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Em Teresina, Terminal começa a funcionar e traz painéis com horários de ônibus e wi-fi gratuito
domingo, 2 de junho de 2019
O Terminal de Integração Zoobotânico começou a funcionar hoje (1), com algumas novidades, ao longo da plataforma existem painéis que mostram os horários de saída dos ônibus, tanto das linhas alimentadoras como troncais, assim os usuários podem se programar e não perder o horário do coletivo. Além disso, o terminal já está cercado e com as catracas e também com wi-fi gratuito para os usuários.
No primeiro dia de funcionamento, o Terminal Zoobotânico já contou com a primeira edição do IntegrArte, a Orquestra Sanfônica fez uma apresentação e um artista plástico estava fazendo caricaturas gratuitas e presenteando as pessoas.
De acordo com o Gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, a operação do primeiro dia foi razoável. “Identificamos algumas falhas, mas já estamos trabalhando para que na segunda-feira todas elas estejam resolvidas, mas no geral o primeiro dia de operação foi dentro do previsto”, disse.
Guerra enfatiza que o terminal já foi colocado para funcionar com alguns diferenciais. “Baseado no funcionamento dos outros terminais, fizemos alguns ajustes, por exemplo, estamos fazendo o controle da operação pelas equipes de dentro do próprio terminal, as linhas alimentadoras coletam a população e trazem para o terminal e as pessoas podem se deslocar pelas linhas troncais para o centro da cidade”, explicou.
O estudante Marcos Vinícius, que mora no Bairro Pedra Mole, considera que o terminal irá melhorar o transporte na zona Leste. “Vim da minha casa para cá para pegar outro ônibus para ir para a Ufpi, até agora estou gostando, pois não esperei muito pelo ônibus. A internet gratuita aqui no terminal é muito boa e o terminal cercado nos dá segurança para usar o celular sem medo”, disse.
O estudante de Ciências Contábeis da Ufpi, Vitor Bruno, que também mora no Pedra Mole, acredita que o terminal vai oferecer para as pessoas mais ofertas de ônibus para o centro da cidade. “Estamos aqui esperando há pouco tempo e o nosso ônibus já está chegando. Acho que esses painéis com os horários são muito bons para nos orientar, já fiz uma foto para que eu possa controlar os horários”, acrescentou.
A dona de casa Francisca dos Santos, que mora no Nova Teresina, disse que não sabia que o terminal ia começar a funcionar hoje e que ficou surpresa, mas achou muito organizado. “Toda mudança é difícil, mas tenho certeza que com o tempo a gente vai se acostumar. Estou começando a entender o funcionamento desse novo sistema”, finalizou.
Informações: Diário
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Marcadores: Piauí
Em Manaus, Prefeitura anuncia mudanças em linhas de ônibus
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus (IMMU), antigo Manaustrans, informou que a partir da próxima segunda-feira (3) haverá alterações de empresas que fazem parte do sistema de transporte urbano da capital do Amazonas.
As linhas 051 (Via Norte/Monte Pascoal/ T3) e 355 (Via Norte/Rio Piorini/T4/T5/Distrito Industrial) passarão a ser operadas pela empresa Vega Transportes, assim como as linhas 678 (Ponta Negra/Avenida Ephigênio Salles/T5/T4) e 675 (Ponta Negra/Avenida Coronel Teixeira/T5) serão operadas de forma compartilhada pela Vega e São Pedro Transportes. As alterações realizadas visam oferecer maior conforto aos usuários, assim como tornar mais ágil a operação das frotas.
Dos atuais 21 veículos da Vega, que operam as linhas 678 e 675, 13 serão ônibus da São Pedro.
Conforme o IMMU, haverá ganho aos usuários de transporte coletivo, pois as linhas que ligam a Zona Oeste, via Ponta Negra à zona Leste de Manaus passarão a contar também com veículos articulados, que possuem capacidade de transportar mais passageiros. As linhas irão operar com as devidas frotas atuais e, no caso das linhas 675 e 678, continuarão atendendo as paradas do lado direito da via.
Informações: Portal Amazônia
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Marcadores: Amazonas
São Paulo recebe mais de 3.500 ônibus novos
sábado, 1 de junho de 2019
O prefeito Bruno Covas, o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e o presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai, vistoriaram na manhã desta sexta-feira (31) 10 ônibus novos, dos mais de 3,5 mil que a cidade já recebeu desde janeiro de 2017, na garagem da empresa Transcap, na Zona Oeste.
A empresa é responsável por operar 26 linhas de ônibus, que transportam, em média, 141,2 mil pessoas em dias úteis e atendem bairros como Butantã, Pinheiros e Santo Amaro. Sua frota é de 304 veículos com idade média de 4 anos e 1 mês, dos quais 126 foram entregues nesta gestão.
Até o momento, o sistema já conta com 3.527 ônibus novos, todos com ar-condicionado, acessibilidade, suporte para Wi-Fi, entrada USB, e motores Euro V, menos poluentes.
A frota municipal de 14.322 ônibus tem sido renovada gradativamente e com isso o sistema já tem 13.793 veículos acessíveis, chegando ao percentual de 96,3% de acessibilidade.
A renovação da frota dos ônibus que circulam na cidade é indispensável para garantir a qualidade na prestação do serviço à população, sempre com foco na redução de emissão de poluentes, conforto e acessibilidade.
Informações: SPTrans
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Marcadores: São Paulo
Terminais integrados do Recife serão privatizados
O Governo de Pernambuco pretende privatizar a gestão dos 26 Terminais Integrados de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife (RMR). Edital de chamamento público para concorrer à Parceria Público-Privada (PPP) foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco nesta sexta-feira (31). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o objetivo é melhorar os terminais com as parcerias privadas.
O documento está vinculado ao Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE), cuja Lei nº 16.573/2019 foi sancionada pelo governador Paulo Câmara no último dia 21. Estudos detalhados sobre a PPP serão apresentados depois pela Seduh segundo a secretaria. As propostas apresentadas pelas empresas privadas poderão abranger apenas um, alguns ou todos os terminais e devem ser apresentadas até 1º de julho.
As propostas apresentadas deverão apresentar estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, urbanística e de engenharia e arquitetura. Os serviços administrados pela gestão privada serão administração, manutenção, conservação e requalificação dos terminais. As empresas poderão explorar comercialmente os espaços.
Uma Comissão Especial de Avaliação irá analisar os estudos apresentados. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras. No entanto, devem preencher os requisitos presentes nos editais, disposto no site da Seduh. Atualmente, cerca de 1,8 milhão de passageiros circulam diariamente nos terminais integrados da RMR, segundo dados do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.
Informações: Folha PE
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Marcadores: Pernambuco
Fortaleza: Especialistas em mobilidade são contra entrada de ''app'' em corredores de ônibus
Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de indicação que autoriza veículos de transporte particular por aplicativos, como Uber e 99, a trafegarem nas faixas exclusivas para ônibus 24 horas por dia. A proposta é do vereador Paulo Martins (PRTB) e foi apresentada no último dia 22.
Foto: Júlio Cezar |
"Além de gerar economia para os motoristas desses aplicativos, essa mudança diminuiria muito o tempo das viagens dos passageiros", defende o parlamentar. O projeto estabelece que a regulamentação e fiscalização da lei será atribuição da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O vereador acredita que a proposta será votada em junho, antes do recesso parlamentar. Se aprovado, o texto segue para o prefeito Roberto Cláudio (PDT), que decidirá se a matéria retorna à Câmara em forma de mensagem.
Segundo a Etufor, a capital cearense conta com 111,4 quilômetros de faixas exclusivas, distribuídas em 37 vias. A estimativa do órgão é que 50 mil motoristas de aplicativos atuem na Capital. Procurada pelo O POVO, a Prefeitura de Fortaleza informou que não irá se posicionar, uma vez que esta ainda não foi votada.
A Uber e a 99 não confirmam o número de motoristas associados em Fortaleza. Em nota, a 99 afirmou que "busca dialogar e cooperar com o poder público, em todo o País, em busca de regulamentações que contemplem tanto a geração de renda dos motoristas parceiros quanto a liberdade de escolha dos usuários para se locomover". Já a Uber declarou que "envia, regularmente, comunicações para os motoristas parceiros informando sobre detalhes e procedimentos da regulação em curso".
Para o professor Mário Azevedo, do departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), a proposta é "absurda", "equivocada" e "não faz qualquer sentido".
"Quando você coloca faixa exclusiva, você está querendo ter velocidade, melhorar o tempo, que significa uma coisa boa para as pessoas, porque elas vão chegar mais cedo", argumenta.
Na avaliação do especialista, as faixas exclusivas para ônibus foram expandidas nos últimos anos, aumentando a eficiência do sistema de ônibus da Capital, mas ainda são necessárias mais faixas em outros corredores, dando prioridade ao transporte coletivo. "(Aprovar o projeto) é estragar uma coisa que ainda não está nem pronta", critica.
