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BRT Feira de Santana contemplará 130 mil pessoas em dois corredores

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Além de modernizar o sistema de transporte público coletivo na cidade, o BRT (sigla em inglês referente a Transporte Rápido sobre Ônibus) vai contemplar mais de 130 mil pessoas ao longo dos dois corredores de tráfego do sistema.

Segundo o censo demográfico promovido pelo IBGE em 2010, na região onde o BRT vai transitar em Feira de Santana existem mais de 110 mil habitantes.

Além disso, estas duas áreas da cidade também estão acolhendo mais 27 mil pessoas com a construção de cerca de 7.500 novas residências, conforme ressalta o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito.

Um dos corredores contempla os bairros Mangabeira, Conceição I, II e III, Agrovila, Mangabeira, Loteamento Mirasol, Loteamento Modelo, Alto do Papagaio, Santa Bárbara, Santa Quitéria e Candeal, enquanto no outro corredor do BRT estão sendo contempladas as linhas dos bairros FTC, SIM, Santo Antônio dos Prazeres, São Roque, Jaiba e Aeroporto. Além disso, passa ainda por bairros como Parque Getúlio Vargas, Caseb e Ponto Central.

Informações: Prefeitura de Feira de Santana


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Em São Paulo, 70% dos trens do Metrô foram modernizados

Na ultima semana a Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo ganhou mais um trem modernizado, a composição L44 reformada pela Alstom. Junto com o trem operam outros 21 que foram reformados, além de 23 composições antigas, das frotas A e D.

Já na Linha 3-Vermelha, toda a frota é composta ou por composições revitalizadas, ou por novas, os trens das frotas G e H. Das 98 composições programas para serem repaginadas, 68 trens já passaram pelo processo que representa quase 70% dos trabalhos. Destes, 15 trens aguardam nos pátios do Metrô para a liberação da operação comercial.

Modernização

A reforma foi dividia em 4 lotes, entre eles a antiga Frota C que foi modernizada pela Ttrans: É a frota K. Já a antiga Frota D esta sendo modernizada pela Alstom, que após os trabalhos volta como frota L. Também esta a cargo da Alstom junto com a Siemens a modernização de parte da frota A, que após os trabalhos retorna como frota I. Por fim, a outra parte da frota A está sendo modernizada pela Bombardier, retornando como frota J. Atualmente 7 trens estão nas empresas citadas acima em processo de revitalização.

Principais itens da modernização:

– Substituição do sistema de tração, utilizando tecnologia de inversores e motores de tração, para torná-la mais eficiente e de menor custo de manutenção;

– Substituição do sistema de ventilação por ar refrigerado, aprimoramento no sistema de iluminação do salão e troca dos bancos;

– Instalação de câmeras e equipamentos de detecção de incêndio no salão de passageiros para melhorar as condições de segurança;

– Instalação de rede de dados informatizada, para transmissão e recepção das condições dos equipamentos dos trens e sistema de registrador de eventos (caixa preta) dos equipamentos que desempenham função de segurança;

Por Renato Lobbo
Informações: Portal Via Trolebus

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Em Salvador, Botão de pânico para passageiros é lançado

A partir desta terça-feira, 8, a população da capital já pode acionar a prefeitura quando houver situações de emergência no sistema de ônibus, como assalto ou outras violências.

A denúncia pode ser feita pelo botão de incidente grave ("botão de pânico") no aplicativo CittaMobi. O lançamento está marcado para as 9h desta terça, na Secretaria Municipal de Mobilidade  (Semob), em Amaralina.

No mês passado, 52 inquéritos de roubos em coletivos foram encaminhados à Justiça, segundo José Mário Mota, delegado do Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos (Gerrc).

O número representa um aumento de 100%, em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme o delegado. "A vítima agora é o passageiro, devido à adesão aos cartões de passagem e, consequentemente, à redução da rotatividade do dinheiro", acrescentou Mota.

Com a nova versão do CitaMobi,  a administração municipal espera reduzir o número de assaltos. Uma vez acionados, os agentes do Centro de Controle Operacional da prefeitura, em Amaralina, poderão comunicar à Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre o crime.

"Nem sempre as intervenções ocorrerão em tempo real, porém a polícia poderá, por exemplo, acompanhar o veículo e abordar o assaltante quando ele descer do coletivo", informou ao A TARDE uma fonte, que trabalhou no desenvolvimento do aplicativo.

