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Velocidade média dos ônibus em SP fica abaixo do esperado

terça-feira, 5 de abril de 2016

As faixas exclusivas implantadas pela atual gestão do prefeito Fernando Haddad trouxeram velocidade aos coletivos, porém, na média em todas as vias, o desempenho dos ônibus está abaixo do esperado.

Dados da São Paulo Transportes – SPTrans, apontam que a velocidade média dos veículos ficou em 16 km/h no pico da manhã em 2015, mesmo resultado de 2014. Já no pico da tarde, a média de velocidade em todas as vias melhorou de 15 km/h para 17 km/h. A meta da atual administração apontava velocidade média acima dos 25 km/h.

De acordo com o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo“, “gargalos” atrapalham a locomoção dos veículos coletivos.

Usando como exemplo as faixas exclusivas, ainda que elas democratizem o viário, as estruturas à direita nas vias estão sujeitas a uma série de interferências, como embarque e desembarque de outros veículos, conversões, e acesso à estacionamentos.

O corredores exclusivos minimizam estes impactos, principalmente do tipo “Bus Rapid Transit” (BRT), porém a atual gestão dificilmente irá entregar os 150 km prometidos.

O jornal cita ainda que as faixas exclusivas “irritam os motoristas dos carros”, e que foram justificadas para acelerar os ônibus. O texto só não menciona que o excesso de veículos particulares é a principal causa dos congestionamento de carros e ônibus.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
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Linhas mudam itinerários devido às obras do metrô de Salvador

Esta segunda-feira (4) foi o primeiro dia útil depois do início das mudanças nas linhas de ônibus urbanos e metropolitanos que passam entre a Rodoviária e Pernambués, devido às obras da linha 2 do metrô de Salvador. Os novos trajetos e pontos de ônibus começaram a ser utilizados no sábado (2).

Ao todo, 67 linhas sofreram alterações: 30 de ônibus da capital baiana e outras 37 em transportes da região metropolitana. Alguns pontos de parada dos veículos foram alterados, situação que gerou dúvidas e reclamações por parte de alguns usuários. Como forma de orientar os passageiros, panfletos informativos são distribuídos na região.

Com a alteração, as 25 linhas que passam pela Avenida Tancredo Neves, no sentido Paralela-Rótula do Abacaxi e que param nos pontos I2 e B3, localizados na via exclusiva de ônibus do antigo Terminal de transbordo Iguatemi, sentido Rótula do Abacaxi, foram remanejadas para o Terminal Rodoviário (TR). O usuário continua com a opção de parar no ponto em frente ao Detran (DT).

Já outras cinco linhas urbanas foram remanejadas para um novo ponto de ônibus, localizado em frente à antiga concessionária Americar. As mesmas continuarão com paradas no Terminal Rodoviário e no ponto em frente ao Detran.

O objetivo da redistribuição de linhas em novos pontos é liberar a última parte da via exclusiva de ônibus do antigo Terminal de transbordo Iguatemi, no sentido Rótula do Abacaxi, permitindo a implantação da via do metrô no trecho entre as estações Detran e Rodoviária.

As 37 linhas metropolitanas que param no Terminal Rodoviário e no ponto da Grande Bahia (GB2) terão novo ponto de ônibus na Avenida Tancredo Neves, em frente à antiga revendedora de automóveis Americar. O usuário também terá como opção o ponto de ônibus em frente ao Detran.

Informações: G1 BA
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Faixa Azul na Avenida Recife será implanta neste mês de abril

domingo, 3 de abril de 2016

Prometida para janeiro de 2014, faixa azul da Avenida Recife deve ser implantada enfim neste mês de abril beneficiando milhares de usuários de ônibus.

Como medida de melhorar a eficiência e consequentemente o ganho de tempo para o sistema, as faixas azuis implantadas na cidade do Recife vem beneficiando quem precisa usar o transporte coletivo, pois com ela, as viagens ficaram mais rápidas na qual os ônibus passaram a operar mais livre justamente nos momentos de horários de pico. 

Hoje a faixa azul funciona de segunda a sexta-feira das 06 as 22h aqueles que forem flagrados transitando irregularmente na Faixa Azul serão autuados e receberão multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vias com Faixa Azul:

- Cosme e Viana
- Mascarenhas de Moraes
- Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Conselheiro Aguiar
- Avenida Antônio de Gois

Próximas

- Avenida Recife
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria
- Avenida Beberibe
- Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho

Blog Meu Transporte
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Em Aracaju, Fiscalização das faixas exclusivas vai começar no dia 22

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, informa a prorrogação do prazo para início da fiscalização nas faixas destinadas ao transporte coletivo para a sexta-feira, 22 de abril. O período a mais servirá para que os condutores possam se adaptar à nova regra e para que o órgão melhore a sinalização dos 10 corredores de ônibus.

A sinalização das principais vias da cidade foi iniciada no mês de março, e desde então os condutores de Aracaju estão sendo informados da nova regra de circulação. A intenção do órgão de trânsito municipal é separar a circulação do transporte coletivo do tráfego geral, e com isso oferecer melhoria na mobilidade, qualidade de vida e aumentar a eficiência da economia urbana.

