Trolebus em SP
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Transporte público de Sorocaba foi paralisado por 04 horas nesta manhã
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
Após paralisação, os trabalhadores das empresas Consórcio Sorocaba (Consor) e Sorocaba Transportes Urbanos (STU) retornaram ao trabalho na tarde desta segunda-feira (21). A informação é do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.
Os funcionários cruzaram os braços às 9h, por conta do atraso do pagamento do adiantamento salarial. Após assembleia e pagamento, os trabalhadores retornaram às atividades. Os funcionários da Consor voltaram por volta das 13h e os trabalhadores da STU retornaram logo depois, às 14h.
Foto: Luiz Setti
Informações: Jornal Cruzeiro do Sul
Postado por Meu Transporte às 21:58 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Shoppings do Recife com reforço de viagens neste fim de ano
Para a população ter mais comodidade em fazer compras neste final de ano, o Grande Recife Consórcio de Transporte vai estender o horário de circulação de algumas linhas que atendem os shoppings do Recife e Região Metropolitana. O reforço tem início acontece a partir desta sexta-feira (18) e segue até a próxima quinta-feira (24). No total, serão 30 linhas que atendem aos locais de compras que terão horários prolongados.
Confira abaixo, as linhas que terão horários estendidos para cada centro comercial no Recife e Região Metropolitana:
Shopping Recife
Linhas:
Dias úteis:
010 - Piedade/Shopping e 070 - Candeias/Joana Bezerra e 043 - Aeroporto/Tacaruna– última viagem às 23h50;
023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves, 026 - TI Aeroporto/Boa Viagem - última viagem às 23h30;
031 - Shopping Center - última viagem às 0h30
118 - Prazeres/Boa Viagem – última viagem às 23h40
155 - Jordão Baixo/Boa Viagem - última viagem às 22h45
360 - Totó/Boa Viagem - última viagem às 22h40
910 - Rio Doce/Piedade - última viagem às 0 h
Sábado:
010 - Piedade/Shopping – última viagem às 23h50
023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves - última viagem às 23h30
026 - TI Aeroporto/Boa Viagem – última viagem às 23h30
031 - Shopping Center – última viagem às 0h30
043 - Aeroporto/Tacaruna – última viagem às 0h10
070 - Candeias/Joana Bezerra – última viagem às 23h50
118 - Prazeres/Boa Viagem – última viagem às 23h40
155 - Jordão Baixo/Boa Viagem - última viagem às 23h45
360 - Totó/Boa Viagem – última viagem às 23h40
910 - Rio Doce/Piedade – última viagem às 0 h
Domingo:
010 - Piedade/Shopping, 152 - Jordão Baixo/TI Aeroporto última viagem – última viagem às 23h50
026 - TI Aeroporto/Boa Viagem - última viagem às 23h30
031 - Shopping Center - última viagem às 0h30
043 - Aeroporto/Tacaruna e 910 - Rio Doce/Piedade - última viagem às 0h10
070 - Candeias/Joana Bezerra - última viagem às 23h50
118 - Prazeres/Boa Viagem e 360 - Totó/Boa Viagem - última viagem às 23h40
153 - Jordão Alto/TI Aeroporto, 120 - Ipsep/Shopping - últimas viagens às 0h
155 - Jordão Baixo/Boa Viagem - última viagem às 23h45
Shopping RioMar:
Dias úteis:
11 - Piedade/Derby, 070 - Candeias/Joana Bezerra - última viagem às 23h50
21 - TI Joana Bezerra/Shopping Rio Mar, 44 – Massagana (Boa Vista) - última viagem às 0h40
24 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) - última viagem 23h45
69 - Conjunto Catamarã - última viagem às 23h30
118 - Prazeres/Boa Viagem - última viagem às 23h40
910 - Rio Doce/Piedade - última viagem às 0 h
Sábado:
011 - Piedade/Derby e 118 - Prazeres/Boa Viagem - última viagem às 23h40
021 - TI Joana Bezerra/Shopping RioMar - última viagem às 0h40
