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Cuiabá: Agecopa garante cumprimento de prazo para projetos

terça-feira, 12 de julho de 2011

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), garantiu que está fazendo o possível para cumprir a determinação da presidente Dilma Roussef (PT) de entregar até o mês de setembro um relatório detalhando todas as necessidades da cidade-sede para o evento.

Conforme o diretor de Planejamento da agência, Yênes Magalhães, que participou de reunião entre as 12 capitais que sediarão o Mundial, na semana passada, em Brasília, no próximo dia 15, o Ministério dos Esportes encaminhará uma ficha para que todos os ajustes necessários sejam informados ao Governo Federal. A entrega do documento deverá ser feita no dia 19.

O objetivo da ficha é alterar a matriz de responsabilidade que consta em cada Estado, já que a primeira foi assinada ainda em 2008, um ano após o Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo de 2014.

Entre mudanças determinadas em Mato Grosso, estão por exemplo, a do transporte público, que passou do BRT (Bus Rapid Transit) para o VLT (Veículo Leve sobre os Trilhos), e obras de Mobilidade Urbana, que foram acrescidas.

Apesar de a entrega da nova matriz para o Governo Federal ocorrer ainda neste mês, em relação aos recursos necessários para garantir o cumprimento do documento, o objetivo é que até setembro Estado e União formalizem novos acordos.

"O que a presidente Dilma Rousseff, o governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa, Eder Moraes, pediram é aceleração. Porém, a presidente reforçou que todas as necessidades devem ser entregues até setembro. Segundo ela, não vai adiantar chegar em dezembro e dizer ‘ah, isso ficou para trás'", afirmou Yênes.

De acordo com o diretor, Mato Grosso não é visto pela União como em "situação crítica", como é o caso, por exemplo, de Manaus (AM), Natal (RN) e São Paulo (SP) em relação às obras de seus estádios.

Além disso, Yênes Magalhães garantiu que todas as licitações necessárias para que a Copa do Mundo ocorra na Capital e em seu entorno estarão finalizadas dentro do prazo estipulado.


Por Isa Souza

Fonte: Midia News

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Porto Alegre fará "test drive" de Ônibus do Futuro

Apesar de ainda não contar com o sistema rápido de transporte por ônibus, Porto Alegre começa em breve a oferecer uma espécie de test drive do chamado "Ônibus do Futuro - BRT". O veículo é o protótipo do coletivo que circulará nos corredores do sistema Bus Rapid Transit (BRT, Trânsito Rápido de Ônibus), projeto que deve entrar em execução no ano que vem.

O BRT é uma remodelação dos Portais da Cidade, um dos motes da campanha que reelegeu José Fogaça (PMDB) à prefeitura de Porto Alegre. Após a renúncia do peemedebista para concorrer ao governo do Estado, a gestão do prefeito José Fortunati (PDT) reformulou o projeto, passou a chama-lo de BRT e deve rebatizá-lo em breve.

O sistema do BRT prevê a construção e readequação de aproximadamente 90 km de corredores de ônibus. Os coletivos circulariam nessas vias como um metrô, servindo 154 estações. "A ideia é que no futuro o ônibus não tenha cobrador. Ele faria o mesmo trajeto em um corredor, como um metrô. O projeto do BRT é a metronização do ônibus", disse o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis.

O ônibus, articulado e de piso baixo, foi apresentado nesta segunda-feira junto com a entrega de outros novos coletivos. O BRT possui painéis com indicações dos pontos de paradas e que indicam a localização exata do coletivo. Com capacidade para 120 pessoas, o veículo - com chassi Mercedes Benz e montado pela Neobus - tem custo estimado em R$ 800 mil.

"Test-drive"
Para Reis, a apresentação do coletivo antes do início das obras do sistema BRT é uma forma de mostrar à população que o poder público e as empresas estão "atentos" ao transporte coletivo. "Com o aumento geométrico dos automóveis, nossos ônibus estão ficando trancados nas periferias e estamos sendo alvos de muitas críticas", afirmou.


