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Prefeito quer empresa terceirizada para gerenciar transporte público em Manaus

domingo, 13 de setembro de 2009

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, anunciou ontem que pretende contratar uma empresa terceirizada para gerenciar o transporte coletivo na cidade. O anúncio foi em reunião com taxistas, depois que de uma manifestação realizada por mais de 1,5 mil motoristas que pediram providências para o trânsito e segurança.Os taxistas cobraram por segurança depois da morte do colega Clessiscley Mota Lima, de 28 anos, vítima de latrocínio na última quarta-feita, no bairro Armando Mendes, zona Leste. O corpo da vítima foi levado pelos taxistas durante a manifestação por várias ruas da cidade. Depois seguiu para o Cemitério Tarumã onde foi enterrado. Durante a reunião com a categoria, Amazonino anunciou medidas.- Eu pretendo contratar uma empresa para gerenciar o trânsito e o transporte coletivo na cidade que hoje está caótico, afirmou Amazonino.O prefeito afirmou ainda que a mudança deve ser concretizada antes da Copa de 2014, porque, segundo ele, o evento exige que Manaus tenha mais 2 mil táxis em circulação que deverão se juntar aos 4 mil que já existe na cidade, totalizando 6 mil táxi
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Ônibus são vistoriados pela prefeitura de Resende-RJ


A Diretoria de Transporte e Mobilidade está realizando a vistoria anual nos ônibus de transporte coletivo que atuam no município. A meta é vistoriar 64 ônibus, sendo que 57 deles operam no município, além de cinco veículos reservas e dois carros destinados a serviços comunitários, sendo que um deles é adaptado para os cidadãos portadores de necessidades especiais. O trabalho, que teve início no final do mês passado, é feito em frente ao Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina, de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e 10h30min.Segundo o diretor de Transporte e Mobilidade da prefeitura, Roque Cerqueira, entre os itens a serem vistoriados estão a conservação e condições de rodagem dos pneus; condições da lataria (pintura e lanternagem), cano de descarga, cordão da cigarra, piso (sem ressaltos que possam causar acidentes), bancos (inclusive do motorista e cobrador) e dos letreiros (frontal e lateral); funcionamento da buzina, cigarra, lanternas do teto (dianteira e traseira), luzes (alta e baixa), de freio, de ré, de salão, setas (direita e esquerda), luzes dos faroletes, motor de partida, limpador de pára-brisa, odômetro, espelhos retrovisores dianteiros (direito e esquerdo), tacógrafo, janelas, portas e cintos de segurança; limpeza do veículo e validade da carga do extintor.
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Continua cadastramento para gratuidade no transporte coletivo de pessoas acima de 60 anos em Taubaté

Mais de 3000 taubateanos, entre 60 e 64 anos, já realizaram o cadastramento e estão usufruindo de transporte coletivo gratuito na cidade. Esse direito foi garantido através da lei nº Lei 4203, de autoria do prefeito Roberto Peixoto. Antes, a gratuidade no transporte coletivo era assegurado apenas às pessoas maiores de 65 anos, conforme estabelecido pela Constituição da República
Para ter direito ao benefício é preciso realizar o cadastramento na sede da empresa ABC, que fica na Rua Margarida, 612 – Estiva, toda sexta-feira, das 9 às 17 horas, levando os seguintes documentos: Cartão SIM; Copia RG; Cópia CPF; Cópia comprovante de endereço; Foto será tirada no local; Trazer originais dos documentos para validação.
Para maiores informações ligue 3634.8500 ou 3625.5050
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Acreanos Protestam contra o transporte coletivo de má qualidade

Indignados com as péssimas condições do transporte coletivo da capital, membros da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizaram na manhã de ontem um protesto ao lado do Terminal Urbano, no centro da cidade.
Durante o manifesto, o presidente da CTB no Acre, sindicalista José Chaves, argumentou que a baixa qualidade do serviço de transporte coletivo é reflexo da ganância por parte dos empresários, os quais, segundo ele, só visam o lucro.
“Como o reajuste da tarifa de ônibus foi negada pelo prefeito Raimundo Angelim, as empresas aumentaram o intervalo entre os ônibus deixando os passageiros a esperar o coletivo por mais de 40 minutos. Além disso, esses usuários acabam sendo obrigados a embarcarem em ônibus superlotados para serem transportados em pé”, contestou Chaves.
O sindicalista alega, ainda, que as empresas aumentaram o intervalo intrajornada para duas horas, explorando assim os servidores, que não recebem remuneração por esse período.

