Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O projeto para concessão e construção da Fase 1 da Linha 16-Violeta, que ligará Aricanduva a Oscar Freire em 30 minutos, foi aceito, nesta t...
-
O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste s...
-
A Secretaria de Mobilidade iniciou, nesta quinta-feira (26), os testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros em Salvador. Com capac...
-
A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Transportes, publicou nesta sexta-feira (27) um decreto que determina a g...
-
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (25), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reto...
-
Um projeto de lei proíbe a acumulação de cargos de motorista de ônibus e de cobrador. A proposta estabelece pena de detenção de seis meses e...
-
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser...
-
O transporte público coletivo do DF receberá mais uma remessa de 90 ônibus novos. Dos 377 ônibus previstos para a renovação da frota da empr...
-
Quem costuma pegar a linha 220 (Terminal Campo Grande) vai poder testar o ônibus elétrico da frota, que começa a operar na próxima terça-fei...
-
A CBTU João Pessoa anunciou uma nova grade horária para operação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Novo horário, com mais opções de v...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Prefeitura lança campanha educativa no Terminal Urbano e coletivos
terça-feira, 8 de dezembro de 2009A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito realiza a partir da próxima terça-feira (8), uma campanha educativa específica para os usuários dos transportes coletivos e Terminal Urbano. O principal foco da campanha são os idosos, gestantes, deficientes, motoristas, jovens e a questão do lixo no Terminal Urbano. A campanha vai abordar ainda, o tumulto gerado no Terminal no momento do embarque e desembarque dos ônibus, o que ocasiona acidentes, sobretudo com os idosos. As inserções teatrais serão realizadas por dois personagens, um homem e uma mulher.
Os personagens terão características cômicas e desde a entrada nos coletivos até o ponto de descida irão provocando situações do cotidiano, fazendo com que os passageiros se vejam em situações semelhantes. Vale lembrar, que tudo ocorre com comicidade e cunho pedagógico. O projeto será realizado durante o mês de dezembro, período de festividades natalinas, visto que as pessoas estão mais solidárias umas com as outras, facilitando a absorção e compreensão de valores importantes. Esta iniciativa servirá também como um projeto piloto, e se for bem aceito pela população e tiver o resultado esperado pela Autarquia, daremos continuidade e intensificaremos em 2010.
Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
Marcadores: Acre
Belo Horizonte: Antônio Carlos será inaugurada nesta quarta (09), e tem mais um trecho duplicado com novo viaduto
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que no dia 9 de dezembro, a partir das 11 horas, será inaugurada mais uma etapa das obras de alargamento da Avenida Presidente Antônio Carlos. Serão entregues um trecho da Avenida, entre as Ruas dos Operários e Nova Friburgo, e o Viaduto dos Operários, que dará acesso aos bairros Aparecida e Cachoeirinha.No novo trecho, com extensão de aproximadamente 600 metros, será iniciada a operação dos ônibus e táxis na pista exclusiva (central).
Os pontos de ônibus das linhas do transporte coletivo também serão transferidos para pista central, sendo implantados seis pontos, três em cada sentido de circulação. Foram implantadas duas novas travessias de pedestres semaforizadas, além de gradis no local, para proporcionar mais segurança e tranquilidade à população.
Um ponto de ônibus será mantido na pista externa, no sentido Bairro/Centro, próximo ao cruzamento com Rua César George, para atender as linhas 4103 (Aparecida/Mangabeiras) e 4106 (São Cristóvão/Santo Antônio). Cartazes serão afixados nos pontos desativados e dentro dos ônibus para orientar os passageiros.
Os desvios serão indicados por faixas de pano e sinalização de obra para orientar os motoristas e garantir segurança aos passageiros, pedestres e condutores. A empresa alerta para a importância de os motoristas redobrarem a atenção à sinalização implantada, sobretudo na transição das pistas em obras e o novo trecho inaugurado.
Postado por Meu Transporte às 14:00 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Para 71% das pessoas, cameras nos ônibus diminuiram os assaltos.
