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Frota de veículos no Brasil deve crescer 140% em 20 anos

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Estudo elaborado pela Anfavea (Associação Nacional de Veículos Automotores) aponta que a frota de veículos no país, nos próximos 20 anos, crescerá 140% e atingirá a marca de 95,2 milhões de unidades.

Em 2013 a frota era de 39,7 milhões. Com isso, a taxa de motorização passará de um veículo por 5,1 habitantes para um a cada 2,1 brasileiros.

O levantamento considera a tendência de crescimento da população, do PIB, a taxa de motorização, a frota e os licenciamentos em cenários otimista, básico e pessimista. 

A análise considera que a população chegará a 226 milhões, com crescimento médio de 0,5% ao ano. Já o PIB estimado para 2034, com aumento médio anual de 3%, é de US$ 4 trilhões, deixando o PIB per capita em US$ 17,9 mil.

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, o estudo é mais uma prova do potencial brasileiro: “uma das maiores riquezas do Brasil é o seu mercado interno. Somos um país com dimensões continentais e com uma população que cresce tanto em número quanto em renda. Não tenho dúvidas de que estes são alguns dados que chamam a atenção de grandes empresas, que atraem tantos investimentos para o Brasil”.

Vendas caíram em outubro

Segundo a Anfavea, no comparativo dos licenciamentos entre outubro de 2013 e outubro de 2014, houve uma queda de 7,1%. Foram comercializadas quase 307 mil unidades. Analisando os dados de setembro e outubro deste ano, por outro lado, houve alta de 3,6% nas vendas.

Até o final de 2014, a Anfavea estima que haverá quedas na produção, nos licenciamentos e nas exportações, de 10%, 5,4% e 29,1%, respectivamente, em comparação com os resultados de 2013.

Natália Pianegonda
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Scania oferece solução completa para a MobiBrasil no BRT do Recife

A Scania comemora a entrega da solução completa para a MobiBrasil operar no BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) de Recife. O investimento foi de cerca de R$ 95 milhões em 100 ônibus articulados K 310 6×2/2, e essa quantidade torna a frota Scania a maior da capital pernambucana no sistema.

“A Scania é pioneira mais uma vez ao oferecer à MobiBrasil uma solução completa. A empresa recebeu veículo (K 310 6×2/2), serviço (Programa de Manutenção Scania Premium por 5 anos) e solução financeira por meio do Scania Banco. Para o mercado de ônibus urbanos foi a primeira venda com essa amplitude de cobertura para atender às necessidades de um cliente”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus Urbanos da Scania nas Américas. “A Scania demonstra o quanto dispõe de uma gama que atende a diversas demandas.”

“O BRT de Recife é um projeto inovador para Pernambuco e de grande importância, pois já está propiciando uma melhoria na qualidade de serviços ao passageiro, além de redução dos custos para as operadoras”, comenta Niege Chaves, presidente da MobiBrasil.

“Quando fomos escolher nossa frota para utilizar no BRT de Recife fizemos uma análise das alternativas do mercado e chegamos à conclusão de que a Scania era um excelente parceiro, pela experiência que tínhamos na aquisição dos ônibus a etanol em São Paulo, onde atuamos em linhas urbanas na capital.”

“Conquistar a confiança da MobiBrasil para termos a maior frota do novíssimo BRT de Recife nos deixa muito orgulhosos”, diz Eduardo Monteiro, responsável por Vendas de Chassis Urbanos da Scania no Brasil. “Nosso articulado K 310 6×2/2 vem sendo muito elogiado tanto pelas operadoras de BRT´s quanto pelos passageiros. Ele é reconhecido pela qualidade, economia de combustível, robustez e pelo baixo índice de manutenção.”

Para aumentar a disponibilidade e reduzir custos da frota, a MobiBrasil adquiriu o Programa de Manutenção Scania Premium por cinco anos. “A operação tem sido um sucesso. Resolvemos intensificar a parceria com a Scania com um programa de manutenção de longo prazo”, revela Niege.

A MobiBrasil também usufrui do Scania Serviços Dedicados. A Casa Scania Trux, do Grupo Movesa, que atende a região, montou uma equipe de mecânicos para atuar dentro da estrutura do cliente. “Eles interagem bastante com nosso dia a dia e ajudam a sanar as necessidades da operação com adaptações dos horários a nossa agenda. Os mecânicos fazem o serviço completo, da manutenção preventiva à corretiva. Um formato que tem melhorado nossa operação na rua. Nossas responsabilidades agora são com carroceria, pneus e abastecimento. Muito mais simples e eficiente.”

“A manutenção terceirizada é uma tendência para o setor, pois tira a responsabilidade do serviço na garagem, onde o foco é a operação, ter o veículo na rua e a qualidade de serviço ao usuário. Nesse sistema todos ganham mais, inclusive o passageiro”, conta a empresária. ”Temos uma parceria com a Scania de muitos anos, e queremos intensificar ainda mais. Hoje, nosso conceito é comprar veículos diferenciados com manutenção agregada. A Scania tem prestado esse serviço com muita qualidade, o que resulta em um grande diferencial competitivo”, conclui Niege.

