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São Paulo: Obras no Terminal Sacomã alteram itinerários de ônibus na zona sul

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Em virtude da continuação das obras de recuperação do pavimento rígido do piso térreo do Terminal Sacomã, das 22h do dia 11 de junho às 4h do dia 14 de junho e das 4h do dia 14 de junho às 4h do dia 21 de junho, a SPTrans informa alteração no itinerário de linhas de ônibus que circulam no terminal.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
  • Linhas e plataformas:Das 22h00 do dia 11/06/10 até as 04h00 do dia 14/06/10
Interdição: Plataforma 1, saída do terminal para a Rua Bom Pastor e acesso pela Rua Francisco Peres ao terminal
5021-10 Água Funda - Terminal Sacomã
5033-10 Vila Brasilina - Terminal Sacomã
5036-10 Jd. Celeste - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
5101-10 Terminal Sacomã - Terminal Pq. D. Pedro II
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: sem Alteração.
5102-10 Terminal Sacomã - Terminal Amaral Gurgel
5104-10 Terminal Sacomã - Praça da República
5107-10 Terminal Sacomã - Terminal Correio
513L-10 Terminal Sacomã - Penha
5705-10 Terminal Sacomã - Metrô Vergueiro
571T-10 Terminal Sacomã - Terminal Rod. Tietê
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
5103-10 Terminal Sacomã - Moema
5103-21 Terminal Sacomã - Metrô Santa Cruz
Sentido Único: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal
  • Das 04h00 do dia 14/06/10 até as 04h00 do dia 21/06/10
Interdição: Saída do terminal para a Rua Francisco Peres
5029-10 Jd. Patente - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, prosseguindo normal.
5030-10 Jd. Maria Estela - Terminal Sacomã
5034-10 Vl. Livieiro - Terminal Sacomã
5038-10 Pq. Bristol - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Rodovia Anchieta, prosseguindo normal.
5034-31 Terminal Sacomã - Vl. Livieiro
Sentido Único: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Rodovia Anchieta, prosseguindo normal.
5104-10 Terminal Sacomã - Praça da República
Ida: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: sem Alteração.
  • Das 22h00 do dia 11/06/10 até as 04h00 do dia 14/06/10
Interdição: Plataforma 1, saída do terminal para a Rua Bom Pastor e acesso pela Rua Francisco Peres ao terminal.
5020-10 Hospital Heliópolis - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Com. Taylor, Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
5032-10 Vila Arapua - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
514T-10 Terminal Sacomã - Jd. Itápolis
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.normal.
Volta: sem Alteração.
  • Das 04h00 do dia 14/06/10 até as 4h00 do dia 21/06/10
Interdição: Saída do terminal para a Rua Francisco Peres
5031-10 Vl. Arapua - Terminal Sacomã
5031-21 Vl. Conde do Pinhal - Terminal Sacomã
5035-10 Vl. Arapua - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, prosseguindo normal.
Fonte: SPTrans
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Porto Alegre: Parada de ônibus onde jovem morreu em abril ganha novo nome


Quase dois meses depois da morte Valtair Jardim de Oliveira, 21 anos, vítima de uma descarga elétrica em uma parada de ônibus da Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, a família do jovem recebeu hoje à tarde uma homenagem. O local da tragédia de 13 de abril ganhou uma placa em memória do estudante e mudou de nome para "Estação Vavá", que era como Valtair era carinhosamente chamado por amigos e parentes.

O que eu queria mesmo era ter meu filho comigo. Mas já que Deus o levou, agradeço por terem atendido ao meu pedido. Nada vai trazer meu filho de volta, mas essa é uma homenagem que a nossa família está recebendo. Se não fosse a união da minha família, com certeza, não estaria em pé agora — disse a mãe de Valtair, Eva Jardim, 60 anos, que participou do ato nesta tarde.

