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No Recife, Linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste voltam a operar aos domingos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021


A partir deste domingo (05), o Grande Recife retoma a operação de cinco linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste também neste dia da semana. A circulação destes ônibus e o funcionamento das EBRTs do Corredor tinham sido suspensos devido à baixa demanda de usuários provocadas pela pandemia da Covid-19.

Voltam a operar aos domingos as linhas 2437 – TI Caxangá (Conde Boa Vista), 2441 – TI CDU (Conde Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra, 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 – TI Camaragibe (Conde Boa Vista). Com isso, todas as Estações do Corredor Leste/Oeste reabrem suas portas para os usuários que transitam entre Camaragibe e o Centro do Recife todos os dias da semana. A exceção é para a EBRT Benfica que passa por requalificação.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT 
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Veja os ônibus de Curitiba que terão pagamento apenas com cartão-transporte


A partir deste sábado (27/11), o pagamento da passagem de 18 linhas de ônibus passa ser feito exclusivamente com cartão-transporte. As linhas (lista abaixo) atendem as regiões do Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Portão e da CIC.

Das linhas que terão mudança para o cartão, 16 são tipo alimentador, que fazem a ligação entre terminais e regiões próximas, e duas são tipo troncal, que ligam os terminais de integração ao Centro da cidade, mas circulam por vias compartilhadas.

Atualmente, mesmo aceitando dinheiro, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas 18 linhas, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. Do total de passagens, 55,80% são pagas com cartão usuário. Os cartões isentos representam 14% e o pagamento em dinheiro, 30,2%.

“O cartão já é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo whatsapp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Considerado mais prático, o cartão também é mais seguro. Ao diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, inibe assaltos e roubos.

Atendimento

A confecção do cartão é gratuita. Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas suas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania nesses bairros. Também é possível fazer o cartão na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no bairro Jardim Botânico.

Para fazer o cartão nessas unidades, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs Nos cartazes que informam sobre a mudança que foram colados nos ônibus, o usuário também pode apontar a câmera do celular para um QR Code e ser direcionado para a página de agendamento.

Na CIC, que não conta com uma Rua da Cidadania, um Urbs Móvel – veículo itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo – ficará estacionado junto ao terminal até sexta-feira (26/11) e atenderá os usuários que querem fazer o cartão. Nesse caso, não há necessidade de agendamento.

Como fazer o cartão

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 11h às 17h em dias úteis.

Confira as linhas que só aceitarão cartão a partir de 27/11

Alimentadores

Regional Boa Vista
222-V. Esperança
226-Abaeté
233-Olaria
236-São Benedito

Regional Cajuru
322-Camargo

Regional Boqueirão
521-Nivaldo Braga
522- Maringá
523-Iguapé I

Regional Pinheirinho
629-Alto Boqueirão
638-Pinheirinho
639-Futurama
655-Jardim da Ordem

CIC (atendido pelo Urbs Móvel)
652-V. Verde
653-Sabará

Regional Portão
718-Porto Belo
721-Mario Jorge

Troncal
Regional Portão
701 - Fazendinha
778-Cotolengo

Informações: URBS
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EPTC Porto Alegre anuncia mais uma ampliação de oferta em razão do aumento da demanda de passageiros


Com a confirmação da tendência de aumento do número de passageiros transportados, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa mais uma ampliação de oferta no transporte coletivo da capital. As ampliações são anunciadas praticamente todas as semanas para qualificar o atendimento à população. Para definir quais as linhas que têm alterações da tabela horária, o carregamento é analisado diariamente. 

Alterações a partir deste sábado, 4:

Linha 361 Cefer - Oferta de 58 viagens por dia, sendo 29 por sentido. Adequação de tempos de viagens para regularização da linha. Primeiro horário saindo bairro em direção ao Centro às 5h45 e último horário saindo do bairro às 19h22. Primeiro horário saindo do Centro às 6h23 e último horário saindo do Centro às 20h. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 31 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 28 minutos.

Linha T8 Campus / Farrapos - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 85 para 87 viagens, sendo 44 leste / norte e 43 norte / leste. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido LN, entre 05h55/06h45. Intervalo médio no pico manhã passa de 25 para 18 minutos. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido NL, entre 06h38/07h33. Intervalo médio no pico manhã passa de 25 para 20 minutos.

Alteração a partir deste domingo, 5:

Linha T1 - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 109 para 111 viagens, sendo 56 norte / sul e 55 sul / norte. Ampliação de duas viagens no pico da tarde/noite, no sentido NS, entre 18h23/20h33. Intervalo médio no período passa de 21 para 16 minutos. 

Alteração a partir desta segunda-feira, 6:

Linhas 398 Pinheiro, 3982 Pinheiro até Terminal Azenha, 3983 Pinheiro Via Ipiranga, 3984 Pinheiro Via Viçosa, 3986 Viçosa (Pinheiro), R31 Rápida Bento - Oferta de 179 viagens por dia no conjunto de linhas, sendo 93 bairro ao Centro e 86 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da manhã e pico da tarde. Reativação das linhas 398.2 Pinheiro Azenha e 398.3 Pinheiro Ipiranga. Os clientes da linha Pinheiro passam a dispor de atendimento até o Centro de Porto Alegre pelo eixo da av. Ipiranga nos horários de pico da manhã e tarde. Ampliação de cinco viagens na linha 398 Pinheiro Viçosa. Nos horários de pico da manhã serão seis viagens partindo do terminal localizado na R. Guaíba. Os horários são: 5h55/6h25/6h55/7h25/7h57/8h30. Primeiro horário saindo do bairro às 4h40 e último horário saindo do bairro às 23h20. Primeiro horário saindo do Centro às 5h25 e último horário saindo do bairro às 0h10. Entre a 0h10 e 4h40 da manhã o atendimento a Lomba do Pinheiro é realizado pela linha C398 Corujão Pinheiro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 5 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 6 minutos.

Linhas 491 Jardim Protásio Alves / Passo Dorneles e 4961 Jardim Protásio Alves - Ampliação de 8 viagens por dia, passando de 91 para 99 viagens, sendo 52 bairro ao Centro e 47 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da manhã e pico da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 5h e último horário saindo do bairro às 23h20. Primeiro horário saindo do Centro às 5h45 e último horário saindo do Centro às 0h05. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 13 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 21 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 20 minutos.

