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No Recife, Sindicatos negam paralisação de metroviários e rodoviários

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Na noite desta terça-feira (4) boatos sobre o possível início de greve por parte dos rodoviários tomaram conta das redes sociais. No entanto, o presidente do sindicato da categoria, Patrício Magalhães, negou que estivesse havendo qualquer mobilização. O sindicalista alertou que a falsa notícia pode ter surgido da movimentação dos funcionários do metrô do Recife que estão em meio às negociações de aumento salarial.

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais, também negou que a classe de trabalhadores entraria em greve nesta quarta-feira (5), porém confirmou que a categoria está planejando entrar em estado de greve na próxima segunda-feira (10), durante a assembleia que está marcada para às 18h, na Estação Central do Recife, no bairro de São José. A greve só deve ser deflarada na quinta-feira (13), após outro encontro da categoria. A paralisação só será suspensa caso a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) faça uma contra-proposta considerada "aceitável" pelos trabalhadores.


De acordo com Diogo Morais, a categoria pede a reposição inflacionária de 6,49% ao salário, um aumento real de 10% - hoje o piso é de R$ 1.042, a implantação de um plano de saúde nacional e a realização de um consurso público. "A CBTU fez um levantamento que mostrou a necessidade de contratação de 679 funcionários, mas o Governo Federal só autorizou o concurso para 201, só que até agora nada", informou Diogo Morais.

Ainda segundo o Sindicato dos Metroviários, durante a primeira rodada de negociação da categoria com a CBTU, realizada há duas semanas no Rio de Janeiro, a empresa não acatou diversas cláusulas da pauta de negociação e ofereceu uma aumento de apenas 2,02%, ou seja, menor que o valor da inflação. Os trabalhadores do metrô do Recife negaram a proposta e encaram uma nova rodada de negociação entre os dias 11 e 14 deste mês, aqui no Recife.

Informações: NE 10
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Prefeitura de Salvador vai abrir faixa exclusiva para ônibus e táxis no Dique

Uma via exclusiva para táxis e ônibus começou a ser implantada ontem pela Transalvador na Avenida Vasco da Gama, na região do Dique do Tororó, para tentar diminuir os transtornos causados pelas intervenções no trânsito da área. Com a nova via, os ônibus que tiveram seus itinerários desviados do Dique para o Vale do Ogunjá devem voltar aos roteiros originais.

Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, a medida deve ajudar o fluxo no Ogunjá, que tem recebido um volume intenso de veículos pesados. “É uma intervenção emergencial. Vamos liberar o acesso de ônibus na alça da Avenida Bonocô. Para isso, vai ser feito um corte em um canteiro próximo à Arena Fonte Nova. Isso vai permitir que os ônibus acessem o contrafluxo da via até a altura do restaurante A Porteira”, explicou. 

Ainda segundo Müller, as obras devem ser finalizadas ainda hoje. “É provável que até amanhã os veículos possam trafegar”. As  mudanças no trânsito valem até o fim da Copa das Confederações. No entanto, o fluxo na nova via será suspenso nos dias em que houver jogos na Arena. Além disso, a partir de hoje, a Transalvador vai interditar o trecho da Via Exclusiva da Avenida Vasco da Gama na altura da Ladeira do Acupe. 

O local deve receber obras de ampliação da plataforma e implantação de abrigo no ponto de parada. As linhas de ônibus com origem no Rio Vermelho e Avenida Garibaldi, com direção ao Ogunjá, seguem pela via no sentido contrário, que não será interditado. Já os ônibus provenientes da Lapa e Ogunjá, com destino ao Rio Vermelho, utilizarão a via de tráfego misto. O trecho entre Ogunjá e Dique não será afetado. As obras não têm prazo de conclusão.

Informações: Correio 24 Horas

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Motoristas de ônibus de Ribeirão Preto decidem nesta quarta se encerram greve

Cabe apenas aos motoristas de ônibus decidirem se o ribeirão-pretano ficará nesta quarta-feira (5) pelo terceiro dia seguido sem transporte coletivo.

