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Série Transporte pelo Mundo Chega a Milão, na Itália

sábado, 12 de junho de 2010


A Azienda Trasporti Milanesi opera dentro da área metropolitana, a gestão de uma rede de transporte público composto por três linhas de metropolitano e 120 bonde e ônibus. Globalmente, a rede cobre cerca de 1400 kms atingindo 86 municípios. Além do transporte público, ATM gere o estacionamento de um intercâmbio e os espaços de estacionamento de rua em no centro histórico e nas zonas comerciais que utilizam o sistema SostaMilano cartão de estacionamento.

Metro que é o que os americanos chamam o metrô e os ingleses chamam de metro. É composto de três linhas, a linha vermelha que vai do Nordeste e Oeste, a linha verde, executando o Nordeste e Sudoeste, e à linha amarela de norte a sul. Há uma linha azul adicionais executando a 3 paragens no centro de Milão e, em seguida, dirigindo-se para os subúrbios. Metro entradas são marcadas com um quadrado vermelho com um sinal branco "M". O metro funciona Milano 06:15 até 00:14, é uma boa idéia pegar o seu último trem, o mais tardar a noite.

Os bondes também conhecido como bonde, percorrem toda a cidade. Eles estão sempre laranja e têm uma longa ou um carro pequeno. Os bondes já não são mais modernos do que olhar o interior mais velha caixa de madeira em forma de bondes. Paragens de eléctrico, bem como as paragens de autocarro são marcados por altos postes de laranja com um diagrama de eléctrico ou autocarro.

Ônibus são sempre laranja. Há cabo elétrico ônibus, bem como barramentos independentes. Entre todos os sistemas de transportes públicos você pode ir apenas aproximadamente em toda parte no Milan.

Ônibus em Milão estão disponíveis na hora freqüentes para a melhor comodidade dos turistas para se deslocar de um lugar para outro e em cada canto da cidade. O serviço público na área do Milan é caracterizada pela presença de ampla rede de transporte rodoviário e faixas, os autocarros e os eléctricos são um recurso importante para todos aqueles que querem se mudar da cidade, como todas as grandes cidades europeias. Você pode obter todas as informações sobre o ônibus e Milão eléctrico e os seus horários e paragens do nosso site que pode alertá-lo sobre os horários e você pode planejar adequadamente mais se mover.

Ônibus e bondes em Milão
Se os turistas contam com o transporte rodoviário ou ferroviário, no centro da cidade que podem lhe permite admirar os palácios e pitoresca cidade pelo ponto de vista incomum, descobrindo os cantos mais escondidos da visão do turismo de massa. Você pode coletar as informações sobre os horários e as paragens dos eléctricos e autocarros que podem ajudá-lo a passar o tempo em lugares diferentes da cidade eterna durante o período de férias com a família e amigos. Milan tem muitas outras oportunidades para os turistas para apreciar o memorável feriados aqui e nos dias de hoje sempre lembro de você vir aqui e desfrutar de todos os anos umas férias pendentes.
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Série Transporte pelo Mundo Chega a Istambul na Turquia

Geralmente existe muita dúvidas em relação ao transporte em Istambul e é importante notar que pela geografia da própria cidade os turistas geralmente tem dificuldade em localizar onde estão. A cidade de Istambul une dois continentes: a Ásia e a Europa. Assim você pode tomar café na Ásia e almoçar na Europa ! Mas para se locomover de um continente a outro você tem somente duas pontes e um sistema de transporte de barcos. Através deste artigo venho a esclarecer qual seria o melhor tipo de transporte e quando você deve usa-lo. Espero que ele seja útil na sua estadia em Istambul.

Istambul tem um trafego caótico !

