Trolebus em SP
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Metrô de SP recebe 5 propostas para construção da linha Ouro
sábado, 4 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Rio de Janeiro: Venda de bilhetes especiais do metrô para o Réveillon começa na segunda
Além de garantir as passagens de ida e volta por R$ 5,00 de forma antecipada, os clientes irão economizar 10% no valor da tarifa cobrada atualmente (R$ 2,80 por cada trajeto) e ainda contribuir para causas sociais. Segundo o Metrô Rio, toda a renda líquida das vendas será revertida para as organizações não governamentais.
A venda dos bilhetes será feita até o dia 24 de dezembro nas estações Pavuna, Del Castilho/Nova América, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 18h.
Já entre os dias 25 e 31 de dezembro, a compra poderá feita apenas nas estações Central, Carioca e Largo do Machado.
Horários diferenciados
No dia 31, o embarque tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas para passageiros com os bilhetes especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora.
A volta poderá ser feita das 00h às 7h do dia 1º de janeiro, exclusivamente pelas estações Ipanema, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado, todas na Zona Sul. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Governo de São Paulo vai recorrer de liminar contra obra do Metrô
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público paulista (MP-SP) também recomendaram ao governo que suspenda a concorrência e à Caixa Econômica Federal (CEF), que vai financiar parte da obra, que interrompa a concessão dos financiamentos já aprovados para a linha enquanto não houver projeto básico para a concorrência, requisito previsto na Lei de Licitações (8.666/93).
O governo decidiu, porém, manter a sessão de hoje para a abertura dos envelopes com a proposta por entender que a decisão, da juíza Celina Kiyomi Toyoshima, suspende apenas a assinatura do contrato com o consórcio vencedor.
"Abertas as propostas, é preciso analisá-las até chegar a um vencedor. Houve uma liminar, vamos analisá-la, não temos conhecimento dela ainda, e certamente vamos recorrer ao Tribunal de Justiça (TJ), a não ser que a liminar tenha elementos que nos convençam de que a origem dela tem razão de ser", afirmou Goldman.
"A licitação continua normalmente, porque, pelo que eu li, ainda não vi o texto da liminar, foi a proibição de assinar o contrato e estamos muito longe ainda de assinar o contrato", disse ele, durante inauguração do Orquidário Professora Ruth Cardoso na capital paulista, que contou com presença do candidato derrotado à presidência, José Serra (PSDB), e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso..
Na avaliação do governador, a Associação Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah), que reúne moradores da região onde passará a Linha 17 - Ouro, tem direito de defender uma causa e vão receber indenização se forem prejudicados pela futura linha.
"É natural, é direito de cada um defender o que acha que deve ser defendido. Quando você faz uma linha do metrô, evidentemente você está atendendo algumas centenas de milhares de pessoas e o transporte coletivo delas e, evidentemente, afetando a vida, não vou dizer prejudicando, porque as pessoas todas são indenizadas quando há um prejuízo", afirmou.
"Sempre você tem algum tipo de efeito numa cidade que tem 11 milhões de habitantes e uma região metropolitana dessas. Isso nós tivemos em todas as linhas, desde a primeira linha, e vamos ter sempre", disse o tucano.
Imóveis - A linha deverá custar R$ 3,17 bilhões e desapropriará 132,3 mil metros quadrados na região. A alegação dos moradores é de que o projeto causará desvalorização dos imóveis, não respeitou a lei das licitações e não possui licença ambiental. Para Goldman, não há qualquer possibilidade de o governo voltar atrás e desistir do projeto, embora o Estádio do Morumbi tenha sido descartado como sede da abertura dos jogos da Copa de 2014.
"A linha está dentro da rede prevista. A Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já assinaram o financiamento. Já temos recursos previstos portanto, não tem nenhuma razão para não se fazer essa linha", afirmou.
"Quanto ao licenciamento ambiental, nenhuma obra é feita sem licenciamento ambiental. Se você não tem hoje, vai ter antes que comece a obra. Quanto à valorização e desvalorização de bens, aí é outro tipo de questionamento. Ao fazer uma linha de metrô, na realidade a maioria dos imóveis tem valorização. Pode ser que um ou outro, em função de sua localização, tenha alguma desvalorização, e aí é um direito do morador cobrar uma indenização."
Fonte: (Com Agência Estado)
Postado por Meu Transporte às 08:46 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Grupo de Portugal conhece projeto do metrô de Macaé
Depois do encontro na secretaria de Mobilidade Urbana, o grupo seguiu para reunião com o prefeito Riverton Mussi, para discussão de outras possibilidades de investimento como sistema de TVs em ônibus, conhecido como Bus TV e ainda a construção de edifícios-garagem.