Linhas 496 Jardim Protásio Alves/Passo Dorneles e 4961 Jardim Protásio Alves - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 38 para 40 viagens no conjunto de linhas, sendo 21 bairro ao Centro e 19 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 6h e último horário saindo do bairro às 19h50. Primeiro horário saindo do centro às 6h40 e último horário saindo do Centro às 21h05. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 26 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 45 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 43 minutos.

Linhas 346 São José e 3462 São José / Santa Catarina - Ampliação de 9 viagens por dia, passando de 112 para 121 viagens no conjunto de linhas, sendo 63 bairro ao Centro e 58 Centro ao bairro. Após às 19h30 o atendimento ocorre pela linha 346.2 São José Santa Catarina com característica circular tendo seu terminal de início e fim na R. Dona Firmina. Aumento de viagens no pico da manhã e da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 5h10 e último horário saindo do bairro às 22h10. Primeiro horário saindo do Centro às 5h43 e último horário saindo do Centro às 22h45. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 12 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 14 minutos.

Linha 4952 Manoel Elias / Protásio Via Teresilda Steffen - Reativação da linha 495.2 com oferta de 4 viagens por dia, sendo duas por sentido. Horários bairro ao Centro: 6h23 e 7h25. Horários Centro ao bairro: 17h55 e 18h55. Os clientes da linha 495 nesses horários serão atendidos pela 495.2. O atendimento a Manoel Elias nas demais faixas horárias é realizado pelas linhas 495 e 495.1 com oferta de 118 viagens por dia, sendo o primeiro horário saindo do bairro às 5h53 e último horário saindo do Centro às 22h30.

Linha T5 - Ampliação de uma viagem por dia, passando de 111 para 112 viagens, sendo 56 norte / sul e 56 sul / norte. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido NS, entre 07h26/08h22. Intervalo médio no pico manhã passa de 16 para 15 minutos.

Informações: EPTC
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Governo do Pará começa a construir corredor do BRT Metropolitano

Uma das importantes etapas do projeto de requalificação da BR-316, que tem como objetivo implantar o sistema integrado de ônibus na Região Metropolitana de Belém, é a construção do corredor exclusivo do BRT Metropolitano. No canteiro central, serão 21.6 km de pavimento rígido – estrutura adequada para o modal – que iniciam esta semana dentro do cronograma das obras executadas pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).


A construção será dividida em três trechos a fim de minimizar os transtornos aos usuários da BR e ocorrerá ao longo dos primeiros 10.8 km da via. O primeiro será entre o viaduto da Mário Covas e a altura do KM 7, próximo ao Instituto Evandro Chagas (IEC). 

Durante o serviço, serão interditadas duas faixas da rodovia, uma em cada sentido. Por conta disso, o NGTM planejou que a etapa fosse dividida por trechos de 500 metros a fim de evitar extensos pontos de estrangulamentos e tentar minimizar os transtornos.

Nesta quarta-feira (1º), a área em obras começou a ser sinalizada, incluindo o remanejamento das barras de concreto e conta com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) na orientação aos motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas que trafegam ao longo da via. A expectativa é que até o início da próxima semana, operários e máquinas estejam em atividade no local.

Os outros dois trechos que vão receber a pavimentação rígida são: entroncamento até o viaduto do Coqueiro e, da altura do KM 7 até o Terminal de Integração de Marituba, no KM 10.8. Todo corredor do BRT deve ser construído até o próximo ano. 

“O pavimento rígido é uma faixa de circulação de ônibus do sistema BRT mais resistente, onde o ideal é que não sofra muitas oscilações, ao contrário do pavimento flexível, mais sujeito às oscilações devido ao revestimento de asfalto. Por isso, se prepara o terreno, aplica-se algumas bases até receber o concreto. Existe uma padronização do concreto utilizado no pavimento rígido como norma do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]. Além disso, é uma etapa de obras em que dá um aspecto visual à construção do BRT”, explica o engenheiro Alberto Matta, diretor de obras do NGTM.


Paralelo à construção do corredor, novas equipes estão sendo formadas para dar andamento a outros trabalhos. Já está em andamento o segundo lançamento de drenagem. Ao todo, o trecho do projeto receberá cinco pontos, serviços que antecedem a drenagem a fim de reduzir os alagamentos na via e dar o devido escoamento das águas pluviais. Ainda para este mês de dezembro, estão previstos a retomada das obras do viaduto de Ananindeua e terminais de integração, Ananindeua e Marituba. Também deverá ocorrer a fundação de outras passarelas para pedestres, como na altura do KM 10, próximo à avenida Independência.  

Serão 10,8 km de extensão de obras de requalificação, que vão trazer melhorias na mobilidade urbana, como a redução de tempo no deslocamento dos usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém (RMB), ampliação da oferta de transporte coletivo por ônibus, com integração operacional e tarifária, ainda o Centro de Controle de Operações (CC0), localizado no km 10 da rodovia Augusto Montenegro; 13 conjuntos de estações de passageiros do BRT Metropolitano; 13 novas passarelas; nova iluminação pública, calçadas com acessibilidade, ciclovias e paisagismo.

Por Michelle Daniel (NGTM)
Informações: Governo do Pará
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Nova linha de ônibus entre Taguatinga Sul e Arniqueira

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) implementará, na próxima segunda-feira (6), a linha 959.2, que fará o percurso entre Taguatinga Sul e Arniqueira. A característica principal do novo serviço é funcionar como alimentador, facilitando a integração no Pistão Sul.


A ideia da criação da linha surgiu em reunião entre a Semob e a Administração Regional de Arniqueira em que foi apresentada a necessidade de mais uma opção de rota de ônibus para atender aos moradores locais e às pessoas que trabalham ou precisam se deslocar à região administrativa.

O subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus, destaca que, com a novidade, o usuário terá mais controle dos horários de circulação dos veículos. “Temos linhas que entram em Arniqueira vindas de outras localidades, porém o usuário não tem um controle efetivo do tempo em que a linha passa. Com a saída da 959.2 do Terminal de Taguatinga Sul, os usuários terão uma referência melhor do horário de atendimento da linha”, ressalta.

A 959.2 será operada pela empresa Marechal, com tarifa de R$ 2,70.