A prefeitura de Porto Alegre ainda depende do possível anúncio da verba federal para construção do metrô na cidade para decidir como fará a obra. O Executivo dispõe de um projeto que integra o metrô com o sistema de ônibus. "Um projeto é complementar do outro. No fim de agosto, nós já saberemos o que vamos fazer", disse Vanderlei Capellari, secretário municipal dos Transportes.
Enquanto o projeto não sai do papel, o ônibus moderno circulará em várias linhas da cidade para que a população conheça o veículo. Como o ônibus é projetado para andar em corredores, a suspensão do veículo será elevada para evitar possíveis danos por eventuais imperfeições do pavimento dos bairros.

O ônibus do futuro deve começar a rodar na linha Juca Batista, na zona sul, e depois passará a servir a zona leste e zona norte. A previsão é que ele comece a circular depois da 13ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (Transposul).



Fonte: Terra

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Metrofor fará parceria com Metrô de São Paulo

Está nascendo uma parceria técnica que ajudará o Metrofor a superar as atuais e futuras dificuldades criadas pela burocracia técnico-jurídica incrustada na estrutura administrativa federal.
Instruído pelas autoridades dos organismos de fiscalização e controle de Brasília, o Metrofor celebrará convênio com “um metrô de elevada conceituação operacional”.
Segundo o presidente do Metrofor, engenheiro Rômulo Fortes, com quem esta coluna conversou, o único com esse conceito, no Brasil, é o Metrô de São Paulo. É, pois, com ele que o Metrofor celebrará um convênio por meio do qual as duas partes trocarão informações, sugestões e orientações eminentemente técnicas.
Essas orientações serão seguidas na elaboração dos próximos editais do Metrofor para a contratação dos produtos e serviços que faltam para que o metrô de Fortaleza seja finalmente concluído e entre em efetiva operação – ou seja, transportando gente.
E falta, ainda, muito serviço para que se realize o sonho, a começar por toda a parte de eletrificação da Linha Sul, pela instalação da Central de Controle Operacional (CCO), pelo sistema de ventilação e pela sinalização.
Por mais otimista que sejam o governador Cid Gomes e o presidente do Metrofor, a operação comercial do metrô por toda a extensão da Linha Sul – desde a Estação das Flores até a Estação Chico da Silva – só será possível dentro de, no mínimo, um ano.








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Em Sorocaba, Urbes lança Cartão Unitário do transporte coletivo

A Urbes – Trânsito e Transportes iniciará nesta terça-feira, dia 12, a comercialização do Cartão Unitário. O lançamento do novo cartão faz parte do programa de modernização da Bilhetagem Eletrônica do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba.

O Cartão Unitário foi apresentado à imprensa na tarde desta segunda-feira, dia 11, na sede da Urbes. Durante entrevista coletiva o presidente da Urbes, o engenheiro Renato Gianolla, esclareceu que o novo cartão é para usuários eventuais do transporte coletivo. “Para as pessoas que utilizam o transporte coletivo, ainda que com pouca frequência, temos o Cartão Cidadão, que permite benefícios como a integração, o pagamento de tarifa reduzida aos domingos e feriados e futuramente acesso à Bicicleta Pública”, enfatizou. 

“Os cartões unitários são mais seguros do que os passes – os atuais bilhetes do tipo Edmonsom - e por isso adotaremos essa nova tecnologia na cidade”, destacou o titular da Urbes.

Os atuais bilhetes serão comercializados até o próximo sábado, dia 15, e terão validade para utilização até o dia 15 de setembro de 2011.

Gianolla aproveitou para lembrar que quem ainda não tem o Cartão Cidadão pode retirá-lo em qualquer bilheteria dos terminais urbanos ou nas unidades da Casa do Cidadão, bastando adquirir dois créditos de passe social (R$ 5,70).





Fonte: Urbes
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Falta fiscalização nos transportes complementares em Taubaté

O acidente com uma van do Transporte Complementar de Taubaté na semana passada reascendeu a discussão sobre a fiscalização desse tipo de transporte. Além da superlotação, a falta do cinto de segurança é comum, e quem deveria dar o exemplo, não usa o acessório.

A capacidade dos veículos é para 16 pessoas, incluindo o motorista e o cobrador, ou seja, as vans que fazem o transporte coletivo de Taubaté devem levar no máximo 14 passageiros. Mas nem sempre é isso que acontece, como conta uma moradora. “Tem algumas pessoas que vão em pé, porque os lugares estão todos ocupados”. Outro morador conta que já passou por essa situação. “Já andei em pé na van umas quatro vezes”.