Na faixa preferencial, onde a sinalização azul não é continua, a exemplo de trechos da Avenida Ivo do Prado, a preferência é do transporte coletivo, mas os demais veículos poderão circular quando a via da esquerda estiver ocupada ou para conversões à direita.

Já na faixa exclusiva, só serão permitidos veículos do transporte coletivo. Eles terão permissão para ultrapassar outro veículo pela faixa da esquerda somente em pontos de ônibus – locais estabelecidos pela SMTT, para evitar congestionamentos no corredor.

A fiscalização nos corredores de ônibus será realizada somente em dias úteis, das 6h às 20h. Nos finais de semana e feriados a circulação é livre.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe, diz que a medida tem o intuito de esclarecer as dúvidas da população e reforçar a sinalização dos corredores. “São faixas destinadas ao transporte público coletivo, seja ele o ônibus ou táxi que estiver transportando passageiros. Com essa medida, o transporte público coletivo de Aracaju será mais eficiente e diminuindo a espera do passageiro nos pontos de ônibus ou terminais. Anunciamos um prazo de 15 dias para a adaptação dos condutores, mas percebemos que ainda há dúvidas a serem esclarecidas, por isso resolvemos ampliar o prazo e reforçar a sinalização”, explica Nelson.

A nova regra de circulação passa a vigorar a partir da sexta-feira, 22 de abril, e em caso de desobediência o condutor será autuado conforme o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina que transitar com o veículo em faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente: (Incluído pela Lei nº 13.154, de 2015) é infração gravíssima (7 pontos na CNH), passível de multa no valor de R$ 191,54 e apreensão do veículo.

Fonte: SMTT Aracaju
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CET faz alterações no tráfego da região do Metrô Santana

Desde o dia 27 de março, a Rua Leite de Morais, entre as Ruas Voluntários da Pátria e Ezequiel Freire, teve seu sentido alterado.

Com a mudança, os ônibus que circulam no sentido Santana utilizam a Rua Leite de Morais para o acesso ao terminal. No trajeto anterior, os ônibus desciam a Rua Voluntários da Pátria e precisavam passar por outras três ruas para chegar ao ponto final, causando atrasos nas linhas e trânsito na região.

Em contato com o SRZD, um funcionário da viação responsável pelos ônibus que circulam na zona norte, que não quis gravar entrevista, explicou que a mudança foi feita justamente para dar mais agilidade para aos coletivos que circulam no terminal e para diminuir o trânsito nas ruas da região.

Além da inversão de mão na rua Leite de Morais, duas linhas tiveram seu ponto final alterado. A 106A-10 (Itaim-Bibi/Santana) passa a sair da plataforma A do terminal Santana, enquanto a 175P (Metrô Ana Rosa/Metrô Santana) circula a partir da própria Leite de Morais.

As mudanças afetam também o itinerário de outras 17 linhas. Operadores da viação responsável pelos ônibus e também da CET fornecerão orientações a pedestres e motoristas até o dia 3. 

Informações: Redação SRZD
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Em Ponta Grossa, Nova linha de ônibus fará Rota Universitária

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) irá lançar em abril, em caráter experimental, uma nova linha perimetral de ônibus ligando os terminais de Uvaranas e Nova Rússia, desta vez por meio do Contorno Leste de Ponta Grossa, sem passar pela região central. Com a “Rota Universitária”, o plano da AMTT é facilitar o deslocamento dos estudantes das universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bem como de toda a população daquelas regiões.

O ônibus da linha seguirá de Uvaranas passando pela UEPG, seguindo pela Rua Valério Ronchi através da Vila Dal Col, Núcleos Pitangui, Rio Verde, Costa Rica, San Martin, Lagoa Dourada, Panamá e Londres. Em seguida, passará pelo Contorno Leste até a UTFPR, acessando então a Avenida Antônio Saad pelo Núcleo Santa Mônica, Jardim Esplanada e Nossa Senhora das Graças, em direção à Vila Palmeirinha. Após passar pelas ruas Jaguapitã e Francisco Otaviano, o ônibus chegará à Avenida Ernesto Vilela, acessando então o Terminal de Nova Rússia, retornando em seguida. Todo o trajeto deve durar, em média, 30 minutos.

Com esta nova linha, usuários do transporte coletivo e moradores de toda a extensão do novo traçado poderão circular mais rapidamente entre os dois terminais, além de acessar as universidades com mais agilidade e segurança. Outra novidade é que embarque poderá ser feito no sistema de Integração Temporal. Assim, os usuários poderão embarcar na nova linha até 1h30 depois de desembarcar do ônibus anterior. Para este plano, a rota já foi testada sem passageiros. “O próximo passo é realizar os testes com os passageiros, para entendermos melhor as necessidades que surgirão e poder assim aprimorar o sistema”, anota o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski.

