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Salvador deverá ter rede de ciclovias de 215km, sendo a maior malha cicloviária do Brasil

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Além de um sistema sobre trilhos- que pode ser o metrô ou o monotrilho- e o BRT entre as alternativas de mobilidade urbana para Salvador que foram contempladas dos projetos enviados ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), está a construção e recuperação de ciclovias, o que representará um total de 215 km de faixas exclusivas para bicicletas, segunda maior malha da América Latina, atrás apenas de Bogotá, na Colômbia.
Segundo o secretário Especial da Copa do Mundo de 2014, Ney Campello, esta proposta, avaliada em R$ 40 milhões, está no modelo integrado de mobilidade que prevê captação de recursos via Ministério das Cidades, como parte das obras para a Copa do Mundo de 2014.
“Teremos as ciclovias até 2014, que serão integradas com o sistema sobre trilhos. Nas estações deverá haver bicicletários ou até espaços para bicicletas serem levadas dentro dos vagões”, explicou o gestor. Ele considera ainda que o sistema de transporte via bicicletas pode ajudar a custear a manutenção da Arena Fonte Nova, em um modelo similar ao adotado no Estádio Olímplico de Amsterdã, na Holanda, em que as cerca de mil vagas construídas no subsolo da arena esportiva seriam utilizadas, durante a semana, para o comércio da região. “O cidadão para o carro no estádio e vai ter um bicicletário lá para que ele vá para seu trabalho”, projetou. Campello revela ainda ter ouvido a proposta de uma empresa chinesa de construir uma fábrica de bicicletas na Bahia, caso as ciclovias sejam construídas. “Podemos também pensar em linhas de financiamento para bicicletas para incentivar a população”, disse.



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Fiscalização eletrônica melhora fluxo do transporte público

A tecnologia usualmente aplicada para monitorar o trânsito e registrar a infração de quem abusa da velocidade ou infringe outras regras de trânsito está sendo aplicada também à gestão de transporte: para o monitoramento de corredores exclusivos.
     A prática dos chamados Bus Rapid Transit (BRTs), comum em alguns países e cidades brasileiras como Curitiba, Goiânia e São Paulo, é uma solução que está sendo ampliada, a exemplo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nestas cidades, o projeto já considera a fiscalização nas faixas exclusivas de tráfego - este ano a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET–Rio) implantou um sistema de monitoramento teste na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a BHTrans terá 12 equipamentos para registrar os veículos que invadem o espaço destinado aos ônibus.
     O corredor exclusivo para transporte coletivo da capital carioca ganhou uma adaptação e outro nome: Bus Rapid System (BRS). As vias seletivas ocupam duas das quatro faixas e trabalham num sistema interessante: porque Copacabana é uma região residencial, os engenheiros de trânsito criaram um sistema em que o motorista pode acessar o BRS para virar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens e só é multado se dois dispositivos seguidos flagrarem o veículo no corredor. 


Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), explica que as obras foram feitas pensando nos grandes eventos internacionais que estão por vir: “A Prefeitura começou a trabalhar os sistemas de exclusividade pelo advento da Copa e das Olimpíadas, como forma de organizar e planejar melhor o trânsito numa cidade com três milhões de usuários de ônibus, e 208 empresas de transporte atuando. E, em pouco tempo, já podemos notar que os motoristas absorveram a cultura de respeito à segregação dos transportes. Um mês após a implantação, quando as multas começaram a ser computadas, notamos um número baixo de infrações, o que demonstra o respeito dos motoristas à nova orientação”, diz.
     No Zona Sul do Rio, a fiscalização é feita por 23 câmeras espalhadas pela via e cerca de 70 guardas municipais. Richele pontua os benefícios da ação: “Apesar de nossa primeira opção ser sempre a construção de um corredor exclusivo para o trânsito dos transportes coletivos, quando falamos de vias já existentes, o controle por esses dispositivos se mostra extremamente eficaz, em contrapartida das outras opções, que seria a construção de uma barreira física. Temos estimativas de que o tempo que se levava para percorrer a Avenida Nossa Senhora de Copacabana reduziu 40% após o início das atividades de fiscalização. Antes, um carro levava 40 minutos, agora leva, em média, 17 minutos”, aponta.

