Trolebus em SP
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SPTrans começa a testar ônibus híbrido em São Paulo
quinta-feira, 7 de julho de 2011Postado por Meu Transporte às 01:46 0 comentários
"Expressinho", Uma nova opção de transporte coletivo de Criciúma
O ônibus executivo com ar condicionado transitará em caráter experimental, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na área central da cidade, por um período de 12 meses. O valor da tarifa será de R$ 1.
O itinerário seguirá pelas ruas do Anel Viário Central, das faixas azuis, e também percorrerá as vias próximas ao Hospital São José, que são Hercílio Luz, Felipe Schmidt, Antônio De Luca, João Cechinel, Coronel Pedro Benedet, retornando ao Anel Viário Central.
Fonte: A Tribuna Net
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Postado por Meu Transporte às 01:46 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Em Montes Claros, Motoristas e cobradores de transporte coletivo urbano reclamam da falta de segurança e ameaçam paralisação
DIFICULDADE
Postado por Meu Transporte às 01:46 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
No Recife, Prefeito João da Costa promete ampliar o número de corredores de ônibus e ciclovias
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Postado por Meu Transporte às 20:52 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Corredores de Ônibus, Pernambuco
No Rio, Estação Cinelândia do Metrô ficará fechada no próximo fim de semana para obras
Os trens não farão parada no local e seguirão direto da estação Carioca para Glória, no sentido zona sul, e de Glória para Carioca, no sentido zona norte. De acordo com a concessionária, os passageiros poderão utilizar a estação Carioca como alternativa, já que é a mais próxima à Cinelândia.
Postado por Meu Transporte às 19:51 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Ciclistas exigem ciclofaixas incluídas nos projetos de Curitiba
Atualmente, o maior exemplo da falta de preocupação com os usuários de bicicleta em Curitiba é a não inclusão da ciclofaixa em projetos de reformas ou obras em Curitiba. Foi assim com a reforma da Marechal Deodoro, feita anos atrás, afirma o ciclista. Para evitar que o mesmo aconteça, o foco está voltado para a revitalização na Cândido de Abreu, anunciada pela Prefeitura de Curitiba para iniciar no 2º semestre deste ano. Segundo Brand, estão previstas oito faixas para trânsito de motorizados e nenhuma para as bicicletas.
O problema já foi apontado pelos vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal, que ao conhecerem os detalhes do projeto apontaram essa falha. “Todo o projeto é muito bom, com uma ressalva: não estão previstas ciclovias”, disse o presidente da Comissão, o vereador Jonny Stica (PT), que fez a recomendação para que os técnicos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) repensassem na sugestão.
Até agora, segundo o vereador, não houve um retorno da Prefeitura quanto à inclusão das ciclofaixas no projeto. Da mesma forma, aguardam os ciclistas. Brand conta que essa discussão já foi levantada com os técnicos do Ippuc. Foi prometido que até o final de junho seria marcada uma audiência com o prefeito Luciano Ducci, mas até agora, nada foi oficializado. “Estamos aguardando. Esperamos que ele nos receba no início deste mês”, fala o ciclista.
O presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu comenta que a proposta deles é que uma das faixas destinadas a automóveis seja transformada em duas vias de ciclofaixas. Além disso, os ciclistas pretendem falar sobre a questão da divulgação do Código de Trânsito, que assegura a preferência a bicicleta, por exemplo, e medidas de segurança. A implantação de bicicletários também deve entrar na pauta.
“A bicicleta é um meio de transporte que está em constante crescimento em Curitiba. O que precisamos é que o poder público acompanhe esse crescimento e faça um investimento contínuo nesse aspecto”, reforça Brand.
Postado por Meu Transporte às 09:46 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Paraná
Natal deve ter um Plano de Mobilidade Intermunicipal
O documento que vai servir para dar base para a formatação da licitação do transporte coletivo de Natal é o plano de mobilidade, elaborado pela Fundação Coppetec, da UFRJ. Segundo a titular da Semob, Ana Elizabethe Thé, o plano está praticamente pronto, mas vem sendo complementado há dois meses para incluir mudanças como a estruturação do trânsito para a Copa 2014, e só será apresentado em audiência pública dentro de dois meses. "O plano também trará essa demanda. Na verdade, é um verdadeiro diagnóstico das demandas e interesses de mobilidade que a população tem", explicou. Foram feitas pesquisas e o volume de informações é tão grande que não cabem num
CD-ROM.
