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Revitalização urbana irá extinguir problemas com transporte público em Uberaba
quinta-feira, 22 de julho de 2010Uma vez implantado, o projeto de revitalização urbana assinado pelo arquiteto urbanista Jaime Lerner deverá cessar de vez com problemas no transporte público em Uberaba. A afirmação é do vereador Almir Silva, ressaltando que, juntamente com o vereador Samuel Pereira, irá fazer o acompanhamento da execução do projeto relativo ao trânsito na cidade.
Os vereadores observam que o projeto partiu de um trabalho desenvolvido pelos parlamentares, quando se empenharam no estudo dos terminais de mais alto gabarito no país. "Curitiba, que teve o projeto assinado pelo arquiteto urbanista, certamente se destaca. Foi quando enviamos nossa análise e proposta ao prefeito, que abraçou o projeto", afirmou Almir.
Samuel salienta que a cidade está em fase de crescimento e precisa ser estruturada para comportar o desenvolvimento. O vereador Almir também destaca a importância de melhorias para o setor, tendo em vista a demanda por parte da população para que, segundo ele, em número cada vez maior, tenda a ser usuária do serviço de transporte público. "A implantação dos terminais, modernos e arquitetonicamente funcionais, trará mais segurança aos usuários, comodidade, qualidade e agilidade ao serviço", disse Almir.
Ele também ressalta que a tendência, ao longo dos anos, assim como acontece em cidades maiores, é que em Uberaba mais pessoas passem a usar o transporte coletivo. "A modernidade e conforto que esse projeto irá trazer também deve contribuir para aumentar o número de usuários do serviço. Consequentemente, as empresas de ônibus deverão ofertar melhorias e qualidade a seus clientes. Ou seja, o principal beneficiado com isso tudo será o uberabense.
"Pela proposta serão implantados dois terminais, um Leste e outro Oeste na avenida Leopoldino, intermediados por dez tubos ao longo da via. "O tempo previsto para construção dos terminais é de dois anos, haja vista que outras obras serão feitas antes, mas iremos acompanhar este processo passo a passo para garantir sua execução", garantiu Almir.
Fonte: Jornal de Uberaba
Postado por Meu Transporte às 08:58 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Paralisação de ônibus em Brasília deixa população mais uma vez prejudicada
Motoristas e cobradores realizaram nova paralisação relâmpago na manhã desta quinta-feira (22/7). Os ônibus que fazem as linhas da Estrutural, Guará, P Sul, Núcleo Bandeirante, Octogonal e Cruzeiro ficaram parados entre as 5h e 8h. Os veículos da Viação Planeta, da garagem do Pistão Sul, e os da garagem central da Viação Planalto (Viplan) não rodaram nesta manhã. O sindicato dos Rodoviários já anunciou: haverá uma greve geral caso o acordo não seja cumprido ou uma nova proposta seja apresentada até este domingo (25/7).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, as paralisações servem para conversar com as categorias sobre a assembleia para a votação de greve geral, que está marcada para o próximo domingo.
Segundo um dos diretores do sindicato, Messias dos Reis, as empresas ainda não pagaram o adiantamento salarial e o valor da cesta básica, que deveriam entrar na conta dos funcionários todo dia 20. "Nós estamos fazendo essas paralisações relâmpago para conscientizar os empresários a cumprirem o acordo. Nós também não queremos fazer uma greve geral, mas é o que vai acontecer se uma nova proposta não for apresentada até domingo", ameaça o diretor.
A reportagem do Correio Braziliense passou por várias paradas de ônibus nas regiões afetadas e constatou que as paradas do Guará, P Sul e Núcleo Bandeirante foram as que ficaram mais cheias de passageiros a espera de ônibus.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 08:54 1 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Videos
DF: Recarga automática do Passe Livre pode ser aprovada até a próxima sexta-feira
O governador do DF, Rogério Rosso, tem até sexta-feira (23/7) para decidir se veta ou sanciona o Projeto de Lei que torna a recarga automática dos cartões.
A assessoria de imprensa do governador confirma que Rosso deve tomar posição sobre o assunto até sexta-feira, no entanto, não adianta nada sobre a decisão que será tomada. O projeto de lei vai facilitar a vida dos usuários, extinguindo a necessidade de ir até um posto para efetuar a recarga do cartão.
O projeto substitutivo foi aprovado no dia 30 de junho, pelos deputados distritais, junto com o crédito extra de R$ 20 milhões ao Passe Livre. Segundo o texto, o governo vai arcar com um terço do valor das passagens, e resto ficará sob a responsabilidade do sistema de transporte coletivo do DF.
Movimento
A procura de usuários nos postos de recarga ainda é grande. De acordo com a assessoria de imprensa da Fácil, só na segunda-feira (19/7), dos 132 mil usuários sem repasse, 6.922 foram atendidos.
Dos R$ 3 milhões liberados para o abastecimento dos cartões, R$ 618 mil foram gastos.De acordo com a empresa, os postos estão bastante lotados esta manhã. No Setor Comercial Sul, por exemplo, a fila está extensa.
A Fácil explica que o atendimento é feito sem problemas, no entanto, é preciso um pouco de paciência porque há uma certa demora recorrente da quantidade de pessoas à espera da recarga.
Postos de recarga da Fácil
Setor Comercial Sul: Ed. Palácio do Comércio, Quadra 2, Bloco B – Térreo, salas 1 e 2
Taguatinga: C10, Lote 15, Loja 1, Taguatinga Centro (em frente à entrada do Colégio EIT)
Sobradinho: Quadra Central (Bloco K, Ed. Varandas Shopping, Lojas 18 a 21, próximo à Feira Modelo)
Gama: Terminal Rodoviário do Setor Central do Gama, lojas 22 a 25Samambaia: QN 318, Conjunto 2, Lote 1
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 08:50 1 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Fundos de pensão entrarão no trem-bala
Peças estratégicas no financiamento das grandes obras de infraestrutura do governo, os fundos de pensão das estatais participarão do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo e Campinas. Segundo uma fonte do governo, representantes de Funcef (Caixa Econômica Federal), Petros (Petrobras) e Previ (Banco do Brasil) vêm se reunindo com o governo e comunicaram que articulam a formação de um fundo de investimento para se associar ao vencedor após o leilão.
Com o fundo, essas entidades visam a entrar com participação na sociedade de propósito específico (SPE) que vai construir e operar a ferrovia, cujo orçamento é de R$ 33,1 bilhões. Depois do leilão, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV) vai se incorporar ao grupo, com 33% do capital.
A participação dos fundos é tradição nos grandes investimentos nacionais. Este ano, a Funcef comprou 5% de participação no consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESDB), que constrói a hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Os fundos de pensão participam, direta e indiretamente, com 27,5% no projeto de Belo Monte, no Pará.
Enquanto isso, o governo acompanha e estimula as conversas nos bastidores entre investidores nacionais e estrangeiros. Trata-se de uma estratégia comum em grandes projetos no país. O objetivo declarado é monitorar o movimento dos interessados, mas a estratégia real é evitar que não haja concorrência suficiente no leilão. O governo adotou política semelhante nos últimos leilões de hidrelétricas.
- Estimulamos a maior participação possível e a concorrência, mas não estamos forjando grandes grupos. Não acreditamos que o leilão ficará vazio (sem interessados) - diz a fonte do governo.
Representantes de sete países estão interessados no TAV - China, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália e Canadá. Apenas os chineses não manifestaram interesse em ter um sócio nacional na empreitada. Os interessados têm conversado com o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a fonte, apenas os coreanos sinalizaram que participarão mesmo da licitação. Para isso, contam com o apoio de dez empresas locais, como Hyundai e Samsung.
- Já temos a garantia de que um consórcio irá entrar no leilão, e outros grupos estão sendo formados - diz a fonte.
Com o fundo, essas entidades visam a entrar com participação na sociedade de propósito específico (SPE) que vai construir e operar a ferrovia, cujo orçamento é de R$ 33,1 bilhões. Depois do leilão, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV) vai se incorporar ao grupo, com 33% do capital.
A participação dos fundos é tradição nos grandes investimentos nacionais. Este ano, a Funcef comprou 5% de participação no consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESDB), que constrói a hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Os fundos de pensão participam, direta e indiretamente, com 27,5% no projeto de Belo Monte, no Pará.
Enquanto isso, o governo acompanha e estimula as conversas nos bastidores entre investidores nacionais e estrangeiros. Trata-se de uma estratégia comum em grandes projetos no país. O objetivo declarado é monitorar o movimento dos interessados, mas a estratégia real é evitar que não haja concorrência suficiente no leilão. O governo adotou política semelhante nos últimos leilões de hidrelétricas.