Serviço:
– Nova linha: 959.2 (Taguatinga Sul/Arniqueira)
– Horários: 6h, 6h30, 7h, 7h30, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 16h30, 17h, 17h30, 18h, 18h30, 19h30
– Início: 6 de dezembro
– Tarifa: R$ 2,70

*Com informações da Secretaria de transporte e Mobilidade do DF
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Caxias do Sul inicia projeto piloto e implementa ônibus sem catraca

quarta-feira, 24 de novembro de 2021


A secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul confirmou que, a partir desta terça-feira (23), a Viação Santa Tereza (Visate) dará início ao projeto Ônibus Sem Catraca. Neste projeto, um ônibus do transporte coletivo público urbano atenderá a comunidade sem estar equipado com catraca, a fim de proporcionar novas experiências e facilitar o acesso dos usuários ao ônibus. A novidade poderá ser conferida no ônibus prefixo 241, na L98 - Panazzolo / Vila Verde. O veículo já está identificado e adesivado. O projeto-piloto passará por testes nos primeiros 30 dias.

Sem uma catraca, o ônibus permitirá maior mobilidade do público dentro do veículo, uma vez que o equipamento representa uma barreira que não contribui na facilidade de acesso e de circulação aos usuários. Um dos motivos que levaram a concessionária a optar pela linha que irá receber o piloto é o fato de o itinerário ter grande índice de utilização do cartão Caxias Urbano. Dados da concessionária revelam que aproximadamente 88% dos usuários da linha optam pelo pagamento por meio eletrônico.

Em virtude da linha de ônibus também prestar atendimento à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), haverá um segundo funcionário da concessionária dentro do ônibus, além do motorista, para prestar apoio aos usuários nas novas referências de localização. Ele também circulará para esclarecer à comunidade acerca dos trâmites do projeto Ônibus Sem Catraca.

O projeto Ônibus Sem Catraca, porém, não isentará os usuários do pagamento da tarifa. A leitora do cartão Caxias Urbano ficará mais próxima do motorista e o pagamento poderá ser efetuado tanto via cartão como em dinheiro, assim como ocorre atualmente, garantindo autonomia e responsabilidade do usuário. Após o período de 30 dias, a secretaria e a concessionária reavaliarão o projeto, visando a continuidade ou não da iniciativa.

Informações: Jornal do Comércio 
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Em Campinas, Novo transporte público terá 309 ônibus elétricos em 6 anos

A Administração municipal apresentou ontem em uma sessão pública realizada no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás as bases do novo processo licitatório para a concessão bilionária do transporte público coletivo de Campinas para os próximos anos. A garantia de redução de custos e incentivo à frota limpa norteiam os principais eixos do novo edital. A previsão é de que a concorrência pública neste setor seja de R$ 7 bilhões para um período de até 20 anos.
Entre os pontos apresentados foram destacados os aspectos da revisão e adequação feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) no antigo edital impugnado. Para o novo edital foram levados em conta uma nova modelagem econômico-financeira, a verificação independente dos atuais contratos, o uso mais eficiente das linhas e, sobretudo, a questão da eletrificação da frota, que passa a contar com 85 ônibus elétricos já a partir do primeiro ano de concessão do novo sistema.

Segundo o secretário de Transportes Públicos, Vinicius Riverete, pelo estudo, no período de seis anos de concessão a frota elétrica deve atingir 309 ônibus, com redução proporcional da frota movida a diesel. Ele comentou ainda sobre os investimentos em tecnologia e ressaltou a importância da modelagem econômica financeira apresentada. Segundo ele, essa modelagem tomou como base o atual preço da tarifa, e prevê economia no subsídio pago pelo poder público, dando sustentabilidade ao sistema e evitando reajustes na tarifa.

"Na minha avaliação, a modelagem econômica financeira apresentada foi muito boa, manteve a mesma tarifa atual, o que é uma coisa muito boa. Se a sociedade optar por um modelo de concessão de 20 anos, nós estamos falando em uma economia de cerca de R$ 150 milhões no período, que é de grande relevância para a cidade. Estamos apostando na eficiência do sistema para garantir sustentabilidade", disse.

Segundo a apresentação, o novo edital irá atender as sugestões do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP) feitas em relação ao edital anterior. Também contemplará a racionalização das linhas para adequação ao plano viário do município.

A atual concessão é dividida em quatro áreas identificadas por cores, e o edital anterior, impugnado, estava prevendo seis áreas operacionais e uma área branca. O novo edital, no entanto, está prevendo agora uma racionalização, a partir da operação do sistema com dois lotes. O lote 1 abrange as áreas Norte, Oeste e Noroeste, e o Lote 2, as áreas Leste, Sul e Sudoeste.

Conforme a Administração serão quatro linhas BRT, Terminal Campo Grande/Terminal Metropolitano, Terminal Campo Grande/Terminal Central, via Perimetral, Terminal Ouro Verde/Terminal Central e Terminal Ouro Verde/Terminal Metropolitano, via Perimetral.

Também haverá 10 linhas troncais de média capacidade, que passam por corredores importantes do município, e que futuramente poderão ser convertidas em BRT, além de três linhas centrais, operacionalizadas pelos veículos elétricos.

Dentro do aspecto operacional está a criação de estação central de recarga, criação de unidade de geração elétrica solar, incentivo à adoção de combustível limpo, limpeza e segurança das paradas BRT, e instalação de painéis de mensagens variáveis nas paradas BRT, entre outros.

Toda a racionalização do sistema foi pautada por uma demanda de passageiros projetada para 88 milhões por ano, em 2022, de acordo com a Emdec. Pelos estudos da empresa, essa demanda está em queda desde 2017. De lá para cá, perdeu mais de 20 milhões de passageiros no período, sendo 10 milhões apenas a partir de 2021, com o impacto da pandemia.

Dentro da modelagem institucional e econômico-financeira, o novo edital prevê indicadores de desempenho, um verificador independente e a criação de uma sociedade de propósito específico, estrutura local que possa e que permite maior controle e fiscalização.

Os parâmetros da licitação apontados são o de menor tarifa e maior outorga. O prazo de concessão será de 15 ou 20 anos. No cenário de concessão por 20 anos as vantagens são maiores, como tarifa técnica de R$ 5,02 contra R$ 5,14 de 15 anos. Vale ressaltar que a tarifa técnica é a tarifa que o concessionário tem o direito de receber, não a da catraca. No cenário de 20 anos o subsídio anual é de R$ 63,3 milhões, contra R$ 72,8 milhões no cenário de 15 anos. A Administração prevê, com essa modelagem financeira gerar uma economia total no período de concessão de R$ 142 milhões.

Segundo Riverette, é difícil falar sobre o que seria feito com recursos economizados, mas investimentos em novos modais e em tecnologia estão no radar da Administração. "Nós gostaríamos de fazer mais ciclovias, mas o orçamento é pequeno, mas com uma economia anual de cerca de R$ 10 milhões a partir da nova modelagem financeira, geraria recursos suficientes para fazer bastante coisa, além de criar outros modais de transporte, oferecer mais acessibilidade, melhorar sinalização e até fazer obras grandes. É uma economia grande", ressalta.

