Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Itanhaém lança edital para novo contrato de transporte público

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, abriu licitação para contratação de empresa concessionária, que será responsável pelo transporte coletivo no município, a partir de 2016.

Com o novo contrato, a administração pública planeja implantar o Sistema Inteligente de Transporte Integrado (SITI), com frota 100% adaptada.

Outra novidade é o sistema que funciona de forma semelhante ao programa "Bilhete Único". Com o bilhete integrado, os moradores, que possuem o cartão transporte municipal e moram em bairros distantes do centro, conseguirão utilizar duas linhas diferentes sem precisar pagar duas tarifas.

Todos os coletivos também passarão a contar com acesso a internet sem fio e terão disponibilizado um serviço telefônico gratuito para encaminhar suas sugestões e reclamações.

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Trens acoplados vão sair de Novo Hamburgo com destino a Porto Alegre

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A partir desta segunda-feira (23), os trens acoplados da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb) começam a partir da Estação Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, nos horários de pico, com destino a Porto Alegre. Antes, ele saiam só a partir da Estação Sapucaia.

A mudança, conforme a Trensurb, deve dar mais conforto aos passageiros de Novo Hamburgo e São Leopoldo. A partidas desses trens maiores vão ser às 6h39 e às 7h02, somente nos dias úteis.

No fim da tarde, também em dias úteis, composições de oito carros partem da Estação Mercado com destino a Novo Hamburgo, nos horários previstos das 18h03 e 18h24. A Trensurb, porém, reforça que os horários das viagens do metrô estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

A tabela horária completa dos trens está disponível no site da Trensurb (clique aqui para acessar).

Informações: G1 RS

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Paralisação de ônibus afeta 50 mil pessoas em Manaus

Cerca de 50 mil pessoas foram afetadas no início da manhã desta segunda-feira (23) devido a uma paralisação da frota de ônibus de duas empresas que prestam o serviço em Manaus. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), mais de 200 veículos ficaram estacionados nas garagens até serem liberados por volta das 6h.
Foto: Sandro Pereira
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Sinetram, o motivo da paralisação das empresas Vega e São Pedro ocorreu devido ao adiantamento do salário que costuma ser depositado na conta dos trabalhadores no dia 20 de cada mês.

"Devido ao feriado da 'Consciência Negra', o adiantamento não caiu e eles decidiram paralisar por volta das 4h30. Às 6h, eles voltaram ao normal. Informamos a eles que o dinheiro deve cair no decorrer desta segunda.", informou a assessoria.

Segundo o Sinetram, a empresa Vega opera com 13 linhas e 79 ônibus, enquanto a São Pedro administra 21 linhas com 139 carros. A frota das empresas atende as Zonas Leste, Centro-Oeste e parte da Norte. Em média, o Sinetram afirma que 50 mil pessoas foram afetadas nesta manhã, na capital.

Informações: G1 AM

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Diferença de temperatura entre metrô de São Paulo e superfície chega a 12°C

A praça da Sé tinha a exata mesma temperatura de Maputo, capital do Moçambique, às 10h da última quinta: 30°C. Mas quem descesse ali os dois lances de escadas rolantes que levam à linha vermelha do metrô seria transportado termicamente para Washington, capital dos EUA.

A temperatura dentro do trem com sentido Barra Funda era de 19°C, segundo medição feita pela Folha com um termômetro profissional.

Nesse horário, saía de um trem a bancária Ana Paula Figueiredo, 34, embrulhada em uma pashmina cinza. "Sempre carrego de casa um lenço ou uma mantinha. Ou não aguento o frio", disse ela, que diariamente vai da estação Corinthians-Itaquera, ponto extremo do leste do metrô, até a Sé, onde trabalha.

"É por isso que tem que sair de casa que nem uma cebola. É regata, blusinha, casaco. Parece que é um ano em um dia", brincou a estudante Marisa Santos, 23, sob os 20°C no trem.