Após descumprir a decisão judicial que exigia ao menos o retorno de metade da frota nesta terça-feira (4), o sindicato foi a Campinas nesta terça para uma tentativa de reconciliação com as empresas mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Foram três horas de reunião, que terminaram em uma proposta de consenso, com 9% de aumento sobre o salário.

Mas a principal vantagem para os trabalhadores foi a manutenção da gratificação pela cobrança da passagem até maio de 2014, mesmo que o passe em dinheiro seja extinto nos próximos meses.

Em contrapartida, os motoristas terão que compensar as empresas de alguma forma pelo tempo em que ficaram de braços cruzados.

“Foi o máximo que conseguimos extrair das empresas”, assume João Henrique Bueno, presidente do sindicato dos motoristas.

Apesar de contar com o aval da entidade, Bueno deixa claro que a proposta só pode ser oficialmente aceita após ser analisada por todos os motoristas.

Uma assembleia está marcada para esta quarta, às 6h. Por conta do horário, independente da decisão os ônibus irão demorar para ir às ruas nesta quarta.

Caso a proposta não seja aceita pela maioria dos 650 motoristas, Bueno diz que, desta vez, o sindicato cumprirá a decisão judicial para manter metade da frota.

Otimismo

“O encontro foi produtivo, agora está na mão dos motoristas”, afirmou Luis Gustavo Vianna, representante do consórcio PróUrbano, que agrega as quatro empresas que atuam no município. Segundo ele, essa foi a melhor proposta feita esse ano pela entidade.

A greve foi deflagrada porque o Pró-Urbano oferecia reajuste salarial zero até semana passada.

Depois cogitou dar 7% de aumento com a incorporação da gratificação pela cobrança. Na segunda-feira (3), havia aceito sugestão da prefeita Dárcy Vera (PSD) e oferecido 9% de reajuste, mas sem a incorporação do bônus.

O presidente da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano), Wiliiam Latuf, também participou do encontro em Campinas e compartilhou o otimismo pelo fim da greve.

Terça-feira foi dia de novo caos para usuários

Os ribeirão-pretanos que esperavam encontrar nesta terça ao menos metade da frota de ônibus se depararam com o mesmo cenário idêntico ao de segunda-feira: nenhum veículo de transporte coletivo na rua.

Em assembleia realizada na madrugada, os motoristas rejeitaram a proposta das empresas e decidiram descumprir a decisão judicial que exigia ao menos 50% dos ônibus nas ruas. Pelo descumprimento, o sindicato pode ter que pagar R$ 10 mil de multa.

Valor considerado baixo pelos 80 mil usuários que foram novamente prejudicados nesta terça.

Quem não conseguiu carona com amigos ou parentes teve que encarar mais um dia de preços abusivos dos mototaxistas.

“Preciso trabalhar e sou obrigada a pagar o preço que eles pedem”, reclama a vendedora Roseli Xavier, que pagou R$ 15 para ver da Vila Virgínia até o Centro 

Por Jucimara de Pauda
Informações: Jornal A Cidade

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Fortaleza terá frota acima de 1 milhão neste mês

Que Fortaleza sofre com problemas de mobilidade urbana, não é novidade para ninguém. No entanto, o estresse diário no trânsito vai piorar. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), a frota da Capital irá superar a casa de um milhão de veículos neste mês de junho. Em maio, o total chegou a 997,9 mil entre carros, motos, caminhões, ônibus, vans, táxis, entre outros. Mensalmente, outros seis mil veículos são somados à frota.

