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Começou as melhorias nas linhas de ônibus coletivos de Divinópolis/MG começaram hoje
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011Postado por Meu Transporte às 00:33 1 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Emdurb disponibiliza horários do transporte coletivo para Exame de Ordem Unificada - OAB
-A linha Gasparini/Vanuire–Centro terá o itinerário prolongado até a Faculdade nos horários das 12:22, 12:54 e 13:30 (saindo do centro), e das 16:22, 16:54, 17:30, 18:38 e 19:46 (saindo do Gasparini).
-A linha Pousada da Esperança-Centreville terá o itinerário prolongado até a Faculdade nos horários das 12:05 e 13:06 (saindo do Centreville), e das 16:28, 17:31 e 18:34 (saindo da Pousada da Esperança).
Caso seja detectado um aumento na demanda de passageiros que não esteja compatível com a oferta de horários, serão implantados carros extras tantos quantos forem necessários para suprir tal demanda.
Fonte: Portal EMDURB
Postado por Meu Transporte às 00:19 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Minas, Sete Munícipios tem uma das tarifas de ônibus mais caras do Brasil
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
A passagem mais cara de Minas Gerais é de Contagem, R$ 2,55. A Transcon justifica o preço em função dos investimentos no quadro de funcionários, aumento da frota, criação de novas linhas e adaptação dos ônibus para portadores de deficiência física.
Já Belo Horizonte e Betim reajustaram a tarifa, recentemente, para R$ 2,45. Em BH, a sétima tarifa mais cara entre as capitais do Brasil, a BHTrans argumenta que a passagem de ônibus teve um índice de reajuste médio de 6,5%, valor acumulado nos últimos dois anos. Neste mesmo período, a variação do INPC foi de 10,5%, e o salário mínimo teve um aumento de 22,9%, índices superiores ao reajuste das tarifas.
Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (STTRBH), os reajustes em BH são feitos com base em índices da Fundação Getúlio Vargas. A passagem não foi reajustada no ano passado, pois não houve alteração dos custos. Para reduzir os preços seria necessário desonerar as tarifas.
A Prefeitura de Betim justifica o valor alto da tarifa pelo fato de o índice de passageiros por quilômetro (IPK), usado como referência no cálculo de reajustes, é próximo de um, o que encarece os custos operacionais.
No Vale do Aço, as três principais cidades da região, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, cobram tarifa de R$ 2,40. Conforme a assessoria de Imprensa da Saritur, proprietária da Autotrans, empresa que tem a concessão nos três municípios, o preço da passagem é alto em função do alto custo de vida local, do alto índice de gratuidade e da carga tributária elevada.
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, de acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, o valor da passagem é de R$ 2,40, porem, é uma tarifa integrada. “O usuário pode pegar muitos ônibus pagando somente um bilhete.
Além disso, temos uma das frotas mais novas do Brasil, com média de 1,5 ano, e todos os veículos são adaptados para deficientes físicos. Mesmo com o reajuste deste ano e de 2010, o percentual ficou abaixo da taxa inflacionária. Se for comparar esses pontos e o serviço prestado, nossa tarifa é muito barata”, garante.
O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Pimentel Bicalho, diz que o valor da tarifa varia de cidade para cidade, pois diversos fatores influenciam o preço final da passagem. “São particularidades de cada região. Custo, manutenção e idade da frota, salários dos funcionários, custo de vida, impostos, entre outros.
Corte de tributos é alternativa
Segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondin, para evitar os reajustes, as negociações foram direcionadas para a redução dos tributos. “Antes, os aumentos eram praticamente anuais. Decidimos, então, reduzir os valores do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de 4% para 2% e zerar a taxa de gerenciamento, que era de 3%. Em nova negociação, conseguimos reduzir em 50% o ICMS sobre o óleo diesel”.
Com a queda das taxas tributárias, o passageiro do transporte público de Fortaleza ainda ganhou a redução da tarifa para R$ 1,20 em todos os domingos do ano, aniversário da cidade, comemorado dia 13 de abril, e dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Atualmente, Fortaleza tem uma frota de 1.755 veículos. O preço pago por quilômetro rodado é de R$ 3.
Ademar lembra que a redução tributária trouxe benefícios. “Percebemos que o transporte é um meio para a economia e não um fim. O transporte público é um serviço social. Não se gera renda durante o trajeto, e sim no destino final do usuário. Com a redução, aumentamos em 20% o número de pessoas transportadas, atualmente, em 1,3 milhão de pessoas por dia”, enfatiza.
