Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus 100% a bateria serão a novidade na 11ª edição do Passeio Turístico no aniversário de São Paulo

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dois ônibus a bateria serão a atração do 11 ª Edição do Passeio Turístico, até então destinado somente aos trólebus. O trajeto incluirá os principais cartões postais da capital, na região central, no feriado do dia 25 de janeiro. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Transportes, por intermédio da São Paulo Transportes (SPTrans) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e São Paulo Turismo (SPTuris).

O passeio será gratuito, dura 40 minutos e revela um outro olhar para a arquitetura e desenho da cidade com seus edifícios, monumentos históricos e patrimônios culturais. A primeira saída está marcada para 9h.

Um dos modelos a bateria tem 12 metros de comprimento e o outro possui 15 metros. Ambos já estão em testes na ruas de São Paulo. Por sua característica, além de não serem poluentes, não completamente silenciosos e confortáveis. Há, ainda, mais 12 coletivos, trólebus, que farão o percurso.

A programação é de que saia um ônibus a cada quatro minutos com todos os passageiros sentados.

Assim como nos dois últimos anos, o tom de nostalgia ficará garantido com a participação do grupo Trovadores Urbanos, que se apresentará antes do ponto de partida, e chegada, no Páteo do Colégio.

REALIZAÇÃO
O Passeio Turístico de Trólebus é promovido pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Turismo (SPTuris), com apoio da Ambiental Transportes Urbanos, Viação Gato Preto, SPUrbanuss, Páteo do Colégio, Polícia Militar, Subprefeitura da Sé, e secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, de Cultura e de Governo Municipal.
  
Ficha técnica

Dia: 25 de janeiro
Horário: das 09h às 15h
Local de saída e chegada dos ônibus: Páteo do Colégio
Duração do passeio: 40 minutos

Informações: SPTrans

Leia também sobre:
READ MORE - Ônibus 100% a bateria serão a novidade na 11ª edição do Passeio Turístico no aniversário de São Paulo

CBTU João Pessoa registra crescimento de 18,6%

A CBTU João Pessoa fechou o ano de 2015 com um crescimento da ordem de 18,6% em relação ao ano de 2014. No ano passado, a Companhia transportou 1,950 milhão contra os 1,650 milhão registrados em 2014. De acordo com dados operacionais, a CBTU recebeu mais 306,4 mil novos usuários nos últimos doze meses e a mais 131,2 mil computados em 2013. Em relação a 2013, a CBTU registrou um crescimento da ordem de 7,2%. E para 2016 a Companhia espera aumentar em 10% o número de passageiros transportados.

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o aumento na tarifa dos ônibus urbanos e intermunicipais aparecem como os principais fatores desse crescimento. “O conforto, a rapidez e a economia que o transporte ferroviário proporciona aos usuários tem sido um grande atrativo na escolha desses passageiros. Também não podemos esquecer que no ano passado tivemos uma maior regularidade e pontualidade nas viagens”, afirma o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto.

Informações: PB Agora

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - CBTU João Pessoa registra crescimento de 18,6%

No Recife, Pista leste da Via Mangue é liberada

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O sistema de circulação da Zona Sul do Recife inicia hoje uma nova etapa com a implantação dos dois sentidos da Via Mangue. Depois da Pista Oeste, entregue em junho de 2014, finalmente entra em operação a Pista Leste, que faz o sentido contrário. A ampliação da capacidade de tráfego ligando as zonas Norte e Sul da capital pernambucana irá possibilitar uma redução no tempo de deslocamento em pelo menos 40% do que é gasto hoje para percorrer as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, segundo estimativas da equipe técnica da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Pista Leste só será aberta para o tráfego após a solenidade de inauguração, prevista para começar às 11h. Mas, antes disso, entrará em operação a partir das 8h o binário do Pina formado pelas ruas professor Augusto Reinaldo, no sentido subúrbio, e a Nogueira de Souza no sentido cidade. O túnel Josué de Castro também está funcionando em sentido único desde às 8h. “Nós vamos antecipar o binário e o túnel porque independem da abertura da Pista Leste e os motoristas que quiserem acessar o RioMar já vão poder entrar pela Augusto Reinaldo”, explicou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Com a Via Mangue nos dois sentidos, a expectativa é de redução no tráfego da Avenida Boa Viagem em até 30% e de 15% na Avenida Conselheiro Aguiar, mas além disso o tráfego promete também melhorar no interior do bairro. “No entorno dos colégios Boa Viagem e Santa Maria, onde há um fluxo grande de motoristas que acessam a Conselheiro Aguiar, no sentido Centro, agora irão poder ir pela Pista Leste”, revelou Taciana Ferreira.