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, VLT
Rio começa a testar ônibus elétrico na semana que vem
Segundo a Volvo, testes na Europa revelaram economia de 35% no consumo e corte de 80% a 90% no lançamento de gases poluentes no ar. As negociações entre a Fetranspor e a Fundação Clinton duraram cerca de um ano. O ônibus será testado na linha 172 (Rodoviária-Leblon), do Consórcio Intersul.
- Queremos saber o custo-benefício para, se for viável, implantar esse motor em toda a frota visando aos Jogos Olímpicos, em 2016. O objetivo dessa parceria com a Fundação Clinton é trazer outras montadoras para testar esse motor e montar esses ônibus no país. Aqui, vamos usar diesel e biodiesel, com a energia elétrica gerada pelo motor usada para mover o ônibus - explica Guilherme Wilson.
Segundo a Volvo, para economizar combustível, o ônibus tem o motor desligado quando parado. Ao arrancar, o propulsor se vale da energia elétrica, passando a funcionar a diesel ou biodiesel a partir dos 20km/h. Cidades como Londres e Nova York já operam ônibus semelhantes. Na capital inglesa, aliás, o que mais se vê nas ruas são os famosos double-deckers, como são chamados os ônibus vermelhos de dois andares, com pouca emissão de gases.
- Essa tecnologia é vista hoje como uma das maiores oportunidades para sustentabilidade econômica na operação de ônibus. Na Europa e nos EUA, as empresas já têm essa opção. A média de consumo desse motor é 30% menor, com emissão de gases reduzida em mais de 50% - completa o diretor de operações da Fetranspor.
Outra vantagem do ônibus é ter o seu piso rebaixado, na altura da calçada, facilitando embarque e desembarque de passageiros. O veículo será apresentado no Aterro do Flamengo. No evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fetranspor assinarão um convênio para promover experiências com combustíveis alternativos e tecnologias ecologicamente mais limpas.
Postado por Meu Transporte às 00:46 0 comentários
Marcadores: Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo
São Paulo tem 37,5 km de vias para bicicletas
Os corredores exclusivos estão distribuídos por seis locais da cidade, sendo que os mais extensos se localizam na Radial Leste e às margens do Rio Pinheiros, com respectivamente 12 e 14 quilômetros. Em outras vias, os percursos são menores: na Avenida Brigadeiro Faria Lima (com 1,3 km), na Avenida Sumaré (1,4 km), na Estrada da Colônia (1,8 km) e na adutora Rio Claro (7 km).
Há ainda, dentro da extensão total de ciclovias, a Ciclofaixa de Lazer, que faz ligação entre os parques do Ibirapuera, das Bicicletas e do Povo. Atualmente com 10 quilômetros de extensão, a via deve ser ampliada pela Secretaria Municipal de Transportes, para alcançar o Parque Villa-Lobos.
"As ciclovias cresceram muito nos últimos anos, mas ainda falta muito para um ideal. A maioria dos ciclistas as usa para ir trabalhar, mas elas ainda são vistas como um espaço de lazer. Deveriam ser vistas como meio de transporte", defendeu o consultor de mercado Álvaro Perazzoli.
Além de prestar consultoria para produtores e consumidores de bicicletas, Perazzoli é representante de vendas das marcas Kaulf, que fabrica peças, e Cars & Bikes Brunete, uma importadora de bicicletas especializadas. Além disso, ele é cicloativista e colabora com a comunicação de movimentos em prol do esporte sobre duas rodas, como a Bicicletada.
"Toda última sexta-feira do mês tem muita gente em todas cidades do Brasil que pedalam como forma de protesto. Depois da Bicicletada, a causa começou a ser discutida", contou Perazzoli. O movimento, com origem nos Estados Unidos da década de 1990, reúne mensalmente dezenas de ciclistas na Avenida Paulista. Segundo o colaborador, a Bicicletada teve grande influência na criação de bicicletários em algumas estações do Metrô de São Paulo.
Metropolitano
Em janeiro de 2009, sete pontos destinados aos ciclistas foram inaugurados nas unidades da Liberdade, Armênia e Santana (Linha 1-Azul), Vila Madalena (Linha 2-Verde), Brás, Palmeiras-Barra Funda e Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) do Metrô. Para cada local, há dez bicicletas disponíveis para aluguel e dez vagas de estacionamento.