Cuidado com os horários de pico ! Istambul tem cerca de 14 milhões de habitantes e como toda metrópole possui problemas de transito. Evite se locomover durante horários de pico. Não ha muito problema de locomoção durante a manhã nos pontos turísticos e áreas hoteleiras. Se você for fazer um passeio na área de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) fique por ali até as 19:30 ou 20:00 e use o trem de superfície se você deseja retornar a área de Taksim-Beyoglu. Evite o trafego no horário entre as 18:00 e 19:30 horas. Verifique a quanto tempo de carro seu hotel se encontra distante do aeroporto e tente não sair em cima da hora ! É sempre bom bancar o bom mineiro e não perder o trem ! Caso você chegue em Istambul entre as 18:00 e 19:00 horas você provavelmente vai pegar um trafego bem pesado para chegar ao seu hotel. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

Passagens: As passagens para o trem de superfície, metro, trem subterrâneo, tramvay, tunel , funicular e barco se chama "Jeton" e você pode compra-las em quiosques perto de cada estação.
Horário dos transportes públicos: Istambul é uma cidade com vida noturna agitada, mas o transporte público deixa muito a desejar. A maioria dos transportes públicos termina seu serviço por volta da meia noite. Portanto fique atento ! Note que os taxis cobram tarifa noturna também a partir da meia-noite.

Istambul adquire 100 Evobus Mercedes-Benz Capacity

Os transportes urbanos de Istambul - IETT Istanbul Elktrik Tramvay ve Tünel Isletmeleri encomendaram à Evobus, uma centena de ônibus Mercedes-Benz Capacity, cuja operação será praticada numa linha em canal dedicado entre o subúrbio de Avcilar e o centro de Istambul.
Ônibus - Otobus :

Geralmente não são recomendados para os turistas a não ser que queiram ir a um bairro específico distante e não possam pagar por um taxi nem usar o trem de superficie. Evite tomar onibus em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Neste horário estão sempre lotados !
Ônibus com passeio turístico: O ministério de turismo da Turquia criou um passeio com um ônibus com dois andares e teto aberto pela cidade. Você pega o ônibus na área de Sultan Ahmet, onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia. Por favor se informe dos horários, preços e circuito no local.


Trem de Superfície - Tramvay:

O trem de superfície ou Tramvay é um ótimo meio de transporte para quem quer se locomover da área de Taksim para a região de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) e para o Grande Bazar. Mais uma vez evite tomar o trem de superfície em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Caso o trem passe e você veja que esta lotado, espere o próximo, os trens passam de 5 em 5 minutos. Cuidado com dinheiro e documento no trem, pois já houve casos de pequenos furtos quando o trem esta muito lotado. Esse é um transporte muito usado pelos turistas.

Trem subterrâneo Tunel - Tunel :

O tunel é uma pequena linha de trem subterrâneo que só tem duas linhas: Karakoy e Tunel. Esse transporte é usado quando os turistas estão no Bazar de Especiarias atravessam a ponte de Galata a pé e querem ir a Taksim-Beyoglu.

Metro:
O metro não é muito usado pelos turistas pois ele não liga nenhuma área histórica da cidade. O metro subterrâneo possui somente uma linha e liga o bairro de Taksim ao bairro de 4.Levent, mas se você quer visitar o shopping center mais moderno da cidade com uma arquitetura muito original, você pode pegar o metro em Taksim e descer em 4.Levent dentro do Shopping Center Kanyon. O metro de Istambul é muito moderno e cobre uma área restrita da cidade, com ele se tentou solucionar ou pelo menos amenizar o problema de transito. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

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Série Transporte pelo Mundo: Shanghai prioriza desenvolvimento do transporte metroviário

A metrópole costeira de Shanghai localiza-se na parte oriental da China. Nos últimos anos, a fim de cobrir a demanda por transportes de seus 18 milhões de habitantes e para garantir um bom fluxo durante a Expo Mundial de 2010, o governo local adotou a estratégia de priorizar o transporte público via metrô. A seguir, ouça uma reportagem da CRI sobre o assunto:
O desenvolvimento do sistema metroviário de Shanghai é uma medida de alta importância, pelas vantagens que esse tipo de transporte possui: praticidade, rapidez, economia de energia e proteção ambiental. Liu Min, porta-voz da Administração Municipal de Transportes da cidade, nos conta que o desenvolvimento do metrô é fundamental para aperfeiçoar o trânsito urbano.
"Shanghai desenvolverá de forma prioritária o transporte sobre trilhos, porque poderemos aproveitar plenamente os espaços subterrâneos, enquanto incentivamos os cidadãos a utilizarem este meio de transporte. Desta forma, serão atenuados de forma significativa os engarrafamentos na cidade. O metrô é rápido, seguro e pontual. No futuro, será o principal meio de transporte público de Shanghai. Acima de tudo, planejamos estabelecer um sistema integrado, composto pelo transporte sobre trilhos, que é o suporte principal, os ônibus que formam a base e os táxis como suplementos."

