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Viação Garcia moderniza frota com 100 novos ônibus

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mais uma vez, a Viação Garcia investe na qualidade e na inovação para atualizar a frota de aproximadamente 500 ônibus e atender com excelência quase 1 milhão de passageiros por mês. Transportar passageiros em ônibus dotados das mais novas tecnologias em segurança e conforto é uma tradição que acompanha a Viação Garcia desde os tempos de sua fundação, há 76 anos em Londrina.

A Viação Garcia adquiriu um lote de 100 ônibus com chassis Volvo dos modelos B9R e B12R e carrocerias Marcopolo da nova Geração G 7, nos modelos Paradiso 1200 e 1050. O negócio, no valor de R$ 55 milhões, é o maior realizado no Brasil pela Volvo Buses em 2010.

Os novos ônibus já estão rodando nas linhas da Viação Garcia pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, oferecendo a possibilidade de internet wireless, pontos para recarregar baterias de notebook e celular, ar condicionado com difusores e controles individuais e com sistema que permite a constante renovação do ar no interior do ônibus, além de sensor de alerta de fumaça que indica se há cigarro aceso dentro do veículo.

Assim como os demais veículos da frota da Garcia, os novos ônibus chegam com todas as adaptações necessárias para o transporte de passageiros portadores de mobilidade reduzida.

A transmissão automática é equipada com a mais moderna caixa eletrônica. O mais avançado sistema de segurança faz uma aplicação individual dos freios em cada roda, controlando a estabilidade do veículo. O sistema de freio conjuga diversas tecnologias e dispositivos, como o controle de frenagem que evita o travamento das rodas, o controle que iguala a força de tração nas rodas e freios a disco.

Fonte: Diário do Noroeste
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Em Campo Grande, Novos ônibus executivos entram em operação

As empresas de transporte coletivo urbano de Campo Grande deram início ao processo de substituição dos ônibus executivo, mais conhecidos como “fresquinhos”. Os micro-ônibus passaram a ser substituídos por carros maiores, que transportam número maior de passageiros.
Segundo informou João Rezende Filho, diretor da Assetur, 25 micro-ônibus com ar-condicionado vinham operando como veículos do tipo executivo. Desse total, 15 já foram substituídos por veículos maiores, com moderno sistema de ar-condicionado e dotados de duas portas.
“Os carros são um pouco maior, mas menores do que os ônibus convencionais. Isso ocorre para que os novos veículos não percam mobilidade no trânsito de Campo Grande”, informou João Rezende. A fim de diferenciá-los dos ônibus convencionais, as empresas adotaram um novo lay-out externo, identificando-os como ônibus executivo.
O diretor da Assetur disse que cada uma das cinco concessionárias opera com cinco veículos do tipo executivo, o que dá um total de 25 ônibus. Desses, 15 já foram substituídos e gradativamente todos os micro-ônibus estarão fora de circulação, substituídos pelos novos carros.

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Manaus concorre a prêmio nacional de qualidade em transporte coletivo

Acordo assinado na manhã desta quarta-feira (20), entre a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), coloca Manaus entre as cidades concorrentes do Prêmio de Qualidade 2011. A certificação é entregue somente às empresas com comprovada excelência na prestação do serviço. A capital tem até setembro do próximo ano para se adequar às exigências da entidade.

A adesão ao Programa de Eficiência da ANTP foi oficializado com a assinatura do documento pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, e o gerente de qualidade da ANTP, Alexandre Rezende. Através do acordo, Manaus se compromete a adotar modelos da Agência para otimizar o serviço do transporte coletivo. Segundo a Superintendência, a ação representa um desafio a ser implantado na capital amazonense.

A avaliação da qualidade do serviço de Manaus vai começar em setembro de 2011. Até lá, serão 13 meses para remodelar o atual sistema de transporte urbano na capital. Entre os pontos cobrados pelo prêmio, estão quesitos que vão da liderança e análise de estratégias, até a satisfação de usuários, fornecedores e trabalhadores do sistema, como motoristas e cobradores.