Além da superlotação, outro problema é a falta do cinto de segurança, e o mau exemplo, às vezes, vem dos próprios motoristas. “Eu não uso, porque eu me mexo muito, eu preciso me movimentar para olhar e mexer no retrovisor, então me atrapalha”, conta um motorista. Os passageiros também dificilmente são vistos usando os cintos. “É muito difícil, ninguém usa”, conta outro morador.

Segundo a Prefeitura, cabe ao motorista da van orientar que os passageiros coloquem os cintos de segurança. O motorista Oriel Braga Silva explica como trabalha. “Na frente eu exijo, porque eu estou na frente e mando o passageiro colocar o cinto. Atrás você manda colocar, mas eles não colocam. Eu já fiz viagens nos bairros e achei o cinto cortado com faca, eles cortam”, afirma.

A passageira Selma Gil discorda. “Eles não falam que tem que colocar o cinto, que fica solto. Tem somente um cartaz indicando”. Selma e a família estavam na van que tombou depois de bater em um caminhão, na região central de Taubaté, na semana passada. O acidente deixou 21 feridos. A passageira conta que pelo menos três pessoas estavam em pé e que a maioria não usava o cinto de segurança. “Eu nunca mais vou andar na van quando estiver lotada, sem lugar para sentar. E se eu sentar, vou colocar o cinto”, afirma.

Se uma van for flagrada transportando passageiros sem o cinto, o motorista será autuado e pagará multa de R$ 127,30 por pessoa que não estiver usando o acessório. Além da conscientização do próprio passageiro, uma possível solução para essa questão seria uma fiscalização eficaz. O que não acontece segundo quem usa o transporte público de Taubaté. O Diretor de Trânsito da cidade, Donizete Gonçalves, justifica a falha na fiscalização na falta de funcionários que atuam como agentes de trânsito. “Nós queríamos fazer uma fiscalização bem mais rígida, dado essa reduzida mão de obra que nós temos hoje, isso pode causar algumas falhas”, conclui.
O Diretor de Trânsito de Taubaté ainda acrescentou que no segundo semestre deve ser aberto um Concurso Público para contratação de mais agentes de fiscalização. Atualmente são 12, mas o ideal seriam 24.

Fonte: VNews

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Termina greve de ônibus em Porto Velho

Apesar da irredutibilidade apresentada durante as negociações com os trabalhadores do transporte urbano, as empresas de ônibus da Capital Porto Velho aceitaram conceder 9,5% no reajuste salarial defendidos pela categoria. Foi o que anunciou o presidente do SINTETUPERON, Márcio Pacele, durante a assembléia realizada no inicio da tarde desta quinta-feira.

Além do novo reajuste, as empresas vinculadas ao sindicato patronal, concederam aumento de R$ 1 para o vale refeição [antes era de R$ 6, foi para R$ 7]; R$ 3 mil para gastos com a saúde dos trabalhadores, que pulou de R$ 12 para R$ 15 mil; fim das retaliações; abono das faltas nos dias de greve, além da desistência do dissídio junto ao Tribunal Regional do Trabalho [TRT da 14ª/RO-AC].

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano Com Característica de Metropolitano [SINTETUPERON], o sindicalista Márcio Pacele, “o novo reajuste salarial entrará em vigor a partir do dia 2 do mês de agosto deste ano”. As medidas, ele disse, “significam que a classe trabalhadora avançou na luta por condições dignas de trabalho, salários e nas conquistas sociais”.

Os ônibus das linhas urbanas do sistema de transporte coletivo, paralisados a uma semana,  de acordo com a nova ordem de negociações junto ao Tribunal Regional do Trabalho [TRT], voltaram a circular normalmente na cobertura das linhas da Grande Região Metropolitana de Porto Velho e da cidade de Candeias do Jamari, a 20 quilômetros desta Capital.

Fonte:
Rondonia Dinamica

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Aumento da tarifa de ônibus de Rio Claro gera reclamação entre usuários

A tarifa de transporte coletivo passou de R$ 2,30 para R$ 2,50 nesta segunda-feira (11), em Rio Claro, região Central do Estado de São Paulo. O reajuste de 8,6% gerou reclamações entre os usuários, já que o serviço tem problemas como ônibus velhos, que quebram e atrasam frequentemente.