Já no fim de nossa enquete sobre segurança nos coletivos, este vídeo relata que realmente os passageiros estão se sentindo mais seguros com a instalação das cameras nos ônibus, até agora 200 pessoas já votaram, vejamos como está o resultado da enquete até o momento:
- 143 pessoas (71%) acham que as cameras diminuiram os assaltos.
- 40 pessoas (20%) ainda não acham que estão tão seguras.
- 17 pessoas (8%) não tem opinião sobre o assunto.
Postado por Meu Transporte às 07:37 0 comentários
Tarifa de ônibus ficará mais barata na terça-feira em Votorantim
O valor da tarifa de ônibus em Votorantim ficará, a partir da meia noite de terça-feira, mais barato. A redução será de R$ 0,30 centavos e a passagem passará a custar R$ 2. Entretanto, o subsídio será propiciado apenas aos usuários que possuírem o cartão eletrônico da Auto Ônibus São João. Para quem comprar o bilhete, o preço praticado continuará sendo o de R$ 2,30.
Aprovada por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Votorantim, a lei n.º. 2101 foi sancionada e promulgada pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta, conforme publicação no Diário Oficial do Município. Ainda ontem, o prefeito assinou o Decreto de n.º 3912, que fixa o subsídio à tarifa do transporte coletivo urbano no valor de R$ 0,30. Já que no mesmo documento, houve o reajuste na tarifa unitária do transporte coletivo em linhas urbanas de Votorantim de R$ 2,20 para R$ 2,30.
O prefeito indicou que quem possuir o cartão eletrônico, além de pagar o valor menor, tem direito a integração, no caso de quem usa a linha intermunicipal Votorantim/Sorocaba e vice-versa. Pivetta explicou que o transporte coletivo é um estruturante da economia, porque o dinheiro que irá sobrar no bolso do trabalhador será empregado no comércio do próprio município. Nós vamos criar condições para melhoria do comércio local. Já que as pessoas terão um valor mais barato para se descolarem até o centro da cidade e é um dinheiro que mantenho na mão das pessoas que estão mais consumindo hoje, que é o povo trabalhador, indicou.
Aprovada por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Votorantim, a lei n.º. 2101 foi sancionada e promulgada pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta, conforme publicação no Diário Oficial do Município. Ainda ontem, o prefeito assinou o Decreto de n.º 3912, que fixa o subsídio à tarifa do transporte coletivo urbano no valor de R$ 0,30. Já que no mesmo documento, houve o reajuste na tarifa unitária do transporte coletivo em linhas urbanas de Votorantim de R$ 2,20 para R$ 2,30.
O prefeito indicou que quem possuir o cartão eletrônico, além de pagar o valor menor, tem direito a integração, no caso de quem usa a linha intermunicipal Votorantim/Sorocaba e vice-versa. Pivetta explicou que o transporte coletivo é um estruturante da economia, porque o dinheiro que irá sobrar no bolso do trabalhador será empregado no comércio do próprio município. Nós vamos criar condições para melhoria do comércio local. Já que as pessoas terão um valor mais barato para se descolarem até o centro da cidade e é um dinheiro que mantenho na mão das pessoas que estão mais consumindo hoje, que é o povo trabalhador, indicou.
Postado por Meu Transporte às 07:31 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Frota cresce, cria novos gargalos e trânsito de Bauru trava nos horários de pico
Uma corrida sem vencedor. É isso que se vê todos os dias, especialmente de segunda à sexta-feira, nas ruas de Bauru. Nos horários de pico, carros, motos, ônibus, caminhões e até bicicletas travam uma verdadeira batalha para garantir um espaço na via. Apesar do esforço, eles não conseguem se livrar dos congestionamentos e ainda contribuem para a ocorrência deles. A cada dia que passa mais veículos ganham as ruas da cidade sem que ocorra uma mudança significativa na estrutura viária para dar conta do fluxo cada vez mais intenso.