Além disso, segundo o técnico,  a prefeitura vai poder fazer um relatório sobre os locais, linhas e horários em que os roubos são mais frequentes. Para invibializar os trotes, a nova versão  só poderá ser acessada após cadastro, com inclusão de e-mail e CPF.

Ao denunciar um assalto, o celular do informante poderá ser rastreado pela polícia até que a situação seja solucionada. "A polícia pode  ligar para o cidadão e questionar sobre a informação que ele passou. Quem passar trote estará sujeito às consequências", afirmou o técnico.

Disponível desde 26 de maio, o Cittamobi auxilia os usuários do transporte coletivo de Salvador, ao informar   previsões de chegada dos veículos nos pontos da cidade. Em julho, ele já havia sido baixado por 220 mil pessoas e  registrava 37 milhões de consultas, segundo Carlos Sampaio,  gerente comercial da Cittati Tecnologia - empresa que desenvolveu o produto.

Reclamações
Agora, além de informar, a ferramenta torna-se um canal direto de envio de reclamações e sugestões. "O aplicativo  será mais interativo", afirmou o titular da Semob, Fábio Mota, sem revelar detalhes.

A TARDE  apurou que ainda é possível informar sobre  condições nos pontos de parada (sujeira, superlotação, insegurança e problemas estruturais, como falta de abrigo ou  degradação). E também alertar a respeito de  linhas que não estejam incluídas, previsões erradas, motoristas que não param nos pontos e desvios de itinerário. Já a prefeitura vai poder  realizar pesquisas de qualidade  com os passageiros.

Ao todo, sete opções de reclamações e sugestões estão disponíveis em um novo ícone ("megafone"), que desde a semana passada já podia ser visualizado.

Por Priscila Machado
Informações: A TARDE On Line


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Em São Paulo, Pedestres ganharão mais 1,2 metro de "calçada" na Liberdade

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Secretaria de Transportes lançará um projeto de faixas exclusivas para pedestres, que prevê o alargamento das calçadas por meio de pintura de solo verde antiderrapante e outros elementos de sinalização, como balizadores (espécies de postes pequenos) e tachas refletivas. O projeto, elaborado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ainda tem caráter piloto.

O primeiro lugar a receber a faixa exclusiva será a avenida Liberdade, sentido Centro, entre as ruas São Joaquim e dos Estudantes. Serão 750 metros de extensão com 1,5 metro de largura e área útil de 1,2 metro. Com a mudança, as calçadas, que têm entre 2 e 4 metros, passarão a ter mais espaço para os pedestres.

Com a medida, passa a ser totalmente proibido estacionar no trecho. Atualmente, a proibição acontece de segunda a sexta-feira, das 6 às 23 horas. 

A CET não informou quando terá início a pintura da via.

Informações: R7.com

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Em Natal, Avenida Salgado Filho começa ser sinalizada para corredor semi-exclusivo

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A prefeitura começou a sinalizar o corredor semi-exclusivo de ônibus na avenida Salgado Filho na madrugada desta quinta-feira (3). O corredor será entregue oficialmente a cidade no próximo sábado (dia 5).

Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para avenida Prudente de Morais, onde será criado um corredor metropolitano semi-exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal.

A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados.

A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais:

Cenário 1: Os itinerários para as linhas de ônibus de Barreta, Nísia Floresta, Pirangi, Parnamirim (linhas B e D), São José e todas as linhas da Viação Campos será realizado na volta pela avenida Presidente Bandeira/rua São José/avenida Bernardo Vieira e avenida Prudente de Morais, onde os ônibus seguirão seus respectivos itinerários normais a partir do acesso pela Marginal da BR 101.

Cenário 2: Os itinerários das linhas de Nísia Floresta (via São José) e Parnamirim (Linha D, via Tirol) terão operação com volta pela Rua Potengi, com acesso a avenida Prudente de Morais até a altura da Marginal da BR 101, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 3: Os ônibus das linhas intermunicipais Macaíba (linha M), Parnamirim (linha E) e Regomuleiro (Linha R) farão retorno pela Av. Prudente de Morais, onde acessarão a rua Alberto Silva, avenida Senador Salgado Filho, avenida Bernardo Vieira, rua São João, rua Alberto Silva, avenida Prudente de Morais, onde acessarão a Marginal da BR 101 e seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 4: Já as linhas de Ceará-Mirim, Extremoz, Jardim Petrópolis e Regomuleiro (via Tirol) estarão operando na ida pela Antônio Basílio e retornando pela Av. Prudente de Morais, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 5:As linhas de transportes opcionais intermunicipais acessarão Natal pela avenida Romualdo Galvão e retornarão para seus respectivos municípios pela Rua São José, Raimundo Chaves e Marginal da BR 101.

