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Recife: Encerra amanhã(30), o prazo para a compra de créditos do Vale Transporte Eletrônico

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Dando continuidade ao processo de implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que amanhã (30/06) será o último dia para a compra de créditos para o Vale Transporte Eletrônico, para as mais de 18 mil empresas (públicas e privadas) cadastradas no órgão. Os créditos adquiridos até a data final da comercialização terão validade até o dia 31 de julho, já que o início do mês de agosto marcará o fim da antiga tecnologia e o início a operação plena do novo Vale Eletrônico Metropolitano – VEM. Para as empresas e pessoas físicas que compram Vale de Papel, o consórcio vai disponibilizar a venda até o dia 31 de julho, lembrando que a utilização dos mesmos segue a mesma data (31 de julho), pois os vales possuem validade até o final do mês em vigência. Desde o início do ano, o Grande Recife vem trabalhando na transição de procedimentos e serviços da antiga tecnologia (que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel), para o novo Vale Eletrônico Metropolitano – VEM. Os novos equipamentos – para a leitura, carregamento e gerenciamento – da nova tecnologia já estão 100% instalados e em funcionamento pleno. Desta forma, no dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel SERÁ DESATIVADO. A partir de 01 de agosto apenas a nova tecnologia, que utiliza o cartão VEM, poderá ser usada dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.
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Resultado de enquete


Nós perguntamos no começo do ano aos nossos visitantes se eles achavam justo o aumento das passagens no começo do ano:

Das 122 pessoas que responderam a nossa enquete no que diz respeito ao aumento das passagens neste ano, 77% das pessoas disseram que não acharam justo o aumento de passagens devido à falta de qualidade dos serviços prestados, já 10% não tiveram nada contra o aumento e 13% não tinham opinião sobre o assunto, isso mostra que muito ainda tem que ser feito para uma melhor prestação de serviços, pois muitas das insatisfações são porque os serviços prestados são abaixo da expectativa não justificando em muitas cidades o preço cobrado.
OBS: Na Foto acima, é notório a falta de respeito junto aos usuários que tem que esperar no sol quente o seu ônibus.
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Ribeirão Preto - SP: Ônibus adaptados


Integração entre setores diminui espera de cadeirantes por transporte público; déficit deve ser zerado até fim do ano

A partir da otimização de um banco de dados, a Transerp (empresa que gerencia o trânsito em Ribeirão Preto), Prefeitura, Ministério Público (MP) e a Justiça conseguiram reduzir em 55,5% a fila de espera de cadeirantes por transporte coletivo. Há três meses, as empresas estimavam que 180 deficientes físicos estavam sem transporte. Com o cruzamento de informações, melhoria no trabalho de logística e aumento da frota adaptada, o número caiu para 80 cadeirantes e deve ser zerado até o fim deste ano.De acordo com o juiz da 2ª Vara da Fazenda, João Donizeti Gandini, as informações sobre os cadeirantes do município estavam dispersas em diversas entidades, como a Transerp e outras secretarias, e a união d as partes promoveu o cruzamento dos dados para melhorar a logística do trabalho. “Não havia nenhuma deficiência na estrutura, mas sim uma gestão deficiente. Faltava coordenação para esse trabalho”, disse o juiz. A maior parte do transporte de cadeirantes em Ribeirão é feito pelo serviço Leva e Traz. As vans fazerm cerca de 4,8 mil viagens por mês com os cadeirantes cadastrados no serviço, porta-a-porta.Há dois meses, as empresas que exploram o transporte coletivo na cidade entregaram dez novos ônibus adaptados para cadeirantes e a frota para os deficientes físicos subiu para 17 carros —de um total de 305.
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Vitória-ES: Semana começa com alteração em quatro linhas de ônibus na Reta da Penha