No final da década de 50, Shanghai planejou a construção de seu metrô e, desde então, foi realizada uma série de testes. Em 1995, a primeira linha entrou em operação. Zhu Husheng, vice-presidente da corporação Shentong, participou desde o início do planejamento e da construção. Ele recorda o que sentiu ao ver a obra concluída:
"Tivemos sentimentos muito profundos naquele momento. Finalmente Shanghai tinha sua própria linha de metrô, cumprindo assim o sonho de várias gerações nossas, os trabalhadores de transporte ferroviário. Foi uma grande satisfação para nós vermos nossa obra completa."
Desde então, o transporte sobre trilhos de Shanghai passou por grandes avanços. Até o fim de 2007, doze anos depois do início das operações da primeira linha, a cidade concluiu a construção de oito linhas, com uma extensão total de 234 quilômetros. A cifra a coloca entre as cidades mais avançadas do mundo neste tipo de transporte. Os habitantes do município comentam que o sistema melhorou muito suas condições de locomoção:
Além do metrô, o governo municipal também dá muita atenção aos ônibus. Foi adotada uma série de medidas, como melhorias no planejamento, implantação de corredores expressos para ônibus, criação de mais linhas interligadas ao transporte sobre trilhos, o incremento dos subsídios para empresas de ônibus e a gratuidade para os habitantes com mais de 70 anos de idade.
Em 2010, Shanghai sediará a Expo Mundial. Estima-se que mais de 70 milhões de turistas chineses e estrangeiros chegarão à cidade. O governo municipal está construindo uma linha específica que chega ao local deste importante evento e, antes de 2010, outras três serão abertas para o mesmo fim. Liu Min assegurou que o transporte público da cidade atenderá à demanda da exposição.
"Elaboramos um plano de transporte público para a Expo Mundial que já começou a funcionar. Durante o evento, nosso setor se encarregará da maior parte do serviço de transporte dos turistas provenientes de todo o mundo."

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Série Transporte pelo Mundo: Pequim terá o maior e mais avançado sistema de metrô do mundo

China terá sistema gigante de metrô e especialistas em transporte público ocidentais aplaudem

Chan Shao Zhang vive um dos melhores momentos de sua vida. Depois de quatro décadas de falsos começos, Chan, engenheiro de 67 anos, está supervisionando um exército de trabalhadores que operam 60 enormes máquinas de perfuração sob esta metrópole chinesa. Eles estão construindo o maior e mais avançado sistema de metrô do mundo. A questão, no entanto, será se estas máquinas conseguirão vencer a crescente paixão chinesa pelos automóveis - a venda de carros aumentou nove vezes desde 2000.
O Metrô Guangzhou é apenas parte da construção de um amplo sistema de transporte público em toda a China. Ao menos 15 cidades estão construindo metrôs e outra dezena têm planos para isso.
O ritmo de construção só irá acelerar agora que Pequim pressionou os governos locais para que melhorem os gastos com infraestrutura para compensar a perda que o país tem enfrentado nas exportações. Especialistas em transporte público ocidentais aplaudem a China por investir bilhões em sistemas que prejudicam menos o meio-ambiente e as cidades. Mas eles alertam que outras políticas chinesas, como permitir o desenvolvimento desenfreado de prédios em novos subúrbios, prejudicam os benefícios da melhora do transporte público.
Chan defendeu a combinação de carros e metrôs de Guangzhou, dizendo que a cidade construiu uma estação de metrô perto de uma nova fábrica da Toyota para que os funcionários e fornecedores cheguem ao local.Hoje, Guangzhou tem cerca de 115 km de linhas subterrâneas, que foram construídas em grande parte nos últimos três anos, e ainda assim amplas áreas da cidade em expansão ainda estão distantes da próxima estação.
A cidade planeja ter outros 133 km de linhas até o final do ano que vem (além de um sistema de bondes e trens de alta velocidade). A longo prazo o plano promete 805 km de metrôs e trens, que poderão ser expandidos ainda mais.Mas os carros ainda resistem. Chen Hao Tian, 43, planejador econômico do governo municipal de Guangzhou, costumava gastar meia hora em um ônibus gratuito para funcionários do governo a caminho do trabalho.
A maioria dos visitantes, chineses ou estrangeiros encontra um metrô limpo, rápido e relativamente confortável, exceto nos fins de semana ou hora do rush, quando o metrô está muito lotado. O metrô funciona a cada 4 ou 5 minutos, das 5:00 às 22 ou às 23:00 h, de acordo com diferentes estações de primeira eo preço é por 3CNY passeio para qualquer distância. Existem duas linhas de metrô em Pequim: um é executado na Avenida Chang'an e sua linha se estende desde Sihuidongzan no leste de Pingguoyuan no oeste; outro círculos sob a parte setentrional do segundo anel rodoviário. Você pode transferir entre estas linhas de Fuxingmen estação e estação Jianguomen sem taxa de transferência.