Ela mora na Vila Carrão, trabalha na Barra Funda e cruza a linha vermelha quase de eira a beira diariamente. "São 45 minutos de sono no trem, que eu e minhas amigas chamamos de 'inverno o ano todo'."

A temperatura recomendada para ambientes condicionados pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia fica entre 21°C e 23°C, para evitar choque térmico e problemas como gripes. A reportagem encontrou a maioria dos trens com 19°C e 20°C.

O Metrô afirma que a regulagem térmica do interior dos carros é automática e fica entre 23°C e 27°C, mas que fatores como o número de pessoas no transporte público influenciam no resultado. Caso um passageiro passe frio ou calor, a empresa instrui a entrar em contato, mandando uma mensagem para o número (11) 97333-2252, ou em suas redes sociais.

O Metrô afirma que 75% dos trens contam com ar-condicionado, e que o equipamento será instalado nos demais 25%. "Uns são Sibéria e outros são Saara", brincou o estudante de geografia Carlos Sá, dentro de um trem que estava mais para a área polar russa, com 20°C, do que para o deserto africano.

"Eu vou pra USP tiritando na linha amarela, mas pelo menos me sinto na Europa por meia hora."

A contabilista Silvia Mara Babbine, 42, já tem seus macetes para ir do Tucuruvi, na zona norte, até a estação Brigadeiro, na região da Paulista. "Na linha tem trens sem ar-condicionado, então espero um menos gelado. Mas na linha verde não tem jeito: só de moletom."

FRIO DE SUPERFÍCIE

O choque térmico também começa a se espalhar na superfície, desde que a prefeitura decidiu no começo do ano tornar obrigatório o ar-condicionado nos 15 mil coletivos da cidade –sem estipular um prazo. O número de ônibus com ar-condicionado subiu de 30 para 60.

Levantamento de 2009 da SPTrans com usuários apontou que 86% eram contra a climatização nos ônibus.

A encarregada de almoxarifado Lucilene Messias, 37, não recebeu bem a notícia. "Mas eu pego ônibus só quando não quero passar frio", disse a moradora de Guaianases que trabalha na avenida Paulista.

"Agora vou ter que tirar do armário todo dia o casaco de esqui que comprei só pra isso, e chegar no serviço encapotada que nem um bombomzinho."

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No Rio, Novas mudanças dividem usuários de coletivos

Com o movimento reduzido nos terminais e pontos de ônibus em virtude do feriado do Dia da Consciência Negra, fiscais da Secretaria Municipal de Transportes acompanharam nesta sexta-feira o início da terceira etapa da racionalização das frotas que circulam pela Zona Sul. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que os fiscais “verificaram que os itinerários das linhas estão sendo cumpridos e os agentes de divulgação estão orientando os usuários”. Pontos com maior concentração de passageiros, como Ipanema, Leblon, Copacabana, Leme, Botafogo, Lapa e Santo Cristo (Rodoviária), foram os alvos principais.

Alguns passageiros, entretanto, protestaram. “Estou no terminal há 20 minutos, e nada de ônibus”, queixou-se o apontador de obras Osmar Rodrigues, 61, no Terminal Rodoviário Padre Henrique Otte, no Santo Cristo, onde aguardava, no início da tarde, o coletivo da nova linha Troncal 2, que vai até a Praça General Osório, em Ipanema, passando pela Lapa e praias do Flamengo e de Botafogo. “Cadê o 119? Fiquei a pé. Vou ter que ver alternativas de trajetos e gastar mais dinheiro”, lamentou a garçonete Janaína Peres, 39 anos, referindo-se ao ônibus que fazia a linha Copacabana-Candelária, agora extinto.

O balconista Alberto Silva, 48, espera que a Troncal 2 facilite sua vida. “Venho todos os dias de Niterói para trabalhar em Copacabana. Vou poder saltar e embarcar na rodoviária (Padre Otte) de agora em diante”, detalhou, dizendo que estava andando mais de dois quilômetros a pé, até encontrar linhas mais próximas de seu itinerário.