O presidente da Etufor garante que ainda há uma grande parcela da população que não tem acesso ao transporte público. “Estamos buscando a isenção de tributos federais para ampliar os serviços existentes e manter o preço atual, ou, quem sabe, até reduzir. Em função desta experiência, recebemos visitas de representantes de várias empresas operadoras e de cidades para ver como funciona nosso projeto. Mesmo com preços baixos, estamos renovando nossa frota”.
Reajuste sem melhorias
Os aumentos das tarifas de ônibus deixaram muitos passageiros descontentes. Em Belo Horizonte, a medida desencadeou até um protesto de estudantes, no último dia 3 de fevereiro, na Praça 7, Centro da cidade.
Segundo o presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (Ames), Gladson Reis, o objetivo da manifestação era pedir uma auditoria nas empresas de ônibus para analisar seus faturamentos.
Os manifestantes também cobraram a sanção da lei que concede o pagamento de meia passagem aos estudantes. “Consideramos esse aumento inconstitucional. Queremos conscientizar a população e mostrar nossa luta pela regulamentação da meia passagem”, pontua.
Em Belo Horizonte, com o valor da passagem em R$ 2,45, um trabalhador que utiliza o ônibus duas vezes por dia terá que desembolsar em um mês, considerando-se 22 dias úteis, R$ 107,80 para o transporte.
O valor é ainda maior para aqueles que necessitam pegar mais de um ônibus. É o caso da comerciária Márcia Alexandrino, 45 anos, que usa três coletivos para chegar até o serviço, totalizando seis ônibus todos os dias. “Está muito cara a passagem. Se o serviço fosse melhor, até justificaria o preço. Gasto por mês cerca de R$ 240 somente com passagens. Passo muito tempo em um único ônibus e só consigo pegar uma integração. Para mim, o preço justo da passagem deveria ser R$ 2”.
A funcionária pública Rosimere Miranda Santos, 24 anos, também não concorda com o aumento do preço da passagem. “Preciso de três ônibus todos os dias para ir para o trabalho e para a faculdade. Achei um absurdo o aumento da tarifa. Os ônibus continuam lotados e sempre demoram”, ressalta a servidora.
Postado por Meu Transporte às 17:51 1 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Curitiba: Começam as obras do Anel Viário, na área central
Postado por Meu Transporte às 17:46 0 comentários
Marcadores: Paraná
Começou ontem a Tarifa Social de R$ 1,00 em Caruaru
Uma boa opção de lazer gratuita para toda família é proporcionada pelo Parque Severino Montenegro, localizado na Av. José Rodrigues de Jesus, s/nº, no bairro Indianópolis. No centro da cidade, com apenas R$ 1,00 pode-se tomar o ônibus que faz a linha Vila Serena. A parada fica a poucos metros do Parque.
O espaço ecológico abre às 7h e funciona até as 18h. Durante todo o dia arte-educadores fazem a alegria da criançada com ensinamentos e atividades lúdicas relacionadas a preservação do meio ambiente. Na programação para toda família há espaço no Parque para piqueniques, num ambiente de curtição da natureza do Agreste Pernambucano. Tudo isso com economia, sem comprometer o orçamento.
Postado por Meu Transporte às 17:39 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Cuiabá terá grandes avanços no transporte coletivo devido a copa do mundo
Isso porque, durante os jogos, 60% dos torcedores devem usar o transporte coletivo para chegar até a arena dos jogos, centros de treinamentos, aeroporto, fan park e hotéis. Eles vão embora, mas as obras ficam para atender a população cuiabana e de Várzea Grande. Segundo o presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, as melhorias vão ocorrer nos veículos e nos horários. "A frota oferecerá mais conforto, segurança, qualidade e poderá atuar com pontualidade."
O BRT terá duas rotas: CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. Os ônibus vão operar com 3 diferentes tipos de linhas. O convencional, o expresso, sem paradas, e semiexpresso, com apenas 3 paradas. Com isso, a meta é reduzir pela metade o tempo gasto em cada viagem.
Sistema - O BRT CPA-Aeroporto sairá de um terminal no CPA 1 e seguirá pela avenida CPA-Prainha, FEB até aeroporto. Neste corredor, serão implantadas 21 estações de embarque e desembarque de passageiros. Uma delas no Morro da Luz, na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha).
