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Prefeitura divulga edital para obras de cinco corredores de ônibus em Goiânia
domingo, 10 de maio de 2015
A Prefeitura de Goiânia divulga edital de licitação para a contratação de empresa de engenharia para a execução das obras e serviços de implantação de cinco corredores preferenciais de ônibus. O aviso de concorrência foi publicado nesta sexta-feira, 08, na imprensa nacional e local.
O processo licitatório será para a execução das obras dos corredores preferenciais de ônibus T-9, 24 de Outubro, Independência, 85 e T-63. O edital pode ser retirado pelo site da Prefeitura de Goiânia a partir de 12 de maio. As empresas interessadas deverão apresentar documentos e proposta no dia 12 de junho, às 9 horas, na sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), na 1ª Avenida, n.º 486, setor Leste Universitário, Goiânia, onde serão abertos os envelopes.
Com a implantação destes cinco corredores, a Prefeitura de Goiânia tem como objetivo promover o uso democrático do espaço público com prioridade ao transporte coletivo, que atendem nestas vias cerca de 520 mil pessoas por dia. Estes projetos também vão requalificar totalmente o espaço urbano com recapeamentos, ciclovia, calçadas acessíveis, abrigos de ônibus, sinalização, semáforos, fiscalização eletrônica, iluminação e câmeras de segurança.
Ao total, serão seis faixas de ônibus, somando o projeto do corredor T-7 que está em andamento, com 46,5 quilômetros. Os investimentos são de R$ 145,3 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pacto pela Mobilidade, do Governo Federal e Tesouro Municipal.
O prefeito Paulo Garcia afirma que, a partir da organização das vias, os cidadãos – sejam pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e motoristas de veículos – terão suas necessidades de circulação nas vias públicas contempladas com a instalação de nova sinalização, mobiliários urbanos e equipamentos de segurança e fiscalização.
Segundo ele, a administração municipal está realizando obras que vão dar fluidez ao transporte coletivo e organizar o trânsito, garantindo uma melhor mobilidade urbana para as próximas décadas.
Por Lourdes Souza, da editoria de Transporte - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Informações: Governo de Goiás
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Marcadores: Corredores de Ônibus, Goiás
Ampliação do Rio Card Expresso gera dúvidas em usuários de Petrópolis
A oferta de novas aquisições dos cartões eletrônicos nos quatro terminais de ônibus em Petrópolis, Região Serrana do Rio, iniciada na segunda-feira (4), gerou uma série de confusões entre os usuários. Isso porque o Rio Card Expresso é o oferecido sob duas condições: a aquisição por R$ 1, valor que pode ser reembolsado caso o usuário não queira mais utilizar o cartão, ou cadastro, o qual é necessário a disponibilização do número de CPF para vinculação com o documento. Desde a implantação do novo mecanismo, mais mil usuários passaram a utilizar o cartão, que integra 222 linhas de ônibus em toda a cidade.
Segundo a assessoria do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), os benefícios do cadastro e vinculação do Rio Card Express são muitos, como por exemplo, possibilitar da realização de recarga através do portal da empresa na internet e do bloqueio do saldo, caso o usuário perca o cartão. Utilidades que não são ofertadas quando o cartão é adquirido a R$ 1.
Na prática, os usuários estão sendo abordados por três promotores nos horários de pico nos terminais de ônibus. Eles poderão escolher se preferem pagar R$ 1 pela aquisição do cartão e mais R$ 3,10 pela passagem de ônibus ou se preferem fazer o cadastro e pagar apenas o valor referente à tarifa do transporte e receber o cartão. Caso o usuário não tenha interesse no Rio Card Expresso, ele poderá recusar e fazer o pagamento da tarifa de ônibus em dinheiro, pagando R$ 3,20.
Com o cartão em mãos, o usuário poderá fazer recargar únicas no valor de R$ 3,10 nos próprios terminais de ônibus antes do embarque, fazer recarga de no mínimo R$ 5 nos terminais de auto-atendimento e a partir de R$ 10 na sede do Setranspetro que fica no número 100 da Rua do Imperador, no Centro.
Ainda segundo a Setranspetro, o objetivo da divulgação dos cartões, além de estimular a utilização pelo usuário, é transformar os números relacionados ao transporte público em informações que poderão ser utilizadas em benefício aos usuários. “Além de dar mais segurança aos profissionais que não precisarão andar com muito dinheiro e, consequentemente, a diminuição de assaltos”, explicou o Setranspetro.
Por Bruno Rodrigues
Postado por Meu Transporte às 19:27 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
No Recife, Aluna cai de ônibus lotado e morre
sábado, 9 de maio de 2015
A universitária Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, morreu após cair do ônibus em que voltava para casa, no Recife. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (08), quando o ônibus da linha Barro-Macaxeira passava pela BR-101, em frente à Casa do Estudante, perto do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A linha é operada pela empresa Metropolitana.
Aluna do segundo ano do curso de biomedicina na UFPE, Camila estava voltando para casa, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e o ônibus estava lotado. O veículo estava em movimento quando a porta se abriu e a jovem caiu.