Equipes avaliadoras virão ao Estado para treinar a formação de avaliadores internos. Através de visitas técnicas, serão elaborados relatórios de acompanhamento o desempenho do transporte em Manaus. A solicitação da Agência é por melhorias contínuas e sistematizadas.

O resultado do prêmio será divulgado em outubro de 2011, durante o 18º Congresso Brasileiro de Transportes Urbanos.

Reformulação do sistema

No início deste mês, o prefeito Amazonino Mendes prometeu 900 novos veículos do transporte coletivo até junho de 2011. A melhoria do atual sistema de transporte coletivo está prevista na licitação que deve ser aberta em dezembro deste ano para captação de novas empresas para o serviço da cidade. Segundo Amazonino, até metade do ano que vem, Manaus terá a frota mais nova do país.

Fonte: Portalamazônia
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Passagem de ônibus em Santa Maria custará R$ 2,20

Está definido o novo valor da tarifa de ônibus urbano em Santa Maria. A partir de domingo, a passagem vai custar R$ 2,20. O valor atual é R$ 2. O anúncio foi feito pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB) na manhã desta quarta-feira.
A decisão ocorreu depois de o Conselho Municipal de Transportes ter aprovado, por 10 votos a cinco, o reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,31. Segundo Schirmer, a prefeitura não negociará novo valor enquanto as empresas do transporte coletivo não implantarem o sistema de passagem integrada, que vai permitir que o usuário utilize mais de um ônibus com valor único, ainda não definido.
O transporte nos seletivos passará de R$ 2,50 a R$ 2,75.

Fonte: ZERO HORA
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Tarifa de ônibus Municipal de Votorantim sobe a partir de 3ª feira

A tarifa municipal praticada pelo transporte coletivo de Votorantim passará a custar R$ 2,10 a partir da próxima terça-feira (26). O valor foi sugerido após estudo realizado pela Comissão Especial para analisar realinhamento do valor do transporte coletivo urbano. Foram tomadas por base a planilha de custeios, que apontaram defasagem no valor cobrado, o que deve garantir o transporte de qualidade. Diante disso foi atendido a reivindicação da empresa permissionária, a Auto Ônibus São João que destacava ainda a questão do índice inflacionário.
Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, devido ao reajuste salarial na data base da categoria, bem como dos insumos apresentados pela empresa, chegou-se ao realinhamento do valor nominal da tarifa do vale transporte e bilhete unitário urbano para R$ 2,50.
Já em relação ao subsídio oferecido pela Prefeitura de Votorantim, foi sugerido que o valor para os usuários do cartão integração, seja de R$ 2,10, sendo assim o governo municipal vai arcar com R$ 0,40 da tarifa real a ser cobrada.
Mensalmente a empresa transporta no município 360 mil passageiros, destes aproximadamente 127 mil são subsidiados pela Prefeitura. Para tanto aqueles que ainda não possuem o cartão integração, basta comparecer ao guichê da empresa, que fica no Terminal Municipal.
De acordo com a legislação municipal, o subsídio não se aplica à tarifa especial para estudantes que já possuem desconto de 50% na tarifa cheia e nem ao passe social, e é concedido somente ao usuário que se utiliza do cartão eletrônico comum, o “cartão inteligente” e não é extensivo ao bilhete unitário.

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Fortaleza: Mudanças nas linhas de ônibus

Nesta quinta-feira (21), as linhas de ônibus que passam pela Av. 13 de maio, no bairro de Fátima, vão mudar de itinerário. Isso por causa de obras do Transfor.
Ao todo são 11  linhas que trafegam entre as ruas Monsenhor Liberato e Martinho Rodrigues. Na linha (088) Antônio Bezerra / Albert Sabin, os ônibus seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e dobram na Av. Dep. Oswaldo Studart.