Pelas simulações feitas pelos técnicos da CTTU, a Avenida Boa Viagem que recebe hoje um fluxo de 37 mil veículos, boa parte migrará para a Pista Leste. As opções de acesso são pela Rua Antônio Falcão (com acesso direto) e também pela Barão de Souza Leão, acessando a pista do canal e seguindo em frente até o elevado da Dom João VI.  “Essas são as vias mais próximas, mas a tendência é que os motoristas aos poucos descubram a melhor forma de chegar até a Pista Leste”, revelou o diretor de operações da CTTU, Agostinho Maia.

Há, pelo menos, nove possibilidades de acesso à Pista Leste, sendo seis opções de entrada e quatro de saída. Com 4,3 quilômetros de extensão, a uma velocidade de 60km.  “Hoje para percorrer a Conselheiro ou a a Avenida Boa Viagem, o tempo gasto é de cerca de 25 a 30 minutos. Pela Pista Leste, esse percurso poderá ser feito em menos de 10 minutos”, revelou Taciana Ferreira. Segundo ela, o tempo estimado de redução é de cerca de 40%, uma vez que as duas vias também terão aumento de velocidade após a redução do número de veículos circulando. “Elas também vão ter um ganho de velocidade, mas não se compara com a Pista Leste porque há muita interrupção com os semáforos”, explicou.


Por Tânia Passos
Informações: Diário de Pernambuco


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - No Recife, Pista leste da Via Mangue é liberada

Ônibus de São Paulo circulam sem contrato

Quase metade da frota de ônibus da capital paulista opera, desde o dia 9, sem nenhum tipo de contrato vigente entre as empresas de ônibus e a prefeitura. Os acordos de prestação de serviço venceram e não foram renovados. Desde sexta-feira passada, a São Paulo Transporte (SPTrans) afirmava que havia renovado os contratos e iria publicá-los na internet. Na quarta-feira (20), a empresa admitiu que vinha passando informações incorretas.

O próprio prefeito Fernando Haddad (PT) foi induzido a erro por parte da equipe da SPTrans. Informado que os contratos estavam vigentes, ordenou que fossem repassados para a reportagem, que cobrava acesso ao teor dos papéis. Só na quarta-feira foi informado que os novos contratos ainda não existiam.

Os contratos vencidos se referem às antigas cooperativas de lotação. Respondem por cerca de 6 mil dos 14 mil coletivos da cidade. Da data em que venceram até ontem, a prefeitura repassou R$ 32 milhões aos empresários deste ramo - para evitar acusações de improbidade administrativa, a SPTrans se vale de um decreto municipal de 2003 que rege contratações públicas e prevê que, em casos em que há risco de interrupção de serviços públicos, pagamentos podem ser feitos.

Mesmo com a brecha, "essa possibilidade (de responsabilização legal por pagamentos irregulares) existe. Mas é preciso avaliar toda a situação", diz a doutora em Direito Público Irene Patrícia Nohara. Ela lembra que os contratos com as empresas de ônibus estão sendo renovados de forma emergencial porque a Prefeitura ainda não conseguiu fazer a licitação para a renovação do serviço - o processo está suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM).

A reportagem vinha cobrando o acesso aos novos contratos para checar se os valores repassados aos empresários subiram - a tarifa aumentou neste mês de R$ 3,50 para R$ 3,80. O material não estava no site de transparência da SPTrans.