Foi-se o tempo em que era possível ir de um canto a outro da cidade em, no máximo, 20 minutos de carro. O trânsito ficou carregado e, se continuar crescendo no ritmo atual, pode parar nos próximos cinco anos, caso o poder público não tome medidas eficazes para desafogar o tráfego. Uma dessas medidas poderia ser a construção do anel viário (assunto tratado pelo JC em matérias anteriores), que possibilitaria o deslocamento entre os bairros sem passar pelo Centro da cidade.
De acordo com o engenheiro de tráfego Archimedes Raia Júnior, infelizmente, a tendência é que isso continue, ou seja, que novos problemas surjam sem que os velhos sejam solucionados. Na avaliação dele, isso ocorre, basicamente, por três motivos. Primeiro por causa do aumento constante da frota, ainda mais depois da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de carros novos. Segundo porque o investimento em obras viárias é sempre baixo e não consegue acompanhar as necessidades provocadas pelo aumento da frota. Por último, a precariedade do transporte coletivo é apontada como outro responsável pelo inchaço de veículos nas ruas. Como ele não consegue atender as necessidades de deslocamento da maioria da população, as pessoas optam por carros e motos na hora de sair de casa.
Postado por Meu Transporte às 07:25 0 comentários
Marcadores: São Paulo
O clima é de Natal em ônibus de Santo André
sábado, 5 de dezembro de 2009
Um motorista de ônibus em Santo André, no ABC, se vestiu de papai noel e os passageiros gostaram da ideia. O veículo é todo decorado. Quem paga a passagem ganha presente.
Postado por Meu Transporte às 22:51 0 comentários
EMTU/SP visa ampliar acessibilidade ao transporte público, principalmente a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) contratou uma companhia de engenharia para desenvolver o projeto que irá melhorar a acessibilidade nos nove terminais do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) e no Terminal Metropolitano de Cotia. No cronograma da EMTU/SP, a execução das obras começará no primeiro semestre de 2010 e concluídas no final deste mesmo ano.
A ação faz parte da política de responsabilidade social da empresa para ampliar a acessibilidade dos usuários ao transporte público, principalmente pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para cumprir essa meta, é necessário reformular os terminais do Corredor ABD que foram construídos na década 80.
Os Terminais de Integração previstos no Plano de Expansão do Governo, coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, seguem essa diretriz, a exemplo das obras do Corredor Metropolitano Noroeste, concluídas em 2008, na Região Metropolitana de Campinas. Nesta região, o Terminal Prefeito Magalhães Teixeira conta com dois elevadores, escada rolante, rampas e oito plataformas com piso podotátil, para pessoas com deficiência visual, e intertravado, que propicia mais segurança aos usuários e às pessoas com mobilidade reduzida.
A Estação Anhanguera conta com os mesmos dispositivos de acessibilidade. Nos projetos em andamento, como os dos Corredores Metropolitanos Diadema - São Paulo, Guarulhos - São Paulo e Itapevi - São Paulo, há a mesma preocupação com os passageiros especiais. Isso também faz parte do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista que prevê a operação de VLT (metrô leve), ligando os municípios de São Vicente e Santos.
Os estudos em elaboração pelos técnicos e engenheiros contratados para os Terminais Metropolitanos do Corredor ABD e Terminal Cotia consideram a instalação de diversos dispositivos de acessibilidade, como elevadores, rampas, piso podotátil, banheiros adaptados e modernização dos existentes, comunicação visual, entre outros.
Além da reformulação dos terminais, a Concessionária Metra, operadora do Corredor ABD, adquiriu 40 ônibus com piso baixo, rampas e box para cadeira de rodas e espaço reservado para cão guia. Com os novos ônibus, 40% dos veículos que operam no corredor apresentam equipamentos que promovem a acessibilidade. Nas outras áreas da Região Metropolitana de São Paulo, a concessão das linhas intermunicipais propiciou, até o momento, a inclusão de mil ônibus adaptados no sistema, o equivalente a 20% da frota em circulação, aproximadamente.