Esses são os primeiros ônibus elétricos de Pequim a utilizar tecnologia de baterias de lítio, que suportam alta densidade energética. Após os Jogos os veículos serão incorporados ao sistema de transporte público da capital chinesa. “Além de ajudarmos a cidade a atingir as metas de baixa emissão de carbono na operação olímpica, vamos procurar usar as Olimpíadas como plataforma para aumentar a percepção das pessoas sobre as opções sustentáveis de transporte público na China”, disse Subinay Nandy, diretor do PNUD chinês. Estatísticas oficiais prevêem que em 2012 as grandes cidades serão responsáveis por 64% do total de emissões na China. A aplicação de soluções para transportes públicos com pouco carbono é um desafio fundamental tanto para a segurança energética do país quanto para o enfrentamento do aquecimento global. Além da diminuição da poluição atmosférica, os ônibus também ajudarão a diminuir a poluição sonora, outro problema grave nas ruas de Pequim.

Transporte público de ônibus é executado a partir de 05:30 h às 23:00 h diariamente. Tomar ônibus em Pequim é bastante barato, mas menos confortável do que um táxi ou o metrô. A taxa de alugueu de um carro elétrico e de estacionamento público comum é 1CNY. Os ônibus são equipados com ar condicionado ou de linha especial são cobradas de acordo com a distância. Poucos estrangeiros se locomovem de ônibus, porque está sempre lotado, especialmente durante as horas de rush (6:30 - 09:00 e 17:00-19:00). Os turistas preferem os Microônibus, servindo de 7:00 até 19:00, cobrar a taxa fixa de 2CNY com garantia de assento. Eles são mais rápidos e confortáveis.
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Manaus: A passagem aumentou, porém os ônibus continuam lotados


Após a implantação da nova tarifa de ônibus, ao preço de R$ 2,25, na manhã desta sexta-feira (11), muitos passageiros desconheciam que o valor havia sido reajustado. A informação foi confirmada por alguns cobradores dos veículos usados como “alimentadores” no Terminal 3, da Cidade Nova, que fazem o traslado de passageiros dos bairros até o terminal.
A motorista e cobradora de uma das linhas, Zilda dos Santos Oliveira, diz que muitas pessoas não sabiam da mudança, mas também não chegaram a reclamar quando informadas da nova tarifa. “Algumas pessoas não sabiam do reajuste da passagem, mas não houve nenhum tipo de problema. Todos os que desconheciam o novo valor pagaram normalmente”, afirma a cobradora.
O mesmo afirma a cobradora Valéria da Silva. Para ela, as pessoas não se importaram de pagar a nova tarifa, embora a reclamação do tempo de espera fosse constante entre a maioria.
Para a funcionária pública Elizabete Nunes, que precisa pegar quatro coletivos para ir e voltar do trabalho, o reajuste da tarifa não vai melhorar o serviço. “Nós gastamos muito para andar de ônibus e temos de tirar do nosso bolso. E agora temos mais um aumento. Eu não acredito que o serviço vai melhorar. Já teve outros aumentos e nada mudou”, diz.
A estudante Ana Priscila, 14, abordada pela reportagem enquanto comprava a meia-passagem nos postos do terminal 3, também não acredita que o reajuste vai melhorar o serviço. “O aumento é injusto, porque o serviço não melhora. Se aumenta, deveria ser melhor e não demorar tanto para que o ônibus passe”, reclama a estudante.