As linhas:
(011) Circular I
(029) Parangaba / Náutico
(030) Siqueira / Papicu / Via 13 de maio
(033) Circular I (corujão)
(075) Campus do Pici / Unifor
(605) José Walter / BR -116 / Av. I
(606) José Walter / Br 116/ Av. N
(625) Parque Manibura / Borges de Melo
(55) Conj. Alvorada / North Shopping
Nessas linhas acima citados, os ônibus agora seguem seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e retomam a Av. 13 de maio.
Ja na linha (602) Parque Pio  XII / Ana Gonçalves, os novo itinerário segue pela Rua Dep. Oswaldo Studart, Rua Martinho Rodrigues e Av. 13 de maio.

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Ônibus elétricos começam a circular pelas ruas de SP, Curitiba e Rio

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Uma novidade nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Ônibus elétricos começam a circular pelas capitais paulista, fluminense e paranaense. Os veículos com a nova tecnologia, bem menos barulhenta, já são usados na Inglaterra, na Suíça e no Canadá. Os motores elétricos lançam menos gases tóxicos no ambiente.
Em Curitiba, o modelo está sendo testado em uma das linhas mais longas e movimentadas da cidade. Depois, o ônibus será testado em São Paulo e no Rio de Janeiro. O coletivo funciona com dois motores: um a diesel, que é utilizado sempre que o veículo estiver em movimento, e outro motor, elétrico, que funciona nas freadas e arrancadas. O passageiro percebe a diferença entre um motor e outro. Quando acionado, o elétrico parece até que o veículo está desligado.
Segundo o fabricante, como o motor a diesel só é acionado quando o veículo ultrapassar dos 20km/h, a economia pode chegar a 35%. Uma pesquisa mostra que a maior parte dos ônibus convencionais passam a maior parte do tempo parados no trânsito, lançando gases poluentes. Por isso, o uso do motor elétrico nas freadas não é por acaso, já que a emissão de gases poluentes é cerca de 90% menor, porque o motor elétrico não solta fumaça.


Fonte: O Globo
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São Paulo testa ônibus que polui até 90% menos do que veículo com motor a diesel comum

Foi apresentado nesta terça-feira um protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro nas ruas de São Paulo. O sistema pode diminuir as emissões de poluentes de 80% a 90% em relação a motores a diesel comuns e reduz o consumo de combustível em até 35%.
O ônibus tem dois motores, um elétrico e um a diesel. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Ele também gera energia durante as freagens. Já o motor a diesel funciona em velocidades mais altas.
Quando o veículo está parado, o motor a diesel fica desligado e não há emissões de poluentes. Estudos da Volvo --fabricante do protótipo-- dizem que o tempo que o veículo fica parado pode chegar a metade do tempo total de operação do ônibus.
O novo ônibus ficará em testes em São Paulo por 15 dias a partir de domingo (24), na linha Cidade Universitária-Aclimação. Neste período, seu desempenho será comparado com o de quatro ônibus comuns que fazem o mesmo trajeto. Depois o ônibus segue para Rio de Janeiro e volta para São Paulo para um teste mais longo em março de 2011. Só então a prefeitura decide se vai comprar os veículos.
No evento de apresentação do ônibus, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou convênio com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para o projeto Transporte Sustentável e Qualidade de Ar, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos meios de transportes.

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São Paulo: Metrô assina contrato de prolongamento da linha Lilás

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) assinou nesta manhã os contratos de construção do prolongamento da Linha 5-Lilás, que vai do Capão Redondo até o Largo 13, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Avenida Adolfo Pinheiro, no trecho entre o Largo 13 de Maio e a Rua Conde de Itu, a partir das 7 horas de domingo. A interdição deve durar 60 dias.
A CET informou que os veículos que seguem pela avenida, no sentido centro, serão desviados para a pista no sentido bairro. Já para os motoristas que seguem no sentido bairro, a opção é a Rua Doutor Antonio Bento e a Avenida Mário Lopes Leão.