A prima do jovem Luciane Jardim Pereira, 33 anos, explica que a família ainda espera pelo resultado do inquérito policial que apontará os responsáveis pelo choque que matou o estudante. — Tudo está se encaminhando dentro da lei. Nós não vamos deixar o caso parar. As despesas que tivemos, de R$ 5,8 mil, já foram pagas pela prefeitura. A questão da indenização está com os nossos advogados — explica ela.

— É uma homenagem para que a memória dele não seja esquecida. Não era dessa maneira que a gente queria que ele fosse lembrado. Foi uma perda de uma maneira tão trágica — lamenta Luciane. A sindicância realizada pela prefeitura sobre o caso deve ser concluída até o final deste mês, segundo informações da assessoria de imprensa.

O delegado Paulo César Jardim, da 1ª DP de Porto Alegre, trata o caso como homicídio culposo e diz que o inquérito deve ser concluído nos próximos dias. Segundo ele, falta apenas o resultado do laudo da perícia. A Polícia já ouviu 30 pessoas na investigação.


Relembre o caso Valtair


Fonte: Zero Hora
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DF: Rodoviários temem demissão por Catraca Livre


A promessa de que os ônibus circulem com catracas livres nesta segunda-feira (14/6) pode estar comprometida. Os rodoviários estão divididos quanto a seguir ou não a decisão, tomada ontem em assembleia. Eles temem ser demitidos caso permitam que os passageiros embarquem sem pagar passagens, já que isso configuraria carona e poderia lhes render uma demissão por justa causa.

Essa era a realidade no terminal rodoviário de Samambaia Norte, desde cedo. Por volta de 6h, apenas três ônibus haviam deixado o local. No entanto, esses veículos estão cobrando passagens normalmente. O restante dos motoristas e cobradores de veículos que partem do local ainda não haviam decidido o que fazer neste mesmo horário. Mais tarde, porém, representantes do sindicato chegaram ao local e pressionaram os funcionários a deixar a garagem. Além de temerem o desemprego caso sigam a decisão acordada entre a categoria e o Sindicato dos Rodoviários, os funcionários de empresas de ônibus estão apreensivos quanto à possibilidade de terem os ônibus apedrejados se não saírem dos terminais, ou circularem de forma normal, cobrando as passagens.

No P Norte, a situação também é de incerteza. Logo no início da manhã, por volta de 5h30, a maioria dos rodoviários seguia a decisão da assembleia e permitia que os passageiros embarcassem pela parte de trás dos veículos. No entanto, por volta de 6h, alguns dos funcionários cobravam passagens dos usuários do transporte. Além disso, alguns ônibus sequer chegaram ao terminal, o que provoca filas e espera.

O mesmo ocorre em Sobradinho, onde parte dos motoristas e cobradores também não resolveu se vai circular conforme decisão tomada na assembleia de ontem. No entanto, como há representantes do sindicato da categoria na rodoviária da cidade, a maioria dos rodoviários permite que os passageiros que embarcam no local entrem sem pagar passagens, mas garantem que, nas paradas de ônibus, irão cobrar as tarifas.

Em Planaltina, a maioria dos rodoviários opta por circular normalmente. Como a maioria dos passageiros desconhece a decisão de circular com catraca livre, não há confusão no terminal da cidade. Nas paradas de ônibus, entre Planaltina e Sobradinho, todos os usuários do transporte pagam passagens.

A empresa Valmir Amaral entrega a seus funcionários um termo para que eles assinem e confirmem estar cientes que o transporte de passageiros deve ocorrer de maneira usual, ou seja, com a cobrança de passagens. No entanto, a maioria dos motoristas e cobradores da empresa em Sobradinho não assinaram o documento. A Viplan também tenta intimidar os motoristas obrigando-os a assinar um termo em que se comprometem a cobrar as passagens. A empresa também aumentou em 50% o efetivo de fiscais no terminal de Samambaia Sul. Por isso, muitos funcionários desobedecem a determinação do sindicato.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, a medida tomada pela empresa acima é a mesma tentada por outros empresários. Para ele, é mais um artifício que eles usam para impedir a manifestação da categoria. Segundo o representante, os rodoviários estão em campanha salarial e o processo envolve causar um prejuízo às empresas de ônibus como forma de pressioná-las a atender às reivindicações da categoria. Osório destaca ainda que a demissão é um risco que a categoria corre em qualquer tipo de manifestação feita.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal destaca que os motoristas podem circular com a catraca liberada. No entanto, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários podem ser responsabilizados por isso, inclusive judicialmente. De acordo com o sindicato dos patrões, ainda não se fala em demissão, mas em responsabilização.

