns permissionários.

Segundo o Sindpautras (Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte de Passageiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana), esses permissionários estão operando devido à manutenção de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo prefeito da capital em 2018, com previsão de encerramento no dia 30/09/2023. O termo mantém a permissão da circulação de suplementares que ganharam a licitação em 2001, quando o sistema foi criado na capital.

De acordo com o sindicato da categoria, o Ministério Público de Minas Gerais entrou com um pedido para a renovação desse termo por mais cinco anos, mas a prefeitura de BH não assinou o documento até o momento.

Mais 16 veículos devem deixar de circular, até março de 2024, se o TAC não for mantido, totalizando 31 permissionários. Ainda de acordo com o Sindpautras, a licitação do sistema suplementar engloba 26 linhas, com 300 ônibus. Porém, atualmente, 250 veículos suplementares circulam pela cidade e cada um pertence a um permissionário. Os 31 ônibus que devem deixar de circular atendem a 17 linhas, que devem ser mais afetadas.
Diante da situação, o sindicato reforça o pedido do MPMG para a manutenção do TAC firmado em 2018. "Com a saída dos permissionários, ficarão somente 219 ônibus em circulação, prejudicando o atendimento à população como um todo", afirma o presidente do Sindpautras.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que "trabalha continuamente para que os serviços de transporte público coletivo sejam mantidos". 

Informações: R7
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Etufor garante cartão gratuidade no transporte para 39.870 pessoas com deficiência

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A Prefeitura de Fortaleza oferece diversos serviços que buscam garantir a acessibilidade de todos os cidadãos e um deles é o cartão de gratuidade para as pessoas com deficiência (PCDs) no transporte público, que foi assegurado pela Lei Complementar Nº 57/2008 e é emitido pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Há 15 anos, o cartão gratuidade é emitido em Fortaleza. Atualmente, 39.870 pessoas possuem o cartão, sendo a maior quantidade de documentos emitidos para pessoas com deficiência mental/intelectual (23.440), seguido de deficiência física (9.551), visual (2.688), auditiva (2.572) e múltipla (1.619). Os usuários podem utilizá-los com direito a acompanhante, caso a presença do mesmo seja imprescindível.

Para ter direito ao cartão de gratuidade, o usuário precisa morar em Fortaleza, comprovar o tipo de deficiência por meio do laudo médico da rede pública, estar fora do mercado formal de trabalho e atender a um dos critérios socioeconômicos. A análise do enquadramento no perfil é realizada presencialmente na Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis), localizada na sede da Etufor, pelo próprio usuário ou pelo responsável legal.

Os cartões emitidos têm validade de um ano e, após esse período, o usuário deve dirigir-se novamente à Etufor para revalidação, portando os documentos atualizados que comprovem a condição da pessoa com deficiência (laudo médico padrão) e seu perfil socioeconômico atualizado.
Para David Bezerra, presidente da Etufor, o cartão gratuidade é direito fundamental para quase 40 mil pessoas em nossa cidade, tendo em vista que o ir e vir é garantido a essas pessoas que convivem com as mais diversas dificuldades.

Já Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, o acesso ao transporte público coletivo é um instrumento de cidadania tão essencial que, por vezes, se confunde com o próprio acesso à cidade, inclusive aos demais serviços públicos. "Garantir este direito a um público que já enfrenta tantas barreiras é algo levado a sério aqui no município de Fortaleza", considera Barreira. 

Cartão para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente

Outro benefício que garante um ir e vir mais acessível no transporte público é o cartão para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente. Com ele, o usuário pode realizar o embarque e desembarque pela porta da frente, dentro ou fora dos terminais de integração e o embarque prioritário quando for comprovada a restrição de passagem pela catraca.

Aprovado em 2021, atualmente 382 passageiros têm direito ao cartão. O documento pode ser utilizado no transporte público, desde que seja efetuada uma recarga, ou seja, não dá direito à gratuidade, sendo necessário apresentá-lo no validador para registro da biometria e débito da passagem, podendo usufruir das funções de integração.

Para ter acesso, o usuário deve solicitar presencialmente na sede da Etufor.

Critérios para o cartão gratuidade para pessoa com deficiência
Atender a um dos critérios socioeconômicos:
- receber o Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)
- estar fora do mercado formal de trabalho
- apresentar o laudo médico padrão emitido pela Rede Pública de Saúde Municipal, Estadual, Federal ou pela rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS)
- fazer parte de família beneficiária do programa Bolsa Família
- estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal ou dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo

Como solicitar Bilhete para pessoa com mobilidade reduzida não-aparente

A pessoa com mobilidade reduzida não-aparente e comprovada restrição de passagem pela catraca no ônibus deverá apresentar documentação para avaliação pela Etufor.
Agendamento: site da Etufor
Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico

Informações: ETUFOR
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