Sindcol divulga nota rebatendo denúncias
O Sindicato das Empresas dos Transportes Coletivos de Rio Branco, Sindcol, tem a relatar quanto o ato realizado nesta quinta feira (10) pelas Centrais Sindicais questionando a qualidade no transporte de passageiros em Rio Branco, o seguinte:
No que diz respeito á renovação de frota, até o final do mês de outubro, com a compra de trinta e quatro novos carros para as empresas, a frota será renovada em mais de 1/3.
Relativo à implantação do intervalo intrajornada (horário de duas horas de descanso para motoristas e cobradores durante o período de trabalho), o Sindcol esclarece que o horário foi implantado na carga horária, atendendo a uma reivindicação ao do Ministério Publico do Trabalho, que determinou às empresas a implantação da nova jornada trabalhista.
Com a implantação do referido intervalo, o itinerário e os horários dos coletivos não foram alterados pelas empresas, uma vez que a responsabilidade para mudar qualquer linha e horário, é da autarquia que fiscalização o sistema, a Rbtrans.
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No Rio passageiros não sentem melhora com novo transporte público


Número de vans que operava na Grande Rio caiu de 1.124 para 462; veículos não podem fazer paradas no trajeto


Ônibus e trens lotados e horas à espera de vans marcam o segundo dia de vigência das novas regras para transporte alternativo intermunicipal no Estado do Rio de Janeiro. Na quinta, passageiros também reclamaram da ineficiência do novo sistema. A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetranspor) informou que até o fim do ano a frota de ônibus aumentará 15%.

Enquanto isso, passageiros que usam o transporte público intermunicipal para trabalhar são os mais prejudicados com a redução do número de vans alternativas. Das 1.124 que operavam no Grande Rio em linhas intermunicipais, somente 462 vans vencedoras da licitação estão operando em 50 linhas que ligam os municípios ao centro do Rio. Os veículos não podem mais embarcar ou desembarcar passageiros no meio do caminho.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), com a nova regra houve redução das vans nas ruas do centro, o que ajudou a melhorar a circulação de veículos, sobretudo nas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Francisco Bicalho. O funcionário público Cícero Vieira, de 74 anos, no entanto, disse não ter sentido melhora no trânsito da Avenida Brasil, principal via da cidade do Rio e municípios vizinhos. Ele demorou quase três horas no trajeto entre Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e o centro do Rio na manhã desta sexta-feira, 11. "Um trajeto que não demora mais que 45 minutos quando não há congestionamento."
Pela manhã, fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro) apreenderam seis veículos de transporte irregulares. Eles continuam fiscalizando o transporte alternativo em seis postos volantes e cinco fixos. NA quinta, foram apreendidos nove vans piratas. A operação vai se estender por prazo indeterminado.
O diretor da Federação das Cooperativas de Vans Legalizadas, Márcio Pires, disse que as novas regras causaram a perda de 12 mil empregos diretos e indiretos e deixaram centenas de motoristas endividados com prestações de veículos. "Na segunda-feira que vem vamos participar de uma audiência na Alerj [Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro] para denunciar essas injustiças com a gente e com os usuários".
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Em Mogi das Cruzes Famílias temem atos de vândalos

Após três dias sem os serviços de transporte coletivo devido à ação de vandalismo praticada no ônibus da Transcel por alguns moradores do Conjunto Jefferson da Silva, as famílias do local afirmam que a rotina foi retomada com a normalização do transporte. Agora, elas esperam que outras ações semelhantes não aconteçam novamente no Bairro.
"Já temos problema aqui porque o ônibus passa apenas de uma em uma hora. Nos dias em que ficamos sem ônibus, a situação foi ainda pior. Foi um verdadeiro caos", conta a moradora Miriam Correia.
Há cerca de duas semanas, dois rapazes destruíram as câmeras de monitoramento instaladas no veículo da Transcel. Isso porque os equipamentos estariam impedindo os infratores de continuar pulando a catraca sem pagar passagem. Além disso, os vândalos ameaçaram os funcionários, caso o coletivo voltasse com as câmeras instaladas. Por questões de segurança, a empresa suspendeu o serviço.
Para a moradora Ângela de Souza, a situação afetou os moradores, porém ela culpa os vândalos pelo transtorno. "Tivemos que arcar com as consequências de atos ilegais cometidos por outras pessoas. Agora é torcer para que esta situação não se repita", lamenta a moradora.
Também morador do Conjunto, Márcio de Castro explica que toda sua família perdeu compromissos nos dias em que o ônibus deixou de circular. "Já sofremos com inúmeros problemas aqui e tivemos mais este transtorno por causa de alguns vândalos", critica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a operação da linha voltou a funcionar ainda na semana passada. Uma equipe da Pasta fez fiscalização na linha e verificou que o coletivo rodou sem registrar atrasos. Já a empresa Transcel, por meio da Assessoria de Imprensa, explica que a concessionária continuará instalando, neste mês, câmeras de monitoramento em todos os ônibus, incluindo o que atende o Conjunto Jefferson - que teve o aparelho quebrado. "A medida é justamente para gerar mais segurança e evitar atos ilegais dentro do transporte", justifica.
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