Algumas mudanças previstas incluem a mudança dos eixos atuais que têm como destino principal os bairros da Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. "Serão criadas novas rotas, além de melhorias como ciclovias, corredores exclusivos de ônibus, novos abrigos, dotados de informativos e tecnologias novas, a modelagem da rede e os fluxos de circulação de pessoas. O plano diagnosticou que Natal tem cinco bolsões de demandas, classificados como zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e região Central", disse. "Esse plano vem sendo elaborado há muito tempo, mas são muitos detalhes, e a projeção de aplicação dele é de dez anos. Ou seja, estamos pensando no trânsito de Natal com a demanda de carros novos que circulam na cidade, que chega a 3 mil por mês, para daqui a uma década".
Fonte: Diário de Natal
Postado por Meu Transporte às 09:37 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Frota do transporte coletivo de Curitiba ganha mais 120 ônibus
"Já entregamos perto de 300 ônibus novos. Agora, vamos trocar os biarticulados da linha Leste/Oeste e substituí-los por ônibus iguais aos ligeirões que já circulam na ligação entre a região sul e o centro. Também vamos trocar os ligeirinhos da Linha Inter 2 por biarticulados e a capacidade da linha vai dobrar", disse o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
O prefeito apontou os avanços do sistema de transporte coletivo, o que inclui a entrada em operação dos novos ônibus, dos ligeirões e dos hibribus a partir de 2012, entre outras medidas. "Iniciamos a licitação para o desalinhamento das estações norte-sul, Santa Cândida-Praça do Japão ou até o Pinheirinho, e temos a previsão de estender o Ligeirão na linha Leste/Oeste em 2013", adiantou.
"Vamos colocar os ligeirões em todos os eixos, diminuindo em muito o tempo do deslocamento das pessoas dos locais mais distantes até o centro da cidade ou até as estações intermediárias", completou Ducci.
Na linha expressa Leste/Oeste, os biarticulados de 24,5 metros serão substituídos por 26 novos biarticulados de 28 metros. Nas horas de maior movimento (manhã, final da tarde e anoitecer), o intervalo de viagens, no eixo com 36 km (ida e volta), é de 45 minutos.
Com a entrada em operação de ônibus de maior porte, já em uso nos eixos Boqueirão e Pinheirinho, a melhora de oferta é de 10%. Ou seja: a linha expressa passará a transportar 110 mil usuários/dia.
Linhas
Maurilio Cheli/SMCS |
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Novos ligeirinhos, como esse da linha Colombo-CIC, também vão atender a linha Interbairros 2. |
Já o hibribus começa a ser produzido pela Volvo em 2012. A empresa vai investir R$ 16 milhões na linha de produção do ônibus. "Curitiba será a primeira cidade da América Latina a ter o hibribus atendendo a população, com 60 ônibus a entrar no sistema já em 2012", disse Ducci.
A primeira linha a ter o ônibus será a do Interbairros 1, que circula nos bairros no entorno do Centro de Curitiba. Na segunda etapa, os ônibus, movidos a eletricidade e biocombustível, atenderão as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Ahú-Los Angeles, Juvevê-Água Verde e Jardim Mercês-Guanabara.
"São linhas que ligam bairros opostos e passam pelo Centro. Com o hibribus, teremos ônibus mais silenciosos e menos poluentes. O veículo reduz em até 80% as emissões de carbono", completou Ducci.
Sistema
A Rede Integrada de Transporte Coletivo de atende Curitiba e 13 municípios da região metropolitana e registra, por dia 2,3 milhões de passageiros em 350 linhas com 1.915 ônibus.
No total são 81 quilômetros de canaletas exclusivas, 30 terminais (21 urbanos e nove metropolitanos) e 364 estações tubo. Somados, os ônibus percorrem por dia 490 mil quilômetros em 21 mil viagens.
Fonte: O Estado do Paraná
Postado por Meu Transporte às 00:44 0 comentários
Marcadores: Paraná