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Teatro nos terminais: SPTrans faz parceria para levar entretenimento e cidadania aos passageiros de ônibus na Capital

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A partir de segunda-feira, dia 6 de dezembro, haverá apresentações teatrais em 11 terminais e em mais de 100 ônibus que circulam na Cidade para veicular, de forma criativa e cômica, mensagens sobre o tema "Cidadania no Transporte: quando todos colaboram, todos viajam melhor". O evento faz parte da parceria firmada entre a SPTrans e o grupo teatral Parlendas, que vai representar cenas sobre educação e cidadania, principalmente dentro dos veículos, abordando temas como: respeito ao assento preferencial; gentileza nas filas; uso de mochilas e bolsas; volume dos aparelhos sonoros; conversa alta ao celular, conscientizar a não jogar o lixo pela janela, entre outros assuntos do dia-a-dia de quem usa o transporte coletivo.

Sem atrapalhar ou atrasar as atividades nos terminais, dois palhaços vão entrar nos ônibus que estão parados no terminal e criar cenas que devem provocar a discussão de vários problemas encontrados no dia-a-dia. O objetivo é provocar reflexões sobre o comportamento cidadão e da responsabilidade social de cada um em relação ao próximo e mostrar que a preocupação com o coletivo e com o ambiente gera melhorias efetivas a todos os passageiros.

"Um gesto faz a diferença e se cada um melhorar a postura individual, o todo se modifica. A educação e o bom senso podem evitar milhares de problemas. O sorriso e a gentileza são também grandes passos para diminuir o stress. O local mais adequado para a conscientização é o próprio ambiente em que os problemas acontecem, pois ali as pessoas identificam e apontam os problemas", salienta Natália Siufi, produtora do grupo teatral.

Agenda das apresentações:

- Dia 6/12
Terminais
Pirituba: das 7h30 às 9h;
Lapa: das 10h30 às 12h;
Bandeira: das 16h às 17h30

- Dia 7/12
Terminais
A. E. Carvalho: das 7 às 8h30;
Princesa Isabel: das 16h às 17h30

- Dia 8/12
Terminais
Capelinha: das 6h30 às 8h;
Parque D. Pedro: das 16h30 às 18h

- Dia 9/12
Terminais
Varginha: das 6h30 às 8h;
Sacomã: das 17h às 18h30

- Dia 10/12
Terminais
Campo Limpo: das 6h30 às 8h;
V.N. Cachoeirinha: 17h às 18h30

Fonte: Prefeitura de São Paulo
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Poços de Caldas: Concessionária quer aumento de 40% nas passagens

O preço da tarifa do transporte público de Poços de Caldas tem causado um impasse entre a empresa responsável pelo serviço na cidade e a prefeitura. Pela proposta da concessionária, a passagem sofreria um reajuste de quase 40%: passaria de R$ 2 para R$ 2,75. A administração do município não concorda com o aumento.
Em um comunicado publicado nos principais jornais da cidade, o Auto Ônibus Circullare apresentou os motivos que levaram a empresa a pedir esse aumento no valor da passagem. Entre eles estão os investimentos em março deste ano para a implantação do Sistema Integrado de Transporte. De acordo com a concessionária, o novo serviço acumulou um prejuízo de R$ 4 milhões. A Circulare ainda fez um alerta no comunicado: se o reajuste não for aceito, a empresa vai reduzir linhas e demitir funcionários.

Fonte: EPTV
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Em Fortaleza, Transporte coletivo é alvo de desrespeito e falta de cidadania

O Grande Circular II está lotado bem fora do horário de pico. Por volta das 11h30min, Tânia Freire, 29, grávida de seis meses, sobe bem próximo ao Terminal Papicu e não consegue lugar. Ela fica encostada na cadeira amarela, a de prioridade. Mas o garotinho de 10 anos, no assento, não oferece o lugar.

“É de rotina (ir em pé)”. Mas não deveria ser. “Nem sempre tem cadeira e tenho que ir em pé. Falta coragem para exigir (os direitos)”, diz ela, enquanto tenta se equilibrar no ônibus, apertado de passageiros. O menino finge que não ouve os apelos da repórter. Só então o senhor, ao lado do garotinho, oferece a cadeira.

O espaço coletivo é mais que propício para o exercício da cidadania. Em Fortaleza, entretanto, é exatamente o contrário que ocorre. Das 6 horas às 8h30min, é fácil encontrar em cada um dos Terminais de Integração empurra-empurra e filas sendo desrespeitadas. É habitual, quase ninguém reclama. Às 7h30min de uma segunda, no Terminal Conjunto Ceará, a fila da linha Conjunto Ceará/ Aldeota é um caos. No espaço reservado para as duas fileiras, há quatro. Na fila de prioridade, há adolescentes. Quando o ônibus chega, é o salve-se quem puder. “Falta levar a gente!”, reclama uma senhora. Um adolescente aproveita o descuido de uma moça na fila e rouba o lugar.

“A ‘consciência’ é tanta que a pessoa do idoso fica em pé, é empurrada. Esses jovens têm de que se lembrar que um dia vão envelhecer também”, lamenta o aposentado Antônio de Moreira Braga, 64. “É cada vez mais normal ver jovens sentado nessas cadeiras (de prioridade)”, diz. A sorte dos idosos, segundo o aposentado, é que alguns motoristas vão em socorro das pessoas com prioridade. “Teve um dia que o motorista disse que só saía quando eu me sentasse. Num instante uma mocinha deu o lugar”.