Primeiramente, a empresa informou que os documentos haviam saído no Diário Oficial da Cidade, o que não ocorreu. Depois, disseram que não estavam publicados porque ainda estavam sendo "digitalizados".

Diante da insistência da reportagem, o prefeito ordenou que os contratos fossem exibidos. Na quarta-feira, a empresa municipal alegou que estavam em locais diferentes. Depois, admitiu que a negociação com as empresas não havia terminado. "Depende da forma como é feita a pergunta, de como ela é encaminhada, a resposta pode vir incorreta", alegou o presidente da SPTrans e secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Histórico
O impasse para a assinatura dos novos contratos está relacionado à licitação. Antes de ela ser planejada, a prefeitura contratou a consultoria Ernst&Young para avaliar os custos da frota municipal. Uma das recomendações foi que as antigas cooperativas se tornassem empresas regulares.

Com essa mudança, as empresas passaram a ter custos maiores, uma vez que passaram a recolher impostos sobre a folha de pagamento e a oferecer garantias aos empregados que antes não existiam. Agora, cobram que esses custos sejam cobertos pela Prefeitura, que tem negado os repasses. 

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia também sobre:

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Ônibus de São Paulo circulam sem contrato

Subsídio ao transporte de Campinas chega a R$ 7 milhões

Campinas (SP) repassará R$ 7 milhões ao sistema de transporte coletivo, em janeiro, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do município desta quarta-feira (20). O novo valor do subsídio é 40% superior ao valor mensal de R$ 5 milhões pago durante o segundo semestre do ano passado.
Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas

De acordo com texto do Executivo, R$ 6 milhões serão destinados às empresas do transporte coletivo que operam no município, enquanto R$ 1 milhão deve ser aplicado no custeio do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI), que manteve a mesma receita do ano anterior.

Justificativas
As despesas do transporte e a inflação acumulada em 2015, de quase 11%, foram os motivos para o aumento do repasse que visa equilíbrio do sistema, justificou a Prefeitura. O valor total do subsídio pago por Campinas, no ano passado, foi de R$ 45 milhões. De janeiro a junho, a verba mensal foi de R$ 2,5 milhões, mas subiu para R$ 5 milhões de julho a dezembro.

À época, a Emdec também justificou que o reajuste visava compensar reflexos provocados pela alta no índice de inflação, entre eles, alta de preços do óleo diesel e insumos para a prestação do serviço; a perda do poder aquisitivo da renda do trabalhador, em especial da população mais carente; além da necessidade de manutenção da integridade do sistema de transporte.

Mudanças e 'custos crescentes'
O decreto, publicado nesta quarta-feira, diz que o subsídio de R$ 7 milhões é válido somente para janeiro. Diferentemente do procedimento adotado em 2015, quando os valores foram definidos por semestre, a Secretaria Municipal de Transportes explicou que o repasse passará a ser calculado mês a mês. Com isso, o valor pode mudar em fevereiro.

R$ 3,80 e 'não é para ter mais problemas'
O valor da passagem de ônibus em Campinas foi reajustado em 8,57% e subiu de R$ 3,50 para R$ 3,80, em 3 de janeiro. O valor é o mesmo das tarifas de ônibus, metrô e trem que circulam na capital paulista - em vigor desde o dia 9, após aprovações da Prefeitura e estado.

Desde o ano passado, os passageiros enfrentam uma série de problemas no transporte público, sobretudo atrelados ao atraso no pagamento de motoristas, além de 'panes secas' dos coletivos.

Na primeira quinzena de janeiro os ônibus das linhas Verde e Azul Claro deixaram de circular, por ao menos dois dias, em virtude da falta de pagamento dos motoristas. Juntas, elas atendem cerca de 290 mil passageiros diariamente. Após o depósito dos vencimentos, o serviço foi retomado.

A Emdec, empresa responsável por fiscalizar o trânsito na cidade, registrou 151 infrações de falta de combustível em coletivos nas vias públicas entre janeiro e outubro de 2015. O total representa alta de 586% no comparativo com o período anterior, quando foram 22 ocorrências.