Fiscalização da velocidade dos ônibus     

A solução da tecnologia para garantir a medida restritiva dos corredores funciona bem e pode ir além. Segundo José Mario de Andrade, especialista em trânsito e diretor da Perkons, “A eficácia comprovada da fiscalização eletrônica no fluxo dos BRTs também suscita uma polêmica. Há quem defenda a utilização desses dispositivos posicionados nas vias especiais também na vigilância dos próprios ônibus. E os acidentes graves, cada vez menos espaçados, e com várias vítimas, colocam essa possibilidade dentro do cabível. Nem só por conta das penalidades, que, antes de alcançar o infrator, passariam por um grande processo burocrático, mas pela imposição de respeito que a presença do aparelho causa. Se o motorista sabe que está sendo fiscalizado, não vai abusar da velocidade, o que garante facilmente a segurança do usuário de transporte público”, sugere.
     O professor Coca Ferraz, Coordenador do Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito da USP - São Carlos, acredita que somente as ferramentas disponíveis hoje para conter a velocidade dos ônibus poderiam ser reforçadas. “Os órgãos responsáveis pelo trânsito costumam controlar a velocidade dos ônibus com tacógrafos, dispositivos que registram e armazenam as velocidades desenvolvidas pelo veículo. Essas podem ser verificadas após o período de operação. Assim, o tacógrafo atua de maneira eficaz para o controle da velocidade, uma vez que o condutor sabe que se ultrapassar o limite permitido o fato ficará registrado”, explica.
     No entanto, aponta o especialista, que vários acidentes com ônibus em corredores exclusivos são causados por alta velocidade. “Sem dúvida, a fiscalização eletrônica seria uma solução para a segurança dos usuários desse transporte, pois contribuiria para um maior controle da velocidade e redução dos acidentes, sobretudo se os ônibus não tivessem operando com tacógrafo”, pontua.
     Sobre a hipótese de contrassenso de implantação de fiscalização eletrônica em corredores com veículos com velocidade controlada, na medida em que o governo é responsável por ambas as áreas (transporte coletivo e controle de tráfego), o professor desmistifica a questão: “O controle com fiscalização eletrônica se somaria ao controle com tacógrafo, inibindo ainda mais o emprego de velocidade acima do permitido”, conclui.


Fonte: Perkons

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Projeto de lei que liberava circulação de carros de passeio e de táxis nos corredores exclusivos de ônibus de Blumenau é vetado

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores vetou nesta terça-feira o projeto de lei que pretendia liberar a circulação de carros de passeio e de táxis nos corredores exclusivos de ônibus. O projeto foi considerado inconstitucional. De acordo com a procuradoria jurídica do Legislativo, só o Executivo poderia ter encaminhado a proposta.

Foto:Artur Moser / Agencia RBS
O projeto de lei nº 6123, de autoria do vereador Jovino Cardoso Neto (DEM), previa que os corredores fossem liberados aos sábados, a partir das 13h, domingos e feriados o dia todo, e segundas-feiras até 5h. Táxis poderiam circular em qualquer dia e horário. A proposta segue o modelo de cidades como Joinville e São Paulo.
Desde que foi protocolado na Câmara, o projeto gerou polêmica. O vereador Jovino alegou que aos finais de semana, por terem pouco uso, os corredores de ônibus poderiam ser liberados para carros de passeio. Para ele, a mudança agilizaria o trânsito.
Contrários à ideia, o secretário de Planejamento, Walfredo Balistieri, e o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, afirmaram que, como há pouco trânsito nos finais de semana, as outras pistas estariam livres e não haveria necessidade de liberar o espaço para outros veículos.


Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA

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Em Fortaleza, Terminal da Parangaba conta com mutirão de organização de filas

O mutirão de organização de filas está de volta ao Terminal da Parangaba durante toda esta semana. O objetivo é dar continuidade ao trabalho realizado por cerca de 60 agentes operacionais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que orientam o embarque de passageiros, objetivando mais segurança durante a entrada nos coletivos.
O efetivo atua nas filas das linhas de maior demanda nos horários de pico, de 5h às 9h. A ação, que percorre todos os terminais de integração da cidade, busca incentivar o respeito entre as pessoas nos terminais de integração.


Fonte: Prefeitura de Fortaleza

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Linha 4-Amarela do Metrô de SP começa a funcionar até 21h

Foi ampliado nesta quarta-feira o horário comercial das estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã da Linha 4-Amarela, que passa a operar até as 21h, de segunda a sexta-feira, em São Paulo (SP). O serviço inaugurado no ano passado - após atrasos e um acidente com uma cratera durante as obras, que deixou sete pessoas mortas - fucionava apenas das 4h40 às 15h. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante uma vistoria da nova estrutura da estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que nos últimos meses passou por várias intervenções para a integração entre metrô e trem.