“Isso irá propiciar que um usuário desça, por exemplo, no ponto final do Rio Verde, que será estendido até o Contorno, e possa pegar o ônibus para a UTFPR, UEPG ou um dos dois terminais, sem precisar ir até o Centro, pagando apenas uma tarifa. Da mesma forma os usuários das regiões do Costa Rica, Lagoa Dourada, Panamá, Londres e San Martin, poderão desembarcar próximo do Matadouro Municipal e pegar o novo Perimetral, que vai melhorar toda a logística de deslocamento desta população universitária e moradora da região”, explica Kalinoski.

Serviço integrará UEPG e UTFPR
A novidade foi comemorada pelo reitor da UEPG, Luciano Santana Vargas. “Esta linha, quando instalada, vai facilitar o intercâmbio entre as duas universidades”, acredita o reitor. “Atualmente temos estudantes da UTFPR que fazem estágio na UEPG, bem como professores de uma que realizam especializações na outra, além de projetos de extensão e iniciação científica, entre outros. Esta é, inclusive, uma aspiração que sempre tivemos. Com o seu início, será benéfico para a integração entre as duas instituições e com a população”, conta Luciano.

Informações: Jornal da Manhã
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Em SP, Passageiros do Metrô seguem com dificuldades para recarregar bilhete

O Metrô prometeu resolver o problema da recarga do bilhete único das estações até março, mas o prazo não fui cumprido e os problemas continuam neste início de abril. Nesta sexta-feira (1º) problemas nas linhas 4-Amarela, 2-Verde, 1-Azul e 3-Vermelha ainda existiam.
Foto: Márcio Pinho/G1

Os problemas acontecem desde o ano passado e aumentaram em dezembro, quando a empresa Ponte Certo deixou de prestar o serviço, forçando o Metrô a procurar outra empresa interessada.

Na Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, apenas duas de quatro máquinas funcionavam na quinta-feira (31). Na Penha, da Linha 3-Vermelha, um funcionário do Metrô ajudou os passageiros porque as máquinas estavam engolindo o dinheiro. Na Estação Santa Cruz, nenhuma de quatro máquinas estavam funcionando. Um adesivo amarelo informava que a máquina estava inoperante.

O Metrô disse que está aumentando a rede de atendimento para passageiros que usam o Bilhete Único. Atualmente, 144 máquinas do Bilhete de Ônibus Metropolitano - o BOM - já foram adaptadas e aceitam também a recarga do Bilhete Único. O Metrô disse ainda que novas máquinas estão sendo instaladas nas estações.

A Via Quatro, que administra as estações da Linha Amarela, disse que está melhorando a comunicação das máquinas de recarga com a central.

Informações: G1 SP
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SMTT informa alteração em linha de ônibus em Aracaju

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a partir desta sexta-feira (1° ) a linha de ônibus 101 – Parque São José/Maracaju terá seu itinerário alterado. Tal medida visa melhorar o atendimento à população do Loteamento Rosa do Sol.

Com a mudança, o ônibus passa a circular também pela Avenida Euclides Figueiredo, no trecho entre a Avenida Serafim Bomfim (SESI) e Avenida Benjamin Constant, atendendo diretamente aos usuários da referida comunidade.

“Essa demanda nos foi apresentada por meio de reunião com a comunidade, onde nos comprometemos a estudar a melhor forma de atender aos pedidos da população usuária do transporte público coletivo. A intenção é melhorar a prestação do serviço e oferecer uma melhor qualidade de vida para os aracajuanos”, explica o diretor de Transporte Públicos da SMTT, Coronel Péricles Menezes.

Informações: G1 Sergipe
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Budapeste ganha VLT mais longo do mundo

A cidade de Budapeste ganhou o Veículo Leve Sobre Trilhos mais longo do mundo com 55,9 metros de cumprimento, produzido pela espanhola Caf. Este ano outras 11 composições devem ser entregues. Outras unidades menores já entraram em operação.

Em termos comparativos, o VLT da Baixada Santista possui 43,7 metros de comprimento e o do Rio de Janeiro, 44 metros.

Os veículos possuem ar-condicionado, sistema de áudio-visual para informações aos usuários, e um contador para registro do número de usuários a bordo. Outra novidade é que os veículos podem ser adaptados com tecnologia para se locomoverem em pequenas distâncias sem a conexão com a rede elétrica, prevista para o centro da capital da Hungria.

A cidade possuí 33 rotas dos chamados Trams que correspondem a uma malha de 156,85 km. Em operação desde 1866, a rede é uma das maiores do mundo. O sistema é operado por Budapesti Közlekedési Zrt.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
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Sistema BRT/Vetor Sudeste é tema de reunião em Uberaba

A implantação do corredor do transporte coletivo do Sistema BRT/Vetor Sudeste, na Avenida Guilherme Ferreira, em Uberaba, foi tema de uma reunião na noite desta quinta-feira (31). Durante o encontro, a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana apresentou à comunidade, usuários e comerciantes, os detalhes do projeto do terminal Sudeste.