Sobre estes problemas, Barreiro defendeu que o aumento da tarifa e o reajuste no subsídio são suficientes para que nenhuma falha ocorra a partir de agora.
“O subsídio e a tarifa de R$ 3,80 são para manter o equilíbrio do sistema. Ou seja, não é para ter mais problemas”, ressaltou.

Nova licitação
A Prefeitura de Campinas planeja abrir, até março, uma nova licitação para o transporte público na cidade. Entre as melhorias previstas pelo Executivo estão a obrigatoriedade dos veículos serem adaptados para atender deficientes, rede Wi-Fi e metade da frota com ar-condicionado.

Dupla função
O Ministério Público do Trabalho espera receber, até a primeira quinzena de fevereiro, propostas das empresas do transporte público de Campinas (SP) que solucionem a dupla função exercida por motoristas de ônibus. Eles passaram a receber a tarifa em dinheiro após a saída de 1,2 mil cobradores e, segundo apurações do órgão, há precarização de trabalho e risco de acidentes.

A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) informou, no dia 8 de janeiro, que as companhias de ônibus já foram notificadas, cumprirão o prazo apresentado, e avaliam novas tecnologias e reduzir a quantidade de passageiros que usam dinheiro nos ônibus.

Informações: G1 Campinas e Região


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Subsídio ao transporte de Campinas chega a R$ 7 milhões

Rodoviários fizeram operação tartaruga em Porto Alegre

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Por volta das 8h desta quinta-feira (21), os motoristas de ônibus do transporte público de Porto Alegre iniciaram uma operação tartaruga nos corredores das Avenidas João Pessoa, Osvaldo Aranha e Farrapos. O protesto da categoria é por reajuste de salários.

Todas as linhas de ônibus estão em circulação, porém com as tabelas horárias atrasadas. Os rodoviários fizeram uma caminhada em direção à rodoviária de Porto Alegre, onde foi encerrado o protesto.

A categoria pede reajuste de 15% nos salários, contra os 8% oferecidos pela patronal. 
Os rodoviários alegam que o reajuste oferecido é abaixo da inflação. Eles também pedem aumento do vale-refeição de R$ 21 para R$ 25, enquanto a empresa oferece aumento de R$ 0,50. Na tarde de hoje, o sindicato dos funcionários e as empresas de ônibus se reúnem para mais uma negociação.

Informações: Jornal do Comércio


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Rodoviários fizeram operação tartaruga em Porto Alegre

Tarifa do metrô Recife deve ser reajustada em 2016

Depois do aumento nas passagens de ônibus, a tarifa do metrô do Recife também poderá ser reajustada em 2016. A informação foi da através de comunicado da companhia brasileira de trens urbanos, a CBTU, que opera o sistema na região metropolitana. 

Segundo a companhia, o aumento será necessário caso o governo do estado não quite uma dívida no valor de 50 milhões de reais que tem com a CBTU. A passagem do metrô do Recife é a mais barata do país e não passa por reajuste desde 2012.

O metrô do Recife trabalha com déficit de mais de 70% no orçamento anual. O serviço é bancado pelo governo federal, que aplica por ano cerca de R$ 300 milhões. A única fonte de renda vem da venda de bilhetes. A receita anual com passagens é de cerca de R$ 66 milhões e representa pouco mais de 24% na cobertura das despesas.

READ MORE - Tarifa do metrô Recife deve ser reajustada em 2016

VLT de Cuiabá pode consumir R$ 1 bilhão e ficar pronto só em 2020, diz consultoria

A KPMG, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, protocolou ontem no governo do Estado, mais precisamente na Secretaria de Cidades, a 1ª fase dos estudos que envolvem as obras do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, que deveria ser a maior obra da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014 a um custo de R$ 1.477 bilhões, mas que está incompleta e não existe a garantia de que antes de 2020 a mesmas esteja pronta. 

A KPMG foi contratada pelo governo estadual por R$ 3,8 milhões para realização de um completo levantamento do VLT, sendo que o governador Pedro Taques declarou que gostaria de concluir a obra, mas somente colocará recursos públicos na obra quando tiver a certeza do montante e das responsabilidades do Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande. 

