Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Trânsito de Natal sofrerá mudanças antes das obras

sábado, 24 de setembro de 2011

O trânsito de Natal deverá sofrer mais alterações antes do início das obras de mobilidade urbana previstas para novembro. Na próxima semana, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vão apresentar à prefeita Micarla de Sousa, bem como ao Comitê Gestor da Copa do Mundo de 2014, um relatório com um elenco de sugestões de intervenções nas principais vias que formam o quadrilátero - Bernardo Vieira, Jaguarari, Rui Barbosa e Miguel Castro - principal da capital do estado.
Foto: Rodrigo Sena
Uma das alternativas defendidas pela Semob, para melhorar o tráfego de veículos, é a transformação de algumas ruas e avenidas em vias binárias, ou seja, com mão única em todas as faixas de rolagem. O estudo foi iniciado em julho passado e, segundo Haroldo Maia, secretário adjunto de Trânsito da Semob, independe da realização do evento esportivo. "Nossa preocupação é antiga. É fato que precisamos fazer algo para melhorar o trânsito. O estudo nada mais é que um levantamento dos problemas e a indicação das possíveis soluções", afirma.

A ideia de transformar avenidas como a Prudente de Morais ou Salgado Filho em vias binárias é apontada, por muitos motoristas, como a solução do trânsito cada vez mais caótico de Natal. Haroldo explica que a implantação dessas vias não é tão simples como se pensa. "É preciso fazer um amplo estudo levando-se em conta variáveis como o transporte público municipal e o comércio. Essa mudança afeta não só as vias próximas. Todo o trânsito da cidade é modificado", explica. Entre as avenidas que podem ficar com mão única em todas as faixas, estão a Romualdo Galvão, Amintas Barros e Nascimento de Castro.

Outra opção que deverá ser discutida entre os gestores municipais é a implantação de faixas reversíveis em determinados horários. De acordo com estudos da Semob, no início da manhã, por exemplo, o fluxo na avenida Jaguarari é maior no sentido Centro. Ao entardecer, o fluxo muda de orientação. "Sabendo disso, podemos avisar aos motoristas que, de manhã, ficam três faixas no sentido Centro e, à noite, a ordem é ao contrário", explica Haroldo.

O secretário adjunto explica ainda que não há um levantamento sobre o orçamento que será necessário para implantar as mudanças. Dentro do projeto, é apontado ainda o fechamento de retornos, remoção de semáforos e retirada de canteiros centrais. "Mas isso tudo vai depender das conversas que teremos com a prefeita. Por enquanto são somente ideias. Se forem acatadas, começaremos o serviço em breve. Não deve demorar", diz.

Semob começou a fechar retornos para desafogar vias

As últimas mudanças no trânsito da capital do Rio Grande do Norte foram realizadas no semestre passado. A Semob fez uma série de fechamento de alguns retornos que estavam sendo alvo de observação por parte da engenharia de trânsito, quanto a fluidez dos veículos e a própria segurança do tráfego. Em junho, houve o fechamento provisório. No início deste mês, foram construídos os meio-fios nos canteiros centrais, onde antes havia retorno. Já foram fechados os retornos, nos dois sentidos, que existiam ao lado do Hiper Bompreço, na rua Antônio Basílio, e um outro retorno que existia na rua Amintas Barros, ao lado da antiga fábrica Sams, em Lagoa Nova.

Haroldo Maia explica que a decisão de fechar retornos nas ruas da cidade depende do movimento de veículos, "quando a movimentação é muito grande e existe o risco de acidentes", interdita-se o retorno "para melhorar a segurança viária e o trânsito fluir mais rápido", diz.

Os próximos retornos a serem fechados são as inversões existentes na rua Rui Barbosa, em Nova Descoberta e Morro Branco, e um retorno que existe no começo da rua Norton Chaves, em Potilândia, onde os veículos que vêm pela marginal da BR-101, no sentido do centro de Natal, voltam para se dirigir ao viaduto do 4º Centenário para seguirem em frente até a rótula do estádio Machadão e daí entrarem à direita na Prudente de Morais, ou uma por uma rua antes, ao lado do Sebrae. Com o estudo que será entregue próxima semana, os trabalhos devem continuar.