Com as obras da Nova Ponte da Passagem, o acesso à esquera para a rua Dona Maria Rosa pela Reta da Penha, sentido Vitória/Serra, foi fechado. Com isso houve a alteração no trajeto de quatro linhas de ônibus municipais e uma intermunicipal. A mudança, no entanto, não aumentará o tempo total do percurso.As linhas de ônibus que até então passavam pela Reta da Penha e retornavam pela Dona Maria Rosa - 074, 331 e 332 e a linha 531 (Transcol) - vão fazer um novo itinerário, seguindo o seguinte trajeto: Reta da Penha, José Farias, Arlindo Brás do Nascimento, João Carlos de Souza, Leitão da Silva, chegando à Dona Maria Rosa, que se liga à avenida Maruípe. Em relação às paradas de ônibus dessas linhas, a única alteração é com relação ao primeiro ponto da rua Dona Maria Rosa. Quem costumava embarcar neste local, por onde essas linhas não vão mais passar, deverá se dirigir ao ponto mais próximo, localizado na avenida Leitão da Silva. As demais paradas permanecem as mesmas.Simultaneamente às obras de acesso à ponte, a Prefeitura de Vitória iniciará a construção de uma grande baia de ônibus próximo ao cruzamento da Reta da Penha com a avenida Maruípe, no sentido Vitória/Serra. Esta baia vai ter uma extensão de 210 metros de comprimento.

As obras do retorno de veículos, previsto dentro das obras da nova Ponte da Passagem, no final da avenida Reta da Penha, serão licitadas no próximo semestre. O retorno, que vai ser construído embaixo da descida da nova ponte, terá duas faixas que ligarão a Reta da Penha à rua Deputado Clério Falcão.Para seguir para a rua Dona Maria Rosa, quando o retorno estiver pronto, os motoristas vão virar à esquerda na rua Argeu Pereira. O projeto inclui ciclovia e calçada cidadã.Após a inauguração do retorno, os motoristas que seguem no sentido Vitória/Serra, mas com o objetivo de pegar a avenida Maruípe, não vão mais precisar passar a nova ponte para voltar após manobra no viaduto próximo à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).A Prefeitura de Vitória já investiu, até o momento, mais de R$ 90 milhões na ampliação da Fernando Ferrari, incluindo o valor das desapropriações de imóveis na região e a construção da nova Ponte da Passagem.
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Cuiabá: Prefeitura vai licitar linhas de ônibus


Melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir mais comodidade e conforto aos usuários do transporte coletivo. Essa é a meta da Prefeitura Municipal de Cuiabá que já prepara novo edital de licitação para renovar a concessão das linhas que atuam na Capital. O edital para a nova licitação da exploração do serviço do transporte coletivo estipulará mudanças no sistema em Cuiabá e deve ser concluído até o final do ano e posto em prática a partir de 2010.
Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito Urbano (SMTU), Edivá Alves, a nova licitação será feita dentro do sistema de planilha de itinerários dos ônibus e do projeto executivo. “Com o projeto tronco-alimentador, os ônibus não sairiam mais dos bairros, em direção ao centro da cidade, eles deixarão os bairros para um sistema troncal. E a partir de uma estação de transbordo, esses troncos se interligariam com o centro da Capital e demais estações”, explica.
No projeto está previsto a construção de oito terminais de integração e vias exclusivas para os coletivos. O objetivo é reduzir o tempo das viagens e desafogar o trânsito de Cuiabá já de olho na Copa do Mundo de 2014.
“Os terminais serão implantados nas principais avenidas e estão em fase de estudos. As obras vão incluir o recapeamento e pavimentação de trechos das linhas de ônibus”, adianta Edivá. O terminal do CPA I será deslocado para as proximidades do Ginásio Verdinho. O do CPA III será desativado e implantado um novo na região do trevo da Avenida dos Trabalhadores. Na Avenida das Torres, está previsto a criação de um outro, próximo à avenida Doutor Meirelles, no Tijucal, junto ao Atacadão e outro na Cohab São Gonçalo. O planejamento incluí ainda o Verdão, na avenida Miguel Sutil, na altura da Vila Militar, o Trevo da Guia e a região do Porto.
Os corredores exclusivos serão implantados na área central da cidade. Os coletivos serão biarticulados(sanfonas) e são eles que farão a leva de pessoas dos terminais ao centro, integrado com os demais terminais.
“Os corredores exclusivos devem ser implantados na Fernando Correa, avenida do CPA, na Getúlio Vargas, Isaac Povoas e Coronel Escolástico”, salienta Alves.
No trecho da Prainha, entre a Getúlio Vargas e Generoso Ponce, a pista deixará de ter três faixas para ter duas devido à abertura de locais para estacionamento.
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Recife: Greve dos motoristas de ônibus chega ao fim