Subsecretário de Planejamento, Alexandre Sansão disse que o início da operação seguiu o cronograma programado. “Os motoristas estão dentro dos novos itinerários previstos”, garantiu Sansão, que acompanhou os fiscais em diversos pontos. Ele, porém, admitiu que “ajustes ainda serão realizados”, com a intenção de melhorar ainda mais o transporte público. Os detalhes de como ficaram as novas linhas podem ser conferidos pelo site www.rio.rj.gov.br.

Informações: Agência O Dia
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Recife ganha mais uma linha opcional nesta segunda

domingo, 22 de novembro de 2015

Os usuários de ônibus do bairro da UR-02, no Ibura, ganharão mais uma linha para se deslocarem ao Centro do Recife, a partir da próxima segunda-feira (23). Para atender a solicitação da comunidade, a linha 214 – UR-02/Ibura (Opcional) foi criada e vai operar nos dias úteis. Os veículos são equipados com ar-condicionado e possuem câmbio automático, sendo o primeiro ônibus da categoria opcional a ter o sistema, o que trará mais conforto e segurança aos usuários. 

A linha irá circular com quatro veículos, realizando 25 viagens por dia, tendo a sua primeira saída do terminal localizado na Av. Angra dos Reis, no Ibura, às 5h30 e a última viagem com saída do mesmo terminal às 18h30. A tarifa será de R$4,60 e os veículos também aceitarão o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador e Comum. 

Confira abaixo o itinerário completo da nova linha:

Sentido subúrbio/cidade: Av. Angra dos Reis (terminal), Av. Santarém, Av. Quixeramobim, Av. Santa Fé, Av. Santos, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Rio Largo, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da Cohab, Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Antônio Albuquerque, Rua Prof. José Vicente, Rua Aristide Lobo, Rua Anízio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Sul, Cais de Santa Rita.

Sentido cidade/subúrbio: Terminal de Passageiros Santa Rita, pista da direita Parada 16 (ponto de retorno), Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos – parada nº180260, Rua Uchôa Cintra, Rua do Sol, Av. Guararapes – parada nº180328, Av. Dantas Barreto, Av. Sul, Rua da Paz, Rua Motocolombó, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da Cohab, Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Rua Engenho Muribara, Av. Engenho Muribeca, Avenida Engenho Serra Verde, Av. Rio Largo, Avenida Santos, Avenida Santa Fé, Av. Angra dos Reis (terminal). 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT

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Em Teresina, Strans inicia construção do corredor exclusivo para ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) começou esta semana a construção do primeiro corredor exclusivo para ônibus na Avenida Miguel Rosa, em Teresina. Antes da conclusão, a obra tem recebido reclamações porque atrapalha a circulação de ciclistas e pedestres.

Atualmente a cidade conta apenas com faixas preferenciais para os ônibus, que podem ser utilizadas por táxis e outros veículos que precisam fazer conversão à direita. Com o novo projeto, a Prefeitura de Teresina vai criar do lado esquerdo um corredor exclusivo para o transporte público.

A diretora de transporte público da Strans, Cíntia Machado, explica que as ciclovias estão sendo restruturadas para ficarem unificadas no canteiro central. No mesmo espaço será construída o corredor exclusivo para ônibus.

"O corredor foi estruturado para o transporte público. A faixa preferencial será transferida para o lado esquerdo e passa a ser exclusiva, diminuindo 10 minutos do tempo de viagem do ônibus. O canteiro será estruturado com estações, em torno de 45 metros na Avenida Miguel Rosa e 30 metros Avenida Wall Ferraz. Elas podem receber até três veículos ao mesmo tempo", explicou.