Informações: Correio 
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Governo Federal da aval para novo Ligeirão elétrico Leste-Oeste de Curitiba


O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 22 de novembro de 2021, autoriza o financiamento a Curitiba, com garantia da União, para a implantação do Ligeirão Leste-Oeste, que terá ônibus elétricos. Há estudos para adoção de veículos tri articulados.

Curitiba poderá, com o aval federal, realizar contratação da operação de crédito do município junto ao New Development Bank (NDB). Resta ainda validação pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). A assinatura do contrato de financiamento entre a Prefeitura e o organismo financiador deverá ocorrer até dezembro, com data a ser definida.
“Daremos mais um importante passo na evolução do sistema de transporte coletivo de Curitiba, acreditando que podemos ser sempre mais sustentáveis e eficientes. A liberação dos recursos também evidencia que a Prefeitura mantém desde 2017 seu compromisso com a gestão responsável, o que permite que cuidemos bem dos curitibanos e da nossa amada cidade”, afirma o prefeito Rafael Greca.

O Ligeirão Leste-Oeste, entre Pinhais e Campo Comprido, prevê a reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.

Projetos e obras
As obras em andamento para a finalização do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão ao Pinheirinho, feitas com recursos do tesouro municipal, fazem parte da contrapartida da Prefeitura ao financiamento do NDB para o corredor Leste-Oeste.

No trecho sul estão sendo feitas melhorias em 13 pontos de parada e a reestruturação viária de aproximadamente 4km de canaletas exclusivas. As intervenções incluem ainda implantação de aproximadamente 15,6 Km de ciclofaixas e de 26 paraciclos. Com o Ligeirão Norte-Sul operando em sua totalidade, o usuário terá redução do tempo de deslocamento em 26%.
Menos emissões
Com a operação de ônibus elétricos de alta capacidade, o Ligeirão Leste-Oeste representará a evolução do transporte de Curitiba no corredor entre Pinhais e a estação CIC-Norte. Com as obras de infraestrutura e a modernização da linha, os usuários terão ganho de tempo no deslocamento naquele eixo, com conforto e segurança.

Além do aumento da velocidade média operacional, a mudança da matriz energética para ônibus elétricos trará ganhos ao meio ambiente com a redução das emissões de CO2.

Entre as obras previstas estão a implantação da estrutura de ultrapassagem, a reforma e ampliação pontos de parada existentes, além da reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.

O projeto prevê ainda obras complementares ao sistema de transporte, como a restruturação viária de 7 km no binário das Olga Balster e Nivaldo Braga e do entorno do Terminal Capão da Imbuia.

Também para o Corredor Leste-Oeste, estão previstas a implantação de três novas estações de transporte, a reforma do Terminal de integração Centenário e Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.

A estrutura do eixo de transporte seguirá ainda o que prevê a certificação Greenroads®, que inclui pavimento permeável, estrutura cicloviária ao longo da extensão, sistema de coleta de água da chuva, semaforização inteligente, entre outras inovações de acessibilidade segura, paisagismo e iluminação.

Informações: Prefeitura de Curitiba 
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Em São Luís, Ônibus com Tarifa Zero para trabalhadores noturnos inicia serviço

O programa Expresso do Trabalhador, pioneiro no Brasil, com transporte coletivo com tarifa zero, já começou a rodar em avenidas da capital maranhense. O serviço que está disponível para trabalhadores noturnos dos shoppings da capital, que encerram o expediente após às 22h teve a sua primeira viagem nesta sexta-feira (19), por determinação do governador Flávio Dino.
O Expresso do Trabalhador, programa executado pelo Governo do Maranhão por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), já está sendo implantando em rotas que realizam o translado até os terminais da capital, e nos próximos dias será expandido progressivamente. “É mais uma opção de transporte para os usuários do transporte coletivo que vai facilitar o deslocamento das pessoas, diminuindo o tempo de espera e de trajeto e trazendo mais qualidade para a vida dessas pessoas. É uma imensa honra estar contribuindo para a melhoria da população. É um privilégio participar das políticas públicas do governo Flávio Dino idealiza e é um prazer lançar um programa novo, inédito no Maranhão e no Brasil”, frisou Daniel Carvalho, presidente da MOB.

A primeira usuária a utilizar o programa, destacou a importância do Expresso do Trabalhador. “Quero agradecer ao governador Flávio Dino por esse projeto inovador que vai beneficiar muitos usuários, diminuindo o tempo de espera em paradas de ônibus e levando transporte gratuito. O programa foi pensado em nós, como trabalhadores noturnos que tínhamos essas dificuldades. Chegou em boa hora”, pontou Maria Rosenir, usuária do Expresso.

Mais informações

Os veículos circularão em turnos alternados, com horários fixos, sendo de segunda a sábado, trafegando em estradas pavimentadas, podendo as rotas por necessidades e conveniência da população em ser complementadas aos domingos e feriados. Os beneficiários do Programa Expresso do Trabalhador terão acesso ao transporte coletivo através do uso de cartão individual e intransferível que será fornecido pela MOB em conjunto como Sindicato das Empresas de Transporte (SET). 

Conheça as rotas do Expresso do Trabalhador Noturno:

LINHA 1/ ROTA GOLDEN SHOPPING
Partida: Golden Shopping
P1: Tropical Shopping
P2: Terminal Cohama
P3: Terminal Cohab
P4: Rio Anil Shopping
Final: Terminal Cohama

LINHA 2/ ROTA SHOPPING DA ILHA
Partida: Shopping da Ilha
P1: Terminal Cohab
P2: Shopping Rio Anil
Final: Terminal Cohama

LINHA 3/ROTA PÁTIO NORTE
Partida: Pátio Norte Shopping
Final: Terminal Cohab

LINHA 4/ Terminal Cohama
Partida: Shopping São Luís
P1: Shopping da Ilha
P2: Terminal Cohab
P3: Shopping Rio
Final: Terminal Cohab

Informações: Governo do Maranhão 
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Tarifa de ônibus em São Carlos (SP) sobe para R$ 4,50 em 08 de dezembro de 2021


A prefeitura de São Carlos, no interior de São Paulo, vai reajustar a tarifa de ônibus para R$ 4,50 no dia 08 de dezembro de 2021.

O decreto 593, autorizando o reajuste, foi publicado em Diário Oficial.