Demora e desconforto
No Terminal 3, o desconforto pela surpresa era visível em algumas pessoas, mas não houve tumulto. O fiscal Orígenes Magno, do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, que atua no local com a função de organizar as filas de entrada nos ônibus, diz que não foi registrado qualquer problema.
“A maior parte das pessoas reclamavam do tempo nas paradas, mas não houve tantos questionamentos sobre o reajuste da passagem”, explica o fiscal, que atua, segundo ele, junto com outros 42 fiscais em todos os cinco terminais de integração da cidade. Policiais Militares presentes no local também não registraram qualquer incidente.
“Nós estamos com um contingente de quatro policiais aqui fazendo a patrulha e não registramos nenhum tipo de confusão entre usuários e funcionários das empresas”, conta o policial militar Oris Lima. Apesar do aumento na tarifa, o serviço continua o mesmo, com os ônibus saindo lotados de locais como o Terminal 3, na Cidade Nova.
O valor da tarifa foi reajustado pelo prefeito Amazonino Mendes na última quarta-feira (9).

Fonte: D24 am
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São Paulo: O transporte público ou o privado está causando o caos?


A política de investimentos em obras no sistema viário para atender só ao transporte individual sinaliza que os ônibus continuarão ruins e que a saída é comprar um veículo para fugir do rodízio.
A aplicação de cerca de R$ 148 milhões em um único túnel, enquanto 34,93% das rotas de ônibus transitam a menos de 15 km/h (fonte: CET-2008), mostra que o fato de os ônibus não andarem não incomoda a Prefeitura.
Uma pista com três faixas na Sena Madureira registra 450 automóveis parados com cerca de 630 pessoas em 1 km de extensão. Quando anda, atende a até 1.500 pessoas/hora por faixa. Ao lado, no "corredor Ibirapuera", mais de 150 ônibus/hora, transportando mais de 10 mil pessoas/hora, se arrastam a menos de 7 km/h no pico da tarde em uma faixa. E nada é feito, quando a operação em duas faixas nos picos resolveria.
A implantação de uma ligação expressa entre duas vias já congestionadas não resolverá o problema de mobilidade. Mais perguntas: os ônibus circularão no túnel e terão tratamento prioritário? Ou teremos mais um grande estacionamento coberto com os carros parados e motores ligados nos horários de pico?

Fonte: Estado de S. Paulo
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EMTU/SP inicia integração de Juquitiba e São Lourenço à linha 5 do Metrô

sexta-feira, 11 de junho de 2010


A partir de 12/06, os moradores de Juquitiba e São Lourenço da Serra contarão com integração tarifária entre as linhas: 030TRO Juquitiba (Barnabés) – Itapecerica da Serra (Valo Velho), via São Lourenço da Serra (Centro) e 030VP1 Juquitiba (Centro) – Itapecerica da Serra (Valo Velho), via São Lourenço da Serra (Centro) e as linhas intermunicipais que têm como destino o Terminal Capão Redondo.
Com essa integração, os usuários vão economizar R$ 0,20 tanto na ida a São Paulo como na volta para Juquitiba e São Lourenço da Serra, além de acessar gratuitamente o transporte sobre trilhos do Metrô e da CPTM por meio do Terminal.
Os usuários das linhas 030TRO e 030VP1 terão integração com as linhas apresentadas abaixo:
001TRO Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
002TRO Embu (Engenho Velho) – São Paulo (Metrô Capão Redondo), via Itapecerica da Serra (João Mandu)
339TRO Itapecerica da Serra (Potuvera) – São Paulo (Metrô Capão Redondo), via Itapecerica da Serra (Jardim Cinira)
340TRO Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
451TRO Itapecerica da Serra (Jardim Branca Flor) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)

Para obter o desconto, o usuário deve embarcar em uma das linhas relacionadas na tabela, no ponto da Rodovia Armando Salles (Estrada de Itapecerica) na região do Valo Velho.