024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) - última viagem às 23h45
44 – Massangana (Boa Vista) e 043-Aeroporto/Tacaruna - última viagem 0h30
69 - Conjunto Catamarã – última viagem às 23h30
70 - Candeias/Shopping RioMar - última viagem às 23h50
910 - Rio Doce/Piedade - última viagem às 0 h
Domingo:
011 - Piedade Derby e 118-Prazeres/Boa Viagem – última viagem às 23h40
021 - TI Joana Bezerra/Shopping RioMar - última viagem às 0h40
024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) - última viagem às 23h45
044 – Massagana (Boa Vista) - última viagem às 0h30
69 - Conjunto Catamarã – última viagem às 23h30
070 - Candeias/Joana Bezerra - última viagem às 23h50
118 - Prazeres/Boa Viagem - última viagem às 23h40
910 – Rio Doce/Piedade - última viagem às 0h10
Shopping Tacaruna
Dias úteis:
1911 - Ouro Preto (Cohab) e 1971 - Amparo - última viagem às 23 h
1972 - Bultrins - última viagem às 22h50
1973 - Casa Caiada - última viagem às 23h05
Sábado
1911 - Ouro Preto (Cohab) e 1972 - Bultrins - última viagem às 23 h
1971 – Amparo - última viagem às 23h10
1992 - Conjunto Praia do Janga – última viagem às 22h40
Shopping Guararapes
Dias úteis:
010 - Piedade/Shopping – última viagem às 23h50
44 - Massagana (Boa Vista) - última viagem às 0h30
69 - Conjunto Catamarã - última viagem às 23h30
070 - Candeias/Joana Bezerra – última viagem às 23h50
163 - Circular Cajueiro Seco – última viagem às 0 h
Sábado:
010 - Piedade/Shopping - última viagem às 23h50
44 – Massagana (Boa Vista)- última viagem às 0h30
064 – Piedade (opcional) - última viagem às 18h30
069 - Conjunto Catamarã - última viagem às 23h30
070 - Candeias/Shopping RioMar – última viagem às 23h50
Domingo:
010 - Piedade/Shopping - última viagem às 23h50
44 – Massagana ( Boa Vista) - última viagem às 0h30
069 - Conjunto Catamarã - última viagem às 23h30
070 - Candeias/Shopping RioMar - última viagem às 23h50
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
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Postado por Meu Transporte às 11:07 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Metrô Salvador inicia nova fase com abertura da Estação Pirajá
domingo, 20 de dezembro de 2015
A inauguração da Estação Pirajá, na próxima terça-feira, 22, vai marcar o começo de uma nova fase do metrô de Salvador. A abertura deste terminal, o oitavo da Linha 1, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Rui Costa.
Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE |
Esse processo de mudança já começa a ser sentido amanhã, quando serão iniciadas as vendas dos bilhetes do metrô para o início da operação comercial, com tarifa de R$ 3,30, igual à dos ônibus urbanos. Serão utilizados cartões similares ao Salvador Card.
"A venda antecipada é também uma forma de comunicação, de explicar às pessoas como é o bilhete, onde ela compra, quais horários, onde elas devem recarregar", diz Martins. A venda é feita nas estações.
O valor da passagem será dividido entre CCR Metrô Bahia, que administra o sistema, e os empresários de ônibus de Salvador. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano do estado, Carlos Martins, entre R$ 0,75 e R$ 1,10, por passagem, deve ser repassado para os ônibus. "Essa é a discussão que ainda falta fechar os detalhes", afirma ele.
Com o início da cobrança, o horário de funcionamento será ampliado - das 5h30 às 22h, da Lapa a Bom Juá. O terminal de Pirajá, inicialmente, irá funcionar em operação assistida, das 8h às 18h. Com a chegada em Pirajá, a Linha 1 do metrô atinge a extensão prevista originalmente, de 12 quilômetros.