O mesmo projeto acontecerá nas avenidas Barão de Gurguéia, Duque de Caxias, Rui Barbosa, Presidente Kennedy, João XXIII e Gil Martins. A previsão de conclusão é de um ano. Todas as estações contarão com faixas de pedestres para ter acesso ao meio fio, onde será feito o embarque e desembarque de passageiros.

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CET implanta redução de velocidade máxima em mais 6 vias

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima quarta-feira (25/11) a redução de velocidade máxima para 50 km/h em 6 vias da capital. As alterações acontecerão na Avenida São Gabriel, Avenida Santo Amaro, Avenida Adolfo Pinheiro, Avenida João Dias, Avenida Adutora do Rio Claro e Rua Rhone. Atualmente, a velocidade permitida nessas vias é de até 60 km/h.  Na mesma data, será revitalizada a sinalização vertical da Avenida Sapopemba, onde a velocidade máxima já é de 50 km/h, com a recolocação de placas de regulamentação de velocidade e advertência de lombadas.

A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida. Serão instalados faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças e utilizadas 228 placas de sinalização.

O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes, como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Alterações no Sistema Viário

Avenida São Gabriel
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Nove de Julho e a Praça Dom Gaspar Liberal Pinto (trecho com 0,8 km de extensão).

Avenida Santo Amaro
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Praça Dom Gastão Liberal Pinto e a Rua Nove de Julho (trecho com 7,5 km de extensão).

Avenida João Dias
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Nove de Julho e a Avenida Giovanni Gronchi (trecho com 3,3 km de extensão).

Avenida Adolfo Pinheiro
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Nove de Julho e a Rua São Sebastião (trecho com 1,7 km de extensão).

Rua Rhone
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Salim Farah Maluf e a Avenida Adutora do Rio Claro (trecho com 0,2 km de extensão).
  
Avenida Adutora do Rio Claro
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Rhone e a Rua Buenópolis (trecho com 0,6 km de extensão).

Obs.: A Avenida Sapopemba, entre a Avenida Salim Farah Maluf e a Rua Doutor Frederico Martins da Costa Carvalho (trecho com 9,7 km de extensão), onde a velocidade máxima regulamentada já é de 50 km/h, terá a sinalização vertical existente revitalizada, com a recolocação de placas de regulamentação de velocidade e advertência de lombadas.

A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

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Em São José dos Pinhais, linhas metropolitanas que operam serão readequadas

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) informa que 7 linhas metropolitanas que atendem o município de São José dos Pinhais terão mudanças a partir do dia 28 (sábado). Os estudos para definição das alterações levaram em conta, além do equilíbrio econômico e financeiro das linhas, também o menor impacto para os usuários, que contarão com alternativas para o deslocamento entre Curitiba e São José dos Pinhais. 

“Estas mudanças são necessárias para racionalizar o sistema de transporte coletivo metropolitano e procuramos adequá-las para que interfiram o mínimo possível na rotina dos usuários. Eles contarão com alternativas que podem suprir as suas necessidades”, explica Omar Akel, diretor-presidente da Comec. 

As alterações foram elaboradas pela equipe técnica da Comec e ajustadas com a Prefeitura de São José dos Pinhais. Algumas linhas serão desativadas devido à baixa utilização e outras serão unificadas, com aumento de frota. Também há mudanças que atendem à demanda da própria população, como a linha Boqueirão/T. Central que terá seu itinerário ampliado. 

Confira as linhas que serão alteradas: 

Linha E-21 Boqueirão/T. Central 

O itinerário será alterado para atender a uma antiga reivindicação da população e do comércio local. Será ampliada e passará a se chamar E21 - T. Boqueirão/Centro São José com percurso passando pela região central de São José dos Pinhais. A linha não entrará mais no Terminal Central e seu ponto de referência será a Rua Barão do Cerro Azul. O novo itinerário será: Terminal Boqueirão; Av. Marechal Floriano Peixoto; Av. das Américas; Av. Souza Naves; Rua Zacarias Alves Pereira; Rua Voluntários da Pátria; Rua Barão do Cerro Azul; Rua Veríssimo Marques; Rua Judith F. Walbach; Rua Padre João da Veiga Coutinho; Av. das Américas; Av. Marechal Floriano Peixoto e Terminal Boqueirão. Para acesso ao Terminal Central, os usuários poderão embarcar no ligeirinho E07 São José/Boqueirão. 