A tarifa de R$ 4,80 deverá ser paga da seguinte maneira:

Sentido Terminal Capão Redondo

Pagamento de tarifa na linha 030TRO / 030VP1 (R$ 2,45), com transferência para as linhas 001 / 002 / 339 / 340 / 451, no período de 150 minutos com pagamento de complemento de tarifa no valor de R$ 2,35, e destas realiza nova transferência, esta gratuita para o metrô.

Sentido Juquitiba

Pagamento de tarifa no metrô (R$2,55 ou R$2,65 – dependendo da linha de origem), com transferência gratuita para as linhas 001 / 002 / 339 / 340 / 451 após a validação do cartão BOM, que permitirá no período de 150 minutos a realização de transferência para a linha 030TRO, mediante pagamento de complemento de tarifa no valor de R$2,25

A medida visa à ampliação da acessibilidade dos usuários, permitindo a integração dos ônibus intermunicipais da EMTU/SP, Metrô e trens da CPTM, através da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do Metrô, que proporciona transferência gratuita para a Linha 9 – Esmeralda, da CPTM.

Fonte: EMTU-SP

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DF: Rodoviários decidem no domingo sobre nova paralisação


Indicativo de greve está marcado para segunda-feira e estimativa é que mais de um milhão de pessoas sejam prejudicadas. Hoje, os ônibus circularam normalmente.

Os ônibus circularam normalmente nesta sexta-feira, dia 11, e os rodoviários garantiram que não vão fazer outras paralisações até segunda-feira, dia 14. De acordo com o DFTrans, 2.300 ônibus estavam nas ruas na volta para casa. O Sindicato dos Rodoviários garantiu que não vai haver novas paralisações no fim de semana, mas no domingo motoristas e cobradores decidem se realmente vão entrar em greve a partir de segunda-feira.

O sindicato disse que vai cumprir a determinação da Justiça de manter 60% dos ônibus circulando, mas informou que vai recorrer da decisão. A estimativa é que um milhão de pessoas serão prejudicas pela paralisação.

Fonte: DFTV
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Rio de Janeiro: Edital de licitação das linhas de ônibus será publicado na terça-feira


O prefeito Eduardo Paes anunciou, na manhã desta sexta-feira, durante a inauguração de duas creches municipais na Zona Norte, que o edital de licitação das linhas de ônibus, que inclui o bilhete único, será publicado na próxima terça-feira, no Diário Oficial da prefeitura. Paes acredita que até agosto a licitação estará concluída e o bilhete único implantado no município.
As concessões terão validade de 20 anos. A prefeitura vai estipular as metas, mas caberá às empresas formular as propostas técnicas de operação. Ou seja, indicar a quantidade de linhas e o número de ônibus nas quatro regiões em que a cidade será dividida.
O edital de licitação vai determinar, entre outras coisas, que os futuros ônibus serão obrigados a ter suspensão a ar, motor traseiro, câmbio automático, direção hidráulica e escadas rebaixadas. Também serão fixados patamares de ocupação máxima, de intervalos e de distâncias a serem percorridas até os pontos.
Os ônibus que circularem em grandes vias troncais, como a Avenida Brasil, serão articulados e biarticulados, iguais aos de Curitiba, que têm capacidade para transportar até 220 passageiros.
A modernização de toda frota será gradual e deverá ser feita até 2016, preparando a cidade para as Olimpíadas.

Fonte: O Globo
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São Paulo: Serviço Atende transporta mais de 107 mil pessoas por mês


Implantado pela SPTrans em maio de 1996 o Serviço de Atendimento Especial ou Atende, tem como objetivo transportar pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitados de utilizar os meios de transporte público para a realização de tratamentos médicos, estudos, trabalho e até mesmo lazer.