Integração
A integração com os ônibus começa com a operação assistida, com 10 linhas urbanas e 55 ônibus em três estações (Lapa, Acesso Norte e Retiro). Além disso, esse processo terá quatro linhas de ônibus metropolitanos, três de Simões Filho e uma de Lauro de Freitas (Areia Branca), todas com destino à Estação da Lapa.
Nestas três estações e linhas definidas, os mesmos bilhetes comprados para o metrô vão servir também para as linhas específicas de ônibus. O objetivo é que ambos os sistemas sejam integrados plenamente. "O objetivo é a criação de um bilhete único, que envolve inclusive a região metropolitana, para todos os modais, incluindo ferryboat, VLT e lanchas. Mas isso vamos fazendo paulatinamente", disse Martins.
O artesão Valdemiro da Silva, 58, acredita que os transtornos são inferiores em comparação aos benefícios do metrô. "Pego todos os dias do Retiro à Lapa. Com a integração, vou continuar pagando só uma passagem. Se fosse só de ônibus, só chegaria à Lapa em duas horas", afirma ele.
O supervisor Orlando Jorge de Jesus, 28, mora no bairro de Tancredo Neves e trabalha na região da Lapa. Para chegar ao trabalho, ele pega um ônibus até o Acesso Norte e segue de metrô. "Minha vida está melhor, estou ficando menos tempo no trânsito", revela.
Em média, o sistema metroviário de Salvador transporta 55 mil passageiros por dia. Desde o início da operação, em junho do ano passado, o metrô já transportou 12,5 milhões de pessoas.
Com a conclusão da Linha 2, serão 41 quilômetros de metrô em Salvador. "Isso vai colocar Salvador na terceira posição com maior extensão metroviária entre as capitais do Brasil", frisa Carlos Martins. Ele destacou, ainda, que três dos novos 34 trens que vão operar nas duas linhas já chegaram a Salvador.
Por Luan Santos
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Marcadores: Bahia, trem/metrô
Em Salvador, Justiça suspende obrigatoriedade de uso do cartão do idoso em ônibus
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) divulgou na tarde desta sexta-feira (18) uma decisão que volta a derrubar a obrigatoriedade de uso do cartão do idoso no transporte coletivo de Salvador. De acordo com a decisão assinada pela presidente do TJ, desembargador Eserval Rocha, as empresas de ônibus serão obrigadas a permitir aos cidadãos maiores de 65 anos acesso gratuito, mediante apresentação de documento de identificação, aos ônibus do sistema coletivo.
A nova decisão do desembargador revoga uma decisão anterior, assinada por ele mesmo, com base em pedido do Município de Salvador e as empresas de transporte coletivo. De acordo com o texto, as empresas deverão garantir aos idosos acima da idade estipulada “acesso amplo e irrestrito às linhas regulares de transporte coletivo urbano e semi-urbano, mediante apresentação de qualquer documento pessoal que o identifique e faça prova da idade, independente de cadastro prévio, sem emissão de cartão SmartCard”. Além disso, o texto também assegura 10% das poltronas de cada veículo de transporte coletivo para as pessoas acima de 65 anos.
Postado por Meu Transporte às 20:10 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Bahia
Tarifa de ônibus em Salvador será R$ 3,30 a partir de 2 de janeiro
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
A tarifa de ônibus municipal de Salvador será reajustada em R$ 0,30 a partir do dia 2 de janeiro. O reajuste foi confirmado pelo secretário Fábio Mota, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Segundo ele, o valor foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que este ano fecha em torno de 10%.
“Este reajuste é anual e previsto no contrato da prefeitura com as empresas de ônibus”, explica o secretário. Fábio Mota lembra que o novo valor da tarifa, de R$ 3,30, será o mesmo cobrado no metrô de Salvador, segundo anunciou o governador Rui Costa na quarta-feira (16). A cobrança do sistema metroviário será no mesmo dia do reajuste do ônibus, 2 de janeiro.