Fonte: Correio Braziliense
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Fortaleza: Semana começa com indefinição quanto à greve de ônibus


Ontem, grevistas deram uma "trégua", mas medida teve pequeno efeito porque poucos usuários sabiam

Os passageiros do transporte coletivo da Capital começam mais uma semana em clima de incerteza quanto ao fim da greve dos motoristas de ônibus, que completa sete dias. Enquanto isso, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) faz, a partir das 16 horas de hoje, nova assembleia com a categoria.

Ontem, até o início da noite, o despacho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), divulgado no sábado - e que amplia o horário de pico de 6h30 às 8 horas para de 5 às 9h; e de 17h às 18h para 17h às 21h - não havia sido entregue aos representantes do Sintro. O despacho determina, ainda, que o funcionamento de 70% da frota aconteça por empresa e linhas de ônibus. Porém, só entra em vigor quando as partes forem comunicadas oficialmente.

A greve permanece sem tempo determinado para acabar, já que o movimento segue dentro dos trâmites estabelecidos pela Lei de Greve, como analisa Harley Ximenes, presidente a Comissão de Direito Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Ceará (OAB-CE). "É preciso que haja bom senso das partes", orienta.

Desgaste

Muitas vezes, pondera, a classe patronal cria impasses e joga a população contra os trabalhadores. Porém, chama a atenção para o desgaste de um movimento muito longo, sendo necessária, muitas vezes, a busca de outros meios de negociação.

Conforme informações do Tribunal Regional do Trabalho, desde a tarde de sábado que um oficial de Justiça foi designado para entregar o despacho aos sindicatos, sem conseguir encontrar os representantes do Sintro, que mantiveram os telefones desligados.

Ontem pela manhã, o Diário do Nordeste esteve na sede do Sintro, que permaneceu fechada. À noite, o advogado da entidade, Fernando Castelo Branco, disse que apenas hoje pela manhã o sindicato volta a funcionar normalmente "e, então, receberá o despacho".

Já o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) recebeu o despacho do TRT no sábado à tarde mesmo. As medidas do Tribunal foram bem aceitas pelos dirigentes do Sindiônibus.

Fonte: Diário do Nordeste
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Rio de Janeiro: Edital de licitação das linhas de ônibus será publicado na terça-feira


O prefeito Eduardo Paes garantiu ontem que a licitação das linhas de ônibus será concluída até agosto — prazo para também implantar o Bilhete Único. Paes afirmou que o edital sai no Diário Oficial de terça-feira. O anúncio já havia sido adiado duas vezes, porque faltava fazer ajustes em alguns itens. As empresas que vencerem a concorrência vão ganhar concessões de 20 anos.

No entanto, a regulamentação do setor deve pesar no bolso do passageiro. A expectativa é de que o preço da passagem dos ‘quentões’ (sem ar-condicionado) passe de R$ 2,35 para R$ 2,40.

De acordo com as regras previstas no edital, a cidade será dividida em cinco áreas. Mas apenas quatro serão licitadas: Zona Sul, Zona Norte e duas que dividem a Zona Oeste. O Centro do Rio será considerado ‘área comum’, já que recebe linhas de várias regiões.

Vão vencer a disputa as empresas que apresentarem o melhor plano técnico para aprimorar o sistema e oferecerem a maior outorga (taxa paga pela exploração do serviço). Elas terão seis meses para colocar em prática as propostas.

