Trolebus em SP
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Tire suas dúvidas sobre o Sistema de Integração em São José dos Campos
sábado, 19 de junho de 2010A integração do transporte coletivo foi ampliada na zona leste de São José dos Campos. Nessa semana, a linha que atende ao bairro Galo Branco e ao distrito de Eugênio de Melo, passou a ser integrada com as 82 linhas da cidade. Mesmo com a economia da passagem, o sistema gera reclamações dos usuários, que não ainda não se adaptaram às mudanças.
Para esclarecer as dúvidas sobre como usar o benefício, que possibilita pegar dois ônibus pagando uma só passagem, uma equipe de reportagem acompanhou uma viagem. Para aderir o sistema, o usuário deve ter o cartão.
E para ter o benefício de pagar apenas uma passagem, usando dois ônibus, o passageiro tem que seguir no mesmo sentido. Por exemplo, se sair da zona leste, ele faz a integração no centro e pode ir para as zonas, norte, sul e oeste. O benefício não será dado se o passageiro, por exemplo, chegar no centro, pagar uma conta e em menos de 2 horas voltar para o bairro de onde saiu. Em casos como esse, duas passagens devem ser pagas.
Com as dúvidas já esclarecidas, muita gente já comemora a economia que vai ter com a integração. “Todo dia eu gastava R$10,00. Era ida e volta para o bosque dos eucaliptos, e hoje eu gasto R$5,00. Dos R$ 300,00, hoje eu gasto R$150,00”, disse o passageiro Jucimar Lami.
Mesmo assim, ainda tem o problema da super lotação, especialmente nos horários de pico. “Chega super lotado, porque pega Galo branco, Eugênio de Mello inteiro e as casinhas da CDHU. Para embarcar eu vou até o ponto final, mas já chego lá atrasada”, afirmou a diarista Regina Santos.
Segundo Dolores Moreno Pinto, diretora de trânsito da cidade, não faltam ônibus nos horários de pico em Eugênio de Mello. “Ano passado eram 14 veículos e hoje são 17. Isso tem sido acompanhado pela secretaria e o importante é que nunca fique passageiro no ponto”, afirmou.
Fonte: VNews
Postado por Meu Transporte às 17:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Trânsito no Recife é devagar, quase parando
sexta-feira, 18 de junho de 2010
O Recife anda a passos lentos, quase parando. Ir e vir, todos os dias, têm sido mais penoso. As pessoas permanecem mais tempo nos carros, presas nos congestionamentos. A capital pernambucana ainda está longe de alcançar os transtornos da cidade de São Paulo, que registra até 200 quilômetros de engarrafamento, mas há corredores em que a velocidade média, nos horários de pico e no sentido mais carregado, é de 9 quilômetros por hora, no máximo 10 quilômetros por hora. A ausência dos agentes de trânsito nas ruas agrava a situação. Deixa condutores à vontade para cometer as mais variadas infrações, principalmente, o estacionamento irregular e a carga e descarga em horário e local proibidos.
A capital atingiu em junho deste ano 500 mil veículos registrados. Mas, na prática, recebe em seu sistema viário a frota da Região Metropolitana, que até o mesmo período era de 800 mil carros. Por mês, são dois mil novos veículos entrando nas ruas. Mesmo assim, o efetivo da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) é de 296 agentes de trânsito. E, diariamente, cai para 200 homens, devido à escala de trabalho. São profissionais que se dividem em variadas funções, não apenas na fiscalização de rua.
Dos 296 agentes de trânsito da capital pernambucana, menos da metade trabalha por turno e, desses, 44 são destacados para pontos fixos. Ou seja, sobram pouco mais de 50 agentes para dar conta do restante das ocorrências e da fiscalização, em uma cidade com um fluxo atual de cerca de 800 mil carros, incluindo a frota metropolitana. "A gente perde um tempo enorme com as ocorrências de trânsito, principalmente quando há vítimas, e também nas intervenções de obras quando há necessidade de desvio de tráfego e acaba sobrando pouco para a fiscalização", admitiu o diretor de trânsito da CTTU, Agostinho Maia. Segundo ele, seria necessário pelo menos duplicar o número atual de agentes de trânsito.