A variação da tarifa relacionada ao IPCA está prevista na licitação de concessão do sistema de transporte coletivo da capital baiana. Os consórcios Plataforma, Jaguaribe e Salvador Norte garantiram o direito de explorar o serviço no ano passado.
Metrô
Depois de ser anunciada para a próxima quarta-feira (23), a cobrança da tarifa do metrô de Salvador foi prorrogada e só será iniciada no dia 2 de janeiro. O adiamento foi anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, em evento de entrega de ambulâncias do Samu, na quarta-feira (16).
Segundo ele, a venda dos bilhetes já estará disponível para os usuários do metrô na próxima segunda (21), mas a cobrança só será feita em 2016. Rui Costa também anunciou que a estação do metrô em Pirajá será inaugurada no dia seguinte, terça-feira (22).
Postado por Meu Transporte às 10:33 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em Santos, Passageiros pedem mais ônibus coletivos com ar-condicionado
O forte calor dos últimos dias é apenas uma prévia do verão na Baixada Santista. Nessa situação, esperar um ônibus, quase sempre demorado, em muitos pontos sem abrigo, não é fácil para quem depende do transporte público. Mas o pior é entrar no coletivo lotado, sem ar-condicionado, onde até respirar é difícil. Ainda neste fim de 2015, algo comum na região.
A situação mais crítica está nos ônibus intermunicipais, sob responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do Governo do Estado. Dos 532 veículos, apenas 28 têm ar-condicionado – 5% da frota. Esses coletivos fazem trajetos mais longos, entre as cidades, e levam mais passageiros.
“É muito quente. Eu levo quase uma hora e meia para chegar em Praia Grande (saindo de Santos). Ter ar-condicionado é uma condição para uma viagem melhor, porque os ônibus vão muito cheios”, reclama a funcionária pública Rosângela de Oliveira Santana.
Para a organizadora de festas Cláudia Aparecida Mangueira, o preço alto da passagem intermunicipal justifica o pedido pela climatização dos veículos. “Daria para colocar. É muito calor, fica um grudado no outro. O pessoal sofre demais”.
Segundo a EMTU, o contrato de concessão do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) foi assinado em junho último com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista (incluindo a operação do VLT e do sistema intermunicipal de ônibus). “O concessionário apresentou um plano de melhorias e está analisando a inclusão de ar-condicionado nos veículos”.
Ainda conforme a EMTU, neste ano foram 1.626 autuações nos ônibus do sistema metropolitano. Em primeiro lugar, com 535 multas, está a não observância da tabela horária, seguida do transporte de passageiros acima do limite permitido, com 350 autuações. “Não houve registro de reclamações a respeito da falta de ar-condicionado”.
Mais da metade
Santos é a Cidade que mais dispõe de ônibus com ar-condicionado. Atualmente, o equipamento está em 52,4% da frota, o que corresponde a 150 dos 286 veículos em operação, diz a Prefeitura. “Pelo novo contrato dos coletivos convencionais, 50% dos veículos deveriam ser equipados com sistema de refrigeração”, diz sua assessoria.
Para os usuários, é pouco. “Nesses dias de calor, eu procurei esperar os veículos com ar. Acho que é interessante que Santos passe o total de ônibus com ar, pelo menos, para 70% ou 80%, principalmente a partir de janeiro, quando vai entrar o verão”, opina o despachante aduaneiro Ivo Souza.
“É muito calor, a gente passa mal. Além disso, o ônibus é muito cheio e demora demais. Costumo pegar no Centro de Santos e no Morro da Nova Cintra. Com certeza todos deveriam ter ar-condicionado”, reclama a jovem aprendiz Samanta Silva Anacleto.
A Administração Municipal frisa que “não há prazo estipulado em contrato para climatizar todos os veículos”. A Viação Piracicabana, responsável pelo transporte convencional, recebeu 173 multas neste ano por descumprimento do contrato, num total de R$ 275 mil. A Prefeitura não especificou o motivo de cada infração.
