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São Paulo tem frota pioneira de ônibus movidos a álcool
sexta-feira, 27 de maio de 2011Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, São Paulo, Videos
Londrina terá campanha "Respeite os idosos em ônibus"
A Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e a Secretaria Municipal do Idoso lançam, nesta sexta-feira (27), às 13h, no Terminal Urbano, a campanha de conscientização aos usuários do transporte coletivo para que respeitem os assentos reservados aos idosos nos ônibus. O lançamento da campanha terá também a participação do Grupo de Convivência de Idosos do Jardim Sabará, com apresentação do "Rap do Idoso". O grupo ira cantar música que foi idealizada especialmente para o tema respeito ao idoso no transporte coletivo. (As informações são da assessoria de imprensa do Metrolon) |
Fonte: Bonde |
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em São Paulo, Ônibus pararam por 06 hs na zona norte
Funcionários que operam 34 linhas que levam passageiros da zona norte aos terminais Santana e Parque Dom Pedro 2º, no centro da cidade, ficaram parados desde as 3h30 desta quinta. No período, ficaram sem circular 239 ônibus. A paralisação foi uma iniciativa de funcionários que afirmam não concordar com a política de multas aplicadas a eles.
Por causa do protesto, a SPTrans - empresa pública que administra o sistema de transporte na capital - chegou a acionar o Paese (Plano de Atendimento Entre Empresas em Situação de Emergência), disponibilizando 96 coletivos extras para atender a população. Por volta das 9h, segundo a SPTrans, o plano emergencial já estava desativado por causa da normalização da circulação dos coletivos da viação Sambaíba.
Motivação
A paralisação ocorreu porque os funcionários reclamam dos valores das multas descontadas do salários deles. Segundo um dos funcionário, que não se identificou, uma multa por causa de um passageiro que passa por baixo da catraca sem autorização, por exemplo, é de R$ 720, sendo que o salário que recebem é, em média, de R$ 1.500. Os funcionários ainda afirmam que se uniram nessa manifestação sem o apoio do sindicato.
A SPTrans não soube informar o número de usuários que foram afetados pela paralisação.
Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Procura por transporte público no Brasil cai 30% nos últimos dez anos, diz Ipea
quinta-feira, 26 de maio de 2011
De acordo com o estudo “A mobilidade urbana no Brasil”, uma das principais consequências do aumento da frota de veículos privados é o crescimento do tempo de deslocamento da população. Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 1992 e 2008, o tempo médio do percurso casa-trabalho nas dez principais metrópoles brasileiras subiu aproximadamente 6%. O percentual de pessoas que gastam mais de uma hora no trajeto para o trabalho subiu, passando de 15,7% para cerca de 19%.
Segundo Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, a queda na procura por transporte público está ligada ao aumento da renda da população e do incentivo à compra de automóveis, além da falta de investimentos do Governo Federal em trens, metrô e ônibus.
- Quanto menos gente usa os transportes públicos, mais cara fica a tarifa. E os investimentos em transporte público não são fatores determinantes, pois até 2009, apenas 4,73% do CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) foram destinados ao transporte público.
- Nós defendemos que o governo destine mais investimentos na infraestrutura da mobilidade urbana, pois o aumento do uso de veículos particulares aumenta a poluição, os congestionamentos e o número de acidentes nas regiões metropolitanas.
Postado por Meu Transporte às 07:50 0 comentários
Marcadores: Brasil, Pesquisas, Resultados enquetes
No Dist. Federal, Empresas de ônibus querem aumentar a tarifa dos ônibus para R$ 3,30
De acordo com a nota enviada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Coletivos do Distrito Federal (Setransp) ao Secretário de Transportes José Walter Vasquez Filho, embora os representantes do setor já paguem esse valor aos funcionários, a despesa com pessoal cresceria 6,12% por causa dos encargos sociais. Como o relatório enviado à Secretaria de Transportes do DF não somava nenhum reajuste salarial, a porcentagem do aumento teve que ser recalculada.
Os novos números pedidos pelos empresários do transporte coletivo pegaram o governo de surpresa. Tanto que a reunião entre o Setransp e o secretário de Transportes, que ocorreria na segunda-feira, foi desmarcada e não tem nova data prevista. Dessa forma, por enquanto, as negociações estão paradas. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Transportes, “o diálogo vinha sido mantido, mas, em razão da nova reivindicação, o governo terá que reestudar a proposta”.
Durante o I Encontro Empresarial Brasil-África no DF, realizado ontem, na sede da Federação das Indústrias (Fibra), o governador Agnelo Queiroz comentou que ainda é cedo para falar em porcentagens exatas de aumento na tarifa dos ônibus. “Os valores estão em negociação. Vamos discutir, ver a relação atual. Sabemos que é importante manter o funcionamento das áreas, mas sempre o interesse público e da população vem em primeiro lugar”, destacou .