Em 2003, quando a CTTU começou a operar, a frota do Recife era de 300 mil carros. Em 2008 já estava em 450 mil. Um aumento de 150% para os mesmos agentes. Sem falar na frota metropolitana.
Para o engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Oswaldo Lima Neto, especialista em planejamento de transporte urbano, a operação de tráfego deve obedecer a uma receita simples. É preciso, segundo ele, olhar o que está acontecendo no tráfego e agir rapidamente para garantir a fluidez. "Em São Paulo quando não havia esse tipo de tecnologia, eles já faziam a operação do tráfego colocando agentes com binóculos em postos de observação para avisar quando algum motorista estava atrapalhando o trânsito. A lógica é justamente vigiar e desobstruir. Aqui, a operação de tráfego simplesmente não funciona ", afirmou. Afinal, aonde estão os agentes de trânsitoquando mais se precisa deles?
Fonte: Diário de Pernambuco e Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 18:01 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Especialistas, Pernambuco
Em Salvador e RMS, assaltos à ônibus aumentaram este ano
Do início de junho até a quarta-feira, 16, 33 assaltos a ônibus coletivos já foram registrados em Salvador e região metropolitana, segundo dados do Grupo Especializado no Monitoramento dos Roubos em Ônibus e Similares (Gêmeos), unidade do Batalhão de Choque da Polícia Militar que desde 1997 atua nessa área. O número chega próximo ao registrado em todo o mês de maio último, quando 45 assaltos foram computados.
Dados oficiais mostram, no entanto, uma queda no registro de ocorrências nos últimos anos. Em junho de 2009, por exemplo, foram 144 assaltos a ônibus. No mesmo mês, em 2008, 193. No dia da morte do rodoviário Pedro Jorge, terça-feira, oito assaltos a ônibus foram registrados na Grande Salvador (a média é de cinco por dia).
O capitão Cristiano José de Oliveira Paraíso, comandante da Companhia Gêmeos, atribui a redução das ocorrências à atuação da unidade, com ações como abordagens itinerantes (em que o ônibus é seguido pelos policiais para depois ser revistado), além das blitzes, as abordagens em pontos de ônibus e o trabalho de patrulhamento, feito, segundo ele, 24 horas por dia.
A PM disponibiliza os telefones 192 ou 3116-6290 (Cia. Gêmeos) para comunicar roubos a coletivos ou mesmo atitudes suspeitas.
Dados oficiais mostram, no entanto, uma queda no registro de ocorrências nos últimos anos. Em junho de 2009, por exemplo, foram 144 assaltos a ônibus. No mesmo mês, em 2008, 193. No dia da morte do rodoviário Pedro Jorge, terça-feira, oito assaltos a ônibus foram registrados na Grande Salvador (a média é de cinco por dia).
O capitão Cristiano José de Oliveira Paraíso, comandante da Companhia Gêmeos, atribui a redução das ocorrências à atuação da unidade, com ações como abordagens itinerantes (em que o ônibus é seguido pelos policiais para depois ser revistado), além das blitzes, as abordagens em pontos de ônibus e o trabalho de patrulhamento, feito, segundo ele, 24 horas por dia.
A PM disponibiliza os telefones 192 ou 3116-6290 (Cia. Gêmeos) para comunicar roubos a coletivos ou mesmo atitudes suspeitas.
Fonte: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Marcadores: Bahia
DF: Transporte pirata se torna opção para usuários de ônibus
Mais um dia complicado para quem precisa de transporte coletivo no DF. Falta ônibus na rua e sobra transporte pirata. Desde segunda(14),o DFTrans apreendeu mais de 50 carros de transporte clandestino.