Cenário 6: Já as linhas de transportes opcionais semi urbanas (Nova Parnamirim e Eucaliptos) deverão realizar seus itinerários pela avenida Romualdo Galvão.

Com esse novo traçado urbano, o Departamento de Estudos e Projetos da STTU criará também um Corredor Metropolitano semi exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na avenida Prudente de Morais. Eesses não são os primeiros corredores exclusivos na capital. Em 2007, foi implantado um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema Nova Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é avenida. Rio Branco, no bairro de Cidade Alta.

Os usuários de ônibus assim como os motoristas de ônibus e veículos particulares concordam que a ideia é boa, uma vez que os ônibus não precisam competir com os veículos particulares entre as faixas da via, diminuindo assim o impacto no trânsito e melhorando a qualidade de fluidez e a segurança na via.

Além da divulgação na imprensa e nas redes sócias, será disponibilizado na região efetivo da STTU com agentes e educadores de trânsito para divulgar junto aos usuários e motoristas todos os detalhes sobre as mudanças previstas, esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos pontos de paradas das linhas intermunicipais.

Informações: Tribuna do Norte
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VLT pode ser mais eficaz que BRT em atrair usuários

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Frequentemente leitores desta página observam a falta de projetos de veículo leve sobre trilhos (VLT), principalmente quando é relatado construções que contemplam serviços de corredores de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT).

Comparar projetos de BRT com VLT pode ser desigual do ponto de vista do custo de implantação, assim como o carregamento do sistema, onde os corredores de ônibus apresentam vantagens.

Porém há quem defenda que em longo prazo o valor empregado no transporte sobre trilhos pode ser revertido. É o caso de Cristiano Saito, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Alstom. Em um artigo, Cristiano afirma que sistemas de VLTs podem ser em longo prazo mais vantajosos.

“Fazendo um comparativo direto entre a solução Bus Rapid Transit e o VLT elétrico, um primeiro ponto a esclarecer é que, apesar de o custo de implantação de um VLT ser inicialmente maior, em longo prazo, os gastos da operação acabam sendo menores. A vida útil de um ônibus a diesel é, em média, de sete a dez anos e a do VLT, superior a 30 anos. A solução de BRT envolve mais despesas com mão de obra, combustível e outras variáveis como recuperações da via, que acarretam mais custos ao longo do tempo” – afirma o diretor da empresa Francesa que produz composições.

O diretor diz ainda ser viável o reaproveitamento de antigas estruturas para novas Linhas de VLT, e questiona a implantação de VLTs movido à diesel.

“A utilização de estruturas de carga existentes (linhas em bitola métrica) permite, com a instalação de novos veículos, a implantação rápida de uma linha de transporte. Entretanto, por se basear em um traçado existente, nem sempre ligam os eixos prioritários de demanda. Esses veículos movidos a diesel ou biodiesel não apresentam também os mesmos benefícios, como melhor acessibilidade e menor poluição sonora, oferecidos pelo VLT elétrico” afirma Cristiano Saito.

Ele cita um estudo feito na europa onde a migração do usuário do automóvel pode ser mais eficaz em um VLT do que em um sistema de ônibus. “Estudos de caso qualitativos realizados na Europa comprovam que a aceitação do VLT para a substituição do veículo próprio é maior do que a utilização do ônibus” – pontua.

O diretor da multinacional francesa não pontua os aspectos da pesquisa, mas não é difícil entender esta tendência levando em consideração o conforto dos veículos elétricos obtidos pela aceleração constante, frenagem suaves e baixo ruído.

Por outro lado, a que se considerar a urgência em que algumas cidades necessitam de sistemas eficazes de transporte cruzado com o baixo poder de investimento, acabando por optar por corredores de ônibus.

Por Renato Lobbo
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