A MobiBrasil atua no BRT de Recife nos corredores Leste-Oeste nas linhas 2450 Camaragibe-Centro e 2480 Camaragibe-Derby, que transportam 24 mil passageiros/dia.

Sucesso também no BRT de Belo Horizonte  

Outro sistema BRT que vem rendendo elogios para a Scania é o Move de Belo Horizonte (MG). Na capital mineira quatro operadoras adquiriram 38 articulados K 310 6×2/2: Transportes Milênio, Transportes São Dimas, Turilessa e Bettania Ônibus. Os modelos são reconhecidos pela disponibilidade e economia de combustível.

Cada articulado tem capacidade para transportar 127 passageiros. O negócio foi realizado pela Casa Scania Itaipu.

Os ônibus articulados têm quatro portas à esquerda, que coincidem com as portas da plataforma do BRT. Além de três saídas do lado direito, que permitem embarque e desembarque na altura da calçada. Dentro dos ônibus, por meio de sistemas de som e painéis digitais, os passageiros têm acesso às informações sobre a próxima estação. Os ônibus contam ainda com circuito fechado de TV e GPS com monitoramento por centrais de controle operacional. Os 38 articulados Scania atuam em dois dos três corredores do Move: Cristiano Machado e Antônio Carlos.

Articulado Scania é sinônimo de baixo custo operacional

Os chassis Scania K 310 6×2/2 podem ser equipados com piso baixo ou normal e saem de fábrica com freios ABS, sistema de freios EBS (ABS e controle de tração), sistema de “ajoelhamento”, caixa de câmbio automática ZF Ecolife de 6 marchas e retardador hidráulico primário incorporado.

Sobre a MobiBrasil

Com 32 anos, a MobiBrasil vem consolidando sua atuação no transporte coletivo urbano em diferentes cidades brasileiras. Hoje, a empresa está presente em Pernambuco, na capital paulista, e em algumas cidades do Estado de São Paulo. A MobiBrasil conta com cerca de 5 mil profissionais e uma frota 1.200 ônibus, e tem como missão o alto padrão de atendimento e uma gestão eficiente e inovadora, de forma perene e sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em suas áreas de atuação.

Sobre a Scania

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 41.000 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa e América do Sul com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2013, as receitas totais da Scania alcançaram 86,8 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 6,2 bilhões de coroas suecas.

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NTU lança campanha “Como funciona o transporte público”

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) lançou, nessa quinta-feira (6), a campanha “Como funciona o transporte público”. A ideia principal é mostrar à população quais são as medidas necessárias para tornar o serviço de maior qualidade. O lançamento foi no Rio de Janeiro, durante o 16º Etransport e 10ª FetransRio, congresso e feira que apresentam soluções para a mobilidade urbana.

A campanha aborda cinco temas principais: responsabilidades, custos, tarifa, investimentos e qualidade. As principais peças são vídeos que foram desenvolvidos de forma didática, simples e lúdica. Também foram produzidas peças publicitárias com infográficos e textos para veiculação nas mídias sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, além de peças impressas afixadas em ônibus, pontos de parada e terminais.

O presidente da NTU, Otávio Cunha, afirmou que os usuários do sistema precisam ser informados que ações fundamentais dependem do poder público e lembrou que, depois das manifestações pelo Brasil, que tiveram início no ano passado, ficou mais evidente a reivindicação da população por melhorias na qualidade do transporte por ônibus. “Com essa iniciativa, pretendemos esclarecer várias questões que envolvem o serviço de transporte coletivo, entre elas o papel do empresário de ônibus, que segue as determinações do contrato de serviço, efetivado por meio de concorrência pública", disse Cunha. 

O presidente da NTU afirmou que as empresas têm trabalhado para melhorar a qualidade, mas há questões que não competem a elas. Uma das principais medidas, segundo ele, é a necessidade de dar prioridade ao transporte público, com ações que tenham efeito mais rápido. “Muitos investimentos que estão sendo feitos em mobilidade urbana só trarão resultados em 2018 ou 2020. Queremos mostrar quais são as responsabilidades do poder público e quais são as das empresas, como ocorre a composição da tarifa, quais os tributos”, disse Cunha.

Uma das alternativas citadas por ele, com efeito de curto prazo, é a implementação de faixas exclusivas, que chegam a aumentar a velocidade operacional em até 50%. Segundo Cunha, essa é uma reivindicação do setor que trará mais qualidade às operações, podendo atrair mais passageiros.

A faixa exclusiva é pintada à direita da via e pode ser ocupada por automóveis no momento de fazer conversões. “Com R$ 5 bilhões dos R$ 140 bilhões anunciados para mobilidade, poderiam ser feitos 4.000 km de faixas.”

Entre as medidas defendidas, o presidente da NTU citou, ainda, a manutenção de desonerações no setor. “Com o que ainda falta desonerar, poderemos reduzir 12,7% dos custos.”

Por Cynthia Castro 
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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