“A primeira fase da consultoria contratada pelo governo do Estado já foi entregue ontem e se trata do custo para conclusão dos 23 km em dois ramais inicialmente projetados, mas não executados”, disse o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chilleto. 

Segundo Chilleto, ainda faltam duas fases da consultoria, sendo a 2ª o custo e a execução para operação do modal de transporte que é um dos mais modernos do mundo e demanda não apenas capacitação de trabalhadores, mas toda uma engenharia e logística que envolvem inclusive o sistema alternativo para abastecimento dos dois ramais do VLT por outros sistemas de transporte coletivo de massa, como ônibus e alternativos. Já a 3ª etapa é relativa ao custo da tarifa e o potencial das mesmas em relação a uma série de benefícios concedidos, como vale transporte para estudantes e para os idosos que viajam de forma gratuita, mas com o impacto dessas medidas diluídas no valor cobrado dos passageiros que pagam suas tarifas públicas. 

“Amanhã mesmo encaminharei para a Justiça Federal, que autorizou a contratação da consultoria, o resultado da 1ª Fase, reafirmando ainda que até março todas as três fases estarão concluídas para que o governador Pedro Taques possa então divulgar os resultados que nada mais são do que levar luz à falta de transparência que resultou na paralisação das obras pela administração passada, que foi quem contratou e não deu conta de executar as obras”, disse o secretário de Cidades. A complexidade da obra, segundo o governador Pedro Taques, decorre do fato da mesma ter sido orçada em R$ 1.477 bilhão dos quais mais de R$ 1.066 bilhão já foram consumidos e, por causa de custos adicionais não-previstos quando da contratação da mesma, pode importar na necessidade de ter que colocar mais R$ 1 bilhão e esperar até 2019 ou 2020 para conclusão do referido modal de transporte. 

Além da correção dos valores do contrato pela inflação, a licitação do VLT feita pela modalidade de Regime Diferenciado de Contratação – RDC não poderia definir reajustes ou reposições, mas quanto maior for o prazo de execução maiores são as chances do custo se alterar, até mesmo porque parte dos materiais adquiridos como vagões, material rodante e parte informatizada foram todos adquiridos em moeda estrangeira que sofreu uma disparada nos últimos meses com a consequente correção dos valores para o total da obra do VLT.

Por: Marcos Lemos
Informações: O Documento



Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - VLT de Cuiabá pode consumir R$ 1 bilhão e ficar pronto só em 2020, diz consultoria

Maceió recebe prêmio pelo aplicativo Citta Mobi

A cidade de Maceió atingiu a marca de 500 mil usuários do aplicativo Citta Mobi. Em reconhecimento, nesta quarta-feira (20), o prefeito de Maceió Rui Palmeira e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, serão homenageados pela empresa Cittati Tecnologia, responsável pela ferramenta. A premiação acontece às 9h no Gabinete do Prefeito, em Pajuçara.

O número atingido pela capital alagoana representa um marco histórico para a Cittati Tecnologia. A entrega da homenagem de reconhecimento será feita pelo Gerente Nacional de Vendas da empresa, Carlos Sampaio.

O Cittamobi é um aplicativo lançado pela Prefeitura de Maceió para download gratuito em celulares smartphones e também visualização no computador. O aplicativo auxilia no acompanhamento, em tempo real, de toda a frota de ônibus coletivos de Maceió. Com ele, o usuário pode programar a saída para o ponto ou terminal de ônibus mais próximo sem precisar aguardar por mais tempo.

Além de informar aos passageiros sobre o horário em que o ônibus passará no ponto, o Cittamobi conta com ferramentas para que o usuário possa relatar problemas e enviar feedbacks a respeito do sistema de transporte público. O aplicativo passa por atualização para se adequar a mudanças recentes na operacionalização de 23 linhas.

Informações: Aqui Acontece


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Maceió recebe prêmio pelo aplicativo Citta Mobi

No Recife, Faixa Azul da Conselheiro Aguiar será implantada segunda-feira

Com o adiamento da abertura da pista leste da Via Mangue para esta quinta-feira (21), com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), ficou para segunda (25) a implantação da Faixa Azul na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A sinalização deve ser colocada na avenida no fim da semana.