Atraso
A nova porcentagem apresentada pelos empresários atrasou o relatório final de reajuste nas tarifas previsto para esta semana. Nesse documento, o governador tomaria a decisão de arcar ou não com o ônus do possível aumento. Agora, as negociações voltam para a etapa inicial. Se na semana passada o aumento de 56% representava um índice alto para o governo, os 64,57% dificultam ainda mais a negociação. O governo trabalha com a hipótese de que as planilhas apresentadas pelo Setransp em fevereiro deste ano estejam superestimadas. Para isso, o DFTrans está confrontando os dados apresentados pelas empresas de trânsito com os utilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A análise considera 22 mil itens, segundo o DFTrans.
O governador não precisa acatar as recomendações da área técnica do DFTrans. Nos anos anteriores, durante o governo Arruda, as tarifas foram mantidas graças a medidas compensatórias, como isenção do ICMS do diesel e pagamento integral, pelo GDF, do passe estudantil. Mas os benefícios duraram pouco: seis meses depois, acabou a dispensa do pagamento do imposto e, durante a gestão de Rogério Rosso, o pagamento de dois terços do passe foi transferido para as empresas de ônibus.
Como os preços das passagens no DF — desconsiderando os micro-ônibus — encontram-se inalterados desde 2005 e as medidas compensatórias não estão valendo, os empresários do setor pressionam o governo para a aprovação do reajuste. Mas a população não quer pagar mais por um transporte público ainda considerado de má qualidade, com ônibus velhos e sempre lotados.
Colaborou Luísa Medeiros
Ameaça de greve
Além da incorporação da produtividade no salário real, os trabalhadores ameaçam paralisação no próximo mês caso não recebam o tíquete-alimentação no valor de R$ 271. O acordo coletivo da categoria terminou em 30 de abril e o dinheiro referente a maio só foi depositado na conta dos trabalhadores depois da interferência da Secretaria de Transportes, que prometeu, na ocasião, analisar o caso dos empresários.
Ônibus fora de circulação
Em 13 de maio, 168 ônibus piratas — de propriedade dos grupos Amaral, Viplan e Planeta — foram lacrados pela Polícia Civil do DF em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. A operação rendeu ainda o indiciamento dos empresários Wagner Canhedo, Victor Foresti e Eduardo Queiroz. Ao todo, 284 policiais participaram da ação. Segundo o diretor da Divisão Especial de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública, Flamrion Vidal, além de todos os veículos serem piratas, pelo menos 20 deles não estavam registrados no sistema do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), além de estarem em débito, desde 2009, com todas as taxas cobradas pelo Detran, como licenciamento e IPVA. A ação deu continuidade à Operação Drakkar, iniciada em março, que rendeu o indiciamento do ex-secretário de Transportes Alberto Fraga e o ex-diretor do DFTrans Paulo Munhoz por dispensa de licitação, crime previsto np artigo 89 da Lei Federal nº 8.866.
Postado por Meu Transporte às 07:50 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Tarifas de ônibus subiram 60% acima da inflação desde 1995
A conclusão faz parte de estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta quarta-feira (25). De acordo com a pesquisa, as principais causas desse aumento foram a perda de produtividade e redução do número de pessoas que utilizam esse meio de transporte, que chegou a 30% em 15 anos. O motivo para a redução da demanda que utilizam o transporte, por sua vez, foi o próprio aumento das tarifas.
A alta das tarifas também é influenciada pelo óleo diesel, que teve um aumento real de mais de 70% no período. O combustível representa, atualmente, cerca de 25% dos custos do serviço.
Gratuidade e descontos
No Brasil, apenas para os idosos o transporte público é gratuito, como é previsto na Constituição Federal. As demais gratuidades e benefícios são regulamentados pelas autoridades locais e variam de sistema para sistema.
No entanto, a gratuidade para os idosos e o desconto para os estudantes - que pagam meia passagem - têm um preço, que é repassado para os pagantes pelo valor geral da tarifa. Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, esse custo chega a aproximadamente R$ 4 bilhões, fazendo com que a gratuidade tenha um impacto de cerca de 20,8% sobre o preço das tarifas.
Postado por Meu Transporte às 07:50 0 comentários
Marcadores: Brasil
São Luís: Rodoviários continuam em greve nesta quinta-feira
Postado por Meu Transporte às 07:48 0 comentários
Marcadores: Maranhão
Em São Paulo, Estações Paulista e Faria Lima, da Linha-4 Amarela mantém horário reduzido
Segundo o governo estadual, no final de julho, todas as estações da linha que já estão em operação (Paulista, Faria Lima, Butantã e Pinheiros) vão operar até a meia-noite, mas apenas durante a semana.
O funcionamento durante os finais de semana só deve começar depois da inauguração das estações Luz e República, prometidas para outubro. Até 2014, a linha deve operar com mais cinco estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Segundo o Metrô, a Linha-4 Amarela transporta diariamente 80 mil pessoas. Quando todas as estações estiverem abertas, o total deve saltar para 700 mil. Em sete anos de obras, foram entregues 5,3 km. A ViaQuatro, responsável pela administração da Linha-4 Amarela, afirma que a operação em horário reduzido é necessária para permitir que todos os testes sejam concluídos e a linha esteja apta a operar em horário pleno.
Postado por Meu Transporte às 07:48 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô