O documento que vai servir para dar base para a formatação da licitação do transporte coletivo de Natal é o plano de mobilidade, elaborado pela Fundação Coppetec, da UFRJ. Segundo a titular da Semob, Ana Elizabethe Thé, o plano está praticamente pronto, mas vem sendo complementado há dois meses para incluir mudanças como a estruturação do trânsito para a Copa 2014, e só será apresentado em audiência pública dentro de dois meses. "O plano também trará essa demanda. Na verdade, é um verdadeiro diagnóstico das demandas e interesses de mobilidade que a população tem", explicou. Foram feitas pesquisas e o volume de informações é tão grande que não cabem num
CD-ROM.
Algumas mudanças previstas incluem a mudança dos eixos atuais que têm como destino principal os bairros da Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. "Serão criadas novas rotas, além de melhorias como ciclovias, corredores exclusivos de ônibus, novos abrigos, dotados de informativos e tecnologias novas, a modelagem da rede e os fluxos de circulação de pessoas. O plano diagnosticou que Natal tem cinco bolsões de demandas, classificados como zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e região Central", disse. "Esse plano vem sendo elaborado há muito tempo, mas são muitos detalhes, e a projeção de aplicação dele é de dez anos. Ou seja, estamos pensando no trânsito de Natal com a demanda de carros novos que circulam na cidade, que chega a 3 mil por mês, para daqui a uma década".
Fonte: Diário de Natal