Fonte: O Povo Online
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Zona Sul e Zona Leste de São Paulo brigam por investimentos em transporte público

A realização de jogos do Mundial de 2014 em São Paulo virou um quebra-cabeças cada vez mais difícil de montar. A cidade segue sendo a única entre as sedes que não tem definido um plano de ação para o evento. Embora tudo indique que o anunciado novo estádio do Corinthians será o palco dos jogos na capital, as indefinições que cercam o início do projeto começam a inquietar quem acreditava que esse assunto estivesse resolvido.

O lançamento do edital para construção da Linha Ouro do Metrô, que ligará a estação São Paulo-Morumbi ao Aeroporto de Congonhas e à Linha Azul, Norte-Sul, até 2013, é um elemento a mais a lançar dúvidas se essa disputa está de fato ganha pelo Corinthians ou se ainda há possibilidade de o São Paulo virar o jogo.

Afinal, a construção da nova linha revela que o governo estadual não abriu mão de seu projeto original de melhorias na cidade. Ele foca a Zona Sul, onde está localizado o estádio do Morumbi – que foi descartado pela Fifa para o Mundial –, e não a Zona Leste, onde será erguida a Arena Corinthians. E era parte do pacote de argumentos apresentado à Fifa em favor do Morumbi.

A justificativa do governo é que a ligação do Aeroporto de Congonhas à malha metroviária e à Linha Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já fazia parte do plano de expansão e de integração do transporte público. Seria feita com ou sem Mundial em São Paulo. Ela terá um total de 18 estações e 21,5 quilômetros de vias elevadas, pelas quais correrão 28 trens do tipo monotrilho transportando cerca de 230 mil passageiros por dia.

O nome da construtora responsável pela construção da Linha Ouro será conhecido no dia 18 de novembro, quando serão abertos os envelopes contendo as propostas das concorrentes. A obra será iniciada tão logo seja conhecido o vencedor.

Enquanto a Zona Sul aumenta as suas credenciais para vencer as resistências da Fifa e ainda atrair o Mundial, a Zona Leste corre contra o tempo para angariar apoio e seduzir o poder público a investir na melhoria de sua infraestrutura. Ainda dá tempo de fazê-lo. Resta saber se existe vontade política para isso.

Fonte: De olho em 2014
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Rio de Janeiro e seu BRT

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte público inovador, ambientalmente limpo e de alta capacidade, que opera em vias segregadas, levando a qualidade do transporte sobre trilhos para o transporte viário. O sistema, originalmente desenvolvido no Brasil, é utilizado atualmente em várias cidades no mundo, entre elas Pequim (China), e se mostrou eficiente em corredores de alta demanda ao redor do mundo.
De acordo com uma análise conduzida pela Federal Transit Administration (EUA, 2006), a relação custo-benefício do sistema BRT é considerável (de 10 a 14% do investimento para um sistema viário semelhante de alta capacidade). O Brasil possui extensa experiência no planejamento, construção e operação do BRT.
Para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, serão construídos três sistemas BRT, conectando as zonas sul e norte da cidade à região da Barra da Tijuca, nas seguintes linhas:
  • Corredor T5: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, localizado em uma conexão rodoviária de 28 km, com quatro pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Norte à Barra da Tijuca.
  • Barra – Zona Sul: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, em um trecho de 29 km com duas pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Sul à Barra da Tijuca.
  • Ligação C: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, situado no canteiro central de uma rodovia de 15 km, com seis pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Oeste à Barra da Tijuca.
Fonte: Portal da Transparência
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Obras de mobilidade preparam Salvador para a Copa do Mundo 2014

Com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e capacitar a cidade para sediar a Copa de 2014, o governo do Estado vem investindo em diversas obras de mobilidade urbana. Após dois anos do início das obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a população de Salvador já sente as melhorias no tráfego, principalmente após a liberação do conjunto de viadutos na Rótula do Abacaxi.

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Via Expressa tem como objetivo a ligação direta entre o porto e a rodovia BR-324, facilitando o trânsito de veículos de cargas entre os dois pontos, como também o descongestionamento de áreas críticas da cidade.

Com investimentos de R$ 400 milhões, a obra da Via Expressa foi dividida em sete etapas e seu projeto inclui 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e uma ciclovia. A obra, porém, não se ateve apenas à questão da trafegabilidade e, por ser de caráter tão abrangente, as nuances ambientais, sociais e paisagísticas foram detalhadamente analisadas.

Outra grande obra de mobilidade urbana é o corredor exclusivo BRT Aeroporto/Acesso Norte. O recurso para a obra já foi garantido com o investimento de mais de R$ 570 milhões, sendo aproximadamente R$ 542 milhões, sob a forma de financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS, e R$ 28,5 milhões de contrapartida do governo do Estado.

Já foram garantidos também os recursos para a requalificação do entorno da Arena Fonte Nova. “A partir desses contratos vamos implantar viadutos e alças no entorno do estádio, além de criar rotas de pedestres com acessibilidade universal, facilitando o trânsito de pessoas e veículos na região”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

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