O espaço exclusivo para o transporte coletivo será desde o cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão até a Avenida Antônio de Góes, na altura do Túnel do Pina, um trecho de 5,8 quilômetros. Trinta e nove linhas de ônibus passam por lá, transportando 145 mil passageiros.

Apenas ônibus e táxis podem usar a faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. A multa para quem desrespeita a regra é de R$ 191,54, referente à infração gravíssima, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não haverá fiscalização eletrônica inicialmente.

A Avenida Domingos Ferreira, paralela à Conselheiro mas com fluxo no sentido contrário, ganhou a Faixa Azul um ano e meio antes, com a inauguração da pista oeste da Via Mangue. Lá, segundo a CTTU, a velocidade os ônibus em 118% - saiu de 11,5 km/h para 24 km/h. Recife tem hoje 44,5 quilômetros de faixas azuis.

Informações: JC Trânsito e NE 10
READ MORE - No Recife, Faixa Azul da Conselheiro Aguiar será implantada segunda-feira

Estudantes já podem cadastrar ou recadastrar o cartão Mais Aracaju

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) infomou na segunda-feira (18) que o prazo de cadastramento e recadastramento do cartão Mais Aracaju Escolar começou. Todo estudante pode fazer uso do seu direito à meia passagem no pagamento da tarifa do transporte coletivo urbano através do uso do seu cartão.

Destinado a estudantes com idade igual ou superior a sete anos, o Mais Aracaju Escolar atende alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino credenciadas na Aracajucard e residentes em Aracaju e região metropolitana – Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros -, conforme Lei 1.071/85 art. 1°. 

De acordo com o Setransp, a utilização do cartão é pessoal e intransferível e deve ser feita no validador de desconto e reconhecimento da digital cadastrada. Em caso de perda, roubo ou dano, a segunda via pode ser solicitada.

Para o recadastramento, não há necessidade de substituição periódica do cartão, mas o recadastramento deve ser realizado uma ou duas vezes ao ano, dependendo do tipo de matrícula do aluno. Somente assim, ele permanecerá válido durante todo o período letivo. Para realizar tanto o cadastramento quanto o recastramento, o estudante deve acessar o site aracajucard.com.br/portaldousuario criar ou efetuar seu login e seguir as instruções.

*Com informações do Setransp
Informações: G1 SE



Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Estudantes já podem cadastrar ou recadastrar o cartão Mais Aracaju

DFTrans muda boxes de 101 linhas na Rodoviária do Plano Piloto

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O objetivo da mudança é organizar toda a operação do sistema viário na Rodoviária e não apenas melhorar o fluxo dos ônibus.

A partir de sábado (16), 101 das 167 linhas que circulam na Rodoviária do Plano Piloto terão os boxes para embarque e desembarque alterados. Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o principal objetivo é organizar a operação do sistema.

"A mudança será apenas nas baias ou plataformas de onde as pessoas acessam os ônibus", explica o diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz. "Nenhuma linha deixará de circular, e os horários e os itinerários não sofrerão modificações."

Com a alteração, destinos próximos ficarão aglutinados e haverá menor custo para o sistema — uma vez que serão necessários menos funcionários de cada empresa para acompanhar o serviço. Desde a licitação, em 2011, as vencedoras atuavam de forma pulverizada na Rodoviária do Plano Piloto.

Logística
As modificações ocorrerão nas plataformas A, C, D e E, respeitando a região onde as empresas atuam. Na plataforma A, ficarão as linhas da TCB, da Pioneira e da Piracicabana; na plataforma C, a Marechal, a São José, a Pioneira e a Piracicabana; na plataforma D, a Urbi; e na E, a Piracicabana e a São José. Na B, onde estacionam os coletivos do Expresso Sul, os embarques para Santa Maria e Gama serão invertidos.