Ela foi socorrida para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. O pai de Camila cuidou da liberação do corpo da filha no Instituto Médico Legal, nesta manhã, e não quis conversar com a imprensa. Vizinhos que estavam com ele disseram que a família está revoltada, muito abalada e quer explicações sobre como a porta se abriu. O velório e enterro aconteceram na tarde deste sábado, no cemitério do Barro, em Jaboatão.
Em nota, a Universidade lamentou a morte da estudante. "A UFPE colocou assistentes sociais e psicólogos para prestar apoio à família da estudante. A Universidade cobra das autoridades responsáveis pelo transporte público na Região Metropolitana do Recife uma rigorosa apuração dos fatos que levaram à morte da aluna".
O caso foi registrado pela Central de Flagrantes, onde um parente da vítima esteve para relatar o que aconteceu. A Polícia Civil vai decidir se a investigação ficará a cargo da Delegacia de Trânsito ou do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa.
O Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela fiscalização dos ônibus que circulam na Região Metropolitana, informou que está à disposição das autoridades para fornecer as informações necessárias que ajudem nas investigações sobre o acidente.
Leia o depoimento da estudante Lays Camila, que estava no ônibus na hora do ocorrido:
"Nós estávamos na parada em frente ao Centro de Ciências Sociais (CCS) e quando o ônibus parou entramos pela porta do meio porque estava muito lotado. Meu amigo até ajudou ela pois a bolsa de Camila tinha ficado presa na porta. Não sei quantas paradas depois, mas o motorista passou da parada e abriu a porta. Ela não estava segurando em nada, apenas encostada na porta e quando a porta abriu ela caiu. Foi muito rápido. Todo mundo começou a gritar para o motorista parar e quando ele parou nós fomos vê-la. Só vi que a calça dela estava rasgada e a perna muito machucada. Não imaginei que tinha sido tão grave a ponto de chegar à morte. Ela ainda estava consciente e até conseguindo mexer a perna."
Informações: G1 PE
Postado por Meu Transporte às 19:21 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Araucária e Curitiba voltam a ficar integradas no transporte
O prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, esteve ontem nos terminais Central e Angélica acompanhando os funcionários da manutenção da CMTC (Companhia Municipal de Transporte Coletivo) durante a retirada das grades e telas que foram instaladas nos locais assim que foi anunciado o fim da integração com a Rede Integrada de Transporte, em fevereiro. Com esta medida, os passageiros de Araucária contam novamente, desde ontem, com a integração tarifária com Curitiba e, desta forma, voltam a pagar apenas uma tarifa para ir até a capital.
População revoltou-se com o fim da integração |
Além da unificação da passagem, de R$ 3,15 no cartão e R$ 3,30 em dinheiro, outras mudanças também serão revertidas como, por exemplo, o trajeto dos ligeirinhos, o retorno das linhas extintas e a reativação dos tubos dentro da cidade. Além do pagamento em dinheiro, também serão aceitos os cartões da URBS e da CMTC e os vales em papel, Metrocard.
foto: Carlos Poly/Ascom |
“Tudo voltará a ser como era antes do dia 17 de fevereiro, a única diferença é que a partir de agora quem vai pagar essa conta será a Prefeitura e o Governo. Dessa forma estamos assumindo o transporte metropolitano na nossa cidade o que nos dá a segurança de que jamais essa integração voltará a ser interrompida”, destaca o prefeito municipal, Olizandro Ferreira.
Informações: Bem Paraná
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Postado por Meu Transporte às 19:03 0 comentários
Marcadores: Paraná
Sistema de transporte Ferroviário no Subúrbio de Salvador totalmente sucateado
O vagão-motriz E-102 é quem puxava o pequeno comboio de três outros vagões no horário das 16 horas, saindo de Paripe em direção à Calçada. Com a frente carcomida pela ferrugem, portas sem fecharem direito e maquinistas tendo de entrar pela frente da composição, porque a porta interna já não funciona, espelhava bem a situação dos trens suburbanos, que depois de mais de cinco décadas em operação ininterrupta e sem qualquer tipo de modernização, parece ter chegado ao limite.
Atualmente apenas dois os trens operam o sistema de transporte no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Dois outros ficam de reserva. E todos estão no limite operacional. Dos quatros existentes, duas são locomotivas (vagões motrizes) remodeladas em 2012, no Rio de Janeiro, na gestão do ex-prefeito João Henrique, e as duas outras têm mais de 50 anos em atividade. Servem um sistema que mal consegue transportar 15 mil pessoas por dia, num percurso de 13,5 quilômetros, entre os bairros de Paripe e Calçada. E por causa da fadiga de material, quebram a todo instante.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, a qual tem como empresa operadora do sistema a Companhia de Transportes da Bahia, informou que por causa da chuva e, conseqüentemente do estado de conservação da ferrovia, as interrupções das operações são freqüentes, como a que ocorreu por mais de duas horas ontem, quando houve falta de energia e acumulo de lixo e lama num trecho da ferrovia, no bairro do Lobato.