Postado por Meu Transporte às 16:17 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Recife: Ônibus a cada minuto no Corredor Norte-Sul
Imagine esperar um minuto ou até menos por um ônibus?! Pode parecer sonho e, talvez, até seja. Mas, se Pernambuco conseguir importar o modelo curitibano de fazer transporte, ele será transformado em realidade. Com o Corredor Norte-Sul, a população da Região Metropolitana terá um sistema rápido, eficiente e confiável. A previsão é de que a população reduza à metade o tempo de viagem entre os extremos do futuro corredor, entre as cidades de Igarassu, ao Norte, e Jaboatão dos Guararapes, ao Sul.
Por enquanto, é verdade, existe apenas o projeto básico elaborado pelo Instituto Jaime Lerner Arquitetos Associados, que foi quem criou e implantou a concepção de mobilidade de Curitiba. Mas os pernambucanos têm a decisão política do governo estadual, particularmente do governador Eduardo Campos, de viabilizar o futuro corredor, aproveitando o destaque que a mobilidade vem recebendo no Brasil dentro dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
O Norte-Sul terá 45 quilômetros, dois eixos (Norte e Sul) e custará R$ 300 milhões, sendo que R$ 100 milhões seriam investimentos privados com a compra dos ônibus biarticulados. A ligação entre os dois eixos será pela Avenida Agamenon Magalhães, mas haverá uma bifurcação para compor o trecho central pela Avenida Cruz Cabugá até o Centro do Recife. Terá seis linhas (três delas expressas e três paradoras), com 43 estações de embarque e desembarque no trecho Norte, 11 no Central e 25 no Sul, além de cinco terminais (dois deles a serem construídos).
Na Avenida Agamenon Magalhães, estará o diferencial do projeto. Entre a Avenida Norte e o Complexo Joana Bezerra, a pista exclusiva de ônibus será elevada, sobre o canal da via, a uma altura de seis metros. O acesso, assim como em Curitiba, será pelas estações tubo, com o pagamento antecipado das passagens e o embarque nivelado.
“Estaremos dando um passo para o futuro. É uma solução de mobilidade muito importante para o Grande Recife. Principalmente nos tempos atuais, quando sabemos que as ações que favoreçam o transporte de massa precisam acontecer antes que seja tarde demais”, argumenta João Braga, coordenador do Norte-Sul pelo Urbana-PE, sindicato dos empresários de ônibus e quem está pagando o projeto básico.
“Estaremos dando um passo para o futuro. É uma solução de mobilidade muito importante para o Grande Recife. Principalmente nos tempos atuais, quando sabemos que as ações que favoreçam o transporte de massa precisam acontecer antes que seja tarde demais”, argumenta João Braga, coordenador do Norte-Sul pelo Urbana-PE, sindicato dos empresários de ônibus e quem está pagando o projeto básico.
Embora seja uma proposta para dar vez e voz ao transporte de massa, o Corredor Norte-Sul vai tirar o ônibus do sistema viário em boa parte de sua extensão. Na Avenida Agamenon Magalhães, por exemplo, a previsão é de que os coletivos circulem numa pista elevada, sobre o canal, em vez de utilizar uma das faixas da via. Por outro lado, no trecho Sul, a prioridade vai significar redução do espaço destinado ao automóvel, o que implicará em ônus político para os executores.
O projeto do futuro corredor entre o Complexo Joana Bezerra e Cajueiro Seco, em Jaboatão, prevê a adequação do sistema viário ao longo das Avenidas Herculano Bandeira, Domingos Ferreira, Visconde de Jequitinhonha e Ayrton Senna, onde os automóveis têm preferência. Nesse caso, os carros perderão uma faixa de cada um dos lados, o que deverá gerar críticas por parte da população.
“A sociedade do automóvel vai reclamar, até porque a maioria dos projetos feitos na cidade são voltados para o transporte individual. Diferentemente dos curitibanos, que historicamente têm a cultura do transporte público, o recifense precisará criar empatia com o Norte-Sul para que ele dê certo”, observa César Cavalcanti, diretor-regional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) no Nordeste e chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Fonte: jconline
Postado por Meu Transporte às 08:19 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, Videos
Assinar:
Postagens (Atom)