O novo valor será aplicado aos usuários em geral para pagamento em dinheiro, incluindo as linhas que atendem as regiões de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

De acordo com o decreto, o reajuste atende pedido de reequilíbrio econômico da empresa operadora da cidade, a Suzantur (Transportadora Turística Suzano Ltda).

A tarifa da bilhetagem eletrônica permanece em R$ 4,10 para a compra antecipada por meio de Cartão Individual de Recarga Eletrônico.

Os estudantes pagarão R$ 2,25 – 50% de desconto.

A tarifa da faixa 1 vai para R$ 2,70 e é destinada a Domésticas que recebam salário mínimo do Estado de São Paulo, Aposentados e Pensionistas que recebam até 1 (um) salário mínimo federal por mês (40% de desconto),

Na faixa 2, o valor é de R$ 3,60 para Domésticas, Operários, Aposentados e Pensionistas que recebam até 2 (dois) salários mínimos federais por mês (20% de desconto).

Pessoas com 60 anos ou mais continuam com gratuidade.

A prefeitura alega que o índice IPCA acumulado de fevereiro de 2020 (data do último reajuste) a outubro de 2021 é de 12,89%, porém o aplicado foi o índice de 9,75%, ou seja, abaixo do acumulado no período. Somente o óleo diesel acumula uma alta aproximada de 65% no preço.

“Com essa distribuição é possível manter o equilíbrio econômico financeiro do sistema bem como realizar a política de modicidade tarifária, buscando minimizar o impacto para aqueles usuários que não possuem benefícios de descontos tarifários”, explicou em nota, o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, lembrando que o valor do subsídio permanecerá de R$ 600 mil mensais.

ADAMO BAZANI
Colaborou Jessica Marques
Informações: Diário do Transporte 
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Exemplos de subsídios e repasses para o transporte coletivo se espalham pelo país


De acordo com dados de novembro deste ano da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 54 sistemas já aportaram subsídios para reduzir o desequilíbrio econômico e financeiro dos contratos de transporte coletivo (ônibus urbano), que se agravaram, principalmente durante a pandemia. No Nordeste, cidades como Fortaleza e Recife são alguns dos exemplos.

Em Fortaleza, o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores prevê a criação de um subsídio pela prefeitura no valor de R$ 32 milhões de reais, podendo esse valor ser adquirido por meio da abertura de crédito adicional especial, a fim de custear os valores adicionais do serviço de transporte público de Fortaleza, assegurando assim a manutenção do preço da passagem de ônibus e minimização dos efeitos da crise.

No caso de Recife, a adoção da portaria 026/2021 vem repercutindo em aporte do poder público no sistema de até R$15 milhões mensais adicionais para as operadoras permissionárias.

Outro exemplo recente é o caso de Gravataí, no Rio Grande do Sul. O prefeito do município encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto que prevê, entre outras ações, a redução da tarifa do transporte público na cidade em pelo menos R$ 1, que será custeada com subsídios. O gestor, Luiz Zaffalon, declarou que “reduzir o preço da passagem é um ganho direto dos mais necessitados da nossa sociedade, dos pobres, dos trabalhadores”, segundo informou o jornal Correio do Povo.

“Exemplos como esses, de Recife e Fortaleza, ilustram bem a necessidade, a urgência e a importância dos poderes públicos agirem de forma a garantir a manutenção e a continuidade de um serviço tão essencial para a população. Por conta da pandemia, que reduziu em 55% o número de passageiros nos ônibus e de uma sequência jamais vista de aumentos do óleo diesel, o transporte coletivo de passageiros no Brasil inteiro mergulhou numa situação que, sem apoio das esferas de governo, não haverá solução possível”, afirmou o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Moreira.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) sustenta que, ao contrário de Recife e Fortaleza, onde esses municípios já agiram para manutenção do serviço e de um custo baixo para a população, na capital paraibana, o sistema opera sem receber nenhum subsídio ou repasse, o que prejudica ainda mais a situação do sistema.

“Com essa queda abrupta de passageiros, e como o passageiro pagante é a única fonte de receita do transporte coletivo em João Pessoa, a conta entre receita e custos não fecha e isso é muito preocupante e precisa de ação dos poderes públicos para que não haja comprometimento do serviço para a população”, arrematou Isaac Moreira.

A NTU alerta sobre a situação. Em nota recente, a entidade afirma que os prejuízos acumulados pelas empresas que operam os serviços de transporte público por ônibus urbano em todo o país já alcançam R$ 21,37 bilhões desde março do ano passado, decorrente da queda do número de passageiros e da obrigatoriedade de manutenção da oferta. Esse prejuízo já fez com que 52 empresas suspendessem a prestação dos serviços ou permanecessem sob intervenção ou recuperação judicial, até o momento.

Por Larissa Freitas
Informações: Paraíba Polêmica 
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Justiça autoriza a Riocard a participar da licitação de bilhetagem eletrônica no Rio


A Justiça do Rio autorizou a Riocard TI a participar do processo de licitação que vai escolher a empresa responsável pelo novo sistema de bilhetagem eletrônica nos transportes públicos da cidade do Rio. O edital publicado pela Prefeitura da capital fluminense não permitia o envolvimento de empresas ligadas ao setor de transportes na Região Metropolitana. A abertura do envelope com o nome da empresa escolhida deve acontecer no próximo dia 7 de dezembro.
 
A decisão para que a Riocard participe do processo é da 10ª Vara de Fazenda Pública. A justiça entendeu que a decisão de proibir empresas de transportes a participar da licitação é ilegal. A Riocard TI é uma empresa formada por empresários ligados ao transporte público do Rio. 

"Sem qualquer justificativa razoável, a decisão do governo municipal contrariava fundamentos que regem a administração pública e normas estabelecidas pela Lei Geral de Licitações (Lei nº 8.666/93). O veto à participação da Riocard TI feria a regra constitucional da igualdade perante a lei entre as empresas interessadas na licitação, com a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública, reconhecendo princípios como: maior competitividade; eficiência; impessoalidade; isonomia; e a própria supremacia do interesse público", diz a nota da Riocard que completa:

"A Riocard TI reafirma mais uma vez o seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento da mobilidade urbana e inovar cada vez mais no atendimento aos seus mais de 4 milhões de clientes que utilizam com regularidade todos os meios de transporte coletivo em mais de 40 cidades do Estado do Rio".