Além da rota principal, que será percorrida por 2 sistemas, convencional e expresso, haverá outras linhas que saem do terminal e passarão por outros bairros. Uma pela rodoviária e outra pela avenida Dante de Oliveira.
A segunda rota do BRT sairá do Coxipó, onde será instalado um terminal, com destino ao centro de Cuiabá. Os veículos passarão pela Getúlio Vargas, Isaac Póvoas até a Prainha. Uma das principais mudanças será a construção de uma estação elevada no trevo da UFMT e do shopping. Neste corredor são outras 15 estações. A entrada e a saída dos passageiros serão controladas por catracas, nas estações, e não dentro dos ônibus.
Todos os veículos e estações serão adaptados para portadores de necessidades especiais. As estações terão informações sonoras e visuais para deficientes visuais e auditivos, e rampas de acesso.
Postado por Meu Transporte às 07:52 0 comentários
Marcadores: B R T, Mato Grosso, Videos
Passageiros do metrô de BH sofrem com falta de linhas e o desconforto
"O calor é muito grande aqui dentro. Em um dia como hoje, fico até com dor de cabeça", reclama a bancária Natália Perona, que todos os dias percorre todas as estações, da Vilarinho, em Venda Nova, à Eldorado, em Contagem, na região metropolitana. "No calor, parece que o ar (condicionado) dentro do trem não existe, mas, no frio, fica gelado", diz a administradora de empresas Joice de Lima.
A percepção dela é a mesma de muitos usuários, mas está errada. O sistema de ar condicionado não existe nem no inverno, nem no verão. "Há projeto para melhorar, mas falta recurso", diz o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Metrô BH, José Roizenbruch. Em cidades como Recife (PE), todos os trens têm ar condicionado. Em Belo Horizonte, há apenas a ventilação natural, feita por pequenas janelas, por onde entra ar quente no verão e frio no inverno.
Durante seis horas, a reportagem de percorreu as 19 estações do metrô e constatou também outros problemas, como as falhas no sistema de som. Muitas vezes, os passageiros não são informados em qual estação será a próxima parada. "Fica difícil, principalmente quando o trem está cheio e a gente não consegue ler na placa quando abre a porta. Com o tempo, a gente até se acostuma, mas, se dormir no caminho, acorda sem saber onde está", diz a corretora de seguros Tayná de Brito.
Entre 19h46 e 20h31 a reportagem percorreu todo o caminho do metrô e não houve nenhum aviso sobre as paradas. Nas viagens do início da tarde, havia informações, mas nunca em todas as estações. A CBTU reconhece a falha e diz que o sistema de som será trocado. Enquanto a mudança não vem, a companhia pede que os usuários comuniquem a falha aos funcionários das estações, para as correções possíveis.
Quem usa o trem também reclama da lotação em horário de pico e do número de cadeiras nas plataformas, apesar de a espera ser curta, de quatro a sete minutos no horário de pico. "Sempre espero em pé e também viajo em pé", relata a chefe de departamento Gleice Campos, que usa as estações Central, São Gabriel e 1º de Maio.
Postado por Meu Transporte às 07:48 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
Metrô SP: Diminuição de conforto é natural, diz empresa
Postado por Meu Transporte às 07:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Metrobus pretende renovar toda frota até 2012
Maranhão anunciou a renovação da frota em resposta à reportagem publicada ontem, pelo POPULAR, sobre as condições (críticas) da maior linha de transporte coletivo da capital. "Os investimentos na prestação do serviço são exigências para renovação do contrato de concessão à Metrobus e devem ser objeto de acordo assinado com a Prefeitura de Goiânia, estabelecendo esse compromisso do governo do Estado", destaca o presidente da Metrobus. "Estamos convencidos de que há um acerto entre o prefeito e o governador para que essa renovação da concessão seja firmada", acrescenta.
Renovação
De acordo com Maranhão, a previsão é de que 40% da atual frota, de 120 veículos, seja renovada ainda neste ano, e, os outros 60%, em 2012. "Não tem como ser diferente, porque não há ônibus disponíveis na prateleira para nos atender", argumenta. Ele explica que, mesmo que o processo licitatório seja apressado, a entrega garantida é de oito a dez veículos por mês, com o prazo de 120 dias, a partir da assinatura do contrato.