- Estimulamos a maior participação possível e a concorrência, mas não estamos forjando grandes grupos. Não acreditamos que o leilão ficará vazio (sem interessados) - diz a fonte do governo.
Representantes de sete países estão interessados no TAV - China, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália e Canadá. Apenas os chineses não manifestaram interesse em ter um sócio nacional na empreitada. Os interessados têm conversado com o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a fonte, apenas os coreanos sinalizaram que participarão mesmo da licitação. Para isso, contam com o apoio de dez empresas locais, como Hyundai e Samsung.
- Já temos a garantia de que um consórcio irá entrar no leilão, e outros grupos estão sendo formados - diz a fonte.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala
Ipatinga vai adotar sistema de integração no transporte público
A administração municipal deverá aprovar, no mês que vem, o projeto de sistema de integração do transporte coletivo. O mecanismo será implantado nas principais avenidas e trechos urbanos das duas rodovias que cortam a cidade (BR-381 e BR-458), onde será possível fazer a integração para os diversos bairros da cidade.
Por exemplo, quem mora no bairro Bethânia e quiser se deslocar para o Horto terá que descer no bairro Cidade Nobre (onde haverá um ponto de integração) e pegar outro ônibus até o destino desejado. Para fazer todo esse trajeto o usuário pagará tarifa única, pois a partir da primeira viagem ficará registrado que o usuário irá fazer a integração em outro ponto. “Desta forma, vamos propiciar ao munícipe maior flexibilidade de horário, mais ruas contempladas pelo transporte coletivo e menor tempo de espera nos pontos”, explica o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Rodrigo Resende.
O novo sistema só permite bilhetagem eletrônica. Caso o usuário queira usar o dinheiro para pagar a tarifa não vai poder utilizar a integração. Ainda de acordo com o secretário, depois da aprovação do sistema será feito um projeto-piloto em alguns bairros para os ajustes necessários à efetiva implantação do serviço. A expectativa é que os testes comecem no final do ano e durem no máximo três meses. “À medida que isso for se ajustando e começar a operacionalização de maneira contínua, a gente vai estender para os demais bairros”, disse. O projeto prevê ainda adequação dos pontos de ônibus. TarifaçãoO secretário considera que, apesar de o transporte público ter 75% de aceitação da população, existe um deficit de utilização do serviço devido a outros meios de transportes que o usuário utiliza, como carros próprios e mototáxi. “Queremos trazer as pessoas de volta aos ônibus. É muito mais seguro e, mostrando eficiência, vai possibilitar pontualidade e até o meio ambiente vai agradecer, pois serão mais pessoas rodando em um veículo único”, compara.
Rodrigo reconhece que o atual sistema às vezes força o passageiro a usar ônibus de até três linhas para fazer o trajeto desejado entre a origem e o destino. “Isto desestimula o uso. Funcionando de forma integrada, a tarifação consegue ter uma constância maior e o sistema fica mais enxuto. E a nossa proposta é aumentar o número de horários”, conclui.
Reclamações e dificuldades de acesso a alguns bairros
Há mais de quatro anos o transporte público do município não passa por uma readequação de itinerários e horários. Da mesma forma, não houve alterações desde que a atual concessionária assumiu o serviço.
As principais reclamações eram: falta de ônibus para bairros “escondidos”, como Veneza II, Parque das Águas (Planalto I e II), Alto do Iguaçu e Alto do Bethânia. O que ocorre nestas localidades é que as poucas linhas existentes dão acesso somente ao Centro e ao Hospital Márcio Cunha, mesmo assim com horários considerados restritos, especialmente nos finais de semana, principalmente aos domingos, quando não há linhas para alguns bairros.
A auxiliar administrativa Eliziane Moreira, 31, mora no bairro Veneza II e espera com ansiedade o sistema de integração. Segundo ela, os horários do ônibus que vão para o Centro são restritos e não há coletivos suficientes com acesso ao bairro Horto. Para ir a bairros como Iguaçu, Cidade Nobre e Bethânia, o jeito é pegar dois ônibus. “Eu trabalho no Horto e começo no serviço às 7h20, justamente na hora que o ônibus Veneza/Bom Retiro passa próximo à minha casa. O jeito é sair bem mais cedo e ir até a avenida Macapá, no bairro Veneza, para pegar um outro circular que demora quase uma hora para chegar ao Horto”, reclama.
Pesquisa orientou sistema integrado
A mudança no sistema de transporte coletivo foi considerada depois de uma pesquisa feita junto aos passageiros que utilizam os ônibus. O levantamento, realizado entre os dias 30 de setembro e 22 de outubro do ano passado, entrevistou cerca de 20 mil usuários. De acordo com o trabalho, feito pela empresa Tecnotran Engenheiros e Consultores, 20,4% da necessidade de deslocamento originam-se ou destinam-se à área central.
O estudo seguiu duas metodologias: na primeira, o usuário era questionado de onde ele vinha e para onde ia. Na segunda modalidade, o pesquisador anotava em uma cédula o momento em que o usuário entrava no ônibus. Ao sair, outro pesquisador anotava o local de desembarque.
Os usuários que não passavam pela roleta e entravam pela porta da frente também foram pesquisados. Este levantamento apontou que, mensalmente, 27,9% dos 60 mil usuários de transporte coletivo não pagam passagem, totalizando mais de 12 mil passageiros. Este dado é considerado elevado. O estudo apontou que a linha de ônibus mais utilizada tem como destinação o bairro Bethânia. Já os bairros Cidade Nobre, Iguaçu, Bethânia e Centro totalizam 44,6% de todos os deslocamentos.
A conclusão do estudo aponta que o sistema viário reflete a concentração de linhas e passageiros nos principais corredores da cidade, principalmente nos locais de acesso às zonas de maior geração de viagem (origem e destino), ocasionando uma superposição de itinerários.
Por exemplo, quem mora no bairro Bethânia e quiser se deslocar para o Horto terá que descer no bairro Cidade Nobre (onde haverá um ponto de integração) e pegar outro ônibus até o destino desejado. Para fazer todo esse trajeto o usuário pagará tarifa única, pois a partir da primeira viagem ficará registrado que o usuário irá fazer a integração em outro ponto. “Desta forma, vamos propiciar ao munícipe maior flexibilidade de horário, mais ruas contempladas pelo transporte coletivo e menor tempo de espera nos pontos”, explica o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Rodrigo Resende.
O novo sistema só permite bilhetagem eletrônica. Caso o usuário queira usar o dinheiro para pagar a tarifa não vai poder utilizar a integração. Ainda de acordo com o secretário, depois da aprovação do sistema será feito um projeto-piloto em alguns bairros para os ajustes necessários à efetiva implantação do serviço. A expectativa é que os testes comecem no final do ano e durem no máximo três meses. “À medida que isso for se ajustando e começar a operacionalização de maneira contínua, a gente vai estender para os demais bairros”, disse. O projeto prevê ainda adequação dos pontos de ônibus. TarifaçãoO secretário considera que, apesar de o transporte público ter 75% de aceitação da população, existe um deficit de utilização do serviço devido a outros meios de transportes que o usuário utiliza, como carros próprios e mototáxi. “Queremos trazer as pessoas de volta aos ônibus. É muito mais seguro e, mostrando eficiência, vai possibilitar pontualidade e até o meio ambiente vai agradecer, pois serão mais pessoas rodando em um veículo único”, compara.
Rodrigo reconhece que o atual sistema às vezes força o passageiro a usar ônibus de até três linhas para fazer o trajeto desejado entre a origem e o destino. “Isto desestimula o uso. Funcionando de forma integrada, a tarifação consegue ter uma constância maior e o sistema fica mais enxuto. E a nossa proposta é aumentar o número de horários”, conclui.
Reclamações e dificuldades de acesso a alguns bairros
Há mais de quatro anos o transporte público do município não passa por uma readequação de itinerários e horários. Da mesma forma, não houve alterações desde que a atual concessionária assumiu o serviço.
As principais reclamações eram: falta de ônibus para bairros “escondidos”, como Veneza II, Parque das Águas (Planalto I e II), Alto do Iguaçu e Alto do Bethânia. O que ocorre nestas localidades é que as poucas linhas existentes dão acesso somente ao Centro e ao Hospital Márcio Cunha, mesmo assim com horários considerados restritos, especialmente nos finais de semana, principalmente aos domingos, quando não há linhas para alguns bairros.