Segundo o Metrô, os novos contratos vão possibilitar as construções de novas estações e estender a Linha da Estação Adolfo Pinheiro, já em construção, para a Chácara Klabin. Neste percurso, a linha terá duas integrações, com outras duas estações do metrô, a Santa Cruz, da Linha Azul, e Chácara Klabin, da Linha Verde. Os obras devem estar prontas em 2014, segundo o Metrô.

Fonte: Estadão
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Greve dos funcionários do metrô de Brasília prejudica 500 mil passageiros

A greve do metrô de Brasília prejudicou pelo menos 500 mil passageiros nesta terça-feira. Essa é a segunda vez no ano que os funcionários do metrô entram em greve. No começo do dia, seis trens circularam; às 8h, mais dois entraram em operação. Apenas 30% dos condutores de trens trabalham nesta quarta. Os metroviários querem aumento do efetivo, redução da carga horária dos pilotos de 40 para 30 horas semanais e um plano de carreira. O coordenador do comando de greve, Anderson Oliveira, disse que após três rodadas de negociação nesta quarta, não houve acordo.
Em Samambaia, a espera por um trem chegou a uma hora. Passageiros reclamam do empurra-empurra e da demora. Na estação da Praça do Relógio,em Taguatinga, os seguranças avisavam os passageiros sobre a greve dos metroviários. Na bilheteria, cartazes informavam que o tempo de espera chegava a 40 minutos. Normalmente, no início da manhã, o intervalo entre os trens é de dez minutos. Em Samambaia, o cartaz avisava que a espera era ainda maior, chegando a uma hora ou mais.
Além da espera maior, os trens passavam lotados.
- Aqui não está cabendo mais ninguém. O povo veio se machucando porque eles não respeitam, empurram mesmo. Eu machuquei minha mão tentando entrar - conta uma passageira.
De repente, um homem tenta impedir o fechamento das portas do trem para ver se mais alguém consegue entrar. Com elas abertas, o trem não pode partir.
Preocupadas com o atraso, as pessoas reclamam.
- É o caos. Nós temos as vias principais da cidade em obras e o principal meio de transporte em massa em greve. Fica difícil chegar no trabalho - diz um homem.
Na Ceilândia, muita gente optou pelo ônibus, o que deixou as paradas cheias. O DFTrans colocou 240 carros extras para circular em Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Samambaia e Guará.
A direção do metrô prometeu que até o dia 25, todos os aprovados em concurso com nome em cadastro de reserva para os cargos de agente de estação e de piloto serão convocados. Disse também que, a partir de primeiro de novembro, em caráter experimental, pretende limitar a jornada de pilotos a 30 horas semanais, sem redução de salário.

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Recife: Sufoco para o Transporte Público na Av. Mascarenhas de Moraes, falta corredores de ônibus e ciclovias

Sufuco, essa é a palavra que se encaixa para os usuários do transporte público do recife, e quando se fala na Av. Mascarenhas de Moraes, da pra se ver literalmente como o transporte público não tem prioridade ainda nos grandes corredores da cidade do Recife, é um verdadeiro caos o que esta avenida está passando todos os dias com engarrafamentos e falta de prioridade aos ônibus, são cidadãos que viajam em pé nos coletivos tendo que passar um verdadeiro sufoco ao vê ao lado do ônibus carros com apenas o condutor num desrespeito ao cidadão e claro inviabilizando a via, é um absurdo vermos um ônibus levar mais de 80 passageiros disputando o mesmo espaço com três automóveis levando 03 pessoas, é a contramão da mobilidade urbana.


Falta Agentes da CTTU

E mais um fator agravante, não é encontrado nesta via nenhum agente de trânsito da CTTU órgão que fiscaliza o trânsito no Recife, O Motorista de ônibus Fábio disse que é impossível chegar ao destino no horário programado, ‘’ chego 20 a 30 minutos atrasado devido a este engarrafamento ‘’, disse.