Linha I20 - Colombo/São José 

De acordo com uma pesquisa, 82% dos passageiros desta linha têm como destino final o centro de São José dos Pinhais. Por isso, em São José dos Pinhais, o itinerário será estendido e seguirá pela Av. Rui Barbosa, pela rua Voluntários da Pátria e o ponto final passará a ser na rua Marechal Deodoro (entre a Av. Izabel A Redentora e a rua Voluntários da Pátria). 

Linha E62 – Curitiba/Pedro Moro 

Com a demanda baixa e a sobreposição de ônibus que operam na Av. Marechal Floriano, a linha E62 - Curitiba/Pedro Moro terá seu itinerário seccionado para E62 - Pedro Moro/Vila Hauer. A partir do dia 28, vai seguir até a rua Artur Hauer e retornar do HSBC. Os usuários do bairro Pedro Moro terão como alternativa a linha E05 - Curitiba/São José (via Av. das Torres). 

Linhas E65-Curitiba/Xingu e E67-Curitiba/Braga 

Para melhorar o atendimento das comunidades Braga e Xingu as linhas E65-Curitiba/Xingu e E67-Curitiba/Braga, que fazem percursos próximos, serão unificadas. A nova linha passará a se chamar E67 - Curitiba/Braga (Via Ouro Fino) e terá aumento de frota. Esta linha também passará pela rua Joinville, no bairro São Pedro, para atender a demanda das pessoas que trabalham nas empresas locais. No Terminal Guadalupe, o ponto desta linha será nas plataformas utilizadas pela Viação São José. 

Linha E63 Prado Velho/Pedro Moro 

A partir do dia 30 de novembro (segunda) a linha E63 Prado Velho/Pedro Moro deixará de operar. Ela é sazonal, ou seja, tem poucos horários nos dias úteis e baixa demanda. Os usuários poderão ter acesso ao bairro Pedro Moro através das linhas E05 - Curitiba/São José e E62 - Pedro Moro/Vila Hauer. 

Linha E66- Curitiba/Independência 

Para reduzir o tempo de viagem até Curitiba e melhorar a frequência, esta linha será seccionada no Terminal Afonso Pena e passará a ser denominada E03 Curitiba/Afonso Pena (via BR 277). A alternativa de acesso entre o bairro Independência e o Terminal Afonso Pena será a linha urbana 143 Centenário. 

Linha E02 Curitiba/Apolo 

Em função da sobreposição de linhas urbanas e metropolitanas a linha E02 Curitiba/Apolo deixará de operar. Os usuários poderão utilizar as linhas urbanas 115 – Iná/Apolo/Aviação e a 120 Fátima/Riacho Doce. No Terminal Afonso Pena, para se dirigir a Curitiba, poderão embarcar nas linhas E01 Curitiba/Urano e E03 Curitiba/Afonso Pena (via BR 277). 

No Terminal Afonso Pena a integração entre linhas urbanas e metropolitanas será através do cartão Vem. 

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Grande Curitiba com ameça de greve de ônibus nesta segunda-feira

Ainda não está descartada a possibilidade de haver greve de ônibus na região metropolitana de Curitiba. Até este domingo (22), 10 das 13 empresas de transporte coletivo haviam realizado o pagamento do vale. Ainda estão em débito as empresas Araucária Matriz, Araucária Filial e Piraquara. Houve nova assembleia na madrugada desta segunda-feira (23).

Na última sexta-feira (20), motoristas e cobradores aprovaram indicativo de greve “preventivamente” caso os valores não fossem pagos em 72 horas. A medida se deve ao fato de, segundo o Sindimoc, nos últimos meses estarem ocorrendo atrasos nos pagamentos.