Informações: O DIA
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Adiada votação do projeto que altera isenções no transporte público de Porto Alegre


O Projeto de Lei que altera as isenções no transporte público de Porto Alegre teve a votação adiada, por falta de quórum. Nesta segunda-feira, os vereadores encerraram a discussão do texto na Câmara Municipal. Com isso, a tendência é a de que matéria deva ser votada na quarta.

De acordo com a prefeitura, a atualização do projeto abrange as isenções para estudantes do ensino fundamental com renda per capita de até R$ 1.650; idosos com mais de 65 anos; portadores de enfermidades, como HIV, e acompanhantes; crianças e adolescentes de assistência social e acompanhantes, e soldados em serviço da Brigada Militar. Vale destacar que uma emenda, apresentada pelo vereador Cassiá Carpes (PP), tenta incluir os servidores do Corpo de Bombeiros entre os isentos – com apoio de vereadores da oposição.

Se aprovada sem alterações, a proposta reduz 14 para cinco o número de categorias com direito a isenções. Conforme o projeto, protocolado na Câmara em 26 de outubro e incluso na pauta em 3 de novembro, estudantes de baixa renda do ensino fundamental, com renda per capita de até R$ 1.650, terão 100% de isenção na primeira e segunda passagem. Já os estudantes de baixa renda dos ensinos médio e técnico, com renda de até R$ 1.650, vão ter isenção de 75% da primeira e 100% na segunda tarifa. Alunos de baixa renda dos ensinos superior, profissionalizante ou preparatório, com renda de até R$ 1.650 terão 50% de isenção na primeira e 100% na segunda passagem.

O texto também estabelece que estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, graduação e preparatório, com salário per capita entre R$ 1.650,01 e R$ 1.925, tenham 50% de isenção na primeira e segunda tarifa. Já aqueles com renda per capita entre R$ 1.925,01 e R$ 2.200 garantem 25% de isenção na primeira e 50% na segunda passagem.

Para receber o benefício, todos os estudantes deverão estar cadastrados no CADÚnico. As pessoas com deficiência permanente física, mental, auditiva ou visual, vivendo com HIV, e acompanhante, com renda não superior a R$ 6.600, deverão regular o cadastro na entidade representativa ou assistencial e ter inscrição no CADÚnico.

Crianças e adolescentes assistidos deverão estar matriculados ou vinculados a entidade social ou socioeducativa, ter inscrição no CADÚnico, ter renda familiar não superior a R$ 1.650, desenvolver atividades no turno e contra turno na entidade referida. Já os profissionais da Brigada Militar deverão se apresentar uniformizados e estar na ativa.

Informações:Correio do Povo

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Prefeitura do Rio inicia licitação para requalificação do sistema BRT

terça-feira, 9 de novembro de 2021


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram, nesta segunda-feira (8/11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o novo modelo a ser adotado para requalificação do sistema BRT. A modalidade, inédita no Brasil, será feita de forma separada, dividida em duas fases: a primeira para a locação de frota, possibilitando a substituição gradativa dos ônibus antigos, e a segunda para a concessão da operação do sistema. O novo formato possibilitará uma melhora do serviço prestado à população, com mais veículos, menos lotação e intervalos menores entre os ônibus.

A publicação do edital de licitação para a locação dos ônibus está prevista para o fim de novembro. Quem vencer a disputa ficará responsável pela aquisição dos novos ônibus e pela inspeção da manutenção a ser realizada pelo operador. O município pagará mensalmente ao locador pela frota disponibilizada durante o período do contrato. Já a licitação para a operação está prevista para acontecer em janeiro de 2022.

– Nós estamos dando uma solução definitiva para a operação adequada do sistema BRT. Esse novo modelo permite à futura concessão da operação uma garantia de um aporte importante ao sistema, com a prefeitura alugando os ônibus, tirando um custo dos operadores. Não tenho dúvida que, com esse novo sistema, vamos trazer mais dignidade e respeito à população que usa transporte público nessa cidade – disse o prefeito Eduardo Paes.

Tecnologia embarcada

Os ônibus contarão com uma série de dispositivos de tecnologia para aumentar a segurança e o conforto para os usuários. Entre as novidades estão telemetria e GPS para análise de desempenho; piloto automático para distanciamento dos veículos à frente; limitador de velocidade por GPS; módulo de segurança e interface com condutor; bloqueador de portas para evitar que os veículos circulem de portas abertas; sistema de alerta de colisão frontal e videomonitoramento.

Estão habilitadas a participar da licitação empresas (brasileiras e estrangeiras) que tenham comprovada experiência técnica, como fabricantes, encarroçadoras, empresas de energia e gestores de ativos. A participação de consórcios é permitida e o critério de escolha será o menor preço. A locação será pelo período de cinco anos, renováveis por igual período.

Sustentabilidade

Os veículos a diesel que chegam em 2023 já serão compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro-6, que prevê redução de poluentes locais, como o material particulado em 50%, e hidrocarbonetos em 71%, representando enormes ganhos para a saúde.

Os veículos elétricos estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, que estipula uma substituição de até 20% da frota do sistema de ônibus por veículos zero emissão, até 2030. Com a entrada da frota, o município ainda supera a meta do Planejamento Estratégico de introdução de ônibus elétricos na cidade. A frota prevista já posiciona o Rio como uma das maiores cidades da América Latina em relação à frota zero emissão.

Audiência pública

Na quarta-feira (17/11), a Secretaria Municipal de Transportes promove na Câmara de Vereadores uma audiência pública sobre a licitação da locação de frota do BRT. Essa é uma das etapas anteriores à publicação do edital de licitação, quando o projeto será mostrado de forma transparente e os eventuais interessados poderão fazer suas sugestões de aperfeiçoamento do certame.

Licitação para operação do sistema

Em janeiro de 2022, está prevista uma nova licitação para a operação dos serviços do sistema BRT. A concorrência será dividida em três lotes, garantindo múltiplos operadores para diminuir o risco de descontinuidade. Cada um deve ser operado por um concessionário, que terá como atribuições a circulação da frota do respectivo lote, a manutenção dos veículos e a construção das garagens, que serão erguidas em terrenos disponibilizados pela Prefeitura. Até que os vencedores assumam, a prefeitura continuará encarregada pelos serviços do BRT.

A prefeitura optou pelo modelo de contratação separada, com empresas especializadas nas áreas de provisão de frota e concessão da operação, de forma a dividir responsabilidades e aperfeiçoar sua gestão, oferecendo garantias financeiras e incentivos para a melhoria contínua do serviço, além de maior controle dos serviços pelo poder público e flexibilidade em caso de descontinuidade dos serviços. Para isso, a Prefeitura do Rio se inspirou em casos testados com sucesso em outras cidades do mundo, como Londres, Singapura, Bogotá e Santiago.