Quatro faixas e nenhuma preferencial aos ônibus

Como falado anteriormente, esta avenida tem 04 faixas por sentido e nenhuma preferencial para o transporete coletivo, o que deixa claro a falta de prioridade aos ônibus e consequentemente a mobilidade urbana, será que é tão difícil criar faixas exclusivas para os ônibus? concerteza que não, na verdade é que os usuários cidadãos e trabalhadores da cidade do Recife estão ouvindo muitas falácias dos políticos de nossa cidade, porém nada é colocado em prática na verdade, pois de fato eles não andam de ônibus.

Falta de ciclovias

E não para por aí, o número de ciclistas que transitam por esta avenida só não e maior devido a falta de ciclovias, muitos se arriscam em meio aos carros para irem trabalhar, e a situação parece que vai continuar, pois o que de fato vale hoje na cidade é priorizar os carros que transportam nada mais além que seus donos

Sem Projetos

E os usuários terão que se acostumar com este problema, é que o Consócio Grande Recife  e a prefeitura do Recife não tem projetos nem planos de viabilizar um corredor exclusivo para ônibus nesta tão importante via, segundo o Consórcio Grande Recife de Transportes é que estão em construção e planejamento terminais de integração do Metrô Sul, aonde muitas linhas deixarão de passar por esta via, porém até que tudo isso seja colocado em prática, os usuários terão que passar por este sufoco.
Clayton Leal - Blog Meu Transporte 
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Em Vitória, Usuário de ônibus da capital já pode saber horário que coletivo passará no ponto

A partir desta quarta-feira (20), o usuário do transporte público coletivo de Vitória poderá controlar através da internet e de telas indicativas o horário em que o ônibus vai passar em cada ponto. A novidade é denominada Ponto Vitória, e o município será a primeira capital brasileira a adotar o serviço em tempo real.

A consulta, pela internet, poderá ser feita de qualquer lugar e a qualquer hora, com dados do sistema de monitoramento da frota que compões o serviço municipal de tranposrte coletivo. A previsão dos horários é obtida por meio de GPS instalado em todos os veículos das linhas municipais. A iniciativa do sistema é da secretaria de Transporte e Infraestrutura Urbana (Setran).

De acordo com o secretário Fábio Damasceno, uma das maiores vantagens é a segurança e programação da viagem. "Tem linhas com intervalo de saída de uma para outra com oito minutos, outras com menos demanda de 30 minutos. A partir do sistema você vai programar a viagem, ficando menos tempo nos pontos. Além da segurança, uma vez que você fica menos exposto. Melhora o conforto e confiabilidade do sistema", explica o secretário da Setran.

Além do acompanhamento pela web, também será possível o controle através de polos geradores de tráficos, como existe em aeroportos. São televisosres instalados em pontos de maior movimento, com o horário de chegada e saída de cada ônibus. Por enquanto, apenas no ponto em frente a Prefeitura de Vitória é possível encontrar a tela. No futuro estima-se a instação nos pontos de maior fluxo de usuários e veículos, como shopping e rodoviária.

Como funciona?

Inicialmente o usuário precisará identificar o ponto de parada de seu interesse. Para isso existe opções de consulta pelo número de identificação do ponto, pelo bairro, nome da rua ou até mesmo por uma referência. A partir da seleção do ponto de ônibus, o sistema exibirá os tempos estimados de passagem dos próximos ônibus pela parada selecionada. www.vitoria.es.gov.br/pontovitoria.

As estimativas de tempo de espera têm alto grau de acerto. De acordo com o secretário, o sistema está redondo, mas poderá gerar atrasos (margem de erro) de dois a três minutos. A previsão correta dos horários de ônibus pelo serviço Ponto Vitória poderá sofrer interferência e apresentar falhas em virtude de alterações repentinas nas condições de fluidez do trânsito. Por exemplo, acidentes, início de obras nas vias públicas, desvio e aumento anormal do fluxo de veículos.

Fonte: ES Hoje
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