É também nesse prazo que, segundo ele, o governo estadual pretende adquirir os 30 novos ônibus que atenderão à ampliação do Eixo Anhanguera - conforme determina o novo plano operacional para a concessão. O projeto total da linha deve contemplar a extensão do Eixo para a Região Oeste - até o Conjunto Vera Cruz, na saída paraTrindade - e também para as Regiões Noroeste - Vila Mutirão - e Leste - Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo.
Além disso, assegura Maranhão, a Metrobus pretende investir em toda a via pública que sustenta a linha, incluindo a construção de novos terminais nas extensões Oeste, Noroeste e Leste, e a melhoria dos grandes terminais já existentes, como o da Praça A, da Praça da Bíblia e Padre Pelágio. Outro compromisso é assumir, em parceria com o poder público municipal, a revitalização da Avenida Anhanguera.
Recursos, para os investimentos, o presidente da estatal diz que existem. Conforme afirma, a empresa tem a receber, já, em subsídios, cerca de R$ 60 milhões. Fora os recursos do tesouro estadual, a pretensão é recorrer ao Ministério das Cidades e, também, a financiamentos.
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), gestora do sistema, reconhece que a situação do Eixo Anhanguera - que transporta diariamente 200 mil pessoas - é caótica e estima em aproximadamente R$ 230 milhões os investimentos necessários na linha. .
Fonte: Goiasnet
Postado por Meu Transporte às 07:35 0 comentários
Marcadores: Goiás
Usuários ainda sofrem com informações desencontradas na Fácil
É o caso da ajudante de serviços gerais Silvana dos Santos, 34 anos, que foi até a Fácil de Samambaia para recarregar o cartão do filho de 16 anos, mas voltou para casa sem ter o serviço prestado. “Me disseram que a documentação está incompleta, que está faltando o comprovante escolar. Mas meu marido tinha sido informado que esse documento não era necessário, já que essa seria apenas uma recarga emergencial. Para isso precisaria apenas do cartão do Passe Livre e a carteira de identidade”, lamentou. Sem conseguir colocar os créditos para o filho, ela voltou para casa desesperada. “Eu não tenho como voltar aqui durante a semana, trabalho das 8h à 18h. Meu filho terá que vir sozinho resolver isso”.
Documentação confusa
Silvana não é a única a passar por essa situação. A confusão em relação aos documentos solicitados para fazer a recarga atinge boa parte dos usuários. Para efetuar apenas a recarga é preciso levar três documentos. O comprovante escolar, o cartão do Passe Livre e a carteira de identidade original. Já para quem deseja um novo cartão, serviço que só começa a funcionar nesta segunda-feira (7/2), a lista é um pouco maior. É preciso ter em mãos o comprovante de matrícula, o comprovante de residência, cópia da identidade e do CPF, duas fotos 3x4 recentes, além do termo de compromisso legal preenchido, que pode ser retirado pelo site ou então em um dos postos da Fácil.
Neste domingo cinco postos da Fácil estão abertos para atender a demanda da população, em Sobradinho, Setor Comercial Sul, Gama, Samambaia e Taguatinga. Eles vão funcionar até 18h. Vale lembrar que o serviço só está disponível para a recarga do cartão. Quem deseja um novo cartão, terá que esperar até esta segunda-feira, quando esse atendimento passará a ser feito.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 07:30 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
No Rio, Passageiros sofrem nos ônibus sem ar condiciondo
Postado por Meu Transporte às 07:28 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Metrô na av. Paulista já lota mais do que trens da CPTM
O efeito "lata de sardinha", com que a periferia convive há anos, atingiu a linha 2-verde a ponto de a lotação encostar no limite do que é considerado aceitável.
A lotação da linha 2 do metrô nos picos passou a ser pior que a de três das seis linhas de trens que atendem a periferia.
Na linha 8-diamante, que passa por Itapevi e chega ao centro de São Paulo, os picos foram de 5,8 por m2. Na 12-safira, que atende a zona leste e Itaquaquecetuba, 5,5 por m2. Na 9-esmeralda, que sai de Osasco, 4 por m2.
A lotação na linha 3-vermelha ainda é a mais grave do sistema --a demanda seria suficiente para espremer 10,9 pessoas por m2.
OUTRO LADO
Para Sérgio Aveleda, presidente do Metrô, a lotação da linha 2-verde é um resultado natural do aumento de sua utilidade e sua prioridade é oferecer um transporte rápido para mais gente.
Fonte: Folha Online
Postado por Meu Transporte às 07:21 0 comentários
Marcadores: São Paulo