Em 1996 o Serviço operava com 35 vans, atualmente, são 333 veículos adaptados que transportam um total de 6.376 passageiros, sendo 3.658 pessoas com deficiência e 2.718 acompanhantes.

Mensalmente são transportadas pelas vans do serviço 107.288 pessoas. São 61.680 passageiros com deficiência e 45.608 acompanhantes.

Rodando cerca de um milhão de quilômetros por mês, o Serviço Atende leva diariamente usuários das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade para hospitais, escolas e empresas.

No sábado e domingo o Atende também está presente através do serviço denominado "eventos aos fins de semana" permitindo assim, o acesso das pessoas com deficiência ao lazer e cultura.Esforços e investimentos não são poupados para garantir o direito básico de ir e vir dos deficientes físicos.

O transporte efetuado pelo Serviço Atende é gratuito. Voltado para pessoas com deficiência severa, com alto grau de dependência. Esse tipo de transporte modifica a vida de milhares de pessoas e reflete o respeito à cidadania.

Fonte: SPTrans
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Projeto que leva leitura ao transporte coletivo é lançado em Paranavaí


O projeto “Leitura no Itinerário da Viação Cidade Paranavaí” vai disponibilizar de 20 a 24 livros em cada ônibus da VCP. O usuário do transporte coletivo terá direito a escolher qualquer obra para ler enquanto estiver no veículo. Se preferir, poderá fazer um empréstimo por período de 30 dias. “Todo o material informativo sobre como o projeto vai funcionar estará no ônibus. Haverá de cinco a seis bolsas, cada uma contendo quatro livros dos mais variados gêneros, inclusive os clássicos da literatura”, explica um dos coordenadores do projeto, Alexandre Costa Santiago, acrescentando que vão oferecer também revistas e jornais.

Cada parceiro desempenha um papel determinante para o sucesso da iniciativa. A Fundação Cultural está oferecendo os livros por meio da Biblioteca Municipal Júlia Wanderley. O Rotary Club Paranavaí Entre Rios patrocinou a confecção das bolsas e ainda fará campanhas de doações de livros. A Viação Cidade Paranavaí fará o controle dos empréstimos e devoluções. “Já o Sesc ficou encarregado da programação cultural. Eles vão oferecer apresentações artísticas dentro dos ônibus, inclusive declamações”, explica Santiago. Conforme os livros serão emprestados a coordenação fará reposições de obras.

Quem quiser levar algum livro para casa terá de preencher um cadastro com dados pessoais. “É a melhor forma para fazermos o projeto dar certo, até porque precisamos localizar o leitor, caso haja algum problema”, justifica o coordenador. Para o êxito da iniciativa, o presidente da Fundação Cultural, Paulo Cesar de Oliveira, também coordenador do projeto, pede que os usuários do transporte coletivo contribuam com críticas e sugestões. “É muito importante a participação da comunidade”, enfatiza.


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Semuttran testa TV no transporte coletivo em Piracicaba


Cerca de dez ônibus circulam pela cidade equipados com monitores de televisão LCD de 22 polegadas que veiculam notícias rápidas e propagandas. A iniciativa faz parte de um projeto piloto do provedor de internet Uol. Se os resultados forem positivos, a idéia poderá vigorar em definitivo no próximo ano, de acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Prates.

Todo o custo do programa é responsabilidade da UOL. A programação da TV mostra notícias rápidas, muitas ligadas à economia, porque o período de permanência dos passageiros nos veículos é pequeno. A novidade divide opiniões entre os usuários. A estudante Márcia Nova, 18, aprova. "A televisão é uma distração, é uma forma do trajeto passar mais rápido. Acho que deveria ser instalado em todos os ônibus.

"Já aposentada Maria Garcia, 68, assustou quando se deparou com o aparelho de TV no veículo. Para ela, o conteúdo deveria ser outro. "Não dá para entender nada, não tem nenhuma notícia interessante. Podia colocar novela, filme, alguma coisa assim", opina. Segundo o secretário, não há tempo previsto para a permanência dos equipamentos nos ônibus. (Juliana Franco)

Fonte: Jornal de Piracicaba
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