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Licitação dos ônibus em Belém prevê contrato de 6 anos e ar condicionado

quinta-feira, 11 de agosto de 2022


O edital de concorrência para licitação do transporte público de Belém foi publicado pela prefeitura municipal nesta quarta-feira (10).

Entre os principais pontos estão os dois lotes de serviços, e a separação das tarifas pública e de remuneração.

O edital e seus anexos estão disponíveis para retirada gratuita e os envelopes devem ser abertos pela Comissão Geral de Licitação (CGL) na sexta-feira (12).

O documento, entre outros pontos, prevê:

Execução dos serviços por 6 anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade e de participação de consórcio;
critério de escolha será o da menor tarifa de remuneração;
sistema de informações aos usuários sobre itinerário do veículo e tempo de chegada nas paradas de ônibus;
frota deve ter monitoramento de câmeras de segurança;
nos primeiros dois anos, 20% da frota de veículos deverão possui ar condicionado.

Lotes de serviços
Serão dois lotes de serviços para atender o município, que juntos somam contrato de R$2,8 bilhões.

Cada um dos lotes de serviços é composto por área de operação: "Marajó" e "Guamá" - veja no mapa abaixo.

O lote 1 "Marajó" inclui as categorias "Básico (serviços básico, semiurbano e local) e "BRT/BRS (serviços BRT/BRS Troncal Principal, Troncal Secundário e Serviço Alimentador). O valor do contrato deste lote é de R$1.492.234.444,80.

Já o lote 2 "Guamá" tem a categoria básico (serviços básico e local). O valor do contrato é de R$1.317.527.565,12.

O documento explica que os dois lotes de serviços são "conjunto de serviços de transporte de passageiros, bem como a operação e manutenção das infraestruturas (...) e outros serviços conexos, conforme especificado no Projeto Básico".

Segundo o edital, o prazo de concessão é de 6 anos, a partir da publicação do extrato de contrato de concessão no Diário Oficial de Belém, podendo ser prorrogado por mais 6 anos se a empresa atender aos requisitos previstos no edital.
O valor estimado do contrato, de acordo com o edital, é o total das receitas tarifárias da concessionária durante o prazo da concessão.

Veja a descrição de cada categoria e tipo de serviço:

Categoria Básico - deve ofertar os seguintes serviços:
Básico: serviço operado preferencialmente com veículos convencionais atendendo aos pontos onde não há influência direta das linhas do Sistema BRT/BRS;
Semiurbano: serviço operado preferencialmente com veículo convencional cuja extensão exceda 75 km;
Local: serviço operado preferencialmente com micro-ônibus ou midi atendendo a pontos de viário restrito.

Categoria BRT/BRS - deve ofertar os seguintes serviços:
Troncal Principal: serviço operado por veículo articulado com porta à esquerda e de operação exclusiva em canaleta dos corredores BRT/BRS;
Troncal Secundária: serviço operado por veículo Padron com porta dos dois lados, percorrendo parte de seu trajeto dentro das canaletas exclusivas e parte em tráfego misto;
Alimentadoras: serviço operado por veículo micro/midi/convencional com porta a direita, levando os usuários dos bairros aos Terminais e Estações.

Tarifa pública e tarifa de remuneração
O edital prevê uma mudança que empresas de ônibus operantes em Belém já apoiam: a criação da tarifa pública, que é o valor que o passageiro paga, e a tarifa de remuneração, que é o valor repassado pelo poder público às empresas concessionárias.

"O concessionário será remunerado por passageiro transportado em viagem concluída, independente do usuário do transporte fazer jus ao benefício legal de gratuidade", diz o edital.

O edital cita que ainda a adoção das tarifas (pública e de remuneração), prevista na Lei Federal 12.587/2012, afirmando que em caso de déficit entre as duas tarifas "deverá ser coberto por receitas extratarifárias, receitas alternativas, subsídios orçamentários, subsídios cruzados intrassetoriais e intersetoriais provenientes de outras categorias de beneficiários dos serviços de transporte, dentre outras fontes, instituídos e indicadas pelo poder público (...)".

Por outro lado, o edital também aponta que se houver superávit tarifário, "a receita deverá ser revertida para o próprio Sistema Integrado de Transporte Público de Passageiros de Belém".

O documento da prefeitura diz que a "tarifa pública será calculada de forma a equilibrar os custos de operação e gestão do sistema" e que a "fixação da tarifa pública é de competência do Poder Executivo Municipal".

Com a licitação, a empresa não deverá ter mais participação nos processos de cálculos das tarifas, apenas se for convidado pela gestão municipal.