READ MORE - Trânsito de Natal sofrerá mudanças antes das obras

Ipea divulga pesquisa sobre mobilidade urbana no Brasil

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou no dia 22 o resultado de uma pesquisa que indica que o número de veículos usados para transporte individual no Brasil cresce cada vez mais: o número de usuários de carros cresceu 9% ao ano, enquanto o número de motocicletas cresceu 19% ao ano. Enquanto isso, a porcentagem do uso de transporte público foi de 68% para 51% do total de viagens motorizadas.

O Comunicado nº 113 – Poluição Veicular Atmosférica apresenta dados sobre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares no Brasil e analisa o programa de controle e mitigação dessas emissões, mostrando que essas mudanças causaram enormes consequências tanto para os gastos dos usuários e no consumo de energia, como também piorou os níveis de poluição, congestionamento e acidentes de trânsito.

A pesquisa também indica que no país existem 15 carros para cada 100 habitantes. Para o Ipea, a expansão da frota é causada principalmente pelos baixos preços dos veículos no país.

O levantamento indica também que cerca de 200 doenças estão associadas aos poluentes veiculares liberados na atmosfera, sendo o CO2 o mais prejudicial.
Como soluções, o comunicado aponta o incentivo no uso do transporte público e de veículos não poluentes, como as bicicletas.

Fonte: Uol Atitude Sustentável

READ MORE - Ipea divulga pesquisa sobre mobilidade urbana no Brasil

População de Lauro de Freitas aponta Metrô como alternativa para desenvolvimento

A audiência pública para tratar da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizada quinta-feira (22), no Cine Teatro de Lauro de Freitas, mobilizou moradores do município e representantes dos poderes públicos estadual, municipal e da capital. O destaque do evento, promovido por iniciativa da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, foi a convergência de opiniões quanto à importância da implantação do metrô para o desenvolvimento da região.

Há dez anos morador de Lauro de Freitas, Jonatas Santos ressaltou o crescimento que o município vem sofrendo. “Primeiro, vai desafogar o trânsito da cidade, e também ajudar no desenvolvimento. A ideia é que o metrô acabe com estes engarrafamentos, porque o fluxo de carros cresceu muito, a população aumentou e foram construídos muitos imóveis. Eu uso transporte complementar, mas vou adotar o metrô”.

Voluntário da ONG São Jorge Filhos da Goméia, Marcelo Bankoma mora no bairro de Portão e foi conhecer melhor o projeto de mobilidade urbana. “A princípio, a gente pensa na questão específica da mobilidade, que facilitará o acesso da população à comunidade. Mas Portão está se tornando um bairro industrial, por conta dos grandes galpões. Então, este metrô é importante para os moradores, para o desenvolvimento".

Para o presidente do Grupo Gay de Lauro de Freitas, Franklin Silva, a cidade está saindo na frente sobre o assunto de mobilidade. “A gente vê a dificuldade, principalmente quando faz o trajeto entre Salvador e Lauro de Freitas. Há engarrafamentos, demora e este projeto vai facilitar para a população. Não é só conforto, mas também desenvolvimento do município”.


Participação popular norteia implantação do equipamento

Segundo o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, as reivindicações feitas durante a audiência pública norteiam o processo de implantação do metrô. “Queremos ouvir a contribuição da sociedade em todos os seus segmentos, como ela vê o projeto, aponte as demandas que, às vezes, a gente, com a distância, não consegue perceber”.

Para Zezéu, a sociedade, por usar o sistema de transporte, tem um olhar diferenciado. “Um saber que fará o projeto ter maior vitalidade e atender com mais vigor os anseios da população”. Ele explicou que a reivindicação da prefeitura e dos moradores de que o metrô corte o município até o bairro de Portão não depende somente de uma vontade política. “Existe uma implicação técnica. É preciso espaço, com pátio de manobra, maior volume de recursos e articulação deste terminal com o transporte urbano da cidade. Estamos estudando todas estas variáveis”, disse o secretário.