Na solenidade, Alckmin também definiu que a entrega de mais duas estações será antecipada: "nós vamos inaugurar em 30 dias duas estações novas: a estação República e Luz. Estavam programadas para outubro, elas virão para setembro e aí o horário vai para meia-noite e todos os finais de semana", assegurou.

Apesar de estar pronta para circular até o início da madrugada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos optou por operar a Linha 4-Amarela até as 21h, enquanto ocorrem testes de operação em toda a linha, incluindo as estações República e Luz. Com a medida, será possível garantir a entrega das novas estações no próximo mês de setembro e, assim, antecipar a integração com as linhas 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera) e 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

Com as mudanças, o número de passageiros atendidos por dia salta de 10 mil para 150 mil. "Finalizando a instalação de alguns equipamentos e detalhes da comunicação visual, acabamento e limpeza, as estações República e Luz estarão praticamente prontas", disse o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.

Até setembro, o Metrô de São Paulo deve contratar a segunda fase da Linha 4-Amarela, que compreende a complementação das estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis/Mackenzie, São Paulo/Morumbi e a implantação de mais 1,5 km de linha da estação e do terminal de ônibus de Vila Sônia. A segunda fase da linha, que inclui a aquisição de mais 15 trens pela concessionária Via Quatro, será entregue gradativamente à população até 2014 e atenderá a mais de 900 mil passageiros/dia.


Fonte: Terra

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Guarulhos ganha novos ônibus e serviço de atendimento telefônico 24 horas

Mais 20 novos ônibus, da empresa Vila Galvão, irão entrar em operação no sistema de transporte coletivo, em substituição a veículos antigos da viação. Assim que começarem a circular – encontram-se em processo de emplacamento e de regularização de documentação –, todos os 211 veículos da Vila Galvão estarão devidamente equipados para permitir o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A previsão é que toda frota municipal de ônibus e micro-ônibus esteja adaptada até o final do ano.

A cerimônia de entrega dos novos ônibus ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) no Paço Municipal. O ato teve presença do prefeito Sebastião Almeida; do secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira; do diretor da empresa Vila Galvão, José Roberto Yasbek; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Lotação (Sindlotação), Cícero Augusto, conhecido como Mossoró; além de diversas outras autoridades.

Novas Linhas

Além da apresentação dos ônibus, o prefeito comunicou a criação de três novas linhas: 436 – Aeroporto/Centro, 441 – Santa Paula/Santa Clara (via Taboão) e 494 – Lavras/Pimentas. O prefeito falou ainda da adaptação feita em outras duas: a 440 – Parque Santos Dumont/Centro (via Taboão) passa a circular normalmente e não mais somente nos horários de pico, e a ampliação até a Vila Carmela do itinerário da linha 812, que passa a cobrir o trecho Vila Carmela/Centro. Todas essas mudanças, promovidas a partir de sugestões das comunidades locais, passam a vigorar já nesta quinta-feira (30).

Serviço 24H

A cerimônia serviu ainda para anunciar o início do Disque Transporte e Trânsito. Trata-se de uma ampliação do modelo de atendimento telefônico montado no início das operações do Bilhete Único de Guarulhos. O serviço funcionará diariamente 24 horas por meio do número 2475-6996. O objetivo é estabelecer um canal direto com a população para receber sugestões e considerações sobre todos os serviços da Secretaria de Transportes e Trânsito.
Uma novidade é que haverá acesso rápido com a Central de Controle Operacional (CCO), o que agilizará a verificação e a busca por solução para as demandas apontadas. Será possível ainda gerar relatórios dos registros feitos, o que contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

O Disque Transporte e Trânsito trará, entre outros itens, informações sobre os serviços oferecidos pelo Fácil Transportes e Trânsito, o sistema de transporte coletivo municipal (itinerários e horários das linhas de ônibus e micro-ônibus) e a Escola Pública de Trânsito (dúvidas sobre campanhas de trânsito, palestras e outras atividades educativas). O serviço também atenderá e encaminhará as observações da população em relação ao transporte e ao trânsito (pedidos de fiscalização, manutenção de sinalização viária, recursos de autuações etc.).

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