Equipes da Prefeitura de Curitiba estão concluindo o canteiro central da Linha Verde Norte, onde ficará a canaleta para o transporte coletivo. Já foi construído mais de um quilômetro de pista de concreto, por onde vai circular futuramente o Ligeirão, que interligará Atuba ao Pinheirinho. ´
“Estas canaletas vão se unir as que formam a Linha Verde Sul, fazendo a ligação direta entre o Atuba e o município de Fazenda Rio Grande, transformando em um dos maiores eixos de transporte da cidade”, diz o prefeito Luciano Ducci.
Ao todo, nesta primeira etapa da Linha Verde Norte, serão construídos 1.700 metros de canaletad, entre o Jardim Botânico e o viaduto da rua Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Neste trecho as equipes já concluíram mais de um quilômetro.
A canaleta central será concluída quando forem feitas as concretagens das duas trincheiras, das ruas Roberto Cichon e Agamenon, e a construção do novo viaduto sob a avenida Afonso Camargo, onde será construída uma estação de ônibus.
Alargamento - Além das canaletas, as equipes estão alargando as pistas da antiga BR-476, para construção das novas pistas. Também estão sendo alargadas as alças de acesso ao viaduto sob a BR-476, que dá acesso a BR-277, em direção às praias. As alças de acesso estão sendo ampliadas e pavimentadas, ganhando camada extra de asfalto para suportar o grande fluxo de veículos.
Quando concluir as obras, a antiga rodovia BR-476 vai ganhar mais oito pistas, totalizando 12 pistas para a circulação de veículos. Serão mais sete quilômetros de ruas sinalizadas, pavimentadas e iluminadas que vão melhorar a mobilidade na região.
Laje – Em outra frente de trabalho, equipes trabalham na construção das lajes superiores das trincheiras das ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, na Linha Verde. Guindastes estão ajudando a colocar placas de concretos sobre as trincheiras, que formarão o novo binário ligando o Cristo Rei ao Tarumã.Também estão em construção as ruas marginais, que darão acesso aos bairros.
O trabalho está concentrado na rua Agamenon Magalhães, no lado do Cristo Rei, e também na Roberto Cichon, no lado do Tarumã. Somente depois de concluir a colocação das placas pré-moldadas serão feitas as concretagens das lajes superiores das duas trincheiras, permitindo depois a escavação para a abertura das ruas.
A Linha Verde Norte conta com obras de drenagem, canaletas exclusivas para os ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
O viaduto da Avenida Affonso Camargo será duplicado e ganhará um mini-terminal de ônibus, interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o Pinheirinho. Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação tubo, que será construída embaixo do viaduto, na avenida Affonso Camargo.
Conheça detalhes da Linha Verde Norte:Extensão do primeiro trecho da Linha Verde Norte: 2.350 metros
Valor desta etapa: R$ 51.902.093,30
Obras: drenagem, canaleta, pistas marginais e locais, calçadas, ciclovia, iluminação, sinalização, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento
População beneficiadas: 160 mil pessoas
Bairros beneficiados nesta etapa: - Jardim Botânico
- Jardim das Américas
- Cajuru
- Cristo Rei
- Capão da Imbuia
- Tarumã
Duas trincheiras:
- Duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru
Ampliação de um viaduto:
- Avenida Affonso Camargo
Estação:
- Jardim Botânico
Binários:
- Ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (não vinculado a estação de embarque e desembarque)
Fonte: Prefeitura de Curitiba