Outras Cidades
Praia Grande tem 15 veículos com ar, dos 85 ônibus administrados pela Piracicabana, o que representa 17,6% da frota. Segundo a Prefeitura, não há previsão do equipamento no contrato de concessão. “Está prevista para agosto de 2016 a entrega de mais 15 modelos (com ar)”, menciona a Administração Municipal.
Em Cubatão, os veículos são da Viação TransLíder e nenhum conta com climatização – o que também não consta no contrato vigente, que está se encerrando. “Atualmente, há um estudo para embasar o início do processo licitatório, onde tais exigências serão inseridas no novo contrato”, diz a assessoria, em nota.
A Translitoral, que atua em Guarujá, também não tem ônibus com ar-condicionado. “Na nova licitação, que será lançada no próximo ano, haverá a previsão de ônibus com climatização”, cita a assessoria de imprensa do Município.
Em Itanhaém, Bertioga e Mongaguá as prefeituras dizem que nenhum ônibus oferece ar-condicionado e também não há nenhuma previsão disso nos contratos.
Por Maurício Martins
Informações: A Tribuna
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Marcadores: São Paulo
Metrô do Recife em estado de greve, sistema transporta mais de 400 mil pessoas por dia
Os metroviários de Pernambuco decretaram estado de greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na noite desta quarta-feira pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindimetro-PE). A mobilização, no entanto, ainda não interfere no funcionamento do metrô no Recife, que opera normalmente nesta quinta-feira.
De acordo com o sindicato, o estado de greve seria um alerta para que a CBTU/Metrorec fique atenta às reivindicações da categoria, que reclama da infraestrutura e dos problemas relativos ao planejamento de operação do sistema para 2016. Nesta quinta-feira, um documento será enviado à presidência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec) solicitando uma nova reunião para debater os problemas do metrô, como a possibilidade de paralisação do sistema por falta de verba.
Esta semana, a direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) manifestou oficialmente preocupação com a situação finaceira da companhia. No cargo há dois meses, o presidente da companhia, Marco Antônio Fireman, revelou que a receita operacional da companhia está comprometida em 90% e admitiu que a situação pode forçar uma paralisação dos sistemas por "incapacidade financeira". "Transportamos mais de 600 mil pessoas por dia, oferecendo um serviço essencial, o transporte de pessoas, em sua maioria de baixa renda, com uma tarifa social. É o único transporte social do Brasil, subsidiado em quase sua totalidade pelo Governo Federal. Precisamos mostrar o valor que a Companhia representa para as cidades onde opera e reverter essa situação o mais rápido possível”, apelou Marco Fireman.
De acordo com a companhia, o Grande Recife Consórcio de Transporte tem, desde 2013, uma dívida com a CBTU no valor total de R$ 48 milhões referentes à falta de repasse das passagens que têm integração entre ônibus e metrô. O débito significa uma média acumulada de R,3 milhões por mês ou 16% da receita que deixam de ser recebidos.
Em nota, a CBTU acrescentou que tem uma dívida histórica com a Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social (Refer) no valor aproximado de R$ 2,6 bi. O débito estaria em análise pela Procuradoria Geral da União (PGU), com possibilidade de acordo por parte da União. Entretanto, a ação cautelar movida pela Refer contra a CBTU garante uma penhora no valor de R,5 milhões mensais, comprometendo 54% da receita líquida operacional da empresa.
Esses dois casos, somados a outras penhoras no valor de R,8 milhões mensais (20% da receita), comprometem quase toda a receita operacional da CBTU. Sobram apenas 10% da receita para a Companhia cumprir com as suas obrigações e operar os seus sistemas. Atualmente, a CBTU opera os sistemas de transporte de passageiros nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal, como agente do Governo Federal.
Informações: Diário de Pernambuco
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Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
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