A reunião teve o objetivo de esclarecer dúvidas em relação à implantação do projeto. Uma das maiores queixas indagadas é em relação às vagas de estacionamento nas ruas e avenidas. “Não vai diminuir tamanho de calçada e nem retirar estacionamento ao longo de todo o trecho e em ambos os lados”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão Urbana, Marcondes Nunes de Freitas.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana, o projeto original foi modificado e o atual prevê o corte de cerca de 50 árvores para a construção do BRT nos corredores Sudeste e Sudoeste. No entanto, segundo a Secretaria, serão plantadas três mil árvores nesses dois trechos até o final da obra.

Representantes de um movimento em defesa ao meio ambiente também estiveram presente no encontro. O grupo apresentou um abaixo-assinado, que foi entregue ao Ministério Público, pedindo a paralisação da obra do BRT. “A retirada das árvores representa um aumento ainda maior na temperatura. A gente questiona que a mobilidade urbana deva considerar os outros aspectos e não só o ‘ir’ e ‘vir’”, argumentou o ambientalista Carlos Perez.

A Secretaria de Planejamento informou ao MGTV que irá estudar as reivindicações de moradores e comerciantes da região feitas durante a reunião desta quinta-feira.

BRT Sudeste
O novo corredor do Sistema BRT atenderá cerca de 80 mil passageiros e terá quase quatro quilômetros de extensão. Ao todo, serão nove estações nas avenidas Bandeirantes, Abílio Borges de Araújo, Nelson Freire e Guilherme Ferreira até a Leopoldino de Oliveira.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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Em BH, Motoristas do Uber terão que se cadastrar na BHTrans

Quase três meses após sua criação, a Lei nº 10.900 - que obriga motoristas de transporte de passageiros a terem credenciamento junto a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) - foi regulamentada, de acordo com publicação no Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (2).

Sendo assim, a utilização de aplicativos para agenciamento de serviços de transporte individual remunerado de passageiros está acondicionado ao prévio credenciamento. Motoristas do Uber tem, a partir deste sábado, 45 dias para regularizar a situação.

Quem for pego oferecendo o serviço fora do que é exigido pela nova lei pode, entre outras penalidades, ser multado em R$ 30 mil, sendo que a reincidência faz dobrar o valor. 

Os taxistas da capital ameaçaram a fazer uma greve geral, caso a lei não saísse do papel, segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), Ricardo Luiz Faedda. "O estado de greve só seria articulado se não houvesse publicação no tempo previsto. Mas, estamos atentos ao transporte clandestino na região metropolitana, com destaque para Contagem", pontuou.

Para Faedda a regulamenta da lei torna mais justa a presença dos novos motoristas. "Sacramentou a nossa luta, nossa reivindicação", finalizou.

A Uber garante que nada muda com a nova regra. Confira nota da empresa na íntegra:

A lei 10.900/2016, sancionada pelo Prefeito Márcio Lacerda em 2015, regulamenta apenas aplicativos de celular que intermediam o serviço de transporte licenciado pela BHTrans. Portanto, ela trata apenas de aplicativos que intermediam o transporte individual público (táxi).

Os motoristas parceiros da Uber executam o serviço de transporte individual privado, que é legal e tem fundamento na Constituição Federal e previsão em lei federal (Lei Federal 12587/12 – Política Nacional de Mobilidade Urbana). Por isso, afirmamos que a Uber vai continuar operando em Belo Horizonte e vai continuar dialogando com o Poder Público, buscando contribuir para o debate que conduza a uma regulação moderna e democrática para a cidade.

Por Fernanda Veigas
Informações: O Tempo
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Ônibus rodoviários terão que sair de fábrica com elevador

Ônibus para transporte rodoviário não poderão mais ser comercializados com as cadeiras de transbordo a partir do dia 1º julho. O equipamento é utilizado para o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos assentos dos veículos. No lugar, eles deverão ter uma plataforma de elevação veicular, que funciona como um elevador. Publicada no dia 2 de junho de 2015, a Portaria 269, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), determinava a adequação até o dia desta quinta, mas o prazo foi ampliado a pedido das empresas de ônibus. Embora a regra valha tanto para o transporte coletivo rodoviário quanto para os serviços de fretamento e turismo, ela não abrange veículos em circulação e, por isso, por enquanto, nada deve mudar.

As empresas de transporte reclamam da dificuldade de encontrar os veículos adaptados no mercado. Antes da Portaria 269, a Resolução 3.871/2012, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autorizava o uso das cadeiras de transbordo nos ônibus. “Não há na indústria automobilística produção de ônibus com esse sistema. Além disso, elevaria os custos de produção e comercialização”, afirma a assessora jurídica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas, Zaira Carvalho Silveira.

Dificuldades. Como a regra vale apenas para novos veículos, a utilização dos elevadores depende da renovação da frota. Na capital, empresas como a Unir, que faz a linha Conexão Aeroporto, utilizam a cadeira de transbordo. Em um dos terminais de embarque, funcionários explicaram que o passageiro é preso ao aparelho por um cinto de três pontos. Em seguida, ele é carregado por dois funcionários até o ônibus e colocado em um dos quatro primeiros assentos. A cadeira de rodas é levada no bagageiro. “Vamos nos adequar com certeza. Entretanto, a frota ainda terá que ser renovada, o que leva tempo”, diz o gerente comercial da Unir, Murilo Sérgio Nogueira Soares.