Garagens públicas

Para assegurar a competitividade da licitação, a Prefeitura inovou e vai oferecer aos operadores quatro terrenos públicos para a construção de garagens dos BRTs e instalação de infraestrutura, o que possibilitará atrair concorrentes internacionais e de outros estados. Os imóveis ficam na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, e próximo à estação Magarça, em Guaratiba – ambos para atender o corredor Transoeste; na Ilha do Fundão, para veículos dos corredores Transcarioca, Transoeste Lote Zero (entre os terminais Alvorada e Jardim Oceânico) e Transbrasil, quando estiver em operação; e em Deodoro, para articulados e biarticulados dos corredores Transolímpica, Transcarioca, Transoeste Lote Zero e Transbrasil.

Dependendo da necessidade, poderá haver remanejamento de frota entre corredores. A garagem da Cesário de Melo será a primeira garagem exclusivamente elétrica do país, recebendo todos os veículos elétricos previsto para o sistema BRT.

Novo modelo de bilhetagem

Para a reorganização do sistema BRT e do sistema de transporte público coletivo da cidade, a Prefeitura está implantando um novo modelo de gestão, com a contratação, por meio de uma licitação em andamento, de uma prestadora para gerir o sistema de bilhetagem. O concessionário vencedor será responsável pela arrecadação tarifária e pelo repasse das receitas ao município, por meio de uma Câmara de Compensação Tarifária, para o controle e pagamento aos novos operadores. A licitação da Bilhetagem Digital foi lançada em outubro deste ano e os envelopes serão abertos no próximo dia 7 de dezembro.

A partir da assinatura do contrato, a concessionária terá um prazo de seis meses para realizar todas as atividades e procedimentos necessários para o início de operação do sistema de bilhetagem digital, devendo fornecer os novos validadores aos operadores, emitir cartões de transportes e novas mídias aos usuários comuns e aos que têm direito à gratuidade, como QR Codes, disponibilizar a rede de venda, treinar funcionários e realizar os testes necessários.

O início da bilhetagem digital deverá coincidir com o início da nova concessão para operação do BRT, no segundo semestre de 2022.

Remuneração dos novos concessionários

LOCADOR – O cálculo da remuneração do locador de frota será determinado pela quantidade de veículos disponibilizados, multiplicada pelo valor de aluguel unitário. Os veículos sem condições para a operação não serão considerados.

OPERADOR – A remuneração do operador será com base no custo do serviço. Haverá também incentivos ou penalidades, de acordo com o serviço executado, além de incentivos em casos de aumento do número de passageiros. Atualmente, a remuneração do operador é pelo número de passageiros pagantes, gerando competição por passageiros e poucos incentivos para a prestação adequada do serviço. Com o novo modelo de remuneração e os incentivos propostos, a Prefeitura conseguirá maior qualidade e conforto para usuários, redução da pressão sobre a tarifa, redução de exposição ao risco da demanda sobre operadores e maior controle do serviço pelo poder público.

Prefeitura no controle

Mesmo com a entrada de novas empresas após a licitação da operação do BRT, o planejamento do sistema, o monitoramento e a operação do Centro de Controle Operacional do BRT permanecerão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes, assim como a avaliação dos resultados para a remuneração do serviço prestado.

Intervenção do BRT

O sistema BRT, que já teve, em seu auge, 384 veículos licenciados, encontra-se sob intervenção da Prefeitura desde março deste ano devido à degradação do serviço que vinha sendo prestado à população. A frota operacional de 297 articulados tinha apenas 120 rodando, em estado extremamente precário. Mesmo com o reforço da manutenção corretiva e de medidas preventivas, o desgaste dos veículos continua sendo o principal problema da atual frota, hoje composta por cerca de 200 ônibus em operação, provocando constantes desfalques e se tornando necessário um reforço na operação do BRT com o aluguel de ônibus comuns para serviços eventuais nos horários de pico da manhã e da tarde.

Como parte das melhorias previstas para o BRT, a Prefeitura planeja reformular algumas das estações mais movimentadas, como Santa Cruz e Curral Falso – ambas em Santa Cruz, além de Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto, em Guaratiba. Desde o início da intervenção do BRT, em março deste ano, a Prefeitura já recuperou 37 estações, das 46 que estavam fechadas. As outras nove vão ser reabertas até o fim deste ano. Há previsão ainda de implantação, até 2023, do Terminal Intermodal Gentileza, próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio que fará a ligação intermodal com o VLT, propiciando incremento na demanda dos dois sistemas e trazendo maior conforto aos usuários.

Informações: Prefeitura do Rio
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Curitiba estuda triarticulado elétrico para o eixo Leste-Oeste

segunda-feira, 8 de novembro de 2021


O SRT (Super Rapid Transit), veículo triarticulado elétrico com 36 metros de comprimento e capacidade para transportar 320 passageiros, foi apresentado nesta quinta-feira (4/11) à equipe técnica de mobilidade e transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), como opção de estudo para o eixo Leste-Oeste.

A apresentação foi feita, a partir de Xangai, por representantes da empresa chinesa CRRC Corporation Limited, fabricante dos veículos, em reunião por videoconferência com a participação do presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; do diretor de Transportes da Urbs, Aldemar Martins Neto; de técnicos do New Development Bank (NDB), organismo financiador do projeto do corredor Leste-Oeste.

“A operação de ônibus elétricos com maior capacidade nos eixos troncais faz parte da evolução do transporte de Curitiba proposta pelo prefeito Rafael Greca. A opção apresentada pela fabricante chinesa integra os estudos em desenvolvimento pela Prefeitura”, observou Jamur.

A reunião serviu para apresentar o veículo que hoje opera na cidade de Yancheng, província chinesa de Jiangsu, e para a troca de informações técnicas sobre estudos de viabilidade. O SRT é apresentado como uma evolução do BRT (Bus Rapid Transit) com maior capacidade de transporte e velocidade, além de contar com sistemas inteligentes de operação para o conforto dos usuários.

“O SRT é o primeiro modelo de ônibus triarticulado movido a eletricidade que vimos disponível e que pode ser aplicado no sistema existente em Curitiba. Ainda estamos numa fase preliminar de estudo. A viabilidade da operação depende de análises técnicas mais aprofundadas”, explicou o presidente do Ippuc.