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Recife: Frota de ônibus aumentará nos dias de jogos do Brasil


Os usuários de ônibus terão que ter muita atenção nos dias dos jogos do Brasil, principalmente aqueles que trabalham no Centro do Recife e precisam se deslocar para o subúrbio. Isso porque o Grande Recife Consócio de Transporte, em acordo com as 18 empresas de ônibus que operam na RMR, vai mudar o envio da frota máxima de ônibus nas ruas, das 18h, como acontece normalmente, para as 14h. A alteração vai acontecer no dia do jogo entre Brasil e Coreia do Norte marcado para uma terça-feira, dia 15 de junho. A partida entre Brasil e Costa do Marfim, que será realizada no dia 20 de junho, um domingo, segundo o Grande Recife não haverá alteração por não ser realizada em dia útil.
Já no jogo entre Brasil e Portugal, o esquema será semelhante ao da primeira partida da Seleção Canarinho. Para atender a demanda nos dois jogos, 25% das linhas de ônibus que operam no sistema serão reforçadas. O usuário contará com um aumento de 160 viagens. Porém, devido ao pouco movimento de pessoas nas ruas no momento em que acontecem as partidas, o Grande Recife Consócio Metropolitano decidiu reduzir a frota no período.

Fonte: Folha de Pernambuco
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Rio aposta em virada no Transporte Público com Copa e Olimpíada


Há 50 anos tentando superar a mudança da capital para Brasília, o Rio de Janeiro tem agora na agenda dois compromissos que prometem corrigir a rota de decadência que marcou a vida recente da cidade. Em apenas dois anos, todas as atenções se voltarão para o Rio, nos dois maiores eventos esportivos do planeta.
A Copa de 2014, que deverá ter o Rio como palco principal, e a Olimpíada de 2016 prometem o renascimento da cidade. Se as estimativas de investimentos nos dois eventos giram em torno de R$ 130 bilhões, pelo menos R$ 30 bilhões serão aplicados no Rio.
Para abrigar atletas, turistas e os olhos do mundo, o Rio tem pouco tempo para superar velhos dramas, como a realidade armada das favelas, o transporte desorganizado, a degradação do meio ambiente e a desordem urbana. O ataque já começou, e poderá determinar não apenas o sucesso dos jogos, mas a geração de empregos e qualidade de vida.
Estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam a geração de 3 milhões de empregos no País com os dois eventos, sendo 1 milhão no setor de serviços, como o turismo. No Rio, a expectativa é de 120 mil vagas até 2016.
Ainda sem conseguir alterar as deficiências crônicas da Polícia Militar, o governo estadual já tem resultados com a ocupação permanente de favelas. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão 15 até o fim do ano. Uma gota no oceano de dezenas de comunidades dominadas por traficantes, mas uma visão promissora do que pode ser feito pela segurança até os eventos.
Junto com a polícia, obras de urbanização do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) estão em curso nas maiores favelas, como Rocinha e Manguinhos. Envolvem construção de casas, ruas, saneamento e soluções de mobilidade, como um elevador do Cantagalo ao metrô de Ipanema, na zona sul, ou um teleférico que interliga as favelas do Complexo do Alemão, na zona norte. No entanto, as mais de cem mortes na tragédia das chuvas de abril mostraram que quase tudo ainda está por fazer.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) acredita que, até a Olimpíada, o Rio será outro. No plano estratégico para 2012, estão promessas como a recuperação de 300 quilômetros de vias, 50 mil casas populares e a redução de 3,5% das áreas favelizadas. Até agora, a prefeitura tem sido apenas usina incansável de planos, como a revitalização da zona portuária, com museu, teleférico e instalações para a Olimpíada, ou a transformação da Av. Rio Branco num parque urbano.
Há projetos como uma linha até a Barra da Tijuca para se somar às duas limitadas linhas de metrô da cidade e corredores expressos de ônibus biarticulados para superar a deficiência crônica de um cartel que controla linhas desorganizadas. Outro desafio é modernizar o sucateado sistema de trens urbanos.
O tamanho do desafio para uma cidade que saiu dos Jogos Pan-Americanos de 2007 sem resolver nenhum desses problemas deixa dúvidas, mas os benefícios ainda maiores que a Copa e a Olimpíada podem trazer podem fazer a diferença agora.
Um estudo do banco britânico Barclays estimou, por exemplo, que as exportações podem crescer 30% após os eventos se o País aproveitar a oportunidade para se vender ao mundo. Poucos países têm a chance de sediar Copa e Olimpíada em sequência.
Mais do que apoteoses do universo do esporte, Copas e Olimpíadas estão cada vez mais ligadas à economia. Não só pelo efeito multiplicador de investimentos, mas pela carga simbólica que têm dado ao renascimento econômico de países e cidades. 