“A sensação é que vamos cair a qualquer momento. A largura também não ajuda, pessoas muito magras ou gordas não ficam confortáveis”, reclama a redatora Laura Martins, 45, que usa cadeira de rodas.

População

Deficientes. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais possui 4,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Saiba mais

Custo. Segundo o Inmetro, as plataformas de elevação custam entre R$ 8.755 e R$ 17.550. O equipamento pode ser instalado tanto nas portas dos veículos, para servir como degraus, quanto em uma porta extra, no centro da carroçaria do ônibus.

Pendências. A nova regra ainda determina que a ANTT será responsável por definir o percentual da frota de ônibus rodoviários que deverá ser adaptado e permite, mediante avaliação técnica, a continuidade do uso de outros dispositivos de embarques para passageiros deficientes.

Por Débora Costa / Danilo Emerich
Informações: O Tempo
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Em Curitiba, Faixa exclusiva de ônibus da Conselheiro Laurindo entra em operação

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O prefeito Gustavo Fruet percorreu nesta quinta-feira (31) a nova faixa exclusiva para o transporte coletivo em Curitiba, implantada na Rua Conselheiro Laurindo, entre o bairro Prado Velho e o Centro da cidade. A exclusividade para os coletivos se estende por dois trechos que totalizam 1.900 metros – o primeiro localizado na faixa da direita da via, entre a Rua Chile e a Av. Sete de Setembro; e o segundo na faixa da esquerda, entre a Av. Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe. Em função do grande número de veículos, incluindo ônibus, que fazem conversões, a faixa exclusiva será interrompida na quadra entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava.

Segundo o prefeito, o objetivo principal da implantação das faixas exclusivas é melhorar a qualidade e a capacidade do transporte público em Curitiba. “Com os seis quilômetros das quatro faixas atuais, estamos atendendo 61 linhas e beneficiando diariamente 207 mil usuários com um redução média de 30% nos tempos dos deslocamentos. Este é um grande fator atrativo para podermos conquistar mais usuários para o ônibus na cidade, principalmente nos horários de pico. As pessoas podem ter seu carro, mas temos que priorizar o transporte coletivo, compartilhar as vias e respeitar muito os pedestres, as pessoas com deficiência e o ciclistas no trânsito”, afirma. Além da Conselheiro Laurindo, já foram implantadas faixas exclusivas nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen.

Fruet destaca que a Prefeitura está investindo em novas infraestruturas para melhorar a mobilidade em Curitiba, com a implantação de cinco trincheiras, três viadutos, 300 quilômetros, obras na Linha Verde e também na região sul da cidade. “Nas próximas semanas, vamos lançar os editais para a construção da trincheira da Rua Fúlvio José Alice (Bairro Alto) e das alças de acesso da trincheira do Ceasa e do viaduto da Vila Pompeia”, confirma.

Pelo trecho da nova faixa exclusiva passam 15 linhas de ônibus, que transportam por dia em torno de 50 mil passageiros – linhas convencionais: Santa Bárbara, Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba e Canal Belém; Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.

“As faixas exclusivas são um instrumento de sustentabilidade, pois além de melhorar o desempenho do transporte coletivo contribuem para que o espaço das vias urbanas seja utilizado por um maior número de pessoas. Temos observados resultados significativos nas faixas já implantadas, com uma economia de tempo de 15 a 20 minutos em alguns casos”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório.

A velocidade máxima permitida no trecho de faixa exclusiva da Rua Conselheiro Laurindo é de 60 km/h até a Av. Sete de Setembro e de 40 km/h na continuação da via. Ao longo do percurso, como já acontece nas demais faixas exclusivas, haverá acessos aos demais veículos para conversões à direita no primeiro trecho – nas ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Brasílio Itiberê e avenidas Dr. Dário Lopes dos Santos e Silva Jardim – e à esquerda no segundo, na Travessa Itararé.

As áreas de acesso para conversão são demarcadas por uma linha pontilhada que fica a cerca de 20 metros do cruzamento – para o acesso à Av. Silva Jardim, que tem grande movimento, a linha pontilhada se inicia logo após o cruzamento com a Av. Getúlio Vargas/Av. Dário Lopes dos Santos. Motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses acessos – respeitando o fluxo dos ônibus que têm a preferência – para depois fazer a conversão à direita.

Fiscalização

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) farão nos próximos dias orientações para os motoristas sobre a nova circulação na região. A partir do dia 14 de abril, será iniciada a fiscalização da utilização correta da faixa exclusiva da Rua Conselheiro Laurindo.

“As secretarias de Trânsito, Obras Públicas e Governo, a Urbs e o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) têm desenvolvido um planejamento intenso para organizar novas estruturas viárias para as faixas exclusivas. Há projetos sendo estruturados para novas faixas na Rua Alferes Poli, Rua João Negrão e Av. Presidente Kennedy e estamos estudando suas implantações”, lembra o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera.