Um box pode conter várias linhas de menor circulação, como o A7, aonde chegam oito itinerários diferentes. Já os boxes A3 e A4 serão destinados à linha 0.108 (Circular-Rodoviária Plano Piloto-Três Poderes), que praticamente sai a cada 5 minutos.

Informações sobre as mudanças estão disponíveis nos painéis eletrônicos e no posto da Gerência de Relações Comunitárias do DFTrans, no piso inferior da Rodoviária.

Veja as linhas que terão mudanças nos boxes:

Informações: DFTrans
READ MORE - DFTrans muda boxes de 101 linhas na Rodoviária do Plano Piloto

Tarifa zero é realidade em 12 cidades brasileiras

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Nestas primeiras semanas de 2016, algumas cidades brasileiras têm sido palco de protestos contra o aumento das tarifas de ônibus trens e Metrô, e em defesa do transporte público gratuito. Em São Paulo, após as manifestações marcadas por intensa repressão policial na semana passada, o Movimento Passe Livre convoca mais uma mobilização amanhã (19), no cruzamento das avenida Faria Lima Rebouças Rebouças, na zona sul da capital.

Em meio aos protestos, a pergunta que fica é se realmente é possível uma cidade oferecer transporte de graça para toda a população ou trata-se de uma utopia, afinal o dinheiro tem que sair de algum lugar para manter a estrutura e os serviços.

Em todo o mundo, são 86 cidades, em 24 países, que não cobram tarifa para que a população acesse o transporte público. No Brasil, 12 cidades também já adotam o modelo. Maricá, no litoral do Rio é uma delas. Desde dezembro de 2013 os habitantes podem andar de ônibus gratuitamente na rede municipal.

"É uma cidade de 150 mil habitantes e tem transporte gratuito para a população. O governo aloca recursos no orçamento para viabilizar o transporte público de graça para toda a população", assinala Grajew sobre a experiência maricaense.

Outra cidade que também caminha no mesmo sentido é Agudos, no interior de São Paulo. Os 40 mil habitantes, desde 2003, não pagam tarifa para acessar o transporte coletivo. Os ônibus são operados pela prefeitura e os motoristas são funcionários concursados.


Para que o transporte coletivo pudesse ser gratuito, cada uma das cidades recorreu a uma solução diferente, aponta o coordenador da Rede Nossa São Paulo. O mais comum e viável, segundo ele, é elevar o imposto territorial que atinja as pessoas de maior renda. "Outras cidades cobram uma taxa de todos os habitantes. Nos EUA, por exemplo, é por volta de 5 dólares por ano para cada habitante", comenta Grajew. "É uma decisão política que envolve uma decisão econômica, sobre o que vai se priorizar no orçamento e de onde que se vai buscar recursos para viabilizar o serviço para a população."

Gratuidade em SP

Na capital paulista, 2,2 milhões de pessoas, dentre aposentados, pessoas com mais de 60 anos, deficientes, estudantes de baixa renda e trabalhadores desempregados já contam com a isenção da tarifa – juntos, eles representam 22% dos passageiros.

O coordenador da Rede Nossa São Paulo afirma que os primeiros passos a serem dados é tratar o tema com transparência e discutir alternativas com a sociedade. "O que pode se fazer, de imediato, é abrir a discussão. Abrir as contas para a população, olhar todos os números, o quanto que a prefeitura gasta em cada coisa, quanto é o lucro das empresas, os impostos que são cobrados, e envolver a sociedade na discussão."

Sobre os impactos de uma eventual tarifa zero na cidade, Oded Grajew afirma que vão muito além da simples isenção da tarifa. "Melhora a qualidade de vida. As pessoas podem ter acesso à cultura, ao lazer, porque podem se deslocar. Melhora a saúde da população, porque há menos poluição causada pelo transporte individual."

Ele cita ainda que as cidades que acabaram com a cobrança de tarifa conseguem atrair empresas, que se livram assim de arcar com os custos do vale-transporte, e lembra que, por tudo isso, a questão dos transportes é também uma questão de direitos.

READ MORE - Tarifa zero é realidade em 12 cidades brasileiras

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960