DFTV
Postado por Meu Transporte às 17:41 2 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Videos
João Pessoa: Linhas da praia ficam em mesma plataforma na integração
Visando a melhoria no atendimento dos passageiros que utilizam o Terminal de Integração da Capital, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) remanejou as linhas 507 e 528 da empresa Marcos da Silva, que estavam na plataforma 03 da Integração para se juntar às linhas 510, 511 e 513 que possuem percurso parecido, na plataforma 01. A mudança está em vigor desde domingo (13) e tem o objetivo de unificar as linhas de ônibus que tem um destino em comum: as praias.
Para o diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, essas mudanças beneficiam os passageiros e a própria organização das linhas que ficarão unificadas em um mesmo local. “Todas as modificações que servem para aperfeiçoar o serviço prestado à população tem o nosso total apoio, a exemplo desta alteração”, atesta Mário, complementando que “agora os passageiros e os turistas que visitam a nossa cidade podem usufruir dos transportes coletivos de forma mais organizada e lógica já que a plataforma estará destinada para um mesmo destino”, explica o diretor executivo da AETC-JP.~
Para o diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, essas mudanças beneficiam os passageiros e a própria organização das linhas que ficarão unificadas em um mesmo local. “Todas as modificações que servem para aperfeiçoar o serviço prestado à população tem o nosso total apoio, a exemplo desta alteração”, atesta Mário, complementando que “agora os passageiros e os turistas que visitam a nossa cidade podem usufruir dos transportes coletivos de forma mais organizada e lógica já que a plataforma estará destinada para um mesmo destino”, explica o diretor executivo da AETC-JP.~
Fonte: PBNews
Postado por Meu Transporte às 17:04 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Empresas vão investigar os envolvidos na liberação de catraca de ônibus em Fortaleza
O Sindionibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) instaurou nesta sexta-feira (18) uma sindicância para investigar os trabalhadores envolvidos na “catraca livre”, realizada na noite de quinta (17). Na ação, os motoristas e cobradores de Fortaleza (CE) permitiram transporte gratuito aos usuários, sem a permissão das empresas.
A entidade patronal, que representa 28 empresas (21 que atendem só a capital cearense e mais sete para a região metropolitana), diz que está reunindo provas, como documentos, relatórios de quilômetros percorridos, balanço do caixa, além de fotos de testemunhas, para identificar os envolvidos.
A entidade patronal, que representa 28 empresas (21 que atendem só a capital cearense e mais sete para a região metropolitana), diz que está reunindo provas, como documentos, relatórios de quilômetros percorridos, balanço do caixa, além de fotos de testemunhas, para identificar os envolvidos.
Os trabalhadores identificados serão demitidos por justa causa. A greve, que começou no último dia 7, afeta cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da cidade.
Os motoristas pedem 33% de reajuste salarial, enquanto os empresários estão oferecendo 5,5%. Após descumprirem uma determinação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 7ª região, o Sintro (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará) terá de pagar uma multa de R$ 90 mil.
A categoria não cumpriu o regulamento que estabelece a circulação de 70% da frota nos horários de pico (5h às 9h e 17h às 21h) e com 50% fora do pico.
Prevista para esta sexta-feira (18), a decisão do dissídio coletivo foi postergada pelo TRT. A reportagem do R7 tentou contato com o Sintro, mas não obteve retorno.
Os motoristas pedem 33% de reajuste salarial, enquanto os empresários estão oferecendo 5,5%. Após descumprirem uma determinação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 7ª região, o Sintro (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará) terá de pagar uma multa de R$ 90 mil.
A categoria não cumpriu o regulamento que estabelece a circulação de 70% da frota nos horários de pico (5h às 9h e 17h às 21h) e com 50% fora do pico.
Prevista para esta sexta-feira (18), a decisão do dissídio coletivo foi postergada pelo TRT. A reportagem do R7 tentou contato com o Sintro, mas não obteve retorno.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 17:00 0 comentários
Marcadores: Ceára
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