Fonte: O Estadão
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Trânsito de SP terá esquema de feriado na estreia do Brasil na Copa


Pelos cálculos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da PM (Polícia Militar), sofrer com os jogos da seleção brasileira na África do Sul vai requerer um certo planejamento. Principalmente para quem precisa se deslocar pela cidade antes e depois das partidas.
Na terça-feira (15), no confronto contra os norte-coreanos, os horários de pico do trânsito da cidade vão mudar, estima a prefeitura. A CET recomenda que o motorista evite principalmente os grandes corredores entre 13h30 e 15h30, ou seja, nas duas horas antes da estreia da seleção.
A companhia vai aumentar em 30% o seu efetivo. Serão 500 agentes em campo, espalhados por pontos estratégicos e em áreas movimentadas. O sistema de Zona Azul, diz o órgão, vai funcionar normalmente.
Depois do jogo, além do trânsito, o problema pode ser o bafômetro. A PM anunciou que vai aumentar o número de blitz de lei seca na cidade. Principalmente em bairros com grande concentração de bares e restaurantes, como a Vila Madalena.
Quem deixar o carro em casa poderá usufruir da operação com frota máxima feito nos trens e linhas de metrô da cidade, diz o governo.

Fonte: FOLHA ONLINE
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Rio Branco: Ameaça de nova greve de ônibus


A terceira reunião entre empresários do transporte e trabalhadores, intermediada pela prefeitura de Rio Branco, terminou sem acordo no final da tarde de ontem. Motoristas e cobradores podem retomar o movimento de greve a partir de quarta-feira.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas (Sinttpac), Clodoaldo Cristiano, o impasse é o percentual do reajuste a ser oferecido para os empregados. Os motoristas e cobradores estão pedindo 5,5% e mais 2% em forma de abono até setembro. Os empresários ofereceram 6% e uma elevação ainda maior após a reanálise do valor da tarifa.

“A categoria está ofendida pela forma que vem sendo tratada, pois não queremos vincular nosso aumento ao reajuste da tarifa. Queremos a reposição de nossa remuneração, por isso poderemos retomar o movimento de greve”, disse Clodoaldo.

O secretário municipal de Articulação, Márcio Batista, o principal intermediador, disse que até quarta-feira patrões e empregados poderão se encontrar novamente para discutir uma nova proposta.“Ainda existem possibilidades de negociações, o que vamos aproveitar”, finalizou o secretário.

Fonte: A TRIBUNA
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Engenheiro Passos tem novo itinerário de ônibus pelo Acesso Oeste


O superintendente de Transporte e Trânsito do município, Roque Cerqueira, confirmou ontem a inclusão de mais um itinerário em quatro horários do ônibus da Transportes Urbanos São Miguel, concessionária que opera o sistema de transporte coletivo da cidade, atendendo passageiros do distrito de Engenheiro Passos, localizado aproximadamente a 37 quilômetros da zona urbana do município. A notícia havia sido antecipada pelo prefeito José Rechuan (DEM) durante uma reunião realizada no distrito, há cerca de duas semanas.