A CRRC é especialista na fabricação de trens urbanos elétricos e a diesel, trens de alta velocidade e locomotivas para uso em engenharia.

Por parte do NDB acompanharam a apresentação os integrantes da equipe do banco em Xangai e no Brasil, Fernando Silva, Ludmila Vidigal Silva e Marcos Thadeu Abicalil, Jennifer Nie e Diyun Wnag. Também participaram representantes da WRI Brasil, Eduardo Henrique Siqueira, e do C40, Ilan Cuperstein, que dão suporte ao projeto curitibano.

Da equipe do Ippuc participaram os integrantes do setor de mobilidade e transporte Olga Prestes e Fabiano Losso e os técnicos envolvidos nos projetos com investimentos externos Ana Jayme, Ismael França e Cléver de Almeida e o assessor da presidência Ricardo Bindo.

Informações: URBS
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No Recife, Aprovado ônibus com novo layout

domingo, 7 de novembro de 2021


A partir de 2022, os novos ônibus que entrarem em operação na Região Metropolitana do Recife terão que painéis de com mais informações na frente, lateral e parte traseira dos ônibus. Essa proposta levada pelo conselheiro Clayton Leal, representante dos Usuários foi aprovada na reunião do conselho e visa melhorar a informação do usuário junto ao sistema de ônibus tão carente de informação.

Essa mudança começará gradativamente e será apenas com os novos ônibus que entrarem no sistema.

Essa metodologia já acontece em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, tendo boa aceitação por parte dos usuários. 

Aqui no Recife, boa parte dos usuários pega o ônibus pelo nome e com a nova medida, os usuários verão um painel com o código da linha na vidro traseiro do ônibus, já na lateral e na frente do ônibus o projeto visa passar os principais pontos de referência e principais avenida durante o seu percurso.



Informações: Blog Meu Transporte

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Prefeitura e governo de SP estudam aumento de tarifa de ônibus, trens e metrô


Já sentida pelos motoristas, a alta no preço dos combustíveis deve impactar agora o orçamento de quem depende do transporte público. Em entrevista à Rádio Eldorado, do Grupo Estado, nesta quinta, 4, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), afirmou ser quase impossível não reajustar o preço da tarifa em 2022. Hoje, o passageiro do sistema paga R$ 4.40 pelo modelo unitário. Para o ano que vem, o valor ainda não está fechado, mas, se a correção se der pela inflação acumulada do período, ele pode chegar a R$ 4,92.

Nunes disse que a manutenção do custo atual só seria possível se o preço do óleo diesel – usado majoritariamente na frota – voltasse ao patamar do início do ano. “Mas a tendência é que fechemos o ano com uma alta de 60%, o que torna praticamente impossível não termos isso refletido na tarifa”, disse. A decisão oficial será anunciada em dezembro.

O último aumento em São Paulo se deu em janeiro de 2020, quando a tarifa passou de R$ 4,30 para R$ 4,40 por decisão do então prefeito Bruno Covas (PSDB) e do governador João Doria (PSDB), que geralmente promovem o reajuste de forma simultânea para ônibus, metrô e trens. Diante do agravamento da crise econômica, o valor se manteve nos três sistemas ao longo deste ano, com exceção do vale transporte integrado.

O prefeito afirmou saber da importância de não se aumentar o preço do ônibus e responsabilizou o governo Jair Bolsonaro pela inflação. “O governo federal não conseguiu conter o aumento do diesel. Ouvimos muito discurso em relação a isso, mas na prática não aconteceu. É natural então que se leve isso ao preço da tarifa”, disse.

A outra opção seria aumentar o subsídio para manter o sistema, mas hoje esse montante já passa de R$ 3,3 bilhões por ano e, segundo o Estadão apurou, não deve ser essa a escolha do Município. No início do ano, a SPTrans – empresa municipal que opera o sistema – estimou em R$ 4,2 bilhões o valor necessário para subsidiar o sistema em 2021. Para evitar que o preço chegue a esse patamar, Nunes conta com recursos que ainda não entraram no caixa, como os R$ 200 milhões estimados com as concessões dos terminais de ônibus, e uma readequação do sistema de bilhetagem, que renderia mais de R$ 200 milhões.

Informações: Isto É

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Em SP, Nova faixa exclusiva de ônibus começará a operar na Zona Leste


A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai implantar no sábado, dia 6 de novembro, uma nova faixa exclusiva de ônibus na Rua Serra de Botucatu, na zona Leste. Serão 1,6 km entre a Av. Conselheiro Carrão e a Rua Itapura, no sentido centro, beneficiando 26 mil pessoas por dia que utilizam as 11 linhas que circulam na via. O horário de operação da faixa será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido centro

A próxima faixa que será entregue à população até o fim do ano, também na zona Leste, será na Av. José Pinheiro Borges, entre a alça de acesso para a Av. Jacu Pêssego e a Rua Copenhague com extensão 9,3 km (somando ambos os sentidos). Cerca de 90 mil pessoas por dia vão circular nas 10 linhas que atendem a região .

A primeira entrega ocorreu no dia 25 de setembro, com 0,43 km em três novas faixas no entorno do Terminal Grajaú, na zona Sul. Dois dias depois, entrou em operação uma faixa exclusiva no Viaduto Antártica, na zona Oeste, com 1,9 km de extensão, somando ambos os sentidos. Cerca de 50 mil pessoas passaram a ser beneficiadas em cada uma dessas estruturas.

Com todas as inaugurações feitas e as previstas para este ano, a Prefeitura entrega ao menos 13,23 km de novas faixas exclusivas, Com isso, 25% da meta será concluída já no primeiro ano da gestão e a cidade passará de 536 km para praticamente 550 km de faixas exclusivas de ônibus. A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024.

Veja as linhas que passam na faixa exclusiva da Rua Serra de Botucatu:

3029-10 JD. DAS ROSAS - METRÔ TATUAPÉ

3745-10 JD. IMPERADOR -  METRÔ TATUAPÉ

3762-10 JD. IVA - METRÔ TATUAPÉ

3778-10 JD. STA. TEREZINHA - METRÔ CARRÃO

407J-10 JD. SOARES - METRÔ TATUAPÉ

407W-10 JD. IV CENTENÁRIO - METRÔ CARRÃO

4315-10 TERM. VL. CARRÃO - TERM. PQ. D. PEDRO II

507T-10 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

573T-10 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

573T-31 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

N407-11 TERM. VL. CARRÃO - METRÔ BELÉM

Informações: Prefeitura de São Paulo

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