Informações: Gazeta do Povo

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Governo de SP lança pacote de R$ 13,4 bilhões para concessões em transportes

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (19) um pacote de concessões à iniciativa privada que inclui linhas de metrô, ônibus e aeroportos. O investimento total previsto, considerando todas as concessões, será de R$ 13,4 bilhões.

O pacote inclui a operação e manutenção das linhas 5-Lilás e da 17-Ouro (monotrilho) do Metrô após a conclusão das obras; o sistema de ônibus intermunicipais rodoviários de cinco regiões do estado, entre elas Ribeirão Preto e Campinas.

Os decretos que autorizam as concessões foram assinados nesta quinta pelo governador. Ele destacou que as iniciativas vão criar 280 mil empregos em um período de crise.

Os aeroportos que serão concedidos ficam em Itanhaém e Ubatuba, no litoral, Jundiaí e Bragança Paulista, no interior. Está na lista de concessões o aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas. Entre os investimentos que serão exigidos na concessão estão melhorias nas pistas e pátio, reformas de terminais de passageiros e investimentos nas pistas de rolamento.

Em relação aos sistemas intermunicipais rodoviários, que atendem 152,8 milhões de passageiros por ano, a concessão será dividida em cinco áreas: Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto, Bauru e Santos.

As frotas não poderão mais contar com ônibus com mais de 10 anos. Os novos ônibus precisarão ter Wifi e ar condicionado. O investimento será de R$ 2,5 bilhões.

Metrô
A concessão prevista para as linhas 5-Lilás e 17-Ouro valerá a partir da conclusão das linhas em 2017. A exceção seria incialmente a Estação Campo Belo, onde haverá a integração entre as duas e que deve ficar pronta apenas em 2018.

A Linha 17-Ouro ligará em sistema de monotrilho o aeroporto de Congonhas à Marginal Pinheiros. O governo paulista congelou o restante da construção da linha em direção ao Jabaquara, em uma das pontas, e à região do Morumbi, na outra.

A linha 5-Lilás já opera entre o Capão Redondo e a Estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro. Ela está sendo prolongada até a Estação Chácara Klabin, da Linha 2-Verde. São dez as estações em construção.  O governo estuda conceder as duas linhas de forma conjunta ou separada. O investimento privado previsto é de R$ 4,4 bilhões.

Rodovias
O pacote também inclui a concessão de 2,2 mil quilômetros de rodovias. Parte delas está na parte central e oeste do estado, ligando Paraná a Minas Gerais. Também haverá melhorias na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no litoral paulista. A concessão das estradas se dará por meio de concorrência internacional.

O governador disse acreditar que a crise não será problema para encontrar empresas interessadas nos investimentos. "Os investidores enxergam mais para frente. A economia brasileira vai se recuperar, obviamente. Por outro lado, nesse momento, não tem tanta concorrência de obra no Brasil", disse Alckmin.

Redução de investimentos
Um levantamento feito pelo SPTV constatou que os investimentos do Metrô devem diminuir em 2016. O orçamento enviado pelo governo à Assembleia Legislativa prevê um corte 28% quando se corrige o valor do orçamento 2015 pela inflação.

A previsão era que a obra de extensão da Linha 5-Lilás ficasse pronta em 2012. Mesmo assim, o Metrô pretende diminuir o valor de investimento em 29%. As obras do monotrilho também vão receber menos dinheiro segundo a previsão orçamentária, uma queda de 19%.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos admite a redução no orçamento, mas diz que somando com os investimentos feitos pela própria pasta no Metrô, a redução não passa de 5% - sem a correção da inflação. O Metrô disse que desde 2010 a rede aumentou 16 km e ganhou 13 novas estações e que o número de passageiros aumentou em mais de um milhão nesse período.

Informações: G1 São Paulo

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