Informações: URBS
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Em Goiânia, Corredores de ônibus seguem exclusivo para o transporte coletivo

quinta-feira, 31 de março de 2016

A Prefeitura de Goiânia negou, nesta quinta-feira (31), a execução da lei aprovada pela Câmara Municipal no início de março, que autorizava a circulação de veículos particulares em corredores preferenciais de ônibus no período noturno, entre 20h e 6h.

De acordo com o Decreto nº 860, assinado hoje pelo prefeito Paulo Garcia e divulgado no Diário Oficial do Município desta tarde, a matéria sobre trânsito aprovada pelos vereadores “viola a competência privativa de legislar da União, conforme artigo 22, inciso XI, da Constituição Federal”.

Outro ponto em destaque é que a lei promulgada pela Câmara incentivaria o uso inapropriado de veículos particulares em detrimento do transporte coletivo, indo de encontro à ideologia de sustentabilidade quem vem sendo implantada nesta gestão.

As informações são da Secom

Informações: O Popular
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Audiência pública discute criação de carteirinha para idosos em Manaus

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) participou de uma audiência pública na tarde desta quarta-feira (30), para discutir a possibilidade da criação de uma carteirinha para idosos, visando melhorar o atendimento dos mesmos no transporte coletivo da cidade. O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A audiência presidida pelo presidente Comissão de Transportes, Viação e Obras Públicas, vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), contou com representantes de diversos grupos de idosos da capital e do interior, além da SMTU, Manaustrans e do Sinetram.

 De acordo com o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, o objetivo da criação da carteira é melhorar ainda mais o atendimento aos usuários idosos e fazer valer a lei Nº 2.094, de 22 de janeiro de 2016, aprovada pela Câmara Municipal, que torna prioritário todos os assentos dos ônibus.

“Com esse cartão vamos tirar o constrangimento do idoso, pois através dele (cartão) não será mais necessária a apresentação da identidade ao motorista. Além disso, o número de assentos vai aumentar. As vezes muitos idosos na parte dianteira do ônibus e não tem lugar para todos viajarem sentados, isso gera muito desconforto para eles. Então esse documento vem para melhorar nosso atendimento aos idosos”, destacou Furletti.

 Ainda de acordo com o presidente, a carteira não terá custo aos usuários idosos. O Sinetram estuda maneiras estratégicas para disponibilizar o maior número possível de pontos de emissão do cartão.

 Após da audiência, o Projeto de Lei vai para discussão entre os vereadores e em seguida para votação.

*Com informações da assesssoria de comunicação.

Informações: A Critica
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Seis linhas de ônibus têm alterações a partir desta sexta em Juiz de Fora

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) de Juiz de Fora vai alterar, a partir desta sexta-feira (1º), o quadro de horários, nos dias úteis, de seis linhas do transporte coletivo: 140 (Santa Efigênia/Manoel Honório), 519 (Torreões), 549 (Nova Germânia), 738 (Pedra Branca), 751 (Santa Cruz/via Jardim dos Alfineiros/Santa Clara) e 100 (Filgueiras).

Além disso, haverá modificações dos pontos finais das linhas 443 e 444 (Nossa Senhora de Lourdes) que, a partir desta data, será na Rua Emergina Ernesto Guilherme, nos números 700 e 130, respectivamente. Já a linha 758 (Novo Triunfo 2), o ponto final será na Rua Onofre Cardoso de Souza, 115 (Rua “A”). A linha 435 (Linhares) também terá alteração no ponto final, passando a ser na Rua “C”, 11.

Informações: G1 Zona da Mata
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Após paralisação, ônibus voltam a circular na Zona Norte de Porto Alegre

Após negociação, os ônibus da empresa Nortran voltaram a circular em Porto Alegre por volta das 15h30 desta quinta-feira (31), após os veículos não saírem da garagem desde o começo da manhã. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), no entanto, não há como prever a normalização total do serviço.

A Nortran atende a Zona Norte da cidade e transporta uma média de 98 mil passageiros por dia. Devido à paralisação, 55 linhas foram afetadas.

Os funcionários alegaram que não receberam o pagamento dos salários de forma integral, nem do vale-refeição. 

O advogado da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (Seopa), Alceu Machado, observa que foi feito um acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre. "Fizemos uma espécie de cronograma para reestabelecer o serviço." 

Ele explica que o salário de abril vai ser pago em dia. Entretanto, o reajuste da categoria, de 11,81% será pago em duas parcelas – uma em abril e outra em maio. Já em relação ao vale-alimentação, as empresas terão até o quinto dia útil para pagar todo o valor, já que algumas depositaram o equivalente a dez dias, sendo que a maioria dos funcionários recebe por 25 dias. 

Em março, os funcionários receberam o valor antigo do vale-alimentação, de R$ 21 por dia, enquanto que o novo valor é de R$ 23. Ficou definido que a diferença de março, de R$ 2 por dia, será pago até o final de abril.