Sobre o projeto básico
O projeto básico da licitação do transporte público é resultado de estudos técnicos entre 2012 e 2019 e 2022 pela Superintendência de Mobilidade Urbana do Município de Belém (Semob).

Em 2013, foi firmado o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público (Estadual e Federal) para regularização técnica a fim de retomar obras civis necessárias ao funcionamento do sistema de transportes.

A Semob realizou audiência pública em 2018, apresentando versão revisada dos conceitos da presente licitação, permitindo a apresentação de dúvidas e sugestões por parte da sociedade. Várias solicitações foram incorporadas, como a inclusão de obrigatoriedade de parte da frota com ar condicionado, já desde o início do contrato, além de ampliação gradual da frota.

Ao longo de 2019, foi dada divulgação aos aspectos do processo licitatório, com nova audiência pública realizada em setembro de 2019, e com a posterior consulta pública, nos meses de outubro e novembro de 2019.
Por fim, houve a revisão final no final de 2021 e início de 2022, a partir da atualização dos dados de demanda e oferta de viagens, onde questionamentos, contribuições e sugestões apresentadas pela sociedade e por órgãos de controle foram recebidos. Um dos pontos incorporados é a evolução das condicionantes da matriz de risco e de aspectos da frota.

Informações: G1 Belém
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Comil apresenta suas novidades na linha rodoviária

A Comil traz novidades na linha de ônibus rodoviário Double Decker e expõe na Lat.Bus 2022 dois modelos Campione Invictus DD com motorização Scania Euro5 na configuração 15 metros (8×2) e Volvo Euro 6 na configuração 14 metros (6×2). Os veículos são equipados com poltronas leito no salão inferior e semileito no salão superior, sistema de multimídia touchscreen de áudio e vídeo, monitores em ambos os salões, bares, geladeiras, conectores USB individuais, sistema de climatização com ar condicionado, elevador de acessibilidade e sanitário.

Com novo design, a linha Invictus DD 2023 ganha nova roupagem externa e acabamentos internos. Na parte externa, as mudanças estão nos espelhos e nas novas tampas de acesso de manutenção para motor, o qual a equipe de engenheiros e designers da Comil priorizou facilitar a operação dos frotistas no dia a dia.

No interior, as mudanças não se restringiram apenas nas cores e materiais, mas no design atualizado, sempre pensando em funcionalidade e ergonomia. Itens como escadas, cabine do motorista, poltronas e acabamento merecem destaque.

Segundo a Comil, a empresa priorizou no desenvolvimento dos seus produtos no melhor custo-benefício para operação dos seus clientes, mantendo assim algumas características como faróis, lanternas e vidros do já consagrado design da linha Invictus, pois são itens de reposição frequente.

Outro destaque da empresa é o lançamento da poltrona leito 2×1, com formato envolvente e anatômico. O novo modelo foi projetado para o máximo conforto do passageiro, com novos conjuntos de espumas, apoio de cabeça ergonômico e sistema de reclinação mais acessível, leve e suave, permitindo diversas posições, de acordo com o biotipo do usuário.

Segundo a Comil, este lançamento vem ao encontro com o momento do mercado, em que as empresas de linhas rodoviárias, turismo e fretamento, vem cada vez mais optando pela aquisição dos veículos Double Decker. “As perspectivas para linha do novo modelo DD Invictus 2023, são extremamente positivas, pois é um produto pensado na operação diária das empresas de pequeno a grande porte”, destaca a empresa.

Mesmo antes do lançamento, já foram comercializadas mais de 100 unidades do novo DD Invictus 2023, para clientes do mercado nacional e também do exterior. Os primeiros veículos começam a ser entregues em setembro.

Informações: Technibus
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Prefeitura de Curitiba pretende regulamentar acesso de pessoas com 'Cão Guia' aos ônibus

Representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs) e do Departamento  dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Governo Municipal, realizaram reunião nesta segunda-feira (8/8) para tratar do projeto de regulamentação que assegura às pessoas com deficiência o direito de ingressar com cão de assistência no transporte coletivo. 

Hoje, de acordo com o decreto 1.356/2008, é proibido transporte de animais nos ônibus, com exceção do cão-guia, reconhecido por lei como acompanhante apenas de pessoas cegas ou com baixa visao.