Pelas ruas da cidade, em maio, circulava uma frota de 997,5 mil. Em junho, Fortaleza deve ganhar mais seis mil, conforme o Departamento Estadual de Trânsito

A capital cearense não foge à regra geral do País, onde a valorização do uso individual de transporte, em detrimento de coletivos é um desafio. Dos 997,9 mil veículos, 59% ou 589,4 mil são de carros particulares. Isso representa um automóvel para quase cinco habitantes. Ou seja, toda população fortalezense cabe na frota de carros particulares.
O número de motos também chama atenção. São 214,4 mil em somente em Fortaleza. No Ceará, elas representam quase a metade do total: são 977,9 mil para 2,2 milhões de veículos. "Em dez anos, o número geral da frota saltou 136,2% na Capital. Em 2003, eram 422,4 mil. No Estado, o aumento foi de 169,9%", aponta o Detran.

Estrutura

Especialistas apontam que a infraestrutura viária ou o controle dos órgãos de trânsito não acompanharam o ritmo acelerado da frota. Segundo o titular do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito (Naetran), do Ministério Público do Ceará, Gilvan Melo, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) revelam que um maior número de pessoas leva mais tempo em seus deslocamentos cotidianos. "É um verdadeiro martírio enfrentar longas distâncias, engarrafamentos e constantes panes do sistema público de transporte. Uma verdadeira via-crúcis. O número de carro sobe e, em contrapartida, quase zero de campanhas de conscientização e investimentos no transporte público de qualidade", compara.

A arquiteta e urbanista Ticiane Sanford avalia que, nos últimos anos, com a melhora da economia, mais pessoas têm acesso ao carro. Várias cidades apresentam índices similares aos de países desenvolvidos, como Alemanha e Estados Unidos, onde a média é de menos de dois habitantes por veículo. "Entretanto, nesses países, a malha viária, transporte público como metrô, fiscalização e conscientização da população ganham de goleada da gente".

Na visão do engenheiro de transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mário Azevedo, os graves problemas de mobilidade ficarão cada vez piores enquanto não houver uma mudança nas prioridades da Prefeitura e do governo do Estado também, com relação à priorização de investimentos em transporte público. Os túneis, aponta, na verdade trincheiras, podem melhorar um pouco a situação, mas isso não deve durar muito. "Tudo o que você faz no sentido de atender a demanda dos usuários do transporte particular tem vida curta", afirma Mário Azevedo.

Cenário

O professor acrescenta que a situação poderia estar menos ruim se os motoristas fossem mais educados. Muitos, além de estacionarem em locais proibidos, fazem conversões indevidas e cometem diversas outras infrações. "Resumindo, não estão nem aí com as demais pessoas que dividem o mesmo espaço. Não precisa nem um número muito grande desses indivíduos para gerar transtornos. Falta a essas pessoas educação e, note, não é aquela sobre as leis do trânsito. Falta civilidade".

Para o professor e engenheiro de transporte, José de Paula Barros Neto, não se pode esconder que o excesso de veículos, os engarrafamentos, a contaminação do ar, a poluição acústica e o estresse influem diretamente na qualidade de vida do cidadão, que se vê obrigado a conviver com todos estes fatores. "É preciso pensarmos rápido em saídas por que está ficando insustentável".

A Prefeitura defende que investimentos na infraestrutura darão suporte para as ações de mobilidade urbana. O secretário especial da Copa em Fortaleza, Domingos Neto, diz que com as obras no entorno do Castelão, o trânsito nessa área da cidade irá melhorar. Além disso, informa, ainda existem as obras do Transfor e os túneis na Via Expressa.

Veículos não motorizados devem ser as alternativas

Diante do cenário na Capital, a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Nadja Dutra, defende mais investimentos em veículos não motorizados como uma das alternativas mais viáveis e de curto prazo no sentido de melhorar a mobilidade urbana em Fortaleza.

Na sua avaliação, os congestionamentos e a crescente demanda de tráfego nas grandes cidades e regiões metropolitanas passaram de uma questão de segundo plano para converter-se em um dos principais problemas para os habitantes das áreas urbanas. Para ela, a diminuição do uso do automóvel, substituindo-o por modos mais atrativos ao cidadão é uma questão chave.