A auxiliar administrativa Eliziane Moreira, 31, mora no bairro Veneza II e espera com ansiedade o sistema de integração. Segundo ela, os horários do ônibus que vão para o Centro são restritos e não há coletivos suficientes com acesso ao bairro Horto. Para ir a bairros como Iguaçu, Cidade Nobre e Bethânia, o jeito é pegar dois ônibus. “Eu trabalho no Horto e começo no serviço às 7h20, justamente na hora que o ônibus Veneza/Bom Retiro passa próximo à minha casa. O jeito é sair bem mais cedo e ir até a avenida Macapá, no bairro Veneza, para pegar um outro circular que demora quase uma hora para chegar ao Horto”, reclama.
Pesquisa orientou sistema integrado
A mudança no sistema de transporte coletivo foi considerada depois de uma pesquisa feita junto aos passageiros que utilizam os ônibus. O levantamento, realizado entre os dias 30 de setembro e 22 de outubro do ano passado, entrevistou cerca de 20 mil usuários. De acordo com o trabalho, feito pela empresa Tecnotran Engenheiros e Consultores, 20,4% da necessidade de deslocamento originam-se ou destinam-se à área central.
O estudo seguiu duas metodologias: na primeira, o usuário era questionado de onde ele vinha e para onde ia. Na segunda modalidade, o pesquisador anotava em uma cédula o momento em que o usuário entrava no ônibus. Ao sair, outro pesquisador anotava o local de desembarque.
Os usuários que não passavam pela roleta e entravam pela porta da frente também foram pesquisados. Este levantamento apontou que, mensalmente, 27,9% dos 60 mil usuários de transporte coletivo não pagam passagem, totalizando mais de 12 mil passageiros. Este dado é considerado elevado. O estudo apontou que a linha de ônibus mais utilizada tem como destinação o bairro Bethânia. Já os bairros Cidade Nobre, Iguaçu, Bethânia e Centro totalizam 44,6% de todos os deslocamentos.
A conclusão do estudo aponta que o sistema viário reflete a concentração de linhas e passageiros nos principais corredores da cidade, principalmente nos locais de acesso às zonas de maior geração de viagem (origem e destino), ocasionando uma superposição de itinerários.
Fonte: JORNAL DIÁRIO DO AÇO
Postado por Meu Transporte às 08:39 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
São Paulo: Kassab quer novo transporte público
quarta-feira, 21 de julho de 2010
O prefeito da capital, Gilberto Kassab, negou que tenha desistido da reformulação da rede de ônibus da cidade, que já havia sido encomendada ao então secretário Alexandre de Moraes. Nesta terça, durante o lançamento dos veículos que irão rodar, em fase de testes, com mistura de diesel feito com cana-de-açúcar, Kassab disse que os estudos para uma mudança na rede de ônibus já estão sendo elaborados pela Prefeitura.“Não mudou nada. Continua a determinação para que o secretário faça o aperfeiçoamento”, disse. Os rumores de que Kassab havia deixado a mudança na rede para seu sucessor começaram na sexta-feira, quando foi prorrogado por mais três anos os contratos com as cooperativas de perueiros.
“Essa medida em nada impede a readequação”, defendeu o prefeito. “O ponto chave é justamente no momento em que terminar o contrato das concessionárias de ônibus”, disse.
A capital tem oito cooperativas de perueiros, com cerca de 6 mil veículos ao todo. Os contratos são de 2003, assinados na gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). As cooperativas operam linhas locais, que são separadas das demais, das empresas.
O que Kassab pretende é que os contratos com perueiros e empresas de ônibus terminem simultaneamente, o que levou à prorrogação. Alexandre de Moraes, porém, era favorável a antecipação do fim do contrato com as empresas.
“Nós vamos ver se existe a possibilidade e se para a cidade é bom deixar cessar os contratos ou antecipar o término”, disse.
“Essa medida em nada impede a readequação”, defendeu o prefeito. “O ponto chave é justamente no momento em que terminar o contrato das concessionárias de ônibus”, disse.
A capital tem oito cooperativas de perueiros, com cerca de 6 mil veículos ao todo. Os contratos são de 2003, assinados na gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). As cooperativas operam linhas locais, que são separadas das demais, das empresas.
O que Kassab pretende é que os contratos com perueiros e empresas de ônibus terminem simultaneamente, o que levou à prorrogação. Alexandre de Moraes, porém, era favorável a antecipação do fim do contrato com as empresas.
“Nós vamos ver se existe a possibilidade e se para a cidade é bom deixar cessar os contratos ou antecipar o término”, disse.
Fonte: Diário de S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 18:16 0 comentários
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