O reajuste levou em conta que o último aumento no preço da passagem foi estabelecido em 30 de dezembro de 2008.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro informou que existe um processo de licitação em andamento para a modernização e monitoramento da frota e redução da idade média dos ônibus.

Outros reajustes
Neste ano, já teve aumento da tarifa em duas cidades. Em Araras, no mês de maio, o valor passou de R$ 2 para R$ 2,20. Em março, a passagem em Araraquara passou de R$ 2,35 para R$ 2,50.

Fonte: EPTV

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Licitação do Trem Bala brasileiro fracassa em São Paulo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou nesta segunda-feira (11) que o governo vai refazer o processo de licitação para a construção do trem-bala, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, passando por Campinas. A decisão foi tomada após o leilão, marcado para hoje, fracassar por falta de interessados.

De acordo com o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, o novo leilão será feito em duas partes. Ainda este ano, a agência vai abrir concorrência para a tecnologia e o operador. Isso significa que o governo vai chamar empresas internacionais que detenham o conhecimento do trem-bala para formular o projeto executivo da obra.

- Temos vários grupos empresariais que detêm a tecnologia e é um mercado disputado. Esses grupos têm a percepção que o mercado brasileiro é estratégico.

A segunda parte do leilão, prevista para o ano que vem, será para o fornecimento da infraestrutura, ou seja, a obra em si. Nesse processo, deverão concorrer empreiteiras brasileiras que se negaram a fazer parcerias com as empresas internacionais de tecnologia para o leilão fracassado.

- O operador vencedor da primeira fase do leilão vai nos ajudar a definir as regras para a segunda fase. Ele que vai utilizar a obra, então precisa ajudar a organizar os parâmetros que serão colocados em prática.

Figueiredo justificou a falta de interessados no leilão pelo fato de empresas brasileiras terem se negado a formar alianças com as estrangeiras, que dominam a tecnologia.

- Embora tivéssemos várias tecnologias propostas, achávamos que poderia ter sido diferente. O que a gente percebe é que as diversas tecnologias não conseguiram formar alianças com as empresas nacionais. Houve um fechamento do mercado nacional a esse tipo de aliança e isso complicou o processo licitatório.

O presidente da ANTT também afirmou que, mesmo com o fracasso do leilão, o governo não trabalha com o engavetamento do projeto.

- O governo resolveu manter o projeto do TAV [trem de alta velocidade] por entender que é essencial para resolver os problemas de transporte de pessoas nesse eixo. Não existe a opção de não fazer nada ou outra alternativa. Não adianta ser contra e não apresentar uma solução que não seja viável.

Mesmo com a falta de interessados, Figueiredo garante que não haverá atrasos no projeto. A justificativa é que o projeto executivo, que seria feito pelo consórcio vencedor, agora terá de ser apresentado pelo vencedor da primeira etapa do novo leilão. Dessa forma, o cronograma para o início das obras continua para o início de 2013.


O trem-bala

O TAV (Trem de Alta Velocidade) tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a ANTT, e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km. Desse percurso, 312 km serão de superfície, 108 km sobre pontes e 91 km em túneis.

Ao total, estão previstas oito estações obrigatórias no traçado, incluídas paradas nos aeroportos do Galeão (Rio), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas). Há outras três estações, nas cidades paulistas de Jundiaí e Aparecida e na fluminense Resende, que podem ou não ser incluídas a critério do consórcio vencedor.

A passagem da estação Barão de Mauá, no Rio, a Campo de Marte, em São Paulo, deve ficar em R$ 150, a econômica, e R$ 250, a executiva. No horário de pico, esses valores sobem para R$ 200 e R$ 325. Pelo estudo encomendado pela ANTT, o valor é menor que o das passagens aéreas do Rio para São Paulo, que ficam em R$ 400 no horário de pico e R$ 180 nos demais horários. Os valores foram calculados a partir de uma tarifa-teto de R$ 0,49/km estabelecido no edital da construção.

O tempo de viagem do Rio a São Paulo, com velocidade média de 280 km/h, será de 93 minutos contra 110 minutos por avião (incluindo o tempo de voo e espera para embarque e desembarque). A velocidade máxima prevista do trem-bala é de 350 km/h.

Fonte: R7.com

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