Uma forma alternativa e inteligente, diz, é fomentar o uso da bicicleta e priorizar os pedestres. "Mais verde, a construção de espaços apropriados como ciclovias calçadas sem barreiras são sugestões". Para garantir o êxito das medidas, frisa, é necessário não só investimento em infraestrutura, mas em educação e informação à população também.

Realidade

O uso da bicicleta é uma realidade em quase toda a Europa, destaca, sendo que países como Holanda, Suíça, Alemanha, algumas partes da Polônia e dos países escandinavos adotaram a bicicleta como principal meio de transporte. Na Ásia, principalmente China e Índia, é tida como principal modo de deslocamento. "Algumas cidades latino-americanas também têm o uso generalizado da bicicleta, como por exemplo, Bogotá na Colômbia".

Por Lêda Gonçalves
Informações: Diário do Nordeste
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Valor da tarifa de ônibus em Natal é reduzido para R$ 2,30

terça-feira, 4 de junho de 2013

A portaria reduzindo o valor da tarifa de ônibus e opcionais em Natal de R$ 2,40 para R$ 2,30 foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (4). O novo valor já está em vigor e foi calculado pela Prefeitura de Natal, após a decisão do Governo Federal de zerar o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para o sistema de transporte público.

A decisão publicada pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), chega após vários protestos ocorridos na cidade com a chamada #RevoltadoBusão, que foi contra o reajuste anunciado no dia 18 de maio, que aumentou o valor da passagem de R$ 2,20 para R$ 2,40. No entanto, mesmo com a redução, o movimento pretende realizar um novo protesto na próxima quinta-feira (6), nas proximidades do shopping Via Direta. Segundo os manifestantes, o valor ainda não atende às expectativas da população.


De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina Santos, os técnicos da pasta fizeram um novo estudo do cálculo tarifário que projetou essa tarifa.“A redução no valor da tarifa se deu em virtude da política de desoneração do sistema de transporte urbano incrementada pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória 617 publicada no Diário Oficial da União", disse.

No dia 28 de maio uma decisão do juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) que  apresente à Justiça, as planilhas de custos e lucros do serviço de transporte público na capital potiguar no prazo de 20 dias.

Até o momento, Natal foi a única capital brasileira a reduzir o valor dos ônibus após a publicação da medida federal. 

Por Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte 
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Transporte Urbano de Florianópolis entra em estado de greve

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Florianópolis (Sintraturb) rejeitou a proposta do sindicato patronal e decidiu iniciar o estado de greve a partir desta terça-feira. No próximo domingo, às 22h, a categoria se reúne novamente, na Praça de Luta, para votar se entram em greve ou não. Até lá, o serviço será mantido normalmente. 

Os trabalhadores se reuniram em três turnos nesta segunda-feira, totalizando aproximandamente 1000 participantes. Foi decidido por unanimidade rejeitar a proposta de reajuste salarial composto da inflação (7,16%) retroativo à 1º de maio, acrescido de mais 2,64% de aumento real a partir de agosto. 

Segundo o Sintraturb, o problema é que essa proposta abrange apenas os motoristas e cobradores. As demais funções, mecânicos e setor administrativo, receberiam apenas a inflação.

— Estão querendo dividir a categoria, mas nós não vamos aceitar isso. Mas é preciso que os companheiros parem também nas garagens. Sei que lá é mais difícil fazer greve, mas nós vamos ter que lutar juntos — disse Deonisio Linder, em assembleia, pois em assembleia. Devido a uma medida interna do sindicato, os trabalhadores não concedem entrevistas para a imprensa. 

Segundo Deonisio a proposta dos patrões chegou por e-mail no fim de semana. A categoria está aberta para negociação até a assembleia de domingo.

Informações: Diário Catarinense

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