Realizada a cada década pelo Metrô, com apoio da CET-SP e da SPTrans, a pesquisa Origem-Destino revelou em 2007 que, naquele ano, 156 mil viagens de bicicleta eram feitas diariamente em São Paulo. O número representa um aumento de 183% sobre a pesquisa anterior, de 1997, enquanto o total de viagens realizadas na capital, considerando todos os meios de transporte, tivera aumento de apenas 20%.
Copa do Mundo
A exemplo do que aconteceu em outros países que sediaram o evento, a Copa do Mundo trará para o Brasil a conscientização das cidades sobre a importância do uso da bicicleta, levando os poderes públicos a investir em vias especiais, em formas de integração entre a bicicleta e outros meios de transporte e em campanhas que valorizem o veículo.
Essa é a opinião de um dos vice-presidentes do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Eduardo Musa, que é responsável pelo Departamento de Duas Rodas (Bicicletas) da entidade.
"Com o problema de mobilidade urbana que nós temos, está sendo colocada em todas as cidades-sedes uma preocupação muito grande, em gerar mobilidade para se chegar nos estádios de bicicleta ou integrando a bicicleta com outros meios de transporte", afirmou Musa.
De acordo com ele, a bicicleta passará efetivamente de um meio de transporte tipicamente rural para uma solução da mobilidade urbana. O veículo, continuou Musa, apresenta uma característica que, se explorada, pode ser muito útil para o trânsito em grandes centros urbanos: o last mile (última milha).
O termo last mile é uma solução em que o motorista de carro estaciona seu automóvel e percorre o fim do caminho utilizando uma bicicleta - por exemplo, em um estádio de futebol, cujos arredores ficam congestionados em dia de jogo. "Isso é comum na Europa. Você cria bolsões externos para estacionar e tira o congestionamento de carros do entorno do evento", conta Musa.
O Brasil é o terceiro maior polo produtor de bicicletas do mundo, atrás da Índia e da China, como reforçou o vice-presidente do Simefre. "Talvez a Copa do Mundo seja o que a gente precise para que os governos municipais, estaduais e até federais comecem a colocar dinheiro, orientação e educação na infraestrutura cicloviária do País."
Fonte: DCI
Postado por Meu Transporte às 00:40 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
DF: Paradas de ônibus não tem informações para usuários
“Fica difícil saber o ônibus vai para o lugar de que você precisa”, acredita uma mulher que esperava o transporte coletivo. Se não tem linha, quem dirá horários. O Tribunal de Contas vistoriou mais de 2,5 mil paradas do DF - todas sem informação.
“Com certeza tinha de ter uma placa com informações”, defende uma mulher. Na década de 90, essa sinalização existiu; continha apenas informações das linhas, mas, hoje, nem isso está disponível.
O DFTtrans informou que é impossível colocar as tabelas de horários nas paradas porque existem muitas linhas; em alguns casos, até 60 por ponto. A recomendação do órgão é pegar as informações pela internet ou telefone, mas o site do DFTrans fica fora do ar com frequência.
No 156, uma gravação avisou que a página está em manutenção. E atendente também não ajudou muito, apenas avisou que o site estava fora do ar e que não havia previsão de retorno.
“A gente precisa sair com bastante antecedência dos compromissos que a gente tem para poder tentar a sorte de passar um ônibus”, fala o estudante Marcelo Aron. Só com sorte mesmo, uma vez que é difícil cobrar pontualidade das empresas.
O jeito é contar com a boa vontade dos outros. “É preciso perguntar às pessoas quais ônibus passam no local”, diz uma mulher. Assim, é preciso torcer para que a informação esteja certa. “Cheguei no ponto final e voltei para pegar o ônibus correto. Perdi tempo por causa de informação errada”, conta a dona de casa Maria Júlia.
Fonte: Maiscomunidade
Postado por Meu Transporte às 00:36 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Campo Grande: Linha de ônibus executiva atenderá mais quatro bairros
Avenida. Afonso Pena, avenida Dr João Rosa Pires, rua Sargento Yule, rua Dom Aquino, avenida Duque de Caxias, avenida Júlio de Castilho, avenida Presidente Vargas, avenida Amélio Carvalho Bais, rua Fluminense, rua Antônio Carlos, rua Nipoã, avenida Amélio Carvalho Bais, rua EdmundoAlmeida, rua Cel. Zelito Ribeiro, avenida Tupaciguara, ruaWanderley Pavão, rua Itapeva, rua Viradouro, rua Rio Galheiro e avenida Por do Sol.
Postado por Meu Transporte às 00:32 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul