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Mau tempo adia implantação de novo corredor BRS na Zona Sul do Rio

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A implantação do corredor exclusivo de ônibus rápido (BRS) na Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo e a Avenida Lauro Sodré, na Zona Sul da cidade, foi adiada. O corredor seria instalado no sábado (22). As informações foram divulgadas pela Secretaria municipal de Transportes, nesta quinta-feira (20).

Segundo a secretaria, o motivo do adiamento foi o mau tempo nos últimos dias, que impossibilitou a pintura da faixa preferencial nas duas vias. Ainda não há uma nova data prevista para a implantação do BRS.

BRS na Zona Norte

Na quarta -feira (19), a prefeitura anunciou que os corredores exclusivos de ônibus rápidos vão chegar à Zona Norte da cidade até o ano que vem. No Centro, o sistema começa a funcionar já em dezembro.  O modelo é aposta do governo municipal para organizar o trânsito e o transporte para a Copa do Mundo de 2014.

No Centro, o sistema será instalado nas avenidas Presidente Antônio Carlos até a 1º de Março e também na Presidente Vargas. Haverá ainda um novo corredor nas Ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul. Já na Zona Norte, o modelo será implantado na Tijuca, em Vila Isabel e nas Avenidas Marechal Rondon e 24 de Maio.

Zona Sul

O BRS na Zona Sul começou a funcionar no dia 8 de outubro na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema.
No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a operar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.



Fonte: G1.com.br


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Tarifa de ônibus em Manaus vai custar R$ 2,75 á partir de sábado

O juiz plantonista do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, anunciou na noite desta quinta-feira a suspensão da liminar do juiz Rossilberto Himenes, a qual impedia a prática da tarifa do transporte coletivo da capital reajustada. Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a nova tarifa de R$ 2,75 – R$ 0,50 a mais que a tarifa atual - passa a valer a partir deste sábado (22/10).

Foto: Ney Mendes
No último dia 7, foi publicado o decreto assinado pelo prefeito Amazonino Mendes que determinava o aumento e que passaria a valer no feriado do Dia das Crianças (12/10). A tarifa, mesmo com suspensão por ordem judicial sob a alegação de que faltavam provas do cumprimento das condições previstas no contrato assinado após a licitação, foi praticada pelas dez empresas que detêm a concessão do serviço na capital, por dois dias seguidos.

A ação que culminou na suspensão foi de autoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), o qual se manifestou, no início da semana, sobre a polêmica, informando por meio de nota que o aumento poderia ser concedido com a comprovação do cumprimento do contrato. Nele, o reajuste fica liberado após a chegada de metade da frota nova prevista para Manaus, ou seja, cerca de 350 ônibus, o que, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetran), já havia sido feito.
 



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Sistema cicloviário de Salvador não sai do papel

Apresentado na Câmara Municipal de Salvador no último mês de julho, o projeto do sistema cicloviário da capital baiana segue na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) a espera de recursos para finalmente sair do papel. Orçadas em R$ 40 milhões, a obra tem início previsto para 2012 e duração de dois anos.

O projeto, que prevê a instalação dos 188 quilômetros de malha cicloviária em Salvador, foi dividido em três etapas. A primeira contempla a orla da cidade e integra a capital baiana com Lauro de Freitas, onde serão construídos outros 60 quilômetros de ciclovia. Nessa etapa inicial, toda a estrutura voltada para os ciclistas, que já existe na região de borda da capital baiana será requalificada, incluindo ainda a construção de ciclofaixas e bicicletários.

A segunda etapa engloba o Centro Histórico de Salvador, onde se estuda a implantação de um plano piloto de bicicletas públicas, assim como ocorre em Paris, na França, e em Santiago, no Chile. Nessas localidades, os habitantes pagarão uma taxa e terão o direito de trafegar com bicicletas cedidas pelo Governo do Estado. A prática é considerada uma solução viável para aqueles que não possuem meio de transporte próprio e também não podem arcar com a passagem cobrada pelos veículos de transporte coletivo.

A terceira e última parte do projeto segue da Avenida Luis Viana Filho (Paralela) em direção ao centro da cidade. As principais estações de transbordo da capital baiana, como Iguatemi, Lapa, Pirajá e Mussurunga, bem como os pontos de acesso ao metrô e terminal náutico, serão interligadas às ciclovias como parte de um plano de integração entre transportes.

Além de apresentado na Câmara Municipal, o projeto que prevê a construção de ciclovias em Salvador também conta com uma lei de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT) e já sancionada pelo prefeito João Henrique. A legislação institui diretrizes para a implantação de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, rotas operacionais de ciclismo e locais específicos para estacionamento como parte de um esquema de transporte voltado à mobilidade urbana sustentável, normatizando o plano de construção do sistema cicloviário confeccionado pela Conder.

A medida determina também que os terminais e estações de transportes de passageiros, edifícios públicos, escolas, shoppings e outros locais de grande concentração de pessoas se adéquem implantando meios que facilitem o acesso dos ciclistas, grande reivindicação de quem costuma se locomover pela cidade com uma bicicleta.

Perfil - Encomendada pela Coder, uma pesquisa piloto revelou o perfil dos ciclistas de Salvador. Conforme o estudo, existe a predominância do sexo masculino entre os que utilizam a bicicleta como meio de transporte (a maioria com idade entre 18 e 35 anos). Boa parte dos ciclistas está empregada nas áreas do comércio, serviços e construção civil, com renda de até um salário mínimo.

Ainda segundo a pesquisa, entre as motivações para a utilização da bicicleta nas vias urbanas da capital baiana, destacam-se o preço elevado das passagens de ônibus, a insuficiência das linhas existentes e ainda o fato das viagens serem mais curtas e rápidas. Os que não utilizam a bicicleta justificaram o perigo no trânsito e a pavimentação inadequada das vias de tráfego.





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Passageiros reclamam do transporte coletivo de Caxias do Sul

As reclamações sobre o transporte coletivo em Caxias do Sul aumentam a cada dia, assim como o número de veículos. Uma média de 50 veículos começa a circular diariamente na cidade.

Os constantes engarrafamentos gerados por este aumento na frota, comprometem os horários dos coletivos, consequentemente, geram transtornos aos usuários dos ônibus, que cobram melhorias da Viação Santa Tereza (Visate), única concessionária que atende Caxias.

O presidente da empresa, Fernando Ribeiro, atribui os atrasos e a superlotação dos ônibus à estrutura viária e à falta de prioridade do transporte coletivo no município. Ele acrescenta também, que a empresa poderia ampliar a frota e até mesmo reduzir a tarifa, caso a política de concessão de passagens gratuitas ou com desconto por parte da prefeitura não fosse tão generosa.

Outra alternativa apontada pelo presidente é a construção de estações de transbordos, prometidas pelo governo Pepe Vargas (2004) e confirmada por Sartori. Atualmente, apenas a estação do bairro Floresta está em obras, enquanto que a do Imigrante aguarda a aprovação da procuradoria federal para o início da construção.

A respeito das queixas da população e também da Visate, o secretario de Transporte, Trânsito e Mobilidade, Edson Néspolo, informa que em um prazo de dez dias apresentará uma nova proposta, com alternativas que deverão desafogar e diminuir os gargalos no trânsito e, assim, melhorar o  transporte coletivo.



Fonte: O Pioneiro


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Em Aracaju, velocidade média dos ônibus está em apenas 14km/h

Os constantes atrasos dos ônibus reclamados pelos usuários do transporte coletivo tem sido um dos principais fatores preocupantes para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro de Aracaju (Setransp). Em estudo, para avaliar a situação, o sindicato notou que os ônibus coletivos estão circulando com uma velocidade média de 14km por hora, e identificou que esta morosidade no trânsito é gerado pela falta de estrutura de mobilidade nas vias. “Além do fator principal que é a falta de corredores de ônibus nas vias da capital, os ônibus são interrompidos pela desordenação do trânsito com carros, motos e ônibus todos na mesma via, e ainda pelos inúmeros quebra-molas que podiam ser substituídos por lombadas eletrônicas e outros redutores de velocidade”, reclamou o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio.

De acordo com ele, o Setransp apresentou medidas que podem ser adotadas em curto prazo e a baixo custo, e que devem fazer parte do Plano Diretor de Aracaju como forma de prevenir a prioridade ao transporte público. “A gente tem procurado na medida do possível fazer nossa parte, colocando novos ônibus, investindo em tecnologia para o serviço, mas só isso não resolve. Os ônibus precisam de estrutura para circular. É preciso priorizar o transporte coletivo no Plano Diretor, por exemplo, para que as vias já sejam construídas pensando na mobilidade do transporte coletivo. Porque se temos 500 veículos que transportam cerca de 300 mil pessoas por dia, temos que valorizar esses veículos”, cobrou ele.
Segundo Amâncio, “nos últimos dez anos o transporte público viveu uma realidade de falta de estrutura viária, porque não se preocuparam em destacar essa questão no Plano Diretor. Não podemos aceitar que essa situação se repita. A nossa participação é pequena comparada à abrangência do Plano, mas acho que devem ser feitas algumas alterações no projeto de revisão do Plano Diretor para promover a estrutura do serviço do transporte de massa”, ressaltou ele.
Linha férrea pode virar corredor de ônibus

Em entrevista a Rádio Jornal AM, esta semana, o superintendente Carlos Amâncio chegou a sugerir que a prefeitura transforme o espaço hoje ocupado pela linha férrea, que corta a cidade, em corredor exclusivo de ônibus. “Seria uma estrutura que somaria muito com a mobilidade e beneficiaria a maior parte da população que utiliza o ônibus”, disse ele. Já na Rádio Jovem Pan, o superintendente destacou que a cidade de Aracaju está fora do PAC de Mobilidade, e por isso perde recursos para investir no trânsito. “É uma situação difícil, que o prefeito precisa ver uma forma de resolver, porque hoje Aracaju já dá sinais de que pode viver um verdadeiro caos no trânsito no futuro, então é essencial que se pense na mobilidade urbana agora”, alertou ele.

Fonte: Faxaju

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São José dos Campos: Transporte coletivo terá reforço nas linhas para o ENEM

A Prefeitura de São José dos Campos vai disponibilizar ônibus extras para atender aproximadamente 19.300 candidatos que prestarão o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana (22 e 23). Serão 57 veículos extras circulando em 24 linhas da cidade entre 13h e 17h30 no sábado e no domingo até as 18h30. A intenção é facilitar o deslocamento dos estudantes.

O reforço será nas linhas 111 – Esplanada / Monte Castelo; 121/128 – Urbanova; 214 – Tesouro / José Longo; 230 – Tesouro / Colonial; 306 – Limoeiro; 313 – Aquárius; 129 – Santana; 204 – Novo Horizonte; 206 – Santa Inês; 215 – Tesouro / Aquárius –; 218 – T. Central / Rodoviária; 231 – Tesouro / Vila Dirce; 232 – Novo Horizonte; 244 – Jd. São José; 302 – Putim; 307 – Morumbi; 308 – Bosque; 310 – Residencial União; 315 – Interlagos; 316 – Torrão de Ouro; 317 – Campo dos Alemães; 322 – Capuava; 323 – Campo dos Alemães.

As demais linhas do sistema também receberão reforço extra de acordo com a necessidade.

As provas serão realizadas nas escolas municipais Homera da Silva Braga; Áurea Cantinho Rodrigues; Maria de Melo; Ana Berling Macedo; Vera Carnevalli Barreto e Palmyra Santana; nas estaduais: Zilah Ferreira Passarelli; Benedito Matarazzo; Professor José Vieira Macedo; Marechal Rondon; Professor Nelson Ferreira da Silva; Professor Ayr Picanço de Almeida; Olavo Bilac; João Cursino. Nos colégios Nossa Senhora Aparecida, Anglo, Unip, ETEP (Esplanada e Jardim Satélite; Univap (Centro, Aquarius e Urbanova) e Ecompo (Santana).


Fonte: Sua Cidade

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