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Metrô: A expansão SP que não veio para a Região Sudoeste

quarta-feira, 24 de março de 2010


O ‘Metrô pra Taboão’ foi o mote de várias campanhas eleitorais que elegeram (ou não) deputados na Região Sudoeste da Grande São Paulo, incluindo-se aí Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Com o metrô em Taboão, prometiam candidatos a deputados e governadores, a integração com os ônibus iria desafogar o trânsito, facilitar a vida dos trabalhadores que dependem do transporte público numa região com mais de 800 mil habitantes.

Mas, ao ler a manchete da Folha de S. Paulo desta terça-feira (23/03), a realidade mostra-se outra. Nenhuma citação sequer às possibilidades de expansão da Linha 4 do Metrô (amarela) além dos limites da Capital Paulista (Taboão ou Embu), muito ao contrário. Devido a uma série de entraves alegados pelo governo do Estado, tudo vai atrasar, inclusive as estações Butantã, Morumbi e Vila Sônia. A estação Butantã fica para fins de 2010 ou 2011, enquanto que as outras duas tem a nova previsão de serem abertas somente em 2014. Isto numa obra prometida para 2007. A linha 4 do Metrô é a primeira a ser operada pela iniciativa privada, num consórcio denominado ‘Via Quatro’, e a concessão do sistema foi dada pelo Governo do Estado por 30 anos.

Segundo a reportagem do jornalista Alencar Izidoro, da FSP, “O plano de expansão da rede sobre trilhos do governo José Serra (PSDB) atrasou. Obras ou entregas prometidas para 2010 em três das cinco linhas do metrô paulistano foram adiadas. Nas outras duas, há incertezas”, enquanto “a promessa do Estado veiculada em panfletos e na TV era de que ’28 novas estações’ de metrô e de trem seriam entregues de 2007 até este ano”.

Mas agora o governo paulista informa que, das ‘28 novas estações’, somente 16 são realmente novas, e que as demais se limitam a reconstruções e reformas de estações já existentes. Uma pena, principalmente para os municípios da região sudoeste, afunilados pelo corredor BR-116/Avenida Francisco Morato, que tem como única matriz de transporte coletivo o Ônibus, comandado por consórcios de empresas que monopolizam o transporte público, com péssimo atendimento aos cidadãos, que dia a dia têm de se amontoar em veículos lotados nos horários de pico. No Site do plano de expansão do Metrô (http://www.expansao.sp.gov.br/index.php) linhas como a 17 (Ouro - São Judas/Congonhas) e 6 (Laranja – Brasilândia/Água Branca), prometidas para 2010, nem sequer foram licitadas ainda.

Fonte: O Taboanense

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Em Goiânia, Falta de indicação inviabiliza uso de MSN


Os usuários do transporte público em Goiânia e região metropolitana, teoricamente, são os primeiros do País a contar com um serviço via SMS que informa em tempo real quanto falta para o ônibus chegar a um dos 4 mil pontos de ônibus espalhados na capital e em cidades do entorno. Com investimento de R$ 50 milhões, o sistema foi amplamente divulgado para a mídia, diferente do que ocorreu com as recentes mudanças de itinerários.

A alta tecnologia, no entanto, é de difícil utilização por algo bem mais rudimentar. Para se usar o serviço, é necessário saber o número do ponto de ônibus, para ser informado pelo SMS o horário em que o veículo passará. A numeração dos pontos, feita com tinta comum, simplesmente não foi feita. Denício explica que houve um atraso no processo de licitação, mas que dentro de 60 dias estará pronto.

Questionado sobre o lançamento do sistema sem poder ser utilizado, ele alegou que a companhia estava com a expectativa de que a licitação sairia mais rápido, por isso lançou a campanha sem a sinalização.Quanto à central de atendimento 0800 648 2222, que sempre está com as linhas ocupadas, o Ministério Público já analisou esta questão e pediu providências, que, segundo os órgãos, já estão sendo corrigidas.

No início de fevereiro, outra mudança movimentou a vida dos os usuários do transporte coletivo, que foram pegos de surpresa pela CMTC, com as alterações de 27 linhas convencionais e 9 do Citybus. A falta de divulgação pelos órgãos gerou transtornos e reclamações, mas eles afirmam que as mudanças vão gerar melhorias.“As linhas se aglutinaram, não acabaram, mas aumentaram a oferta”, salienta Denício, que admite que houve falha na divulgação das mudanças, e que folders foram feitos, mas não atenderam ao público.

“Estamos intensificando este trabalho, pois o propósito é melhorar o sistema de transporte coletivo.”O presidente da CMTC, Marcos Massad, enfatiza que as alterações estão sendo revistas, de acordo com as reclamações, e serão readequadas. Para o diretor técnico da CMTC, Denício Trindade, a intenção é sempre facilitar a vida do usuário do transporte coletivo. “Estamos no caminho.

Reconhecemos que houve falhas no novo plano operacional, como a falta de uma comunicação maciça informando as alterações nas linhas. Mas observamos que passado o impacto da mudança, as pessoas estão se adequando às mudanças e até reconhecendo que muitas foram para melhor.”

Fonte: O Hoje
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Fortaleza: Perigo em terminais de ônibus

Nos terminais de Fortaleza, o risco de atropelamentos, como o que aconteceu ontem no Papicu, é constante. Os passageiros reclamam que falta sinalização e orientação.
Nos terminais de ônibus é fácil encontrar exemplo de desrespeito às leis de trânsito. No local quem tem passagem livre é a desorganização.
Se depender dos motoristas, sempre pressionados em cumprir os horários, o pedestre não tem vez.
É um entra e sai de ônibus a todo instante, por todos os lados. O pedestre, perdido, sem saber quando vai dar para passar. Nem com os carros estacionados o perigo diminui. O espaço entre um ônibus e outro mal dá para passar uma pessoa.
Sobre a reclamação dos passageiros em relação à segurança dentro dos terminais, a Etufor diz que todos possuem faixa de pedestres e os usuários são orientados por agentes a utilizarem a faixa. Mas nem todos obedecem.
Com relação à velocidade, o motorista não pode ultrapassar os 20 km/h dentro dos terminais. A velocidade, segundo a Etufor, é monitorada por GPS. A empresa promete intensificar as campanhas educativas.

Fonte: Verdesmares

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Em Limeira, Apresentados 14 novos ônibus da Rápido Sudeste, todos adaptados para cadeirantes

O Terminal Urbano Central de Limeira foi o palco para a exibição dos 14 novos ônibus da Viação Rápido Sudeste. A apresentação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria dos Transportes, na manhã desta segunda-feira, 22 de março. Estiveram presentes o prefeito Silvio Félix, o secretário dos Transportes, Ítalo Ponzo Júnior, o diretor de Transportes, Rodrigo Oliveira, e o representante da Viação Rápido Sudeste, Valdemir Valentim Louvo.
A empresa investiu cerca de R$ 250 mil por veículo, sendo R$ 4 milhões no total. Com isso, as 7 linhas da viação – 102, 103, 104, 106, 107, 8B e 8C – ganharam 2 ônibus zero quilômetro. Além disso, 6 desses veículos estão em circulação desde o último dia 15 de março, segunda-feira. Já os 8 ônibus restantes passaram a operar hoje.
A nova frota é movida a biodiesel – combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, como gorduras animais ou óleos vegetais. Ela também traz em cada ônibus: uma porta central, com elevador hidráulico; espaço exclusivo, com sistema de cinto de segurança, para portadores de necessidades especiais (PNE) e acompanhantes; e piso elevado no mesmo nível que os passageiros comuns.
Para o prefeito, estes novos ônibus são apenas um dos aspectos do avanço do transporte coletivo no município. “Com a integração funcionando em 100% e a implantação dos ônibus eletrônicos – preparados para receber os cadeirantes –, entre outros investimentos, Limeira está no rumo da modernização”, cita. De acordo com Silvio, para que o trânsito flua com mais rapidez é fundamental esse investimento das viações. “Afinal o carro particular não pode ser a única alternativa de transporte para a população”, ressalta.
  • Terminal e integração
A Viação Rápido Sudeste, com as linhas 103 e 106, já integrava o Terminal Urbano Central em seu itinerário. A partir de agora, abrangerá também a linha 8C nesse trajeto. A Viação Limeirense também inclui esse ponto da cidade no percurso das linhas 1 e 2. Outro aspecto importante no desenvolvimento do transporte coletivo é a integração. Com uma média de 5.500 mil integrações feitas por dia – em ambas as viações – os passageiros do transporte coletivo têm economizado cerca de R$ 300 mil ao mês.