Segundo Roque Cerqueira, os dois ônibus que sair do distrito às 7, 9 horas, 12h20min e 17h10min passará pelo Acesso Oeste, trafegando em seguida nos bairros Jardim Primavera, Toyota, Cidade Alegria e Manejo, de onde seguirá para o Terminal Rodoviário 2 -localizado na Praça da Concórdia, em frente à agência dos Correios, no Centro da cidade, pela Rua do Rosário e a Avenida Gustavo Jardim.

A viagem de volta a Engenheiro Passos será feita pela Via Dutra, desde o Rodoshopping Graal. “Com isso, os usuários do sistema de transporte coletivo residentes em Engenheiro Passos vão ter duas opções de trajeto nesses horários”, disse o superintendente, informando que a utilização do novo trajeto pelo Acesso Oeste será feita em caráter experimental. Ele explicou que durante a reunião que ocorreu no distrito de Engenheiro Passos no mês passado, com a presença do prefeito José Rechuan, os moradores manifestaram um posicionamento favorável à criação do novo itinerário. “O outro coletivo que partir do distrito nesses mesmos quatro horários vai se dirigir ao Centro da cidade diretamente pela Via Dutra, entrando em Campos Elíseos por meio do viaduto em frente ao Rodoshopping Graal”, explicou.

Outra mudança com relação aos ônibus urbanos é a implantação de mais um horário do coletivo responsável pelo atendimento aos moradores residentes no Residencial Monet, na entrada da cidade. “A medida também entra em vigor neste sábado (hoje): todos os dias, partirá um ônibus da comunidade às 7h40m em direção ao Terminal Rodoviário do Centro”, finalizou.

Fonte: A Voz da Cidade
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Em Bauru, ônibus terão desconto nos horários fora de pico


Uma das mudanças para as novas tarifas do transporte coletivo de Bauru, que começam a valer hoje, é o desconto de 10% - com exceção das categorias que possuem benefícios, para quem trocar o uso do ônibus nos horários de pico pelos alternativos: das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30 em dias úteis, de segunda-feira a sábado.

Essas tarifas deverão ser pagas com cartões cadastrados de usuários comuns ou vale-transporte. Nesses horários, os custos serão de R$ 1,89 (básica) e R$ 2,34 (integrada). O bônus não é aplicado aos cartões escolares, já beneficiados com desconto específico.

O aumento da tarifa do transporte coletivo em Bauru passou a valer neste sábado. A tarifabásica, paga com cartão, passará de R$ 2,00 para R$ 2,10 e a integrada (só viabilizada com cartão) de R$ 2,46 para R$ 2,60. Para o usuário que preferir pagar em dinheiro dentro do coletivo, a passagem será de R$ 2,25 - a tarifa atual é de R$ 2,15.

Estudantes

O decreto lei 11.241 de 12 de maio de 2010, que foi aprovado pelo prefeito Rodrigo Agostinho e publicado no Diário Oficial de Bauru, estende o benefício da tarifa escolar para estudantes, cujo limite atual é de 18 anos, para até 25 anos. Para estes, a tarifa escolar passará a ser de R$ 1,58, e a escolar integrada de R$ 1,95 a partir de hoje.

Para divulgar os benefícios à população bauruense, a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru (Transurb), que reúne as empresas Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites, já disponibilizou “in doors”, que são cartazes internos adesivados na janela traseira dos transportes coletivos, com as informações sobre alguns dos benefícios.

Além disso, a empresa divulgou em nota que também distribuiu folhetos aos usuários para frisar todas as mudanças implementadas.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru
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São Paulo: Frota de automóveis paulistana aumentou 43,2% em 13 anos

domingo, 13 de junho de 2010


A frota de automóveis paulistana aumentou 43,2% em 13 anos, período em que a malha viária se expandiu apenas 23% e o sistema de transporte público pouco evoluiu. O resultado é a lentidão: no corredor de tráfego usado pela CET como parâmetro para a sua medição ? Rua da Consolação, Avenidas Rebouças e Eusébio Matoso ? a velocidade média dos veículos caiu 33% no horário de pico da tarde, o que significa que rodam a 11,7 quilômetros por hora. Com isso, o rodízio de carros já não produz os mesmos efeitos de 11 anos atrás. Mas o fato é que, se não fosse o rodízio, a cidade estaria paralisada dia e noite.