Informações: G1 RS
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No Rio, Linha 4 do metrô até a Gávea é adiada para 2018

A inauguração da Estação Gávea, que integra a Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra), está ainda mais distante. Por causa de mudanças no projeto original, ela já não ficaria pronta a tempo dos Jogos Olímpicos, mas, agora, em meio à crise financeira do estado, a entrega foi adiada para o primeiro trimestre de 2018. Anteriormente, a promessa era finalizá-la no primeiro semestre de 2017. O novo prazo está na justificativa do projeto de lei do Executivo, enviado à Assembleia Legislativa (Alerj) semana passada, pedindo um financiamento de R$ 989,2 milhões junto ao BNDES para concluir toda a Linha 4.

Desse valor, R$ 489 milhões serão usados para finalizar o chamado trecho olímpico, que terá cinco estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. Os outros R$ 500 milhões serão empregados na segunda fase do projeto: escavação de um trecho de túnel até a Gávea e construção da estação.

A Secretaria estadual de Transportes não esclareceu a razão do novo adiamento. E, em vez de “primeiro trimestre de 2018”, como consta da mensagem enviada à Alerj, a secretaria afirmou, por e-mail, que “o prazo contratual máximo de conclusão é até 30 de janeiro de 2018”. Diz ainda que os técnicos do órgão e do consórcio construtor irão detalhar o cronograma da Estação Gávea logo após a entrega do trecho olímpico.

O novo adiamento na entrega da Estação Gávea provocou críticas de líderes comunitários, como o presidente da Associação de Moradores e Amigos da Gávea, Rene Hasenclever:

— Não temos metrô, nem transporte público de qualidade. A cada hora dizem uma coisa sobre a conclusão da Estação Gávea. Enquanto isso, o trânsito no bairro está cada vez mais caótico. São milhares de pessoas que vêm para a Gávea, procedentes da Barra e de outros bairros da Zona Sul, só para estudar. Temos 22 escolas e ainda a PUC. Sem falar que, sem a estação funcionando, fica cada vez mais longínqua a construção do trecho Gávea-Botafogo, passando pelo Jardim Botânico.

Obra de duplicação do Elevado do Joá, que também ganhará uma nova ciclovia
Duplicação de elevado e Linha 4 do metrô devem facilitar deslocamentos
Diretor de Urbanismo da Associação de Moradores do Alto Gávea, Luiz Fernando Peña também protestou:

— É um absurdo esse novo adiamento. Dão prioridade a coisas supérfluas e deixam de lado as obras importantes de infraestrutura. Essa estação é fundamental para os moradores da Gávea. Teremos um metrô passando pela nossa porta e não poderemos embarcar.

Construída no subsolo do estacionamento da PUC, a Estação Gávea será a mais profunda do metrô carioca. Ela ficará 55 metros abaixo do nível da rua e será a primeira do sistema metroviário a ter o acesso feito prioritariamente por elevadores. Em 2013, o governo e o consórcio construtor definiram que ela teria duas plataformas independentes e na mesma altura. Uma delas para operar o sistema existente e a outra para atender a uma futura expansão rumo a Botafogo.

Além de buscar recursos, o governo corre contra o tempo para entregar a ligação Ipanema-Barra antes dos Jogos, que acontecem entre 5 e 21 de agosto deste ano. Segundo o governo, ainda faltam 90 metros de túneis para serem escavados. Pelo último prazo, as galerias deveriam estar completamente perfuradas em dezembro do ano passado.

Apesar dos atrasos nas obras, o governo garante que o trecho olímpico começará a operar em julho, mesmo com capacidade reduzida de passageiros e sem detalhar como serão realizados os testes antes de a linha entrar em operação comercial.

Pelo último cronograma informado, os testes com os trens sem passageiros entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz deveriam ter começado este mês, mas não foram realizados e nem há prazo para que sejam iniciados, segundo a Secretaria de Transportes. Já os testes entre as estações Jardim Oceânico e São Conrado estavam previstos para abril.

As obras da Linha 4 do metrô começaram em junho de 2010 e já custam quase o dobro dos R$ 5 bilhões previstos no orçamento inicial. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, serão gastos R$ 9,7 bilhões, incluindo obras, trens e equipamentos. O consórcio Rio Barra destinou R$ 1 bilhão para a compra de 15 trens, além de equipamentos de segurança e sinalização. O restante vem de financiamentos e de contrapartida estadual.

O governo justificou o aumento no orçamento da Linha 4 alegando que houve alterações no projeto original à medida que as obras foram avançando. Entre elas, estão a construção de um segundo túnel de cinco quilômetros no trecho entre Jardim Oceânico e São Conrado e de 28 interligações, a cada 244 metros, nos túneis escavados em rocha entre a Barra e a Zona Sul, atendendo às exigências técnicas nacionais de segurança. Cita ainda a Estação Gávea, que, em vez de uma, terá duas plataformas. Outra razão apontada para o aumento dos custos nas obras foi a proibição da circulação de caminhões pesados no Elevado do Joá, entre Barra e São Conrado, o que obrigou o consórcio construtor a modificar o local de destino do material escavado, acarretando aumento de distância e custos na operação.