Fonte: Prefeitura de Limeira

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Faixa preferencial na marginal Tietê irá facilitar circulação de ônibus


A prefeitura de São Paulo pretende instalar uma faixa preferencial para ônibus na marginal Tietê depois da inauguração da nova pista, prevista para o fim deste mês. Como não será uma faixa exclusiva, outros veículos, incluindo táxis, poderão utilizar o trecho. Essa faixa preferencial será demarcada na pista da direita da marginal Tietê, na zona norte de São Paulo, e terá 19,1 km. O objetivo é desafogar o tráfego de transportes coletivos na via.

De acordo com a SPTrans, órgão da prefeitura de São Paulo, a utilização será permitida logo após a inauguração das pistas centrais da Nova Marginal, previstas para o fim deste mês. A via continuará em obras até outubro quando estão previstas as entregas das novas pontes e viadutos.

As obras da nova pista da marginal começaram há nove meses e foram gastos R$ 1,9 bilhão pelo governo. Segundo o órgão, na marginal circulam diariamente, por hora, cerca de 140 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, com uma média de 370 mil passageiros. No horário de pico, a quantidade de ônibus aumenta para 250 por hora.

Atualmente, o pior trecho da marginal TIetê está entre a Vila Prudente e a ponte das Bandeiras. Com a entrega das novas pistas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai diminuir a velocidade de ônibus e caminhões na via expressa da marginal Tietê, de 90 km/h para 70 km/h. A companhia informou que tomou a medida para evitar acidentes, uma vez que a fluidez deve aumentar e os motoristas podem “abusar” da velocidade.

Fonte: R7.com
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Metrô de São Paulo atrasa e ameaça expansão. “O poder público é relapso”


“Metro de SP atrasa e ameaça expansão – Três das cinco linhas com obras ou entregas para este ano foram adiadas; de 28 estações prometidas pelo governo (Serra – PHA), só 16 são novas”.
“Gestão Serra já cita prazo até 2011 para concluir a primeira fase da Linha 4-amarela (onde abriu-se a cratera, sobre a qual o Zé Pedágio não disse uma única palavra – PHA); entrega da Luz e da República é incerta.”
Ou seja, um desastre ferroviário, como diria o sábio Mino Carta.
(O Mino desconfia que, em outubro ainda, o Serra vai ligar para o Luiz Gonzaga Belluzzo e pedir dois empregos: no Palmeiras e na Facamp.)
Na mesma Folha(*) provincial, no espaço que o Otavinho entregou ao Clovis Rossi, há um diagnóstico muito interessante sobre o que aconteceu em São Paulo neste verão, quando o Conversa Afiada homenageou o governador de São Paulo com o epíteto de Zé Alagão:
“O verão de 2009-2010 colocou a cidade frente a frente com sua inviabilidade. Vivemos a experiência … do colapso urbano … O poder público se revelou especialmente relapso. O Tietê voltou a inundar e até um peixe foi encontrado no túnel do Tribunal de Justiça submerso, coroando com humor negro o desgoverno da nossa Veneza improvisada”.
Muito bom, não, amigo navegante ?
Muito bom.
Só tem o problema (além do “coroando”).
O notável colonista (**) põe a culpa no Kassab.
Ah, esses colonistas (**) não se emendam.
Paulo Henrique Amorim
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (***) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.
(***) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Fonte: Paulo Henrique Amorim
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