Planejado inicialmente pelo governo do Estado de São Paulo com vistas ao controle da emissão de poluentes, o rodízio foi adotado pela Prefeitura em 1999 com o objetivo de retirar das ruas pelo menos 20% dos veículos, dando mais fluidez ao tráfego. Durante o primeiro ano em que a medida vigorou, a velocidade média aumentou 24%, mas especialistas em mobilidade urbana alertaram que esse resultado seria revertido se não houvesse investimentos urgentes e contínuos em transporte público. A parcela da população que circulava lenta, mas confortavelmente, em seus carros só aceitaria usar transporte público se o serviço fosse eficiente, confortável e seguro. Sem isso, acabaria adquirindo um segundo veículo para driblar o rodízio.

O crescimento do índice de motorização de São Paulo mostra que o transporte público não conseguiu atrair os paulistanos. Em 1997, havia na cidade 46,2 veículos para cada grupo de 100 habitantes. Hoje, são 61 veículos para esse mesmo grupo.

No governo Marta Suplicy, um projeto de reformulação do sistema de ônibus municipais foi desenvolvido com grande competência. Pelos planos, os ônibus novos e modernos circulariam em corredores exclusivos ao longo das principais avenidas, livres dos congestionamentos, monitorados por GPS para assegurar trajetos racionais e a pontualidade dos veículos. Nas linhas internas dos bairros, a população seria atendida por micro-ônibus ou vans, com maior agilidade e conforto. Esses veículos deixariam de competir com os ônibus nos principais corredores, permitindo maior fluidez. Todo o sistema de ônibus seria integrado pelo Bilhete Único com o metrô e trens, o que permitiria mais viagens por tempo determinado ao custo de uma única tarifa.

No papel, o plano era perfeito. Na prática, Marta Suplicy se limitou a instituir o Bilhete Único e a construir uma parte dos corredores exclusivos planejados ? a parte mais visível e eleitoreira para quem buscava a reeleição à Prefeitura. O governo seguinte, de José Serra e Gilberto Kassab, não deu continuidade ao sistema, permitindo que grande parte dos corredores se degradasse e que a concorrência entre vans e ônibus voltasse aos pontos de maior movimento, comprometendo a eficiência planejada para o sistema.

Hoje, apesar da lentidão do trânsito, ou por isso mesmo, chegar ao destino de carro ainda é mais cômodo do que de ônibus. Em muitos trajetos, o tempo perdido no transporte público é o dobro do que é gasto de automóvel. Os avanços do metrô, apontado como a grande solução para a melhoria da mobilidade urbana na capital, ainda são demorados e tímidos. Além disso, as facilidades do Bilhete Único fizeram milhares de passageiros trocarem os ônibus pelo metrô e o resultado foi a superlotação do sistema.

Para não viajar espremidos nos vagões ou nos ônibus, milhares de ex-usuários do serviço público aproveitaram as facilidades de financiamento, a redução do IPI, a queda dos juros e compraram automóveis e motos, o que aumentou os congestionamentos nas ruas.

É impossível fugir à necessidade de urgentes e maciços investimentos, tanto na malha viária como nos serviços de transporte público. Mas também é evidente que a Prefeitura sozinha não tem recursos suficientes para dar conta desse recado. Dada a importância da cidade de São Paulo para a economia nacional ? e o prejuízo que sua crescente paralisia pode acarretar ?, o esforço financeiro conjunto da União, Estado e Prefeitura torna-se imperativo.

Fonte: Estadão

Vejam esta matéria exibida pelo programa Profissão Reporter da Rede Globo sobre o Caos que é o Trânsito de S. Paulo.

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Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


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Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

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Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

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Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

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Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

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Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960