A prefeita Moema Gramacho afirmou não ter dúvidas de que a população de Lauro de Freitas quer um transporte de caráter metropolitano. “Não se pode pensar esta região sem fazer uma integração entre a capital e os municípios”. Ela ressaltou a necessidade de que a opção adotada seja um meio de transporte de massa e de qualidade. “Assim, o metrô é ideal, mais moderno e oferece as melhores condições para que as pessoas possam se deslocar com mais conforto”.



Fonte: Governo da Bahia

READ MORE - População de Lauro de Freitas aponta Metrô como alternativa para desenvolvimento

Tarifa de ônibus em Cuiabá à R$ 2,75

Segundo uma fonte da coluna, os empresários do transporte coletivo em Cuiabá estariam pressionando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), a aumentar a passagem de ônibus, dos atuais R$ 2,50 para R$ 2,75.

Não se sabe ainda a alegação para o aumento. De qualquer forma, é bom lembrar que as empresas estão reduzindo a figura do cobrador: muitos veículos circulam apenas com o equipamento que cobra a passagem via cartão. Também é bom lembrar que, como são extremamente genrosos para financiar campanhas de prefeito e vereador, os gananciosos empresário do transporte coletivo, segundo as más línguas, não pedem aumento de passagem, eles decretam.


Informações do Midia News

READ MORE - Tarifa de ônibus em Cuiabá à R$ 2,75

Campinas recebe Expresso Bilhete Único a partir de segunda

O Expresso Bilhete Único, micro-ônibus da Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) que permite ao usuário fazer o cadastro para o Bilhete Único Comum, a recarga e a consulta desse tipo de cartão, vai ficar estacionado na Rua Costa Aguiar, entre as ruas José Paulino e Regente Feijó, ao lado da Catedral Metropolitana de Campinas, a partir de segunda-feira (26), das 8h às 17h.

O cadastro é realizado sem qualquer custo, a emissão do Bilhete Único é feita na hora e a própria recarga, que pode ser feita com o valor que o cliente desejar, é possível em mais de 300 pontos da rede de representantes credenciados da Transurc, além dos terminais e do Poupatempo Centro.

Para efetuar o cadastro, o interessado precisa levar a carteira nacional de habilitação (CNH) ou a carteira de identidade (RG) e o CPF. Quem utiliza o Bilhete Único pode recuperar os créditos em caso de perda, roubo, furto ou inutilização do cartão. Basta entrar em contato com a Transurc pelo 0800 014 02 04, pedir o bloqueio do cartão original e solicitar a emissão de uma segunda via. O saldo do cartão antigo será automaticamente transferido para o novo.

Fonte: EPTV

READ MORE - Campinas recebe Expresso Bilhete Único a partir de segunda

São Paulo: Nova linha de ônibus é mais uma opção de transporte em Embu das Artes

A partir deste sábado, 24/09, Embu das Artes conta com uma nova linha de ônibus, a 078PR1 Embu das Artes (Jardim São Marcos) – São Paulo (Pinheiros) que será operada pelo Consórcio Intervias. Atendendo um antigo pedido da Associação para a Emancipação de Deficientes no Embu – AEDE, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP criou o serviço para oferecer outra opção de transporte, principalmente às pessoas com deficiência.

Frota especial
Com uma frota de três ônibus, sendo todos adaptados para passageiros com necessidades especiais, a linha ligará o Jardim São Marcos, em Embu das Artes, até o bairro de Pinheiros, em São Paulo, passando por Taboão da Serra e com acesso ao Shopping Taboão, um importante pólo de atração de usuários na região.

A linha 078 PR1 é um serviço complementar da linha 078TRO Embu das Artes (Parque Pirajussara) – São Paulo (Pinheiros) e a tarifa custará R$ 3,15. Mais informações sobre o trajeto e horários podem ser obtidas a partir do dia 24/09 no site http://www.emtu.sp.gov.br/.


Fonte: EMTU SP

READ MORE - São Paulo: Nova linha de ônibus é mais uma opção de transporte em Embu das Artes

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960