Sobre a modernização do sistema, a secretaria informou que a substituição dos atuais trens pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ainda está em processo inicial de licitação na Casa Civil. Em 30 de setembro de 2014, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR) publicou no Dário Oficial do Estado, o edital de pré-qualificação para as empresas interessadas na execução do VLT do Subúrbio. Em dezembro saiu o resultado que identificou três consórcios interessados (Consórcio Ferreira Guedes–SETEPLA–T’TRANS, Consórcio VLT Salvador e Consórcio TBHF VLT Salvador).
Rotina de defeitos
Para fazer o percurso de apenas 13,5 quilômetros, entre a Calçada e Paripe, os trens gastam em média 40 minutos, parando nas estações de Coutos, Periperi, Praia Grande, escada, Itacaranha, Plataforma e Santa Luzia. A velocidade média não chega a 40 quilômetros. Em trechos do trajeto, como nos bairros de Lobato, Escada e Santa Luzia, os trilhos passam próximos às casas, onde os riscos de acidentes são freqüentes e a velocidade se torna ainda mais reduzida.
Para quem costuma fazer o trajeto, como a vendedora Maria das Graças Lima e Silva, 42, há sempre a expectativa de interrupção do serviço, principalmente quando chove. “Não há conforto, segurança e muito menos a certeza de cumprimento dos horários”, diz, mostrando interior de um dos vagões, cujas portas estavam entreabertas. “Já deu. A máquina já não aguenta mais”, diz com bom humor outra passageira, Ana Maria Lima dos Santos, 39.
Os maquinistas, que pedem para terem o nome preservado, dizem que as locomotivas poderiam fazer até 60 quilômetros por hora, mas por causa da conservação dos trilhos, a velocidade é reduzida para mais da metade. Mesmo assim eles lembram que os trens têm um público fiel que usa o meio de transporte há mais de 50 anos. “São pessoas que foram criados e moram próximos à ferrovia e preferem os trens a usar os ônibus”, disseram.
Um século e meio de história
No curto trajeto de 13,5 quilômetros, entre a Calçada e Paripe existem 155 anos de história do transporte de passageiros na Bahia. A atual via férrea foi inaugurada em 28 de junho de 1860 pela empresa inglesa Bahia and San Francisco Railway Company (Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco). Mais tarde passou a se chamar Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB).
Até 1972 o transporte de passageiros atendia a todo o estado, com trens indo em direção a Juazeiro, Propriá (Sergipe), e Monte Azul (Minas Gerais). Na década de 80 o sistema foi desativado e com a privatização, nos anos 90, a antiga Leste Brasileiro passou a ser chamada de Ferrovia Centro Atlântica e os trens de passageiros passaram para a administração da Companhia Brasileira de trens Urbanos, restringindo-se ao trajeto entre as estações da Calçada e de Paripe.
No bairro de Paripe, onde termina a ferrovia, um portão fecha o acesso à última estação de passageiros. A partir dali,e em direção ao interior do estado,os trechos acabam e o traçado da ferrovia é ocupado por casas e até mesmo cobertos por camadas de asfalto em ruas que foram abertas e pavimentadas onde antes só passavam os trilhos.
Pelo atual projeto do VLT, ainda em fase de licitação, o atual traçado será aumentado para 18 quilômetros, estendendo-se até a região do Comércio, interligando-se com o sistema de ônibus e do metrô. Não há qualquer referência a um projeto anterior, também do Governo do estado, de estender o transporte de passageiros, a partir de Paripe, até Simões Filho e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
por Adilson Fonsêca
Informações: Tribuna da Bahia
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Marcadores: Bahia, trem/metrô
Agentes de trânsito reforçam monitoramento nos cruzamentos do VLT em São Vicente
A Secretaria de Transportes (Setrans) de São Vicente reforçou a fiscalização nos cruzamentos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), após o início da Operação Precursora. De acordo com a Prefeitura, para orientar a população, foram deslocados oito agentes de trânsito.
Os plantões serão feitos das 13h às 16h durante a fase de testes, até a instalação de todo o sistema semafórico. Como o projeto original do VLT não conta com cancelas para a travessia, os profissionais farão esse trabalho de forma que os motoristas se acostumem com o novo sistema de transporte na Cidade.
O trabalho é realizado nos cruzamentos da Linha Amarela com a Rua Hermes da Fonseca, Avenida Mascarenhas de Moraes, Rua Pérsio de Queirós Filho e com a Avenida Prefeito José Monteiro; Rua Quintino Bocaiúva com a Rua Tibiriçá e a Rua Amador Bueno da Ribeira; Rua Dr. Cláudio Luiz da Costa com a Rua Constituição; e no cruzamento da Rua José Adorno com a Rua João Ribeiro.
Testes
Iniciados no dia 27 de abril, os testes antecedem a Operação Comercial do VLT, prevista para dezembro de 2015. Dois veículos, um em cada sentido, circularão das 13 às 16h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, entre as estações Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro.
Não há cobrança de tarifa. O trajeto de aproximadamente seis quilômetros dura 24 minutos.
Informações: A Tribuna
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