A figura do cão assistente ou de serviço é considerada um recurso de tecnologia assistiva pela Lei Brasileira de Inclusão  da Pessoa com Deficiência (13.146/2015), mas se trata de um tema recente e ainda falta regulamentação federal. Com isso, a maior parte dos municípios ainda não possui regras sobre o assunto, sendo proibido o ingresso do cão nos ônibus do transporte público.
O diretor de operações da Urbs, Aldemar Venâncio Martins Neto, lembra que ainda não foi votado, no Congresso Nacional, o projeto de lei federal 10.289/2018 que estende o direito, já garantido aos deficientes visuais pela Lei 11.126/05 (Lei do Cão-Guia), às demais pessoas com deficiência e seus cães de assistência. A proposta é permitir o acesso a todos os meios de transporte e em locais públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. 

“Por isso, estamos iniciando os trabalhos para criarmos uma regulamentação municipal sobre o assunto, com regras claras como temos atualmente com o cão-guia. Trata-se de um assunto novo, mas importante e sensível para as pessoas com deficiência e que precisa ser tratado de forma a respeitar também as regras e a segurança dos usuários no transporte público”, afirma.

Denise Moraes, diretora do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência, explica que o cão de serviço, assim com o cão-guia, é treinado para auxiliar indivíduos com alguma deficiência ou quadros de saúde específicos.  “O cão assistente representa um suporte para o tutor. Por exemplo, no caso de uma pessoa autista, o cão pode auxiliar durante as crises, intervindo para que ela se acalme”, lembra. 

Segundo ela, a regulamentação deve prever uma série de requisitos para que o cão assistente possa acompanhar seu tutor no transporte coletivo, como laudo do profissional de saúde, carteira de vacinação atualizada, uso de colete de identificação, microchipagem; dados do adestrador, identificação gerada pela Prefeitura e ainda informação do condutor com foto. “Entendemos a importância do cão assistente para as pessoas com deficiência e a ideia é seguir a lei, mas estabelecendo uma forma de conduta que possa ser seguida", diz. 

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Usuários de ônibus do Recife sofrem com queima de parada

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Se já não bastasse os problemas que os usuários passam ao usar o transporte coletivo no dia a dia, desde a oferta de ônibus, intervalos e muitas vezes com superlotação, no Recife e Região Metropolitana os usuários enfrentam um novo desafio que é pegar os ônibus dentre o altíssimo número de queima de paradas que sofrem com os maus motoristas das empresas operadoras. Isso também se soma a muitas paradas sem estrutura, abrigos e passiveis de falta de seguranças nas vias da cidade.

Segundo dados oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte, mais de 4mil reclamações de queimas de paradas foram notificadas pelos meios de comunicação através de ZAP oficial e o 0800, ou seja, se levarmos em conta que menos da metade dos usuários reclamam seus direitos por falta de atenção, confiança e até informação, leva a entender que esse número elevado seja 10 vezes mais e isso leva também em conta o baixo número de fiscais em campo que poderia ao mesmo tempo coibir esses abusos praticados pelos maus motoristas.

Também caberia as empresas operadoras criar mecanismos internos visando capacitar seus operadores para que os mesmos melhorassem seus atendimentos aos usuários. 

Veja o ranking de reclamações referentes aos 07 meses de 2022.

Queima de parada - 4.042
Não cumprimento de horário - 2.117
Deficiência na manutenção - 774
Falta de urbanidade - 688
Dirigir perigosamente - 234
Alteração de itinerário - 204
Deficiência na manutenção (PEV) - 174 
Queima parada (idoso) - 160
Falta de urbanidade (idoso) - 129
Cobrança indevida - 69
Queima de parada (PCD) - 68
Falar ao celular ao dirigir - 25  

A Urbana-PE esclarece que o setor tem investido significativamente no monitoramento e em novas tecnologias embarcadas que permitem maior controle e acompanhamento da operação. Atualmente, toda a frota é monitorada remotamente e é possível identificar quando uma solicitação de embarque não é atendida. Assim, essas ocorrências são apuradas e, quando comprovadas, direcionam as constantes ações de capacitação e treinamento das empresas, que também contemplam temas como direção defensiva, convívio com ciclistas e qualidade no atendimento. A Urbana-PE reconhece a necessidade de permanente  vigilância para que as solicitações  de  embarque sejam sempre respeitadas, e reforça à população pedido para que sempre relate as ocorrências por meio dos canais de comunicação com as empresas divulgados no interior dos veículos.
 
Canais de Atendimento ao Cliente:

Central de Atendimento ao Cliente - 0800 081 0158
WhatsApp - 9.9488.3999
Ouvidoria - ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br 

Blog Meu Transporte
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Em Porto Alegre, Oito linhas de ônibus têm mudança de terminais no Centro Histórico

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), divulga a alteração do terminal de oito linhas do transporte coletivo localizadas no Centro Histórico. 