Outro impacto da medida estaria nos custos. "Vai acabar congestionando as faixas exclusivas. Mais tempo de viagem significa mais ônibus, mais gasto de combustível, maiores custos. Você teria que aumentar a tarifa", aponta o pesquisador.
O presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, também criticou o projeto. "Cada pessoa que sai de um transporte coletivo para um automóvel ocupa 17 vezes mais espaço e amplia o entupimento das vias, prejudicando a cidade e a maioria das pessoas. A Lei da Mobilidade (12.587/2012) é clara e assertiva ao priorizar os meios coletivos em detrimento dos individuais", opina.
Quem também questiona a proposta é o presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Francisco Moura. "Essa permissão só congestionaria as vias exclusivas, atrapalhando a fluidez do trânsito. Uber e 99 não são transporte público", afirma.
Informações: O Povo
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Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
No Rio, Barreira contra calote em estação do BRT
sexta-feira, 31 de maio de 2019
O BRT começou a testar, nesta quarta-feira, as barreiras contra o calote. O guarda-corpo metálico instalado por enquanto apenas em parte da estação Mato Alto, do corredor Transoeste, dificulta, mas não impede o passageiro de entrar sem pagar. O sistema foi implantado somente no módulo parador, no sentido Alvorada.
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo |
Para acessar a estação sem pagar é só entrar por trás, na pista no sentido inverso, direção Santa Cruz, onde as portas, inclusive, nem fecham, ou caminhar um pouco mais até o módulo expresso, onde ainda não foram demolidos os beirais, que facilitam a subida.
Os passageiros utilizam os beirais do módulo expresso não só para subir sem pagar, como também para descer da estação e cortar caminho, pelo meio da pista, até as paradas de vans e ônibus alimentadores. Apesar de se arriscarem entre os carros, com isso elas economizam uma caminhada maior até o sinal de trânsito, onde é possível fazer a travessia em segurança.
Por enquanto, foram instalados oito pares de guarda-corpos, um par em cada porta do módulo parador da estação Mato Alto, onde os ônibus só param entre 4h e 9h30. No módulo expresso, que ainda não tem o equipamento, o movimento de embarque e desembarque é o dia todo. O que inibia mesmo os calotes era a presença de guardas municipais na plataforma, até as 10h, quando a equipe foi embora.
O sistema será avaliado e, se for aprovado, poderá ser instalado em outras estações, com possíveis adaptações e em um ritmo que não prejudique o serviço aos usuários. Mas, depois de acompanhar a implantação nesta manhã no Mato Alto, o diretor de Infraestrutura do BRT, Osmar Caetano, ficou satisfeito com o que viu:
— Já consideramos o resultado muito positivo. Acompanhamos desde cedo a operação na estação Mato Alto e não registramos nenhuma tentativa de calote nessas primeiras horas, quando o movimento é bem intenso.
Segundo o BRT o equipamento é um reforço às ações da Intervenção no sistema, iniciada em janeiro, que montou uma força-tarefa com órgãos da Prefeitura. Além do calote, também estão no foco das operações o vandalismo e o comércio ilegal nas estações e terminais, informou a comissão de intervenção.
Informações: Extra Globo
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Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Cidade de Olinda terá ar-condicionado nos ônibus
Um decreto assinado nesta quinta-feira (30) pelo prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), determina a instalação de ar-condicionado nos ônibus que circulam pela cidade. A previsão é que a norma seja publicada no Diário Oficial do município na sexta (31), entrando imediatamente em vigor.
De acordo com a prefeitura, a implantação dos equipamentos deve acontecer seguindo um calendário elaborado pelo município. Em até 15 dias, dois veículos devem começar a circular com os aparelhos, em fase de testes.
O município tem, ao todo, 72 coletivos de 13 linhas. Os veículos são responsáveis por 980 viagens diárias, em que circulam 37 mil passageiros.
Ainda segundo a administração municipal, a medida é o resultado da articulação direta com os operadores do setor, “entendendo a necessidade efetiva de melhoria no sistema de transporte público de passageiros”.
A assinatura do decreto em Olinda aconteceu um dia após o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), sancionar o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores, que determina a instalação de aparelhos de ar condicionado nos ônibus do Recife até 2023.
A previsão é que, a partir de outubro de 2019, 25% da frota de ônibus do Recife, ou seja, cerca de 580 coletivos, recebam ar-condicionado. Esse percentual deve se repetir a cada ano, até 2023, quando seriam contemplados todos os veículos.
Informações: G1 PE
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Marcadores: Pernambuco
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