domingo, 28 de junho de 2009


Greve dos motoristas e cobradores de ônibus, deflagrada desde as oh e foi encerrada no final da tarde. A partir da meia noite, a operação foi normalizada em toda a Região Metropolitana do Recife. O reajuste salarial concedido à categoria foi de 5,7%. Assim como afirmou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dílson Peixoto, o percentual concedido não provocará nenhum novo reajuste tarifário. Durante todo o dia, em função da greve dos operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte realizou uma série de ações emergenciais para garantir o funcionamento da operação das 359 linhas que circulam da RMR. Policiais de todos os batalhões e unidades especiais da Polícia Militar participaram da operação, garantindo a segurança de trabalhadores não grevistas e usuários tanto nos Terminais de Integração, quanto nos principais corredores de transporte, além de dezenas de outros pontos da RMR. Nas primeiras horas do dia a operação foi iniciada com 66% da frota (que é de 2.347 mil ônibus) nas ruas. Ao longo do dia, este quantitativo subiu gradativamente, passando para 70% no horário de pico da manhã, chegando a 84% no início da noite. O esquema especial montado pelo Grande Recife envolveu o remanejamento de coletivos de empresas menos deficitárias para outras que tiveram uma adesão maior à paralisação. Um dos casos foi à transferência de várias linhas operadas rotineiramente pela empresa Borborema para as empresas Vera Cruz, Cidade Alta e Itamaracá. Durante a madrugada, logo após o início da greve, que foi decretada desde as oh, o consórcio conseguiu manter a operação de 96% das 40 linhas bacurau que atuam na Região Metropolitana do Recife.
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Motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis marcam greve para terça


Depois de três assembleias realizadas nesta quinta-feira, os motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7h da próxima terça-feira, dia 30. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintraturb) estão em negociação desde abril. Além da manutenção dos cobradores, os trabalhadores querem o pagamento da participação nos lucros e o reajuste salarial. No último mês, os motoristas e cobradores fizeram uma greve nos dias 19 e 20 de maio e uma paralisação-relâmpago de duas horas nos dias 5 e 17 de junho. Trabalhadores rodoviários apresentam contraproposta Os trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual apresentarão uma contraproposta ao sindicato patronal. Nas assembleias de quarta-feira a categoria não aceitou a proposta de reajuste apresentada pelas empresas do setor. Os patrões acenaram com o reajuste de 7% no salário e o mesmo percentual no vale-alimentação. Os motoristas querem o pagamento das horas em que ficam à disposição da empresa (e não apenas as horas "ao volante") e a equiparação do valor do vale-refeição nas oito empresas da região.
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Distrito Federal: veículo leve sobre trilhos (VLT)


A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai negociar com o Governo do Distrito Federal (GDF) um empréstimo para estender o veículo leve sobre trilhos (VLT) até a Esplanada dos Ministérios. A proposta foi feita na sexta-feira (26) pelo governador José Roberto Arruda ao presidente da AFD, Jean Michel Severino, em uma reunião na sede da empresa, em Paris.
Jean-Michel Severino confirmou o empréstimo de 140 milhões de euros para a primeira fase do VLT - do terminal da Asa Sul até o PátioBrasil - e disse que a AFD tem todo o interesse em terminar o trabalho de construção das outras linhas. “O Governo do Distrito Federal tem sido muito profissional e eficiente e, por isso, não sera difícil aprovarmos um novo empréstimo”, disse Severino. As condições de pagamento estão estabelecidas: o DF terá 15 anos para pagar o empréstimo com juros de 3%. A carência é de cinco anos.
Depois de conhecer o sistema de Montpellier, Arruda orientou os técnicos do Governo a acelerar o projeto do VLT na Esplanada e lembrou que essa é uma reivindicação dos servidores públicos e um desejo antigo de um dos criadores da cidade, Oscar Niemeyer. “Com a construção do VLT na W3, vamos transportar 110 mil passageiros por dia. Se estendermos para a Esplanada dos Ministérios, serão 220 mil passageiros por dia”, diz Arruda, que determinou ao secretário de Transportes, Alberto Fraga e ao presidente do metrô, José Gaspar de Souza, começarem a negociar o novo empréstimo imediatamente.
Na primeira fase, será construída a linha que começa no terminal da Asa Sul até o Brasília Shopping prevista para terminar em um ano. A segunda fase será a ligação do aeroporto até o final da Asa Sul com previsão de término em 2013.
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