As linhas haviam sido deslocadas para a Praça Farroupilha, mas foram necessários ajustes para qualificar o atendimento.

As mudanças serão realizadas na próxima segunda-feira, 15. Os locais serão sinalizados e agentes vão orientar a população nos primeiros dias após as alterações.

Linhas que alteram o local do Terminal:

-  Linhas 621 (621 Nova Gleba/Santa Rosa), 627 (Agostinho): terminal alterado da Praça Farroupilha para Plataforma C do Terminal do Centro Popular de Compras (CPC)

- Linhas SD 72 (Santa Rosa/Anchieta Semi-direta) e SD 73 (Fernando Ferrari/Anchieta Semi-direta): saem da avenida Júlio de Castilhos, quase esquina Dr. Flores, para a Plataforma C do Terminal do Centro Popular de Compras (CPC)

- Linhas 705.2 (Aeroporto/Ceasa) e 432.1 (Petrópolis/Carlos Gomes): saem da Plataforma C do Terminal do CPC para a avenida Júlio de Castilhos, junto ao CPC

- Linhas 617 (Iguatemi)/620 (Iguatemi Vila Jardim): também trocam de box, mas permanecem na plataforma C do CPC.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Meia-Tarifa no transporte coletivo da grande Goiânia deve ser lançada ainda em agosto

Dando sequência nos serviços como Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador, os usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, logo passam a contar também com a Meia-Tarifa. A previsão de lançamento do serviço é ainda para este mês.

Ao Diário de Goiás, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, disse que este será o próximo produto que será lançado. ”Estamos trabalhando para que ele seja lançado ainda em agosto, no modelo de projeto piloto para que a gente possa realmente tornar o transporte público mais competitivo em relação aos aplicativos e dar mais comodidade aos usuários”, destaca.
Tarcísio explica que com o Meia-Tarifa, em um raio de até 5 quilômetros, o usuário vai pagar apenas metade da passagem, ou seja, R$ 2,15. Além do Meia-Tarifa, também virão para complementar os pacotes de serviços do transporte coletivo de Goiânia, como o cartão de um dia, cartão de uma semana, o pós-pago e o cartão família que pode ser usado por até cinco pessoas do mesmo grupo familiar. Porém, ainda não ha data de lançamento.

Todos os serviços que estão sendo implantados, e benefícios para os usuários do transporte coletivo, fazem parte de melhorias anunciadas pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) que foi reestruturada pelo governo do estado em lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no fim do ano passado, para começar a colocar em prática o formato do novo sistema de transporte coletivo que a Região Metropolitana adotará para os próximos anos.

Informações: Diário de Goiás
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Tarifa do VLT no Rio aumenta para R$ 4,05

domingo, 7 de agosto de 2022


A tarifa do Veículo Leve sobre Trilhos da cidade do Rio de Janeiro sofreu reajuste nessa sexta-feira. A passagem foi reajustada em 25 centavos, subindo dos atuais R$ 3,80  para R$ 4,05. Essa é a primeira alteração no valor desde o início da operação do sistema em 2016.

A nova tarifa, que é a mesma dos ônibus municipais, mantém a possibilidade de integração sem nova cobrança. O reajuste preserva também as integrações, via bilhete único intermunicipal, que garantem as conexões com trens, barcas e ônibus vindos de outros municípios pelo valor máximo de R$ 8,55 . A transferência entre linhas do VLT ou nova viagem no mesmo sentido em até 1 hora seguem gratuitas, sempre com a validação do cartão de passagem no ato do embarque.

O VLT corta a região do centro da cidade, passando ao lado de estações do metrô, além da Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e o Museu do Amanhã.

Informações: Agência Brasil
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Tecnologia 5G vai tornar a mobilidade urbana mais inteligente

A implementação do 5G está cada vez mais próxima, e as inúmeras possibilidades de utilização, cada vez mais visíveis. Uma das aplicações mais aguardadas para essa tecnologia está no setor de transportes e logística e vai transformar a mobilidade urbana.

Enquanto as expectativas são gigantes e abrangem diversas novas soluções, como carros autônomos, transporte público mais inteligente e estradas mais seguras, os desafios também serão muitos, por isso, é essencial fazer um planejamento adequado para que decisões corretas sejam tomadas.

A tecnologia 5G, também chamada de quinta geração de conectividade móvel, tem três características que a diferenciam do 4G. A principal delas é sua baixa latência, ou seja, o tempo que leva para um pacote de dados ser transmitido, que pode ser de até 1 milissegundo (no 4G é de aproximadamente 100 milissegundos). Em seguida, temos a velocidade de dados do 5G, que pode atingir 10 Gbps, contra 100 Mbps do 4G. E a terceira é a capacidade da rede, que no caso do 5G suporta até 1 milhão de aparelhos móveis por quilômetro quadrado.

Esses aprimoramentos vão fazer com que o Brasil e o mundo invistam mais ainda em produtos e serviços que utilizem essa tecnologia, como internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entre outros. Segundo estudo do IDC (International Data Corporation) encomendado pelo Movimento Brasil Digital, há uma expectativa de que a rede 5G movimente em torno de R$ 22,5 bilhões em negócios até 2024. Desse total, até R$ 2,5 bilhões devem provir de investimentos de empresas brasileiras.

Impactos positivos na mobilidade urbana
A mobilidade urbana começou a se tornar mais inteligente quando foi lançado o 3G. Pouco tempo depois, o 4G proporcionou mudanças importantes e possibilitou antever melhorias ainda maiores. Exatamente por isso a tecnologia 5G vem para ser protagonista na disrupção da mobilidade urbana, e mudar radicalmente o trânsito nas cidades, gerando mobilidade autônoma e compartilhada, segurança do trânsito, logística, eficiência energética e outros.

Analisando o cotidiano das grandes cidades, com trânsito carregado, a adoção do 5G poderá trazer um alívio ao problema, já que a infraestrutura viária tende a ser melhorada com uma coleta de dados em tempo real mais eficaz, que facilita a gestão pública. Além disso, veículos autônomos poderão ganhar as ruas e, conectados uns aos outros, tornarão o trânsito mais inteligente e mais seguro.

5G pode revolucionar o trânsito nas cidades(Imagem: Robin Pierre/Unsplash)
Outra grande contribuição que pode ser dada pelo 5G está no ganho em eficiência energética, já que os veículos capacitados com inteligência artificial poderão utilizar os dados para melhorar a performance na hora de rodar. Nesse cenário, a venda de carros elétricos e híbridos deve crescer significativamente, movimento que aos poucos vem ocorrendo no país. O mercado para esse tipo de veículo no Brasil está próximo de alcançar 100.000 veículos vendidos (segundo dados do Denatran).


O transporte compartilhado ganhará força
Além dos benefícios para a mobilidade individual, o 5G deve transformar e melhorar consideravelmente o transporte público e o compartilhado. A inteligência artificial e o cloud computing serão os principais atores dessa mudança.

Os passageiros que dependem de transportes públicos, como metrô, trens e ônibus, vão poder adquirir facilmente informações de trajeto, tempo de espera, lotação. Por outro lado, as concessionárias que administram esses modais também poderão gerenciá-los com maior inteligência, conseguindo atender melhor em momentos de pico e reduzir custos.

Já o transporte compartilhado poderá se difundir por diversas regiões, reduzindo ainda mais a necessidade de se ter um veículo próprio. Atualmente, o aluguel de carros é utilizado como opção mais em conta para quem atua como motorista de aplicativo. Com os veículos autônomos ganhando tração, as empresas donas desses aplicativos tendem a migrar para esses veículos, fazendo exatamente como é feito hoje, só que sem um motorista levando o passageiro.

Planejamento para superar os desafios
Diante das expectativas com relação às melhorias que podem ser proporcionadas pelo 5G, é preciso frisar que a tecnologia por si só não vai reconfigurar a mobilidade das cidades. A infraestrutura atual de transporte urbano tem alguns problemas que não serão resolvidos só com a chegada de uma nova geração de conectividade móvel. Para a resolução desses problemas, será necessário que governos, associações e organizações planejem adequadamente o caminho a ser seguido.

Os benefícios apresentados só vão existir com planejamento e diálogo entre esses grupos e as empresas que desenvolvem soluções tecnológicas que farão parte da transformação da mobilidade urbana, sejam elas de comunicação e segurança, como a Intelbras, sejam de software para inteligência artificial, cloud computing e realidade virtual e aumentada, ou mesmo as montadoras de veículos (carros, motos ou caminhões).

O mais importante é entender que o 5G vem para mostrar que há inúmeras possibilidades para melhorar a mobilidade urbana, ampliando a capacidade de adquirirmos dados para desenvolvermos ainda mais soluções e melhorias que tragam benefícios para a qualidade de vida das sociedades. Porém, as melhorias na infraestrutura devem ocorrer em paralelo, abrindo espaço para que o 5G funcione da melhor forma possível. Se nada for feito a esse respeito, corremos o risco de perder a oportunidade da década.

Informações: Canaltech
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