Segundo o deputado estadual Carlos Roberto Osorio (PSDB), ex-secretário estadual de Transportes, a votação do projeto autorizando o Executivo a contrair empréstimo de R$ 989,2 milhões junto ao BNDES deve ocorrer na próxima terça-feira. A previsão era que o pedido fosse analisado anteontem, mas deputados da oposição questionaram se o estado ainda teria capacidade para arcar com mais dívidas.

— O governador em exercício Francisco Dornelles pediu, na reunião com o colégio de líderes da Casa que a votação ocorra na terça-feira. O presidente (da Alerj) Jorge Picciani assegurou ao governador que o projeto vai à votação. Deverá ser aprovado. Eu, que não sou da base governista, vou votar a favor — disse o deputado, acrescentando que a parcela do empréstimo destinada ao trecho olímpico precisa ser liberada até maio para que a obra termine antes dos Jogos.

A Secretaria estadual de Transportes garante que 90% das obras do trecho olímpico estão concluídas e que elas seguem dentro do cronograma. Foram instalados 22 quilômetros de trilhos, restando um quilômetro para a conclusão desse serviço. As cinco estações estão em fase de acabamento e contam com acessos de passageiros, piso de granito, pastilhas decorativas e painéis artísticos instalados. As escadas rolantes e elevadores também estão em testes em algumas estações.

Ainda segundo a secretaria, as obras da ponte estaiada na Barra estão finalizadas. Este mês foram concluídas a colocação dos trilhos e a execução da concretagem das vias por onde os trens vão passar. Também foi iniciada a instalação do sistema de sinalização em toda extensão da ponte. A próxima etapa será a iluminação cenográfica, assinada por Peter Gasper. Esse é único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora dos túneis.

Informações: O Globo
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Urbs eleva tarifa técnica do transporte coletivo de Curitiba para R$ 3,66

A Urbanização de Curitiba (Urbs) oficializou em R$ 3,66 o valor da nova tarifa técnica do transporte coletivo da cidade. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (30) e tem efeito retroativo para o dia 26 de fevereiro, data prevista no contrato de concessão do serviço para a atualização anual do valor da tarifa técnica.

A tarifa técnica é o valor que a Urbs, administradora do transporte coletivo, repassa para as empresas concessionárias do serviço a cada passagem paga pelos usuários. O valor é definido através de uma planilha que contempla todos os custos do transporte.

Até o reajuste, a tarifa técnica era de R$ 3,27. Com a inflação e o reajuste dos funcionários do transporte coletivo o valor precisou ser aumentado, segundo a Urbs. Além dos custos da planilha, foram levados em conta para fixar o novo valor o aluguel de 80 banheiros químicos instalados em estações-tubo.

A Urbs informou ainda que não incluiu no reajuste, como estava previsto no contrato, os custos relativos à renovação da frota de ônibus de 2013, 2014 e 2015, porque os investimentos não foram realizados pelas empresas.

Segundo a prefeitura, não há previsão de que o valor cobrado dos usuários, atualmente em R$ 3,70 sofra novo aumento nos próximos meses. O valor entrou em vigor no começo de fevereiro e já previa a elevação da tarifa técnica.

À época, o presidente da Urbs, Roberto Gregório, disse que o aumento era necessário para o “equilíbrio financeiro do sistema” e garantir a manutenção da integração com o transporte metropolitano.

“Este valor assegura a continuidade da integração com a região metropolitana. Todos os meses a Prefeitura de Curitiba vem desembolsando R$ 7,5 milhões para garantir que os passageiros da região metropolitana desembarquem nos terminais da capital e estações tubo pagando uma só passagem”, afirmou Gregório na ocasião.

Por Fernando Castro
Informações: G1 PR
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Retrocesso: Táxis do Recife poderão circular nas faixas azuis com ou sem passageiros

A partir desta sexta-feira, os táxis que circulam pelo Recife poderão trafegar permanentemente nas faixas azuis da cidade, com ou sem passageiros. No entanto, agora eles não poderão mais realizar embarque e desembarque na área exclusiva. A decisão foi divulgada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) após uma análise da velocidade  média dos ônibus nas faixas exclusivas.
Foto: Julio Jacobina/DP

Segundo a CTTU, a medida deverá garantir mais qualidade e agilidade no serviço prestado pelos taxistas do município. Anteriormente, os táxis só podiam circular na faixa com passageiros e a norma era temporária. O prazo final se esgota nesta quinta.

A Companhia de Trânsito ressalta que a medida não contempla táxis de outros municípios.

Faixa Azul
O Recife tem 29,1 quilômetros de faixas exclusivas nas avenidas Mascarenhas de Morais, Conselheiro Aguiar, Herculano Bandeira/Engenheiro Domingos Ferreira, além das ruas Real da Torre e Cosme Viana. No total, Recife possui 50,3 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. A ação beneficia, diariamente, mais de 500 mil usuários de transporte público, que passaram a ter o tempo de viagem reduzido significativamente como ocorre no percurso realizado na Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira/Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, onde a velocidade média dos coletivos aumentou 118%, passando de 11.5 km/h para 24.1 km/h.

Informações: Diário de Pernambuco
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